Sei sulla pagina 1di 10

Pesquisa do conhecimento popular em relao ao consumo de gua no municpio de Morrinhos - GO

Flaviane de Jesus Vieira, Francesca Guaracyaba Chapadense, Jaqueline Ribeiro de Lima, Jsica Vieira, Juliana Santana de Crcio, Mara Lcia Lemke de Castro. Acadmicos Professor orientador Cincias Biolgicas unidade Universitria de Morrinhos-UEG

RESUMO
A gua o recurso natural mais valioso para a humanidade, elemento fundamental e indispensvel ao abastecimento do consumo humano. Com o objetivo de avaliar o nvel de conscincia da populao em relao ao consumo de gua, aplicamos 90 questionrios sobre uso, desperdcio e formas de aproveitamento em residncias no municpio de Morrinhos - GO, os quais obtinham informaes dos moradores, tais como, renda familiar, nmero de residentes, gasto mdio mensal de volume de gua entre outros. Atravs dessa anlise procuramos entender quais fatores contribuam para um maior gasto de gua e saber das mesmas se havia alguma medida a ser tomada para preservar esse recurso finito e indispensvel ao consumo dos seres vivos (humano). Palavras-chave: Consumo de gua, Formas de aproveitamento, Conscincia da populao.

INTRODUO
A gua o recurso natural mais valioso para a humanidade, elemento fundamental e indispensvel ao abastecimento do consumo humano e ao desenvolvimento de suas atividades agrcolas e industriais, sendo, tambm de suma importncia para a preservao dos ecossistemas animal e vegetal, mas sua escassez representa um problema ambiental crescente para a populao (CORRAL-VERDUGO, 2003). A gua, alm de saciar a sede, fonte para aquisio de nosso alimento. Sua oferta j no atende a demanda da populao mundial, sendo que cerca de um bilho de pessoas no tem acesso gua potvel. Apesar de vrios esforos para armazenar e diminuir o seu consumo, ela vem se tornando cada vez mais rara e sua qualidade se deteriora cada vez mais rpido (FREITAS, 2001). No Mxico, recentemente foi declarado que se no houvesse uma grande quantidade de chuva, em poucos meses o pas estaria completamente sem esse bem precioso e insubstituvel, devido ao aumento significativo do consumo domstico de gua impulsionado pelo crescimento acelerado das cidades (CORRAL-VERDUGO, 2003). E isso vem acontecendo na maioria das naes em desenvolvimento, forando os governos a implantarem estratgias de conservao de gua em reas urbanas. A relao cidade-gua pode ser considerada como as relaes homem versus meio. Numa formulao dialtica, os termos cidade e gua so tidos como dimenses dos termos sociedade versus natureza e podem ser concebidos como uma unidade, uma totalidade contraditria (complementar e conflituosa). A urbanizao um processo social complexo e contraditrio caracterizado pela intensificao das relaes sociais, econmicas e polticas e pela necessidade de infra-estruturas fsica e social para garantir a produo, a circulao, o controle, a deciso e o consumo da vida urbana. Na cidade, a gua, como recurso vital e econmico mltiplo, utilizada como fator fundamental de sade pblica e de desenvolvimentos econmicos tais como: tubulaes, reservatrios, barragens, usinas e exigem medidas estruturais (obras) e no-estruturais (legislao, planejamento, campanhas) (CUSTDIO, 2006). De acordo com (REBOUAS, 1999), a posio de utilizador da natureza e a crena de que a tecnologia permitir, sempre, resolver os problemas resultou nos impactos ambientais negativos ao meio natural. Esses impactos so significativos nas guas e se constitui em problema, mesmo para pases com grande disponibilidade de recursos hdricos. A escassez de gua um problema que abrange componentes psicolgicos e sociais, isto , as pessoas desperdiam gua influenciadas por motivos, crenas, percepes e normas

