Sei sulla pagina 1di 13

PERGUNTAS FREQUENTES

1.1

DA DECISO DO AE DE REMETER O PROCESSO A DESPACHO LIMINAR MAIS CORRECTO NOTIFICAR O EXEQUENTE PARA RECLAMAR OU PARA IMPUGNAR A DECISO DO AE?

Dispem a alnea c) do artigo 809 do CPC que cabe ao Juiz Julgar, sem possibilidade de recurso, as reclamaes de actos e impugnaes de decises do agente de execuo, no prazo de 10 dias. Assim sempre que o AE tome uma deciso no processo, deciso essa que haja de ser notificada s partes, dever a parte ser notificada para impugnar querendo a deciso do AE.

1.2

A QUEM INCUMBE APRECIAR A NECESSIDADE DE NOMEAR UM FISCAL OU DE APRECIAR A FUNDAMENTAO DO EXEQUENTE COM VISTA NOMEAO DE UM ADMINISTRADOR, QUANDO SE REALIZE A PENHORA DE UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL (ARTIGO 862-A DO CPC)

Nos termos do n 2 do 862A do CPC, a penhora do estabelecimento comercial no obsta a que possa prosseguir o seu funcionamento normal, sob gesto do executado. H porm a possibilidade de sempre que necessrio nomear quem o fiscalize ou, quando o exequente fundadamente se oponha a que o executado prossiga na gesto do estabelecimento, designar-se- administrador (ver posio no mesmo
sentido Prof.Lebre de Freitas em http://www.oa.pt/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?idc=30777&idsc=71980&ida=72371)

1.3

ARTIGO 812-F, N 2 - COMO TRAMITAR? 1.3.1 RESPOSTA DE DR MARIA JOO AREIAS (JUIZ DE DIREITO) 04/05/2009

O entendimento de que tal norma impe ou permite que, em tais casos, a citao prvia possa preceder ou ser efectuada em simultneo com a remessa para despacho liminar , no nosso ponto de vista, inadmissvel e indefensvel. Primeiro, porque nem sequer uma leitura literal de tal norma aponta em tal sentido: o n2 do art. 812-F, apenas dispe, que nas hipteses previstas nas als. a) a d), h sempre citao prvia, sem necessidade de despacho do juiz, ou seja, que, em tais situaes haver sempre lugar citao prvia e que o Agente de execuo dever proceder a tal citao sem necessidade de despacho do juiz a ordenla. Por outro lado, as normas no podem ser interpretadas isoladamente, e independentemente do restante regime previsto nas leis de processo, havendo que atender ainda aos conceitos jurdicos em causa. Ora, no Cdigo de Processo Civil, o despacho liminar, o despacho do juiz pelo qual procede apreciao do requerimento inicial, precedendo a citao. Uma anlise da evoluo legislativa permitir um esclarecimento cabal de tal figura jurdica.

PERGUNTAS FREQUENTES

Antes das grandes alteraes operadas pelo DL 329-A/95, na aco declarativa, depois de autuada a petio e de pago o preparo inicial, o processo era concluso ao juiz para analisar a petio e proferir o primeiro despacho. Nunca se procedia citao do Ru sem despacho que a precedesse e, nesse despacho, o juiz poderia tomar uma de trs atitudes: ordenar a citao do ru, convidar o A. a completar ou a corrigir a petio, ou indeferir liminarmente a petio. E, se o DL 339-A/95, veio suprimir, como regra, despacho liminar na aco declarativa, tal despacho liminar manteve-se na aco executiva, quer na forma ordinria quer na forma sumria (com a nica diferena de que, na execuo sumria, o juiz ao proferir despacho liminar, se entendesse que a execuo se encontrava em condies de prosseguir, em vez de ordenar a citao do executado, ordenava a penhora e s aps esta, o executado era notificado para se opor execuo). Com a reforma da aco executiva (DL 38/2003), estabeleceram-se alguns casos de dispensa de despacho liminar, sendo que, no havendo lugar a despacho liminar, em regra, no havia citao prvia do executado, ou seja, ele s era citado depois da penhora efectuada (art. 812-B). Nos casos em que havia lugar a despacho liminar, a regra era o juiz determinar a citao do executado (n6 do art. 812). Ou seja, no havendo motivo para indeferimento, o juiz, quando proferisse despacho liminar, nele ordenava a citao do executado. Como afirma Jorge Augusto Pais de Amaral, o indeferimento denomina-se liminar quando proferido no limiar do processo, antes de ter lugar a citao . E, a citao prvia, conceito este introduzido pelo Dec. Lei n 38/2003, de 08 de Maro, a citao que precede a penhora (no tendo o sentido de corresponder citao que precede o despacho liminar) na vigncia do qual o n6 do art. 812 dispunha que, havendo lugar a despacho liminar, o juiz profere despacho de citao para no prazo de 20 dias, pagar ou se opor execuo. Com refere Jos Lebre de Freitas, pode porm, o exequente, no requerimento executivo, pedir a dispensa da citao prvia, isto , da citao anterior penhora . luz do esprito do CPC vigente, se o ru ou executado citado sem que o requerimento inicial seja submetido a despacho de juiz, o despacho que posteriormente venha a proferir sobre o requerimento inicial, no ser nunca um despacho liminar! Por fim, a citao do executado em antes ou em simultneo com a remessa do processo para despacho liminar importaria mesmo, a prtica de actos inteis: Ao executado entretanto citado -lhe concedido um prazo para pagar ou deduzir oposio, quando o juiz ao apreciar liminarmente o requerimento executivo poder rejeit-lo total ou parcialmente, ou convidar o exequente a juntar documentos ou a suprir deficincias do R.E., tornando intil a oposio entretanto deduzida pelo executado.

