Sei sulla pagina 1di 3

Josias, o Rei Menino Josias, o Menino da Esperana Josias era da Gerao Esperana

B) C)

O Nome Josias, significa Deus traz Salvao. E realmente Deus o abenoou bastante. A Bblia diz: Fez o que era reto aos olhos do Senhor, andou nos caminhos de Davi..., sem se desviar deles nem para a direita e nem para a esquerda. II Crn. 34:2 Josias deve ter aprendido na infncia, a por as coisas de Deus em primeiro lugar em tudo!

Nem sempre a hereditariedade dita o carter: H poder em Cristo para vencer toda e qualquer tendncia, quer herdada ou adquirida EGW/DTN. Josias foi um Lrio no meio do lodo!

II. O AMOR DE JOSIAS PELAS COISAS DE DEUS:

A) B)

V. 3 ...sendo ainda moo, comeou a buscar o Deus de Davi... (ele tinha 16 anos /Classe de GUIA? ). Um dos primeiros servios que Josias fez, foi reformar o Templo de Jerusalm (a igreja), pois estava muito abandonada e suja! V.10 Ele organizou uma campanha, onde as pessoas da comunidade trouxeram dinheiro, e assim puderam comprar o que era preciso e ainda pagar os trabalhadores. (II Reis 22: 4-7). No meio dos trabalhos de reforma e limpeza, o sacerdote achou o livro da Lei (a Bblia deles)! II Crn. 34:14

C)

Baseado em: II Crn. 34 e 35 Sugestes: Este sermo pode ser simplesmente pregado da forma tradicional, ou apresentado em forma de encenao (crianas + adultos), com partes interpretadas e partes narrada. Roupas tpicas, cenrio simples, etc. INTRODUO:

Um rapaz chamado Saf, Levou rapidamente o livro para o rei Josias l no palcio, e o rei pediu para que esse mesmo jovem lesse o livro para ele. V.16

A nossa histria de hoje comea no ano 640 AC. Vamos relembrar a histria de um menino que passou a ser rei aos 8 anos de idade. Seu nome era JOSIAS! Um pouco sobre sua famlia:

D)

O rei ficou to preocupado com que o livro dizia, e com a situao do seu povo, que at chorou! V.27

Um de seus avs (Manasss), e seu pai (Amom), tambm tinham sido reis do seu pas - (pas de Jud). Infelizmente, o pai de Josias morreu quando ele era garoto (8 anos). Sua me chamava-se Jedida; ela o amava muito. E o educou nos caminhos do Senhor. Uma grande CONSELHEIRA!

O Rei tomou uma deciso:

Reuniu todo o povo no ptio do Templo e pediu para que lessem o livro, agora para todos eles. V. 30 O rei fez uma aliana (juramento): - Daquele dia em diante, ele seria ainda mais fiel em sua vida pessoal com Deus, e faria de tudo pelo Templo (igreja). Seria mais zeloso pelas coisas de Deus, mais do que ela j tinha sido.

I . JOSIAS COROADO REI:

A)

Devido a morte de seu pai (Amom), Josias foi coroado rei com apenas 8 anos de idade. Porm ele tinha sua me, e muitos sditos bastante competentes que o ajudavam a governar o pas de Jud. Nunca foi fcil ser rei, principalmente naquela poca.

O Rei fez um apelo para todo o povo reunido naquele dia, para que tomassem a mesma deciso que ele; e a resposta deles foi maravilhosa..... eles tambm decidiram ser mais fieis a Deus! V.31 E a Bblia diz que eles levaram a srio: Enquanto ele viveu, no de desviaram de aps o Senhor, Deus de seus pais. V.33

300 cabritos 3.500 novilhos Foi a maior festa da Pscoa do ltimos 500 anos!!!

(v. 17 = durou 7 dias).

(II Crn. 35:18 diz que no se comemorava uma pscoa com aquela grandiosidade, desde os dias do profeta Samuel). Celebremos o Dia da Esperana o Sbado de Deus.

A CELEBRAO DA PSCOA:

A) B)

Graas ao Papai do cu a reforma no foi s nas paredes e mveis do Templo, mas a maior reforma ocorreu no corao das pessoas. Uma reforma e purificao espiritual! E o rei (Josias), e o povo ficaram to entusiasmados (felizes) com a deciso que eles tinham feito que decidiram ampliar, compartilhar estas boas novas com outras pessoas que moravam mais longe, em outras cidades e at no pas irmo (norte Israel). II Reis 23:15. JOSIAS se transformou mais do que nunca em um DESBRAVADOR nas mos de Deus! (Fazer a parte que me corresponde!) Josias com a ajuda de Deus Inspirou e Reorganizou o trabalho dos sacerdotes (seus turnos e funes). II Crn. 35:2 Trouxe de volta para o Templo a Arca da Aliana. V.3 Todos ficaram to felizes em andar com Deus, que quando a reforma do Templo ficou pronto, eles decidiram comemorar com uma festa que eles a muito tempo eles no faziam, a Pscoa!

CONCLUSO:

A)

Infelizmente, a Bblia diz: Que um dia, o Jovem rei Josias foi ferido numa batalha no vale de Megido. Levado em um carro pelos seus soldados, no resistiu e morreu em Jerusalm. V.24 - Qual a sua batalha? Deus na Sua infinita sabedoria, permitiu que Josias, o rei menino morresse defendendo os interesses do Seu povo (na poca Jud). Voc defende aquilo que sagrado? V.24 diz que todo o povo pranteou a morte do Rei Josias... O profeta Jeremias comps uma Lamentao (poesia) especial, sobre Josias. V. 25 A Bblia diz que por muitos anos, todos os cantores de Jud e Jerusalm, escreveram canes sobre a F e a Dedicao do estimado rei Josias! (v.25) Mas, o mais importante: (Explicar para as crianas)

B)

C) D) E)

C) D) E)

O Rei conseguiu reunir milhares e milhares de pessoas. Jerusalm ficou repleta de adoradores. UM GRANDE CAMPORI!!! Veio no s as pessoas de Jerusalm e Jud, mas do reino do norte (Israel), e de outros lugares mais. (V.18 up.) Todos queriam alm de ver pessoalmente Josias (um dos reis + estimado dos ltimos tempos); queriam ver o Templo que tinha ficado muito bonito. Mas, o mais importante, que eles vieram para adorar a Deus; de uma forma que muitos nunca tinham adorado (muitos eram meninos e meninas).

Josias baseou a reforma espiritual de seus dias, na Lei (Pentateuco) e nos servios do Santurio (Templo), que eram um modelo do plano da salvao em Cristo (smbolos). Josias estava consciente na esperana do Messias que um dia viria ao mundo. Este sim seria o Grande e verdadeiro Rei de todas as pessoas e o Verdadeiro Cordeirinho que tiraria o Pecado do Mundo! Apelo: Precisamos de meninas e meninos como foi Josias... (criatividade de cada pregador...) Voc Desbravador(a), quer ser como Josias?

SUGESTO FINAL - Faa uma coroa bonita e coloque na cabea de cada Desbravador(a) que vier a frente. - Faa uma orao de consagrao com todos ajoelhados. **************************************************** Sermo preparado por: Pr. Paulo Srgio Fernandes Ministrio Jovem APL / UCB F) Foram sacrificados: 37.000 cordeiros Pregado em: Data: OBS

Potrebbero piacerti anche