Sei sulla pagina 1di 5

Impacto da transmisso da Copa do Mundo 2010 para a qualidade da energia eltrica nos sistemas de distribuio

Jos Rubens Macedo Jr.1, Andr Luis Z. De Grandi2 Maria Jovita V. Siqueira2, Jules Renato V. Carneiro3 e Paulo F. Ribeiro4
1 - Universidade Federal de Uberlndia, Campus Sta. Mnica, Prdio 3N, Av. Joo Naves de vila, no 2100. Uberlndia MG. 2 - EDP Bandeirante, Av. Castelo Branco, no 77, Mogi das Cruzes SP. 3 - EDP Escelsa, Rodovia BR 101 Norte, no 3450, Serra ES. 4 - Technische Universiteit Eindhoven, Den Dolech 2, 5612 AZ, Eindhoven, The Netherlands

Resumo O presente trabalho tem por objetivo promover uma anlise tcnica detalhada do impacto da transmisso dos jogos da Seleo Brasileira de Futebol, durante a Copa do Mundo FIFA 2010, para a qualidade da energia eltrica nos sistemas de distribuio, notadamente no que se refere s frequncias harmnicas de corrente e tenso. Para este propsito foram realizadas medies de parmetros de qualidade de energia eltrica em dois diferentes sistemas de distribuio brasileiros. As anlises realizadas demonstram que, ao contrrio do esperado, a reduo de carga na frequncia fundamental a maior responsvel pela elevao dos nveis de distoro harmnica percentual nos sistemas de distribuio, e no o aumento acentuado das injees de correntes harmnicas decorrentes da grande incidncia de aparelhos de TV ligados simultaneamente durante a transmisso dos jogos da seleo brasileira de futebol. Finalmente, os resultados obtidos sugerem que regulamentaes futuras devero contemplar situaes de atipicidade, como no caso de grandes eventos televisivos, durante os quais vrios limites de indicadores da qualidade do produto sero seguramente ultrapassados. Palavras-chaves Harmnicas de Tenso e Corrente, Copa do Mundo FIFA, Qualidade da Energia Eltrica.

redes eltricas do sistema supridor. Um exemplo tpico desta situao a transmisso dos jogos da seleo brasileira de futebol durante a Copa do Mundo da FIFA.

Fig. 1. (a) Formas de onda da tenso e corrente em aparelho de TV, (b) espectro de frequncias da corrente e (c) caracterstica v x i do televisor.

I. INTRODUO Os aparelhos de televiso, sejam eles modernos ou no, apresentam caractersticas fortemente no lineares quando da anlise do relacionamento matemtico entre a tenso aplicada e a corrente circulante no circuito de alimentao televisor [1]. A figura 1 mostra as formas de onda da tenso e da corrente, assim como o espectro de frequncias da corrente e a caracterstica v x i para um aparelho de TV, evidenciando as caractersticas no lineares do equipamento. Assim, em algumas situaes especficas, nas quais milhes de aparelhos televisores conectados a um mesmo sistema eltrico operam de forma simultnea, pode ocorrer uma maximizao, em termos absolutos, das injees harmnicas de corrente nas
Jos Rubens M. Jr., jrubens@ieee.org, Tel. +55-34-3239-4703 Andr L. Z. Grandi, andre.grandi@edpbr.com.br, Tel. +55-11-2178-7120 Maria Jovita V. Siqueira, jovita@edpbr.com.br, Tel. +55-11-2178-7124 Jules R. V. Carneiro, jules.carneiro@edpbr.com.br, Tel. +55-27-3348-4610 Paulo F. Ribeiro, pfribeiro@ieee.org, Tel. +31 40 402 1012

Com o objetivo de se analisar o impacto da transmisso dos jogos da seleo brasileira de futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2010, diversas medies foram realizadas em dois distintos sistemas de distribuio de energia eltrica. A figura 2 ilustra a estrutura de uma das medies realizadas em uma determinada subestao de distribuio. Conforme pode ser observado, foi instalado um registrador de parmetros da qualidade da energia eltrica no secundrio do transformador de fora da subestao, o qual fornece energia a cargas predominantemente residenciais.

Fig. 2. Diagrama unifilar do sistema de distribuio monitorado.

