Sei sulla pagina 1di 85

2

Copyright 2011 por Ren Burkhardt

Capa Cludio Nunes Horcio

Reviso Ren Burkhardt

Um chamado intimidade
Ren Burkhardt

Nenhuma parte deste livro poder ser reproduzida sem a autorizao prvia do autor.

Contato com o autor: kasteloforte@gmail.com kasteloforte.blogspot.com

ndice

Prefcio........................................................ 05 Eis a Eternidade ........................................... 06 Um Chamado Intimidade .......................... 10 O Peso da Minha Cruz.................................. 14 Armadilha Mortal......................................... 22 A Soberba e o Pecado Mortal ....................... 28 A Libertao do Pecado................................ 35 Examinem-se.................................................44 Obedincia. ...................................................51 Somos Santos?............................................. 64 Ser Que Ningum Viu Isto?......................... 70 Discipulado................................................... 76 Vocs, Discpulos, So o Sal da Terra ............ 81 Respondendo ao Chamado........................... 85

Prefcio

Ao receber o convite para prefaciar Um Chamado Intimidade, confesso que me senti completamente incapaz de faz-lo. No somente pela amizade que tenho com Ren Burkhardt, que me torna um tanto suspeito, mas tambm por conhecer seus escritos e saber da profundidade dos mesmos. Afinal, como definir o indefinvel? O mximo que posso fazer, e o fao com total sinceridade, dizer do impacto que este livro causou em minha vida. Livro que, alis, no poderia ter um ttulo mais apropriado. Um Chamado Intimidade exatamente isto: um apelo urgente para nos achegarmos, desnudos de nosso ego, ao corao de Deus, ao cerne de Sua vontade, revelada em Cristo Jesus. Desta forma, cada captulo levou-me a uma sincera introspeco, na qual fui confrontado com minha soberba e levado a constatar a total dependncia do Esprito Santo para transformar, capacitar e conduzir o meu ser no caminho que devo andar. De maneira que este no meramente um livro para ser lido, mas um verdadeiro chamado de Deus para ser atendido. Sendo assim, o leitor perceber que esta no uma obra de rpida leitura, mas de necessria reflexo, na qual somos, por diversas vezes, levados a parar e meditar em nossas prprias vidas. Aos que chegarem ao final desta jornada, posso garantir que no mais lhes pesar o fardo da culpa e da condenao. Em lugar disso, a compreenso de quem somos em Cristo Jesus: amados filhos de Deus, que nos chama para uma perfeita e maior intimidade com Ele.

Alan Capriles

Eis a Eternidade

Deus

eterno

infinito!

Esses

dois

atributos,

isoladamente, j so impossveis de serem compreendidos pelo homem, que mortal e totalmente limitado. At para tentar compreender e definir esses atributos, o homem se utiliza de elementos limitados. Nossas prprias palavras impem limites.

Para definir a eternidade, por exemplo, o homem precisa dizer que ela no ter princpio, nem fim de dias! O homem no consegue compreender que a eternidade est alm de seus conceitos de tempo e espao, e que estes conceitos, tempo/espao, esto contidos nessa eternidade. Mais difcil ainda, compreender que cada momento desse tempo/espao visto de qualquer ponto da eternidade, eternamente, tipo um filme rodando quadro a quadro, onde cada quadro, esttico, pode ser apreciado pelo Eterno, quantas vezes Ele quiser. Pior ainda, compreender que Deus o Pai da eternidade!

Esta compreenso explica, de uma forma bsica, a prescincia de Deus, Sua cincia e Sua ps-cincia,

conhecidas como Sua Oniscincia, de cada fato que envolve toda a Sua Criao, em cada ponto daquilo que conhecemos 6

como tempo e espao. exatamente isto que O permite interferir pessoalmente em cada questo de nossas vidas, como se fssemos o nico ser criado por Ele, sem que todo o restante do sistema desande. isto que O permite conciliar Sua soberania com livres escolhas do homem, fazendo Sua vontade se cumprir atravs da prpria vontade do ser humano, sem mudar de idia a cada atitude nossa, como se tivesse sido pego de surpresa.

Diante disto, somos levados a concordar com o Senhor, quando Ele diz: "Pois os meus pensamentos no so os pensamentos de vocs, nem os seus caminhos so os meus caminhos" e "Assim como os cus so mais altos do que a terra, tambm os meus caminhos so mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos (Is 55.8-9).

Assim,

nessa

sabedoria

infinitamente

superior

nossa, Deus providenciou, na eternidade, mas trazendo para uma forma que coubesse em nossa compreenso, o

escndalo da Cruz! E esta a forma de Deus lidar com o pecado! Ele atraiu todas as pessoas Cruz, a fim de que, atravs dela, fosse consumada a Sua Justia: condenao, para quem a rejeita como nico caminho que leva reconciliao gratuita com Deus, ou salvao, para quem a recebe e aplica sua prpria vida como o Caminho da Verdade! 7

Mas o pensamento pequeno e limitado do homem o leva a buscar caminhos alternativos, tanto para se

aproximar, quanto para se afastar de Deus. O que quer se aproximar, na sua prpria fora, no seu prprio

conhecimento, anula a mensagem de Jesus, de que o Reino Eterno dos Cus est prximo e que basta a f na suficincia da obra de Cristo na Cruz, para entrar nele. Os que assim agem, desconsideram a Graa e se penduram na lei, seja ela qual for, afirmando que este o caminho certo. Assim, tentam fazer com que a eternidade dependa e caiba dentro de um livro: qualquer livro que lhes apresente alguma lei, ou algo que possam transformar em lei!

J o que quer se afastar de Deus, no percebe que, ainda que suba aos cus, ou, ainda que desa ao mais profundo abismo, nunca poder estar longe do Senhor, o seu Criador! Tenta, em vo, viajar por caminhos que aparentam ser livres de Deus, sem perceber que Ele est ali tambm, observando aquela criatura que se imagina deus e que, por isto, diz no existir um Deus! Se perde na limitao de sua prpria vaidade, ao invs de se encontrar na vastido da eternidade.

Da em diante Jesus comeou a pregar: Arrependamse, pois o Reino dos cus est prximo" (Mt 4.17). Ele no falava sobre uma proximidade no tempo, algo que vai 8

chegar logo, mas de uma proximidade no espao, algo que est acessvel, pois Ele mesmo o Caminho para essa eternidade representada por Reino dos cus. Andando por esse caminho apertado das dificuldades e entrando pela porta estreita, pela qual s passa uma pessoa de cada vez, no um grupo, passamos a fazer parte dessa eternidade, porque estamos nas mos do Pai da eternidade e, de Suas mos, ningum nos arrebata! E o arrependimento que Ele nos cobra , apenas, que a gente pare de acreditar que somos deuses, ou que podemos chegar a Deus atravs do nosso prprio esforo, como Israel acreditava que seria!

Isto um convite para embarcarmos em Suas Palavras, tomarmos lugar sob o Seu jugo suave, enviarmos nossos fardos para longe, atravs dEle, e viajarmos

eternamente em Sua companhia!

Prxima partida, agora mesmo! s voc querer, confiar e tomar o seu lugar, que j est reservado!

Tenham todos uma tima viagem!

Um Chamado Intimidade

Jesus nos ensinou, o tempo todo, a buscarmos intimidade com o Deus Pai. Os judeus tinham medo (e ainda tm), at mesmo, de pronunciar o nome de Deus. A, ao nos ensinar a orar, Ele j demonstra que devemos nos dirigir com intimidade a Deus, sem medos, chamando-O de Pai. No s nessa orao, mas tambm na parbola do filho prdigo e outras diversas passagens bblicas, a

demonstrao que temos de um relacionamento ntimo de Pai e filho. Mas o que , exatamente, viver essa intimidade? Seria, apenas, no momento de falar com o Pai, ou quando voltamos envergonhados, com o rabinho entre as pernas, para pedir o Seu perdo?

Entendo que essa intimidade bem mais do que isto. Nossa vida ntima com Deus deve se manifestar a todo momento, em todos os dias, atravs de nossas atitudes diante de Deus e diante dos homens. Neste aspecto, vejo a parbola da grande ceia, em Lucas 14.16-24, como uma grande indicao para isso.

Nessa parbola, certo homem, que representa Deus, convida a muitas pessoas para participarem de uma grande ceia que ele havia preparado. Ora, certamente, esse homem 10

convidou pessoas de seu relacionamento ntimo, para confraternizarem com ele. Como este homem representa a Deus, as pessoas que Ele convidou so, hoje, os cristos, aqueles que aceitaram o chamado para serem discpulos de Jesus, seguindo Seus passos. Mas, como disse no incio, ns somos chamados a ter intimidade constante com o Senhor, em nosso dia a dia, no apenas quando formos para o cu. Dessa forma, podemos entender esse convite para a grande ceia como sendo um convite constante, permanente, dirio.

Mas como esse convite nos feito? A todo momento, surgem, diante de ns, aquelas boas obras, as quais Deus de antemo preparou para que andssemos nelas (Ef 2.10). Essas obras no se limitam nossa ajuda a pessoas que tenham passado por uma catstrofe natural, a povos que passam fome, a rfos e a vivas. Essas boas obras so muito mais numerosas e muito mais comuns em nossas vidas, do que temos realmente percebido.

Na parbola, Jesus se refere a desculpas comuns e que, aparentemente, no so atitudes ms, as quais usamos para no atendermos ao convite de Deus. Ele diz que usamos como desculpas nossas prprias obrigaes dirias, que, em si mesmas, no so ms. No errado nos concentrarmos em nosso trabalho. No errado cuidarmos dos bens que o Senhor nos entregou para administrarmos. No errado cuidarmos de nossas famlias. O erro no est 11

nisso! O erro est em colocarmos tais coisas acima de nosso relacionamento ntimo com o Senhor. Ele tem a primazia sobre todas as coisas! para Ele que devemos olhar, mesmo diante das questes mais simples de nosso cotidiano.

Ento, na verdade, Jesus est dizendo: Lembra quando aquele mendigo lhe pediu um prato de comida e voc disse que no poderia atend-lo, porque estava em cima da hora de ir trabalhar? Era eu que estava convidando voc a saciar a minha fome de intimidade com voc! Lembra quando aquele vizinho lhe pediu o carro emprestado para levar a esposa ao hospital e voc disse que no poderia atend-lo, porque voc era zeloso com seu patrimnio e no poderia correr o risco de danific-lo? Era eu que estava convidando voc a ter intimidade comigo atravs do meu maior patrimnio: o ser humano! Lembra quando aquele seu parente foi chorar sua dor com voc e, porque estava fazendo o jantar para a sua famlia, voc disse a ele que voltasse outra hora? Era eu que estava convidando voc a ter, comigo, a intimidade de uma famlia!.

O Senhor conhece todas as nossas obrigaes, todas as nossas necessidades. Mas Ele que sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder. Por isto, quando nos deparamos com alguma circunstncia que demande amor, piedade, no podemos deixar de atend-lO, por mais santa que seja a nossa desculpa. J que Ele sustenta todas as 12

coisas, atend-lO no ir prejudicar nada que estejamos por fazer. Podemos ter a certeza de que em muito mais vezes do que imaginamos, Ele est nos dizendo: Este o caminho, ande por ele e voc ter intimidade comigo!.

