Sei sulla pagina 1di 8

INTOXICAES E ENVENENAMENTOS

Angela Cristina Lopes Atualmente, aumentam mundialmente e, em particular no Brasil os nmeros de casos e a gravidade das denominadas "intoxicaes e envenenamentos". Segundo estimativa da Organizao Mundial da Sade, em torno de 3% da populao urbana, nos pases em desenvolvimento, afetada, anualmente, por estes tipos de acidentes. A utillizao crescente e abusiva de substncias qumicas no acompanhada de precaues e cuidados necessrios, vem causando srios problemas de sade s pessoas expostas, usurios desses produtos, na zona rural, rodovias, no ambiente domstico, nas escolas, nos locais de trabalho, configurando um alto risco para a sade. Com relao ao registro dos acidentes, podemos dizer que esto subnotificados, uma vez que nem sempre a vtima levada para atendimento em centros de referncia e, portanto, no refletem a amplitude do problema. Diante da seriedade dos acidentes, cabe-nos, enquanto profissionais de sade, conscientizarmos as pessoas dos riscos e trabalharmos, sobretudo, visando a preveno. A Toxicologia a "cincia dos efeitos adversos de substncias qumicas sobre os organismos vivos"(Godmam & Gilman) ou ainda "a cincia que define os limites de segurana dos agentes qumicos, entendendo-se como segurana a probabilidade de uma substncia no produzir danos em condies especficas" (Casarett). Paracelsus (1493-1541) j dizia "todas as substncias so venenos, no h nenhuma que no o seja. A dose correta determina o remdio e o veneno". Doses gradativas de uma droga dada a um indivduo geralmente provocam magnitude de resposta aumentada medida que as doses so elevadas. As intoxicaes so causadas pela ingesto, aspirao ou introduo no organismo, acidental ou no, de substncias txicas, como entorpecentes, medicamentos, produtos qumicos utilizados em laboratrio e limpeza, alimentos deteriorados, venenos, gases txicos. Elas podem ser subdivididas de acordo com o tempo de ocorrncia:

aguda (at 24 horas do acidente), sub-agudas ( os primeiros dias aps) e, seguidamente sub-crnicas ( at um ms) e crnicas ,exposio a determinada substncia durante longo tempo, resultando em acumulao do composto no corpo (metais, como o chumbo, por exemplo). Diante de uma intoxicao, O QUE FAZER? Em primeiro lugar, a preocupao deve ser com a MANUTENO DAS FUNES VITAIS, proceder as tcnicas do Suporte Bsico de Vida, tendo em vista a estabilizao do paciente:
y

y y

A desobstruo de vias areas, aspirao de secrees, retirada de corpos estranhos, traqueostomia e outras medidas se necessrias. Manuteno da respirao, ventilao e entubao (se necessrio) Manuteno da circulao, promovendo a estabilizao hemodinmica, obter acessos venosos, coletando sangue para exames laboratoriais de rotina e especficos. Tratamento sintomtico e especfico, monitorizao, seguimento.

de fundamental importncia a OBTENO DA HISTRIA CLNICA, a idade e sexo, o conhecimento da substncia causadora da intoxicao (embalagens e vidros vazios prximos, substncias, medicaes no local, atividade profissional, uso de drogas), quantidade, h quanto tempo, via de exposio, avaliao do estado geral (estado neurolgico especialmente) condio fsica e psquica, primeiras medidas que foram tomadas. Em seguida, a DESCONTAMINAO, com o objetivo de diminuir a absoro, aumentar a eliminao. A emese pode ser realizada no local, ser utilizada para remoo de grandes partculas.Est CONTRAINDICADA na ingesto de produtos corrosivos (cidos, amonaco, soda custica), quando o paciente estiver comatoso, pelo risco de broncoaspirao de contedo gstrico. Tambm no deve ser estimulada quando da ingesto de estimuladores do sistema nervoso central, podendo precipitar convulses. Os destilados de petrleo, podem causar pneumonite qumica se aspirado, podem haver grandes complicaes se induzida em crianas menores de 1 ano de idade. A lavagem gstrica realizada atravs da insero de uma sonda naso-gstrica calibrosa e introduo de soluo (soro fisiolgico 0,9%) at retorno lmpido. Pode-se enviar o contedo gstrico para anlise.

largamente utilizado a adsoro qumica, atravs do carvo ativado que interrompe a circulao ntero-heptica das drogas e intensifica a velocidade de difuso da substncia qumica do corpo para o trato gastro-intestinal. Pode causar uma reduo da motilidade intestinal. Logo aps utiliza-se um catrtico osmtico (sulfato de sdio, sorbitol) que minimiza a absoro acelerando a passagem do txico pelo organismo. A seqncia do tratamento especfico a administrao de ANTDOTOS contra o toxicante, cujo efeito oposto, pode agir atravs da formao de complexos inertes, neutralizando o txico, competindo com o txico pelo alvo e corrigindo os efeitos txicos.

CONSIDERAR SEMPRE, EM RELAO SUBSTNCIA UTILIZADA:


y y y y y y

Dose teraputica e dose txica Ligao protica Pico de ao Via de eliminao e meia-vida Volume de distribuio Nvel srico.

