Sei sulla pagina 1di 11

Os Problemas Causados Pelo Lixo Domstico no Municpio de Goiatuba Gois

JUNQUEIRA, ster ; GUIMARES, Juliana ; SOARES, Letcia ; COSTA, Samara PIRES, Lucineide Mendes graduandas em Geografia pela Universidade Estadual de Gois UnU - Morrinhos Professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Gois

Resumo:

Vendo que o lixo domstico um grande problema e tambm motivo de preocupao com a populao goiatubense e que no se tem nenhuma ou quase nenhuma perspectiva de mudana tanto da administrao pblica quanto dos habitantes da cidade, sentimos necessria uma avaliao dessa situao. O objetivo deste artigo mostrar os problemas causados pelo lixo domstico no s ao meio ambiente, mas tambm sade de cada um que reide no municpio de Goiatuba ou em suas proximidades, buscando expor algumas solues para esse problema e de forma direta ou indireta, conscientizar a sociedade dos efeitos que o lixo pode causar. A importncia disso est no enriquecimento de nossos conhecimentos (das autoras) e um possvel aumento do conhecimento dos leitores. Com base no que estar sendo discutido no decorrer deste, levaremos em conta o que o lixo pode trazer de vantagens e desvantagens para a populao. Com as informaes adquiridas em campo, avaliamos as condies de coleta do lixo, como ele depositado, se h separao do lixo orgnico, plstico, vidro, metal, papel, e qual o destino dos dejetos reciclveis. Essas informaes foram de fundamental importncia para a concluso dos resultados deste artigo, informaes estas que foram avaliadas e associadas ao tema.

Palavras-Chave: Lixo; Conhecimento; Meio ambiente

Introduo

Com o crescimento das cidades e o aumento em ritmo e acelerado da populao, aumentam tambm os problemas, sendo que o lixo um dos que mais se destaca. Todos sabem que o lixo trs consigo insetos (moscas, baratas, formigas, etc.), ratos e doenas que podem causar desconforto e srios danos sade da populao, alem do mau cheiro e da pssima aparncia da cidade (FIGURA 1) Segundo Raquel Rolmik (1994.p 20) [...] mesmo numa cidade perdida nos confins da historia ou da geografia h pelo menos uma calada ou praa que de todos e no de ningum, h o lixo que no pode se acumular nas ruas nem pode ser simplesmente enterrado no jardim.

Fig. 1- Lixo acumulado em caladas em um bairro perifrico da cidade de Goiatuba-Go Foto: Leticia Martins Soares- agosto de 2008

H tempos atrs, o lixo produzido pela populao era depositado em ambientes desapropriados e no se tinha muito conhecimento dos danos causados ao homem a natureza, simplesmente escolhiam um local afastado do centro urbano e l o depositavam, no havendo estudos adequados para verificar se poderia haver lenol fretico, se o solo era produtivo ou no, se poderia ser utilizado para outros fins e diversos outros fatores.

Com a decomposio dos dejetos produzido um liquido chamado chorume, que txico e ao entrar em contato com o lenol fretico, com o solo ou com algum curso dgua pode causar a contaminao, trazendo srios riscos a sade, tanto de animais quanto da populao. Nesse perodo nada se aproveitava do lixo, garrafas, plsticos, restos de comida (parte orgnica), vidros, metais e papeis, eram jogados de qualquer maneira, sem nenhum cuidado. Goiatuba uma cidade de aproximadamente 32 mil habitantes, localizada ao sul do estado de Gois, prxima as cidades de Itumbiara, Morrinhos, Caldas Novas e aproximadamente 170 quilmetros da capital do estado, Goinia. Esta situada no planalto central, sobre um do maiores mananciais de gua doce do mundo, o Aqfero Guarani. Seus solos so frteis, o que favorece a agricultura, para onde voltada sua economia, embora seus gros estejam sendo substitudos pela plantao de cana de acar para produo de combustvel (lcool) e acar. Suas estaes so bem definidas: vero e inverno. No vero estao chuvosa que vai de novembro a maio, favorece ao plantio das varia culturas que so cultivadas e o inverno marcado pelo tempo seco (quase sem chuva), quente durante o dia e frio a noite. Goiatuba no possui grandes indstrias, apenas pequenas e medias empresas que empregam a populao e favorecem a lucratividade da cidade, e como em outros municpios, o lixo tambm motivo de discusso. H alguns anos atrs o lixo era depositado no lado sul da cidade, onde era pouco habitado e por isso ficava a cu aberto sem nenhum cuidado, formando assim o famoso lixo. Aos poucos foram surgindo invases prximas ao local dando origem a um novo bairro habitado por famlias humildes de baixa renda, que na maioria das vezes tiravam do lixo se sustento. Com o passar do tempo, foi ficando invivel o deposito do lixo no local, com isso o rgo responsvel, sem nenhum estudo adequado, simplesmente mudou o deposito de lugar e o lixo deu lugar a um novo loteamento de casas populares para famlias de baixa renda. Porm com a mudana de local, os problemas no foram solucionados, o que levou a gerao de novos problemas, pois o novo depsito se localizava num terreno com certa declividade e prximo a um curso dgua, alem de ainda estar muito prximo a cidade. Vendo que o lixo uma grande preocupao para a populao goiatubense e que no se tem nenhuma perspectiva de mudana tanto da administrao quanto da populao, sentimos que seria necessria uma avaliao dessa situao. Dessa