13

O Peso da Minha Cruz

Busco.

muito

tempo

tenho

buscado

maior

intimidade com o Senhor Jesus. Quantas vezes j perguntei: Senhor, que farei para herdar a vida eterna?. Quantas vezes lutei contra meus pecados, pensando em atingir tamanha santidade que permitisse ao Senhor ter comunho comigo! Quantas vezes clamei ao Senhor, para que Ele resolvesse meus problemas, a fim de que eu tivesse condies de fazer a Sua vontade! Quantas vezes condenei ao meu prximo por errar, onde eu estava acertando, ao mesmo tempo em que me escusava por errar, onde ele estava acertando! Quantas vezes o julguei, por no ser

como eu! Quantas vezes o desprezei, por no ser como eu! Quantas vezes, quantas vezes...

Como difcil entender a verdade da Palavra do Senhor, que diz: porque estreita a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida... (Mt 7.14 grifo meu). Mas, graas a Deus, o Esprito Santo nos ensina todas as coisas. E, com o passar do tempo, com a evoluo dos acontecimentos, Ele nos mostra que o caminho apertado para aqueles que no seguem risca a orientao de Jesus: ...Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue,

14

dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lc 9.23 grifo meu).

Negar a si mesmo andar na contramo do mundo. Enquanto o mundo nos estimula (at exige) a cuidarmos da nossa aparncia, buscarmos o maior conforto possvel, satisfazermos todas as nossas vontades, tentarmos realizar todos os nossos sonhos, usarmos todos os meios disponveis para alcanarmos a nossa felicidade, mesmo que isto cause a infelicidade de outros, o Evangelho nos leva a no nos preocuparmos com aparncia, conforto, satisfao de

vontades pessoais; nos leva a abrirmos mo de nossos sonhos em troca de cumprirmos a vontade do Pai, e nos ensina que o nico caminho para a felicidade pessoal buscar a felicidade de Deus e dos homens.

Normalmente, pensamos que, ao negarmos a ns mesmos, estaremos entrando em uma vida de dolorosos sacrifcios, de pagamento de preos. Porm, no isto o que acontece na prtica. Quando, verdadeiramente, amamos a Deus e aos homens, o nosso desejo ser o de que eles sejam felizes. Isto quer dizer que, quando eles ficarem felizes, automaticamente ficaremos satisfeitos e, portanto, felizes tambm.

15

Isso acontece quando, por exemplo, um criminoso condenado se entrega ao senhorio de Jesus. No importa se tivemos participao nesta converso, ou no. O que importa que uma alma foi resgatada das mos do inimigo. Esta alma estar feliz pela libertao de seu cativeiro espiritual e pela possibilidade de encontrar o tesouro que est oculto no campo. E nosso Deus Pai tambm estar feliz, por avistar ao longe o seu filho prdigo voltando. Se amamos a Deus e ao prximo, ficaremos felizes com a felicidade do criminoso e com a felicidade do nosso Senhor! Assim, esta a receita que o Evangelho nos d, para a nossa felicidade: amem a Deus e ao prximo! Deixem que o Senhor acrescente tudo o que for realmente necessrio para as suas vidas.

Isso nos leva a concluir que, ao invs de pagarmos um preo, ao invs de entrarmos em uma vida de sofrimento, quando dizemos no para as nossas vontades, na verdade, estaremos andando no caminho que nos traz felicidade. Neste caminho, s iremos sofrer quando no quisermos abrir mo de uma vontade nossa, ao buscarmos a felicidade de Deus e dos homens. Se eu no abro mo de comer manjares especiais, vou sofrer muito ao ofertar meu dinheiro ao Senhor, porque no vai sobrar o suficiente para eu satisfazer o meu desejo. Se eu no abro mo de uma programao na televiso, vou sofrer muito ao ter que sair 16

para fazer a obra de Deus, porque no vou satisfazer meu desejo de assistir meu programa favorito. Se eu no abro mo de julgar aos outros, vou sofrer muito ao ter que perdoar, porque no vou satisfazer o meu desejo de que os outros se deem mal. Se eu no abro mo de contar o segredo de algum para outra pessoa, vou sofrer muito ao ser repreendido, porque no vou satisfazer o meu desejo de ser o dono da verdade e do conhecimento. Se eu no abro mo da minha soberba tambm nas pequenas coisas, vou sofrer muito ao ser disciplinado pelo Senhor, porque no vou satisfazer o meu desejo de me assentar acima do Trono de Deus.

E o Senhor me diz que, para segui-Lo, devo carregar a minha prpria cruz, todos os dias. Que peso insuportvel! Olho para o caminho frente, em direo ao Calvrio, e ele parece no ter fim. Parece que no vou suportar o peso de todas as coisas que formam a minha cruz. O peso das minhas injustias para com os outros. O peso da minha soberba impregnada em cada ato meu: uma soberba que sempre me levou a julgar queles que estavam em um estgio mais alto na f, ao mesmo tempo que me levava a desprezar aos que eram mais fracos nela; soberba que sempre me levou a pensar que era o melhor cnjuge do mundo, o melhor pai, o melhor filho, o melhor estudante, o

17

melhor trabalhador, o melhor amigo, o melhor colega, o melhor cristo, o melhor em tudo...

essa soberba que me leva a discutir com os outros, sem considerar nada em favor deles, to somente, que eles esto errados e eu certo. ela que me leva a no aceitar o arrependimento de algum, porque essa pessoa no pode ser mais humilde que eu. ela que me leva a no perdoar os erros dos outros, porque eles tm que ser perfeitos como eu. ela que me leva a aprovar algo feito por outra pessoa, mas acrescentando que eu faria diferente, para que ficasse melhor. ela que me leva a querer cumprir a lei sobre o pecado dos outros, mas exigir a graa sobre o meu pecado. ela que me leva a pensar que posso fazer alguma coisa para herdar a vida eterna, ao invs de aceitar o amor e o perdo de Deus, em Cristo Jesus crucificado e ressurreto, e confiar que o mais Ele far. ela que me leva a pensar que posso me santificar, para que o Senhor Se aproxime de mim. Aceitar a graa confirmar que sou incapaz de fazer qualquer coisa que me justifique diante de Deus e isto contrrio ao que me diz a minha soberba.

Mas,

graas

Deus,

uma

autoridade

superior

determinou que Simo levasse a cruz de Jesus at o Calvrio. Da mesma forma, uma autoridade superior, Jesus, 18

determinou que Ele prprio seria meu companheiro de jugo e dividiria o peso comigo. Mais do que isto, Ele disse que me aliviaria da minha sobrecarga, se eu tomasse sobre mim o Seu jugo e aprendesse com Ele. Assim, eu acharia descanso, porque o Seu jugo suave e o Seu fardo leve. Aprendendo com Ele, Seu Esprito me purifica dia a dia, atravs da Sua Palavra, e descubro que o peso vai sendo arrancado de meus ombros.

Que alvio tremendo estar chegando de volta casa de meu Pai e perceber que Ele veio correndo at mim, antes mesmo que eu chegasse l. como um blsamo sobre uma ferida sentir o amoroso abrao de nosso Pai Celestial, Seus beijos afetuosos e Sua imensa alegria por minha volta Sua casa. Que paz tremenda eu sinto ao perceber que Ele no quer que eu pea perdo pelos meus pecados, porque Ele j viu o arrependimento em meu corao, e nem quer mais que eu fique falando sobre eles. Que alegria eu sinto ao entender que tudo o que Ele mais quer ter comunho comigo, que eu no saia mais de Sua presena. Que felicidade saber que Ele considera morto o meu velho eu e s Se interessa pelo novo homem que o Seu Esprito est formando em mim, agora.

19

Ao atender ao chamado de ir a Jesus, tomar sobre mim o Seu jugo e aprender com Ele, todo o peso da minha cruz est sendo desfeito. Seu Esprito est realmente me aliviando e me fazendo sentir a leveza de Seu fardo. O Senhor tem, dia a dia, arrancado de mim cada item que pesava contra mim. Isto me faz pensar que, ao dizer que devemos tomar nossa cruz dia a dia e segui-Lo, o Senhor, na verdade, quer que reconheamos as coisas que pesam sobre ns, para que Ele possa tratar, consertar, medida que concordamos com Ele e que permitimos sermos

moldados Sua semelhana.

Seguir ao Senhor estar consciente de que serei transformado todos os dias, at alcanar a perfeio de santidade que me permitir ver ao Pai. estar consciente de que em meus dias, aqui na terra, posso no ter nem onde reclinar minha cabea. estar consciente de que o mundo ser contra mim e, mesmo assim, posso me animar, porque o Senhor venceu o mundo. estar consciente de que posso passar por inmeras privaes, porm, o Senhor estar comigo e nada vai me separar do Seu amor. Seguir ao Senhor no pensar mais em vantagens para a minha vida, porque j no sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim. Seguir ao Senhor andar no caminho apertado, aquele caminho onde no cabe nenhuma dessas nossas vontades.

20

Seguir ao Senhor me faz no pensar mais no peso da minha cruz, nem pensar no conforto e na segurana para mim mesmo. Eu O sigo com a certeza de que a minha vida o despojo suficiente para mim, porque Ele sabe tudo o que necessrio para que Seu propsito se cumpra em mim, sem a necessidade (muito menos, a possibilidade) de que eu O dirija. Me alegro com Suas palavras: Pois certamente te salvarei, e no cairs espada, porque a tua vida te ser como despojo, porquanto confiaste em mim (Jr 39.18).

21

Armadilha Mortal

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito... Disse a serpente mulher: ... no dia em que dele comerem, seus olhos se abriro, e vocs sero como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gn 3). Em outras palavras, Satans estava dizendo: Vocs tm direitos! Vocs so filhos do Rei! No so pouca coisa, no! Onde est a dignidade de vocs? Vocs so muito mais dignos do que aparentam! Vocs so a imagem do prprio Deus, iguais a Ele!.

Algum pode dizer que nunca ouviu essas palavras, l no seu ntimo? Se voc pode dizer que nunca as ouviu, cuidado! H um lao sob seus ps, que ser puxado e apertado a qualquer momento! Satans s pode agir com a permisso de Deus, mas Este usa aquele para nos

aperfeioar, para provar nossa f para ns mesmos, para desviar os que so reprovados, enfim, para cumprir Seus propsitos.

Desde o comeo, Satans tentou, com xito, arruinar a relao pura e direta entre o homem e Deus. Aps nossa queda, ele continuou, com muito xito, a nos afastar do 22

Caminho da reconciliao com Deus. Ele continuou a nos ensinar a sermos soberbos! Ele e ns perdemos o

relacionamento de Pai e filhos, entre Deus e ns, por causa da soberba. E este continua sendo o caminho da separao, mesmo depois da obra perfeita de Cristo, porque esse o caminho inverso quele que Jesus construiu.

fcil para Satans manter aqueles que ainda no conhecem a Cristo longe de Deus, atravs da soberba. o que se v por todo o mundo, atravs de toda a Histria! No af de serem superiores aos outros, os homens se odeiam e se matam. O rico quer ser ainda mais rico, no para desfrutar de um maior conforto, que sua riqueza inicial j poderia satisfazer, mas para se sentir superior, mais rico do que algum especfico, ou do que todas as outras pessoas. Naes entram em guerra com outras, no pelas questes ideolgicas que propagam, mas para agregar ainda mais territrios aos seus e/ou demonstrarem sua superioridade. O empregado entra em competio com seus colegas, para provar que ele o mais eficiente. A dona de casa explica sua receita para outra mulher, no para que esta aprenda, mas para mostrar a todos que ela a melhor cozinheira, superior rival. E, assim, todos seguem formando inimigos o tempo todo, porque a soberba de cada um no permite que exista algo ou algum superior a si mesmo!

