Sei sulla pagina 1di 2

Como escrever um romance de sucesso

Definio da idia e do gnero do livro : A gestao de um romance de sucesso comea pel definio de seu gnero e da idia que ser o mote da trama. Falando de maneira ampla, os gneros de ao so os que mais se adquam a este tipo de narrativa: como deve ser imposta uma alta velocidade de leitura, dificilmente h espao para longas reflexes. Isso no quer dizer , no entanto, que falte substncia ou profundidade narrativa nestes livros; apenas quer dizer que o elemento ao essencial. Outro ponto que merece destaque a idia, o mote da histria em si. Teoricamente qualquer idia se presta a este tipo de romance; no entanto uma amostra de alguns dos romances deste gnero indica que o mais comum o uso de idias de cunho histrico e/ou religioso, geralmente incluindo um tom de segredo e conspirao. A partir de uma idia usualmente polmica ou, no mnimo, controversa, as histrias so desenvolvidas sobre uma forte base de pesquisa.

A pesquisa como diferencial de qualidade

A escolha de um tema de interesse do grande do grande pblico um primeiro passo, completado com pesquisas extensivas sobre o assunto apresentado. possvel perceber, neste tipo de romance, o cuidado dos autores em conseguir bases factuais que "comprovem" a sua histria, mesmo que tais bases no estejam diretamente relacionadas ao cerne da histria. Os livros de David Gibbins, por exemplo, so fartos em referncias tecnolgicas, desde veculos at armas, alm de muitas menes a recentes pesquisas arqueolgicas. J Michael Crichton famoso pelas suas referncias histricas e geogrficas, enquanto Dan Brown une referncia detalhadas de cidades com pesquisas de textos apcrifos e de historiadores pouco conhecidos, alm de estudos de histria da arte e outros. Estas pesquisas so "diferenciais de qualidade" que destacam estes romances de outros menos conhecidos e que do a credibilidade e a consistncia necessria para confundir na mente do leitor, fatos com fices. Esta abordagem, que poderia ser chamada de "realista", amplifica o impacto da histria e a imerso do leitor na obra. Um detalhe curioso que se chega a este resultado escolhendo, dentro das diversas verses sobre um fato histrico, aquela que melhor atende narrativa. Para a idia central de " O Cdigo da Vinci", por exemplo, Dan Brown se baseou em um fragmento de evangelho apcrifo, que diz que Jesus "relacionava-se" com Maria Madalena. Ora, do original em hebraico, a palavra "relacionava-se" pode ser traduzida como ser amigos, esposo, irmo ou qualquer outro tipo de relacionamento - o autor apenas escolheu a verso mais polmica e mais adequada sua histria!

Personagens e Dilogos

O cuidado com a pesquisa na produo deste tipo de romance muitas vezes estendese aos protagonistas e antagonistas da trama. comum encontrar nestes romances persongens que so peritos em alguma rea de conhecimento, como linguistas, arquelogos das mais diversas especialidades ou tcnicos em armamentos. Alm disso, possivel peceber, nas entrelinhas, a personalidade, pequenas manias, gostos e passatempos dos personagens. Este cuidado com detalhes que tornam os personagens mais humanos outro grande atrativo para os leitores. No livro "Criando Pesonagens Inesquecveis", em traduo livre, a escritora Linda Seger resume em seis passos as tcnicas usadas por diversos destes autores:

1 - Forme uma idia geral do que ser o personagem, atravs de observao e experincia; 2 - Adicione a esta idia geral os primeiros detalhes que difiniro o personagem (objetivo de vida e meta na histria, principalmente); 3 - D consistncia ao seu personagem, incluindo passado, capacidades etc., de forma criar um personagem que "faa sentido"; 4 - Adicione pequenas falhas, detalhes paradoxais ou ilgicos, de forma a tornar o personagem mais interessante; 5 - Aprofunde o personagem trabalhando na qualidade de suas emoes, valores e atitudes; 6 - Adicione pequenos detalhes que tornem o personagem nico e especial.

Organizao dos captulos e tramas

Idias controversas, pesquisas detalhadas paradar consistncia histria, personagens com profundidade. A estas abordagens, que influenciam diretamente o contedo da histria, une-se um ponto crucial com foco no formato da narrativa: a organizao das tramas no livro. Um ponto comum nestes romances de sucesso o uso de captulos curtos, de no mximo dez pginas (usualmente, menos), o que aumenta a velocidade de leitura. Aliado a isso, a organizao das tramas tem papel fundamental no incremento desta velocidade: os livros trazem normalmente duas tramas intercaladas, mostrando ora o ponto de vista dos protagonistas, ora dos antagonistas. Nos ltimos captulos, as tramas finalmente se unem para a concluso apotetica da obra. Em alguns casos, uma terceira trama, mostrando eventos histricos que antecederam os acontecimentos das tramas principais, quebra a estrutura excessivamente organizada, adicionando um terceiro elemento que agrega valor ao conjunto. Alm disso, um ponto muito importante para aumentar a velocidade de leitura e a imerso do leitor na histria o uso de "ganchos" entre as tramas e o suspense ao fim de cada captulo. Assim, o leitor l um captulo da primeira trama, que termina com suspense. Ansioso por descobrir o que acontecer em seguida, ele l rapidamente o prximo captulo (da segunda trama), que tambm termina em suspense, gerando em isso um ciclo que torna difcil para o leitor abandonar a leitura antes do fim do livro.
Fonte:http://pt.shvoong.com/books/dictionary/2150464-como-escrever-um-romance-sucesso/#ixzz1kc2taNOe

Potrebbero piacerti anche