PERGUNTAS FREQUENTES 1.4

RESULTANDO DO TITULO QUE A EXECUO DEVE INICIAR PELA PENHORA, PODE O A.E. PROCEDER DESDE LOGO PENHORA DE UM IMVEL?

A natureza do ttulo executivo/valor, no tem influncia na deciso de penhorar um bem imvel, ao contrrio do que se passava no regime anterior. Assim a deciso de penhorar determinado imvel ter que se tomada tendo em considerao a ordem de realizao da penhora (834) e os limites desta (821). Assim, o AE dever sempre justificar a deciso de efectuar a penhora de um imvel, para que, quando analisado o processo por terceiro (executado, juiz ou por fiscalizao), sejam claros os motivos de tal deciso, ou seja, que resulte que o AE no encontrou outros bens que se adeqem a assegurar o pagamento do crdito exequendo. Coloca-se assim alguns exemplos de decises:
Minuta 1 Deciso do AE Para penhora de imvel Deciso: Analisado o requerimento e o ttulo executivo: No se verificam motivos para recusa do requerimento executivo nos termos do 811 do CPC nem to pouco fundamentos para remessa a despacho liminar; Atenta a natureza do ttulo (sentena) no h lugar a citao prvia, nos termos do 812-C do CPC. O exequente indicou penhora o imvel sito na , imvel este com o valor patrimonial j determinado ao abrigo do CIMI de 65.000,00 . Efectuadas as consultas previstas no artigo 833A do CPC, no foi apurada a existncia de quaisquer dos bens previstos no n 1 do artigo 834. Assim, atento o n 2 do artigo 834 do CPC, apesar do valor do bem imvel indicado (65.000,00 ) no se adequar, por excesso o crdito exequendo (22.000,00 ), vai-se proceder penhora do dito imvel , uma vez que, previsivelmente, no h outros bens que possam satisfazer o crdito. Minuta 2 Deciso do AE Recusa de penhora de imvel Deciso: Analisado o requerimento e o ttulo executivo: No se verificam motivos para recusa do requerimento executivo nos termos do 811 do CPC nem to pouco fundamentos para remessa a despacho liminar; Atenta a natureza do ttulo (sentena) no h lugar a citao prvia, nos termos do 812-C do CPC. O exequente indicou penhora o imvel sito na , imvel este com o valor patrimonial j determinado ao abrigo do CIMI de 65.000,00 . Efectuadas as consultas previstas no artigo 833A do CPC, resultou que o executado dever auferir um salrio mensal de 1300,00 . Tendo em considerao o crdito exequendo (4.000,00 ), no se leva a efeito, por hora, a penhora do imvel indicado, atento os princpios resultantes do artigos 834 e 821, procedendo-se penhora do salrio do executado. Caso esta se venha a frustrar, e inexistindo outros bens que melhore se adeqem, levar-se- ento a efeito a penhora do imvel indicado. A notificar da presente deciso: O(s) exequente(s) na pessoas do(s) seu(s) Mandatrio(s) Minuta 3 Deciso do AE Penhora de vrios bens Deciso: Analisado o requerimento e o ttulo executivo: No se verificam motivos para recusa do requerimento executivo nos termos do 811 do CPC nem to pouco fundamentos para remessa a despacho liminar;