23

Mas Deus Se revela a todas as pessoas! Todas, sem exceo, recebem orientao do Esprito de Deus, sobre o Caminho certo a seguir. E a que Satans comea a ter trabalho! Ele precisa roubar a semente, antes que ela germine. Ele precisa secar a pequena planta, caso a semente consiga germinar. Ele precisa sufocar a grande planta, caso ela consiga crescer. Ele precisa impedir que os frutos nasam, caso a planta se transforme em rvore. E ele encontrou um caminho que facilita seu trabalho, uma grande arma, que ele usa com todos que querem se reconciliar com o Senhor: a religiosidade! Esta, nada mais do que o uso da soberba, toda vez que deveramos negarmo-nos a ns mesmos!

Na medida em que as pessoas aprendem a Palavra de Deus, Satans faz uso dela, s vezes com sutis alteraes, s vezes levando-nos a aplic-la de forma errada. Diante de Jesus, no deserto, ele usou a Palavra corretamente, mas tentando levar Jesus a fazer um uso indevido dela. E assim que ele faz conosco, quando percebe que alterar a Palavra no surte mais efeito em ns. Mas, diferentemente de Jesus, muitos de ns temos sucumbido a essa armadilha mortal. E uma das questes que ele mais faz uso a da santificao.

24

Todos os nossos pecados esto relacionados nossa carne: vcios, luxria, medo, exceto a soberba. Esta de origem demonaca, infernal. J que a santificao, a

purificao dos pecados, tratada extensamente na Palavra de Deus, a maior sacada de Satans foi usar a soberba como princpio para alcan-la, em vez da divinamente indicada submisso obra do Esprito Santo de Deus! Ele fez o homem pensar que a santificao uma obra que cabe a si mesmo, por ser digno e totalmente capacitado a efetu-la.

Aqui entra a sutileza e a sagacidade de Satans: levando o homem a pensar dessa forma, ele tenta anular por completo a obra de Jesus! Infelizmente, ele tem obtido sucesso com muitas pessoas. muito comum vermos pessoas se esforando e conseguindo vencer um vcio, como tabagismo, alcoolismo, drogas, por terem se tornado crists. No entanto, muitas delas no vencem tal vcio por amor a Jesus. No momento de sua converso, lhes dito que agora vocs fazem parte de um grupo onde tais coisas no so praticadas. E esta incluso em um grupo especial, de pessoas especiais, que move muita gente! pura soberba de se achar digno de pertencer a uma comunidade que superior ao restante da sociedade, principalmente por conta de sua santidade!

25

E o pior que a coisa no para por a: depois de vencer a concorrncia da sociedade em geral, necessrio vencer a concorrncia interna no grupo! E o diabo continua soprando nos ouvidos das pessoas: Voc muito especial! Deus ama voc, porque voc o cara! Quanto mais voc se esforar, mais Ele vai amar voc, porque voc ser superior a esses seus irmos! Agora que voc deixou de fumar, de beber, de usar drogas, de olhar com desejo para as outras pessoas, voc precisa mostrar que mais santo que todos! Quando entrar em uma reunio de orao, faa cara de piedoso. Mostre que voc est envolvido com aquilo! fcil: nem precisa estar pensando em Deus, s mostrar um semblante triste! Diga a algumas pessoas, discretamente, que voc tem jejuado muito, que voc tem orado muito, que tem lido muito a Bblia! E no se esquea de fazer um ar de pesar, quando algum disser que no faz essas coisas como voc! Exija que se leia a Palavra em p, para que as pessoas saibam que voc respeita a Deus muito mais do que elas respeitam!.

Tudo isso tem a soberba como combustvel, no o amor a Deus, no o reconhecimento do poder transformador do Esprito de Cristo! Assim, as pessoas vencem seus erros por acharem que sua dignidade est muito acima delas e, principalmente, muito acima das outras pessoas! Elas caem nessa grande armadilha de Satans, de trocarem uma 26

espinha no rosto por um cncer violento, que corri toda e qualquer possibilidade de haver amor a Deus e s outras pessoas, de haver verdadeira felicidade e de haver alguma chance de bom senso! A imagem da perfeio de si mesmas as cega totalmente!

Apesar disso, essas pessoas declaram crer em Deus e se consideram santas! Mas esse Deus, no qual dizem crer, imaginrio! Elas dizem que no so nada diante dele, com pretensa humildade, mas, em seu ntimo, passam o tempo todo pensando no quanto ele as aprova e as considera superiores s outras pessoas comuns! E nem percebem que foi a elas mesmas que o Senhor disse: Nunca as conheci! Apartem-se de Mim!.

27

A Soberba e o Pecado Mortal

Disse

serpente Deus

mulher: que, no

Certamente dia em que

no dele

morrero!

sabe

comerem, seus olhos se abriro, e vocs sero como Deus, conhecedores do bem e do mal" (Gn 3.4-5)

E, ento, quando a mulher viu que a rvore parecia... desejvel para dela se obter discernimento e que, portanto, se tornaria igual a Deus, ela deixou de crer que Deus era o Pai Criador, passou a achar que ela se tornaria uma deusa, com poder sobre sua prpria vida e sobre todas as coisas, e seu marido concordou com ela e pensou o mesmo sobre si.

A SOBERBA

A soberba do homem gera incredulidade, que, por sua vez, gera a morte do homem.

Muitos apedrejam Ado e Eva, por terem provocado a queda do homem e suas terrveis consequncias, que observamos em nosso dia a dia, onde o mal parece prevalecer. No entanto, ao longo de nossas vidas, todos ns 28

mostramos que faramos o mesmo que eles. Afinal, antes de darmos permisso para que o Esprito Santo aja em nossa vida, moldando o nosso carter, nos aperfeioando, sempre agimos com a mesma soberba do primeiro casal.

Desde cedo, queremos ser o centro das atenes, queremos ser adorados por nossas qualidades e

capacidades. Queremos ser deuses! Da pessoa mais famosa mais desconhecida, da mais poderosa menos favorecida, todos agimos com soberba, seno em tudo, pelo menos, em alguma rea de nossa vida.

H muitos exemplos disso em todas as esferas da vida: quando crianas, queremos que todos pensem que somos o melhor filho, o melhor aluno, o melhor esportista, a criana mais sbia, a mais espetacular! Por qu? Porque queremos ser adorados como deuses! como se

quisssemos que todos se curvassem diante de ns, reconhecendo nossa grandeza. Mesmo crianas quietinhas, que no participam da folia das outras crianas, esto chamando ateno para si, querendo que todos reconheam sua maturidade precoce, ou que so coitadinhas tratadas injustamente e que, na verdade, so merecedoras de um tratamento muito superior ao que tm, porque so muito superiores ao que parecem ser. 29

Ao

longo

dos

anos,

essa

atitude

vai

sendo

aperfeioada, mediante a experincia de vida, que mostra quais caminhos so mais eficientes para essa conquista. Ento, se chega fase adulta com uma personalidade formada: alguns fingem humildade, sentindo pena de si mesmos por no terem alcanado o patamar de vida que pensam merecer, afinal, so deuses! Estas pessoas tentam convergir para si a ateno e a adorao de todos, por parecerem frgeis e discriminadas, quando deveriam ser o centro do universo.

Outros se esforaram de tal forma, que conseguiram se destacar na atividade que escolheram para serem superiores. Estes, no mediram esforos, ao longo de suas vidas, para atingirem seu objetivo de serem adorados como deuses! Afinal, o que leva algum a querer ser o melhor em alguma coisa? para o bem comum? para benefcio dos outros? No, nunca! para benefcio prprio, para ser adorado, reconhecido como o superior!

Em todas essas coisas, o ser humano experimenta da sua prpria rvore do conhecimento do bem e do mal. Em todas essas coisas, o ser humano cr que sua atitude, sua opo de vida, seu prprio esforo, o tornar semelhante ao 30

Altssimo. Em todas essas coisas, o ser humano deixa de crer na Palavra do Senhor: Eu sou o Senhor, teu Deus Pai e Criador! No h outro deus semelhante a Mim!. E esta incredulidade gera a morte!

O PECADO MORTAL

Joo disse: H pecado que leva morte (1Jo 5.16). E bem provvel que, ao dizer isto, ele se reportava palavra de Jesus: Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfmia sero perdoados aos homens, mas a blasfmia contra o Esprito no ser perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser perdoado, mas quem falar contra o Esprito Santo no ser perdoado, nem nesta era nem na era que h de vir (Mt 12.31-32).

Aqui, o Senhor est dizendo que existe um pecado que, inevitavelmente, levar morte, quando cometido. Mas, se Jesus morreu por nossos pecados, se Ele que nos purifica e lana para trs de Si toda a nossa iniquidade, como pode haver, ainda, uma possibilidade de cometermos um erro que no permita que sejamos salvos?

31

Voltando no tempo, vemos o Esprito Santo afirmar atravs de Joel: derramarei o meu Esprito sobre toda a carne... at sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Esprito naqueles dias (2.28-29). Era uma profecia sobre o final dos tempos, mas Pedro, em seu primeiro discurso, afirmou que ela j comeava a se cumprir naquele momento, naquele dia de Pentecostes.

Isto quer dizer que o Esprito do Senhor est junto de todas as pessoas, de todos os povos, do mundo inteiro. E sabemos da funo do Esprito: lhes ensinar todas as coisas e lhes far lembrar tudo o que eu lhes disse; convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo; ele os guiar a toda a verdade; lhes anunciar o que est por vir; receber do que meu e o tornar conhecido a vocs, assim como a distribuio de dons para a Igreja. E Isaas esclarece como o Esprito fala com as pessoas: Quer voc se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrs de voc lhe dir: Este o caminho; siga-o" (30.21).

Em outras palavras, o Esprito Santo orienta a todas as pessoas, em todo o tempo. Em todas as opes que o ser humano est para escolher, o Esprito lhe diz qual o caminho certo a seguir. Ele sempre torna conhecida a vontade de Deus para a pessoa, a cada passo no caminho da vida. 32

Podemos, at, tomar a ilustrao dos desenhos animados e dos filmes, onde aparece um anjinho e um diabinho falando aos ouvidos da pessoa, como uma figura do que realmente acontece. Podemos tomar esse anjinho como figura do Esprito de Deus nos falando qual a Sua vontade diante da situao em que nos encontramos. A diferena que Ele fala ao nosso corao, no aos nossos ouvidos.

a que cometemos o pecado mortal, ao qual Jesus Se referiu: inmeras vezes, blasfemamos contra o Esprito! Blasfemar ultrajar, insultar a divindade. isto que fazemos, quando no seguimos a orientao do Esprito de Cristo, porque preferimos comer do fruto da nossa rvore do conhecimento do bem e do mal, ao invs de concordarmos com o verdadeiro Conhecimento Infinito! Isto nos

fazermos Deus a ns mesmos! Isto no crer na palavra de Jesus; no crer que o Esprito Santo tenha o poder para nos ensinar todas as coisas; no crer que Ele o prprio Deus! E esta incredulidade gera a morte!

Como reconhecer a voz do Esprito? Jesus disse que o Esprito Santo receberia do que dEle e o ensinaria a ns. Tambm disse que Ele convenceria o mundo do pecado, da justia e do juzo. Ento, a cada passo que damos, no dia chamado hoje, o Esprito nos ensina como o Senhor agiria e 33

nos indica o caminho a seguir: imit-lO! E, sempre, de acordo com a Palavra de Deus, da mesma forma que Jesus o fez. Ele tambm nos convence do pecado que cometeramos ao termos, de ns mesmos, um conceito mais elevado do que deveramos ter (Rm 12.3); nos convence do pecado que a nossa soberba, a qual nos entrega v idolatria de ns mesmos. E os que se entregam idolatria v abandonam aquele que lhes misericordioso (Jn 2.8).

