Sei sulla pagina 1di 9

DINMICAS HUMANAS CINCO BREVES RETRATOS

A Dinmica de Personalidade Mental-fsica


Geral Sou por demais afinado com o mundo dos pensamentos, viso de futuro, conceitos e viso global. Tenho facilidade em manter o foco e consigo inspirar este dom em outras pessoas. Freqentemente trago estrutura, objetividade e preciso aos projetos e interaes de que participo. Devido minha personalidade ser mais centrada em minha mente do que em minhas emoes, meu temperamento geralmente estvel. No sou dado a demonstraes emocionais ou impulsivas. No ncleo de minha personalidade est um sistema de valores que estrutura a minha vida. Os valores que defendo no se alteram com facilidade. Portanto, se voc quiser saber mais sobre mim, pergunte o que eu valorizo. Uma das coisas que mais me preocupa que as pessoas tendem mais a sustentar valores na teoria do que, de fato, coloc-los em prtica em seu cotidiano. Eu vivo os meus valores com coerncia; escolho, em funo deles, com critrio, os relacionamentos e as causas com as quais me comprometo. Tenho uma afinidade natural para o isolamento, o que facilita minha capacidade de pensar criteriosamente e realizar trabalho meticuloso e preciso. Isto tambm me ajuda a tomar conscincia de meus sentimentos e valores. Sinto-me muito bem trabalhando sozinho. Corpo Embora eu seja centrado na mente, sou bem consciente de meu corpo fsico, suas necessidades e sensaes. Experimento, apuradamente, as nuances sutis do mundo sensorial. Mas, porque tendo a absorver informaes seletivamente, no me deixo ser levado, facilmente, pelo mundo sensorial e emocional. Tendo a manter um ritmo bastante constante em tudo o que fao. Comunicao Minhas comunicaes so geralmente pensadas, objetivas, feitas em funo de um propsito consciente e conectadas de forma lgica. Porque dou importncia clareza e preciso, sou geralmente meticuloso na escolha das palavras. Por esta razo, a comunicao escrita me agrada de forma especial. Sinto-me bem no silncio: no sinto necessidade de falar se os outros j estiverem dizendo o que tem que ser dito. Quando me disponho a falar, o contedo de minha comunicao , provavelmente, mais conceitual, factual e dotado de informaes, do que
1
Extrado, por Srgio Salazar, do Captulo 4 do livro Human Dynamics um novo contexto para compreender pessoas e realizar o potencial de nossas organizaes, de Sandra Seagal e David Horne, Qualitymark Editora, 1998.

expresso de meu mundo interior. O grau em que minha comunicao expressa minha opinio e meus sentimentos depende da amplitude de meus valores e do nvel de conscincia pessoal que eu tenha cultivado. Raramente me sinto vontade em situaes primordialmente sociais. Sinto-me melhor em reunies que tenham um objetivo que eu valorize. Uma vez que seleciono, com cuidado, as pessoas com as quais me abrir emocionalmente, as demais, nem sempre, sabem como estou me sentindo, nem imaginam que eu possa estar, com conscincia e com compaixo, sensvel aos sentimentos alheios. Assim, s vezes, os outros interpretam minha maneira reservada de ser e minha capacidade de iseno e desprendimento como sinal de alienao e indiferena. Funo Para mim natural enxergar atravs de lentes de longo alcance e planejar a longo prazo. Eu no costumo perder de vista o geral ou o objetivo final de um esforo. Para mim importante ajudar a estabelecer, articular e manter visesguia, valores e princpios; Isto, tanto nos relacionamentos, como nos grupos e nas organizaes. Igualmente, contribuo com estrutura para os esforos nos quais me envolvo. Como tenho afinidade por preciso, foco e discriminao criteriosa, gosto de trabalhos altamente detalhados, contanto que eu valorize seu objetivo. As pessoas podem confiar em minha objetividade, constncia e capacidade de perceber e articular, em qualquer situao, fatores e princpios essenciais. Direo de Desenvolvimento Um de meus mais fortes objetivos o de reunir as diferentes faces e ajudar a trazer unidade a um mundo dividido. Por pura preocupao com os outros, procuro articular princpios e valores mais amplos, aos quais todos possam aderir.

