Sei sulla pagina 1di 6

(Promotor de Justia/SP) Aquele que no funcionrio pblico poder ser processado por crime funcional denominado prprio se:

: as circunstncias de carter pessoal, quando elementares do crime, no se comunicarem aos que dele participarem. b) tiver dvida quanto condio de funcionrio pblico de comparsa. c) lesado o patrimnio do particular. d) auferida vantagem. e) for considerado co-autor ou partcipe. a)

Todos os crimes constantes do Capitulo I so prprios, justamente por exigirem do sujeito ativo a condio de funcionrio pblico (...) Particulares entretanto podero se enquadrados nesses delitos, desde que concorram, mediante co-autoria ou participao, ao fato praticado por funcionrio pblico. (Direito Penal 4, Andr Estefam, pg. 72)

Considera funcionrio pblico, para fins penais todo aquele que: embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica (art. 327, caput, do CP)

Se o funcionrio concorre para o crime culposamente para o crime de outrem (pena deteno de 3 meses a 1 ano), se a reparao do dano, se precede sentena irrecorrvel, extingui se a punibilidade; se posterior, reduz de metade a pena imposta (art.
312 2 e 3 do CP)

Em todas as suas modalidades, figuram como objeto jurdicos a Administrao Pblica, a propriedade pblica ou particular e a probidade administrativa. (Direito Penal 4, Andr Estefam, pg. 77)

(Promotor de Justia/GO) Assinale a alternativa: a) Tratando-se de peculato doloso, a restituio do dinheiro antes do oferecimento da denncia isenta o agente de pena. b) Tratando-se de peculato culposo, a reparao do dano, mesmo aps a denncia e desde que precedente sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade. c) No se aplica a regra do arrependimento posterior aos casos de peculato doloso. d) Ocorre peculato nos casos em que o desvio de verba ocorre em favor do prprio entre pblico, em utilizao diversa da prevista.

(Juiz de Direito/MS) Assinale a alternativa verdadeira: a) O objeto material o crime de peculato pede ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel, mas sempre de propriedade do Estado. b) O objeto material o crime de peculato pede ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel, pblico ou particular. c) O objeto material o crime de peculato pede ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel ou imvel, mas sempre pblico. d) O objeto material o crime de peculato pede ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel ou imvel, pblico ou particular.

(Delegado de Policia Civil/SC) O objeto material do crime de peculato apropriao pode ser: A dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, de natureza pblica ou privada, de que tem o funcionrio pblico a posse em razo do cargo. B dinheiro, valor ou qualquer outro bem imvel ou mvel, de natureza pblica ou privada, de que tem o funcionrio pblico a posse em razo do cargo. C dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, sempre de natureza pblica, de que tem o funcionrio pblico a posse em razo do cargo. D dinheiro, valor ou qualquer outro bem imvel ou mvel, sempre de natureza pblica, de que tem o funcionrio pblico a posse em razo do cargo.

Funcionrio pblico que exigi, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Pode ser fora da funo ou antes de assumi-la - propina.

Funcionrio pblico que apenas solicita para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida ou aceita promessa de tal. (pena deteno de 2 a 12 anos e multa)

(Promotor de Justia/RR) Antnio, em decorrncia de sua funo de fiscal da prefeitura, exige para si vantagem indevida. H crime de: Assinale a alternativa verdadeira: a) Corrupo ativa. b) Corrupo passiva. c) Concusso. d) Extorso.

(Juiz de Direito/MS) Assinale a alternativa correta: a) O crime de concusso se consuma quando ocorre prejuzo ao lesado. b) Havendo devoluo da vantagem recebida, fica desnaturado o crime de concusso. c) Comete crime de corrupo ativa quem atende a exigncia de funcionrio pblico, entregando a este uma vantagem indevida. d) Para a caracterizao do crime de concusso indispensvel que o sujeito ativo se valha da funo que exercer, ou que prevalea da autoridade que possui ou vai possuir.

Funcionrio pblico que facilita, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho, exige propina(pena recluso 3 a 8 anos)

Funcionrio pblico que deixa de punir seu subordinado ou de comunicar o fato autoridade competente. (pena deteno 15 dias a 1 ms ou multa)

Funcionrio pblico que retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Interesse ou sentimento pessoal, no propina.(pena deteno de 3 meses a 1 anos e multa)

Funcionrio pblico que razo do cargo, patrocina interesses privado perante a Administrao Pblica ou seja usa seu cargo para fins particulares.(pena deteno de 1 a 3 meses ou multa)

(Promotor de Justia/MG) Jos admitido como estagirio sem remunerao, pela Credireal Financeira, foi lotado na Secretaria de Justia, onde iniciou atividade laboral. Dois meses aps, recebeu da Cia. Alimentos Gerais R$ 300.000,00, para facilitar o ingresso da mesma nas compras da Secretaria. Jos cometeu: a) Prevaricao. b) Peculato. c) Corrupo passiva. d) Concusso. e) n.d.a