pessoais. A disponibilidade de utenslios e equipamentos para o consumo de gua, tamanho das famlias bem como a disponibilidade de recursos financeiros tambm promovem o desperdcio de gua. No entanto, o estudo de determinantes psicolgicos e situacionais do comportamento humano sobre a conservao de gua necessrio para promover padres de consumo responsvel de gua. Entende-se por determinantes psicolgicos da conservao de gua aqueles em que as pessoas por algum motivo engajam nessa conservao para economizar esse recurso. J os determinantes situacionais so aqueles em que as pessoas se vem obrigadas a economizar gua, seja por situaes fsicas, normativas ou facilitadoras (CORRAL-VERDUGO, 2003). Segundo OSKAMP (2000) preciso entender as causas do comportamento humano, pois este considerado a principal causa de deteriorao ambiental, ou seja, a atitude humana a principal contribuinte dos problemas ambientais bem como da escassez de gua. De acordo com a UNESCO (2006), se o consumo de gua continuar nesse ritmo, 2,7 bilhes de pessoas vo sofrer com a escassez de gua at 2025. A gua, alm de ser vital para o homem condio fundamental para o desenvolvimento. Apenas 10% da gua consumida no mundo destinada ao consumo domstico. A agricultura consome 70%, onde mais da metade desse volume se perde com a evaporao ou escoamento. A irrigao gasta de 30% a 70% menos gua que os mtodos convencionais e aumenta a produtividade das plantaes, mas empregada em menos de 1% das terras irrigadas. A indstria consome os 20% restantes da gua, muitas vezes com grande ineficincia. A gua, recurso indispensvel e finito est ligada aos modos de vida e, esta condio implica estratgias econmicas e polticas assim como prticas de solidariedade da sociedade (KUHNEN & SILVEIRA, 2007). Tais condies dizem respeito s atitudes humanas em relao aos corpos hdricos as quais, inevitavelmente, provocam sua degradao e conseqentemente acabam por comprometer o atendimento das demandas para consumos urbano, industrial e agrcola. As formas de promover o uso sustentvel da gua e, em decorrncia conserv-la nos aspectos quantitativos e qualitativos, podem ser por meio de aes de economia, as quais envolvem o uso racional da gua e o uso de fontes alternativas, e por meio das aes de preservao dos mananciais hdricos (SANTOS, et. al 2006). O nosso pas privilegiado em recursos hdricos com um volume armazenado de gua subterrnea da ordem de 58.000 km3, sendo uma fonte imprescindvel para o consumo humano das populaes que no tem acesso rede pblica de abastecimento ou quando tem, o fornecimento irregular. No Brasil, o aqfero subterrneo abastece 6.549.363 domiclios (19% do total), e, destes, 68,78% esto localizados na rea rural-11,94% da populao

nacional (IBGE, 1994). O controle do desperdcio de gua envolve processos complexos e multidimensionais, tendo como principais objetivos a conscientizao individualizada, aes governamentais com nfase na preservao do meio natural e estratgias para o uso racional desse recurso. Dentre as possveis aes de conservao de gua, pode-se destacar o uso racional de gua, o qual inclui a utilizao de dispositivos economizadores, a medio individualizada, a conscientizao dos usurios e a utilizao de fontes alternativas de gua como o uso de guas de chuva e guas de cinzas. As aes de uso racional so basicamente aes de combate ao desperdcio quantitativo, enquanto a utilizao de fontes alternativas consiste em utilizar outras fontes que no quelas normalmente utilizadas como mananciais, ou seja, guas superficiais e subterrneas. Destacam-se, portanto, a gua de reuso e a gua da chuva. As aes de preservao englobam aquelas de proteo qualidade das guas no manancial, o que inclui tratamento de resduos lquidos, entre outras (SANTOS, et al 2006). Em vista aos problemas relacionados gua e da importncia da mesma, o presente trabalho visa avaliar o nvel de conscientizao da populao no municpio de Morrinhos GO em relao ao consumo de gua, verificar a disponibilidade de alternativas dos moradores para evitar o uso abusivo da mesma de modo a aproveit-la e analisar se a renda familiar influencia no seu consumo.

MATERIAL E MTODOS
Estudo exploratrio descritivo realizado no perodo de fevereiro a setembro do ano de 2008 no Municpio de Morrinhos - GO, onde foram observados os nveis de conscincia da populao em relao ao uso, consumo e desperdcio de gua. Foram analisados os dados de 90 pessoas residentes da cidade de Morrinhos GO atravs de um questionrio contendo nove questes sobre o consumo de gua, desperdcio e forma de aproveitamento. Atravs desse questionrio pudemos classificar as pessoas quanto ao nvel de poder aquisitivo (renda familiar) e comparar se a quantidade de salrios mensais influenciava no consumo de gua. Na anlise estatstica empregou-se anlise de varincia (ANOVA) para estabelecer se as medias estudadas so ou no estatisticamente iguais e o teste de Tukey para estabelecer a diferena mnima significante (dms) das mdias das amostras.

Os resultados foram trabalhados estatisticamente pelo programa Microsoft Office Excel 2007, para construo de grficos e tabelas que relacionaram os dados obtidos atravs do questionrio.

RESULTADOS E DISCUSSO
Das 90 pessoas entrevistadas, todas consideram a gua de suma importncia, porm apenas 82,3% sabem as conseqncias do mau uso desta. (Dados no mostrados)

Efetuou-se a anlise entre as variveis consumo de gua e renda familiar. Figura 1.

12 b 10 CONSUMO (m3/pessoa/ms) 8 a 6 a 4 2 0 <= 1 salrio 2-5 salrios RENDA FAMILIAR > 5 salrios

desvio erro mdia

Figura 1: Consumo residencial de gua encanada por pessoa, segundo a renda familiar em Morrinhos - GO (n=90). Mdias acompanhadas de mesma letra no diferem estatisticamente (p<0.0001, dms=1.62). Observamos, portanto, que a proporo de consumo de gua significativamente maior entre pessoas que apresentam renda familiar acima de cinco salrios mnimo. As pessoas com renda familiar 1 salrio no apresentaram diferena significante em relao s pessoas com renda familiar de 2 a 5 salrios mnimo, onde famlias com menor poder aquisitivo demandam da gua em quantidade reduzida.