A Dinmica de Personalidade Emocional-mental


Geral Sou um solucionador de problemas com afinidade por gerar novas idias e promover inovao. Prezo a mudana e o desafio e estou sempre alerta para janelas de oportunidade. Uma de minhas principais funes a de acender as fogueiras de novos empreendimentos e dar incio caminhada em direo a territrios desconhecidos. Minha ateno focalizada no futuro imediato e, portanto, tenho quase sempre, em relao ao tempo, um sentimento de urgncia. Meu relgio interno me diz que amanh me trar novos desafios e oportunidades. Portanto, prefiro limpar minha agenda todos os dias, de forma a evitar deixar negcios por terminar. Esta necessidade pode dificultar o alcance de um equilbrio confortvel entre minhas demandas da famlia e do trabalho. Minha mente est normalmente focalizada, mas posso perseguir vrias idias e alternativas a cada idia de uma s vez. Devido ao fato de que meus sistemas emocional e mental esto estreitamente relacionados difcil dizer se eu penso meus sentimentos ou sinto meus pensamentos. Identifico-me mais com o que eu fao do que com o que sou.

Corpo Meu corpo funciona como um apoio silencioso para a minha personalidade. Normalmente no capto muitos sinais de meu corpo, nem tenho conscincia de absorver emoes das pessoas minha volta. Minha energia fsica, portanto, normalmente estvel e consigo trabalhar muitas horas sem fadiga consciente. Geralmente me chamam de workaholic e pode ser preciso que me chamem a ateno sobre as necessidades fsicas de descanso e cuidados com a sade. Comunicao Minha comunicao reflete minha tendncia de fazer os trabalhos e eventos irem para a frente, em vez de estar relacionada s minhas experincias subjetivas. menos provvel de me engajar em processos de abertura pessoal do que de trabalhar em novas idias junto com terceiros. Gosto de uma comunicao do tipo brainstorming, na qual freqentemente expresso minhas idias intensa e entusiasticamente. Outros podem, s vezes, julgar este comportamento demasiadamente assertivo, embora, o que eu esteja realmente buscando seja o intercmbio criativo. Gosto de comunicao que seja direta e plena de propsito. Alm disso, gosto de transmitir um panorama geral ao invs de muitos detalhes. Embora minha comunicao seja, geralmente, orientada para o trabalho ou para um projeto, estou disposto com minha famlia e com os outros poucos que desempenham um papel pessoal em minha vida a me envolver em comunicao pessoal. Esta comunicao freqentemente dirigida a facilitar esforos cooperativos, ou a promover avanos individuais. Funo Sou um inovador natural, interessado em gerar e articular novas idias e levar os acontecimentos adiante. Gosto de criar modelos e estruturas, essenciais para facilitar a soluo de problemas e para dar cabo do trabalho. Estes traos me dotam de uma capacidade empreendedora natural, que exero estando muito consciente da necessidade de trabalhar em grupo. Freqentemente, prefiro deixar os detalhes para outras pessoas, enquanto avano para novas iniciativas. O novo e o desconhecido so muito mais interessantes para mim do que as coisas j testadas e esperadas. Devido minha nfase em movimentos e novas idias e ao meu desejo de vincular metas e propsito s pessoas (a trabalhar em grupos), eu, freqentemente, desempenho um papel visvel de liderana. Direo de Desenvolvimento Um de meus propsitos mais sinceros criar mtodos inovadores para tornar eficazes, na prtica, as idias e princpios que servem humanidade. Tambm faz parte de meus esforos potencializar outros, tanto pessoal como coletivamente. Reconhecendo que a manifestao de qualquer viso requer um esforo grupal, estou sempre envolvido em trabalhos de grupo e tentando cultivar as sinergias grupais com a finalidade de construir algo novo e duradouro, que possa beneficiar a humanidade.