forma este trabalho busca entender os problemas que a populao expe. Para alcanar os objetivos realizou-se pesquisa de campo, buscando colher varias informaes para chegar aos devidos resultados. Foram avaliadas as condies que feita a coleta do lixo, como ele depositado, se h separao do lixo orgnico, plsticos, metais, vidros e qual o destino dos dejetos reciclveis. O grande problema com a coleta do lixo a desordem que comea em casa. A maioria da populao no separa o lixo orgnico do reciclvel, podemos dizer que nosso lixo se constitui basicamente de papeis em geral, embalagens diversas, vidros, metais, plsticos e caixas, alem de restos de alimentos e outros eventuais como utenslios descartveis. Muitas pessoas utilizam o lixo para tira o sustento de suas famlias, onde famlias inteiras se unem para revirar montanhas e montanhas de lixo procura dos materiais para venderem as indstrias de reciclagem e complementarem sua renda. O lixo caro, gasta energia, leva tempo para se decompor e demanda muito espao, ento s permanecero problemas se no dermos a ele um tratamento adequado.

1.0 Lixo: Uma Questo de Organizao

A coleta de lixo j comea desorganizada em casa, a maioria da populao no separa o lixo orgnico do lixo reciclvel, sendo assim depositado de maneira inadequada sem nenhuma separao previa. Podemos dizer que o lixo domstico se constitui basicamente de papeis (caixas, revistas, embalagens, jornais, etc.), embalagens diversas, vidros, metais, plsticos, alm de restos de comida (parte orgnica) e outros eventuais utenslios descartveis. As solues para o lixo domstico e seus eventuais problemas no podem ser padronizadas, haja vista que cada regio e cada municpio tm suas caractersticas prprias e diferentes umas das outras e isso pode ocorrer ate dentro de um mesmo municpio. Dessa forma, ao se lanar num projeto de coleta seletiva, esse deve ser previamente muito bem debatido com a populao alvo, para que se possa sentir o

que est sendo mais bem aceita pelo povo, alm de muito bem analisada a demanda, caso contrrio, pode haver risco de gerar outros problemas.

(...) Alm dos territrios especficos e separados para cada grupo social, alm da separao das funes morar e trabalhar, a segregao patente na visibilidade da desigualdade de tratamento por parte das administraes locais. Existem, (...) setores da cidade onde o lixo recolhido duas ou mais vezes ao dia, outros uma vez por semana; outros ainda, onde o lixo, ao invs de ser recolhido, despejado. (...) (Raquel Rolmik, 1994. p. 42)