Baseado nas propores de entrevistados observou-se o desperdcio de gua e as formas utilizadas pela populao para evitar este. Figura 2 e 3, respectivamente.

Figura 2: Desperdcio de gua nas residncias do municpio de Morrinhos - GO.

Figura 3: Formas utilizadas pela populao de Morrinhos - GO na economia de gua.

Dos entrevistados , 26,7% assumiram que h desperdcio de gua na residncia e 73,3% afirmaram que no h.

Nas residncias que no h desperdcio de gua, alguns moradores adotam formas de aproveitamento, sendo que a maior parte ( 43%) reutilizam a gua, 23% reduzem o tempo no banho e 31% no fazem nada. Segundo dados da UNESCO (Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura) recomenda como consumo ideal de gua 200 litros por dia por pessoas.

Em relao a gua como recurso limitante houve uma notvel diferena na opinio dos moradores do municpio de Morrinhos-GO, onde 80% da populao acredita que a gua pode acabar em um determinado tempo e 20% acredita que a mesma no limitante. Figura 4.

Figura 4: Opinio da populao Morrinhense em relao a gua como recurso limitante.

Das pessoas que acreditam que a gua um recurso limitante, 39,45% acham que seriam por falta de conscincia da populao, 12,68% por problemas ambientais, apenas 5,64% por falta de responsabilidade do governo e 23,94% opinaram por todas as anteriores. Figura 5.

Figura 5: Possiveis fatores influentes na escassez de gua.(P. A.= problemas ambientais; F. C. P.= Falta de conscincia da populao; F. R. G. = Falta de responsabilidade do Goverrno; T. A. = Todas as alternativas e N.A. = Nenhumas das alternativas).

Ao questionar se as pessoas concordariam em racionar o consumo de gua, 63,3% disseram que sim e 26,7% no aceitariam.Figura 6.

Figura 6: Disponibilidade da populao respeito da racionalizao da gua em MorrinhosGO.

Mostrando que se o governo precisasse implantar medidas em uma possivel escassez de gua, a maior parte da populao seria a favor.

CONCLUSO
Finalizada a pesquisa e atravs dos dados obtidos, podemos observar que h maior prevalncia de desperdcio de gua nas famlias com renda superior a 5 salrios mnimo, e diante desse fato notamos que essas utilizam muitas vezes a gua de forma irresponsvel (lavar caladas, carros, abastecer piscina). Dentre os moradores entrevistados 26,7% afirmaram que h desperdcio de gua em suas residncias e apenas 69% adotam maneiras para evitar o desperdcio. Diante desses resultados recomenda-se: Evitar banhos demorados, pois em mdia banho de 20 minutos consome 120 litros, No escovar os dentes com a torneira aberta, pois um minuto com a torneira a gastam 22,3 litros de gua, no lavar a calada com mangueiras, pois na maioria das vezes somente varr-la necessrio, evitar lavar o carro com mangueira, deve-se usar um balde, regar as plantas o mnimo necessrio, evitando desperdiar gua, na cozinha ao lavar a loua cuidar para desligar a torneira enquanto se est ensaboando-a, consertar os vazamentos que por mnimos que sejam so portas de desperdcio de gua, reutilizar a gua da mquina de lavar roupas para lavar a casa, aguar as plantas entre outros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CORRAL-VERDUGO,V.Determinantes

psicolgicos

situacionais

do

comportamento de conservao de gua: um modelo estrutural. Estud. psicol. (Natal). 8 (2) Natal May/Aug, 2003. CUSTDIO, V. A relao cidade-gua nos artigos dos anais da Associao de Gegrafos Brasileiros (AGB).GEOUSP-Espao e Tempo, So Paulo, n 20, pg.175-182,2006. FREITAS,M. B. de;BRILHANTE, O. M.;ALMEIDA,L. M.de; Importncia da anlise de gua para a sade pblica em duas regies do Estado do Rio de Janeiro: enfoque para coliformes fecais, nitrato e alumnio. Cad. Sade Pblica.17 (3) Rio de Janeiro May/June, 2001. IBGE (Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica). Dados sobre Domiclios no Estado do Rio de Janeiro. Anurio Estatstico do Brasil.54-Rio de Janeiro,1994. KUHNEN, A; SILVEIRA, S.M.da. Uso e consumo da gua: um problema que interessa Psicologia?Estud. pesqui. Psicol. 7(1) Rio de Janeiro Jun,2007. OSKAMP, S. A sustainable future for humanity? American Psychologist. 55,pg. 496-508,2000. REBOUAS, A. C. da;BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. (Org.).guas doces no Brasil:capital ecolgico, uso e conservao.So Paulo:Escrituras Editora, 1999. SANTOS, D. C. dos; LOBATO, M. B; VOLPI, N. M. P. et al. Hierarquizao de medidas de conservao de gua em edificaes residenciais com o auxlio da anlise

multicritrio.Ambiente Construdo.6 (1), pg.31-47,Porto Alegre Jan./Mar, 2006. UNESCO-El gua como fontes de conflictos:repaso de los conflictos en el mundo.In Oficina Regional de Cincia e Tecnologia da UNESCO,2006.

Potrebbero piacerti anche