Sei sulla pagina 1di 9

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E DA COMUNICAO E A CONSTRUO DO CONHECIMENTO EM CURSOS UNIVERSITRIOS: REFLEXES SOBRE ACESSO, CONEXES E VIRTUALIDADE

Gerson Pastre de Oliveira Mestre em Educao e Profesor da Faculdade Politcnica de Jundia

DE UM LADO: MODELOS CLSSICOS VERTICAIS DE TRANSMISSO

A sala de aula, vista como espao exclusivo onde se d o processo de ensino-aprendizagem dos cursos universitrios no Brasil, apresenta limitaes considerveis. Tal processo se d, freqentemente, atravs da transmisso vertical de informaes no fluxo professor-estudante, destinando a este um papel passivo e estanque, com participao nula ou muito reduzida nas decises, nos trmites e na estrutura do processo em que est inserido (Luckesi, 2001; Oliveira, 1999).

A construo dos conhecimentos necessrios para a aquisio das competncias almejadas para os estudantes dos cursos universitrios passa, inevitavelmente, pela mudana deste quadro, de maneira a engajar o aluno como elemento ativo, crtico e autnomo. No mais o assimilador passivo de contedos (Oliveira, 1999), mas o construtor do prprio aprendizado, algum que interfere na trajetria que lhe diz respeito, ajusta roteiros aos interesses, habilidades, capacidades, disponibilidades, realidades.

O professor, mais que uma fonte absoluta de saber e cincia, transforma-se no incentivador da aprendizagem, na sala de aula e alm dela. Alm de dominar os contedos que pretende ensinar, o docente precisa promover a interao entre os participantes do processo e indicar meios para a aproximao, por parte dos mesmos, das fontes nas quais podem encontrar os subsdios necessrios para a construo do conhecimento. Conhecimento este, alis, em constante mudana, para alm de qualquer conceito de estabilidade; dinmico, gil, permanentemente reconfigurado e reconstrudo, disponvel em uma multiplicidade de meios e fontes, num contexto de mediao tecnolgica jamais visto anteriormente, em termos histricos. Para mudar, ento, a sala de aula precisa ser um espao que transcende os limites institucionais.

DO OUTRO LADO: INFORMAO E COMUNICAO, NOVAS TECNOLOGIAS, COMUNIDADES VIRTUAIS...

As novas tecnologias da comunicao e da informao (NTCI) transformam o conceito de conhecimento. O adquirir de competncias torna-se um processo contnuo e mltiplo, em suas fontes, em suas vias de acesso, em suas formas. Um autntico universo ocenico de informaes (Lvy, 1999) alimenta o
OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

fluxo incessante de construes possveis de novos saberes, de reorganizao de velhas certezas, que se transformam em novas perguntas, que buscam e estruturam ainda outras informaes, que se conectam a idias semelhantes em novos campos de conhecimento, reestruturando os paradigmas e impondo uma relao diferente entre os objetos de estudo e aqueles que pretendem apreender sua estrutura e propriedades. Esta relao a da incerteza, da incompletude, do mais por fazer, e da impresso de que preciso atualizar sempre, acompanhar o movimento incessante, rpido, intenso, multifoc al, multimdia. Informar-se mais o que no significa conhecer mais, mas pode significar adquirir elementos para a construo do conhecimento para no correr o risco de usar, para as reflexes da cincia e da produo, suposies descartadas como comprovadamente falsas ou manter como proposio aquilo que j certeza.

As NTCI permitem uma realidade baseada em conexes, entre o utilizador e o contedo (Kerckhove, 1995), entre pessoas (Kenski, 2001), entre os membros de comunidades formadas no contexto do ciberespao, com mltiplos objetivos, entre os quais pode estar o de aprender (Lvy, 1999). O hipertexto criou uma nova relao de aprendizado, que pode se fazer mltipla em sentidos e direes, dialgica, coletiva. No precisa ter o formato pretendido por algum, mas pode ser um caminhar personalizado, individual, sob medida, encaixado nos anseios e necessidades do leitor/aprendiz.