O trecho transcrito acima mostra a realidade do descaso para com algumas reas de uma cidade. Algumas so sempre bem cuidadas, mantendo a aparncia de uma cidade limpa e zelada, com uma coleta regular, feita todos os dias, essa parte geralmente o centro, porm ao afastar-se, deparamos com uma realidade totalmente diferente, em alguns casos h o recolhimento do lixo, algumas duas ou trs vezes por semana, outros uma vez por semana e ainda h casos onde isso nem ocorre, onde o lixo fica exposto em terrenos baldios, ou at mesmo nas ruas. Com o tempo esse lixo acarretar uma srie de transtornos aos moradores, como: mau cheiro, pssima aparncia do bairro, fora os insetos e os animais que sero atrados por esse lixo. A poltica de coleta de lixo em Goiatuba-Gois programada em escala para atender toda a demanda do municpio. A coleta acontece todos os dias apenas no centro da cidade no perodo matutino, nos demais bairros as coletas so feitas trs vezes na semana. Os coletores no usam equipamentos necessrios para sua segurana (usam apenas luvas), mscaras, roupas resistentes e botas no so usadas. Os garis recolhem o lixo, depositado em sacos plsticos resistentes a decomposio e deixam em um determinado ponto, para que depois o caminho especfico para isso possa recolher esses dejetos e lev-los para o aterro sanitrio da cidade (FIGURA 2).

Fig. 2 Transporte do lixo recolhidos pelos garis Foto: Leticia Martins Soares- agosto de 2008

A maioria do lixo recolhido resistente a decomposio e o que no recolhido ficam em terrenos baldios, caladas e ate mesmo na rua, gerando no s o desconforto social quanto uma m aparncia da cidade, aumentando os insetos e o mau cheiro. Uma das possveis solues seria organizar melhor o lixo, ser feita a coleta de maneira assdua o que poderia refletir no s na melhoria dos danos causados ao meio ambiente como tambm na aparncia fsica da cidade. Hoje j existem lixeiras destinadas separao correta do lixo, estas so espalhadas apenas nos pontos principais da cidade ( FIGURA 3). Como outra soluo bsica poderia colocar essas lixeiras no s em pontos principais, mas tambm em outros pontos para se facilitar o trabalho das pessoas designadas competentes para esse fim.

Fig. 3 Lixeiras destinadas a separao correta do lixo, implantadas no Lago Alamedas dos Buritis Foto: Leticia Martins Soares- agosto de 2008

2.0 Nosso Lixo um Luxo

Como afirmou LAVOISIER (1743-1794), na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Muitas pessoas usam lixo para darem sustento as suas famlias. Famlias inteiras se unem para revirar montanhas de lixo a procura de materiais para venderem as indstrias de reciclagens. Eles fazem o trabalho que muita pessoa poderiam fazer em casa antes de colocarem para coleta publica. Os principais materiais que so vendidos para reciclagem so alumnios, plsticos, papis, e vidros. Hoje em Goiatuba, existem pequenas empresas que compram esses materiais de catadores ambulantes para posteriormente revenderem as empresas maiores que trabalham exclusivamente com o lixo. Algumas so registradas, pagam os devidos impostos e ainda geram emprego para a populao. Geralmente, os contratados so pessoas com baixo grau de escolaridade que no atendem as exigncias do mercado de trabalho (FIGURA 4). Existem tambm as pessoas que transformam os materiais vistos como lixo que para muitos no haveria recursos, em verdadeiras obras de arte.

Fig. 4 - Funcionrio da empresa de separao de lixo para reciclagem Foto: Leticia Martins Soares, agosto de 2008

Em geral o que mais se usa o papel, com ele possvel fazer cestas, luminrias, objetos decorativos e ainda podem ser transformados novamente em folhas para uso escolar. As garrafas pets esto sendo usadas para a fabricao de brinquedos para crianas carentes. J o lixo orgnico esta sendo transformado em adubos orgnicos, que bem mais barato, no trs prejuzos ao meio ambiente e substitui os adubos qumicos em uma horta comunitria, que administrada por pessoas de baixa renda que foram contempladas com cursos preparatrios, com incentivo da administrao publica, onde tudo que ali produzido serve para o sustento das prprias famlias.

2.1 Vivendo e Aprendendo a Arte da Reciclagem

Os goiatubenses assim como os demais brasileiros, devem aprender a arte da reciclagem. Cerca de 50% do lixo produzido pela populao reciclvel. Hoje em dia at cascas de frutas, vegetais so usadas para fazer chs, doces e at quitandas, os restos de comida que sobram do almoo, tambm podem ser reaproveitados para fazer novos pratos muito saborosos e com o mesmo valor nutricional.