INTOXICAES POR GASES


Ocorrem com maior freqncia em minas, poos de petrleo, garagens, locais fechados e mal ventilados. Os gases podem formar compostos ligados a hemoglobina, impedindo a oxigenao do sangue (monxido de carbono, por exemplo). O gs cloro ou gs anidro sulforoso tambm determinam graves intoxicaes. A conduta bsica nestes acidentes :
y

y y y

Retirar o acidentado do local, levando-o para o ar livre, deve-se tomar cuidado para que o socorrista no acabe intoxicado tambm, utilizando proteo Afrouxar roupas Repouso albsoluto Medidas de manuteno das funes vitais

INTOXICAES POR CIDOS E LCALIS FORTES

Tais intoxicaes so comuns em acidentes com crianas menores de cinco anos e em tentativas de suicdio (hipocloritos, gua de lavadeira, soda custica, removedores), produzem leses na boca, lngua, esfago e estmago. O que fazer?
y

y y

No provoque vmito se ingerido, nunca devem ser passadas sondas nasogstricas pelo risco de perfurao.Pode-se dar um demulcente (protetor de mucosa), como gelatina dissolvida em gua ou clara de ovo Se o produto atingiu regies de mucosa mais sensvel, lave cuidadosamente com gua corrente Se a criana ou outra pessoa manipulou o produto, deve-se lavar as mos e dedos para previnir contato com outras regies (olhos, por exemplo) Requerem ao rpida para evitar as complicaes agudas; a endoscopia precoce de crucial importncia para avaliar a extenso da leso, sendo um mtodo seguro para definio de condutas e prognstico.

INTOXICAES POR METAIS


As intoxicaes agudas por metais (chumbo, por exemplo) apresentam sintomas gastro-intestinais mais significativos, alm de mialgia generalizada, encefalopatia. So geralmentes acidentes de trabalho pela utilizaode pigmentos em cermicas, tinturas de cabelo (no utizadas mais), compostos adicionados gasolina, baterias, certos tipos de solda. So encontradas tambm intoxicaes por arsnico, mercrio e fsforo. O tratamento consiste na avaliao rigorosa dos sinais e sintomas, hidratao adequada, controle sintomtico, avaliao de funo heptica e renal, e especificamente, a administrao de quelantes (EDTA de sdio ou clcio, Dimercaprol, Penicilamina). Podem ser realizados exames complementares de dosagem do metal srico ou urina.

INTOXICAES POR AGROTXICOS


Os agrotxicos ou defensivos agrcolas so substncias que vm sendo cada vez mais utilizadas na agricultura e na sade pblica, podendo ou no oferecer perigo para o homem, dependendo da toxicidade, do grau de contaminao e o tempo de exposio durante

sua aplicao. Assim, o principal problema est na sua utilizao indiscriminada, sem qualquer preocupao com a segurana. A questo da segurana no deve se restringir aos que manuseiam os agrotxicos, aplicando-se tambm aos operrios que os fabricam, s pessoas que os transportam e populao que consomen os produtos nos quais foram utilizados. Tais substncias alm de no apresentarem especificidade para determinada praga (eliminam o nocivo e o til) poluem o ambiente (persistem no solo por vrios anos) e, posteriormente, acumulam-se no homem e em animais. A contaminao humana por agrotxicos se d por via direta (operrios das indstrias de sntese, manipuladores e aplicadores) e por via indireta (populao exposta). Os principais agentes de intoxicao entre os praguicidas so os inseticidas usados na agricultura, em ambientes domsticos e pblicos, classificados em trs grandes grupos: os organoclorados, os inibidores da colinesterase (organofosforados e carbamatos) e as piretrinas naturais e sintticas. A exposio a organofosforados um problema que pode atingir boa parte da sociedade, desde os grupos mais expostos (operrios, formuladores, aplicadores na agricultura ou no controle de vetores), at a populao em geral, pelo uso domstico destes produtos, pelo uso inadequado, pela proximidade a campos de cultura ou pelo consumo de alimentos contaminados. Logo, precaues devem ser tomadas para previnir no somente quadros de intoxicao aguda, mas tambm controlar a absoro de repetidas doses por longo tempo Sua principal ao farmacolgica a inibio da enzima acetilcolinesterase com conseqente acmulo de acetilcolina nas terminaes nervosas. Na intoxicao, os efeitos manifestados inicialmente so muscarnicos: miose, sudorese, aumento das secrees brnquicas, salivao, lacrimejamento, vmitos, nuseas e diarria, bradicardia e dores abdominais. Em seguida, os nicotnicos, quando diminui a severidade dos anteriores, manifestados por: tremores e cimbras, hipertenso arterial, fasciculao muscular e flacidez, eventualmente morte por parada repiratria ou edema pulmonar. Dentre os efeitos a longo prazo na exposio a estes compostos, o de maior ocorrncia o aparecimento de neuropatia perifrica tardia, alm de cefalia, fraqueza, alterao de memria e de sono, anorexia, fadiga fcil, tremores, nistagmo. O tratamento geral consiste na manuteno das funes vitais, seguida pela descontaminao com lavagem gstrica, at 6 a 8 horas