As NTCI oportunizam sensveis mudanas nas relaes de poder, principalmente no convvio aluno(s)professor(es), e ampliam os locais e os tempos de aquisio de saberes e competncias, antes restritos ao espao/tempo hoje acanhado da sala de aula e suas extenses tradicionais. O saber institucionalizado, adquirido depois de anos de esforo, de pesadas horas passadas nas cadeiras dos cursos universitrios, no significa mais o acesso irrestrito ao conhecimento de uma rea de atuao profissional determinada o irrestrito, atualmente, em termos de conhecimento, uma pretenso inocente. O processo, atualmente, no mais linear, plano, unidimensional. Ocorre em rede, baseado nas conexes providas por essas novas tecnologias, tendo a Internet como base preferencial e ampla.

Segundo Kenski (2001), o saber slido e imvel no existe mais. Diploma no certeza de saber atualizado, j que os saberes devem ser permanentemente reconstrudos. No fluxo e refluxo constante de novas informaes, acesso e interao so palavras -chave para a manuteno de um estado mnimo de aprendizagem. Nesse cenrio novo, caem os rtulos, e tanto alunos como professores mergulham no universo de informaes disponveis nos novos meios tecnolgicos: so pessoas, tanto quanto outras, consumidoras de informao (Kenski, 2001). Surge ou percebe-se a necessidade de partilhar, refletir em conjunto, dividir e espalhar o que se aprende e o que se ensina. Comunicar. E dessas possibilidades emerge um tempo novo para a educao, capaz de movimentar por interesse, vencendo a imobilidade do aprendizado obrigatrio.

A infraestrutura tecnolgica de comunicao atual permite a conexo de um sem-nmero de pessoas, integradas para a formao de um pensar coletivo e flexvel, capaz de ampliar as capacidades de pensamento e reflexo das individualidades conectadas (Lvy, 1999; Kerckhove, 1995). Neste contexto, diversos espaos virtuais so acessados e, a partir deles, comunidades virtuais podem ser estabelecidas.
OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

De acordo com Kenski (2001), comunidades virtuais de aprendizagem so estruturadas a partir de cursos/disciplinas oferecidas em modo semi -presencial ou distncia. Entretanto, tais comunidades extrapolam os tempos rgidos marcados para a durao de um curso. As pessoas desejam continuar conectadas nesses ambientes, mantendo a aprendizagem permanente, preservando objetivos e buscando resultados comuns, participando de forma igualitria, trabalhando em equipe, aprendendo colaborativamente e interagindo permanentemente. Aqui, professores so orientadores e/ou animadores. Comunidades virtuais fazem parte da articulao formadora da cibercultura, juntamente com os princpios de interconexo e a inteligncia coletiva (Lvy, 1999; Kenski, 2001). A motivao para a aprendizagem nas comunidades virtuais um processo em constante transformao, de acordo com os momentos vividos por cada membro. De qualquer forma, as comunidades ativas costumam despertar o interesse dos membros em enviar suas contribuies. Neste processo, surgem talentos, medida que os membros vo sendo motivados nessas novas interaes sociais, com as devidas compensaes emocionais.

De maneira muito diferente daquela admitida pelo pensamento reducionista, o no-saber tambm pode ser conhecimento, quando represente o ponto de contato entre o que e o que constantemente muda, o ponto de contato para a manuteno do esforo de busca e de atualizao, ininterruptos (Skytnner, 2001). Para a cincia de outrora, tal relao com o conhecimento era inconcebvel.

NTCI

NA

EDUCAO

SUPERIOR:

TRANSIES,

ENTENDIMENTO

CONVIVNCIA PACFICA

Ainda que, no contexto da sociedade, a insero dos indivduos na configurao informacional supramencionada se d de maneira independente de reflexes e de mediaes, a estrutura formal da escola proporcionalmente a mesma, ao longo de um tempo considervel (Almeida, 1997) no dispensa o planejamento das transies, na conduo das quais devem participar professores e estudantes, atores interativos que so, num cenrio no qual os meios tecnolgicos tambm desempenham seus papis, medida que vo sendo apropriados por seus utilizadores, transformando-se, assim, em atores igualmente (Levy, 1999). No o caso de preencher indistintamente o espao acadmico com laboratrios e mquinas, muito teis, sem dvida, mas incapazes, apenas por eles mesmos, de qualquer ao de cunho pedaggico (Loing, 1998; Lampert, 1999). A mgica no acontece assim, no automtica, no ocorre, simplesmente. Precisa ser provocada, instigada, proporcionada. Passa pela proposta, pelo incentivo e pela aceitao; pede treinamento para aquisio de habilidades bsicas, que se refinam com o uso e com a pesquisa. Estudantes e professores, diante de tais mudanas, precisam ser incentivados a quere-las, pois as mesmas implicam em ampliao no papel destes e na conquista da autonomia daqueles, o que muito. No possvel apenas propor e implementar. preciso construir em conjunto e superar etapas, desde o entendimento de uma proposta at sua concretizao.

OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

Existiro os primeiros passos, primeiros movimentos, desde o modelo tradicional de transmisso no processo de ensino-aprendizagem em cursos superiores at um ambiente de aprendizado em rede como suporte, extenso/ampliao e complemento da sala de aula. Essencialmente, algumas questes devero ser respondidas para que os envolvidos de todos os nveis instituio, professores e alunos possam entender o papel que lhes cabe na construo do novo cenrio no qual acontecer o processo de ensino e aprendizagem. A lista seguinte esboa algumas delas, sem a pretenso de completude: ? ? ? ?

A infraestrutura tecnolgica existente (informacional/comunicacional) adequada e suficiente para suportar as interaes pretendidas e armazenar as informaes necessrias? Existe um corpo tcnico para o suporte a alunos e professores capaz de resolver dificuldades relacionadas ao uso de ferramentas tecnolgicas? Existe uma alternativa para construo dos contedos previstos para serem aplicados via NTCI no caso de falha nos equipamentos/conexo/outra qualquer? O corpo docente est capacitado para utilizar o ferramental tecnolgico requerido pelo novo modelo a ser adotado? Por quais meios fornecer semelhante capacitao, caso a mesma no exista ou seja insuficiente?

? ?

Cada professor est consciente ou pode ser conscientizado da relevncia de sua atuao como orientador, proponente, tutor, crtico de contedos e mtodos, participante? Como fornecer aos alunos a necessria ambientao aos novos mtodos, alm da oportunidade para que venham os mesmos a apropriar o conjunto de competncias necessrias para utilizar as ferramentas tecnolgicas e interagir no novo contexto?

? ?

De quanto tempo devero dispor alunos e professores para a atuao em um ambiente de aprendizado distncia mediado pelas NTCI? Dispem os alunos, em ambientes outros que no a universidade, dos equipamentos e da infraestrutura necessrios para a participao no processo que se pretende implantar? Pode a universidade suprir carncias neste sentido?

Como lidar com as resistncias?

As questes mencionadas so to pertinentes quanto urgentes. Neste aspecto, na viso de Loing (1998), o desenvolvimento e a diversificao dos instrumentos tecnolgicos de informao e comunicao so processos ininterruptos, impondo-se a todos no cotidiano, de forma a no poderem ser ignorados ou desprezados. O autor afirma ser possvel ensinar e aprender sem o uso de tais ins trumentos; entretanto, a questo da apropriao dos mesmos se coloca tanto ao estudante como ao professor de forma mais aguda do que para qualquer outro porque, como a alavanca para o brao [...], os computadores com seus softwares podem ser prteses maravilhosas para o crebro humano em suas funes tanto de aprendizagem como de produo (1998, p.41). Algumas aes concretas podem ser igualmente mencionadas como aquelas que procurariam equacionar os problemas ligados s competncias faltantes/insuficientes para a atuao de professores e alunos no novo modelo:
OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

A criao de cursos em horrios alternativos, com foco em ferramentas e ambientes da Internet (e-mail, fruns, chats, listas de discusso, conferncias on-line, mecanismos de busca, navegadores, etc) e caractersticas dos sistemas operacionais e demais softwares de uso corrente (editores de texto, planilhas eletrnicas, compactadores/descompactadores de arquivos, etc);

A disponibilizao de artigos, notas de aula, listas de exerccios e demais materiais para os estudantes em um site da World Wide Web, com a nica finalidade de vulgarizar o acesso Internet e familiarizar os estudantes com a prtica do download de materiais;

? ?

A promoo peridica de chats, conferncias on-line e fruns sobre assuntos predeterminados; A implantao de um sistema de avaliao formativa do aprendizado mediado por computador1, de modo a fornecer feedbacks aos alunos quanto ao progresso realizado e permitir correes dos rumos do processo de ensino-aprendizagem por parte do professor, alm de proporcionar, igualmente, o debate, a crtica e a ruptura do fluxo transmisso-prova-nota, comum s vises que ignoram o processo avaliativo em sua feio multidimensional 2;

? ?

A criao de pequenas simulaes de trabalho colaborativo em grupos nos laboratrios de informtica, utilizando a rede interna da universidade; A realizao de discusses com o corpo docente presenciais e/ou remotas sobre temas relevantes para a educao universitria, mais objetivamente aqueles ligados ao processo de ensino e aprendizagem apoiado por NTCI.