PERGUNTAS FREQUENTES

Atenta a natureza do ttulo (sentena) no h lugar a citao prvia, nos termos do 812-C do CPC. O exequente indicou penhora vrios bens, incluindo saldos bancrios, crditos e dois imveis. Efectuadas as consultas previstas no artigo 833A do CPC, resultou ainda que o executado dever auferir um salrio mensal de 1300,00 . Tendo em considerao o crdito exequendo (500.000,00 ) e no sendo previsvel que os valores que possam ser garantidos pelas penhoras dos bens elencados no n 1 do artigo 834 no sejam suficientes para assegurar o crdito exequendo, vo ser concretizadas as penhora de todos os bens indicados e que resultaram das consultas efectuadas.

1.5

NA EXECUO DE UMA LETRA, PODEM SER DEMANDADOS OS AVALISTAS SEM QUE SEJA DEMANDADO O SACADOR/ACEITANTE/ENDOSSANTE?

Como resulta do artigo 32 do LULL o dador do aval responsvel da mesma maneira que a pessoa por ele afianada, ou seja, o avalista no considerado devedor subsidirio mas sim devedor principal, pelo que, no s a execuo pode ser movida exclusivamente contra os avalistas, como no h lugar remessa do processo para despacho liminar(pelo menos no que respeita alnea a) do 812D. Transcreve-se parte do teor do acrdo da Relao de Coimbra de 22-02-2005 (Processo: 4140/04 - http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/0/2e4058c2ae792f8d80256fc10035fe0d?OpenDocument): que a obrigao do avalista no subsidiria da do avalizado, mas antes materialmente autnoma, embora dependente da ltima quanto ao lado formal, j que a lei (art 32 da L.U.L.L.) estabelece o princpio de que a obrigao do avalista se mantm, ainda que a obrigao garantida seja nula, salvo por vcio de forma (cfr. Prof. Ferrer Correia, Letra de Cmbio, pg. 207). Como expende Pedro de Vasconcelos (Direito Comercial, Ttulos de Crdito, pg. 37), a obrigao do avalista autnoma, pois, embora se defina pela do avalizado, vive e subsiste independentemente desta (cfr., tambm, Prof. Vaz Serra, RLJ, Ano 103, pg. 429, nota 2, e Acs. R.L. de 27/06/1995, CJ, T3-141, e de 20/02/1997, CJ, T1-131). Por outro lado, a responsabilidade do avalista no subsidiria da do avalizado, mas sim solidria, j que aquele no goza do benefcio da excusso prvia, mas responde pelo pagamento da letra (ou da livrana) solidariamente com os demais subscritores (cfr, art 47 da L.U.L.L.). Justifica-se, assim, que o portador da livrana (exequente/embargado) tenha instaurado execuo contra os avalistas (embargantes), uma vez que s por este meio poderia obter deles o pagamento do seu crdito.

1.6

PENHORA DE SALDOS BANCRIOS OBRIGATORIO ESGOTAR A PENHORA DE SALDOS BANCRIOS PARA QUE PARTA PARA OUTROS BENS?

Atenta a soluo encontrada pelo legislador entendo que no se impem esgotar saldos bancrios antes de se partir para a penhora de outros bens. No entanto caso seja indicado pelo exequente a penhora de saldos bancrios (desde que seja indicado o banco ou bancos), ento o AE dever de imediato remeter o competente pedido de penhora de saldos bancrios, pedido este dirigido ao Juiz. Se o exequente, a ttulo de exemplo, tiver indicado penhora, simultaneamente, direitos de crdito, um automvel e saldos bancrios e um imvel, o AE dever, em regra:

PERGUNTAS FREQUENTES - Remeter o pedido de penhora de saldos bancrios e, simultaneamente - Remeter a notificao para penhora de crditos;

1.7

AS RECLAMAES DE CRDITOS CONTINUAM A SER REMETIDAS DIRECTAMENTE AO TRIBUNAL?

A reclamao de crditos apresentada da forma habitual, ou seja, por requerimento dirigido ao tribunal onde corre a execuo.

