Sei sulla pagina 1di 4

APRENDENDO SOBRE A FERRAMENTA

Marcos Lus Resende (Membro da Sociedade Teosfica pela Loja Alvorada, de Braslia-DF)

A ferramenta mais poderosa que o ser humano tem a sua capacidade de pensar, a sua mente. De acordo com o que pensa, o ser humano pode direcionar suas energias para se tornar rico, famoso, poderoso. Pode, tambm, pensar de outras maneiras e viver de outros modos, em circunstncias diversas. O que um homem pensa ele se torna. Sua glria ou sua misria, sua felicidade ou infelicidade, so resultado de seus pensamentos. O que difere um grande ser, um iluminado, de um ser humano medocre, at mesmo brutal ou violento, o que se passa na cabea de cada um deles. Entretanto, o ser humano sabe muito pouco sobre esta poderosa ferramenta, esta importante arma que tanto pode curar quanto matar. Normalmente, a mente humana ocupada por pensamentos descoordenados. Durante todo o tempo esta caixa de ressonncia que est em nossas cabeas preenchida por um pensamento atrs do outro, em velocidade muito rpida, pulando de um assunto para o outro. Desde a hora em que acordamos, at quando dormimos, e mesmo durante o sono, o pensamento est sempre em atividade, imaginando, lembrando, projetando, comparando, julgando, temendo, desejando. Todo o processo que envolve o ato de pensar se d semiconscientemente. Uma parte da conscincia vai conduzindo o pensamento. Outra parte est distrada, ocupada com outras coisas. Em algumas circunstncias peculiares, em situaes em que vislumbramos perigo, damos toda a nossa ateno a algo e agimos com intensidade. Mas, no dia-a-dia, os pensamentos so dispersos e aparentemente displicentes. Nos momentos mais difceis, aqueles que envolvem sofrimento, na maioria deles, a mente est nervosa, o pensamento agitado, temeroso ou inconformado. Outras vezes o espao interno preenchido por fortes pensamentos de desejo que, de alguma maneira, entram com muita fora para preencher este vazio. Esta poderosa ferramenta, causadora de nossa felicidade ou infelicidade, muito pouco conhecida por ns. Ela est sempre presente, guiando as nossas vidas, mas de uma maneira meio catica, meio

inconsciente, e vamos, ao longo da vida, aos trancos e barrancos, vivendo de prazeres e tristezas. A questo que se coloca : seremos ns capazes de ver e compreender o processo do pensamento em ao e transformarmos um processo que semiinconsciente e catico em algo percebido e organizado ? A surge a questo: quem ir organizar este espao interno? Quem ir colocar ordem no pensamento? No ser o prprio pensamento? Colocar o pensamento para por ordem no pensamento significa criar mais confuso e gerar conflito interno. Isto porque, na sintonia ou dimenso que lhe prpria, o pensamento sempre fragmentrio, dividido e divisor. Ento uma parte do pensamento se arvorar em autoridade, julgando e decidindo o que certo e o que errado - o que deve ser pensado ou no - e se propor a reprimir as outras partes - ou outros pensamentos - que estiverem incorretos ou forem imprprios. Da surge o conflito porque logo esta parte do pensamento autodenominada o censor ou aquele que decide, ver que no capaz de reprimir os demais pensamentos, os tais que por ele forem considerados imprprios. Ento, vendo-se incapaz de ter poder sobre o pensamento, aquela parte dele que se imaginava a que decide se cansa e desiste de dominar o pensamento. Este processo no leva a lugar nenhum. como o cachorro correndo atrs do prprio rabo. S estar a gastar a sua energia. Mas ento como que se pode conhecer o mecanismo do pensamento, de modo a se colocar ordem na casa interna, que a nossa prpria cabea, se que isto possvel? Esta uma questo profunda e difcil. S a prpria pessoa pode descobrir. Nenhuma frmula fornecida por outrem poder ser usada como poo mgica. A pessoa que tem que descobrir. Humm, e a ? A que se trata de um grande desafio a possibilidade de descobrir, dentro das nossas cabeas, uma dimenso de paz e harmonia que no produzida pelo pensamento, nem pela represso dele, mas que vem quando se capaz de observar isentamente o mecanismo do pensamento em operao. Esta observao somente pode ser feita no instante presente. O pensamento est sempre atuando e, na maioria das vezes, de forma semiinconsciente. Quando observamos, de uma forma neutra, todo o seu fluxo e refluxo - sem que seja uma observao forada, produto do desejo de observar, mas uma observao natural de quem quer, tranqila e espontaneamente, derrubar as paredes e desbravar os horizontes de sua prpria cabea - muita coisa muda dentro da gente.

