Sei sulla pagina 1di 3

Fundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo FESPSP

PLANO DE ENSINO
I. IDENTIFICAO DISCIPLINA CURSO PROFESSOR SOCIOLOGIA I: Introduo ao Estudo da CARGA Sociologia HORRIA Sociologia e Poltica SEMESTRE Marta Bergamin TITULAO 72 horas 1 / 2012 Doutora

II. OBJETIVOS A Geral do Semestre Introduzir os alunos no campo das ideias e teorias que fundamentam as Cincias Humanas.

B Geral da Disciplina
Tendo como base o panorama do surgimento da cincia moderna e da sociologia como sua rea especfica, promover o desenvolvimento das habilidades necessrias compreenso da dinmica do trabalho cientfico bem como a operao dos conceitos sociolgicos fundamentais.

C Especficos
identificar as peculiaridades histricas do mundo moderno; compreender as regras bsicas de funcionamento da cincia, distinta originalmente do senso comum; conhecer as peculiaridades da constituio da sociologia como cincia da sociedade; iniciar o trabalho com os conceitos; desenvolver sistematicamente a capacidade de leitura/ interpretao dos textos indicados para o aluno ganhar ferramentas para conquistar autonomia intelectual.

III. EMENTA

O curso vai apresentar os grandes temas que sustentam o surgimento da sociologia como rea especfica do conhecimento cientfico. Para tanto analisar as transformaes histricas e da emergncia de novos temas/ problemas prprios do mundo moderno e da sociedade de classes, objetos primordiais dessa nova cincia.

IV. CONTEDO SELECIONADO

Introduo ao pensamento cientfico A sociedade como objeto de investigao cientfica A sociologia e a suas relaes com a filosofia e as cincias fsicas e naturais

Transformaes histricas, advento da modernidade e o surgimento da Sociologia Ordem e progresso A emergncia do indivduo moderno e das classes sociais Transformaes na relao indivduo e sociedade Trabalho e sociedade industrial Classes sociais e revoluo

V. METODOLOGIA A Mtodos: aulas expositivas, seminrios de leitura dos textos sugeridos. B Recursos: textos e eventualmente, multimdia/ data show VI. AVALIAO Avaliaes pontuais: duas provas individuais no semestre (3 pontos e 5 pontos). Avaliao contnua: acompanhamento dos progressos dos alunos, sobretudo participao em aula. Avaliao trabalho temtico: trabalho de tema nico a ser desenvolvido por todas as disciplinas no semestre (2 pontos).

VII. BIBLIOGRAFIA Bsica: COMTE, A. Primeira lio. Curso de Filosofia Positiva. Col. Os Pensadores. So Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 21-43. MARX, K. e Engels, F A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 2004. _______ O capital. Col. Os economistas So Paulo: Nova Cultural, 1985. Complementar: ADORNO, T. W. e HORKHEIMER, M. Temas bsicos de sociologia. SP: Cultrix/ EDUSP, 1973. ARON, R. As etapas de pensamento sociolgico, So Paulo: Martins Fontes, 1990. BERGER, P. A sociologia como forma de conscincia. Perspectivas Sociolgicas, 19 ed., Petrpolis: Vozes, 2004. pp 35-64. CHAU, M. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 2008. CUIN & Gresle. Histria da Sociologia. SP: Ensaio, 1994. ELIAS, N. O Processo Civilizador uma histria dos costumes, Rio de Janeiro: Zahar, 1990. GIDDENS, A. Capitalismo e Moderna Teoria Social, Lisboa: Editorial Presena, s/d. GRESPAN, J. Marx. So Paulo: Publifolha, 2008. HOBSBAWM, E. A era do capital. 1848-1875, 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. HOBSBAWM, E. A era dos imprios. 1875 1914. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. LWY, M. As Aventuras de Karl Marx Contra o Baro de Mnchhausen. So Paulo: Cortez, 2003. pp 7-32 MARCUSE, H. Razo e Revoluo Hegel e o advento da teoria social. Rio de Janeiro, Saga, 1969. MARTINS, C. B. O que sociologia. SP: Editora Brasiliense, 1991, 27 edio. MARX, K. A mercadoria / Karl Marx (trad. e comentrio de Jorge Grespan). So Paulo: tica, 2006.
a a

_______ O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. ROSDOLSKY, R. Gnese e estrutura de o capital de Karl Marx. Rio de Janeiro, EDUERJ e Contraponto, 2001. FILMOGRAFIA: A classe operria vai ao paraso.

VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 1 SEMESTRE Semana de integrao e recepo aos alunos Apresentao do programa e da sistemtica da disciplina. Introduo ao pensamento cientfico A sociedade como objeto de investigao cientfica A sociologia e suas relaes com a filosofia e as cincias fsicas e naturais. Transformaes histricas, advento da modernidade e o surgimento da sociologia O discurso cientfico de Auguste Comte Ordem e progresso Primeira avaliao A emergncia do indivduo moderno e das classes sociais - Transformaes na relao indivduo e sociedade. Exibio de filme. O Manifesto Comunista Atividade trabalho temtico A Ideologia Alem Classes sociais e revoluo O Capital O Capital O Capital Avaliao semestral Prova substitutiva Exame

Potrebbero piacerti anche