Sei sulla pagina 1di 7

REVISO DA IMUNOLOGIA HISTRICO: Edward Jenner (1749 1823): considerado o Pai da Imunologia, foi o pioneiro na criao da vacina contra

a contra a varola. Louis Pasteur (final sc. XIX): tcnica de isolamento de microrganismos, principalmente bactrias, de alimentos. Paul Erlich (incio sc. XX): corante para clulas sanguneas. 1908: imunidade celular. 1928: pesquisas imunolgicas. 1965: regulao gentica da sntese de algumas enzimas. 2002: cdigo gentico humano. Por muito tempo a Inflamao foi considerada como doena e, s a partir do Sc. XVIII, Hunter props que ela seria uma resposta benfica ao organismo. IMUNOLOGIA CONCEITO: a cincia que estuda o Sistema Imunolgico que, nos vertebrados, um conjunto de molculas, substncias, clulas, tecidos e rgos que tm como funo proteger nosso organismo contra agentes agressores internos e/ou externos, infecciosos e clulas tumorais. Nosso Sistema Imunolgico tem a capacidade de destruir ou de reprimir microrganismos invasores, bem como qualquer material txico que eles possam produzir. DIVISO ANATMICA DO SISTEMA IMUNOLGICO: 1Monoctico-Macrofgico: suas clulas realizam quimiotaxia, fagocitose e sintetizam citocinas, alm de promover a apresentao de antgenos ao Sistema Linfoctico. Suas funes so: - Vigilncia Imunolgica: defesa especfica. - Fagocitose: microrganismos intracelulares (vrus) e clulas neoplsicas. - Produo de Citocinas.

- Apresentao Antignica. 2Linfoctico: sistema que possui as clulas de memria.

RESPOSTA IMUNOLGICA: o mecanismo pelo qual o Sistema Imunolgico de nosso organismo responde a agentes agressores ou ao que considerado estranho a ele. As clulas da Resposta Imunolgica vm das clulas primordiais da medula ssea que do origem Linhagem Linfide e Linhagem Mielide. Clulas da Resposta Imunolgica: Clula Primordial Linhagem Linfide Linfcitos T e B Clulas NK Linhagem Mielide - Neutrfilos - Moncitos - Macrfagos - Mastcitos - Basfilos - Eosinfilos - Plaquetas

CLASSIFICAO DA RESPOSTA IMUNOLGICA: 1- Primria e Secundria 2- Ativa e Passiva 3- Inata e Adaptativa 4- Humoral e Celular Resposta Primria: reao do organismo quando entra em contato, pela primeira vez, com um agente agressor. Ativao do Sistema MonocticoMacrofgico, participao de IgM, Linfcitos T e B.

Resposta Secundria: o organismo j entrou em contato prvio com o agente agressor. Reao mais rpida e intensa com IgG predominante. Participao das clulas de memria. Resposta Ativa: reao imunolgica atravs de vacinao ou imunizao, ativando as clulas de memria com toxide, organismos vivos e atenuados ou microrganismos mortos com maior produo de IgG. Resposta Passiva: so recebidos produtos de respostas imunolgicas provenientes das clulas de memria (T e B) da me, atravs da placenta (IgG) e da amamentao (IgA do colostro). Tambm contra certas doenas com os soros e antitoxinas (tetnica e diftrica). Resposta Inata ou Inespecfica: o organismo responde sempre da mesma maneira, independente do agente agressor. Fazem parte: - Barreira Mecnica: pele, pelos, unhas, secrees, fluidos, pH. - Fagcitos: neutrfilos, moncitos, macrfagos e eosinfilos, que fazem parte das reaes inflamatrias. - Sistema Complemento: protenas plasmticas, em torno de 30 conhecidas, funcionam em cascata. Sintetizadas, principalmente, nos hepatcitos, que tm como funes principais a lise de clulas, bactrias e vrus; opsonizao; ligao de receptores especficos; deflagrao de respostas imunes; depurao imune (remove os complexos imunes da circulao e os deposita no fgado e bao); participao de anafilaxia e lise celular. - Clulas NK: linfcitos com citotoxicidade contra vrus e clulas neoplsicas. Tm papel, tambm, na regulao imune, pois fabricam citocinas. Resposta Adaptativa ou Especfica: se desenvolve com a idade, havendo a necessidade do contato com o antgeno para sua aquisio. Assim, com o tempo, se torna mais eficiente. Tem como caractersticas a memria, a especificidade e a heterogeneidade. So seus componentes: Linfcitos B e Linfcitos T. D-se pela resposta Humoral e Celular. Resposta Humoral: feita atravs das clulas de memria Linfcitos B.

