Sei sulla pagina 1di 19

Compartilhar / Favoritos

O WinPE 3.0 uma ferramenta muito til para auxiliar no processo de instalao do Windows 7, porm a verso original, que obtida juntamente com o download do Windows AIK, muito limitada, com interface em modo texto apenas. No possui o gerenciador de arquivos Windows Explorer nem o browser Internet Explorer. A inteno deste artigo mostrar ao leitor como personalizar o WinPE 3.0, de forma a incluir uma barra de tarefas para inicializao grfica de aplicativos, e tambm como incluir diversos aplicativos, como um gerenciador de arquivos, prompt de comando, Mozilla Firefox, gerenciador de parties, ferramenta de recuperao de arquivos (Undelete), WireShark, entre outros. Alm disso iremos colocar uma instalao do UltraVNC e tambm do BgInfo, de forma que ao inicializar o WinPE, o UltraVNC Server entre em funcionamento e o BgInfo mostre o IP do computador (obtido via DHCP). Desta forma teremos uma ferramenta em que ser possvel prestar assistncia remota a um computador de um usurio, mesmo que o Sistema Operacional no inicialize. Voc simplesmente ter que instruir o usurio a inicializar o WinPE - via USB, CDROM ou PXE (Rede) - e solicitar o endereo IP que aparece na tela. Dai s se conectar remotamente via UltraVNC Client e fazer backup do computador, corrigir eventuais problemas e at instalar uma nova imagem do Windows. Batizei minha verso personalizada do WinPE 3.0 de RedPE (devido ao fundo de tela vermelho). Vou explicar todos os passos utilizados para personalizar o WinPE at chegar no RedPE, com a adio de todos os softwares e configuraes sugeridas. Este tutorial apresenta os passos para personalizar o WinPE 3.0 verso de 32 bits (x86). Voc pode seguir exatamente os mesmos passos para a verso de 64 bits (amd64), tomando o cuidado de instalar as verses corretas dos softwares para o Windows de 64 bits. Este artigo faz parte da srie de tutoriais sobre Implantao do Windows 7.

Pr-Requisitos
Tenha em mos: parede. scripts. Partition Wizard Home Edition - Gerenciador de particionamento de discos. S instale este software se for para uso domstico. Se for utilizar em um ambiente empresarial, compre a verso Professional ou superior. Putty Portable - Cliente SSH. Piriform Recuva - Ferramenta para recuperar arquivos apagados. RocketDock - Barra de Tarefas personalizvel no estilo MacOS. UltraVNC - Assistncia remota para o computador. Wireshark Portable - Capturador de pacotes de rede. ClamWin Portable - Anti-Vrus. CubicExplorer - Gerenciador de arquivos. Tambm recomendo o FreeCommander Mozilla Firefox Portable Edition - Browser Firefox. GImageX - Interface grfica para o Imagex, que a ferramenta oficial da InfraRecorder Portable - Gravador de CD/DVD para possveis backups. Notepad++ Portable - Editor de textos. Pode ser til para editar ou visualizar Kit de Instalao Automatizada do Windows 7 Windows AIK. Baixe aqui. Ferramenta para abrir o ISO do AIK. Recomendo o MagicDisc que gratuito e funciona Computador com sistema operacional Windows Vista, 7 ou 2008, para instalao do AIK e Softwares a serem instalados no WinPE. Minha sugesto de softwares gratuitos: 7-Zip - Compactador de arquivos. BgInfo - Ferramenta do Sysinternals para mostrar informaes no papel de

muito bem. Se preferir voc pode queimar o ISO num CD. personalizao do WinPE 3.0.

se preferir.

Microsoft para salvar e gravar imagens de parties de discos.

Resumo
So esses os passos que iremos seguir:

1.

Instalao do Windows AIK.

2. 3. 4.

Preparao do ambiente para instalao dos softwares. Instalao dos softwares. Fechamento e gerao de ISO.

Tutorial
Vamos por a mo na massa.

1. Instalao do Windows AIK


Se voc j instalou o Windows AIK, pule para o prxima passo. O Windows AIK vem no formato ISO. Utilize um programa como o MagicDisc para abri-lo ou ento queime o ISO num CD/DVD. Execute o arquivo StartCD.exe que vem no CD e na tela que se abre clique em Instalao Windows AIK.

Siga os passos da instalao deixando os valores padro. Feche a janela ou clique em Sair.

Simples, fcil e rpido.

2. Preparao do ambiente para instalao dos softwares


Vamos preparar o WinPE padro para receber nossas modificaes.