A Dinmica de Personalidade Emocional-fsica


Geral Todas as minhas experincias so personalizadas. Tenho respostas pessoais a

tudo e desejo me conectar pessoalmente com tudo e com todos. Possuo uma grande gama de sentimentos, sou sensvel aos sentimentos alheios e me interesso genuinamente por eles. Os relacionamentos com as outras pessoas so o mais importante para mim. Manter a harmonia entre mim e as outras pessoas, bem como entre todos ao meu redor uma preocupao constante. Sou altamente intuitivo. Porm, s vezes, falta-me confiana para agir conforme minha intuio. Estou aprendendo que quando meus pensamentos e sentimentos contradizem minha intuio, minha intuio que constitui o sinal mais confivel. Sinto afinidade com a diversidade e me sinto atrado por uma mirade de atividades e interesses, incluindo um profundo interesse pelas pessoas. Tambm me sinto atrado pelos diversos processos pelos quais os objetos so criados. Aprecio seu contedo esttico, os valores que representam, as habilidades envolvidas em sua construo e o efeito desses objetos sobre aqueles que os utilizam. Sempre descubro que, se houver disponibilidade de material e tempo, sinto-me estimulado pela atividade criativa. Minha atrao pela diversidade reforada por minha capacidade de me envolver em muitas coisas simultaneamente e de dar conta de todas elas. Entretanto, s vezes, fico estressado e dispersivo, quando exagero nessas mltiplas participaes. Parte de meu trabalho na vida aprender a valorizar o meio-termo a equilibrar os extremos em meu ser e em meus comprometimentos. Quando assim o fao, mantenho o foco e a clareza. bom que eu tenha um tanto de tempo s para mim, pois me ajuda a equilibrar a intensidade de meu envolvimento com outras pessoas e me permite encontrar meu prprio centro. Corpo Como meus sistemas emocional e fsico esto estreitamente vinculados, meu corpo responde muito acentuadamente a meus sentimentos. O como eu me sinto emocionalmente se reflete em minha condio fsica e vice-versa. Meu corpo tende a reter traumas emocionais do passado e, se as questes no se tornarem conscientes e no forem resolvidas, este acmulo pode depauperar minha energia e levar-me ao esgotamento fsico. Meu corpo um mensageiro, captando constantemente sinais sutis do meio ambiente, o que, geralmente, inclui a condio emocional e fsica de terceiros. Assim, s vezes, sinto dificuldade de distinguir entre minhas prprias emoes e sensaes fsicas e as de outras pessoas. Quando alcano este discernimento atinjo o melhor de meu funcionamento. Sem ele posso perder a noo do meu eu. Visto que sou sensvel ao mundo mutante das emoes, descubro que minha energia, freqentemente, flui com irregularidade e meu temperamento varia muito. Para manter a estabilidade preciso selecionar, cuidadosamente, as pessoas com quem me relaciono e os ambientes nos quais me insiro. Quanto mais compreendo minhas necessidades, mais consciente, e certo, me torno em minhas escolhas. Exerccios fsicos regulares e tempo s para mim so essenciais para meu bemestar, porque eles me permitem aliviar a tenso acumuladas resultante do estresse emocional e fsico.

