Sei sulla pagina 1di 4

Ligaes eltricas na residncia

Agora voc vai saber como se obtm o 110 e o 220 e ainda como se fazem as ligaes de lmpadas, tomadas e chuveiros.

11

Nas ruas somos capazes de observar quilmetros e mais quilmetros de fios apoiados nos postes. Em nossa casa dois ou trs desses fios passam pelo medidor e depois deixam de ser vistos. O que foi feito deles?

41

11

Ligaes eltricas na residncia


Para compreender um pouco mais e saber como feita a instalao eltrica em nossa casa, vamos ver os fios que chegam dos postes. As caractersticas da eletricidade da rede pblica Em alguns municpios a rede eltrica feita com dois fios, um fio fase, que um fio energizado, e um fio neutro, que pode ser tocado sem que se leve choque quando o circuito est aberto. Nesse caso, a rede chamada de monofsica, e nela s podem ser ligados aparelhos de 110 V. s vezes a rede eltrica constituda de dois fios fase, e a tenso fornecida de 220 V. Detalhes da instalao eltrica residencial Vamos olhar com mais ateno para os fios que chegam do poste de sua casa ou prdio e descem para o medidor de consumo de energia eltrica (relgio de luz). Normalmente so trs fios que vo para o quadro de distribuio. Depois de passar pelo relgio de luz, que o aparelho que mede o consumo de energia eltrica, chegam ao quadro de distribuio trs fios que passam pela chave geral, da para outras chaves.

Em outros municpios chegam trs fios, sendo dois fios fase e um fio neutro; nesse caso, a rede chamada de bifsica, podendo ligar aparelhos de 110 V ou 220 V, dependendo da distribuio do circuito residencial.

A chave geral serve como interruptor de toda a instalao eltrica; quando desligada, os aparelhos no funcionam. Isso facilita o manuseio na instalao e at pequenos reparos. Da chave geral os fios podem ser combinados dois a dois, podendo fornecer tenses 110 V e 220 V, passando por outras chaves de distribuio: fase e neutro (110 V) e fase fase (220 V).

42

Como devem ser instalados os aparelhos Os fusveis so colocados somente nos fios energizados (fios fase). No devemos colocar fusveis nos contatos da chave por onde passa o fio neutro, pois se ele queimar o circuito ficar sem o neutro, e um aparelho ligado a este circuito no funcionar. Alm disso, se uma pessoa tocar o aparelho, poder levar um choque, conduzindo a corrente eltrica para a Terra. Tipos de ligao Os aparelhos eltricos normalmente j vm com a tenso e a potncia eltrica especificadas e que precisam de intensidades de correntes diferentes para funcionarem corretamente. Pelo funcionamento das lmpadas e aparelhos eltricos de uma residncia possvel perceber que as suas ligaes so independentes. Isto , se a lmpada da sala queimar ou for desligada, no haver interferncia no funcionamento de outras lmpadas ou aparelho que estiver funcionando. Nessa situao, os aparelhos so ligados de forma que tenham a mesma tenso. A esse tipo de ligao chamamos de ligao em paralelo. 1. Tomada simples e lmpada com interruptor (110 V) Na ligao da tomada, um fio ligado ao fase, e o outro ao neutro. Na lmpada, o fio neutro deve estar ligado ao soquete, e o fio fase ao interruptor. Essa medida evita que se tome choque quando for trocar a lmpada, estando o interruptor desligado.

neutro fase fase

2. Tomada simples e lmpada com interruptor (220 V) Nesse caso, os dois fios de ligao da tomada so ligados aos fios fase da rede eltrica. Na lmpada, um fio fase ligado ao interruptor e o outro ligado diretamente a um dos contatos no soquete. 3. Torneira e chuveiro eltrico

fase fase neutro

Uma outra maneira de ligar os aparelhos eltricos chamada de ligao em srie. Nesse caso, uma lmpada ou aparelho depende do funcionamento dos demais. Se um aparelho for desligado por qualquer motivo, o circuito ficar aberto, impedindo o funcionamento dos outros, pois ser impedida a passagem da corrente. Portanto, esse tipo de ligao no feito nas instalaes de aparelhos eltricos residenciais. A ligao em srie utilizada em alguns circuitos de iluminao de rvores de Natal e nos circuitos internos de alguns aparelhos, como: rdio, TV etc.

Normalmente esses aparelhos so fabricados para funcionar em 220 V mas podem ser fabricados para 110 V. Tanto num caso como no outro, as ligaes so feitas de modo semelhante tomada 220 V ou 110 V, conforme o caso.

ateno!
1. Na ligao de torneiras e chuveiros necessria a ligao de um fio terra para evitar possveis choques. 2. O manuseio durante uma troca de lmpada ou um reparo numa tomada deve sempre ser realizado com o circuito aberto, o que feito desligando-se a chave geral.

43

saiba que...
1. Quando mais de um aparelho entra em funcionamento, em certos trechos de circuito eltrico residencial a corrente eltrica maior do que se estivesse ligado apenas um aparelho. Isso deve ser levado em conta no uso de benjamins, que servem para deixar simultaneamente vrios aparelhos conectados numa tomada. Em muitos casos o correto ligar um aparelho de cada vez na tomada.

tabela
fio em AWG 16 14 12 10 8 6 4 2 espessura corrente mxima em mm2 em aberto (A) 1,5 2,1 3,3 5,3 8,4 13 21 34 15 20 25 40 55 80 105 140 corrente mxima em conduite (A) 11 15 20 30 40 55 70 95

exercitando....
2. A espessura dos fios de ligao tem um papel importante. Nas instalaes pode ocorrer perdas de energia, seja por aquecimento dos fios (efeito joule), seja por fugas de corrente etc., colocando em risco a segurana das pessoas e de toda a instalao. Como a corrente determinada pelo aparelho, a espessura dos fios da instalao tem um papel importante, pois se estes forem finos sua resistncia eltrica ser maior, aumentando assim a potncia dissipada. Uma mesma corrente que passa por um fio de cobre fino provoca um aquecimento maior do que se ela passar por um fio de cobre grosso. Portanto, quanto mais grosso o fio, maior a corrente que ele suporta sem aquecer. 2. Faa as ligaes corretamente.

1. A figura ilustra uma instalao feita corretamente, descubra o fio fase e o fio neutro. fio .........

fio ..........

fase neutro fase

44

A escolha da fiao para uma instalao deve levar em conta a corrente mxima que os fios suportam.

Potrebbero piacerti anche