Sei sulla pagina 1di 10

28

CONTINGNCIA E LIBERDADE DOS GREGOS A LGICA HEGELIANA Wellington Lima Amorim1


Resumo: Neste artigo pretende-se demonstrar os conceitos de Contingncia e Liberdade desde os gregos, atravs do pensamento dos Filsofos na Natureza, Parmnides de Elia e Herclito de feso, na estrutura do mtodo dialtico da lgica hegeliana, a partir da anlise dos seus pressupostos ontolgicos. Palavras-chave: Parmnides; Herclito; Hegel; Ser; Nada.

CONTINGENCY AND FREEDOM OF THE GREEKS TO THE HEGELIAN LOGIC


Abstract: In this article we attempt to demonstrate the concepts of contingency and freedom since the Greeks, through the thought of philosophers of Nature: Parmenides of Elea and Heraclitus of Ephesus, in the structure of the dialectic method of the Hegelian logic, based on the analysis of its ontological assumptions. Keywords: Parmnides; Herclito; Hegel; Being, Nothing.

Introduo Considerado o ltimo grande pensador sistmico na Histria da Filosofia Moderna, Hegel , sem dvida, o filsofo mais radical do pensamento alemo cujas teses filosficas apresenta extrema complexidade. Apesar disso, sua Filosofia teve uma significativa influncia nas principais correntes filosficas de nossa poca, como, por exemplo, a Fenomenologia e o Existencialismo. Tentar compreender e analisar os conceitos de Contingncia e Liberdade desde os gregos, atravs do pensamento dos Filsofos da Natureza, Parmnides de Elia e Herclito de feso, na lgica hegeliana, uma tarefa que causa grande interessante. Para isto, primeiramente teremos que entender o pensamento destes dois filsofos, os quais Hegel afirma que deram os primeiros grandes passos na Filosofia Grega. Para termos sucesso em nossa anlise, ser necessrio, em um primeiro momento, empreenderemos a reflexo de alguns dos fragmentos do pensamento de Herclito e a sua concepo de Devir. E importante ressaltar, que a importncia do pensamento de Herclito, bem como de outros Filsofos da Natureza a presena de um componente lgico que sempre estar em oposio ao pensamento de vrios outros pensadores no decorrer da Histria da Filosofia, que consiste na interpretao de uma realidade que est em constante mutao, em permanente e necessria transformao, ou seja, se existe algo de necessrio no real, a contingncia da realidade.

Dr. em Cincias Humanas Universidade Federal do Maranho E-mail: wellington.amorim@gmail.com.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

29

Por outro lado, em um segundo momento esta pesquisa ir em direo ao pensamento de Parmnides e a sua concepo de Ser e no ser. Ao contrrio do pensamento de Herclito, Parmnides empreende um esforo contnuo para demonstrar que a realidade esttica, que no h nada de dinmico no real ou na Physis. A Filosofia parmndica se torna na principal corrente filosfica, entre os filsofos da natureza, a se colocar em oposio a qualquer outra doutrina que procure demonstrar o carter de mutao e transformao da realidade.Encontraremos posteriormente, de maneira mais evidente, a oposio entre Necssidade e Contingncia, quando analisamos o pensamento de Demcrito e Epicuro. Esta anlise j foi feita por Karl Marx, e que influnciou o materialismo dialtico. E por fim, uma anlise da lgica hegeliana e seu desenvolvimento, bem como os seus desdobramentos e as influncias exercidas pelo pensamento platnico e pela lgica aristotlica. 1. Herclito e a concepo da Devir. Herclito um pensador que viveu h cerca de dois mil e quinhentos anos, interpretou a realidade de forma nica, se apropriando de certos problemas da realidade, e formulou-os segundo vias que foram abertas por ele. Herclito interpretou a realidade tendo como princpio o Devir. Esta via de acesso observada atravs dos fragmentos de Herclito que dizem: Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novas guas2 ou No se pode entrar duas vezes no mesmo rio3. O que Herclito quer dizer que precisamos ver como a realidade se altera constantemente, como a gua de um rio que se altera, como um vegetal qualquer que cresce e se desenvolve, e at o prprio homem, que cresce e se desenvolve, se transforma, ou seja, sofre alteraes a cada instante. Contudo, medida que nos tornamos diferentes, mantemos a nossa identidade; embora sejamos diferentes, continuamos sempre sendo iguais. A cada instante um ente se altera, mais permanece o mesmo, porm esta alterao no uma alterao onde surge um ente inteiramente novo, o ente anterior modificado, um novo ente, que possui como essncia o ente anterior; exemplificando, um ser humano ao nascer no se tornar diferente quando envelhecer ser o mesmo ser humano, mas modificado, ou seja, velho. O que estamos tentando dizer que toda identidade possui diferenas, por exemplo: jovem e velho, pequeno e grande, verde e maduro; so opostos que se completa em uma unidade, no uno, na identidade. Afirma-se ento que cada diferena encontra a sua identidade de duas maneiras: 1 Em sua posio e afirmao do que ele . 2 Pela diferena, pelo o que ele no , ou seja, o seu oposto;