Comunicao Atravs da comunicao tento estabelecer uma genuna conexo com outros em nvel pessoal, na qual so trocados tanto sentimentos como informaes. Para mim crucial processar, com pessoas por mim selecionadas, tanto meus sentimentos quanto meus pensamentos. atravs desses dilogos especiais que esclareo minhas idias, identifico com preciso meus sentimentos e compreendo o significado de minhas experincias subjetivas. Quando, atravs desses dilogos, chego luz, experimento em meu corpo, freqentemente, uma sensao de plenitude e de alvio e sou capaz de tomar as aes apropriadas. Atravs desse mesmo processo sou capaz de ajudar os outros a tambm obter o mesmo alvio, insights e compreenses novas. Mas tambm sou, atravs de processamento equivalente comigo mesmo, no silncio de minhas prprias contemplaes, capaz de alcanar a mesma compreenso plena de minhas experincias. Funo Sou um conector natural. Uma de minhas funes compreender a natureza das pessoas, e utilizar esta compreenso para melhorar a comunicao e promover a harmonia. Sou um bom organizador. Minha afinidade para ver e fazer novas conexes pode encontrar uma expresso criativa em forma de descobertas cientficas, em forma de expresses artsticas ou em mtodos inovadores de negcios ou, ainda, no relacionamento com pessoas. Se eu for fiel ao meu dom natural, posso assegurar que o mundo dos sentimentos ser compreendido, valorizado e levado em considerao. Direo de Desenvolvimento Um de meus mais sinceros propsitos o de trazer a luz da compreenso condio humana. medida que levo minhas experincias pessoais a srio, aprendo a compreend-las mais profundamente e a encontrar os significados maiores por detrs delas. no silncio de minhas contemplaes que essas minhas experincias so compreendidas e assimiladas, permitindo-me oferecer insights ou tomar as aes mais adequadas para servir a outros. Tenho uma capacidade visionria, a qual me permite ser um comunicador inspirador e ser algum que enxerga, com eficcia, a longa distncia.

A Dinmica de Personalidade Fsico-emocional


Geral Sou, por natureza, dotado de pensamento sistmico e interessado no trabalho concreto. Desejo traduzir pensamentos e idias em resultados prticos que satisfaam uma necessidade ou solucionem um problema. Destaco-me, especialmente, na implementao ttica do trabalho. Os detalhes so importantes para mim e executarei tarefas repetitivas sempre que isto for necessrio para concluir o trabalho. Tenho um senso inato de continuidade e de respeito pelo passado o contexto histrico essencial para mim. Penso, naturalmente, em termos de sistemas inteiros e de todas as interconexes neles existentes. Sinto a vida organicamente e sou altamente sintonizado com todas as pessoas, coisas e situaes que compem qualquer ambiente. Uma vez que tenho a tendncia de pensar em termos de sistemas conectados, a vida em grupo me afeta