Os tpicos seguintes apresentam os resultados obtidos para cada uma das grandezas eltricas monitoradas em diferentes subestaes. II. RESULTADOS DE MEDIO Para o sistema ilustrado na figura 2 foi realizada a monitorao de diversos parmetros eltricos, dentre eles a corrente de carga na frequncia fundamental em dois dias distintos: o dia de transmisso da partida entre Brasil e Coria do Norte e um dia til sem jogos da seleo brasileira. A figura 3 mostra os resultados obtidos.

Fig. 4. Comportamento da Distoro Harmnica Total de Corrente (DTC%).

Fig. 3. Registros da corrente fundamental (60 Hz).

Da anlise da figura 3, observa-se que durante o perodo de transmisso do jogo a corrente de carga fundamental apresentou uma reduo mxima da ordem de 40% em relao a um dia til normal. Outra grandeza monitorada foi a distoro harmnica total de corrente (DTC%). A figura 4 apresenta o respectivo resultado de medio, na qual se pode observar que a DTC% mxima registrada aumentou cerca de 120% quando comparada com um dia til normal, sem transmisso de jogos. Complementando a anlise relativa corrente medida no secundrio do transformador de fora da subestao de distribuio monitorada, a figura 5 mostra as principais correntes harmnicas individuais, em valores absolutos, fisicamente presentes na composio da corrente total medida. Dessa forma, so apresentadas as correntes de ordens harmnicas 3, 5, 7, 9 e 11. As demais ordens harmnicas apresentaram amplitudes muito pequenas, podendo as mesmas ser desprezadas na presente anlise.

Fig. 5. Comportamento das correntes harmnicas individuais.

A figura 5 mostra que as correntes com ordens harmnicas nas frequncias de 300 e 420 Hz, 5a e 7a harmnicas, respectivamente, so as mais impactadas pela transmisso dos jogos da seleo brasileira. Estranhamente, a figura 1 mostra que a componente de corrente de 3a harmnica gerada pelos aparelhos de TV a mais expressiva dentre todas as demais. Assim, por que motivo a mesma no apresentou impacto relevante durante a transmisso dos jogos? A resposta a esta pergunta est na prpria topologia da rede, mais especificamente no tipo de conexo dos transformadores de distribuio. A conexo em delta no lado primrio dos transformadores de distribuio funciona como um bloqueio natural para correntes de sequncia zero e, predominantemente, as correntes de terceira harmnica so de sequncia zero. bem verdade que uma determinada parcela da corrente de terceira harmnica se desloca para o lado de mdia tenso (atravs da conexo em delta do transformador de distribuio) sem maiores problemas, porm, nesse caso especfico as mesmas apresentam sequncia negativa ou positiva e so originadas pelo desequilbrio intrnseco do circuito. Em circuitos perfeitamente equilibrados (o que na prtica no existe nos sistemas de distribuio de energia eltrica), nenhuma corrente de terceira harmnica seria esperada no lado primrio do transformador de distribuio. Finalmente, apesar de uma pequena parcela de corrente de terceira harmnica passar pela conexo em delta do transformador, em funo do desequilbrio tipicamente verificado nos circuitos secundrios de distribuio, a mesma (para o caso monitorado) no foi suficiente para impactar de forma relevante a distoro de corrente de terceira harmnica durante a transmisso dos jogos, conforme mostrado na figura 5. As figuras 3 e 5 evidenciam, portanto, uma reduo na carga fundamental, assim como um aumento nas correntes harmnicas injetadas na rede, respectivamente. Dessa forma, partindo-se do princpio de que o aumento verificado nos valores absolutos das correntes harmnicas individuais de 5a e 7a ordem est diretamente relacionado com o aumento da quantidade de aparelhos de TV ligados simultaneamente, durante a transmisso dos jogos, qual seria a contribuio de cada um desses eventos (nmero de aparelhos de TV ligados simultaneamente e reduo da carga fundamental) no crescimento da distoro harmnica total de corrente (DTC%) durante a transmisso dos jogos da seleo brasileira de futebol? Conforme mostrado pela equao (1), a DTC% relaciona-se diretamente com o incremento das correntes harmnicas (numerador da expresso) e indiretamente com o aumento da corrente de carga na frequncia fundamental (denominador da expresso).