Resposta Celular: ao direta dos Linfcitos T. RGOS LINFIDES: Agrupamento de muitos linfcitos (clulas responsveis pela imunidade adaptativa e memria), de resposta especfica. - Primrios ou Centrais: timo e medula ssea onde ocorre a maturao e diferenciao dos linfcitos em timo-dependentes (Linfcitos T) e bursaequivalentes (Linfcitos B). - Secundrios ou Perifricos: distribudos por todo o organismo linfonodos, bao, tecido linfide associado mucosa intestinal e amgdalas. FAGOCITOSE: a ingesto e digesto de partculas slidas por clulas; fala-se em pinocitose para a ingesto celular de substncias solveis. A fagocitose pode ser um mecanismo de alimentao mas sua funo principal a defesa, enquanto a pinocitose utilizada apenas como mtodo de alimentao. Apresenta quatro etapas: adeso, ingesto, digesto e eliminao, que ocorrem sempre nessa sequncia e de forma idntica, qualquer que seja o agente agressor e sempre pelas mesmas clulas fagocitrias. Para isso ocorrer, necessria a quimiotaxia e a opsonizao.

Adeso = opsonizao. Ingesto = pseudpodes. Digesto = metabolizao. Eliminao = aps digesto. QUIMIOTAXIA: Para que haja a atividade fagocitria, os fagcitos deixam a circulao sangunea e migram, em linha reta, em direo a algum fator que os atrai, os chamados Fatores Quimiotticos, que so citocinas e complementos. OPSONIZAO: Depsito de opsoninas (protenas que promovem a adeso do agente agressor membrana celular fagocitria para melhorar a fagocitose). Promove um contato de adeso estvel com uma clula fagocitria apropriada. FAGCITOS: - Neutrfilos: clulas iniciais do processo inflamatrio agudo. - Eosinfilos: presentes nas mucosas, tecidos e circulao perifrica e agem na resposta alrgica e infestao parasitria.

- Moncitos: permanecem 3 dias no sangue aps se proliferarem e do origem aos macrfagos. - Macrfagos: se originam dos moncitos, sofrem alteraes distintas conforme o tecido e a localizao (ossos = osteoclastos; fgado = hepatcitos, etc.). IMUNOGLOBULINAS: Imunoglobulinas so glicoprotenas envolvidas no sistema imune, presentes no soro e fluidos teciduais de mamferos, e que desempenham funo de anticorpos. Elas so encontradas nas superfcies celulares, funcionando como receptores, ou podem estar na forma livre no sangue ou na linfa. Sua estrutura molecular apresenta uma parte constante (que serve para classificar as Igs) e outra parte varivel. A quantidade e a rapidez para a produo de anticorpos ou Igs nas reaes imunes dependem do contato prvio do organismo com o antgeno. A funo primria dos anticorpos e das Igs ligar-se a antgenos no soro e fluidos teciduais. Mas exercem outras funes, como por exemplo, ativao do sistema complemento, ligao celular, dentre outras, com a finalidade de eliminar o antgeno. H cinco classes de imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE. A IgG a principal imunoglobulina do soro e a mais importante das respostas imunes secundrias, constituindo 70-75% do total das Igs sricas. Em humanos, tem a funo de atravessar a barreira placentria e propiciar imunidade ao recmnascido.

Se as barreiras mecnicas e qumicas (respostas imunolgicas) do organismo forem vencidas, o combate do agente infeccioso ou injria a um tecido entra em outra fase, a da INFLAMAO.

Potrebbero piacerti anche