Sei sulla pagina 1di 4

Poluio Atimosfrica

Destruio da Camada de Oznio

A atmosfera uma camada de ar de aproximadamente 700 km que rodeia o nosso globo. O ar uma soluo gasosa que contm partculas lquidas e slidas ( acrossis ) em suspenso. A camada de oznio uma camada envolve o planeta terra. Formam uma Ela composta por gases que juntos, formam uma espcie de camada que serve para proteger a terra contra os raios nocivos do sol, os raios ultravioletas.
pH (ndice utilizado para medir acidez : quanto menor mais cido)liberados por consequncia desse desenvolvimento, entre eles o mais perigoso o CFC, quando entra em contato com a camada de oznio, se transforma em O3, que desse a camada, provocando assim buracos nela.

O buraco prejudica o planeta terra, pois deixa os raios ultravioletas chegarem ao meio ambiente prejudicando-o. A regio mais afetada pela destruio da camada de oznio a Antrtida. A principal consequncia da destruio da camada de oznio ser o grande aumento incidncia de cncer de pele.

CHUVA CIDA A chuva cida um fenmeno que surgiu com a crescente industrializao do mundo, em relao direta com a poluio do ar, manifestando-se com maior intensidade e maior abrangncia nos pases desenvolvidos. No obstante, tal fenmeno comea a manifestar-se tambm em pontos isolados, em pases como o Brasil. As emisses de fumaa das usinas termeltricas base de carvo, das industrias de celulose, das refinarias, dos veculos automotores, assim como qualquer poluente gasoso lanado na atmosfera, contribuem para a formao de chuva cida. Enxofre e nitrognio so os gases produzidos por fbricas e motores (em especial quando h queima de carvo mineral) so liberados para a atmosfera xidos de enxofre (SO2) os quais reagem com o vapor da gua produzindo cido sulfrico (H2SO4), que diludo na gua da chuva e dando origem a chuva cida, com pH muito cido. E o que o PH? pH (ndice utilizado para medir acidez : quanto menor mais cido), Este tipo de chuva, quando freqente provoca acidificao do solo, prejudicando tambm plantas e animais, a vida dos rios e florestas. O excesso de nitrognio lanado pela chuva cida em determinados lagos tambm pode causar crescimento excessivo de algas, e consequentemente perda de oxig6enio, provocando um significativo empobrecimento da vida aqutica. A ingesto

Qumica II

Poluio Atimosfrica
de gua potvel acidificada, por longos perodos, pode causar a doena de Parkinson e de Alzheimer, a hipertenso, problemas renais.

Continuando no ritmo atual de poluio do ar, nos prximos 30 anos a chuva cida causar maiores alteraes na qumica dos solos do que as florestas tropicais poderiam suportar.

O Smog Fotoquimico
O smog fotoqumico a reao de hidrocarbonetos, no muito poluentes, com gases presentes na atmosfera, O3, NO e NO2. O oznio o principal componente do smog fotoqumico. O oznio reage com hidrocarbonetos formando lcoois, cetonas e aldedos, aumentando o nmero de compostos orgnicos poluentes da atmosfera, como o formaldedo (H2C=O) e a2CHCHO. ')"> acrolena(H2C=CH-CH=O). Hidrocarbonetos insaturados podem reagir com o NO e o NO2 formando nitratos orgnicos, substncias poluentes e muito irritantes como o nitrato de metila (H3C-ONO2) e o PAN nitrato de peroxiacetila (H3C-CO-O-O-NO2). As reaes atmosfricas dos hidrocarbonetos, do oznio, do NO e NO2esto descritas abaixo: 1) Reao fotoqumica com produo de tomos de oxignio, com comprimento de onda menor que 420nm:

2) Reao que envolve espcies de oxignio, onde M uma espcie que absorve energia:

3) Produo de radicais livres orgnicos a partir de hidrocarbonetos (RH), onde R. um radical livre que contm ou no oxignio:

Qumica II

Poluio Atimosfrica

A propagao da reao acontece atravs de uma variedade de reaes tais como:

O Efeito Estufa

Todos ns estamos percebendo que o clima do nosso planeta j no mais o mesmo, nos meses que seriam para chover o sol esta saindo, nos meses que eram para sair o sol acaba chovendo, o clima est totalmente desgovernado e tudo isso por causa do aquecimento. Uma das causas do aquecimento global o chamado efeito estufa que quando a superfcie terrestre lana a radiao infravermelha e uma parte absorvida pelos gases que so as poluies causadas pelos homens na atmosfera e que gera um calor que fica retido justamente por no ter como ser liberado para o espao por causa dos gases poluentes. Alguns gases da atmosfera, principalmente o dixido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiao solar escape para o espao exterior, mantendo uma situao de equilbrio trmico sobre o planeta, tanto durante o dia como noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfcie da Terra seria coberta de gelo. Mas devido ao Homem, a concentrao desses gases tem aumentado cada vez mais, e no d um sinal de abrandar! Estes gases de estufa so gases como o CO2 (dixido de carbono), Clorofluorcarbonetos (CFC), Metano (CH4), cido Ntrico (HNO3), Ozono (O3). Estes gases so na sua grande maioria produzidos pelo Homem nomeadamente nos sectores dos transportes e da industria! Claro que o desenvolvimento tecnolgico importantssimo para o desenvolvimento da sociedade, mas a realidade que o desenvolvimento est a proceder de uma forma desorganizada e que est a fazer com que o valor da temperatura atinja certos limites que possam fazer deste processo um mecanismo de auto-destruio do
Qumica II

Poluio Atimosfrica
nosso prprio planeta! Com o aumento da temperatura todas as calotes de gelo e glaciares esto a descongelar, trazendo no s a extino de inmeras espcies como por exemplo o urso polar e o pinguim.

As Principais consequncias do aquecimento do planeta( efeito de estufa) so: Derretimento das calotas polares, isso acarretar um aumento no nvel dos oceanos, o que causara inundaes em cidades litorais. Mudana nos regimes de chuvas, poder chover menos em determinadas regies e mais em outras. Aquecimento das Grandes Cidades, as cidades geralmente apresentam temperaturas mais altas do que as reas menos habitadas, com o aumento do efeito estufa essas temperaturas vo subir mais do que so hoje, o que poder afectar a sade da populao.

Qumica II

Potrebbero piacerti anche