1.8

HAVENDO UM REQUERIMENTO DO EXEQUENTE A RECTIFICAR O R.E., A QUEM COMPETE ANALISAR TAL PEDIDO?

Cabe ao AE, no entanto se o processo estiver sido remetido para despacho liminar, para este dever ser remetido o requerimento do exequente. Tem as partes (exequentes, devedores de crditos, entidades patronais, etc), de ter em ateno que a interveno do Juiz s poder ser requerida nos caso que esta expressamente estabelecida, pelo que, os habituais requerimento dirigido ao juiz que mais no so do que respostas a notificaes, podem dar origem a condenao em custas.

1.9

COMO FEITA A CONSULTA AO REGISTO INFORMTICO DE EXECUES?

Dispem o artigo 45 da Portaria 331-B/2009 que Os agentes de execuo acedem directamente ao registo informtico de execues atravs do sistema informtico de suporte actividade dos agentes de execuo, no entanto tal faculdade, por fora do artigo 52, s produz efeitos a partir do dia 31 de Maio de 2009. Assim, at que esteja disponvel o servio directo de consulta ao registo informtico, o AE dever requerer secretaria a consulta ao registo informtico de execues.

1.10 PODE O AGENTE DE EXECUO DESIGNAR FIEL DEPOSITRIO O PRPRIO EXECUTADO OU TERCEIRO? 1.10.1 RESPOSTA DE ARMANDO A OLIVEIRA 29/04/2009 Nos termos do disposto no artigo 839 do CPC constitudo fiel depositrio o Agente de Execuo. No entanto, desde de que autorizado pelo exequente, o Agente de Execuo pode constituir fiel depositrio o prprio executado ou terceira pessoa. H que ter no entanto em considerao as excepes previstas no mesmo artigo, a saber: O executado sempre que a habitao seja o seu domicilio (efectivo ou habitao prpria e permanente) O arrendatrio sempre que o bem esteja a este arrendado

PERGUNTAS FREQUENTES

O titular de direito de reteno, sempre que tal direito resulte de incumprimento contratual judicialmente verificado (contrato de empreitada, contrato promessa de venda); O executado, quando haja penhora de estabelecimento comercial (salvo se se o exequente, fundadamente, requerer que seja nomeado Administrador 886)

Ver ponto Erro! A origem da referncia no foi encontrada. quanto a remoo do fiel depositrio.

1.11 QUAL O PROCEDIMENTO A ADOPTAR PELO AE NO QUE CONCERNE APLICAO DO ARTIGO 13 DO REGULAMENTO DAS CUSTAS PROCESSUAIS? CABE AO AE VERIFICAR SE H LUGAR AO PAGAMENTO DE TAXA AGRAVADA (GRANDES LITIGANTES)? 1.11.1 RESPOSTA DE ARMANDO A OLIVEIRA 05/05/2009 O agravamento da taxa de justia s aplicvel s aces declarativas e no s execues. A primeira parte do n 3 do artigo 13 diz expressamente que s se aplica a aces propostas, remetendo para a Tabela I-C ( e no para a tabela II essa sim aplicvel s execues). De referir ainda o disposto no artigo 14 da Portaria 419-A/2009 de 17 de Setembro quando expresso Quando uma sociedade comercial intente aco declarativa cvel. As execues (e outros procedimentos) s so relevantes para a apreciao do nmero de processos entrados no ano anterior. Assim: No aplicvel s execues o agravamento da taxa de justia previsto no n 3 do artigo 13 do Regulamento das Custas Processuais, pelo que o AE no ter que verificar a aplicao de tal normativo.

1.12 CABE AO SOLICITADOR DECIDIR A SUSPENSO EM RESULTADO DE ACORDO DE PAGAMENTO (882)? 1.12.1 RESPOSTA DE ARMANDO A OLIVEIRA 29/04/2009 Resulta inequvoco da leitura do artigo 882 que cabe ao AE decidir a suspenso da execuo quando haja acordo celebrado entre exequente executado. Deve no entanto ter em ateno que do acordo ter que necessariamente estar subscrito por exequente e executado, pelo que, qualquer requerimento exclusivamente pelo exequente no deve ser tratado e decidido como acordo de pagamento. Por outro lado no pode o AE deixar de notificar os credores reclamantes da suspenso, nos termos do 885, pois estes tm a possibilidade de requerer o prosseguimento da execuo. Caso algum credor venha a requerer o prosseguimento da execuo, o AE ter que notificar o exequente e executado de tal requerimento, sendo que a notificao ao exequente ter conter a cominao a que alude o n 3 do 885 do CPC: entender que desiste da penhora j efectuada.

