Sei sulla pagina 1di 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos - FISPQ


1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do Produto Fabricante cido Saliclico Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda. Orgnica Fina Amrica Latina IQBC Produtos Qumicos Ltda. Rua Rio de Janeiro, 491 Diadema SP. Telefone: (0xx11) 4066-6622 SOS Cotec 0800-111767

Distribuidor

Tel. de emergncia

2. COMPOSIO / INFORMAO SOBRE INGREDIENTES


DESCRIO DO PRODUTO Nome qumico comum ou nome genrico : cido Saliclico Sinnimos : cido orto-hidroxibenzico, cido 2-hidroxibenzico Registro no Chemical Abstract Service (n CAS) Ingredientes que contribuam para o perigo : n CAS 69-72-7 : cido Saliclico classificao da CEE: Xn; Xi; R22/R41

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
PERIGOS MAIS IMPORTANTES Efeitos do produto Efeitos adversos sade humana - Toxidade aguda: Efeitos locais:

Nocivo por ingesto. Altamente irritante para os olhos e levemente irritante a pele. Risco de srios danos para os olhos. No apresenta efeitos nocivos aos organismos aquticos testados.

Efeitos ambientais:

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 1 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

Perigos fsicos e qumicos - Incndio e exploso:

Slido combustvel. As poeiras dispersas no ar formam misturas explosivas. Por decomposio libera fumos e vapores irritantes. Pode reagir com materiais oxidantes. Segundo os critrios da CEE, este produto classificado como: - NOCIVO - IRRITANTE

Perigos especficos: Classificao do produto qumico:

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Inalao: Remover a vitima para local arejado. Se a vitima no estiver respirando, aplicar respirao artificial. Se a vitima estiver respirando, mas com dificuldades, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros / minuto. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel.

Contato com a Pele:

Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, preferentemente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel.

Contato com os Olhos: Lavar os olhos com gua em abundancia, por pelo menos 20 minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel.

Ingesto:

No provocar vmito. Se a vitima estiver consciente, lavar a sua boca com gua limpa em abundncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. O tratamento emergencial assim como o tratamento mdico aps superexposio devem ser direcionados ao controle do quadro completo dos sintomas e das condies clnicas do paciente. Tratamento sintomtico. No h antdotos especficos.

Nota para o mdico:

Proteo do prestador Nas operaes de resgate, utilizar equipamento autnomo de proteo de socorros: respiratria.

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 2 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino: - Apropriados: gua sob a forma de neblina, p qumico seco, dixido de carbono e espuma polivalente. Nenhum. Em caso de incndio nas proximidades, utilizar os agentes de extino de incndio adequados ao material em combusto. Slido combustvel. Queima em contato com a chama nua, calor ou fascas. As poeiras dispersas no ar podem formar misturas explosivas. Durante a combusto libera fumos e vapores irritantes. Resfriar com neblina dgua ou afastar todos os recipientes e equipamentos expostos ao calor. No caso de fogo nas proximidades, utilizar agentes extintores adequados ao material em combusto. Manter afastadas pessoas sem funo atendimento da emergncia Proteo completa para fogo e equipamento autnomo de proteo respiratria.

-No apropriados:

Perigos especficos:

Mtodos especiais:

Proteo dos bombeiros:

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais: - Precaues mnimas: Isolar a rea. Manter afastadas pessoas sem funo no atendimento da emergncia. Sinalizar o perigo para o trnsito, e avisar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. Eliminar toda fonte de ignio ou calor. No fumar, no provocar fascas. Evitar a formao e disperso de poeiras no ambiente. Evitar o contato com os olhos, pele e a inalao de poeiras. Usar EPIs. Botas, roupas e luvas impermeveis, culos de segurana hermticos para produtos qumicos e proteo respiratria adequada. No caso de eventuais guas de atendimento s emergncias, circundar as poas com diques de terra, areia ou similar. Se possvel, impedir o derramamento, evitando o contato com a pele e roupas. Se indicado, posicionar as embalagens danificadas com o lado do vazamento para cima. Evitar a formao de poeiras. Impedir que o produto ou as guas de atendimento a emergncia atinjam cursos dgua, canaletas, bueiros ou galerias de esgoto. No caso de eventuais guas de atendimento s emergncias, circundar as poas com diques de terra, areia ou similar. (Data: 07/2004) Pgina 3 de 10

- Meio de proteo:

- Medidas de emergncia:

Precaues ao meio ambiente:

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

Mtodos para limpeza: -Interdio:

No utilizar sistemas de ventilao forada para a limpeza do local. No utilizar gua sem orientao especfica. No molhar as embalagens que estejam reviradas ou danificadas. Recolher, mecanicamente,o mximo possvel do produto derramado e eventuais guas de atendimento s emergncias em um recipiente independente, devidamente etiquetado e bem fechado, para posterior reciclagem ou eliminao. Absorver o produto e guas de atendimento s emergncias no recuperveis com terra, vermiculita ou um absorvente seco. Recolher o material absorvido, o solo e materiais contaminados em outro recipiente independente. No dispor em lixo comum. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente. No descartar em sistemas de esgoto e cursos dgua. Recomenda-se a incinerao em instalao autorizada.

-Recuperao:

-Neutralizao:

-Limpeza / descontaminao:

-Disposio:

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
MANUSEIO Medidas tcnicas - Preveno da exposio do trabalhador:

Evitar a formao e difuso de poeiras na atmosfera. Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato com a pele e mucosas. O p pode gerar eletricidade quando submetido a frico durante o transporte, mistura ou transferncia. Recomenda-se que todos os equipamentos de controle das poeiras e sistemas de transporte contenham dispositivos de alvio ou de supresso da exploso. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar equipamentos com classificao eltrica apropriada. Prever aterramento adequado ou atmosfera inerte quando usado na presena de materiais inflamveis. Sistemas de transportes pneumticos do produto slido devem ser feitos sob atmosfera inerte.

- Preveno de incndio e exploso:

- Precaues para manuseio seguro: Assegurar boa ventilao no local de trabalho. Prever ventilao local exaustora onde os processos assim exigirem. Evitar a formao e difuso de poeiras no ambiente. Limpar com freqncia o local de trabalho. No utilizar ar comprimido para a limpeza, transferncia descarte ou transporte do produto. (Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda. (Data: 07/2004) Pgina 4 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

- Orientao para o manuseio seguro:

Manipular respeitando as regras gerais de Segurana e Higiene Industrial. Respeitar os procedimentos e orientaes de emprego do produto (consultar ficha tcnica).

ARMAZENAMENTO Medidas tcnicas apropriadas:

As instalaes eltricas devem estar de acordo com as normas NEC ( National Electrical Code ) ou IEC ( International Electrical Commission ) e /ou ABNT ( Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Manter os recipientes bem fechados, em rea bem ventilada, protegidos da luz, temperatura ambiente e longe de qualquer fonte de ignio. lcalis, produtos custicos e agentes oxidantes.

Condies de armazenamento: - Adequadas:

- Produtos e materiais incompatveis: - Condies de embalagem:

Conservar o produto somente na embalagem original. Manter os recipientes bem fechados. Recipientes flexveis revestidos com f ilme plstico. Tambores de fibra de vidro revestidos com polietileno. Sacos plsticos revestidos com filme plstico.

Materiais seguros para embalagem: - Recomendadas: - Inadequadas: Ao inoxidvel e materiais plsticos (polietilenos, polipropileno). Certos materiais plsticos e ao.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Medidas de controle de engenharia: Assegurar boa ventilao no local de trabalho. Captar as poeiras e vapores no ponto de emisso para o ambiente.

Limite de exposio ocupacional - Valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78, NR 15-Anexo 11): - Valores limite (EUA, ACGIH -2001):

No listado

PNOC- (Partculas no classificadas de outra forma) TLV/TWA (40 h/semana; inalveis) = 10 mg/m. TVL/TWA (40 h/semana;respirveis) = 3 mg/m . PNOC - (Partculas no classificadas de outra forma) PEL/TWA (40 h/semana; poeira total) = 15 mg/m. PEL/TWA (40 h/semana; poeira respirvel) = 15 mg/m.

-Valores limite (EUA, OSHA - 1997):

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 5 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

Equipamento de Proteo Individual Apropriado - Proteo respiratria: Respirador com filtro mecnico de alta eficincia em ambientes abertos e baixa concentrao do produto no ar. Respirador com suprimento de ar autnomo se a concentrao do produto no ar for superior mxima concentrao de uso do conjunto respirador-filtro e/ou se houver deficincia de oxignio. Luvas de proteo impermeveis. culos de segurana hermticos para produtos qumicos. Roupas e botas impermeveis, a depender do tipo de atividade. Chuveiros de emergncia e lavador de olhos. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos.

