Sei sulla pagina 1di 30

AUTORIA, PESQUISA, REVISO, ORGANIZAO: JOS CARLOS DUTRA DO CARMO. SITE: www.sitenotadez.

net, j acessado por mais de trs milhes de pessoas. E-MAIL: sitenotadez@sitenotadez.net 419 PERGUNTAS RESUMIDAS, COM RESPOSTAS SUCINTAS. Eis uma frmula, que no mgica, mas muito prtica e produtiva de se estudar Direito. No decorrer do contedo h vrias perguntas repetidas, mas de propsito, j que a tcnica de estudo para fixar a aprendizagem e no fazer com que o candidato saia decorando por a como se fosse papagaio. medida que for lendo (e no decorando) os assuntos, ir aprend-los de maneira gradativa e segura. 1. A Lei n. 8.112, de 11.12.90, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da Repblica, institui o regime dos servidores pblicos civis da: Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais. 2.A pessoa legalmente investida em cargo pblico, denomina-se: Servidor. 3. O conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um servidor pblico, chama-se: Cargo pblico. 4. Criado por lei, com nmero certo, denominao prpria. O que falta para caracterizar um cargo pblico? Ser pago pelos cofres pblicos. 5. O cargo pblico de provimento efetivo: Para ser provido, exige habilitao prvia com concurso pblico. 6. Sobre a Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, correto afirmar que institui o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos civis: Da Unio, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundaes pblicas federais. 7. O Regime Jurdico dos servidores, no Brasil: Pode variar conforme o Estado ou o Municpio a que pertena o servidor. 8. O Regime Jurdico nico, institudo pela Lei n. 8.112, de dezembro de 1990, vincula: Os servidores pblicos civis da Unio, das autarquias - inclusive as em regime especial - e das fundaes pblicas federais. 9. Sobre vitaliciedade e estabilidade, correto afirmar que: Agentes estveis e vitalcios perdem seus cargos por iguais vias, a diferena reside em que estabilidade se obtm somente aps dois anos de efetivo exerccio e a vitaliciedade, imediata investidura. 10. Ao servidor que cumpre estgio probatrio sero apurados, entre outros fatores de avaliao de desempenho: Produtividade, aferida continuamente durante o perodo e vinte e quatro meses aps entrar em exerccio do cargo efetivo. 11. So requisitos bsicos para a investidura em cargo pblico:

Aptido fsica e mental. Idade mnima de dezoito anos. Quitao com obrigaes militares e eleitorais. 12. O servidor pblico em disponibilidade, que no assumir, no prazo legal, o exerccio do cargo ou emprego em que foi aproveitado: Ter cassada a disponibilidade. 13. A forma de provimento no cargo pblico, anteriormente ocupado, pelo servidor estvel, como decorrncia de no haver satisfeito s condies do estgio probatrio, que seria necessrio sua efetivao em outro, para o qual fora nomeado, a: Reconduo. 14. O prazo mximo de validade dos concursos pblicos, prorrogvel uma vez por igual perodo, ser de at: Dois anos. 15. O primeiro colocado em concurso pblico: Adquire direito subjetivo nomeao, com preferncia sobre qualquer outro candidato. 16. A modalidade de provimento em cargo pblico a: Nomeao. 17.Ao estabelecer os cargos pblicos a todos os brasileiros, a Constituio Federal de 1988 exclui, expressamente: Os estrangeiros residentes no Pas. 18. O servidor pblico, durante o estgio probatrio: Fica sujeito exonerao, desde que se comprove, administrativamente, sua incapacidade ou inadequao para o servio. 19. No constitui forma de provimento de cargo pblico: A remoo. 20. Em tema de acesso ao servio pblico, o prazo de validade de qualquer concurso pblico no pode ultrapassar: Dois anos. 21. Se a pessoa nomeada para cargo pblico deixar de tomar posse no prazo legal: Ter desfeita sua nomeao. 22. A exigncia de prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, nos termos da Constituio de 1988: No se aplica aos cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. 23. Sob o regime estatutrio, no constitui forma de provimento de cargo pblico: A admisso. 24. De acordo com a legislao federal em vigor, se o servidor nomeado para um cargo pblico toma posse, mas no entra em exerccio dentro do prazo estipulado, dever ser: Exonerado de ofcio.

25. A reinvestidura do servidor estvel no cargo do qual foi demitido, quando invalidada a sua demisso, chamase: Reintegrao. 26. O servidor adquire, na forma da lei, estabilidade no: Servio pblico. 27. O estgio probatrio ter durao de: 24 meses. 28. So formas de provimento e vacncia do cargo pblico, ao mesmo tempo: Promoo, ascenso, transferncia e readaptao. 29. Reverso, encontrando-se provido o cargo, o servidor: Exercer suas atribuies como excedente. 30. A conseqncia de no aprovao em estgio probatrio de servidor pblico no estvel : O servidor ser exonerado. 31. Ao retorno atividade do servidor aposentado por invalidez, quando declarados, na forma da lei, insubsistentes os motivos da aposentadoria, chama-se: Reverso. 32. Quanto nomeao: Ser tornada sem efeito se, num prazo de trinta dias, no ocorrer a posse. 33. Ato solene e forma que caracteriza a investidura no cargo pblico: Posse, sempre imediatamente seguida pelo exerccio. 34. Ato que d incio contagem do tempo de servio e ao estgio probatrio: Exerccio. 35. A durao do estgio probatrio de: 24 meses. 36. Quanto estabilidade: Ser adquirida aps dois anos de efetivo exerccio. Pressupe habilitao em estgio probatrio. Diz respeito ao servidor ocupante de cargo efetivo. 37. O ato de colocar, em um cargo pblico, o seu titular, denomina-se: Nomeao. 38. Quando o provimento de um cargo pblico recai sobre o servidor que j possui uma relao anterior com o mesmo cargo, podemos, genericamente, defini-lo como sendo: Derivado do sucessivo. 39. A investidura em cargo de atribuies e responsabilidade, compatveis com a limitao que o servidor tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, denomina-se:

Readaptao. 40. Considera-se que nomeao: a nica forma de provimento originrio. 41. O retorno ao servio pblico, do servidor em disponibilidade, chama-se: Aproveitamento. 42. O servidor estvel, ocupante de um cargo efetivo, poder ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado por ele, quando: Ocorrer inabilitao em estgio probatrio. 43. Uma vez empossado, o servidor pblico ter, para entrar em exerccio, um prazo: De quinze dias improrrogveis. 44. A reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua admisso, com ressarcimento de todas as vantagens, denominada: Reintegrao. 45. Readaptao, como forma de provimento de cargo pblico, : Investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidade compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 46. Entre as formas de provimento de cargo pblico, previstos na Lei n 8.112/90, que tambm acarretam simultnea vacncia em outro, destaca-se: A reconduo. 47. O modo previsto na Lei n 8.112/90, pelo qual o servidor pode ser deslocado de um quadro de pessoal para o de outro rgo, sem acarretar vacncia nem provimento de cargo, a: Redistribuio. 48. No acarreta, necessariamente, a vacncia do cargo pblico, a: Sua nomeao para outro cargo. 49. O provimento de um cargo pblico traz como conseqncia a vacncia de outro cargo na seguinte hiptese: Promoo. 50. Sobre a exonerao e a demisso, podemos afirmar: A demisso tem carter punitivo e a exonerao, no. 51. Sobre a exonerao, correto afirmar: Para o servidor aprovado em estgio probatrio, ser ex-officio. Para o servidor estvel, ocorrer a pedido. Implica o desligamento do servidor, do servio pblico, sem carter punitivo. S existe na esfera da administrao pblica federal. 52. O ato de deixar vago um cargo pblico denomina-se: Vacncia. 53. So formas comuns de provimento e vacncia:

Readaptao. 54. Sobre a vacncia do cargo pblico, correto afirmar que: Pode decorrer de demisso. 55. Marcelo trabalha seis anos no servio pblico federal, mas no lhe foi concedida licena-prmio. possvel que a no concesso tenha-se dado por ter: Marcelo gozado afastamento do cargo para acompanhar sua companheira. 56. So vantagens, e no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito: Indenizaes. 57. correto afirmar que: O servidor pblico tem direito a frias anuais remuneradas, na forma prevista na Constituio. 58. verdadeiro: Para fins de estabilidade no servio ativo, no se conta o tempo de servio prestado em empresa privada. 59. A afirmao correta: Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. 60. A apurao de tempo de servio: feita em dias, convertendo-se em anos. 61. A remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Sendo que a menor remunerao atribuda aos cargos no ser inferior a: 1/20 do teto de remunerao percebida pelos Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal. 62. A licena concedida ao servidor, para acompanhar cnjuge deslocado para outro ponto do territrio, ser: Por prazo indeterminado e sem remunerao. 63. O direito assegurado ao servidor de requerer aos poderes pblicos, em defesa de seus interesses, quanto aos atos de demisso ou cassao da aposentadoria, prescreve em: Cinco anos. 64. Sobre direitos e vantagens do servidor pblico civil: O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial. 65. correto afirmar que: O funcionrio cometeu falta grave, punvel com pena de demisso. 66. A pena de demisso ser aplicada ao servidor pblico: Nos casos de improbidade administrativa. Na utilizao de pessoal ou recursos materiais da repartio em atividades particulares. Na atuao como procurador ou intermedirio junto s reparties pblicas. 67. Penalidades disciplinares previstas no Regime Jurdico nico da Administrao Federal: Cassao de aposentadoria. Destituio de cargo em comisso. Destituio de funo comissionada. Advertncia.

68. Quanto acumulao remunerada de cargo pblico: H bice legal para a acumulao de dois cargos tcnicos. 69. As sanes administrativas, civil e penal, aplicveis ao servidor: Podero acumular-se, pois so independentes entre si. 70. A legislao federal lista algumas condutas proibidas ao servidor pblico. Exemplos: Manter irmo sob a sua chefia imediata em cargo de confiana. Atuar como procurador de seu tio, junto a repartio pblica, com vistas a obter benefcio previdencirio. Promover manifestao de apreo a autoridade no interior da repartio. Crime de peculato, ou seja, valer-se do cargo para lograr proveito pessoal. Participar, como acionista, de sociedade comercial. 71. vedada a acumulao remunerada de: Um cargo de Delegado de Polcia Civil e um emprego pblico em sociedade de economia mista. 72. A demisso uma penalidade disciplinar aplicada nos seguintes casos: Improbidade administrativa. Inassiduidade. Crime de prevaricao. Praticar usura. Exercer atividades incompatveis com o horrio de trabalho. 73. As instncias administrativas, civil e penal, a que se subordina o servidor pblico, pelo exerccio irregular das suas atribuies, so independentes entre si: Ficando afastada a responsabilidade administrativa, no caso de absolvio criminal, mas s quando esta negar a existncia do fato ou da sua autoria. 74. vedada a acumulao remunerada de cargos, empregos ou funes pblicas, salvo: Quanto a dois cargos de professor. 75. No constitui motivo de demisso de servidor pblico, dentre os casos previstos na Lei n 8.112/90: Exercer o comrcio, como cotista de sociedade mercantil. 76. Pelo exerccio irregular das suas atribuies, o servidor responde civil, penal e administrativamente, sendo que: A responsabilidade administrativa do servidor fica afastada, com a sua absolvio criminal, se negada a existncia do fato ou da autoria. 77. Algum que trabalhe em uma empresa pblica federal: No regido pelo Regime Jurdico nico (Lei n 8.112), mas proibido de acumular, remuneradamente, cargo, emprego ou funo pblicos, respeitadas as excees constitucionais. 78. Os atos de improbidade administrativa importam: Suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade de bens e ressarcimento ao Errio. 79. Quando se afirma que a obrigao de a administrao indenizar o dano surge do ato lesivo e injusto causado vtima pela administrao (fato do servio), dispensada a prova de culpa da administrao, mas permitindo ao poder pblico demonstrar a culpa da vtima para excluir ou atenuar a indenizao, se est aderindo teoria: Do risco administrativo. 80. O servidor pblico civil da Unio no pode acumular: Dois cargos de professor.

81. O servidor civil da Unio que cometer infrao administrativa, que configure tambm infrao penal, no ser punido, disciplinarmente, se: Ocorrer a prescrio penal. 82. Para efeito de responsabilidade patrimonial objetiva, por dano causado a terceiro o empregado de pessoa jurdica de direito privado, prestadora de servio pblico: considerado agente. 83. O dever de obedincia impe ao funcionrio o acatamento: s ordens legais emanadas de seus superiores hierrquicos. 84. Um funcionrio valeu-se, dolosamente, de informaes obtidas em funo de seu cargo, e obteve proveito pessoal em detrimento da funo pblica. Esse funcionrio estar sujeito pena de: Demisso a bem do servio pblico. 85. Na apurao das responsabilidades por ato praticado por funcionrio pblico, vigora o princpio: A punio administrativa independe da judicial. 86. considerado de efetivo exerccio, para todos os efeitos, o afastamento do servidor pblico federal efetivo, em licena mdica destinada a tratamento da sua prpria sade, por um perodo mximo de at: Dois anos. 87. Ao servidor pblico federal comum, regido pela lei do Regime Jurdico nico, no proibido: Ter outro emprego no setor privado. 88. A inassiduidade habitual do servidor federal prevista em lei, expressamente, como causa suficiente para aplicar-lhe penalidade disciplinar de: Demisso. 89. dever do funcionrio: Atender prontamente expedio de certides requeridas para a defesa de direitos. 90. Todas as afirmaes so corretas: O funcionrio deve providenciar para que esteja sempre em ordem no assentamento individual a sua declarao de famlia. Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente, podendo cumular-se as sanes patrimoniais, criminais e disciplinares. A responsabilidade disciplinar independe de dolo, podendo decorrer de culpa ainda que leve. A nota a bem do servio pblico obrigatria nos atos de demisso fundados na quebra do dever de sigilo. 91. O cometimento de crime contra a Administrao pblica acarreta a pena de: Demisso. 92. A penalidade atribuvel ao servidor que, injustificadamente, recusa-se a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente, a: Suspenso. 93. Ao ser investido no cargo, o servidor pblico deve declarar, sob pena de demisso: Os bens prprios, de seu cnjuge, ascendentes e descendentes. 94. Caso o servidor seja reincidente na prtica de infrao disciplinar, cuja penalidade seja a advertncia, a pena:

Converte-se, automaticamente, em suspenso por trinta dias. 95. Se um servidor, no desempenho de suas atribuies, recusar f a documento pblico, estar praticando: Falta administrativa, punvel com pena de advertncia, por escrito. 96. Quem der s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei est sujeito: pena de deteno de um a trs meses, ou multa. 97. As pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que os seus servidores, nessa qualidade, causarem a terceiros: Assegurado o direito de regresso nos casos de culpa e dolo do agente. 98. A proibio constitucional de acumular diferentes cargos, empregos e funes, no setor pblico: Abrange rgos e entidades da Administrao direta e indireta das diversas esferas de governo. 99. Importar perda da funo pblica a: Prtica de atos de improbidade administrativa. 100. A infrao, cujo cometimento enseja a aplicao da penalidade da advertncia ao servidor: Coao de subordinados no sentido de filiarem-se a partido poltico. 101. A afirmativa correta: As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. 102. Pelo exerccio irregular de suas funes, o servidor pblico responder: Civil, penal e administrativamente. 103. O servidor que causar danos ou prejuzos administrao, responder: Civilmente, por dolo ou culpa. 104. Pela prtica de atos ou omisso, no exerccio irregular de suas funes, o servidor responder: Civil e administrativamente. 105. Ao servidor proibido: Aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro. 106. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entrei si, mas a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada: No caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou da autoria atribuda ao servidor. 107. Sobre a responsabilidade do servidor pblico: As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. 108. Ocorre uma coliso no trnsito de uma cidade entre um veculo de um particular, Renato, e um nibus de uma empresa privada, Viao Ipia Ltda, concessionria prestadora de servio pblico municipal de transporte coletivo. Pode afirmar-se que: Viao Ipia Ltda responder pelos danos, se no provar que houve culpa de Renato.

109. Procedimento administrativo, instaurado no Ministrio da Justia, conclui pela aplicao, a servidor, da pena de demisso, a bem do servio pblico. Esta sano, denominada demisso clausurada, est prevista na Lei n. 8.429/92, e tem aplicao quando o servidor pblico ou agente pblico: Recusa-se a prestar declarao de bens, dentro do prazo determinado, ou que a presta falsa. 110. O Ministrio Pblico Federal props, com fundamento da Lei n. 8.429/92, ao cvel contra Marcelo, Marcelinha e Tricia, servidores do Departamento de Polcia Federal. Foram atribudas, aos rus, as seguintes condutas, descritas na Lei n. 8.429: Marcelo - receber vantagem econmica para tolerar a explorao do jogo de azar; Marcelinha - permitir que particular utilizasse bens integrantes do acervo patrimonial da Unio; Tricia deixar de praticar indevidamente ato de ofcio. Admitindo-se que restaram provadas as acusaes, o Juiz poder impor-lhes as seguintes sanes: Marcelo: perda da funo pblica. Marcelinha: suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos. Tricia: suspenso dos direitos polticos de trs a cinco anos. 111. Segundo a Constituio, direito dos servidores pblicos civis: Garantia de salrio nunca inferior ao mnimo para os que percebem remunerao varivel. 112. Com relao exigncia contida na Constituio Federal, de realizao de concurso pblico para investidura em cargo pblico, pode-se afirmar corretamente que: Esta exigncia abrange no s a Administrao Direta como tambm Autarquias. Empresas Pblicas, Sociedades de Economica Mista e Fundaes mantidas pelo poder pblico. 113. Segundo a lei 8.112 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio), constitui, simultaneamente, forma de provimento e vacncia: Promoo, ascenso, transferncia e readaptao. 114. Consoante a lei 8.112, no constitui forma de provimento e vacncia: Reverso. 115. Est certo: So estveis, aps dois anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico. 116. Transferncia. a passagem do servidor estvel de cargo efetivo para outro de igual denominao, pertencente a quadro de pessoal diverso, de rgo ou instituio do mesmo Poder. 117. Remoo. o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. 118. No est entre as vantagens que podem ser pagas ao servidor, segundo a lei 8.112: Remuneraes. 119. correta a afirmao: O tempo de servio prestado s foras armadas contado para todos os efeitos, inclusive a aposentadoria. 120. Est certo: A apurao do tempo de servio ser feita em dias que sero convertidos em anos, considerando-se o ano como de 365 dias. 121.So corretas as afirmaes:

Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena de seu padrasto, mas no de seu tio. Se durante o prazo da licena para tratamento de sade, o servidor completar 70 anos, ser compulsoriamente aposentado. 122. verdadeiro afirmar-se que: Poder ser concedida licena ao servidor por motivo de doena de seu padrasto, mas no de seu tio. 123. Est correta a afirmao: Se durante o prazo da licena para tratamento de sade, o servidor completar 70 anos, ser compulsoriamente aposentado. 124. A prtica de atos de improbidade poltica importar, dentre outras providncias, em: Suspenso dos direitos polticos, indisponibilidade dos bens e perda da funo pblica. 125. Para efeito de responsabilidade patrimonial objetiva, por dano causado a terceiro, o empregado de pessoa jurdica de direito privado, prestadora de servio pblico: considerado agente. 126. O servidor pblico civil da Unio no pode acumular: Dois cargos tcnicos. 127. Aos servidores pblicos civis da Unio, sujeitos ao regime jurdico nico da Lei 8.112/90, proibido: Ser administrador de sociedade civil privada. 128. O servidor pblico federal, regido pelo regime jurdico nico da Lei 8.112/90, se for estvel, pode ser posto em disponibilidade remunerada, por motivo de: Reintegrao de quem ocupava seu cargo. 129. Os proventos de aposentadoria dos servidores civis sero integrais, nos casos de: 30 (trinta) anos de magistrio. 130. Constitui forma simultnea de provimento e vacncia dos cargos pblicos: Ascenso. 131. Se a demisso do funcionrio pblico foi ilegal: Ele ser reintegrado. 132. So casos de possveis disponibilidade para o servidor estvel: Extino do cargo que ocupa; reintegrao de outro servidor no cargo. 133. No se enquadra no caso de possvel disponibilidade para o servidor estvel: Mudana de domiclio para acompanhar cnjuge tambm servidor. 134. Esto corretas as afirmaes: A aposentadoria por invalidez permanente pode se dar com proventos integrais ou proporcionais. As professoras podem se aposentar aos 25 anos de servio com proventos integrais. No caso de exerccio de atividades consideradas penosas, Lei complementar poder estabelecer excees ao tempo necessrio para aposentadoria com proventos integrais e proporcionais. A lei dispor sobre a aposentadoria em cargos ou empregos temporrios. 135. Afirmao verdadeira:

A aposentadoria por invalidez permanente pode se dar com proventos integrais ou proporcionais. 136. Est certo: As professoras podem se aposentar aos 25 anos de servio com proventos integrais. 137. A afirmao est correta: No caso de exerccio de atividades consideradas penosas, lei complementar poder estabelecer excees ao tempo necessrio para aposentadoria com proventos integrais e proporcionais. 138. verdadeiro: A lei dispor sobre a aposentadoria em cargos ou empregos temporrios. 139. So fatores a serem observados para a avaliao de servidores durante seu estgio probatrio: Produtividade e disciplina. 140. O funcionrio: No pode promover manifestaes de apreo ou desapreo. 141. O que voc entende por cargo pblico? o lugar e as atribuies inerentes a determinado cargo que o Estado confia a uma pessoa. 142. Para o exerccio do cargo pblico, fundamental: A nomeao, posse e exerccio. 143. Cada Municpio pode elaborar seu Estatuto dos funcionrios pblicos civis? O Municpio pode elaborar seu estatuto, bastando que a Cmara de Vereadores aprove e o Prefeito promulgue. 144. A afirmativa correta: O funcionrio pblico vitalcio nunca pode ser demitido mediante processo administrativo. 145. Provimento. o ato de designao de uma pessoa para o preenchimento de um cargo pblico. 146. Constituem indenizao ao servidor: Ajuda de custo, dirias e transporte. 147. O funcionrio est sujeito sano disciplinar administrativa, civil e penal, se ocorrer prtica de: O abuso de autoridade. 148. A absolvio do servidor na esfera criminal, que negue a existncia do fato ou sua autoria, afasta: A responsabilidade administrativa. 149. um dos deveres do servidor: Atender ao pblico com presteza. 150. O preenchimento de cargo pblico por quem j membro do funcionalismo: Provimento derivado.

151. A formalidade da posse : O termo de posse, que dever ser assinado pelo futuro servidor. 152. A cesso do servidor para outro rgo d-se por: Portaria. 153. O controle na Administrao Pblica no exercido: Pelo povo diretamente. 154. Constituem excees ao tempo de frias: Magistrado e operadores de Raio X. 155. Regra geral de seleo: Concurso. 156. A posse ocorre: Aps o estgio probatrio. 157. A aposentadoria: Pode ser cancelada como forma de punio. 158. So fases do processo administrativo disciplinar na respectiva ordem: Portaria, citao, instruo, defesa, relatrio, julgamento. 159. Ocorre disponibilidade: Em caso de extino do cargo. 160. Os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, sero estabelecidos por: Lei especfica. 161. O Servidor Pblico em exerccio de mandato eletivo de prefeito: Ser afastado do cargo Pblico que detenha. 162. Afirmao correta: S o funcionrio efetivo pode adquirir a estabilidade. 163. O pagamento da remunerao das frias ser efetuado: 2 dias antes do incio do respectivo perodo. 164. Ao conjunto de cargos da mesma natureza funcional e do mesmo grau de responsabilidade, chamamos de: Classe. 165. Se negligentemente, um Agente Administrativo, numa seo do Departamento da Receita Federal, perder um processo administrativo-fiscal, ocasionando a demora na devoluo de mercadoria apreendida, que se deteriora: O Estado indenizar contribuinte e cobrar do funcionrio.

166. O Auxiliar Judicirio, se homem, poder aposentar-se: Com vencimentos proporcionais, se tiver 65 anos de idade. 167. Um Auxiliar Judicirio, casado, morreu com 25 anos de idade e 3 anos de servio e sua esposa receber penso: Integralmente o vencimento do marido. 168. Quando um Auxiliar Judicirio de uma pequena cidade do interior for eleito vereador: Poder acumular ambas as funes, exercendo ambas as atividades, se no houver incompatibilidade de horrio. 169. A responsabilidade administrativa: Resulta de atos da responsabilidade civil ou criminal. 170. A acumulao de cargos vedada, exceto quando houver: Compatibilidade de horrios e s para certos cargos. 171. O Auxiliar Judicirio ter aposentadoria: Compulsria aos 70 anos, por invalidez permanente, ou voluntria por tempo de servio. 172. O ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoo, ascenso e acesso e demais requisitos sero estabelecidos pela Lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na administrao pblica federal e: Seus regulamentos. 173. Os concursos pblicos sero de provas ou: Provas e ttulos. 174. Ser proibido abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com: Prazo de validado no expirado. 175. A todas as pessoas portadoras de deficincia ser assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico, e para elas sero reservadas at: 20% das vagas oferecidas no concurso. 176. Para investidura em cargo pblico a idade mnima de: 18 anos. 177. Em cargo pblico a investidura ocorrer atravs da: Posse. 178. O ato em que assinado o termo onde constam as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, denomina-se: Posse. 179. O prazo para a posse, em se tratando de servidor em licena, ou afastado por qualquer outro motivo legal, ser contado do: Trmino do impedimento.

180. Quando o servidor candidatar-se a cargo eletivo, a partir do registro da sua candidatura e at o dcimo quinto dia seguinte ao da eleio, far jus licena como se: Em efetivo exerccio estivesse. 181. O servidor necessitar para afastar-se do pas para estudo ou misso oficial da autorizao: Dos Presidentes da Repblica, dos rgos do poder legislativo e do Supremo Tribunal Federal. 182. O servidor pblico, ausente do pas para estudo ou misso oficial, no poder exceder a: Quatro anos. 183. O servidor pblico dever cumprir as ordens superiores, exceto quando: Manifestamente ilegais. 184. Diz-se que um funcionrio pblico assduo quando ele: No falta ao servio. 185. proibido ao funcionrio pblico, entre outras coisas: Retirar, sem autorizao, objetos da repartio. 186. Quando um funcionrio pblico explorar o emprstimo de dinheiro (a juros) a colegas de servio infrao disciplinar, porque caracteriza: Usura. 187. A suspenso, a interrupo, o incio e o reincio do exerccio sero: Registrados no assentamento individual do servidor. 188. Ser afastada a responsabilidade administrativa do servidor no caso de absolvio: Criminal que negue a autoria ou existncia do fato. 189. Quando um funcionrio pblico recebe a pena de advertncia, esta ser sempre: Verbal, mas lanada em pronturio (assentamento). 190. Se um funcionrio j estiver sido punido com pena de advertncia, comete nova infrao punvel com advertncia, ser: Suspenso porque reincidente. 191. Prescrevem as faltas sujeitas a repreenso, multa ou suspenso em: Dez anos. 192. O prazo prescricional, nas penas de demisso e cassao, de: 5 anos. 193. Quando um servidor transferido, removido, redistribudo, requisitado ou cedido, que deva ter exerccio em outra localidade, ter que entrar em exerccio em: 30 dias. 194. possvel ao servidor converter 1/3 das frias em abono pecunirio, desde que requeira com: Pelo menos 60 dias de antecedncia.