Esta a forma de Jesus bater nossa porta: atravs do Seu Esprito! Concordar com Ele, aplicar Seus ensinos nossa vida e reconhecer que s Ele Deus, nos leva vida! Por outro lado, blasfemar contra o Esprito de Cristo, no aceitando Seus ensinos e no reconhecendo que Ele o prprio Deus, nos leva morte!

Eis que estou porta e bato; se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20).

34

A Libertao do Pecado

O Senhor nos diz: "Venham a mim, todos os que esto cansados e sobrecarregados, E EU LHES DAREI DESCANSO. Tomem sobre vocs o meu jugo E APRENDAM DE MIM, pois sou manso e humilde de corao, E VOCS ENCONTRARO DESCANSO PARA AS SUAS ALMAS. Pois o meu jugo suave e o meu fardo leve" (Mt 11). Eu pedirei ao Pai, e ELE LHES DAR OUTRO CONSELHEIRO PARA ESTAR COM VOCS PARA SEMPRE, O ESPRITO DA

VERDADE. O mundo no pode receb-lo, porque no o v nem o conhece. Mas vocs o conhecem, pois ELE VIVE COM VOCS E ESTAR EM VOCS. Mas o Conselheiro, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, LHES ENSINAR TODAS AS COISAS e lhes far lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou (Jo 14). Que a paz de Cristo SEJA O JUIZ EM SEUS CORAES, visto que vocs foram chamados a viver em paz, como membros de um s corpo (Cl 3). Quando o Esprito da verdade vier, ELE OS GUIAR A TODA A VERDADE. No falar de si mesmo; falar apenas o que ouvir, E LHES ANUNCIAR O QUE EST POR VIR (Jo 16).

E a Palavra ainda nos diz mais: Ele se entregou [Cruz] por ns A FIM DE NOS REMIR DE TODA A MALDADE e 35

PURIFICAR PARA SI MESMO UM POVO PARTICULARMENTE SEU, dedicado prtica de boas obras (Tt 2). Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo [Cruz] por ela PARA SANTIFIC-LA, TENDO-A PURIFICADO pelo lavar da gua mediante a palavra, e APRESENT-LA A SI MESMO COMO IGREJA GLORIOSA, mas sem mancha E nem ruga (Ef ou 5). coisa Se

semelhante,

SANTA

INCULPVEL

confessarmos os nossos pecados, ELE FIEL E JUSTO PARA PERDOAR os nossos pecados E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIA (1Jo 1).

Amados,

todas

essas

passagens

querem

dizer

exatamente o que dizem: que o prprio Senhor Jesus nos chama a Ele e providencia, atravs de Seu Esprito, a nossa purificao, a nossa santificao. Quando Ele diz que o Esprito luta contra a nossa carne, para que a gente no faa o que, porventura, deseja fazer (Gl 5), Ele est dizendo que Ele mesmo Quem opera a nossa santificao. E Ele acrescenta que Ele prprio a nossa santificao (1Co 1).

Jesus veio e consumou a obra da Cruz, porque aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu prprio Filho, semelhana do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas 36

exigncias da lei fossem plenamente satisfeitas em ns, que no vivemos segundo a carne, mas segundo o Esprito (Rm 8). Em outras palavras, nem mesmo a perfeita Lei de Deus capaz de nos levar santificao, sem a qual no veremos o Senhor! Muito menos, leis que procedem de homens o faro! Somente o Esprito de Deus pode fazer essa obra!!!

Mas como pode ser isto? Como que o Esprito Santo vai mudar alguma coisa em mim?, perguntam alguns. Se eu no derrotar o pecado que existe em mim, nunca chegarei ao Senhor!, declaram outros. Tudo bem, tm coisas que s o Esprito pode fazer, mas muitos pecados sou eu que devo derrotar!, exclamam ainda outros.

Amados, se pudssemos derrotar algum pecado em ns, conseguiramos derrotar qualquer pecado, bastando, para isto, a aplicao diferenciada de esforo prprio! E, assim, o nico caminho que leva a Deus seria a obedincia a leis, no Jesus! Aaahhh, mas Jesus veio em socorro dos fracos e oprimidos. Os outros podem e devem lutar contra o pecado e venc-lo!, algum poderia argumentar. Mas isto seria verdade? o que diz a Palavra da infinita sabedoria de Deus? No! Ela diz: Mas agora, SEM LEI, se manifestou a justia de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justia de Deus mediante a f em Jesus Cristo, para todos 37

{e sobre todos} os que creem; porque NO H DISTINO, pois todos pecaram e [TODOS] CARECEM da glria de Deus (Rm 3).

O grito desesperado de Paulo ecoa atravs dos sculos, no corao de cada pessoa: Desventurado homem que sou! Quem me livrar do corpo desta morte? (Rm 7). Esta a constatao inequvoca de que ningum consegue se livrar do pecado, se no for pelo poder do Esprito Santo! No adianta dizermos tem misericrdia de mim, Senhor, que eu Te pagarei todas as minhas dvidas contigo!, porque esta a declarao de uma mente insana que desconhece o real valor dessas dvidas e, pior ainda, desconhece a sua prpria condio miservel de incapacidade de vencer o pecado!

Jesus disse que no adianta ns dizermos que no matamos, no adulteramos, no cobiamos, porque esses pecados esto entranhados em ns, muito antes de serem ou no cometidos de fato! Este o grande problema humano diante do pecado: no reconhecer que ele est dentro da pessoa, ainda que esta faa um esforo sobrehumano para no comet-lo de fato, de forma aparente! E o no reconhecimento disto impede o arrependimento, pois a pessoa se considera justa e justificada pelo seu esforo de 38

no cometer aquilo que est enchendo a sua mente, o seu corao! E sem arrependimento no h salvao!

Enquanto ns dissermos que estamos no controle, que s precisamos de mais um tempinho, mais um pouco de esforo para eliminar um pecado, estaremos nos enganando e impedindo que o Esprito Santo atue na nossa plena purificao. O Esprito de Deus s age em ns, quando entregamos totalmente a Ele a responsabilidade de nos libertar do pecado. Sem isto, Ele deixa que faamos do nosso jeito, na nossa fora, at chegarmos ao

arrependimento de nossas obras mortas (esses esforos) e confisso da nossa incapacidade de vencermos. At isto acontecer, ns lutamos e camos, lutamos e camos, e chegamos a desesperar de nossa prpria vida. Chegamos a pensar que a santificao algo inatingvel e que nunca veremos a Deus. nesta hora que gritamos: Miservel homem que sou!! Quem me livrar do corpo desta morte??.

Ento o Esprito Santo responde: Graas a Deus, por Jesus Cristo!. A, Ele entra no assunto e assume o controle total. Comea a grande luta contra a nossa carne. Enquanto Ele no vence definitivamente esta luta, Ele providencia para que nossos meios de cometer o pecado sejam cada vez mais enfraquecidos, at no existirem mais, ou que eles sejam 39

usados somente para o bem, jamais para pecar. Ao mesmo tempo, Ele age nas prprias circunstncias de nossa vida, para que no tenhamos mais a oportunidade para pecarmos. Isto Ele faz impedindo que haja a ocasio propcia, ou nos fazendo ter nojo, at mesmo raiva, do objeto do nosso pecado, ou ainda, colocando pessoas prximas de ns, diante das quais somos impedidos de pecar, por pura vergonha. Sua ao nos meios e nas oportunidades, claro, s dura o tempo necessrio para Ele extirpar definitivamente o pecado da nossa carne.

Algum, verdadeiramente

cristo, fica

planejando

matar ou adulterar? Absolutamente, no! Mas voc acha que no planeja matar ou adulterar, porque obediente Lei, ou porque pensa que agrada a Deus no fazendo tais coisas? Se isto que voc acha, saiba que voc no est purificado desses pecados! Voc no mata, ou no adultera, por medo das conseqncias desses atos! Isto quer dizer que seu corao no est verdadeiramente limpo e que depende da ao do Esprito nele. Voc est suscetvel a cometer esses atos, bastando que voc tenha, ao mesmo tempo, motivos, os meios e a oportunidade para isso!

Imagine que voc se encontre diante de uma pessoa que acabou de espancar algum que voc ama muito. Essa 40

pessoa ainda tem sangue, daquele que voc ama, em suas mos. Vocs esto em um lugar ermo, sozinhos, e voc tem um porrete em suas mos. Voc sabe que essa pessoa j fez isso antes e que, certamente, continuar fazendo. aquela pessoa que chamamos de incorrigvel. Voc est com raiva dela, tem os meios e a oportunidade de dar uma porretada nela. Voc o far? Mas seja sincero(a)! Talvez este exemplo no seja aquele que mexe com voc. Ento, imagine aquela pessoa de quem voc j sentiu raiva, em algum momento, e imagine voc diante dela, tendo os meios e a oportunidade para lhe dar um bom corretivo. Sinceramente, voc o faria?

O mesmo vale para o adulterar. Voc j se imaginou na situao de Jos, que nos apresentada na Bblia? Voc, diante de uma pessoa que ativa toda a sua libido... ningum por perto e ningum por chegar nas prximas horas... seu cnjuge j no desperta todo aquele interesse em voc, ou, talvez, voc esteja sozinho(a) h muito tempo (no seria adultrio, mas fornicao)... Talvez, s em ler estas palavras e imaginar uma situao, voc j sinta algo aquecendo dentro de voc... Ento, voc acha que no cometeu esse pecado, at agora, por ser obediente Lei e, por isto, tem agradado ao Senhor?

41

Meus amados, saibam que, se vocs no cometeram esses pecados (ou outros) ainda, foi porque o Esprito de Deus os impediu, no dando a oportunidade propcia para isso, ou no lhes dando os meios para isso, enquanto Ele opera, em seu corao, a libertao total do pecado! E, se vocs j cometeram, foi porque vocs disseram que eram fortes o suficiente para resolver o problema do pecado e nunca comet-lo! No momento da provao, caram, porque confiaram em si mesmos, no no poder do Esprito de Deus! Confiando nEle, enquanto seu corao no estivesse

totalmente liberto, Ele no permitiria que voc tivesse meios ou oportunidades para cometer o pecado! Isto fato! Isto real! Creiam! No diminuam o poder do Esprito de Cristo! No apaguem o Esprito!

Crer nisto e viver desta forma colocar nossas vidas nas mos do Senhor. Mas no podemos esquecer, nunca, que o tempo de Deus no o nosso tempo! Ele faz a obra de purificao em ns, sim, mas a Seu tempo. E, talvez, a no compreenso deste fato que esteja levando tantas pessoas a pensarem que precisam, que devem, se santificar na sua prpria fora. Mas isto impossvel! Paulo disse que queria fazer o bem, mas acabava fazendo o mal que estava entranhado nele. Voc se acha mais santo que Paulo, ou mais forte do que ele? No! Isto acontece com todas as pessoas! E a mesma soluo que ele encontrou est 42

disposio de todos: Jesus! Ele, atravs de Seu Esprito, a nica possibilidade que temos de alcanar a libertao do pecado!