2 3

Bornheim, Gerd A. Os pensadores Originrios. (fragmento 12). Editora Cultrix. So Paulo, p. 36 Idem, ib. fragmento 91, p. 41.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

30

Fica-se entendido que esta alteridade que ocorre no rompe com a identidade; podemos dizer que outro que permanece o mesmo, ou seja, a mesma coisa que permanece diferenciadamente. Herclito afirma: Descemos e no descemos nos mesmos rios; somos e no somos4, isso nos leva reflexo de que a identidade, em sua essncia, existe um convvio dos opostos, do mesmo e do no mesmo, do Ser e do no Ser, em completa simultaneidade. Pois bem, se tudo est em completo fluxo, isto , num constante vir-a-ser, em constante movimento. Isso nos leva a reflexo, que nos faz perguntar: At que ponto a identidade permanece? Herclito nos diz: Em ns, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa: vida e morte, viglia e sono, juventude e velhice. Pois a mudana de um d o outro e reciprocadamente 5. O Devir que faz com que os opostos sejam subsumidos, numa mesma unidade, a mudana que permitir a dar limite aos opostos, para formar a unidade, logo o Devir a essncia, ou seja, o princpio, o que permanece. A partir desta concluso, notamos que o que falta em Parmnides o que funda o conceito de Ser e no Ser, e isso Herclito nos d, isto , atravs de Herclito que adquirimos a concepo do Devir, do movimento; ser justamente a concepo do Devir que unificar os opostos, ou seja, trar a unidade para o Ser e o No-ser. Essa reflexo necessria para que possamos ver mais adiante que Hegel influenciado pelo pensamento de Herclito, como ele prprio afirma em sua frase: No existe frase de Herclito que eu no tenha usado em minha Lgica 6.

2. Parmnides e a concepo do Ser. Ser e que o no-ser no 7, esta afirmao de Parmnides, mostra dois princpios fundamentais para a nossa pesquisa: 1 Que no existe outra coisa que no seja a substncia, isto o Ser em sua permanncia, imutabilidade, e unidade; 2 Que para alm do Ser existe o no Ser, que o Nada. A idia principal na filosofia parmendica se resume em discutir o que o Ser , e o que o Ser no . Na concepo Parmendica, a idia do Devir no assume um lugar de grande importncia, no se nega existncia do Devir, porm ele ocupa uma situao de realidade aparente, uma realidade sensvel, onde o Devir dado pelos sentidos e no pela razo. Parmnides busca o conhecimento racional, afastando-se do mundo sensvel. Essa busca pela razo leva o filsofo eleata seguinte concluso: que no se pode pensar o No Ser. Para pensar precisamos pensar em alguma coisa porque, afinal, se no pensarmos coisa nenhuma, no estaremos pensando, e no final, veremos que s poderemos pensar em uma nica realidade, que seria o Ser e o seu conhecimento. Parmnides atribui vrias propriedades ao Ser. De
Idem, ib. fragmento 49 a. p. 39 Idem, ib. fragmento 88, p. 41. 6 Friedrich Hegel. Prelees Sobre a Histria da Filosofia, p. 98. 7 Idem, ib. Fragmento dois. Editora Cultrix. So Paulo, p. 47.
4 5