- Proteo das mos: - Proteo dos olhos: - Proteo da pele e do corpo: Precaues especiais: Medidas de higiene:

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Aspecto - Estado fsico: - Forma: - Cor: - Odor: - pH: Temperaturas especficas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico. - Ponto de fuso: - Ponto de ebulio: - Sublimao Caractersticas de inflamabilidade: - Ponto de fulgor: - Temperatura de auto-inflamabilidade - Propriedades comburentes: Caractersticas de explosividade no ar: - Inferior (LIE): - Energia mnima de ignio: - Presso de vapor: Densidade - Massa gravimtrica: - Densidade de vapor (ar = 1): (Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda. Slido cristalino. Agulhas Incolor a branco Inodoro a muito fraco. 2,4 (soluo aquosa 2g/100mL ).

159 C 211 C 76 C 157 C vaso fechado 170 C vaso aberto 500 C No comburente segundo critrios da CEE. 30 g/m. 3 - 10 mJ (tubo Hartmann modificado- Mike 3; ST class 2). < 1hPa @ 100C

4,8 g/mL (Data: 07/2004) Pgina 6 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

- Densidade do slido: - Massa volumtrica aparente: Solubilidade - Na gua: - Em solventes orgnicos: - Coeficiente de partio octanol/gua: - Calor de combusto: - Calor especfico: - Calor de sublimao:

1,443 g/mL @ 20C 0,7 - 0,8 g/mL (produto tamponado). 0,4 - 0,5 g/mL (produto no tamponado). Levemente solvel (2 g/mL @ 20C) Solvel em ter dietlico, acetona, etanol e clorofrmico. 2,21 -5,230 cal/g. 0,3 cal/g C @ 25C. 141 cal/g @ 130

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Condies especficas - Instabilidade: Reaes perigosas: Condies a evitar: Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. Ocorre decomposio quando aquecido. Risco de ignio da poeira no ar em concentrao acima de 30 g/m. lcalis, produtos custicos e agentes oxidantes.

Materiais ou substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio:

Sob temperaturas elevadas libera vapores inflamveis gerando perigo de fogo ou exploso. Pode formar perxidos em contato com o ar. Por combusto ou decomposio trmica (pirlise) libera monxido de carbono, dixido de carbono e fenol.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Toxicidade aguda - Inalao: - Contato com a pele: - Ingesto: Efeitos locais agudos - Inalao: CL50 - (inalao, ratos) DL50 - pele - coelho = 2.000 mg/Kg. (dados publicados). DL50 - oral - rato = 891 mg/Kg. (dados publicados). DL50 - oral - rato = 1.250-1.580 mg/Kg. (dados publicados). Poeiras podem causar irritao do sistema respiratrio (dados no publicados). Pode provocar uma leve irritao na pele, em caso de contato prolongado ou repetido. Levemente irritante em aplicao cutnea em coelhos (dados no publicados). Altamente irritante para os olhos. pode causar leses oculares (dados no publicados). (Data: 07/2004) Pgina 7 de 10

- Contato com a pele:

- Contato com os olhos:

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

Toxicidade crnica: - Inalao

Efeitos respiratrios possveis, por inalao repetida ou prolongada.

12. INFORMAES ECOLGICAS


Mobilidade Compartimento alvo do produto: Biodegradabilidade Biodegradabilidade aerbica final: Bioacumulao: Fator de bioconcentrao: Ecotoxicidade Efeitos sobre organismos aquticos: gua Facilmente biodegradvel. No bioacumulvel. CE50 (24 h) crustceo (daphnia magna) = 180 mg/L. (dados Rhne-Poulenc no publicados). CE50 (120 h) alga (monoraphidium minutum) = 60 mg/L. (dados Rhne-Poulenc no publicados).

13. CONDIES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Mtodos de tratamento e disposio - Produto: O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. Consultar a Rhodia. - Interdio: Restos de produtos - Interdio: No descartar diretamente em sistemas de esgotos e cursos dgua. No descartar diretamente em sistemas de esgotos e cursos dgua. Encaminhar para tratamento ou incinerao em instalaes autorizadas de acordo com a legislao e regulamentaes ambientais vigentes. Esgotar completamente o contedo. Encaminhar sacos e recipientes flexveis para descarte ou incinerao em instalao autorizada, de acordo com a legislao e regulamentaes ambientais vigentes. Chama-se a ateno do utilizador para a possvel existncia de regulamentaes locais relativas eliminao, que lhe digam respeito.

- Descontaminao / limpeza:

Embalagens usadas: - Descontaminao / limpeza: - Destruio / eliminao:

NOTA:

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 8 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais Vias terrestres (MT, Portaria 204/1997): Produto no enquadrado na portaria em vigor sobre transporte de produtos perigosos.

