Sei sulla pagina 1di 3

INTENSIVO I Disciplina: Direito Processual Penal Prof.

: Renato Brasileiro Aula n18

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

Jurisdio e competncia: 1. Mecanismos de soluo dos conflitos: 1.1 autotutela: caracteriza-se pelo emprego da fora para satisfao de interesses. Em regra, no admitida. 1.2 autocomposio: caracteriza-se pela busca do consenso entre as partes. 1.3 jurisdio: uma das funes do Estado, exercida precipuamente pelo Poder Judicirio, na qual o estado-juiz se substitui aos titulares dos interesses em conflito para aplicar o direito objetivo ao caso concreto, fornecendo uma pacfica soluo controvrsia. 2. Princpio do juiz natural: o direito que cada cidado tem de saber, antecipadamente, qual a autoridade jurisdicional que ir processar e julg-lo caso venha a praticar um delito. Tribunal de exceo: um rgo jurisdicional criado aps a prtica do delito, especificamente para julglo. 2.1 regras de proteo que derivam do princpio do juiz natural: a. b. c. s podem exercer jurisdio os rgos institudos pela CF. ningum pode ser julgado por rgo jurisdicional criado aps a pratica do fato delituoso. entre os juzos pr-constitudos vigora uma ordem taxativa de competncias que impede qualquer discricionariedade na escolha do juiz.

2.2 observaes finais: a. lei que altera a competncia e sua aplicao aos processos em andamento: lei que altera a competncia tem aplicao imediata aos processos em andamento ( CPP, art. 2), salvo se j houver sentena de mrito a poca da alterao da competncia, hiptese em que o processo dever ser mantido na justia de origem. b. convocao de juzes de 1 grau para substituir desembargadores: b.1 previso legal: LC 35/ 79, art. 118 e lei 9.788/99, art. 4. b.2 critrio para a convocao dos juzes: ateno para ADI 1.481, em que o STF entendeu que a convocao s possvel mediante escolha feita pela maioria absoluta do tribunal, afastados quaisquer critrios de natureza subjetiva. b.3 julgamento por turma composta, em sua maioria por juzes convocados: para os tribunais superiores, perfeitamente legal o julgamento por turma formada por maioria de juzes convocados, desde que esta convocao tenha sido feita na forma do art. 118 da LC 35/79 (STF HC 96.821).

INTENSIVO I Direito Processual Penal Renato Brasileiro Aula n. 18

b. 4 julgamento originrio perante os tribunais e convocao de juzes: geralmente, os regimentos internos dos tribunais estabelecem a obrigatoriedade da presena de pelo menos 2/3 de desembargadores na sesso de julgamento, estando excludos deste computo juzes convocados ( STJ HC 88.739). 3. Competncia: a medida e o limite da jurisdio, dentro dos quais o rgo jurisdicional poder aplicar o direito objetivo ao caso concreto. 3.1 espcies de competncia: a. b. c. d. ratione materiae: natureza do delito. ratione personae/ funcionae: competncia por prerrogativa de funo. ratione loci:competncia territorial. competncia funcional: a distribuio feita pela lei entre diversos juzes da mesma instncia ou de instncias diversas para praticar determinados atos. d.1 H trs espcies: a. por fase do processo: de acordo com a fase em que o processo estiver, um rgo jurisdicional diferente ir exercer a competncia. b. por objeto do juzo: cada rgo jurisdicional exerce a competncia sobre determinadas questes a serem decididas no processo. itens a e b so citadas como competncia funcional horizontal.

c. competncia funcional por grau de jurisdio: aquela que divide a competncia entre rgos jurisdicionais superiores e inferiores (competncia funcional vertical). competncia funcional horizontal: ocorre quando no h hierarquia entre os rgos jurisdicionais. competncia funcional vertical: ocorre quando a hierarquia entre os rgos jurisdicionais. 4. Quadro comparativo entre a competncia absoluta e a relativa: *algumas caractersticas. 4.1 Duas caractersticas de nulidade absoluta: 1. pode ser argida a qualquer momento, enquanto no houver o trnsito em julgado da deciso. Porm, em se tratando de sentena condenatria ou absolutria imprpria, uma nulidade absoluta pode ser argida mesmo aps o trnsito em julgado, seja por meio de HC ou Reviso criminal. 2. o prejuzo presumido, ou seja, no h a necessidade de comprovao do prejuzo. 4.2 Duas caractersticas fundamentais da nulidade relativa: 1. deve ser argida em momento oportuno sob pena de precluso. 2. na hiptese de nulidade relativa, o prejuzo deve ser comprovado. 4.3 Incompetncia absoluta - observao: - pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz enquanto o magistrado exercer a jurisdio no processo.

INTENSIVO I Direito Processual Penal Renato Brasileiro Aula n. 18

4.4 Incompetncia relativa - observaes: 1. pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz. No se aplica ao processo penal a sumula n 33 do STJ. 2. em virtude da insero do princpio da identidade fsica do juiz no processo penal (CPP, art. 399, 2), a doutrina entende que a incompetncia relativa s pode ser reconhecida de ofcio pelo juiz at o incio da instruo probatria. 4.5 Conseqncia da incompetncia absoluta: a. de acordo com a doutrina tanto os atos decisrios quanto os probatrios devem ser anulados. b. de acordo com os tribunais superiores, reconhecida a incompetncia absoluta, somente devero ser anulados os atos decisrios, sendo que, a partir do HC 83.006, o STF passou a entender que possvel a ratificao de atos decisrios pelo juzo competente. c. quanto ao recebimento de pea acusatria por juzo incompetente, deve se entender que a prescrio somente ser interrompida quando ocorrer a ratificao do recebimento pelo juzo competente. 4.6 Conseqncia da incompetncia relativa: doutrina e jurisprudncia entendem que, reconhecida a incompetncia relativa, somente os atos decisrios devem ser anulados.

INTENSIVO I Direito Processual Penal Renato Brasileiro Aula n. 18

Potrebbero piacerti anche