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

31

maneira lgica, acaba por fundar desta o que chamamos de ontologia, colocada atravs da pergunta: o que o Ser? Se procurarmos entender a lgica como uma disciplina que est engendrada em nossa pesquisa, pode-se considerar Parmnides como aquele que pela primeira vez, nos trouxe princpios fundamentais de lgica, sendo assim o fundador deste saber disciplinar. Porm no basta definir as concepes de Ser e no Ser, pois so conceitos vazios, sem contedo. Precisa-se de algo que funde esses dois conceitos, que no podem ser pensados isolados e no podem ser apreendidos separadamente da realidade. 3. A lgica de Hegel A tarefa em tentar expor a influncia do pensamento de Herclito e Parmnides na lgica hegeliana, necessrio descobrir o que significa o termo lgica para Hegel. Vejamos algumas de suas definies: a cincia da idia pura, isto , da idia do elemento abstrato do pensamento
8

ou O reino do puro pensamento a verdade, tal como em si e por si, sem qualquer vu. S

pode ser exprimido afirmando-se que ele a exposio do Esprito, tal como ele na sua eterna essncia, antes da criao da natureza e de um esprito finito. 9 Hegel est querendo nos dizer: 1 Que a lgica no uma matria puramente formal; 2 A essncia da lgica a mais pura idia, ou seja, a mais pura realidade em sua totalidade, esprito. Partindo desta compreenso, a lgica hegeliana se divide em trs partes: 1 O intelecto ou a doutrina do Ser; 2 O intelectual ou a doutrina da essncia; 3 O especulativo ou a doutrina do conceito. 3.1. A doutrina do Ser O intelecto o ponto de partida da lgica hegeliana, o primeiro momento do esprito, o momento mais abstrato, a primeira tentativa de se identificar o Ser. Sob a influncia do pensamento parmendico, Hegel concebe o Ser como o verdadeiro comeo da lgica. O Ser seria o pensamento pensado por si, o estagio mais abstrato e vazio, somente dependendo dele mesmo. O Ser o fundamento da cincia, afinal no existe nada antes dele, a primeira parte do pensamento, estando no reino da imediatidade e da indeterminao. Esta primeira parte do pensamento se encontra no plano subjetivo, possuindo apenas um aspecto parcial da razo. Porm, o Ser no um simples resultado, sendo o comeo, exige-se que ele esteja sustentado sobre si mesmo, de forma que ao progredirmos ele se mostre como uma regresso
8 9

Enciclopdia. Pargrafo 19. Cincia da Lgica, p. 32.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

32

quilo que foi tomado como verdadeiro, como fundamento, que assumir determinaes que surgem atravs de dedues exatas do que ltimo e fundamental, posteriormente retornando a si mesmo, em um movimento circular. O Ser uma unidade que nos leva ao saber, que constituir como contedo do Ser. Neste primeiro estgio, o intelecto, o Ser, apresenta-se como pura indeterminao, apresenta-se como o vazio, ou seja, o Nada. No intelecto, o Ser igual ao nada, neste princpio contm em si o Ser e o Nada em uma mesma unidade. O Ser enquanto indeterminao precisa do Nada, sendo os dois elementos que nos levam ao conhecimento. Por se apresentarem como determinaes imanentes ao Ser, pelo movimento de dupla negao, vo garantir a unidade entre o Ser e o nada. Vejamos este trecho retirado da Cincia da lgica: Ser puro Ser - sem nenhum outra determinao. Na sua imediatez indeterminada igual s a si mesmo, e to pouco desigual frente a outro; no tem nenhuma diferena, nem no seu interior nem no seu exterior"10 ou " Nada, o puro nada, simples igualdade consigo mesma, o vazio perfeito, a ausncia de determinao e de contedo; a indistino em si mesma. (...)"11 Atravs destes trechos, ao se pensar pela formalidade da lgica, se chegar a concluso de que o Ser Nada. Todavia, esta representao no pode ser resolvida desta maneira. Para compreendermos o que realmente acontece, precisaramos entender por via da metafsica tradicional, na qual veramos o Nada como o no Ser. Teramos desta forma duas proposies: 1 O Ser ; 2 O No Ser no . Nestas duas proposies notaremos, conforme foi dito pelo prprio Hegel: 1 Tanto no Ser quanto no Nada esto em completa indeterminao; 2 Estamos diante de dois opostos que se mostram; um como pura afirmao, o Ser, e o outro como pura negao, o no Ser. A partir da ocorrer uma dupla negao, onde o Ser se afirmar diante do no Ser. Se fizermos a seguinte negao: O Ser no , notaremos que estamos falando exatamente no no Ser, desta forma notamos que o Ser se converteu no no Ser, seguindo o mesmo exemplo, ao afirmarmos o No Ser haver uma converso imediata do No Ser em Ser. Pois bem, atravs da dupla negao que os opostos, convertem-se em seu contrrio. Desta mesma forma, ocorre atravs da relao entre o Ser e o Nada. O Nada como completa negao do Ser, ou seja, o No Ser, ao ser negado pelo Ser, e o Ser quando afirmado pelo No Ser, ou seja, o Nada, as diferenas entre um e o outro so suprassumidas, devido ao carter de indeterminao que os dois apresentam.
O puro Ser e o puro nada so, portanto, a mesma coisa. O que constitui a verdade no nem ser nem nada, seno o que no traspassa, mas o que atravessou, vale dizer o ser [atravessado] para o nada e o nada [transferidos para o ser. Mas, ao mesmo tempo, a