Passo 1:
Com o Windos AIK instalado, clique em Iniciar,Todos os Programas, Microsoft Windows AIK. Clique com o boto direito do mouse sobre Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao e escolha a opo Executar como administrador. Uma nova janela como a abaixo ser mostrada:

Em seguida digite:
copype.cmd x86 c:\winpe_x86

Se preferir uma imagem de 64 bits troque x86 por amd64 no comando acima. A estrutura do WinPE ser copiada para a pasta winpe_x86. No se preocupe em criar esta pasta, ela ser criada automaticamente para voc. O resultado ser o seguinte:

Passo 2:
Para personalizar o WinPE vamos primeiro montar a imagem do WinPE. Para isso digite:
imagex /mountrw winpe.wim 1 mount

ATENO: importante executar o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao como usurio administrador, caso contrrio a execuo do comando acima ir falhar. O WinPE ser montado na pasta c:\winpe_x86\mount:

Passo 3:
Quando o WinPE inicializado, o drive padro o X:. Para facilitar a intalao de softwares padronizados neste drive, vamos mapear a pasta c:\winpe_x86\mount para o drive X: em nossa mquina. Primeiro vamos compartilhar a pasta c:\winpe_x86\mount para poder montar a pasta X: como um compartilhamento de rede. Abra o Windows Explorer (Tecla Windows+E) e navegue at a pasta c:\winpe_x86:

Clique com o boto direito do mouse sobre a pasta mount e escolha Compartilhar com Pessoas especficas... conforme ilustra a imagem abaixo:

Seu usurio j vai estar pr-incluido com a opo Leitura e Gravao. Clique no boto Compartilhar e no final no boto Pronto.

Agora a pasta est compartilhada. No Windows Explorer pressione a tecla Alt para mostrar a barra de menus e selecione a opo Ferramentas, Mapear unidade de rede...

Na tela que se abre selecione a Unidade: X: e no campo Pasta: digite \\localhost\mount.

Clique no boto Concluir. Uma nova janela do Windows Explorer ser aberta com o drive X: em evidncia:

Toda a instalao de softwares e personalizao do WinPE ser feito diretamente nesta pasta X:

3. Instalao dos softwares


7-Zip
Baixe o instalador e quando ele perguntar qual a pasta de instalao, escolha X:\Program Files\7Zip. Se no conseguir instalar no drive X:, instale no drive C: e em seguida copie a pasta C:\Program Files\7-Zip para X:\Program Files\7-Zip. Aps copiar, se desejar, voc pode desinstalar o 7-Zip sem problemas.

BgInfo
Descomprima o arquivo Bginfo.exe para a pasta X:\Program Files\Bginfo. Execute o Bginfo.exe e clique no boto Agree para aceitar a EULA. Na tela que se abre digite: Endereo IP: <IP Address>

Em Position... escolha a posio que achar mais adequada. Se desejar pode colocar outras opes que julgar necessrio como fundo de tela. Basta escolha a opo que mais gosta na caixa Fields e clicar no boto <- Add. Por fim, clique em File, Save as e salve com o nome bginfo.bgi na pasta X:\Program Files\Bginfo. Iremos utilizar este arquivo para mostrar o endereo IP como papel de parede. Isso ser feito aps a instalao e configurao de todos os softwares.

ClamWin Portable
Execute o instalador do ClamWim e escolha a pasta X:\Program Files\ClamWinPortable para instalao. Execute o Aplicativo X:\Program Files\ClamWinPortable\ClamWinPortable.exe e execute o download da base de dados de vrus, configure Proxy se for necessrio para sua rede e outros opes que julgar necessrio.

Toda vez que precisar executar o ClamWin a partir do WinPE recomendvel que se execute uma atualizao da base de dados de vrus.

CubicExplorer
Baixe o instalador e quando ele perguntar qual a pasta de instalao, escolha X:\Program Files\CubicExplorer. Se no conseguir instalar no drive X:, instale no drive C: e em seguida copie a pasta C:\Program Files\CubicExplorer para X:\Program Files\CubicExplorer. Aps copiar, se desejar, voc pode excluir a pasta do CubicExplorer do disco C:. Execute X:\Program Files\CubicExplorer\CubcExplorer.exe e personalize-o da forma que julgar necessrio. possvel colocar o menu no idioma portugus, no menu Ver, Idioma. Para que o CubicExplorer funcione corretamente no WinPE necessrio criar a pasta X:\Windows\System32\config\systemprofile\desktop, caso contrrio a aplicao ir gerar um erro ao ser iniciada.

