Sei sulla pagina 1di 4

USUCAPIO RESUMO PRTICO

Modo ORIGINRIO de aquisio da PROPRIEDADE (mveis e imveis). Originrio porque o usucapiente adquire como se fosse o primeiro dono; adquire CONTRA o antigo proprietrio e no DO proprietrio. No h relao jurdica entre ambos. Converso de uma situao ftica (posse) para situao de direito (propriedade). posse propriedade PROIBIDO sobre bens pblicos (CF). Se o imvel no est registrado em nome de ningum, ele no terra devoluta (cabe ao Estado demonstrar que ele publico); logo possvel usucapir um imvel sem registro (precedente STJ). possvel usucapir apartamento, com rea de vassoura (rea til) menor que 250m2. Bem de famlia: dois tipos. O voluntrio e o decorrente de lei. Cabe usucapir bem de famlia nas hipteses em que o imvel est abandonado. Logo, na prtica, se ficou abandonado por 5, 10, 15 anos esse bem no recebeu merecimento de bem de famlia; nunca foi merecedor de ser um bem. Sete modalidades: extraordinria (2), ordinria (2), constitucional urbana e rural, e constitucional coletiva. A sentena declaratria. a sentena que, remetida ao ofcio imobilirio, se registrar o imvel, e a sim, a pessoa se torna dono, proprietrio. retroativa data do primeiro dia de posse. Anula-se os gravames hipotecrios contra o antigo proprietrio. Todas as obrigaes propter rem, por recair sobre a coisa (condomnio, IPTU, etc) deve ser arcados pelo novo proprietrio. Pode ser argida por via de defesa. possvel o exerccio da posse atravs de terceiros (detentores). Ex.: a pessoa mora em Curitiba e exerce a posse de um imvel em So Paulo, atravs de um subordinado (detentor). Exceo: usucapio constitucional urbano e rural.

Causas suspensivas da prescrio aquisitiva: se aplicam as mesmas regras de prescrio e suspenso do CC. Ex.: no h prescrio contra o menor de 16 anos (absolutamente incapazes). As causas suspensivas apenas suspendem o prazo de contagem, voltando a contar quando cessar a causa suspensiva. TRAOS COMUNS EM TODAS AS MODALIDADES: Tempo, Posse com animus domini, e Posse mansa e pacfica. Animus domini: Inteno de ser o proprietrio da coisa. Posse mansa e pacfica: nos anos em que teve a posse, no houve contestao JUDICIAL (tem que ser judicial!).

1. MODALIDADES
1.1 Usucapio EXTRAORDINRIA (15 10)
15 anos. Posse com animus domini e posse mansa e pacfica. ou 10 anos, quando tem FUNO SOCIAL (residir no imvel ou investimentos econmicos) art. 1238 CC.

1.2 Usucapio ORDINRIA (10 5)


1242 CC. 10 ANOS. Requer, alm daqueles requisitos, tambm justo ttulo e boa-f. Boa f mais q animus domini. O possuidor de boa f possui a falsa noo de que o proprietrio, est crente disso. O elemento objetivo q ampara o aspecto subjetivo o justo ttulo, ou seja, ele tem uma escritura de compra e venda, ou de doao, ou formal de partilha que o faz acreditar piamente que ele o proprietrio. A expresso justo ttulo abrange todo e qualquer ato jurdico hbil, em tese, a transferir a propriedade (passvel de registro imobilirio),
2

independentemente de registro (porque, se registrar, ele j ser o dono; no h porque ajuizar a ao de usucapio). P. Ex.: uma escritura de compra e venda que parece ser verdadeira, mas no ; ou que contenha vcio que impede o registro. Tambm um formal de partilha expedido pelo juiz do juizado especial cvel (ato nulo). Ele mais merecedor ainda da usucapio do que aquele que no tem justo ttulo, por isso o prazo reduz-se de 15 para 10 anos. 1242, pargrafo nico: Justo ttulo + funo social = 5 ANOS. Porm, se ele tambm exerceu a funo social da posse (moradia ou investimento econmico) e ainda registrou o ttulo (que aps foi cancelado por um motivo ou outro) por cinco anos, o prazo cai de 10 anos para 5 anos.

1.3 Usucapio CONSTITUCIONAL 1.3.1 Urbana (5)


183 CF e CC. 5 anos, posse mansa e pacifica com animus domini. Dispensa justo ttulo e boa f, mas exige que: A posse s pode ser pessoal (no pode ser atravs de terceiro). Somente com a funo de moradia (trabalho, no). Logo s pode ser por pessoa fsica. A rea seja inferior a 250m2 (no conta a edificao que pode ser at um prdio de vrios andares); No seja proprietrio de imvel no Brasil nesses 5 anos; Que nunca mais se candidate ao usucapio constitucional urbano (nas outras modalidades pode).

1.3.2 Rural (5)


198 CF. 5 anos. No pode ser maior que 50 hectares;

No pode ser proprietrio de outro imvel nesses cinco anos em qualquer lugar do Brasil; Exercer moradia E atividade econmica ao longo dos cinco anos (pode ser at para subsistncia).* A CF exige que o imvel esteja localizado na zona rural. No exige que seja usado exclusivamente para plantar, mas sim o exerccio de QUALQUER atividade econmica. A destinao da atividade no importa, exige sim que esteja LOCALIZADO na zona rural. Ver o plano diretor de cada cidade. Nesse tipo de usucapio (rural) permite-se um segundo pedido de usucapio rural. Ou seja, pode vender e depois requerer um outro pedido de usucapio rural posteriormente.

1.4 Usucapio COLETIVA URBANA


Estatuto da cidade. Em favor de uma coletividade indeterminada de possuidores de baixa renda. Normalmente representados por uma associao. Todos teriam direito a uma frao ideal daquela rea.

Potrebbero piacerti anche