43

Examinem-se

Examinem-se para ver se vocs esto na f; provemse a si mesmos. No percebem que Cristo Jesus est em vocs? A no ser que tenham sido reprovados! (2Co 13.5)

Esta a recomendao feita toda a Igreja: um autoexame constante, dirio, porque somos ordenados a viver um dia de cada vez. Assim, precisamos verificar o estado de nossa f diariamente. Deus nos transforma, de glria em glria, imagem de Seu Filho, pelo Esprito (2Co 3.18). Isto quer dizer que a verdadeira f salvadora sempre traz uma mudana na conduta, no corao daquele que exercita a f, e essa transformao se desenvolve a cada dia.

Se o fato de nos examinarmos conscientemente permite sabermos se estamos andando em f ou no, ento Paulo est nos indicando duas coisas, aqui, em relao f: quando ele diz para ns nos examinarmos, ele nos indica que necessrio termos uma convico em nossa mente, de que a verdade pregada deve ser aplicada em relao a ns, que deve atuar na nossa conduta. E ele tambm diz que 44

essa verdade, que ouvimos na pregao da Palavra, precisa gerar uma mudana correspondente no corao. Isto quer dizer que, quando o homem convencido pela pregao e admite a verdade em relao a si mesmo, ento ele deve aplicar esta verdade em sua prpria vida, gerando mudana na sua conduta.

As pessoas podem ouvir belos sermes sobre o plano de salvao, sobre o carter e a soberania de Deus e, at, ficarem maravilhadas com a glria e a excelncia mostradas. Elas podem at aplaudir com entusiasmo e pensarem que tm f. Mas, na verdade, elas no tm nem um pingo de f salvadora, porque at os demnios agem assim, desde que no tenham que aplicar essa verdade em suas prprias vidas.

Essas pessoas (e os prprios demnios) veem o Evangelho como verdade, mas no o aprovam, porque ele interfere diretamente no seu egosmo. Passam a odiar a Deus e se rebelam contra Ele, porque Deus, o seu Criador, est totalmente em oposio a esse seu egosmo. Ento, essas pessoas aceitam o Evangelho como verdade, se alegram em ouvir certas pregaes e chegam at a dizer que esto sendo alimentadas por elas. Mas, depois, vo embora e no aplicam em suas vidas aquilo que ouviram. 45

Tiago tambm comenta sobre isto: "Sejam praticantes da palavra, e no apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos" (Tg 1.22). Em outras palavras, ele est dizendo que qualquer um que no pratica aquilo que admite ser verdade, engana a si mesmo.

E, amados, essas coisas esto sendo ditas para pessoas que carregam o nome de crists. Mas a Palavra comprova que tais pessoas so, na verdade, hipcritas. Algumas so hipcritas por tentarem enganar aos outros, como os fariseus faziam, atravs de sua religiosidade, suas longas oraes, seus jejuns, seus dzimos e diversas outras coisas que possam tornar pblicas. Outras, como diz Tiago, so hipcritas por enganarem a si mesmas, pensando que so boas crists, mas sem buscarem a santificao em Cristo Jesus e sem praticarem os preceitos bsicos da Palavra.

Tanto Paulo, quanto Tiago, indicam que a verdadeira f vai resultar em boas obras. Mas essas boas obras no so o cumprimento da lei, pura e simplesmente. Ambos apontam para o cumprimento da essncia da lei, como disse Jesus, que , primeiramente, a transformao do ntimo da pessoa,

46

fazendo com que ela tenha prazer em exercitar justia, misericrdia e f (Mt 23.23).

Nossa grande dificuldade, atualmente, tem sido a de definir o que andar em f. Temos nos deixado levar por doutrinas e preceitos humanos, ao invs de imitar ao povo de Beria e buscar nas Escrituras, para saber se as coisas so realmente assim. Tambm no temos orado para que o Esprito Santo nos ensine qual seja a perfeita vontade de Deus para as nossas vidas. Desta forma, permitimos sermos manipulados por pessoas que no tm o Esprito de Cristo e que nos levam a cumprir fetiches religiosos, como se fossem demonstraes de f.

J que Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Tm 3.16-17), certamente, ela tambm nos ensina sobre o andar em f:

Jesus disse: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16.24). Na sequncia, o Senhor diz que essa atitude que vai

47

resultar na salvao da alma da pessoa. Ele est dizendo que, para seguir a Jesus (andar, viver por f), existem condies e que, sem cumprir essas condies, ningum alcanar a salvao de sua prpria alma. Ele diz que as pessoas que tentarem salvar suas prprias vidas, ou seja, insistirem em satisfazer o seu prprio eu (v. 25), no se salvaro da condenao do inferno. Por outro lado, quem abrir mo da satisfao de seus desejos pessoais (a si mesmo se negar), ser salvo dessa condenao e viver eternamente junto ao Deus Pai e Criador.

Amados, o que o Senhor Jesus est dizendo muito simples, porm, extremamente difcil de ser cumprido por ns. difcil, porque se trata de nossa morte, no fsica, mas espiritual. Para nos negarmos a ns mesmos,

precisamos fazer morrer a nossa natureza, que sempre busca o nosso prprio bem-estar, atravs de conforto e satisfao emocionais e fsicos. Nossa natureza tambm nos leva a satisfazer a nossa soberba, aquela que nos faz pensar que somos merecedores de tudo do bom e do melhor, que somos superiores a tudo e a todos, e que somos capazes de fazer qualquer coisa, inclusive de cumprirmos preceitos (religiosidades) que nos deem direito salvao.

48

O que o Senhor est dizendo, em outras palavras, que devemos nos arrepender de termos vivido, at este momento, achando que somos soberanos sobre nossas prprias vidas, e que devemos nos aproximar, em

humildade, do Senhor, para fazermos um concerto definitivo com Ele!

O Senhor Deus nos dir: Meu amado, estou feliz por voc ter ouvido e ter atendido Minha Palavra. Estou feliz por voc ter recebido o Meu Evangelho e ter perseverado para entrar em Minha Presena. Agora, quero fazer um concerto com voc, mas necessrio que voc concorde com algumas coisas, a fim de que voc esteja, a partir de agora e por toda a eternidade, em Minhas mos.

Em primeiro lugar, amado, entregue-Me essa sua religiosidade, essa sua idia de que pode fazer coisas como cumprir regras e leis, ou fazer boas obras, para se justificar e Me agradar. Essas coisas, da forma e com a inteno que so feitas, so imundas e ftidas para Mim. Coloque isso aos ps da Cruz do Meu Cristo e lhe darei a JUSTIFICAO em Jesus.

49

Entregue-Me tambm essa sua tentativa intil de se santificar atravs do seu esforo prprio, da sua prpria capacidade que, na verdade, no o santifica de nada, apenas esconde no seu ntimo aquilo que deveria ser arrancado de voc, e lhe dou a SANTIFICAO definitiva em Cristo Jesus.

Por ltimo, filho Meu, Me entregue todos os seus sonhos, seus desejos, seus planos, que eu lhe dou o prprio Cristo para viver em voc.

Evidentemente, no podemos afirmar que o apstolo Paulo, por exemplo, tenha tido esse dilogo com o Senhor, mas sabemos que, em certo momento, ele afirmou

confiantemente: Estou crucificado com Cristo; logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (Gl 2.19-20).

Esta declarao nos mostra que o apstolo passou pelo processo de crucificao com Jesus, onde o seu prprio eu foi morto definitivamente. Isto significa que ele aplicou em sua vida o fato de que apenas Jesus sabedoria, e justia, e santificao, e redeno (1Co 1.30).

Crer nisso e aplicar isso em nossas vidas o verdadeiro andar em f. 50

Obedincia

Em todos os lugares, tenho escutado: O crente tem que obedecer!. A, percorro a maravilhosa Palavra de Deus e constato que isso uma verdade fundamental a respeito da vontade de Deus para o homem. Mas, ser que a declarao que tenho ouvido est em conformidade ao que diz o Senhor?

Tremo ao pensar que o homem tem uma facilidade inata para modificar aquilo que realmente foi dito a ele. Desde o den, sabemos que isto acontece. Quando indagada pela serpente se no poderia comer de nenhuma rvore do jardim, Eva respondeu que poderia, sim, comer das rvores do jardim, exceto da rvore do conhecimento do bem e do mal, em cujo fruto no poderia nem tocar.

Mas o Senhor no disse que eles no poderiam nem tocar no fruto daquela rvore. Disse, apenas, que no poderiam comer dele. Esse o primeiro registro do legalismo humano, do costume de mudar o que realmente foi dito, como meio de ficar mais fcil no cometer erros, no desobedecer. A partir da, o ser humano sempre procurou modificar a Palavra de Deus, acrescentando, ou 51

retirando algo, com o nico fim de ter uma participao ativa em sua prpria salvao, sua comunho com Deus.

Infelizmente, a Igreja, hoje, est contaminada por esse tipo de pensamento. Os homens tm criado suas muralhas em redor da Palavra do Senhor, onde cada tijolo uma regra, uma lei, que tem por objetivo tornar as pessoas santas e justas por suas prprias obras, por sua fidelidade e obedincia a essa lei. Ficar do lado de dentro dessa muralha significa estar salvo. Ficar do lado de fora significa estar condenado. Mas isto anula completamente a justificao e a santificao mediante a f em Cristo Jesus.

O CAMINHO DE MORTE

Como dito em Provrbios 14.12, h caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo d em caminhos de morte. Muitas coisas se encaixam neste provrbio,

inclusive, essa pretensa santificao pessoal, atravs da obedincia a mandamentos de homens.

Muitos santos, pelo mundo todo, tm sido levados a obedecerem aos preceitos humanos, como se fossem

mandamentos de Deus. Pessoas mal informadas e, at 52

mesmo, mal intencionadas tm deturpado as Escrituras, para manterem sob o seu domnio aqueles que estavam prontos a deixarem o pecado. O mais incrvel que isto acontece, mesmo depois de o prprio Senhor Jesus ter recriminado duramente essa atitude, que era prpria dos fariseus, escribas e intrpretes da lei. Em Mateus 23.28, o Senhor fala com eles o que poderia ser dito hoje, para muitas pessoas dentro das igrejas: Assim tambm vocs exteriormente parecem justos aos homens, mas, por dentro, esto cheios de hipocrisia e de iniquidade.

Esse captulo de Mateus traz uma das mais duras repreenses do Senhor, seno a mais dura, mas, ainda hoje, multides praticam tudo isso que foi recriminado por Jesus, demonstrando no terem o mnimo temor de Deus. um tal de no faa isso, no coma aquilo, no toque nisso, use esta roupa, fique em p, ajoelhe-se, diga para o irmo ao lado, sorria, pratique lnguas estranhas, profetize, faa um propsito, exija seus direitos, determine, e outras coisas mais, alegando que tais coisas o santificaro!

Isso contaminou de tal forma a cristandade, que muitos santos j agem de forma legalista, sem perceberem que esto agindo assim. Muitos entram nas igrejas, vo para seus lugares e, imediatamente, colocam em seus rostos uma 53

expresso de piedade. s vezes, fecham os olhos e movimentam os lbios, como se estivessem desfrutando de grande intimidade com o Pai celestial. No desconsidero os que agem em verdade e em esprito, mas me refiro queles que o fazem para demonstrarem santidade aos que esto sua volta.

Tambm comum as pessoas chorarem durante o louvor, no por serem tocadas pelo Esprito, mas para darem a entender que so. Aproveitam o clima emocional proporcionado por uma melodia e derramam lgrimas, para que todos vejam o quanto so prximas de Deus. De novo, digo que h pessoas que realmente so cheias do Esprito e, por isto, choram ao sentirem sua proximidade com o Deus Criador. Mas muitos so atores e atrizes que deveriam estar no mundo cinematogrfico, no na Igreja.

