Sei sulla pagina 1di 4

SISTEMA Uma parte do universo constituido por matria e energia e que se pode estudar separadamente.

(composto por vrios) SUBSTISTEMAS Partes mais pequenas de um sistema. Ex: Atmosfera; Biostera; Geosfera e Hidrosfera.

INTERACO DE SUBSIRSTEMAS Atmosfera-Hidrosfera: precipitao Hidrosfera-Atmosfera: evaporao Hidrosfera-Biosfera: constituio do ser humano Biosfera-Hidrosfera: poluio Atmosfera-Biosfera: Consumo de gases Biosfera-Atmosfera: Libertao de gases Geosfera-Atmosfera: actividade vulcnica Atmosfera-Geosfera: CO2 que contribbui para a formao de rochas carbonizadas Hidrosfera-Geosfera: desgaste das rochas Geosfera-Hidrosfera: poos de petrleo que provocam a poluio Geosfera-Biosfera: musgo (matria mineral) Biosfera-Geosfera: Carvo (matria orgnica)

Massa

O QUE SO AS ROCHAS? As rochas so agregados naturais de minerais => partcula homognea que em conjunto com outros minerais pode formar rochas. A IMPORTNCIA DAS ROCHAS As rochas relatam o que aconteceu no passado da Terra e, quando contm fsseis, essa informao ainda se torna mais completa, na medida em que permitem estudar as suas caractersticas, como o tipo de alimentao, habitat, locomoo, entre outras, os processos a que estiveram sujeitos, no que respeita a presses e mudanas de temperatura, ou seja, as rochas constituem um registo ou um arquivo dos acontecimentos geolgicos passados, sendo o seu estudo de grande importncia.

ROCHAS SEDIMENTARES As rochas sedimentares resultam da meteorizao e eroso de rochas pr-existentes, seguida de transporte, deposio e diagnese organizando-se, genericamente, em estratos dispostos, inicialmente na horizontal. Exemplos: Brecha; Arenito As rochas sedimentares, embora apresentem pouca expressao em termos volumtricos, cobrem cerca de 75% da superfcie terrestre, pois so rochas que se formam superfcie da crusta. A formao de

uma rocha sedimentar consequ~encia de um processo geolgico que se pode dividir em 3 fases e nas quais intervm diferentes mecanismos. Um desses mecanismos o ciclo da gua. A gua, sob a forma de chuva um glaciar ou correndo num rio, exerce uma aco directa nas rochas, provocando o seu desgaste e desagragao, lenta e gradualmente transformando-as em partculas cada vez mais pequenas. Assim, numa primeira fase, as rochas sofrem meteorizao - so alteradas tanto do ponto de vista fsico (meteorizao fsica: origina partculas cada vez mais pequenas) como do ponto de vista qumico (meteorizao qumica: modifica os minerais das rochas, transformando-os noutros produtos). A eroso, pela aco dos diversos agentes erosivos, actua sobre as rochas, removendo as partculas que foram alteradas- os sedimentos. Estas partculas formam, em seguida, transporte pelas correntes das guas (ou vento) para outros locais, muitas vezes a centenas de km em relao ao local onde se encontra a rocha que lhes deu origem. Finalmente, quando as condies so propcias, os sedimentos sofrem deposio, podendo depositar-se juntamente com eles os restos de organismos que a existiam ou os que tambm tenham sido transportados pelas mesmas correntes. Os organismos, ao ficarem soterrados nos sedimentos, podem ficar protegidos da destruio, processo este conhecido por fossilizao. Este processo que associa os processo de meteorizao, eroso, transporte e deposio, culmina com a diagnese, isto , com a transformao dos sedimentos numa rocha sedimentar. Aps a depositao, os sedimentos vo-se acumulando, dando origem a camadas que se apresentam numa posio prxima da horizontal. Cada uma destas camadas (ou estratos) tem um limita superior- tecto- e um limite inferior- o muro. Os estratos tornam-se cada vez mais mais compactos dando origrm as rochas sedimentares estratificadas. ROCHAS METAMRFICAS

So rochas que resultam da alterao de outras rochas. As transformaes fsicas e qumicas sofridas, passam pela existncia de agentes de metamorfismo presso e temperatura. O metamorfismo resulta na transformao de rochas pr-existentes, quando submetidas a presses e temperatura elevadas, associadas ao factor tempo. Estes agentes de metamorfismo actuam sobre as rochas provocando alteraes na sua composio mineralgica. Neste processo formam-se novos cristais e a orientao dos cristais e modificada.

Os minerais das rochas pr existentes (sedimentares, gneas e outras metamrficas) modificam se em minerais tpicos de rochas metamrficas. Estrutura e textura : Rochas metamrficas passam a apresentar orientao de minerais (exceto em metamorfismo de contato e em algumas rochas metamrficas). Ex. mrmores e quartzitos)

Tipos de Metamorfismo: Impacto; Contacto; Afundimento??

Exemplos: Ardsia; Mrmore

ROCHAS MAGMTICAS

Dividem-se em duas categorias: intrusivas/plutnicas ou extrusivas/vulcnicas

INTRUSIVAS

A consolidao do magma ocorre em profundidade, no interior da crosta terrestre. Como ocorre no interior, as temperaturas so altas e o arrefecimento do magma lento e gradual. Nestas condies os minerais que constituem as rochas tm tempo para ordenarem as suas partculas dando origem a cristais perfeitamente visveis a olho nu. Devido a isto, estas rochas so tambm chamadas rochas cristalinas.

Exemplos: Granito, diorito.

EXTRUSIVAS

O magma (lava) consolida superfcie, sendo o seu arrefecimento rpido. Como o arrefecimento muito rpido devido s baixas temperaturas da superfcie da crosta, os minerais que constituem as rochas no tm tempo de formar grandes cristais. Os cristais que se formam ficam com um tamanho microscpico e encontram-se dispostos de forma desordenada em minicristais, estes cristais no so visveis a olho nu. Outras vezes, o arrefecimento da lava to rpido que impede a existncia de Cristais.

Exemplos de rochas magmticas vulcnicas: Basalto, Pedrapomes.

Ciclo das Rochas

Potrebbero piacerti anche