PERGUNTAS FREQUENTES (ateno aos acordos sem poderes especiais ___> O que fazer)
Esquema 1 Tramitao da suspenso
Requerimento para suspenso da instncia Deciso de suspenso Notificao s partes EXECUO SUSPENSA AO ABRIGO DO 882

Esquema 2 Tramitao de requerimento de prosseguimento a pedido do credor


Pedido de prosseguimento do exequente Deciso de prosseguimento da execuo

Requerimento do credor para prosseguimento

Notificao ao exequente (com cominao)

Notificao s partes

Ausncia de resposta do exequente

Deciso a determinar o prosseguimento s com o credor

Minuta 4 Deciso de suspenso da execuo por acordo - 882 Deciso Vieram, exequente e executado, requerer a suspenso da instncia por um perodo de 12 meses, atento acordo de pagamento constante do mesmo pedido de suspenso. Decide-se assim pela suspenso da instncia pelo requerido perodo de 12 meses, devendo o exequente, findo aquele prazo, vir informar se foi o acordo integralmente cumprido. Mantm-se a(s) penhora(s) j realizadas (n 1 do 885). Uma vez que sobre o bem da verba 1 (imvel), foi reclamado crdito pelo Banco BBB, vai este ser notificado da presente deciso e para requerer no prazo de 10 dias - o prosseguimento da execuo para satisfao do seu crdito, nos termos do 885 do CPC. Minuta 5 Requerimento do credor reclamante para prosseguimento da execuo Banco BBB, notificado da deciso de suspenso, vem requerer a V.Ex, nos termos do n 1 do artigo 885 do CPC, requerer o prosseguimento da execuo no que respeita verba 1 do auto de penhora, uma vez que sobre este tem garantia real j graduada nos presentes auto. Minuta 6 Notificao ao exequente do requerimento do credor reclamante Fica pela presente notificado do requerimento que se anexa, pelo que, tem o prazo de DEZ DIAS para declarar se: a) Desiste da garantia a que alude o n 1 do artigo 883.; b) Requer tambm o prosseguimento da execuo para pagamento do remanescente do seu crdito, ficando sem efeito o pagamento em prestaes acordado. Adverte-se que, nada dizendo, se entender que desiste da penhora j efectuada.

Minuta 7 Deciso de prosseguimento da execuo Deciso Na sequncia da deciso para suspenso da execuo ao abrigo do 882 do CPC, veio o credor reclamante requer o prosseguimento quanto ao bem sobre que detm garantia. Notificado o exequente nada declarou, razo pela qual, nos termos do n 3 do 885 do CPC, considera-se que desistiu da penhora sobre o dito bem.

PERGUNTAS FREQUENTES

Assim, nos termos do disposto no n 4 do 885, o credor assume a posio de exequente quanto aquele bem.

Ter em considerao que havendo uma pluralidade de bens penhorados, e detendo o credor reclamante garantia sobre um bem determinado, a execuo dever considerar-se suspensa quanto aos restantes bens, assumindo o credor reclamante a posio de exequente, s no que respeita ao bem que tem garantia, prosseguindo assim a execuo (normalmente para a fase de venda) exclusivamente sobre o bem em causa.

1.13 ACTUALMENTE O EXEQUENTE S PODE REQUERER A DISPENSA DE CITAO PRVIA NOS PROCESSOS QUE TENHAM SIDO REMETIDOS PARA O JUZ NOS TERMOS DO ART. 812-D? 1.13.1 RESPOSTA DE DR MARIA JOO AREIAS (JUIZ DE DIREITO) 04/05/2009 A resposta ter de ser necessariamente negativa. Qual o alcance de tal norma? Porque motivo nos processos remetidos ao juiz para despacho liminar ao abrigo do art. 812D permitido ao exequente, nesta fase, requerer que a penhora seja efectuada sem citao prvia com a alegao de factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial, e no nos demais casos? No regime anterior ao DL 226/2008, o n1, do art. 810, previa que o requerimento executivo deveria conter o pedido de dispensa de citao prvia do executado, nos termos do n2 do art. 812B. E, dispunha o n2 do art. 812-B, que nas execues em que tem lugar despacho liminar, bem como nas movidas contra o devedor subsidirio, o exequente pode requerer que a penhora seja efectuada sem a citao prvia do executado, tendo para o efeito que alegar factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do seu crdito e oferecer de imediato os meios de prova. O n3 de tal norma estabelecia ainda que a dispensa de citao teria sempre lugar, quando do registo informtico de execues, conste a meno da frustrao, total ou parcial, de anterior aco executiva movida contra o executado. E o n4 dispunha que ocorrendo especial dificuldade em a efectuar, designadamente por ausncia do citando em parte certa, o juiz pode dispensar a citao prvia, a requerimento superveniente do exequente, quando a demora justifique o receio de perda da garantia patrimonial do crdito. No regime anterior, o pedido de dispensa de citao prvia podia ser requerido em dois momentos:

PERGUNTAS FREQUENTES

No requerimento executivo inicial (nos casos do n2 do art. 812-B), ou posteriormente (nos casos dos ns. 3 e 4 do art. 812-B). E, o pedido de dispensa de citao prvia, com fundamento no receio de perda de garantia patrimonial, s se encontrava previsto para os casos em que houvesse lugar a despacho liminar. E porqu? Por uma razo muito bvia: porque, na vigncia de tal regime, no havendo lugar a despacho liminar, em regra no havia lugar a citao prvia. Actualmente, nos casos do art. 812-C, procede-se de imediato penhora, e nas situaes a no includas, haver lugar a citao prvia (enquanto que no regime anterior a contraposio era entre penhora imediata/despacho liminar). A grande diferena de regimes est no facto de que, no regime anterior, em regra, quando no havia lugar a despacho liminar, a penhora era efectuada sem citao prvia do executado n1 do art. 812-B, enquanto que, actualmente, h inmeros casos em que h lugar a citao prvia sem que a lei imponha a remessa para despacho liminar. Actualmente, temos trs tipos de situaes: Casos em que se procede de imediato penhora; Casos em que se procede citao prvia do executado (nas situaes no abrangidas pelo disposto no art. 812-C e no art. 812F); E casos em que os autos so remetidos ao juiz para despacho liminar, aps o que, poder, ou no, haver lugar a citao prvia do executado.

Assim, far sentido, que continue a s ser possvel a despensa de citao prvia, nos casos em que h lugar a despacho liminar? A actual lei (tal como a anterior) permite ao exequente requerer a dispensa de citao prvia no requerimento executivo, nos casos em que seja admissvel (art. 810, n1, al. j). E, segundo o n1 do art. 812-F, nos processos remetidos ao juiz pelo agente de execuo, de acordo com o art. 812-D, o exequente pode requer que a penhora seja efectuada sem a citao prvia do executado, tendo para o efeito de alegar factos que justifiquem o receio de perda da garantia patrimonial do seu crdito.

PERGUNTAS FREQUENTES

10

E, no n5 prev-se ainda que, ocorrendo especial dificuldade em efectuar a citao prvia, designadamente por ausncia do citando em parte certa, o juiz dispense a sua realizao, a requerimento do exequente. A dvida que se pode levantar relativamente interpretao do n1 do art. 812-F, se com o mesmo se pretende determinar o momento em que o exequente dever formular o pedido de dispensa de citao prvia, ou delimitar as situaes em que ao exequente possibilitada a formulao de tal pedido. Vejamos se, nos demais casos em que a lei prev a obrigatoriedade de citao prvia, se justifica um eventual pedido de dispensa da sua realizao: nos casos das als. c) e d) do n2 do art. 812-F, parece que a lei no pretendeu autorizar tal dispensa (liquidao no dependente de clculo aritmtico e execues fundadas em ttulo extrajudicial de emprstimo ()); no caso da al. a), a prpria lei que ressalva a hiptese de o exequente requerer a dispensa da citao prvia; no caso da al. d), a mesma encontra-se em contradio com o disposto no n3 do art. 832.