195. Poder ser concedida ao servidor estvel licena para o trato de assuntos particulares a critrio da administrao, pelo prazo de at: Dois anos consecutivos, sem remunerao. 196. No ser possvel a concesso de licena para tratar de assuntos particulares a servidores nomeados, redistribudos, ou transferidos, antes de completarem: 2 anos de exerccio. 197. Caso um servidor pblico aposentado tenha anulado sua aposentadoria, retornando ao servio pblico, o tempo de servio em que esteve ele aposentado: No ser computado para qualquer fim. 198. Para o Direito Administrativo, a responsabilidade civil decorre de ato omisso, ou comisso, doloso ou culposo, que resulte em: Prejuzo ao errio ou a terceiros. 199. Quando o servidor no houver praticado nova infrao disciplinar, no perodo em que estiver cumprindo pena de advertncia ou de suspenso, estas tero seus registros cancelados, respectivamente, aps: 3 e 5 anos de efetivo exerccio. 200. A investidura em cargo pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas: Nomeao para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. 201. O prazo de validade para concurso pblico ser: At 2 anos. 202. O prazo de validade para concurso pblico poder ser prorrogvel por: Uma vez por igual prazo. 203. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio: No podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 204. vedada a acumulao remunerada de cargo pblico, exceto: Quando houver compatibilidade de horrios e s para certos cargos. 205. A aposentadoria do servidor pblico ser: Compulsria aos 70 anos, por invalidez permanente, ou voluntria por tempo de servio. 206. So estveis, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico, aps: Dois anos de efetivo exerccio. 207. Os benefcios da penso por morte corresponder a: Totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido. 208. O servidor s perder o cargo em virtude de: Sentena judicial transitada em julgado, ou mediante processo administrativo em se lhe assegure a ampla defesa. 209. Invalidada por sentena Judicial a demisso do servidor estvel, ser ele:

Reintegrado. 210. Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel: Ficar em disponibilidade, sem remunerao. 211. Em qualquer caso que exija o afastamento do servidor para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os fins legais, exceto para: Promoo por merecimento. 212. necessrio processo administrativo para aplicao de penas de suspenso superiores a: 10 dias. 213. A Lei assegurar aos servidores da administrao direta, isonomia de vencimentos por cargos de atribuies iguais ou assemelhados do mesmo poder ou entre servidores dos poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. 214. Os servidores pblicos sero aposentados: Por invalidez permanente, compulsria e voluntariamente. 215. A proibio de acumular remuneradamante cargos, empregos e funes no setor pblico: Abrange as autarquias, empresas pblicas e sociedades mistas. 216. Os servidores pblicos admitidos aps 5 de Outubro de 1988 somente adquiriro estabilidade: Aps 2 anos de exerccio, que nomeados em virtude de concurso pblico. 217. A respeito do tratamento jurdico conferido pela Constituio aos servidores pblicos incorreto afirmar: A garantia de irredutibilidade de vencimentos dos servidores nos termos da Constituio, no afasta a possibilidade de lei complementar vir a reduzir vencimentos, em caso de calamidade pblica. 218. A proibio de acumular cargos, empregos e funes, com otal estabelecida na Constituio: Alcana rgos e entidades da Administrao Direta e Indireta federal, estadual e municipal. 219. Constitui hiptese de provimento originrio de cargo pblico: Nomeao para cargo de Ministro do Tribunal de Contas da Unio. 220. A licena para tratar de interesses particulares concedida ao servidor: Por prazo de at dois anos, sem remunerao. 221. A vantagem paga ao servidor, alm do seu vencimento, pela prestao de servio extraordinrio, correspondente a um acrscimo de 50%, em relao hora normal de trabalho, constitui um: Adicional. 222. A respeito das frias dos servidores pblicos, correto afirmar: As frias do servidor no podem ser interrompidas. 223. Em tese, pelas infraes cometidas, as sanes administrativas civil e penal, aplicveis ao servidor: Podem ser cumulativas. 224. O Conceito de Servios Pblicos de acordo com a Lei n. 8.112/90, aplica-se, tambm:

A servidores de autarquias e fundaes pblicas federais. 225. O reingresso no Servio Pblico do funcionrio aposentado, quando insubsistentes os motivos de aposentadoria por invalidez e se no houver ainda completado setenta anos de idade, chama-se: Reverso. 226. A exonerao constitui: A desobrigao do servidor das atribuies prprias do cargo que ocupa. 227. O servidor que assume como substituto o exerccio do cargo ou funo nos afastamentos ou impedimentos do titular, faz jus: gratificao, paga na proporo dos dias da efetiva substituio. 228. O servidor no pode receber, a ttulo de remunerao, importncia superior a soma dos valores percebidos como remunerao em espcie, a qualquer ttulo: Pelos Ministros de Estado, Membros do Congresso Nacional e Ministros do STF. 229. O adicional devido aos servidores em exerccios em zonas de fronteira chama-se: Adicional de atividade penosa. 230. Constitui vantagem pecuniria: Adicional de frias. 231. verdadeiro: No podemos descontar em frias as faltas ao servio. 232. Afirmao verdadeira: Constitui abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias consecutivos. 233. Os poderes da Unio so: Legislativo, Executivo e Judicirio. 234. Constituem o Poder Executivo Federal: Presidncia da Repblica e Ministrios. 235. So rgos do Poder Judicirio, no Plano Federal: Os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais. 236. O Poder Legislativo, no mbito federal, composto: Pelo Congresso Nacional, Senado Federal, Cmara dos Deputados. 237. Os benefcios do Plano de Seguridade do Servidor no compreendem: Auxlio-viagem ao exterior. 238. A Lei 8.112/90 institui o Regime Jurdico dos servidores pblicos: Civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais. 239. A Lei 8.112, de 11.12.90, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da Repblica, institui o Regime Jurdico dos servidores pblicos civis da:

Unio, das Autarquias, inclusive as em regime especial, e das Fundaes Pblicas Federais. 240. Cargo pblico: o conjunto de atribuies e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 241. Os cargos pblicos so: Acessveis a todos os brasileiros; criados por lei; providos em carter efetivo ou em comisso. 242. Os cargos pblicos podem ser providos em carter: Efetivo ou em comisso. 243. permitida a prestao de servios gratuitos: Nos casos previstos em lei. 244. Ao estabelecer a acessibilidade aos cargos pblicos a todos os brasileiros, a Constituio Federal de 1988 exclui, expressamente: Os estrangeiros residentes no Pas. 245. A exigncia de prvia aprovao em concurso pblico, nos termos da Constituio de 1988: No se aplica aos cargos em comisso, declarados em lei de livre nomeao e a exonerao. 246. No requisito bsico para ingresso no servio pblico: Ser brasileiro nato. 247. Para as pessoas portadoras de deficincia so reservadas at: 20% das vagas oferecidas no concurso. 248. O que completa a investidura de um cargo pblico inicial de carreira : O exerccio. 249. A investidura em cargo pblico ocorrer com a: Posse. 250. No constitui forma de provimento de cargo pblico: Remoo. 251. Provimento de cargo ato pelo qual: Efetua-se o preenchimento do cargo, mediante designao do titular. 252. No forma de provimento de cargo pblico: Posse. 253. Ser em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; e em comisso, para cargos de confiana, de livre exonerao: Nomeao. 254. O concurso pblico ser:

De provas ou de provas e ttulos; de validade, conforme a lei, de at dois anos; prorrogado por mais dois anos, uma nica vez; vlido, quando publicado seu edital no Dirio Oficial e em jornal dirio de grande circulao. 255. A responsabilidade penal quanto a funcionrio pblico: Abrange a todas as pessoas que a qualquer ttulo, e mesmo transitoriamente, e sem remunerao, exera a funo pblica. 256. O concurso pblico pode ser prorrogado: Uma nica vez. 257. Afirmao incorreta: A aptido fsica no requisito bsico para a investidura em cargo pblico. 258. Est correto: No se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. 259. verdadeira a afirmao: O aproveitamento forma de provimento de cargo pblico. 260. O provimento de cargos pblicos: Far-se- mediante ato de autoridade competente de cada Poder. 261. Ao ser investido no cargo, o Servidor Pblico deve declarar, sob pena de demisso: Os cargos pblicos, empregos e funes que exerce, abrangidos ou no por vedao constitucional, provando a exonerao ou demisso, na data da investidura, na hiptese de acumulao constitucionalmente vedada. 262. A posse: Dar-se no prazo de 30 dias prorrogveis por mais 30. 263. S haver posse nos casos de provimento de cargo por: Nomeao, acesso e ascenso. 264. A posse depender, sempre, de: Prvia inspeo mdica oficial. 265. O ocupante de cargo de provimento efetivo fica sujeito ao seguinte horrio semanal de trabalho, salvo quando a lei estabelece durao diversa: 8 horas dirias e 40 horas semanais. 266. Ao servidor que cumpre estgio probatrio sero apurados entre outros fatores de avaliao de desempenho: Aptido e capacidade, em qualquer hiptese de nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado. 267. Ser contado em dobro: O tempo de servio prestado s Foras Armadas em operaes de guerra. 268. Durante o estgio probatrio, no qual sero avaliadas a aptido e a capacidade do servidor para desempenho do cargo, sero observados os seguintes fatores: Responsabilidade, capacidade de iniciativa, assiduidade e disciplina.

269. Quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio, o servidor ser: Exonerado. 270. a passagem do servidor estvel, de cargo efetivo, para outro de igual denominao, pertencente a quadro de pessoal diverso, de rgo ou instituio do mesmo poder: Transferncia. 271. Na reverso, encontrando-se provido o cargo, o servidor: Exercer suas atribuies como excedente. 272. A exonerao pode ocorrer: Ex-officio ou a pedido. 273. A remunerao do cargo pblico efetivo acrescida das vantagens de carter permanente irredutvel sendo que este preceito decorre da: Lei n 8.112/90. 274. O servidor, nervoso, agrediu, sem motivo, durante o expediente, um visitante que tentava entrar sem gravata. Condenado em inqurito administrativo, sua perna ser: Demisso. 275. A acumulao remunerada de cargos pblicos permitida: No caso de cargos privativos de mdico, desde que haja compatibilidade de horrios. 276. A falta administrativa, que no configure tambm infrao penal, para a qual seja prevista penalidade de demisso, prescrever em: 5 anos. 277. O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. Assim sendo, so verdadeiras as afirmaes: As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. O prazo para concluso do processo disciplinar, admitida a sua prorrogao, no exceder de 120 dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso. 278. Est correto afirmar que: Os atos de administrao so precpuos do Poder Executivo. 279. A diferena entre a Cmara dos Deputados Federais e o Senado Federal que: O Senado representa os Estados e a Cmara dos Deputados composta por representantes do povo. 280. Escolher dois teros dos Membros do Tribunal de Contas competncia: Do Congresso Nacional. 281. Autorizar por 2/3 dos seus membros a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado, competncia: Da Cmara dos Deputados. 282. Suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional, por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal, competncia:

Do Senado Federal. 283. Fixar os limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, competncia: Do Senado Federal. 284. Autorizar o Presidente a se ausentar do Pas, por mais de 15 dias, competncia: Do Congresso Nacional. 285. Compete julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade: O Senado Federal. 286. As medidas provisrias perdero a eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei em que prazo, a partir de sua publicao? 30 dias. 287. Se o Presidente da Repblica considerar o projeto de lei inconstitucional ou contrrio aos interesses nacionais, vet-lo- no prazo de: 15 dias. 288. Decretar o Estado de Stio compete: Ao Presidente da Repblica. 289. As ofensas lei federal, em ltima instncia, cabe serem julgadas: Pelo Superior Tribunal de Justia. 290. As aes em que a Unio for parte, cabem ser julgadas: Pela Justia Federal. 291. As causas de que fazem parte a Unio e seus funcionrios, relativamente questo salarial, competem: Justia do Trabalho. 292. Est correta a afirmativa de que da competncia exclusiva da Unio: Explorar os servios e instalaes de energia eltrica. 293. Compete, concomitantemente, Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre: Oramento. 294. competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios: Proteger o meio-ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas. 295. As entidades da Administrao Indireta: Vinculam-se aos ministrios. 296. Os Ministrios so rgos: Autnomos. 297. Os Ministrios supervisionam:

A Administrao Direta e Indireta. 298. H, na estrutura bsica de cada Ministrio Civil e na Secretaria de Planejamento, Oramento e Coordenao da Presidncia da Repblica, dentre outros, os seguintes rgos: Secretaria Executiva, Gabinete, Secretaria de Controle Interno, Secretaria da Administrao Geral. 299. A declarao da guerra feita pelo Presidente da Repblica, consultado o: Conselho de Defesa Nacional. 300. rgo que integra essencialmente a Presidncia da Repblica: A Secretaria geral. 301. A Presidncia da Repblica constituda de: rgos que a ela se integram essencialmente, rgos de consulta, de assessoramento e de assistncia direta e imediata. 302. A declarao de Estado de defesa e de stio depende da opinio do: Conselho de Defesa Nacional. 303. O conselho de Governo rgo: De assessoramento imediato do Presidente. 304. A Subchefia do Exrcito rgo do(a): Casa Militar. 305. integrado pelos Ministros de Estado e pelo Consultor-Geral da Repblica, com a finalidade de assessorar o Presidente da Repblica na formulao de diretrizes de ao governamental. Refere-se a: Conselho de Governo. 306. O Conselho Nacional de Informtica e Automao rgo: Do Ministrio da Cincia e Tecnologia. 307. O Ministrio do Exrcito: Subordina-se Presidncia da Repblica. 308. Funcionrio pblico : A pessoa legalmente investida em cargo pblico. 309. O concurso pblico deve ser: De provas ou de provas e ttulos. 310. Adquire estabilidade o funcionrio pblico nomeado para cargo efetivo, aps quantos anos de servio pblico? Dois. 311. Pela Constituio Federal de 1988, o regime Jurdico dos funcionrios pblicos da Unio dever ser: nico, sem especificar qual. 312. O funcionrio pblico pode se aposentar:

Aos 25 anos, se professora, com proventos integrais. 313. No garantido ao servidor pblico, pela Constituio Federal de 1988: Auxlio-maternidade. 314. Est correto afirmar que a CF/88: Veda diferena de critrio de admisso por motivo de idade. Permite que Vereador acumule cargo eletivo com cargo pblico efetivo, ambos remunerados. Que o funcionrio efetivo pode ser exonerado sem processo administrativo em que se lhe assegure ampla defesa. 315. A quantos por cento O benefcio da penso por morte corresponder a dos vencimentos ou proventos do falecido? 100%. 316. O funcionrio que obtiver sentena judicial favorvel para retorno ao cargo do qual fora demitido ser ... no mesmo cargo que antes ocupava. Reintegrado. 317. Est correta a afirmao, quanto Constituio Federal de 1988, de que: Ela determina a isonomia de vencimentos para cargo iguais ou assemelhados e probe a equiparao. 318. Administrao Pblica o: Aparelhamento do Estado ordenado para a prestao dos servios pblicos. 319. A Administrao Pblica: Deve estar voltada para o bem da coletividade. 320. So caractersticas da Administrao Pblica, entre outras: Ter conduta hierarquizada e ser politicamente neutra. 321. No caracterstica da Administrao Pblica: Ser constituda de rgos e ter atividade administrativa e finalstica. 322. Pessoas Jurdicas de Direito Pblico, criadas por lei, sendo de natureza meramente administrativa, e destinadas a realizao de servios descentralizados so: Autarquias. 323. As empresa pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas so: Entidades paraestatais. 324. Superviso ministerial : Manifestaes do controle, coordenao e orientao que o ministro exerce sobre todos os da Administrao Direta e Indireta. 325. Est correto afirmar que: caracterstica da Administrao Pblica exercer atividade neutra, com carter instrumental. 326. Pode-se dizer, corretamente, que: A autarquia no tem subordinao hierrquica com entidade estatal.

327. So pessoas jurdicas de Direito Pblico: As autarquias e as entidades Estatais. 328. Regime jurdico de uma Entidade : Regime que a entidade se submete, se de direito pblico ou privado. 329. Est absolutamente correto dizer que a Administrao Pblica: o conjunto de rgos que preenchem as funes de administrao. 330. A Administrao Pblica Indireta se constitui das seguintes entidades, dotadas de personalidades jurdica: Autarquias, sociedades de economia mista, empresas pblicas e fundaes. 331. Administrao Pblica a atividade que o Estado desenvolve por meio de seus rgos, para consecuo do interesse pblico. Tal atividade : Precpua do Poder Executivo. 332. As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico, criadas por lei para: A realizao de atividades tpicas da Administrao. 333. A autarquia: Goza de imunidade tributria. 334. A sociedade de economia mista: Deve licitar quando contratar obras, e Servios de vulto. 335. A empresa pblica: Destina-se prestao de servios pblicos, mesmo industriais ou a atividades econmicas. 336. As fundaes pblicas: So paraestatais. 337. Quanto s fundaes pblicas, podemos dizer: Contra atos ilegais de seus dirigentes cabe ao popular. 338. rgos Pblicos so: Centros de competncia. 339. Os rgos pblicos se compem dos seguintes elementos: Funo, agentes e cargos. 340. Quanto estrutura, os rgos podem ser: Simples e compostos. 341. Quanto autuao funcional, os rgos podem ser: Singulares e colegiados.

342. As Secretarias de Estado so rgos localizados bem prximo cpula da Administrao Pblica, gozando, de autonomia administrativa, financeira e tcnica. So classificadas, portanto, como: rgos autnomos. 343. So vantagens, dentre outras, dos servidores pblicos da unio: Adicional por tempo de servio, ajuda de custo e diria. 344. rgos Pblicos so centros de competncia institudos para desempenho de funes estatais: No tem personalidade jurdica de direito privado. 345. Todas as pessoas fsicas incumbidas de exercer alguma funo estatal, definitiva ou transitria so denominadas: Agentes pblicos. 346. So agentes polticos e administrativos respectivamente: Juzes e fiscais de renda. 347. correto afirmar que: Desembargadores so agentes polticos do estados. O Chefe do Executivo agente poltico e administrativo. Ministro de Estado agente poltico. 348. So princpios geradores de atividade administrativa: Legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade. 349. O princpio pelo qual o ato administrativo s pode visar o interesse pblico ou da coletividade o da: Impessoalidade. 350. Est correto afirmar que pelo princpio da legalidade: Ato administrativo est atrelado apenas lei. 351. Se um Prefeito, por motivos polticos, desapropria terreno de pessoa pertencente a partido poltico oposto, por perseguio, para ai construir cemitrios, podemos dizer que houve infringncia especfica do princpio da: Impessoalidade. 352. Construir estradas objetivando valorizar terras da famlia do Prefeito, infringe especificamente o princpio da: Impessoalidade. 353. So poderes administrativos do Estado: Discricionrio, hierrquico, vinculado. 354. Os atos administrativos, so sempre vinculados quanto a: Competncia, finalidade, forma. 355. O julgamento de oportunidade e convenincia tem relao com o poder: Discricionrio. 356. O dever de obedincia decorre: Do poder hierrquico.

357. Do poder disciplinar podemos dizer: No existe pena especfica. 358. So atributos do Poder de Polcia: Discricionariedade, coercibilidade, auto-executoriedade. 359. O poder de polcia se refere, genericamente: segurana, salubridade, moralidade, ordem pblica, sade pblica, proteo ambiental, bons costumes. 360. Poder vinculado o regulado pelo direito positivo e: Conferido Administrao Pblica para prtica de ato de sua competncia. 361. O Poder de polcia : Muito amplo, abrangendo os mais diversos campos. 362.Poder de polcia : A faculdade disponvel da Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais. 363. Poder disciplinar : Faculdade de punir inteiramente as infraes por ventura cometidas. 364. Segundo visem ao ordenamento da Administrao, os poderes administrativos se classificam em: Poder hierrquico e disciplinar. 365. O Poder Regulamentar somente pode ser exercido: Pelos chefes do Poder Executivo. 366. O Poder Discricionrio e o Poder Arbitrrio: O primeiro se baseia na lei, o segundo ilegal. 367. Faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. o conceito de: Poder de polcia. 368. prprio do Poder Executivo. No Poder Legislativo e no Judicirio no existe enquanto no desempenho de suas funes especificas: Poder discricionrio. 369. Se um funcionrio briga em servio e quebra uma mquina de escrever e ainda fere um colega ser responsabilizado por: Ilcito Civil. Ilcito penal. Ilcito administrativo. 370. Categoria de atos administrativos em que a Administrao obrigada a manifestar-se conforme o enunciado na lei. So resultantes do: Poder vinculado. 371. O Poder de polcia implica, para os administrados, um dever:

De abster-se. 372. A autorizao, ato administrativo mediante o qual a Administrao levando em conta a convenincia e a oportunidade, defere ou nega a pretenso do particular, emanado: Do poder discricionrio. 373. Quanto ao processo administrativo, podemos dizer que: Sempre necessrio para a demisso de um funcionrio efetivo. 374. , como a lei, ato geral e normativo, porm com ela no se confunde, vez que vise a explic-la para que possa ser fielmente cumprida o: Regulamento. 375. Atravs dele, o Estado detm as aes dos particulares, que sejam contrrias, nocivas e inconvenientes coletividade: Poder de Polcia. 376. Detm o Poder de polcia: A unio, os Estados e os Municpios. 377. Exige-se o processo administrativo disciplinar para: Demisso de funcionrio efetivo em estgio probatrio. 378. As faculdades implcitas de dar ordem, fiscalizar, delegar e avocar atribuies decorrem, para o superior do: Poder hierrquico. 379. No recurso no processo administrativo: Representao hierrquica. 380. O alvar consubstancia a concordncia do poder pblico para a realizao, pelo particular, de uma atividade policiada. Assim sendo correto afirma que: O alvar precrio se refere a uma autorizao. O alvar definitivo se refere a licena. A revogao do alvar se d pela ilegalidade na sua expedio. 381. Alvar : Instrumento de licena ou autorizao para prtica de ato dependente de policiamento administrativo. 382. O alvar consubstancia a concordncia do poder pblico para a realizao, pelo particular, de uma atividade policiada. Assim sendo, correto afirma: O alvar precrio se refere a uma autorizao. O alvar definitivo se refere a licena. A revogao de alvar se d pela ilegalidade na sua expedio. 383. Concesso o ato: Bilateral, pelo qual se transfere o exerccio de servio pblico a algum. 384. No so poderes do concedente do servio pblico: Poder de diminuir a remunerao do concessionrio. 385. direito do concessionrio:

A manuteno do equilbrio econmico-financeiro. 386. direito do usurio do servio pblico: Utilizar-se do servio, respeitadas as condies regulamentares. 387. A permisso de servio pblico : Ato unilateral, revogvel, discricionrio. 388. A concesso e a permisso de Servio Pblico sempre dependem de: Licitao prvia. 389. Servios Pblicos prprios so os: Prestados diretamente pelas entidades pblicas, Unio, Estados e Municpios. 390. Os servios que o Estado presta pelos seus rgos ou entidades descentralizadas so servios pblicos: Indiretos e imprprios. 391. Os requisitos dos servios pblicos esto sintetizados em cinco princpios que so: Permanncia, generalidade, eficincia, modicidade, cortesia. 392. Quanto descentralizao do servio pblico, no podemos dizer que: Servio descentralizado se refere transferncia da titularidade ou da simples execuo do servio pblico a entidades paraestatais ou privadas, indistintamente. 393. de competncia do Municpio a prestao de servios de: Coleta de lixo. 394. Servio Pblico : A atividade estatal realizada sob o regime de direito pblico. 395. princpio do servio pblico: O da continuidade e legalidade. 396. A transferncia, por lei, da titularidade de um servio pblico, para que este seja realizado em nome prprio, denomina-se: Outorga. 397. So instrumentos para transferncia do exerccio do servio pblico: A concesso e a permisso. 398. Est correta a afirmao: A pesquisa, a lavra, o enriquecimento e a industrializao e o comrcio de minerais nucleares o monoplio da Unio. 399. As afirmativas esto corretas: As empresas estatais que exploram atividade econmica sujeitam-se ao mesmo regime jurdico das empresas privadas, sem privilgios fiscais. As jazidas, em lavra ou no, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidrulica constituem propriedade da Unio.

400. Esto corretas as afirmativas: Com agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento desta mesma atividade. A defesa do ambiente, a defesa do consumidor, a propriedade privada, a busca do pleno emprego so alguns dos princpios defendidos pela CF/88 no que diz respeito ordem econmica. Podemos dizer que a CF/88 reserva para a Unio a prestao de alguns servios que so tambm atividade econmica. 401. A interveno no domnio econmico se d: Pela represso ao abuso do poder econmico, pelo controle de abastecimento, pelo tabelamento de preos. 402. Considera a lei n 6.014/73 abuso do poder econmico: Provocar condies monopolsticas ou exercer especulaes abusiva com o fim de promover a elevao temporria de preo. 403. Esto corretas as afirmaes: Caracteriza a necessidade a situao de emergncia. O tombamento procedimento administrativo privado. A requisio de bens ou servios particulares para atender a necessidade coletivas urgentes decorre do Poder de Imprio. 404. Est correto afirmar-se que: A obrigatoriedade de recuo dos prdios em relao ao meio fio das ruas, uma limitao administrativa. 405. No forma de desapropriao: Por regio. 406. A desapropriao que visa obter lucro na posterior revenda de bem desapropriado denomina-se desapropriao: Por zona. 407. correto afirmar-se que: A desapropriao indireta caracteriza verdadeiro esbulho da propriedade particular. A desapropriao para reurbanizao pode ser aplicada para remoo de indstrias. 408. Servidor Pblico : O agente pblico administrativo que presta servios Administrao Direta, Autrquica e fundacional. 409. A instncia penal e disciplinar comunicam-se quando: Se decidir no juzo criminal pela existncia do fato da no autoria, quanto ao funcionrio. 410. Pela Constituio Federal de 1988 o regime jurdico dos servidores pblicos da Unio dever ser: nico, sem especificar qual. 411. Podemos dizer que esto corretos os seguintes itens: A Administrao Pblica Federal pode a qualquer momento alterar as normas de vinculao do seu servidor. O Estatuto do Funcionrio Pblico da Unio Lei n 8.112 de 11 de dezembro de 1990. 412. No garantido ao servidor pblico pela Constituio Federal de 1988: Auxlio maternidade. 413. correto afirmar que a Constituio Federal de 1988:

Veda diferena de critrio de admisso por motivo de idade. Permite que vereador acumule cargo eletivo com cargo pblico efetivo, ambos remunerados. Diz que o servidor estvel no pode ser demitido sem processo administrativo em que lhe assegure ampla defesa. 414. Os cargos pblicos so providos, dentre outras formas por: Aproveitamento, transferncia, ascenso. 415. Esto corretas as afirmaes: A idade mnima para ser investido em cargo pblico 18 anos. A primeira investidura em cargo pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Prescinde de concurso a nomeao para cargo em comisso, declarado em lei, de livre nomeao e exonerao. 416. Os cargos pblicos so providos por: Nomeao. Reverso e Ascenso. Transferncia e reintegrao. 417. Esto corretas as afirmaes: Os funcionrios das fundaes Pblicas, pela Constituio Federal de 1988 devero ser submetidos ao regime jurdico nico. Os servidores admitidos por tempo determinado para atender a necessidade temporria da Administrao so impedidos de acumular. 418. O ato pelo qual o funcionrio demitido retorna ao servio pblico, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens, denomina-se: Reintegrao. 419. Est correto dizer que: Demisso sempre penalidade.

Potrebbero piacerti anche