Todas essas coisas, por mais piedosas que paream, no santificam ningum. Os cristos faro essas coisas, ou no, seguindo suas conscincias, que so orientadas pelo Esprito Santo. O Esprito sempre orientar as pessoas a agirem com base nos princpios elementares do cristianismo, de amar a Deus e ao prximo. Impor obedincia a essas ordens legalismo. Na verdade, isso demonstra que legalismo mais do que a imposio de regras, ou seja, 54

legalismo um desejo de parecer santo. Ele traz tona o grande pecado da incredulidade humana na obra

santificadora e redentora de Jesus Cristo, pois leva as pessoas a confiarem em si mesmas, em suas prprias obras.

O que realmente se pratica, obedecendo-se a essas leis humanas, uma tentativa de completar a obra de Cristo. Anula-se completamente a graa de Deus derramada sobre todos atravs da cruz do Calvrio. E as pessoas que praticam esse legalismo, obedecendo a mandamentos de homens com o fim de parecerem santificadas, so o destino da dura palavra do Senhor: Serpentes, raa de vboras! Como escaparo da condenao do inferno? (Mt 23.33).

O CAMINHO DE VIDA

Graas

Deus,

ns

temos

disposio

outro

caminho: um caminho apertado, que leva a uma porta estreita, mas um caminho de vida!

O Senhor Jesus, pela Sua palavra, trouxe todas as coisas existncia. E pela palavra do Seu poder, que Ele sustenta a existncia de todas as coisas. Tudo isto, Ele fez (e ainda faz) com um propsito definido. O Senhor formou o 55

homem.

Na

verdade,

cada

ser

humano

formado

individualmente por Deus. E Ele tem um propsito definido, ao fazer isto. Isso quer dizer, claramente, que h um propsito divino na existncia de cada ser humano e cabe a cada um de ns descobrir qual o propsito de Deus para nossa vida.

Que fazer, pois, irmos? Quando vocs se renem, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelao, aquele, outra lngua, e ainda outro, interpretao. Seja tudo feito para edificao (1Co 14.26). Paulo est nos dizendo que todos os cristos tm dons, dados pelo Esprito Santo, para edificao da Igreja. Neste captulo de sua primeira carta aos corntios, ele d instrues sobre a ordem a ser adotada nas igrejas, porm, na maioria das igrejas, essas instrues no tm sido obedecidas. Em uma poca na qual se fala tanto em obedincia, um princpio bsico no tem sido obedecido. O que o apstolo nos revela, aqui,

completamente diferente da liturgia adotada por quase todas as igrejas, atualmente. Paulo fala sobre a participao ativa de cada crente em suas reunies (cultos). Ele no est falando sobre participar como uma marionete nas mos de quem est, supostamente, investido de alguma autoridade, ou seja, os lderes. Ele no est dizendo: Vocs devem fazer tudo aquilo que os que estiverem frente do trabalho mandarem: vocs devem sorrir, quando mandarem sorrir; 56

cantar, quando mandarem cantar; repetir frases prontas, quando mandarem repetir; se abraar, ajoelhar, levantar, bater palmas, quando mandarem fazer estas coisas!.

Absolutamente! O apstolo est se referindo a cada um dos crentes exercitar seus dons em benefcio da Igreja. Ele est falando de reunies onde as pessoas querem tanto receber edificao, quanto edificar. Ele fala sobre pessoas santificadas pelo Esprito, cada uma no estgio j alcanado, no sobre pessoas que querem mostrar que so santas. Ele fala de pessoas que j descobriram que Deus tem um propsito para a vida de cada um e que permitem que o Esprito Santo conduza suas vidas. Ele tambm fala de reunies que tm por objetivo a comunho com Deus e com os irmos na f. No so reunies para as pessoas se justificarem diante de Deus e dos homens, mas para declararem a sua justificao em Jesus Cristo, mediante a f.

Essas instrues de Paulo mostram que o todo, que formado por indivduos, vai exercer uma influncia santa sobre cada indivduo. E, mais do que influncia sobre os crentes, ser uma influncia sobre os incrdulos que tero contato com esses santos. Paulo diz que, quando entrar algum incrdulo ou indouto, ele por todos convencido e por 57

todos julgado; tornam-se-lhe manifestos os segredos do corao, e, assim, prostrando-se com a face em terra, adorar a Deus, testemunhando que Deus est, de fato, no meio de vocs (1Co 14.24-25).

Essa influncia da Igreja sobre os incrdulos tambm abordada pelo Senhor Jesus: Nisto conhecero TODOS que vocs so meus discpulos: se tiverem amor uns aos outros (Jo 13.35). Vejam o alcance que ter a manifestao do amor entre os cristos: todas as pessoas sabero que somos verdadeiros seguidores de Cristo. Certamente, assim que santificamos a Cristo e que as pessoas sero levadas a quererem conhecer qual a razo da esperana que h em vocs [ns] (1Pe 3.15).

Na verdade, este o primeiro e grande mandamento do Senhor e, tambm, o segundo: Respondeu-lhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mt 22.37-40 grifos meus). Ora, onde h mandamento, h expectativa de obedincia a ele. Se o Senhor nos diz que amar o grande mandamento, certamente Ele espera que 58

amemos. Mas como podemos obedecer a tal mandamento, se o prprio Senhor Jesus disse que do corao procedem maus desgnios, homicdios, adultrios, prostituio, furtos, falsos testemunhos, blasfmias (Mt 15.19)?

A resposta a essa pergunta tambm nos mostra o verdadeiro caminho para a obedincia: mas o Consolador, o Esprito Santo, a quem o Pai enviar em meu nome, esse lhes ensinar todas as coisas e lhes far lembrar de tudo o que lhes tenho dito (Jo 14.26 grifo meu). O Esprito de Cristo nos ensina todas as coisas. No uma coisa ou outra. So todas as coisas. Isto inclui a obedincia. E, para obedecermos ordem de amar, Ele nos enche com o amor do Pai Celestial. Ele, que nos purifica de todo o pecado, ou seja, que, dia a dia, arranca todas aquelas coisas horrveis que procedem do nosso corao, nos capacita a amar, tanto a Deus, quanto ao nosso prximo.

Para que Ele atue em ns dessa forma, precisamos nos render a Ele, nos entregarmos a Ele total e

verdadeiramente. E precisamos, constantemente, falar com o Senhor e ouvi-Lo, ou seja, orar. atravs da orao que criamos intimidade com Deus e atravs dessa intimidade que o Esprito Santo age poderosamente em ns. Essa ao crescente do Esprito em ns, nos leva a obedecermos ao 59

que verdadeiramente a vontade de Deus, a fazermos o que realmente tem valor para Ele. E nesta obedincia que nos tornamos instrumentos teis disposio dEle.

Alm do amor, o Senhor Jesus nos deixou outros mandamentos como perdoar, respeitar autoridades, sermos humildes, e ainda outros. Mas todos eles dependem do amor. Paulo tambm disse isto, quando se referia aos dons, mostrando que este um bem que deve ser buscado em Deus. Ele diz que no temos o amor em ns mesmos e que devemos busc-lo no Senhor, porque, sem ele, nada tem valor (ver 1C0 13). Ele diz que no adianta fazermos as coisas mais santas do mundo, se no tivermos amor. Ento, de acordo com as palavras de Jesus e com o fundamento lanado pelo apstolo Paulo, aqui que deve comear a nossa obedincia.

Seguindo

esse

princpio

seremos

levados,

pelo

Esprito, a obedecermos ao Senhor em toda a Sua vontade. isso que nos levar a buscar e conhecer o propsito de Deus para as nossas vidas. De posse deste conhecimento, seremos levados a obedecer s instrues de Paulo quanto s reunies da Igreja, onde nosso objetivo no ser mais o de receber, mas o de dar. No iremos mais s reunies para recebermos a aprovao dos outros pela nossa santidade. 60

No iremos mais para buscar alimento, apenas, para a nossa alma. No iremos mais para receber revelaes, curas, consolo, milagres e outras bnos. Iremos s reunies, para que o Senhor utilize a cada um de ns como Seu instrumento, atravs do qual a Sua vontade ser feita. A haver comunho com Deus e com os outros santos, porque Deus estar no meio de ns.

Creio que a isto que o Senhor se refere, quando fala do caminho apertado que leva a uma porta estreita. Porque essa nossa obedincia o resultado de uma consagrao total a Deus. Isto implica em abrirmos mo, completamente, de qualquer controle que possamos ter sobre nossas vidas, nos entregando totalmente ao domnio do Senhor. Esta entrega faz com que nos sintamos fracos, sem capacidade para fazermos nada. Mas a verdade que, justamente nessa hora, seremos capacitados, pelo Esprito de Cristo, a fazermos qualquer coisa que seja de Sua vontade. Como disse Paulo: quando sou fraco, ento, que sou forte (2Co 12.10).

Hoje, normalmente, temos dificuldade para entender como Davi pde enfrentar ao gigante. Muitas vezes, somos levados a considerar a habilidade que ele j tinha com a funda. Mas est bem claro que nem mesmo Davi se fiava na 61

sua prpria habilidade. Vejam o que ele disse a Golias: o SENHOR te entregar nas minhas mos (1Sm 17.46).

Da mesma forma, ficamos admirados com a fora de Sanso. Mas ele no tinha fora nenhuma! Sua fora vinha sempre de Deus. Ento, o Esprito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou [ao leo] como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mo (Jz 14.6 grifo meu). De novo: Ento, o Esprito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, matou deles trinta homens (14.19 grifo meu). Mais uma vez: porm o Esprito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braos se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mos (15.14 grifo meu) e, com uma queixada de jumento, matou mil filisteus.

O Senhor o usava, porque ele era consagrado a Deus: tu concebers e dars luz um filho sobre cuja cabea no passar navalha... porque o menino ser nazireu consagrado a Deus, desde o ventre materno at ao dia de sua morte (Jz 13.5, 7), foi o que Deus disse me de Sanso. No entanto, quando sua consagrao foi cortada, ou seja, quando ele valorizou mais a uma pessoa do que a Deus, o Senhor se

62

retirou dele (ver Jz 16.20) e ele j no tinha nenhuma fora para reagir a nada.

Da mesma forma, a nossa consagrao ao Senhor que nos capacitar a fazermos a vontade de Deus. Em outras palavras, quando nos negarmos a ns mesmos, tomarmos nossa cruz e seguirmos os passos do Senhor Jesus, seremos capazes de obedecer. A vida do Senhor aqui na terra foi uma vida de autonegao, para obedecer vontade do Pai. Foi uma vida no caminho apertado, sem busca de realizao de vontades pessoais, sem busca de concretizao de sonhos pessoais e sem busca de satisfao pessoal, que no fosse a satisfao da vontade de Deus. E seguir o Seu exemplo tambm um mandamento a ser obedecido.

Agora, pergunto a vocs e a mim: somos legalistas, obedecendo a mandamentos de homens, para parecermos santos aos olhos de todos, ou somos cristos, obedecendo verdadeiramente aos mandamentos do Senhor, para sermos santificados por Ele? H uma diferena eterna entre as duas posies.

63

Somos Santos?

Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.16)

Quanta coisa se tem feito por causa dessa ordem. A religio arrancou essa passagem do contexto bblico e a aplica das piores formas possveis, sempre impingindo ao homem o fardo de obedec-la integralmente, a despeito de sua [do homem] incapacidade para tanto. Verdade , que essa ordem foi dada ao homem e deve ser cumprida, mas, como em todas as coisas ligadas ao nosso relacionamento com Deus, o prprio Senhor que nos aponta o caminho a ser trilhado e nos capacita, no Esprito Santo, a alcanar a meta, se quisermos.