10 11

Cincia de la Lgica, p.77. Cincia de la Lgica, I, p.77

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

33

verdade em sua indistino, enquanto a verdade no a falta de distino, mas eles no so o mesmos, mas so bastante diferentes, mas eles so inseparveis, e cada um desaparece imediatamente em seu oposto. 12

A igualdade entre o Ser e o Nada, reside no fato de que tanto um quanto o outro, no possuem contedos, e esse fato que leva a dizer que tanto o Ser quanto o Nada so iguais, embora sejam diferentes. 3.2. A doutrina da Essncia. Utilizando-se da abstrao anterior, admitimos que o Ser e o Nada so distintos, porm se identificam quanto ao contedo, que no possuem, so pura indeterminao existente. Desta forma, de pura influncia heracltica, Hegel concebe atravs do fluxo existente entre o Ser e o Nada, atravs da dupla negao de ambos, o conceito de Devir, do vir-a-ser, que o puro fluxo, movimento, onde o Ser converte-se no no Ser e o no Ser converte-se em Ser, assumindo a contingncia do real, mas ao mesmo tempo nos fazendo compreender que existe uma necessidade, um sentido, uma exteriorizao, uma racionalizao. A unificao do Ser e do Nada ocorre desta forma atravs do Devir, de onde os antigos gregos como Parmnides e Herclito, comearam a dar os primeiros passos, como Hegel afirma em sua Obra, na Cincia da Lgica: O incio no o puro nada, mais um nada que deve sair qualquer coisa. Por isso no prprio incio est j contido o Ser. O incio tem, portanto, um e outro, o Ser e o nada; a unidade do ser com o nada 13. A dialtica, concebida por Hegel, consiste em um processo onde se d o fluxo do ser em si (objeto) e do ser para si (sujeito, reflexo), tendo a dialtica como princpio para se atingir o conhecimento do Esprito.

3.3. A doutrina do Conceito No item anterior, procuramos delinear as principais concepes hegelianas. Foi nosso intento explicar as concepes do Ser, Nada, e do Devir, apontando o carter de Contingncia e Necessidade que perpassa o pensamento de Hegel e que so partes essncias para a compreenso da Doutrina do Ser e da Essncia, agora tentaremos expor A Doutrina do Conceito . Hegel, quando nos fala da doutrina do Conceito, nos remete a uma expresso que ele definiu como determinao reflexiva Esta determinao reflexiva constitui nos opostos que se

12 13

Ciencia de la Lgica, I, p.77 Ciencia de la Lgica, I, p.62

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

34

determinam mutuamente, como por exemplo: o particular e o universal, a singularidade e a pluralidade, o finito e o infinito, o relativo e o absoluto, o positivo e o negativo, a permanncia e a mudana, o mais e o menos constituem no jogo de contradies, em que a realidade se apresenta. Toda a realidade esta submetida ao conflito dos opostos, e s se pode entender a realidade como uma unidade formada por estes opostos, como permanncia e devir. Portanto, todos os seres estariam sujeitos a esta dualidade, alteridade. O conceito, como especulao, seria a forma ltima do Esprito. Nas palavras do prprio Hegel: O verdadeiro apenas como a unidade dos opostos; nos eleatas, temos apenas o entendimento abstrato, isto , que apenas o ser . Dizemos, no lugar da expresso de Herclito: o absoluto a unidade do ser e do no ser.
14