Quanto aos demais casos em que h lugar a citao prvia todos os casos no includos no art. 812-C: Documento autenticado ou exarado por notrio, em que o montante da dvida no seja superior alada da relao, e em que no seja apresentado documento comprovativo da interpelao do devedor, quando esta seja necessria ao vencimento da dvida neste caso, no se encontrando a dvida vencida, a citao ser necessria ao vencimento da obrigao, pelo que se justifica que se no dispense a citao prvia; Documento autenticado ou exarado por notrio, em que o montante da dvida seja superior alada da relao e o exequente no mostre ter exigido o cumprimento por notificao judicial avulsa ou equiparada tambm neste caso no nos repugna que no seja permitido ao exequente requerer a dispensa da citao prvia, dado o valor do pedido em causa; Qualquer outro ttulo de obrigao pecuniria vencida de montante superior alada da relao; Qualquer outro ttulo de obrigao pecuniria vencida, de montante no superior alada da relao, em que o exequente indique penhora estabelecimento comercial ou direito que sobre ele incida.

Tambm nestes dois ltimos casos se aceita que seja vedado ao exequente requerer a dispensa da citao prvia.

PERGUNTAS FREQUENTES

11

Assim, e meu entender, ao dizer-se, no n1 do art. 812-F que, nos processos remetidos ao juiz pelo agente de execuo, de acordo com o art. art. 812-, o exequente pode requerer que a penhora seja efectuada sem a citao do executado (), o que se pretendeu foi determinar em que situaes pode o exequente, requerer a dispensa de citao prvia, e no determinar o momento tal pedido possa ser efectuado aquando da remessa do processo ao juiz para despacho liminar. Ou seja, actualmente (tal como no regime anterior), a dispensa de citao prvia pode ser requerida pelo exequente em dois momentos distintos: No requerimento executivo inicial (alegando as circunstncias previstas no n3 do art. 812-F, e tratando-se como de um enxerto dum arresto numa fase liminar da aco executiva, como vem sendo entendido por alguns autores); Posteriormente, quando das diligncias para citao resultar dificuldade em efectuar a citao pessoal, e se a demora justificar o receio de perda de garantia patrimonial.

E os fundamentos para a dispensa de citao prvia continuam tambm, a ser os mesmos: Em caso de justo receio de perda de garantia patrimonial; No caso dificuldade em efectuar a citao prvia por ausncia do citado em parte incerta; Nas execues movidas unicamente contra o devedor subsidirio (n2 do art. 812-F).

1.14 NO SENDO ENCONTRADOS BENS SUFICIENTES PARA ASSEGURAR O PAGAMENTO DA DIVIDA, QUE PROCEDIMENTO DEVE SER ADOPTADO No tendo sido identificados quaisquer bens penhorveis e, notificado o exequente para os termos do 833B, nada indique, deve proceder-se de imediato citao ou notificao do executado para indicar bens penhora, com a advertncia prevista no n7 do referido artigo. No sendo identificados bens pelo executado, h lugar imediata extino da execuo, nos termos do n 6 do artigo 833B. H ainda no entanto que ter em ateno que o executado deve ainda ser notificado nos termos do n 3 da Portaria 313/2009, ou seja, para no prazo de 30 dias proceder ao pagamento da divida, com a cominao de ver o seu nome includo na lista pblica de execues. O teor desta notificao consta da referida portaria e dever ser sempre notificado ao executado, mesmo que tenha mandatrio constitudo. Parece-me razovel que esta notificao seja simultnea notificao de extino.

PERGUNTAS FREQUENTES
Esquema 2 Tramitao do 833B
Notificao do exequente para o 833B Notificao/cita o do Executado para o 833B Notificao extino / e notificao art. 3 Portaria 313/2009 Registo do executado na lista pblica de execues