Jesus se entregou por ns a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado prtica de boas obras. E boas obras, para que assim sejam consideradas, so o resultado do amor que enche a pessoa, a ponto de no poder mais ser contido e explodir em atitudes santas e santificadas, para com Deus e para com as outras pessoas. Elas nunca podem ser fruto da inteno racionalizada de se cumprir uma ordem. Quando dizemos: Fao o bem e 64

elimino meus pecados, porque a Palavra de Deus determina isto!, na verdade, agimos como os fariseus, que pensam garantir sua salvao atravs do cumprimento da lei. Transformamos a Graa em Lei!

O que fazemos, nesse caso, cuidar da aparncia! Dizemos: No fumo, no bebo, no me drogo, no adultero, no sou assassino, no sou pedfilo, no sou homossexual, falo baixo, me domino em tudo, no vou a festas, no assisto nem vou ao futebol, no assisto televiso, vou sempre igreja e fao tudo o que a Palavra de Deus manda!. Sobrou alguma coisa para o Senhor operar em ns, a fim de Ele nos purificar para Si mesmo? Com esse discurso, o que realmente estaramos dizendo : No tenho pecado. Graas Te dou, meu Deus, porque eu no sou como esses outros, que fazem essas coisas!. Mas, se afirmarmos que no temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra no est em ns.

E o Senhor no v como o homem: o homem v a aparncia, mas o Senhor v o corao. possvel que algum no faa nenhuma dessas coisas, na sua prpria fora. Por fora, esse algum aparenta uma vida piedosa. No entanto, o seu interior est cheio de dio pelas pessoas que tais coisas fazem. A todo momento, essa pessoa condenar 65

s outras, porque elas no se esforam para atingir esse padro de santidade que ela atingiu, com o seu esforo. Ela sempre olha as outras pessoas de cima para baixo, como se ela fosse um ser humano melhor, perfeito, ainda que diga, da boca para fora, No sou perfeito! Tambm tenho meus pecados!. Ela s diz isto, para no transgredir a lei de que no podemos afirmar que no temos pecado. Vemos uma pessoa dessas e a consideramos santa, porm, o Senhor sabe que o seu corao enganoso, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. No tem amor!

O nosso Deus Pai e Criador nos indicou a forma para chegarmos santidade que Ele requer de ns: Se

confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustia. No sou pedfilo, mas devo confessar: Senhor, sou homem e, enquanto estiver neste corpo carnal, estarei suscetvel a cometer esse erro pavoroso. No sou melhor do que as pessoas que caram nesse erro, Senhor, por isto, no me deixe cair em tentao e livra-me do mal. No sou assassino, mas devo confessar a mesma coisa! E assim devemos fazer com todas as maldades que brotam em nosso corao, porque do corao saem os maus pensamentos, os homicdios, os adultrios, as imoralidades sexuais, os

66

roubos, os falsos testemunhos e as calnias. E so essas coisas que tornam o homem impuro, no-santo!

Assim Senhor,

tambm

quando e

nos

aproximamos de

do

ainda

cansados

sobrecarregados

erros,

atendendo ao Seu chamado. Devemos ter a confiana de estarmos assentados nos lugares celestiais, em Cristo Jesus, santificados por Ele, atravs do Esprito Santo, que milita contra nossa carne, para que no faamos o que,

porventura, for de nossa vontade. E isto no acontece em um passe de mgica! gradual! Todos os dias somos ensinados pelo Senhor! Todos os dias somos santificados por Ele, para que sejamos apresentados perante ele santos, inculpveis e irrepreensveis, se que permanecemos nessa f, alicerados e firmes. Com essa f, de que Ele quem nos purifica, e com a confisso sincera da nossa fraqueza e da nossa impossibilidade de nos aperfeioarmos, o Esprito de Cristo nos mostra o caminho a seguir, luta contra nossa carne, age nas circunstncias, para que no sejamos tentados alm de nossas foras, e coloca o Seu amor em nosso corao, a fim de que ele seja capacitado a ver as outras pessoas, como o Senhor as v, em amor, alm de no pensarmos mais do que convm, a nosso prprio respeito.

67

Mas

Palavra

de

Deus

no

est

cheia

de

recomendaes para que abandonemos o pecado? Sim, est! Mas, se isto fosse possvel, na nossa prpria fora, Jesus no precisaria ter-Se dado em sacrifcio por ns. Ele veio, como Cordeiro de Deus, exatamente por no nos ser possvel a autossantificao! E essa a mensagem central do Evangelho: arrependimento de obras mortas! Isto

significa nos conscientizarmos da nossa incapacidade de alcanar, pelo nosso esforo, a santidade, sem a qual ningum ver a Deus. Essa conscincia nos leva a

confessarmos a nossa fraqueza a Deus e a entregarmos nossa vida em Suas mos, confiando que Jesus ,

realmente, o nico Caminho para nos chegarmos a Deus. E esse Caminho, somente Ele, a nossa sabedoria, nossa justificao, nossa santificao e nossa redeno! Aplicar isto nossa vida obedecer aos mandamentos para deixar o pecado.

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocs devem amar-se uns aos outros. Com isso todos sabero que vocs so meus discpulos, se vocs se amarem uns aos outros" (Jo 13.35). expressando amor que nos tornamos discpulos de Jesus. Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocs venham a ser filhos de seu Pai que est nos cus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus 68

e bons e derrama chuva sobre justos e injustos (Mt 5.44.45). expressando amor que nos tornamos filhos de Deus. Como ter esse amor, se do nosso corao s saem coisas ruins? Simples: reconhecendo que somos maus, a despeito de nosso esforo em parecermos ser santos! diminuirmos, para que Cristo cresa em ns. E diminuir, aqui, significa pararmos de achar que somos capazes de fazer alguma coisa boa em ns mesmos.

termos esta conscincia: O meu corpo e o meu corao podero fraquejar, mas Deus a fora do meu corao e a minha herana para sempre (Sl 73:26). para o Senhor que estamos de p ou camos. Mas estaremos de p, pois o Senhor poderoso para nos sustentar. Isto a Graa de Deus, que, atravs do amor, encravou a Lei na Cruz. Isto andar no Esprito. Ns, que amamos a Jesus Cristo, devemos e romper ensinos definitivamente humanos, do com tipo: os "No

mandamentos

manuseie!", "No prove!", "No toque!". Essas regras tm, de fato, aparncia de sabedoria, com sua pretensa

religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas no tm valor algum para refrear os impulsos da carne. S Jesus a nossa santificao!

69

Ser Que Ningum Viu Isto?

Ontem noite, em orao, algumas palavras de Jesus tocaram fundo em mim. Certamente, porque o Senhor tem falado sobre o assunto comigo, h alguns meses. Ele disse: No o probam; porque no h ningum que faa milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim (Mc 9.39).

Joo havia dito ao Mestre, que um determinado homem expelia demnios em nome de Jesus. Mas, por esse homem no andar junto com eles, os discpulos

simplesmente o proibiram de continuar fazendo aquilo. E, depois de dizer para eles no proibirem tal coisa, Jesus ainda indicou que s h duas possibilidades, em relao a Ele: Quem no contra ns, por ns! (v. 40). Ou seja, quem no age contra Cristo, age a favor dEle. No existe meio-termo! Ou a pessoa vive o seu dia-a-dia em nome de Jesus, como Seu representante (embaixador), ou vive por seu prprio nome, afastada do Deus Pai e Criador e, o que pior, contra Ele.

Entendi que o Senhor estava me falando, como em tantas outras vezes, a respeito da unidade que deve haver 70

em torno do Seu Nome. Seus discpulos, ali, agiram como se fossem pessoas especiais, por participarem do nico grupo de pessoas escolhidas por Deus, para serem representantes de Seu Nome, aqui na terra. E foram envergonhados por isto! A atitude que tomaram, por conta da viso que tinham, foi reprovada pelo Senhor! Em outras palavras, o Senhor estava dizendo a eles: certo que escolhi vocs

individualmente, para andarem comigo. Porm, h outras pessoas que reconhecem o Meu senhorio e optam por Me servir. E o Pai as traz para Mim! Vocs podem confirmar isto pelo Seu poder que foi manifestado atravs desse homem. Aquele homem, que vocs discriminaram, demonstrou sua f em Mim, ao agir em Meu Nome e ao imitar Minhas atitudes. Ele no agia para sua prpria glria, mas para a Minha!.

E foi isso que encheu meu corao de temor, que me consternou profundamente. Olhei para trs, para meus passos, e fiquei estarrecido com a quantidade de vezes que agi exatamente da mesma forma que os discpulos agiram naquela ocasio, e quantas vezes agi de maneira ainda pior que eles. Pior do que isto: olhei em volta, para a Igreja, e me enxerguei em quase todas as pessoas que se professam membros do Corpo de Cristo.

71

Quantas vezes ouvi de Seus membros: A Igreja um corpo em movimento!. E verdade. Mas o movimento que se v de autodestruio. O movimento que se v de membros digladiando-se entre si. Um aponta para o outro e diz que o seu grupo o nico correto e que, por isto, o outro no cristo e no tem o direito de dizer que est servindo ao Seu Senhor. Mais do que isto, um probe o outro de agir em nome de Jesus! Todos sabem que so membros do Corpo, mas cada um se considera a cabea do corpo, nunca um membro inferior. Podem at afirmar o contrrio com seus lbios, mas isto que mostram com suas atitudes! E, como cabea desmiolada, olham para os membros e dizem que eles no so membros.

Uns dizem que a salvao pela eleio soberana e incondicional de Deus. Outros dizem que pela eleio presciente, soberana e condicional. Uns dizem que os mil anos de reinado de Cristo na terra espiritual e j est ocorrendo, enquanto outros dizem que ele ser literal e ainda vai ocorrer. Uns dizem que o dzimo ainda uma obrigao da Igreja, enquanto outros dizem que no mais. Uns acham que o Esprito Santo no Se manifesta mais com o poder que Se manifestava no princpio da Igreja, ao passo que outros acham que Ele ainda Se manifesta assim. E milhares de outros motivos ridculos! E cada um quer proibir o outro de dizer que est agindo em nome de Jesus! 72

Paulo j havia dito que no importa se um acha que pode comer e o outro acha que no pode. No importa se um acha que tem que separar dias especiais e outro acha que no. Porque o que importa, realmente, se cada um cr que Jesus Cristo o Senhor e passa a seguir Seus passos, a imit-lO, em transformao constante de vida, para a honra e glria do Senhor, no para satisfazer a sua prpria soberba. Estes, sim, que esto separados de Cristo e so contra Ele! Eis o soberbo! Sua alma no reta nele; mas o justo viver pela sua f (Hb 2.4).

At quando ficaremos demonizando o servo alheio, julgando-o, desprezando-o, como se ele no fosse servo de Jesus, do Deus Altssimo? At quando vamos permitir que a nossa soberba reine em nossa vida, ao invs de Jesus? Por que no vemos que conosco que o Senhor est falando, quando diz que vai chamar todos os indignos para a Sua ceia, no lugar daqueles que Ele havia convidado

anteriormente? Quando lemos, ou ouvimos, essa passagem de Lucas 14, sempre pensamos que Ele est falando dos outros crentes, nunca de ns mesmos! Mas com ns mesmos que Ele est falando, porque ns estamos nos ocupando com ideias de homens, em vez de aceitarmos o Seu convite e irmos em Sua direo! Morremos defendendo

73

preceitos humanos, mas no aceitamos nem um desmaio em nome de Jesus! Dizemos que estamos fazendo a Sua vontade, mas nos enchemos de dio se algum no pensa como ns!