A ns descobrimos que o desejo - criado e nutrido pelo pensamento tem um poder muito forte nas nossas vidas. Estamos sempre s turras, numa luta permanente em favor do que gostamos, contra o que no gostamos. Buscamos o que nos agrada, a auto-satisfao, o reconhecimento. Procuramos atrair tudo o que o pensamento acha bom para ns e afastar tudo que se pensa ser ruim. Mas o que ser o bom e o ruim, seno aquilo que o nosso prprio pensamento se acostumou a apreciar ou a desapreciar ? Ento, voltamos a perceber que o movimento do desejo, dentro de ns, o prprio movimento do pensamento em busca de auto-satisfao para a entidade fictcia que pode ser denominada de eu. O desejo passa a ser a fonte das nossas pequenas alegrias e dos muitos desagrados e tristezas. Pequenas alegrias porque dificilmente todas as coisas ocorrem como a gente quer. A vida e a natureza tm todo um movimento prprio, que no para servir ao nosso ego. Ento, muitas coisas acontecem de forma diferente do que a gente queria. Quando acontece, sentimos aquela satisfao, aquela pequena alegria que passageira. Mas, poucos instantes depois, j no estaremos mais alegres, porque a alegria decorrente da satisfao do desejo sempre efmera. Muitas tristezas, porque a vida sempre cria situaes que nos desagradam, como o carro que quebra, a empregada que agiu de forma imprpria, o patro que foi rude, o filho ou a namorada que agiu assim ou assado, etc. etc. etc. Quando se fala do desejo, no se entenda apenas o desejo de adquirir ou conquistar. Este tem muita presena em nossa vida. Mas os sucessivos aborrecimentos que tiram a nossa paz esto relacionados a coisas que acontecem e que ns no gostamos, porque preferamos que no tivessem acontecido ou que acontecessem de outra forma. Portanto, o desejo tambm se manifesta, em grande parte das vezes, sob a forma de inconformismo. Ento, se o desejo a fonte de nossos problemas, como ser sem desejo, como viver sem desejo ? O desejo, em si, no a fonte de todos os problemas, mas sim o nosso apego sua satisfao. Quando aceitamos de bom grado que as coisas no aconteam exatamente como gostaramos que acontecessem, o desejo no um problema, mas um fato psicolgico simples. Pretender ser sem desejos significa desejar no t-los. Mais uma vez voltamos ao cachorro correndo atrs do rabo, isto , uma parte da mente, aquela que se arroga na funo do governante ou o agente, querendo alterar a outra parte, ao invs de compreend-la, aprender sobre seus movimentos. Para aprendermos sobre o modus operandi desta poderosa e maravilhosa mquina de pensar que cada um de ns tem dentro da cabea, precisamos entender o que significa aprender. Aprender no significa acumular informaes na memria, seja sobre si mesmo, seja sobre o que for. Aprender significa o desenvolvimento de uma capacidade de lidar, algo que s pode ser feito no instante presente.

Aprender sobre o processo de funcionamento do pensamento , pois, muito diferente de tirar concluses, mas sim v-lo operando, com toda a sua astcia e os mecanismos automticos e enraizados onde o eu busca se dar bem, ou o que satisfatrio para si. como aprender a andar de bicicleta. Muitas e muitas aulas e explicaes no iro substituir o ato, praticado no instante presente, de sentar na bicicleta e por-se a pedalar, caindo e tentando novamente. O equilbrio s pode ser encontrado no ato, no instante, e a capacidade desenvolvida tambm s pode ser manifestada quando se senta novamente na bicicleta. Assim o aprendizado sobre a mquina mente e o seu produto, o pensamento. Idias ou concluses preconcebidas de nada serviro. S no momento, no instante presente, que se pode v-lo em operao e aprender sobre o processo. Quando a mente capaz de se esvaziar do pensamento, sem que o faa por deciso do prprio pensamento, mas pela habilidade desenvolvida de um inteligncia que emerge do silncio, o homem descobre que h profundezas insondveis, h um espao infinito na mente. A mente o espao. O pensamento como um corpo que ocupa um lugar no espao. Quando descobrimos que o pensamento sempre limitado, sempre restrito, mas que h uma inteligncia ilimitada que emerge do silncio, dotada de uma paz profunda, inteligncia que ao mesmo tempo fora e amor, e que ela capaz de direcionar os nossos pensamentos para propsitos mais elevados e mais nobres, encontramos algo que extremamente valioso e, ao mesmo tempo, espontneo. Esta inteligncia, que percebe que o pensamento sempre limitado, organizar a casa interna, naturalmente, espontaneamente, deixando ir embora aquelas nuvens de autopreocupao e de desejo que obscurecem o cu das nossas cabeas. A descoberta deste espao pode transformar as nossas vidas, fazendonos pessoas felizes, harmnicas, simples e alegres. V-se, pois, que o pensamento no iluminado por essa inteligncia que emerge do silncio a fonte de todos os problemas e sofrimentos.

FIM

Potrebbero piacerti anche