Considerando-se apenas as frequncias harmnicas relevantes para o caso estudo, a equao (1) pode ser reescrita conforme mostrado em (2).
DTC %
2 I 32 + I 52 + I 72 + I 92 + I11 I1

(2)

Fazendo-se uma anlise apenas para o perodo de transmisso dos jogos (compreendido entre o incio e o fim de cada partida) em dias normais e dias com jogos, foi possvel elaborar a tabela I com os valores mdios registrados para as correntes indicadas na expresso (2).
Tabela I Anlise das componentes mdias da DTC%

A tabela I mostra que o aumento mdio da DTC% durante o perodo de transmisso do jogo, em relao ao mesmo perodo de tempo em um dia til sem jogo, foi de 92,02%. Assim, pode-se verificar que o aumento da DTC% diretamente associada injeo de correntes harmnicas decorrentes de uma maior quantidade de televisores ligados simultaneamente igual a 29,27%, estando o mesmo representado pelo numerador da expresso de clculo da DTC%. Finalmente, o aumento da DTC% diretamente relacionado com a reduo da carga na frequncia fundamental igual a 48,54% (1/(1-0,3268)) e est indicado no denominador da expresso de clculo da DTC%. Diante do exposto, e ao contrrio do que poderia ser imaginado, o crescimento da distoro harmnica total de corrente (DTC%) durante a transmisso dos jogos da seleo brasileira est muito mais fortemente associada com a reduo da carga na frequncia fundamental do que com o aumento da injeo de correntes harmnicas proporcionada pelo grande nmero de aparelhos de TV ligados simultaneamente. O mesmo comportamento observado para a distoro harmnica total de corrente foi tambm observado para a distoro harmnica total de tenso (DTT%). A figura 6 mostra o comportamento da DTT% em todos os dias com jogos da seleo brasileira durante a Copa FIFA 2010, comparativamente ao valor de referncia estabelecido no mdulo 8 dos Procedimentos de Distribuio (PRODIST) [3].

I
DTC % =
h=2

2 h

(1)

I1

Fig. 6. Distoro harmnica total de tenso (DTT%) registrada durante os dias com jogos da seleo brasileira de futebol na Copa do Mundo FIFA 2010.

A similaridade do comportamento da DTC% e da DTT% ao longo dos dias sugere um comportamento aproximadamente constante para as impedncias nas ordens harmnicas predominantes (quinta e stima harmnicas). Contudo, em funo de limitaes tcnicas, o comportamento da impedncia da rede durante a transmisso dos jogos no foi objeto de monitorao no presente trabalho, ficando a referida anlise a ser tratada em trabalhos futuros. A anlise da figura 6 resulta uma observao extremamente importante, a ser considerada pela Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL) quando da definio de limites para as distores harmnicas de tenso. Vale ressaltar que os valores atuais publicados no mdulo 8 dos Procedimentos de Distribuio so apenas referenciais, no devendo os mesmos serem utilizados em embates judiciais ou mesmo em processos de mediao entre consumidores e distribuidoras de energia eltrica. Dessa forma, regulamentaes futuras devero considerar indicadores estatsticos para as distores harmnicas de tenso, contemplando desvios de at 2 horas (tempo mdio de durao dos jogos de futebol) dos valores regulamentados. Como exemplo prtico, e partindo-se da figura 6, caso o limite para a DTT% fosse regulamentado em 5%, haveria violao dos referidos limites durante a transmisso dos jogos. Por esse motivo, portanto, os limites a serem futuramente estabelecidos devero ser baseados em indicadores estatsticos, de forma a contemplar eventuais alteraes provocadas por grandes eventos televisivos. Nesse sentido, uma boa soluo seria a criao de faixas precrias e crticas para as distores harmnicas de tenso, a exemplo do que se encontra em vigncia para o caso das variaes de tenso em regime permanente [3]. Dentro desse contexto, a referncia [4] apresenta uma proposta de indicadores estatsticos para as distores harmnicas de tenso. A figura 7 mostra o comportamento da DTT% em um dia com transmisso de jogos da seleo brasileira, assim como em um dia til normal. Conforme observado, a elevao mxima da DTT% no dia da transmisso do jogo foi da ordem de 40% em relao ao dia sem jogo.