Tudo isso viver uma mentira! Tudo isso exclui de nossas vidas o amor com que fomos amados por Jesus! Ns dizemos que aceitamos e recebemos esse amor, mas no o repassamos adiante. Nunca! Achamos que isso

exclusividade nossa. Os outros que se virem para receb-lo. Basta que ajam e pensem como ns, que, ento, eles tambm sero merecedores desse amor. Mas desde quando fomos merecedores de alguma coisa vinda de Deus? Nenhum de ns merecedor de nada, a no ser de condenao eterna. E, agora que a graa nos alcanou, vamos continuar dando motivos para essa condenao, rejeitando a Jesus? Claro que no! Eu duvido que algum cristo professo responda sim a essa pergunta,

conscientemente. Mas o sim que ns estamos dizendo, ao nos rotularmos com nomes de homem e ao rotularmos aos outros tambm! Ao discriminarmos quem quer que seja, que pense diferente de ns!

Jesus disse para nos amarmos uns aos outros. O Esprito de Cristo disse que o amor o vnculo da perfeio e 74

que devemos fazer o bem a todos, ESPECIALMENTE aos da famlia da f. Ele no diz aos da famlia dos batistas, ou presbiterianos, ou assembleianos, ou catlicos, ou

wesleyanos, ou calvinistas, ou arminianos, ou agostinianos, ou pelagianos, ou de Paulo, ou de Apolo, ou de Cefas, ou de outro nome qualquer. aos da famlia da f em Cristo Jesus. Aqueles que creem que Jesus Cristo, homem, o nico Deus e o nico Mediador entre Deus e os homens. Aqueles que creem que Ele morreu pelos pecados de todos e que foi ressuscitado por Deus, para que todos os que nEle crerem, sejam salvos. Aqueles que creem que esse Jesus voltar para reunir definitivamente a Ele, todos os que nEle creram. Essa a famlia da f, que Deus considera. Essa a famlia que ser aperfeioada at se encontrar definitivamente com Ele.

Assim diz o Senhor: "Hoje, se vocs ouvirem a minha voz, no enduream o corao. A voz do Senhor nos chama ao amor, e amar tambm ceder. No de precisamos mas

concordar

com

preceitos

teolgicos

ningum,

precisamos amar a todos e reconhecer que o erro que vemos nos outros pode estar, na verdade, em ns! Se no tivermos humildade para isto, porque ainda no morremos com Cristo e caminhamos para a morte eterna. Ouamos a Sua voz! Sejamos Um com Jesus, assim como Ele Um com o Pai! 75

Discipulado

Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. Levi levantou-se e o seguiu (Mc 2.14)

Eis a o discipulado descrito por completo, do incio ao fim!

No h teologias! No h conhecimento prvio de Quem Jesus! No h cumprimento de leis! No h apego s certezas da vida e sua comodidade!

Tudo que existe o chamado pessoal de Jesus e a obedincia da pessoa chamada! isto mesmo: a obedincia ao siga-me o primeiro passo, seja pelo motivo que for! Os evangelhos nos do conta disto, ao nos trazerem um pouco da histria dos discpulos. Ali, percebemos que havia diferentes motivaes entre eles, mas havia esse ponto comum a todos: a obedincia de seguir a Jesus, quando chamados.

76

Esse chamado, que se mantm atravs do Esprito de Cristo, agora estendido a todas as pessoas, continua o mesmo: um chamado vida sem um roteiro prestabelecido; no h certezas! Pelo contrrio: o que existe um caminho apertado, de dvidas, de incertezas, rumo ao desconhecido!

um chamado que nos leva a largarmos tudo o que vivemos, at ento, e a focarmos s e unicamente no Cristo, no Filho de Deus, no prprio Deus que Se tornou Homem. A meta, agora, segui-Lo em cada passo Seu, aprendendo com Ele e imitando cada olhar, cada toque, cada abrao, cada acolhimento, cada atitude, cada comunho, cada palavra, que Ele faz e diz! Agora, descartamos todas as frmas conhecidas, criadas e impostas pelo homem, que tentam encaixotar o Esprito!

E sem o Siga-me pessoal de Jesus, no adianta darmos nem um passo em Sua direo!

Indo eles caminho fora, algum lhe disse: Seguir-teei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas tm seus covis, e as aves do cu, ninhos; mas o Filho do Homem no tem onde reclinar a cabea.

77

outro

disse

Jesus:

Segue-me!

Ele,

porm,

respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus prprios mortos. Tu, porm, vai e prega o reino de Deus.

Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ningum que olha para trs, tendo posto a mo no arado, apto para o reino de Deus (Lc 9.57-62).

Essa passagem a indicao de Jesus sobre a necessidade do Seu chamado, para sermos Seus discpulos. Mais do que isto, uma demonstrao da insanidade humana em tentar segui-Lo, sem que Ele chame, e da inutilidade do emprego de frmas ou leis como

demonstrao da capacidade prpria de andar em Seu caminho:

No primeiro caso, a pessoa aborda a Jesus e diz que O seguir a qualquer lugar. Imediatamente, Jesus demonstra que essa pessoa no tem a mnima noo do que est dizendo: Jesus fala da instabilidade e da incerteza de Seu

78

caminho, que em direo Cruz, em direo ao sofrimento e ningum tem como querer isto pra si mesmo!

Logo depois, Jesus Quem chama uma pessoa. E a pessoa aceita o convite! Mas esta, provavelmente por conta da tradio humana da qual ouviu falar, pensa que precisa, primeiro, se preparar para seguir a Jesus! Ela acha que deve, antes de tudo, cumprir a Lei para, ento, estar apta a seguir o Seu caminho. E Jesus diz a ela: Esquea a Lei! Seu compromisso comigo; seu relacionamento, agora, direto comigo; Eu vou falar diretamente com voc, vou lhe ensinar tudo o que voc precisa saber, vou lhe mostrar por onde ir e como agir!.

Esta a aliana que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu corao as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei. Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenana, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeioou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperana superior, pela qual nos chegamos a Deus (Hebreus).

Por fim, o terceiro caso, onde a pessoa tambm diz que quer seguir a Jesus, sem ser chamada, e demonstra

79

uma insanidade ainda maior que a primeira: alm de no ter idia do que teria pela frente como discpula, ela quer que o discipulado seja de acordo com a sua vontade, com as suas imposies, sem estar disposta a abrir mo de sua vida, sua segurana, suas certezas, e parece sonhar com viagens maravilhosas, cercadas de conforto, sob a tutela de um guru que ir providenciar todas as coisas para o seu bem-estar!

E Jesus rejeita isto! Com Sua resposta, Ele diz que no pode haver nada entre o chamado, o prprio Jesus, e a obedincia, para que haja o discipulado! No pode haver condies e nem leis entre Jesus e o discpulo. Se houver, deixa de ser discipulado, passando a ser um programa de vida de acordo com a vontade humana! Uma religiosidade!

Discipulado compromisso nica e exclusivamente com Jesus! Ao Siga-me segue-se o levantou e O seguiu, sem ponderaes, sem questionamentos, sem condies. Discipulado novidade de vida, largando-se o que at ento se viveu! Isto no uma autossantificao, mas uma mudana de foco, de prioridades, de meta! Discipulado caminhar com Jesus, aprendendo e sendo direcionado por Seu Esprito!

80

Vocs, Discpulos, So o Sal da Terra

Eu lhes digo que uma Igreja, qual dirigi todas essas bem-aventuranas, s pode partir de uma origem: a Cruz do Calvrio! Vocs, discpulos, so bem-aventurados quando, POR MINHA CAUSA, os injuriarem e perseguirem e,

mentindo, disserem todo mal contra vocs. Regozijem-se e exultem, porque grande o seu galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vocs. POR MINHA CAUSA vocs so rejeitados, mas o atingido sou EU MESMO. As injrias, as difamaes, as perseguies at morte, mesmo quando aparentemente gratuitas, so o motivo das bem-aventuranas e so amostras de sua comunho COMIGO.

O mundo os odeia, porque sua voz humilde e mansa uma ameaa ao mundo: vocs, discpulos, do testemunho da injustia do mundo, quando suportam a pobreza e o sofrimento com pacincia e em silncio. Enquanto lhes digo que so bem-aventurados, o mundo grita Fora, fora!, para vocs. E esta a esperana de vocs: que, fora do mundo, o que os aguarda o salo celestial, com uma grande ceia preparada para vocs pelo prprio Deus Pai e Criador, o qual enxugar todas as suas lgrimas que, naquele momento, sero de alegria. L, suas feridas e seu martrio tero sido 81

transfigurados para um novo corpo, j no mais vestido com pecado e arrependimento, mas com vestes brancas da Verdadeira Justia.

No entanto, enquanto esse dia no chega, vocs tm uma misso na terra: conserv-la! Quando o mundo os rejeita, traz destruio sobre si mesmo. Mas, POR MEU AMOR A VOCS, o mundo continua existindo. POR MEU AMOR A TODOS, ainda derramo minha misericrdia, porque muitos ainda viro atravs do que vocs demonstram em suas prprias vidas. E isto acontece porque vocs so o sal da terra! Vocs no tm o sal, nem tm que ser o sal! Vocs o so por sua comunho COMIGO! Vocs no sero o sal da terra por pregarem a Palavra, mas apresentaro a Palavra de forma viva em seu cotidiano, por serem o sal! Vocs no tero o sal por dizerem o Meu Nome, ou por citarem as escrituras com perfeio, mas so o sal que permeia toda a terra, que a sua substncia principal, porque foram atingidos por Meu chamado e se tornaram Meus discpulos!

Mas, para a terra continuar conservada, o sal precisa continuar sendo sal, precisa manter seu poder de temperar, de purificar e de conservar. Ele precisa ser incorruptvel! Se ele se tornar inspido, no poder ser recuperado. Ter que ser lanado fora! Portanto, ele no pode ficar guardado: tem 82

que ser livre! Ele no pode ficar restrito a rituais do homem para o homem, porque ele a vinda de Deus para todos os homens!

E vocs no so, apenas, o poder invisvel do sal: vocs tambm so o brilho visvel da luz! Mais uma vez Eu lhes digo: vocs no tm que ser luz, nem tm a luz. Vocs so luz! Sua resposta ao Meu chamado os fez luz! Vocs so a cidade edificada sobre o monte. No h como escond-la! Lembrem-se: vocs vieram da Cruz! E todos, do mais simples ao mais famoso, reconhecem que algo muito extraordinrio acontece na Cruz! Para espanto de todos, a Cruz se torna claramente visvel em toda essa escurido! E as boas obras de vocs devem ser vistas nessa luz. No so vocs que sero vistos, mas as suas boas obras! E as suas obras so o motivo de serem bem-aventurados: pobreza, sofrimento, humildade, pacincia, mansido, choro por causa da injustia, amor paz, rejeio, perseguio! Tomem a minha Cruz! Ela a luz que brilha e onde suas obras sero vistas, onde sua renncia ser admirada. E, ao verem essas boas obras, as pessoas daro glrias a Deus! No so vocs, no a Igreja, que sero glorificados, mas o nosso Pai que est nos cus! (cfe. Mateus 5 e outros textos bblicos).

83

Nisto sabero todos que vocs so Meus discpulos: em amarem-se uns aos outros.

84

Respondendo ao Chamado

Eis-me aqui, Pai!!!

85

Potrebbero piacerti anche