Mozilla Firefox Portable Edition


Baixe e instale o Mozilla Firefox em X:\Program Files\FirefoxPortable. Execute o aplicativo e a partir dele acesse http://br.mozdev.org/firefox/idiomas e instale a extenso para Portugus do Brasil e tambm o Locale Switcher. O Firefox dever ser reiniciado. Selecione o idioma portugus em Tools, Languages. Reinicialize o Firefox para que as novas configuraes tenham efeito. Como a tela do WinPE tem resoluo fixa de 800x600, recomendo ocultar a barra de favoritos e os menus em Exibir, Barras de ferramentas. Personalize as opes de proxy e a pgina inicial. O Firefox vem com o IPv6 habilitado por padro, recomendvel desabilit-lo pois algumas configuraes de proxy no funcionam corretamente para fazer isso acesse a pgina: about:config e coloque o valor true em netword.dns.disableIPv6. Feche o Firefox.

GImageX
O GImageX a interface grfica para o imagex. Antes de mais nada, copie o arquiovo imagex.exe que est na pasta C:\Program Files\Windows AIK\Tools\x86 para a pasta X:\Windows\System32. Em seguida, baixe o GImageX e descomprima o arquivo install\x86\gimagex.exe para a pasta X:\Windows\System32.

InfraRecorder Portable
Baixe e instlae o InfraRecorder para a pasta X:\Program Files\InfraRecorderPortable. Configure o Idioma executando o programa e escolhendo Portuguese (Brazilian) em Options, Configuration..., Language.

Notepad++ Portable
Baixe e instale o Notepad++ na pasta X:\Program Files\Notepad++Portable. Na primeira execuo ele pode pedir para atualizar plugins. Recomendo que atualize. Configure o idioma portugus em Settings, Preferences..., General, Localization.

Partition Wizard Home Edition


Baixe e execute o instalador do Partition Wizard. Instale-o em X:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5.2. Se no for possvel, instale no drive C: e copie todo o contedo da pasta C:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5.2 para X:\Program Files\MiniTool Partition Wizard Home Edition 5.2. Depois da cpia pode desinstalar o aplicativo.

Putty Portable
Instale o Putty na pasta X:\Program Files\PuTTYPortable. Configure o Putty da forma que julgar necessrio e save a sesso como Default Settings.

Piriform Recuva
A pasta padro do Recuva C:\Program Files\Recuva. Instale-o nesta pasta e depois copie-a para X:\Program Files\Recuva.

UltraVNC
Instale o UltraVNC em X:\Program Files\UltraVNC deixando as opes padro, certificando-se de que est instalando o componente Full installation. O Vista addons e o mirror driver so opcionais. Baixe-os se julgar importante. Vamos configurar o modo Server do UltraVNC para podermos nos conectar no WinPE e oferecer assistncia remota. Para fazer isso, execute o UltraVNC Server em Iniciar, Todos os Programas, UltraVNC, UltraVNC Server. O UltraVNC Server ser executado e um cone azul com um olho dentro ser mostrado na rea de Notificao do lado do relgio. Clique com o boto direito do mouse nesse cone e escolha Admin Properties. Marque a opo Accept Socket Connections e Defina uma senha em VNC Password. Desmarque a opo Require MS Logon. Marque a opo Capture Alpha-Blending. Faa outras alteraes que julgar necessrio e clique em OK. O arquivo ultravnc.ini ser atualizado com suas configuraes. Minhas configuraes ficaram assim:

Wireshark Portable
Baixe a verso Windows PortableApps

do Wireshark e instale-o na pasta X:\Program

Files\WiresharkPortable. Para o Wireshark funcionar no WinPE ser necessrio baixar e instalar os drivers do WinPcap. Baixe e extraia o contedo do arquivo winpcap-1.4.cab para X:\Program Files\WinPcap. No Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao, que foi aberto l no comeo do tutorial digite:
dism /image:c:\winpe_x86\mount /Add-Driver:"c:\winpe_x86\mount\Program Files\WinPcap\winpcap.inf"

O Driver do WinPcap ser instalado na imagem do WinPE.

Copie o arquivo X:\Program Files\WinPcap\files\npf.sys para a pasta X:\Windows\System32\drivers. Copie o contedo da pasta X:\Program Files\WinPcap\files para a pasta X:\Windows\System32. Baixe o arquivo npptoolls.dll, descomprima-o e coloque-o em X:\Windows\System32\drivers.