aps a ocorrncia, at retorno lmpido, caso haja ingesto, (retirar roupas e lavar as reas atingidas, se exposio drmica e respiratria) administrar carvo ativado 1grama por quilo de peso (mximo 50g), alm de catrtico. Especificamente, utilizada a atropina que apresenta ao anticolinrgica e antimuscarnica e atua como tratamento sintomtico, somente deve ser administrado nos quadros onde os sintomas muscarnicos so bem evidentes. Os exames laboratoriais complementares so a dosagem de atividade das colinesterases e a cromatografia em camada delgada (CCD), muito utilizado em toxicologia por ser um mtodo fsico-qumicode separao de compostos e identificao atravs de comparao com padres. A amostra pode ser contedo gstrico ou 1 ml de sangue com anticoagulante, o objetivo confirmar a presena do agente txico. Os piretrides quando ingeridos causam irritao e dor epigstrica, nuseas, vmitos, sonolncia, fadiga, fraqueza, parestesia, viso turva, sudorese, dor torcica, pneumonites, fasciculaes musculares, convulses. Quando inalados ocasionam coriza, congesto nasal, irritao da orofaringe, reaes de hipersensibilidade e no contato com a pele, queimao, prurido, hipersensibilidade e efeitos sistmicos.O tratamento engloba as medidas de ordem geral: manuteno das funes vitais, medidas de descontaminao, se ingesto, proceder a lavagem gstrica, carvo ativado e catrticos; se derramamento nos olhos, deve ser realizada lavagem ocular cuidadosamente, se contato drmico: lavagem corporal.

INTOXICAES POR PLANTAS


A intoxicao aguda por plantas, embora de incidncia universal, sua distribuio e intensidade assumem aspectos regionais, quase sempre por ingesto acidental de uma planta ou de alguma de suas partes que txica. Muitas vezes, a criana ingere ou manuseia uma planta txica levada por sua natural curiosidade e pelas suas caractersticas psicolgicas de explorar o ambiente, tambm pelo desconhecimento do perigo de certas espcies. Podem haver, ainda, a utilizao de plantas venenosas para a alimentao, como por exemplo a mandioca-brava (cujo princpio txico mais concentrado nas folhas e raiz). Tal ingesto determina um quadro de intoxicao ciandrica, com elevada mortalidade. O tratamento exige atendimento rpido em centros de referncia, consiste em administrao de nitritos, visando a formao de metemoglobina, que combina-se com o cianeto formando

cianometemoglobina, praticamente atxica. Administra-se a seguir hipossulfito de Sdio 25% que reagem com os radicais ciadricos formando tiocianatos (Kit Cianeto). Plantas ornamentais como "comigo ningum pode", que so comumente causadoras de acidentes, causam grande irritao de mucosas, pela presena de rfides de oxalato de clcio: edema de lbios, dor em queimao, sialorria, disfagia, afonia, clicas abdominais, nuseas e vmitos. O tratamento sintomtico, podendo ser administrado um protetor de mucosa, como gelatina dissolvida ou clara de ovo. A sugesto previnir acidentes, tomando cuidados no manuseio de plantas, bem como alertar as pessoas para a utilizao criteriosa, visto que as propriedades de alguns vegetais sofrem a influncia de grande nmero de fatores e que morfologicamente muito difcil distinguir a variedade txica da atxica e que em certas, condies, esta pode apresentar as propriedades daquela e vice-versa. De maneira geral, as plantas podem produzir distrbios digestivos, cutneo-mucosos, alergias respiratrias e ser utilizadas como alucingenos. importante ressaltar alguns pontos para evitar acidentes;
y y y y

y y

y y

Conhecer as plantas perigosas da regio, da casa e do quintal, pelo aspecto e nome No comer plantas selvagens, inclusive cogumelos, a no ser que sejam bem identificados Conservar plantas, sementes, frutos e bulbos longe do alcance de crianas pequenas Ensinar as crianas, o mais cedo possvel, a no pr na boca plantas ou suas partes, alertando-as sobre os perigos em potencial das plantas txicas No permitir nas crianas o hbito de chupar ou mascar folhas, sementes, ou qualquer parte de plantas Identificar a planta antes de comer seus frutos, no baseando-se na observao de aves ou insetos que a consomem, para saber se ela txica Nem sempre o aquecimento ou cozimento destroem a substncia txica No fazer nem tomar remdios caseiros com plantas indiscriminadamente

A autora bolsista de Iniciao Cientfica do Programa PIBIC/CNPq/PRP - UNICAMP Orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
COORDENAO | SOBRE A ESPECIALIDADE | BIBLIOTECA ONLINE | RECURSOS INTERNET | EDUCAO | PESQUISA | EVENTOS | CASOS CLNICOS | COLABORADORES | MAIS... | NOVIDADES | CONTATO

Copyright 1997 Universidade Estadual e Campinas

Potrebbero piacerti anche