Todas as coisas esto interligadas, porm em completa mudana. No

podemos com isso entender de que tudo relativo, tem que existir uma permanncia, porm esta permanncia permanece na alteridade. Toda esta argumentao compe a parte subjetiva na doutrina do conceito. A parte objetiva da Doutrina do Conceito consiste em uma elucidao a respeito de determinados assuntos discutidos por Hegel, que so: a mecnica, o quimismo, e a teleologia. A ltima parte a idia, que consiste em definir a vida, a idia do conhecer, e a idia absoluta. 3.4. A influncia dos platnicos (dialticos) e aristotlicos (analticos). Logo aps a morte de Hegel, a crtica mais contundente parte de Trendelenburg15 que afirma que a contradio, to utilizada e louvada por Hegel, no constri, mas, sim, destri toda e qualquer racionalidade. Quem diz e, ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto, desdiz, cai no nonsense. Alm disso, nega toda e qualquer racionalidade do discurso. Trendelenburg refere-se aqui ao Princpio de No-Contradio, elaborado por Aristteles no livro Gama da Metafsica, segundo o qual, no discurso, quem comete contradies est condenado ao estado de planta. Essa objeo atinge o ncleo da dialtica de Hegel, para quem a contradio move todo o sistema. As mais graves e difceis objees contra o sistema de Hegel esto centradas na categoria da contradio. De acordo com esse filsofo, ela o motor do pensamento e engendra a organizao racional do universo. No Princpio de No-Contradio, Aristteles afirma que: impossvel que um e o mesmo (predicado) convenha a um e ao mesmo (sujeito) sob o mesmo aspecto e ao mesmo tempo; a isso sejam acrescentadas as ulteriores determinaes contra as objees lgicas 16. Aristteles quer expressar, nesse princpio, a impossibilidade de uma proposio ser e no-ser verdadeira, sob o mesmo aspecto e ao mesmo tempo. Desse modo, ocorre uma

14 15

Ciencia de la Lgica, I, p. 92.

TRENDELENBURG, S. Logische Untersuchungen, 2 vol. Berlin. 1840. 16 ARISTTELES. Metafsica, livro Gama. 1005 b 19 s.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

35

contradio, ou seja, h duas proposies contraditrias, uma desmentindo a outra. Duas proposies contraditrias no podem ser verdadeiras e falsas ao mesmo tempo, ou seja, se uma verdadeira, a proposio contraditria correspondente ser falsa. Na tentativa de abarcar o princpio, surgem dois aspectos distintos. Aristteles introduz esses elementos na sentena em questo, mencionando as expresses sob o mesmo aspecto e ao mesmo tempo. Os dialticos, entre eles, Hegel, usam o termo contradio, mas, na verdade, querem dizer o que os lgicos chamam de contrariedade. exatamente pelo embarao causado pela terminologia que os dialticos e os analticos no se entendem. Hegel afirma que tese e anttese so proposies contraditrias e que ambas so falsas. Ora, em Lgica, isso absolutamente impossvel, pois se uma das contraditrias falsa, a outra, necessariamente, tem que ser verdadeira. Ao afirmar a falsidade de ambas, Hegel estaria negando as regras do Quadrado Lgico e abrindo as portas do pensamento para a total irracionalidade. Dialtica, se feita entre proposies contraditrias, total contrassenso. Hegel usa o termo contradio, mas quer dizer contrariedade 17, compreendendo isto, o sistema dialtico fica livre da pecha de irracionalidade. Duas proposies contrrias desde Aristteles, todos os lgicos concordam com isso podem ser simultaneamente falsas. Em suas proposies, os dialticos no usam o sujeito expresso. A primeira frase da Cincia da Lgica j um anacoluto; o sujeito est oculto. Em quase todos os lugares, ele est apenas implcito. Em consequncia, o quantificador tambm permanece implcito. Isso ocasiona desorientao em virtude da terminologia utilizada por dialticos e analticos. Os dialticos usam a expresso pares de contrrios, mas mencionam o termo contradio; os analticos se atm ao termo contradio no sentido lgico-formal e, sem analisar melhor o sujeito oculto, dizem que os dialticos esto afirmando a falsidade de duas proposies contraditrias, o que, evidentemente, um absurdo. A dialtica ocorre apenas entre proposies universais afirmativas e proposies universais negativas. Esse o ncleo da soluo proposta. Como o sujeito lgico, na Cincia da Lgica, est quase sempre oculto, surge a pergunta: qual esse sujeito que est sendo sempre pressuposto? A resposta de Hegel, na Enciclopdia, dura e clara18: todas as categorias da Lgica so predicados atribudos ao Absoluto. O sujeito lgico do sistema sempre o Absoluto. Na Cincia da Lgica, o sujeito oculto est contido no captulo sem nmero, cujo ttulo Com que se deve fazer o comeo da cincia? L, Hegel, mostrando que sua filosofia crtica, afirma que no pode haver nenhum pressuposto. A Filosofia, que se quer crtica, no pode fazer nenhuma pressuposio determinada. Ora, quem no faz nenhuma pressuposio determinada est sempre pressupondo tudo de maneira indeterminada. Esse, exatamente esse, o sujeito gramatical oculto que subjaz a todas as categorias da Lgica.
CIRNE-LIMA, C. Liberdade e razo. In: Saber filosfico, histria e transcendncia. (Org. J.A. MAC DOWELL). So Paulo: Loyola, 2002. p. 175-195 - Cf. tambm idem, A verdade o todo. In: tica, Poltica e Cultura. (Org. I. DOMINGUES, P.R; MARGUTTI, R; DUARTE), Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. (p. 247-264) 18 HEGEL, Enz. 85.
17