Funcionrio pblico que abandona o cargo, salvo por motivo de frias, licenas, afastamento e etc. (permitidos por lei) (pena deteno de 15 dias a 1 ms ou multa)

Funcionrio pblico que revela o fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitarlhe a revelao . (pena deteno de 6 meses a 2 anos ou multa, se o fato no constitui crime mais grave)

(Juiz Federal/1) No crime de concusso a) A simples exigncia de vantagens acarreta consumao, pois se trata de crime de mera conduta; b) Pode haver priso em flagrante aps a exigncia da vantagem, quando o agente vai receb-la dias depois. c) O particular no pode ser participe. d) Se no houver exigncia de vantagem, mas s o seu recebimento, consuma-se a infrao.

(TRE) Segundo o Cdigo Penal (CP), aquele que patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico, pratica o crime de a) prevaricao. b) condescendncia criminosa. c) trfico de influncia. d) advocacia administrativa

Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela

Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico

Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio:

Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio:

Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo: Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas:

Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria:

Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem (pena deteno 3 meses a 2 anos ou multa) Dar causa a investigao criminal por ter imputado crime a algum, sabendo que este e inocente.(pena recluso de 2 a 8a)

Comunicar autoridade policial de crime ou contraveno que sabe no se ter verificado. No pode ser informado pessoas determinadas pois ai trata-se de denunciao e no comunicao. (pena deteno de 1 a 6 meses ou multa)

Pessoa que mente na condio de testemunha, perito, contador, tradutor ou interprete em processo judicial. (pena recluso de 1 a 3 anos e multa)

(Procurador da Repblica) Em relao aos crimes praticados contra a Administrao: a) O delito de peculato no admite a forma culposa. b) O delito de auto-acusao no configura ilcito penal. c) O delito de denunciao caluniosa se caracteriza quando o agente deu causa a investigao criminal por ter imputado crime a algum, sabendo que este e inocente d) A declarao da verdade no delito de falso testemunho no poder o autor do fato deixar de ser punido.

(Promotor de Justia/RS) Assinale a alternativa correta: a) O objeto material do crime do peculato pede ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel, pblico ou particular. b) Considera-se FP, para efeitos penais, quem, embora transitoriamente, mas necessariamente remunera exerce cargo, emprego ou funo pbica. c) Desobedincia, se configura quando o agente desobedece a ordem de funcionrio pblico. d) Peculato se configura quando o agente subtrai, dinheiro ou bem pblico. e) O Advogado que patrocina interesse privados perante a ADM pblica, durante o cumprimento da infrao disciplinar de suspenso, imposta pela OAB, comete crime de advocacia administrativa.

Presta ajuda a algum, evitando que seja alvo da ao policial, juiz, MP e etc.

1- Fazer justia com as prprias mos. 2- Destruir, tirar ou danificar coisas prpria em mos de terceiro em razo de determinao judicial.

Presta ajuda a algum, para tornar seguro o proveito do crime.

Pessoal: auxilia a fugir ou ocultar-se Real: torna seguro o proveito do crime

(Procurador Estadual/PA) A conduta do funcionrio pblico que, em razo da funo exercida, solicita vantagem indevida para si, sem, contudo, chegar a receb-la, caracteriza, em tese, a) tentativa de concusso. b) corrupo passiva consumada. c) concusso consumada. d) tentativa de corrupo passiva. e) corrupo ativa consumada.

Retirar o preso com violncia, levar para longe de modo sbito.

Amotinarem-se presos, perturbando a ordem ou disciplina da priso

(OAB/SC) Comete crime de tergiversao:


Advogado ou procurador que trair o dever profissional prejudicando o cliente.

a) O Advogado que desvia dinheiro de seu cliente referente a indenizaes judiciais. b) O Advogado que desiste da causa do cliente constitudo. c) O Advogado que defende partes com interesses opostos. d) O Advogado que auxilia na fuga de presos defende partes com interesses opostos.

Advogado ou procurador que defende ao mesmo tempo ou logo aps defende partes contrrias. (no precisa ser no mesmo processo mas sim na mesma causa)

Inutilizar documentos ou deixar de restituir autos na qualidade de advogado ou procurador.

Inutilizar documentos ou deixar de restituir autos na qualidade de advogado ou procurador.

Impedir, perturbar ou fraudar arrematao judicial; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do Ministrio Pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha. A solicitao ou recebimento (...) deve ter por fundamento a desculpa fantasiosa de que o sujeito vai influenciar as pessoas (...) se efetivamente, a utilizao ou desvio do dinheiro as pessoas enumeradas, h crime de corrupo ativa ou passiva. (Direito Penal 4,
Damsio E. de Jesus, pg. 364)

Exercer funo, atividade, direito, autoridade ou mnus, de que foi suspenso ou privado por deciso judicial.

Potrebbero piacerti anche