Nova tecnologia no panacia, no resolve todos os problemas. meio, e no fim. Destarte, impossvel considerar que tecnologias e mtodos velhos esto descartados. O processo pressupe coexistncia pacfica, uso adequado de cada meio e forma. Tudo que novo tm o velho como substrato. As novas tecnologias redefinem as velhas, dando s mesmas novas finalidades. As interaes surgidas em ambientes virtuais somam -se s preexistentes, criando uma alternativa vivel de comunicao e aprendizagem. O uso conjunto das tcnicas disponveis abre horizontes praticamente ilimitados, permitindo utilizar cada modalidade tecnolgica na educao universitria em seu tempo e medida. O centro o aluno. Recuperando Kenski: Identificar quais as melhores maneiras de uso das tecnologias para a abordagem ou para a reflexo sobre um determinado tema ou em um projeto especfico, de maneira a aliar as especificidades do suporte pedaggico (do qual no se exclui nem a clssica aula expositiva e, muito menos, o livro) ao objetivo maior da qualidade de aprendizagem dos alunos (1998, p.68). Em Eco (1996), encontramos:

OLIVEIRA, G.P. (2000): Sistemas computacionais na avaliao formativa de estudantes . Dissertao de mestrado. Bragana Paulista, USF.
2

O carter multidimensional do processo avaliativo seria garantido, segundo Zambelli (1997), pelo uso conjunto e equilibrado de avaliaes somativas, formativas e diagnsticas. Esta modalidade de aplicao substituiria a viso unidimensional, baseada exclusivamente em avaliaes somativas.

OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

a chegada de dispositivos tecnolgicos novos no necessariamente faz as tecnologias prvias obsoletas. O carro an da mais rpido que a bicicleta, mas os carros no tornaram as bicicletas obsoletas e nenhuma melhoria tecnolgica pode fazer uma nova bicicleta melhor do que as anteriores. A idia de que uma tecnologia nova extingue as anteriores muito simplista. Em nossa viso, no existe um momento fatal, a partir do qual ocorrem substituies repentinas e traumticas. A idia de processo, um acontecimento feito de vrios momentos, longitudinal. E permanentemente avaliado por todos os participantes, reconstrudo se necessrio, em funo dos objetivos da coletividade aprendente. Em um curso universitrio, ento, as NTCI podem ser introduzidas paulatinamente para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de intera o e virtualidade, ampliando o espao da sala de aula atravs de conexes que se estendem nos outros tempos e espaos disponveis.

Atualmente, estamos propondo para uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informao da Faculdade Politcnica de Jundia3 a diversificao em relao ao chamados mtodos tradicionais, com a implantao gradual das NTCI no processo. Num primeiro momento, as idias concernentes disciplina foram disponibilizadas sem o uso de outro espao que no a sala de aula e demais extenses tradicionais da mesma (biblioteca, laboratrio de informtica). Em paralelo com tais atividades, buscamos promover discusses envolvendo noes de complexidade do tempo atual, as conseqncias sociais, polticas e econmicas desta condio, a mudana nos conceitos de conhecimento e atualizao, bem como o recrudescimento insofrevel da quantidade de informao disponvel/necessria no processo de construo dos saberes e competncias no mundo contemporneo. Alguns estudos de caso foram realizados no mbito da sala de aula, com a finalidade de tornar a argumentao mais consistente e de fornecer subsdios para a discusso. A mesma finalidade orientou a indicao de leituras pontuais sobre o tema (textos de Pierre Lvy, Derrick de Kerckhove, Castells, entre outros).

Em meio s discusses, partiu dos prprios alunos a iniciativa de questionar o formato pelo qual o contedo estava sendo construdo, solicitando-nos alguma alternativa para ampliao do espao/tempo de formao dos saberes perseguidos. Assim, em conjunto com os alunos, a seguinte estratgia est sendo elaborada: ?

Continuam as aulas presenciais, nos encontros previstos pelo calendrio escolar, como um espao til no qual se daro discusses, questionamentos e orientaes, direcionadas pelo professor em torno do contedo programtico previsto;

Comearo as primeiras discusses no-presenciais, constitudas por temas ligados disciplina, e que sero feitas em grupos de 5 pessoas, escolhidos livremente. Tais discusses sero feitas por meios assncronos (lista de discusso ou frum). Depois de um perodo previamente acordado, o grupo far uma sntese para apresentao no-presencial aos outros grupos e ao professor. A tcnica de

Uma disciplina no segundo ano do curso (Teoria Geral de Sistemas).

OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

avaliao a do acompanhamento, portanto, formativa. Participando de todas as listas, o professor funciona, aqui, como orientador, animador e crtico; ? Os mesmos grupos envolvidos nas atividades anteriores criaro uma comunidade virtual de aprendizagem simulada. As discusses sero ampliadas e envolvero outros textos, com discusses on-line (chat ou conferncias) e colaboraes postadas de forma assncrona. Para isso, um site dever ser construdo como plataforma para semelhantes atividades. Opcionalmente, um site preexistente poder hospedar o grupo; ? Finalmente, algumas propostas de atividades colaborativas podero ser feitas, usando os mesmos espaos virtuais como plataforma.

EXPECTATIVAS

Previamente, verificamos que o componente tecnolgico no representar bice para a constituio dos ambientes virtuais de suporte, j que se tratam de alunos com experincia prvia quer na instituio, quer em mbito profissional no trato com tecnologias bsicas de conectividade e interao. De outra forma, as proposies tratadas anteriormente neste artigo, concernentes ambientao, deveriam ser efetivadas. Outra expectativa a de acompanhar a motivao de cada membro ao longo das simulaes propostas. Existe a possibilidade de que o grupo escolha um monitor, aluno que, alm de participar das discusses, dever exercer o papel de motivador do grupo e de ponto de referncia para dvidas e dificuldades, que podero ser transmitidas ao professor. Com as relaes de poder diludas em um ambiente potencialmente democrtico, esperamos que surjam os posicionamentos daqueles alunos que, por diversos motivos, preferem habitualmente o silncio.

Entretanto, a principal expectativa ocorre em torno da percepo, por parte dos alunos, da importncia da atuao individual em um ambiente mediado por NTCI, na formao de uma inteligncia coletiva e direcionada por objetivos, alm do desenvolvimento de habilidades na construo do conhecimento que lhes necessrio de forma contnua e integrada, por diversos meios, reconstruindo os saberes permanentemente, adquirindo e usando de uma autonomia que lhe permita a independncia de uma relao vertical unvoca professor-aluno.

REFERNCIAS BIBLIOGR FICAS

ECO, H. (1996): From Internet to Gutemberg A lecture presented by Humberto Eco at The Italian Academy for Advanced Studies in America. Disponvel em: <http://www.italynet.com/columbia/internet.htm>. KENSKI, V.M. (1998): A profisso do professor em um mundo em rede: exigncias de hoje, tendncias e construo do amanh: professores, o futuro hoje, em: Tecnologia Educacional, v.26 (143), pp.6569.

OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Pastre de Oliveira, Gerson: Novas tecnologias da informao e da comunicao...

________ (2001): Comunidades de aprendizagem: em direo a uma nova sociabilidade na educao, en: Revista de Educao e Informtica Acesso SEED/SP, n.15, dez. KERCKHOVE, D. (1995): A pele da cultura: Uma investigao sobre a nova realidade eletrnica Lisboa, . Relgio D'gua Editores. LAMPERT, E. (1999): O Professor Universitrio e a Tecnologia, em: Tecnologia Educacional, v.29 (146), pp. 3-10. LVY, P. (1993): Tecnologias da Inteligncia. Rio de Janeiro, Editora 34. _______ (1999): Cibercultura. Rio de Janeiro, Editora 34. LOING, B. (1998): Escola e Tecnologias: Reflexo para uma Abordagem Racionalizada, en: Tecnologia Educacional, v.26 (142), pp.40-43. LUCKESI, C.C. (2001): Avaliao da Aprendizagem Escolar: estudos e posies, 11.ed. So Paulo, Cortez. OLIVEIRA, G.P. (1999): Avaliao da aprendizagem nos cursos superiores: uma discusso sobre a relevncia da qualidade, em: Revista Educao e Ensino USF, n.1(4), p. 63-69. ________ (2000): Sistemas computacionais na avaliao formativa de estudantes. Dissertao de mestrado. Bragana Paulista, USF. SKYTTNER, L. (2001): General Systems Theory. World Scientific Pub Co.

OEI-Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Contactar Revista Iberoamericana de Educacin Principal OEI

Potrebbero piacerti anche