profundamente. A comunidade tem um grande valor para mim. Compreendo a razo para se ter equipes e trabalho bem nelas. No sou o centro de nada, pois o centro o todo. Em qualquer situao, absorvo grande parte das informaes minha volta, inclusive os detalhes fsicos do ambiente e das pessoas presentes. Percebo cada palavra que proferida, inclusive qualquer ambigidade e paradoxo. Absorvo toda informao sem triagem e sem classific-la. Sou como um gigantesco banco de dados, assimilando e armazenando informao. Minha memria factual normalmente excelente, embora, s vezes, levo algum tempo para recuperar o que armazenei. Devido a este processamento de informaes, de natureza orgnica e abrangente, posso levar um tempo considervel para aprender algo novo, mas se me concederem este tempo, eu dominarei esta nova informao em detalhes e com todas suas associaes. Depois de ter aprendido algo, raramente esqueo. Corpo Meu ritmo corporal geralmente uniforme e constante. Quase nunca tenho conscincia de sinais emitidos pelo meu corpo, mas, quando me torno consciente deles, aprecio a informao precisa que eles trazem sobre mim mesmo e o ambiente. Por ser orientado para grupos, s vezes perco a noo de minhas prprias necessidades e metas. Quando estou consciente delas, meu fluxo de energia muito mais intenso. Pelo fato de meu corpo absorver e registrar tanta informao, preciso de um tempo considervel sozinho, para poder processar toda a informao que coletei, para sintonizar-me com minhas prprias respostas emocionais e para liberar qualquer carga negativa. Para mim, importante conectar-me, regularmente, com o ambiente natural e sincronizar-me com similar regularidade com os ritmos mais lentos da natureza, para permanecer em equilbrio e saudvel. Porque tenho a tendncia de aceitar e agentar todos os males, os outros podem no perceber quando estou doente ou sentindo dor. Comunicao Minhas reaes verbais tendem a ser lentas, porque tenho que purificar muita informao. Geralmente no tenho conscincia de processamento pessoal. Gosto de falar sobre o que estou fazendo e no sobre quem eu sou. Na verdade, em vez de discutir sobre minhas atividades, prefiro simplesmente execut-las! Minha tendncia natural de aceitar o que se apresenta e partir para a ao. Um desafio para mim tornar-me mais consciente de mim mesmo como indivduo. De emergir do coletivo e estabelecer minha prpria identidade. Assim, preciso, s vezes, separar a minha pessoa das demais e escutar, sozinho, minha voz, com bastante clareza. s vezes, quando estou com outras pessoas, preciso de coragem para falar com esta voz pessoal. Funo Minha funo respeitar o todo em meu pensamento e em minhas aes. Em qualquer empreendimento absorvo e sintetizo grandes quantidades de dados para construir planos sistmicos abrangentes. Desta forma, asseguro que o trabalho prossiga de acordo com a viso inicial e que todos os detalhes

necessrios implementao dos planos estejam no lugar. importante que me concedam o tempo que este processo, includente, exige. Sou ordeiro em meus hbitos de trabalho, o que me torna confivel, perante mim mesmo e perante os outros. Geralmente sigo esta seqncia: (1) obtenho consenso sobre o projeto a ser implementado; (2) mergulho nos dados; (3) fao planos tticos detalhados; (4) coloco os planos em ao. Fao o que necessrio. Direo de Desenvolvimento Um de meus mais profundos propsitos assegurar que as vises que servem coletividade sejam realizadas atravs de um planejamento sistmico detalhado e de uma ao concreta prtica. Outro propsito profundo o de criar unidade, a partir da diversidade, mantendo vnculos entre todos os membros do grupo, dentro do esprito de comunidade.

A Dinmica de Personalidade Fsico-mental


Geral Sou prtico, detalhista, abrangente e preciso. Tambm sou, por natureza, um planejador estratgico dotado de pensamento sistmico. Tenho estratgia para quase tudo que fao. Tenho a tendncia de reunir e associar dados, at que sistemas ou configuraes interconectadas se formem. No incio de qualquer empreendimento preciso compreender, com clareza, o propsito e o contexto essencial onde queremos chegar e por qu, onde nos situamos no momento, quais so os nossos antecedentes (o futuro, o presente e o passado). Esta compreenso geral constitui a base necessria para planejamentos futuros. medida que prossigo, crio diagramas, modelos, mapas, tabelas e grficos, os quais utilizo como ferramentas para criar estruturas e facilitar meu prprio pensamento, minha aprendizagem e minha comunicao com as outras pessoas. Interesso-me, profundamente, por saber como as coisas funcionam, tanto mecnica quanto sistemicamente, e por faz-las funcionar bem. Gosto que meus esforos resultem em sistemas operacionais eficientes e que possam ser aplicados a outras situaes. Pensamento lgico e inteligncia espacial so meus principais pontos fortes. Sou ordeiro em meus hbitos de trabalho, um trao que me torna confivel perante mim mesmo e perante os outros. Geralmente, sigo esta seqncia: (1) obtenho consenso sobre o objetivo a ser alcanado; (2) coleto e assimilo os dados relevantes; (3) fao planos estratgicos e tticos detalhados; (4) coloco esses planos em ao a fim de satisfazer ao propsito original. Este processo bem similar ao das pessoas fsico-emocionais, porm mais estruturado, baseado em dados mais seletos e menos detalhado. Corpo Atuo em dois ritmos interiores. Um, rpido, na cabea, e outro, mais lento, em meu corpo. O conflito entre estes dois ritmos pode ser um problema para mim. Isto porque, quando estou interagindo com outras pessoas, minha mente tende a se movimentar a toda velocidade e, assim, eu raramente encontro oportunidades de me transpor para o ritmo mais lento, mais profundo e mais

