Sei sulla pagina 1di 3

Telogo aponta luzes e sombras no contexto das vocaes

Escrito por cnbb Sb, 04 de Setembro de 2010 15:00 - ltima atualizao Dom, 05 de Setembro de 2010 16:09

O telogo padre Angenor Brighenti recorreu metfora luzes e sombras para apresentar o contexto scio-cultural e eclesial que marca o cenrio das vocaes na Igreja. Ele proferiu, nesta sbado, 4, a primeira conferncia do 3 Congresso Vocacional do Brasil, organizado pela CNBB, que comeou ontem, 3, em Itaici (SP).

Brighenti explica que o contexto atual marcado por crises. Estamos imersos em um tempo de profundas transformaes, em escala planetria: crise civilizacional, mudana de poca, crise das religies, em que nos apodera um sentimento de orfandade, disse. Segundo o telogo, a crise oportunidade de novas possibilidades. A crise pode significar novo nascimento ou morte; catstrofe ou oportunidade; fim do caminho ou encruzilhada; tempo de calamidades ou tempo pascal, de travessia, sublinhou.

1/3

Telogo aponta luzes e sombras no contexto das vocaes


Escrito por cnbb Sb, 04 de Setembro de 2010 15:00 - ltima atualizao Dom, 05 de Setembro de 2010 16:09

Para Brighenti, diante das crises, as pessoas podem ter trs posturas diferentes: uma viso catastrfica, retrospectiva ou prospectiva. Esta ltima, de acordo com o telogo, habitada pela virtude de uma esperana ativa. Na fidelidade ao presente e na valorizao da experincia do passado, se lana na construo de um futuro crescentemente melhor. A tecitura do risco a nica garantia de futuro.

O telogo destacou tambm o individualismo, que marca as relaes humanas, e a economia que gera excluso. Em sua opinio, o individualismo resultado da dinmica do mercado, que absolutiza a eficincia e a produtividade como valores reguladores de todas as relaes humanas. H uma mercantilizao das relaes pessoais, sociais e religiosas; tudo medido pela lgica custo-benefcio, acentua Brighenti. A economia de rapinagem, segundo o telogo, faz surgir a crise ecolgica porque depreda a natureza e coisifica o ser humano. Diante disso, preciso crescer na conscincia ecolgica. A preocupao com o cuidado da natureza um dos fatores da emergncia de uma conscincia planetria. A conscincia de que no estamos na terra, somos terra; o desequilbrio da biodiversidade do planeta pe em risco a vida humana e seus ecossistemas. O desencanto com a poltica foi outro aspecto da realidade lembrado por Brighenti. Constata-se a falncia da democracia representativa: os partidos polticos so mquinas eleitorais, cujo objetivo ganhar a eleio, disse. Para o telogo, contudo, h, na sociedade atual, uma sede de Deus e uma volta ao religioso, mas uma religio ecltica com outra viso de Deus. A irrupo de uma religiosidade ecltica e difusa, a volta de um neopaganismo imanentista, que confunde salvao com prosperidade material, sade fsica e afetiva. a religio a la carte: Deus como objeto de desejos pessoais, solo frtil dos mercadores da boa f, do mercado do religioso, explica Brighenti.

2/3

Telogo aponta luzes e sombras no contexto das vocaes


Escrito por cnbb Sb, 04 de Setembro de 2010 15:00 - ltima atualizao Dom, 05 de Setembro de 2010 16:09

Dentre os fatores que ajudam a banalizar a religio, o telogo cita a mdia que reduz a religio esfera privada, como a um espetculo para entreter o pblico. Neste sentido, tambm a religio passa a ser consumista, centrada no indivduo e em sua degustao do sagrado.

Leia a conferncia do padre Agenor

Veja as fotos do Congresso

3/3

Potrebbero piacerti anche