Deveriam ser investidos mais recursos voltados para capacitao de pessoas para reciclagem, principalmente para adolescentes que no conseguem ingressar no mercado de trabalho, podendo at reduzir o ndice de criminalidade e envolvimento com drogas, pois estes estariam ocupados aprendendo uma profisso e reduzindo os problemas causados pelo lixo. Nas escolas deveriam ser implantados programas (aulas) desde as sries iniciais voltadas exclusivamente para educao ambiental onde ensinasse a reaproveitar em casa o que antes ia direto para o lixo, para que as crianas pudessem levar adiante o que aprenderam em sala de aula. Tudo se torna mais difcil quando no existe a vontade de aprender, quando no existe a vontade de ajudar, fazendo com que o futuro parea cada vez mais difcil de ser alcanado. Todos tm conscincia que se deve mudar, porm poucos tm a iniciativa de correr atrs e fazer valer pena. Sonhar com uma cidade melhor e com mais qualidade de vida no utopia, basta querer e exigir dos rgos competentes que coloquem em prtica uma poltica que oferea uma melhor condio de vida para a populao goiatubense. Segundo Milton Santos vivemos num mundo onde j no temos comando sobre as coisas, j que so criadas e governadas de longe e so regidas por imperativos distantes, estranhos. (1998. p108), fcil montar um esquema de reduo do lixo domstico quando no se tem noo da realidade vivenciada pela populao, o difcil fazer com que isso acontea como o previsto, pois, vivemos em um espao que acompanha o desenvolvimento em ritmo acelerado, onde tudo ou quase tudo proporcional, se uma famlia aumenta, certamente ela necessitar de uma renda maior, originando mais gastos (alimentao, vesturio, educao, etc.) resultando tambm em um maior nmero de lixo produzido.

Consideraes Finais Mais de 50% do que chamamos lixo que formar os lixes compostos por materiais reutilizveis ou reciclveis. Como j foi discutido, o lixo caro, gasta muita energia, leva muito tempo para se decompor e demanda muito espao. Mas o lixo s permanecer um problema se no dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza. preciso rever os valores que esto norteando nosso modo de viver, produzir

consumir e descartar. Qualquer iniciativa nesse sentido dever absorver praticar e divulgar os conceitos complementares de reduo, reutilizao e reciclagem. Reduzir significativamente a quantidade de lixo quando se consome menos de maneira eficiente, sempre racionalizando o uso de materiais e produtos no nosso dia-a-dia. Uma observao considervel: os restaurantes que servem comida a quilo esto fazendo o maior sucesso com o mnimo de desperdcio possvel, eles esto cobrando tambm os restos que so deixados nos pratos, assim as pessoas colocam apenas o que vo consumir, evitando o desperdcio. Reutilizar o desperdcio uma forma racional de utilizar os recursos e diversos produtos reutilizveis antes de serem descartados, sendo usados na funo original ou criando novas formas de utilizao. Exemplificando, podemos reutilizar envelopes e clips, reutilizar latas, sacos, embalagens plsticas, etc. Reciclar significa refazer, ou seja, podemos recolher latas de alumnio, sacos plsticos e garrafas pets e entregar a uma empresa de reciclagem para serem desmanchados e refeitos para ser reutilizado em novos produtos, o vidro o material que podemos citar como o campeo em reciclagem, ele pode ser desmanchado e refeito inmeras vezes nas mais variadas formas e fins. importante que a populao se convena de no ser mais possvel desperdiar e acumular de forma incorreta os materiais reciclveis. A coleta seletiva para reciclagem tmida na cidade porque a populao tem como desculpa que d muito trabalho.

Hoje temos a capacidade de transformar o mundo em um inferno e estamos em caminho de faz-lo. Mas tambm temos a capacidade de fazer exatamente o contrario. (MARCUSE. 1970; p.62)

Referncias Bibliogrficas

ROLNIK, Raquel. O que cidade. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994.

MARCUSE, C. H. Five Conferences. Beacon Press. 1970.p.62.

SANTOS, Milton. Tcnica Espao Tempo: Globalizao e meio tcnicocientifico informal. 4. ed. So Paulo: Hucitec, 1998.

MOREIRA, Ruy. O que geografia. 14. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994.

Potrebbero piacerti anche