Regulamentaes internacionais Frrea / rodoviria (RID / ADR): Via Martima / Fluviais (cdigo IMO / IMDG): Via Area (OACI / IATA-DGR): NOTA:

No regulamentado. No regulamentado. No regulamentado. As prescries regulamentares acima referidas so aquelas que se encontram em vigor no dia da atualizao da ficha, mas tendo em conta uma evoluo sempre contnua das regulamentaes que regem o transporte de matrias perigosas aconselhvel assegurar-se da validade da mesma junto da vossa agncia comercial.

15. REGULAMENTAES
Regulamentaes Regulamentao conforme CEE: Rotulagem obrigatria (auto-classificao) para preparaes perigosas: Aplicvel (CEE 200-712-3) NOCIVO (Xn) R22 = Nocivo quando ingerido. R41 = Perigo de danos srios aos olhos. S24 = Evitar o contato com a pele. S26 = Aps contato com os olhos lavar abundantemente com gua limpa . Consultar a assistncia mdica. Incndio: 1 Sade: 1 Reatividade: 0 Outros: As informaes regulamentares indicadas nesta seo referem-se unicamente as principais prescries especificamente aplicveis ao produto objeto da FISPQ. Chama-se a ateno do utilizador sobre a possvel existncia de outras disposies que complementem estas prescries. Recomenda-se ter em conta qualquer tipo de medidas ou disposies, internacionais, nacionais ou locais, de possvel aplicao.

Classificaes / Smbolos: Frases de risco:

Frases de segurana:

Classificao conforme NFPA:

NOTA:

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 9 de 10

Nome do Produto: CIDO SALICLICO

FISPQ: SALICLICO

16. OUTRAS INFORMAES


Tipos de utilizao - Recomendaes: Consultar a Ficha de Especificao Tcnica (Ficha Produto Rhodia) vigente. C7H6O3 138,12 Verso 0.1P Data: 26/07/2002 http//chemfinder.camsoft.com Bases de dados documentais / intranet NTP Chemical Repository New Jersey Departament of Health and Snior Services Limites de Exposio (TLVs) para Substncias Qumicas e Agentes Fsicos & ndices Biolgicos de Exposio (BEIs)ACGIH-2001 Pocket Guide to Chemical Hazards NIOSH-2001 Portaria 3214 de 08 de junho de 1978 do Ministrio do Trabalho.

Frmula qumica: Massa molecular: Atualizao: Referncias bibliogrficas:

NOTA: Esta ficha completa as notas tcnicas de utilizao, mas no as pode substituir. As informaes que ela contm so baseadas no nosso conhecimento do produto em questo data da publicao. Elas foram elaboradas de boa f. chamada a ateno dos utilizadores sobre os riscos eventualmente encontrados quando um produto utilizado para outros fins que no aqueles que se conhecem. Esta ficha no dispensa em caso algum o utilizador de conhecer e aplicar o conjunto de textos que regulamenta a sua atividade. de sua inteira responsabilidade tomar precaues ligadas utilizao do produto que ele conhece. O conjunto das regulamentaes mencionadas tem simplesmente como alvo ajudar o utilizador a cumprir as obrigaes que lhe incumbem quando da utilizao de produto perigoso. Esta enumerao no deve ser considerada como exaustiva. ela no isenta o utilizador de cumprir outras obrigaes legais, acerca do armazenamento e da utilizao do produto, alm das mencionadas, pelas quais ele nico responsvel. Esta ficha de segurana, foi preparada de acordo com a NBR-14.725 de Julho de 2001. Acredita-se que a informao produzida nesta publicao exata e fornecida em boa f, mas compete ao Cliente certificar-se da satisfao de aplicabilidade dos seus objetivos em particular. De acordo com isto, a IQBC no d a garantia quanto aptido do Produto para determinado objetivo e qualquer garantia ou condio implcita (estatutria ou outra) excluda exceto na medida que tal excluso esteja prevista na lei. Liberdade sob Patente, Direitos de Autor, e projetos no pode ser assumida. Podem obter-se mais informaes sobre dvidas especficas atravs da IQBC Produtos Qumicos Ltda. Tel.: (0xx11) 4066-6622. Site http: www.iqbc.com.br e e-mail: iqbc@iqbc.com.br

(Reviso: 01 IQBC) IQBC Produtos Quimicos Ltda.

(Data: 07/2004) Pgina 10 de 10

Potrebbero piacerti anche