RocketDock
O RocketDock servir de interface para iniciar os softwares do WinPE personalizado. Baixe-o e instale-o em X:\Program Files\RocketDock. Execute o RocketDock. Ele ir aparecer como uma barra personalizada no topo do monitor. Clique com o boto direito do mouse e configure-o de acordo com as suas preferncias. Em Configuraes do Dock marque a opo Salvar configuraes em arquivo .INI (fcil portabilidade). Em cones mude o tamanho para 29px e a Ampliao para 32px. Remova todos os cones clicando com o boto direito do mouse no cone e escolhendo Remover cone. Adicione novos Items do tipo Arquivo, apontando para os aplicativos do drive X:. Para adicionar o Prompt de comando crie um atalho para X:\Windows\System32\cmd.exe. O Gerenciador da rea de Trabalho est em X:\Windows\System32\taskmgr.exe. O boto de reinicializao do WinPE o X:\Windows\System32\wpeutil.exe com o argumento reboot. Voc pode colocar um cone personalizado na pasta X:\Program Files\RocketDock\Icons. O cone que utilizei pode ser baixado aqui. No final da personalizao clique com o boto direito e escolha Sair. Minha barra personalizada ficou assim:

Se preferir pode baixar meu arquivo de personalizao Settings.ini e grav-lo em X:\Program Files\RocketDock.

Fundo de Tela
Altere o fundo de tela simplesmente sobrescrevendo o arquivo X:\Windows\System32\winpe.bmp. Precisa ser um arquivo bmp com resoluo 1024x768. O arquivo que usei esse:

Scripts de Inicializao
Agora que j temos todos os programas e a barra de inicializao configurada, vamos preparar o WinPE para inicialiazar o RocketDock automaticamente no boot e inicializar alguns drivers e programas. Crie um arquivo com nome winpeshl.ini na pasta X:\Windows\System32 com o seguinte contedo:

[LaunchApp]

[LaunchApps] %SYSTEMDRIVE%\Windows\System32\startnet.cmd AppPath = "%SYSTEMDRIVE%\Program Files\RocketDock\RocketDock.exe"

Abra o arquivo X:\Windows\System32\startnet.cmd e substitua seu contedo pelo seguinte:


@echo off echo Aguarde, inicializando RedPE... echo Iniciando rede... wpeinit echo Desabilitando Firewall wpeutil DisableFirewall echo Ajustando fundo de tela "%SystemDrive%\Program Files\Bginfo\bginfo.exe" "%SystemDrive%\Program Files\Bginfo\bginfo.bgi" /timer:0 /silent /nolicprompt echo Iniciando Ultra VNC Server start /D "%SystemDrive%\Program Files\UltraVNC\" winvnc.exe echo Instalando driver winpcap (Wireshark) npf_mgm.exe -i echo Iniciando driver winpcap (Wireshark) npf_mgm.exe -s

4. Fechamento e gerao de ISO


Feche todas as janelas do Windows Explorer e tambm todos os programas que ficaram abertos. Se algum programa estiver aberto quando formos gerar a imagem o Windows pode no conseguir salvar todos os dados e seu trabalho poder ser perdido. S mantenha aberto o Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao. Para evitar ter que fazer tudo novamente, faa um backup da pasta X:\Program Files antes de prosseguir. Depois de tudo fechado execute o seguinte comando no Prompt de Comando das Ferramentas de Implantao:

imagex /unmount /commit c:\winpe_x86\mount

Se tudo ocorreu bem o arquivo C:\winpe_x86\winpe.wim foi salvo com sucesso. Copie o arquivo winpe.wim para o diretrio de boot:
copy c:\winpe_x86\winpe.wim c:\winpe_x86\ISO\sources\boot.wim

Voc pode gerar um ISO executando o comando:


oscdimg -n -bc:\winpe_x86\etfsboot.com c:\winpe_x86\ISO c:\winpe_x86\winpe_x86.iso

Agora s gravar o ISO em um CD ou ainda copiar o contedo da pastac:\winpe_x86\ISO para um Pendrive e inicializar um computador com ele. Para aprender como preparar um Pendrive para boot, leia este tutorial.

Observaes
No vou disponibilizar minha verso personalizada do WinPE pois no tenho certeza sobre o licenciamento da Microsoft. Seguindo todos os passos deste artigo voc vai conseguir uma personalizao exatamente igual a minha. Ai est um PrintScreen da tela do RedPE:

Espero que o artigo tenha sido til. Qualquer dvida, sugesto ou relato de erros s postar nos comentrios.

Potrebbero piacerti anche