Fig. 7. Comportamento da Distoro Harmnica Total de Tenso (DTT%).

Assim como obtido para o caso das correntes harmnicas individuais, as ordens predominantes para as tenses harmnicas individuais ocorreram nas frequncias de 300 e 420 Hz, quinta e stima harmnicas, respectivamente. A figura 8 ilustra o resultado da monitorao das componentes individuais das harmnicas de tenso. Tambm para o referido caso, a terceira harmnica de tenso no registrou alteraes durante o perodo de transmisso dos jogos. Assim, partindo-se da premissa do comportamento constante das impedncias harmnicas, resulta a interpretao de que as tenses harmnicas registradas esto diretamente associadas s correntes nas respectivas frequncias harmnicas, valendo, assim, a mesma interpretao baseada na conexo em delta dos transformadores de distribuio, anteriormente explicada.

O aumento mdio registrado para a DTT% em duas edies consecutivas da Copa do Mundo FIFA foi de 7,07%. Contudo, nesse momento no ser realizada nenhuma anlise acerca das causas associadas ao referido aumento. Apesar da grande possibilidade de aumento do nmero de televisores por parte da populao, tal anlise necessita de um maior nmero de informaes, assim como de mais edies da Copa do Mundo FIFA possibilitando um aumento na base de dados para anlise. III. CONCLUSES O presente trabalho apresentou aspectos qualitativos e quantitativos relacionados s distores harmnicas de tenso e corrente, nos sistemas de distribuio de energia eltrica, quando da transmisso dos jogos da seleo brasileira de futebol durante a Copa do Mundo FIFA 2010. A primeira concluso resultante dos dados monitorados foi que, ao contrrio do esperado, o crescimento registrado para a distoro harmnica total de corrente e tenso est mais fortemente relacionada com a diminuio da carga na frequncia fundamental do que com o aumento da corrente harmnica injetada no sistema em decorrncia do grande nmero de aparelhos de TV ligados simultaneamente durante a transmisso dos jogos. Outra anlise importante decorrente do presente trabalho a necessidade de elaborao (para regulamentaes futuras) de indicadores estatsticos para as distores harmnicas de tenso, de forma a contemplar os desvios associados com grandes eventos televisivos. Finalmente, foi mostrado que em duas edies consecutivas da Copa do Mundo FIFA houve um aumento de 7,07% na distoro harmnica total de tenso registrada para um determinado barramento de distribuio em 138 kV. REFERNCIAS
[1] MACEDO Jr., J. R., Martins, A. G., Vilela S., M. J., Carneiro, J. R. V., The impact of FIFA World Cup 2006 on Power Quality in the electric distribution systems. 9th International Conference on Electrical Power Quality and Utilisation. EPQU 2007. Barcelona, Spain, October 2007. [2] RIBEIRO, P. F., L. C. A. Fonseca, J. S. M. Farias, R Ximenes, E. L. S. Melo and L. S. F. Lucena, Superviso e Anlise de Harmnicos na Operao do CE de Fortaleza. IX Seminrio Nacional de Produo e Transmisso de Energia Eltrica SNPTEE. Belo Horizonte, MG, 1987. [3] ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica, Procedimentos de Distribuio PRODIST, Mdulo 8, Qualidade da Energia Eltrica. [4] Di GRANDI, Andr Luiz Z., Carneiro, J. R. V.,Caracterizao das distores harmnicas de tenso em circuitos secundrios de distribuio. VIII Conferncia Brasileira sobre Qualidade da Energia Eltrica. CBQEE 2009. Blumenau SC.

Fig. 8. Comportamento das tenses harmnicas individuais.

Finalmente, a figura 9 apresenta um comparativo da distoro harmnica total de tenso para duas edies consecutivas da Copa do Mundo FIFA, realizadas nos anos de 2006 e 2010, respectivamente. Os registros mostrados na figura 9 foram obtidos considerando-se um mesmo barramento de distribuio em 138 kV.

Fig. 9. Comportamento da DTT% em duas diferentes edies da Copa do Mundo FIFA para um mesmo barramento de 138 kV.

Potrebbero piacerti anche