12

Minuta 8 Citao do executado para os termos do 833B Fica pela presente citado, nos termos do disposto no n 4 do 833B e do CPC para, NO PRAZO DE DEZ DIAS, pagar ou opor-se presente execuo, com a cominao de considerarem confessados os factos constantes do requerimento executivo. No referido prazo, e ainda que se oponha execuo, dever indicar bens penhora com a cominao de, aps a extino da execuo, caso esta se renove, nos termos do n. 5 do artigo 920. e se verifique que tinha bens penhorveis, fica sujeito sano pecuniria compulsria, no montante de 5 % da dvida ao ms, com o limite mnimo global de mil euros, desde a data da omisso at descoberta dos bens, quando: a) No tenha feito qualquer declarao; ou b) Haja feito declarao falsa de que tenha resultado o no apuramento de bens suficientes para satisfao da obrigao. MEIOS DE OPOSIO Nos termos do disposto no artigo 60 do C.P.C. obrigatria a constituio de Advogado quando o valor da execuo seja superior alada do tribunal de primeira instncia (5.000,00 ). INFORMAES COMPLEMENTARES Nos termos do disposto no artigo 12 da Portaria n. 331-B/2009 de 30 de Maro, informa-se que o valor os honorrios e despesas devidos ao Agente de Execuo estimam-se em ---- , sem prejuzo de apuramento a final. Poder efectuar o pagamento da quantia exequenda, acrescidas das despesas provveis nos termos do n 3 do artigo 821 do CPC, no escritrio do Agente de Execuo (dias e horas constantes no rodap) em dinheiro ou cheque visado. O recebimento da oposio s suspende o processo de execuo quando o opoente preste cauo ou quando, tendo o opoente impugnado a assinatura do documento particular e apresentado documento que constitua princpio de prova, o juiz, ouvido o exequente, entenda que se justifica a suspenso (n 1 do artigo 818 do CPC). Informao genrica sobre a contagem de prazos e apoio judicirio Minuta 9 Notificao do executado para os termos do 833 Fica pela presente notificado, nos termos do n 4 do artigo 833B do Cdigo Processo Civil, para, no prazo de 10 dias, indicar bens penhora, com a cominao de, aps a extino da execuo, esta se renove a execuo, nos termos do n. 5 do artigo 920. e se verifique que tinha bens penhorveis, ficando sujeito sano pecuniria compulsria, no montante de 5 % da dvida ao ms, com o limite mnimo global de mil euros, desde a data da omisso at descoberta dos bens, quando: a) No tenha feito qualquer declarao; ou b) Haja feito declarao falsa de que tenha resultado o no apuramento de bens suficientes para satisfao da obrigao. Mais informo que, no sendo paga a divida, o seu nome passar a figurar na lista pblica de execues. Minuta 10 Notificao de extino (ao executado) Fica pela presente notificado da extino da instncia executiva nos termos do n 6 do artigo 833B do CPC. Nos termos e para efeito do disposto no artigo 3 da Portaria 313/2009 de 30 de Maro: 1 - Informa-se que terminou o processo [execuo n. (nmero de processo)] que corria contra si no (tribunal da comarca) para cobrana de uma dvida, pois no foram encontrados bens que pudessem ser vendidos para pagar a totalidade dessa dvida.

PERGUNTAS FREQUENTES

13

Portanto, no final do processo permanece em dvida o montante de (montante em dvida no final do processo) (euro). 2 - A partir deste momento tem 30 dias para pagar esta dvida ou para aderir a um plano de pagamento elaborado com o auxlio de uma das entidades reconhecidas pelo Ministrio da Justia para prestar apoio a pessoas sobreendividadas. 3 - Se passarem os 30 dias sem pagar ou aderir a um plano de pagamento, o seu nome, nmero de identificao fiscal e valor da dvida passaro a constar de uma lista pblica de execues (disponvel em http://tribunaisnet.mj.pt) com a indicao de que no tem bens suficientes para pagar essa dvida. Esta lista pblica e, portanto, pode ser consultada por qualquer pessoa ou empresa atravs da Internet. 4 - Pode pagar a dvida por uma das seguintes vias: Pagar atravs de qualquer Multibanco bastando seleccionar a opo Pagamento de servios e introduzir os seguintes dados: Entidade: (nmero da entidade); Referncia: (nmero da referncia); Montante: (montante em dvida no final do processo); Pagar ao (agente de execuo/tribunal): Atravs de transferncia bancria para o NIB (NIB do agente de execuo/NIB da conta do tribunal) com o descritivo (nmero de processo); ou Contactando-o atravs da seguinte morada (morada do agente de execuo/tribunal), telefone (nmero de telefone do agente de execuo/tribunal) ou fax (nmero de fax do agente de execuo/tribunal). 5 - Para aderir a um plano de pagamento da dvida pode dirigir-se a qualquer das entidades reconhecidas pelo Ministrio da Justia para prestar apoio a sobreendividados, caso se encontre numa situao de sobreendividamento reconhecida por uma dessas entidades. Veja quem so essas entidades e os seus contactos atravs da Internet, em www.gral.mj.pt, ou atravs do nmero de telefone (nmero de telefone do GRAL). (Esta notificao enviada de acordo com o disposto nos artigos 16.-A e 16.-B do DecretoLei n. 201/2003, de 10 de Setembro, e no artigo 3. da Portaria n. 313/2009, de 30 de Maro.)

Potrebbero piacerti anche