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

36

Concluso Concluiu-se que a partir de nossas reflexes, o cerne do sistema hegeliano parte de dois princpios ontolgicos: 1 Ser , Nada no (Parmnides); 2 O Ser tampouco como no Ser, ou seja, o Devir e tambm no (Herclito). Portanto, na primeira parte deste artigo foi analisado a Doutrina do Ser e vimos identificao do Ser com o Nada, na pura imediatidade e indeterminao, portanto, o que Hegel nos quer dizer que para se conhecer um Ser em particular necessrio que o nosso objeto cognoscente esteja inserido em um todo. J Doutrina da Essncia, vimos que ela se constitui no puro fluxo entre os opostos, trazendo deste modo, o devir heracltico, a pensamento contingente e mutante. J na Doutrina do Conceito consiste na unificao dialtica do Ser parmendico e o Devir heracltico, ou melhor, da Necessidade e da Contingncia. Por fim, foi demonstrado que a dificuldade de se compreender o pensamento hegeliano deve-se ao fato de nos deixarmos levar a pensar que o prprio pensamento de Herclito obscuro e contraditrio, por sermos influenciados pela lgica aristotlica, que no admiti tais contradies. Isto ocorre devido a um mau entendimento da forma de pensar de Hegel. Cabe ressaltar que a contradio de Aristteles meramente formal, enquanto que a contradio hegeliana de contedo, ou seja, da realidade em si do objeto.

Bibliografia
ABBAGAGNANO, N. Histria da Filosofia. Vols. I e IX, Lisboa, 1978. ARISTTELES. Metafsica. Editora Gredos, Madrid, 1990. BHASKAR, R. Dialectic: the pulse of freedom. Londres, 1993. BORNHEIM, G. A. Os Filsofos Pr-Socrticos. So Paulo, Editora Cultrix, 1994. CHATELET, F. A Filosofia e a Histria. Vol. V, Frana, 1973. _____________. Hegel. Editora Seuil, Frana, 1968. HEGEL, G.W.F. Ciencia de la Lgica. Editora Solar/Hachette, Buenos Aires, 1968. _____________. Fenomenologia do Esprito. Vols. I e II, Editora Vozes, Petrpolis, 1992. _____________. Filosofia da Histria. Editora Universidade Brasileira, Braslia, 1995. _____________. Introduo Histria da Filosofia. Lisboa, Edies 70.1991. _____________. Prelees Histria da Filosofia. In Pensadores, Vol. Pr-socrticos. So Paulo, Editoral Abril Cultural, 1973. HYPPOLITE, J. Introduo a Filosofia da Histria de Hegel. Editora Civilizao Brasileira, Rio de Janeiro, 1971. HYPPOLITE, J. Hegel y el pensamiento moderno/seminrio dirigido por Jean Hyppolite. Editora Siglo Veintiuno, 1973. JNIOR, C. P. Dialtica do Conhecimento, Vols I e II, Editora Brasiliense, So Paulo, 1960.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

37

KANT, I. Crtica da Razo Pura. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian. 1984 KONDER, L. Hegel A Razo Quase Enlouquecida. Editora Campus, Rio de Janeiro, 1991. LEO, E. C. Os pensadores Originrios: Anaximandro, Parmnides e Herclito. Petrpolis, Editora Vozes, 1991. OLIVEIRA, R.C. F. Infinidade e historicidade em Hegel. Rio de Janeiro: UFRJ. Instituto Filosofia e Cincias Sociais. Mestrado Filosofia. Orientao de: Luiz Eduardo de Oliveira Bicca.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Set/Out/Nov/Dez. 2011. N 3

Potrebbero piacerti anche