natural para mim. Este desequilbrio pode causar-me estresse. A atividade fsica regular, exerccios de relaxamento e tempo sozinho para contemplao ajudamme a voltar para o meu ritmo mais profundo. Tambm me faz bem passar algum tempo em contato com a natureza e poder voltar a me sincronizar com seus ritmos mais tranqilos e orgnicos. Recuperando meu ritmo mais profundo sou capaz de processar a considervel quantidade de dados que assimilo, capaz de ganhar conscincia de meu estado emocional, capaz de liberar quaisquer cargas negativas armazenadas e capaz de registrar sinais de estresse que, porventura, no tenha captado quando estava em ritmo acelerado. Uma vez que, normalmente, focalizo o que estou fazendo em vez do que o que meu corpo est sentindo, as pessoas acham que tenho um alto nvel de tolerncia a sofrimento e desconforto. Comunicao Visto que estou sempre concentrado na ao a ser tomada, quero sempre, desde o incio, estabelecer o propsito de qualquer comunicao. Sendo orientado para grupos e tambm pragmtico, normalmente me pergunto: O que precisa ser feito? Para quem isto? Que planos podemos fazer? Como comearemos a agir? A quantidade de dados de que preciso depende da significncia da comunicao. Se eu julgar o propsito da comunicao importante, estarei disposto a receber uma grande quantidade de informao e de dedicar tempo para process-la. Este processamento me ajuda a ver tanto o nvel micro quanto o macro de qualquer situao e a compreender os relacionamentos entre as partes. Entretanto, porque minha mente pensa e lembra em termos de pontos-chave, aprecio a comunicao estruturada e sucinta, contanto que inclua detalhes relevantes suficientes. A comunicao escrita me agrada, parece-me oferecer confiabilidade, preciso, estrutura e tempo para assimilar a mensagem, completamente, antes de produzir uma resposta. Funo Minha funo assegurar que a viso e os propsitos consensuados, sejam atingidos. Desempenho esta funo fazendo e colocando em prtica planos estratgicos sistmicos, com detalhes suficientes para assegurar uma ao de implementao eficaz, prtica e concreta. Uma de minhas necessidades e capacidades inerentes a de fazer planos suficientemente abrangentes, para englobar todos os dados relevantes e todos os resultados possveis; outra, a de alcanar o mximo de eficcia e eficincia. Meu processo, ordeiro e includente, pode tomar tempo. Este fato precisa ser respeitado, para que eu possa fornecer minha contribuio mxima. Fao o que necessrio. Direo de Desenvolvimento Um dos meus propsitos mais profundos o de formular e implementar planos e atividades que reflitam uma compaixo genuna pelas pessoas, atravs do cuidado com o bem-estar delas, e que, alm disso, respondam s necessidades coletivas. Outro, promover e manter relacionamentos qualitativos, medida que as tarefas so realizadas.

A busca do autoconhecimento a marca de uma personalidade desenvolvida e uma caracterstica de um lder que traz luz ao seu ambiente. A autocompreenso a rocha mais firme para sustentar a construo de uma vida. Em condies de turbulncia e mudana, nada mais importante do que um firme sentido e conhecimento de si mesmo. O autoconhecimento prov a base para que se compreendam as outras pessoas difcil ter noo das necessidades, motivaes e processos alheios, sem ter, primeiro, conscincia de seus prprios.

Potrebbero piacerti anche