Sei sulla pagina 1di 6

Mapeamento de Cardinalidade CONSTRUINDO MODELOS ER

Prof. Luis Cesar de Mello Expressa o nmero de entidades (mnima e mxima) as quais outra entidade pode ser associada por um relacionamento.

Mapeamento de Cardinalidade (Mxima)


Cardinalidade Mxima 1: Quando o nmero mximo de ocorrncias da entidade no pode passar de 1. Cardinalidade Mxima Muitos: Quando o nmero mximo varivel, representado pela letra N.

Mapeamento de Cardinalidade (Mnima)


Cardinalidade Mnima 1: Quando o nmero mnimo de ocorrncias da entidade no pode passar de 1. (associao obrigatria) Cardinalidade Mnima 0: Quando o nmero mnimo pode ser 0. (associao opcional).

Propriedades de Modelos ER
Um modelo ER um modelo formal
um modelo formal, preciso e no ambiguo. Na organizao, todos devem estar treinados para compreenso dos modelos ER. Pode transmitir falsa impresso de ser compreensvel at por algum no treinado.

Propriedades de Modelos ER
Abordagem ER tm poder de expresso limitado:
Muitas propriedades desejveis do BD devem ser anotadas adicionalmente ao DER, por no represent-las na sua estrutura.
a b c d a g a
2 c

pessoa N N marido esposa casamento

Propriedades de Modelos ER
Diferentes modelos podem ser equivalentes.
Modelos so equivalentes, quando modelam a mesma realidade ou o mesmo esquema de BD.

Identificando Construes
A construo da abordagem ER (entidade, relacionamento, atributo, ...) no deve ser feita observando isoladamente o objeto. necessrio conhecer o contexto, isto , o modelo dentro do qual o objeto aparece. O prprio desenvolvimento do modelo e o aprendizado sobre a realidade iro refinando o modelo.

Mdico

Consulta

Paciente

Mdico

n Consulta n

Paciente

Identificando Construes
Atributos versus entidade relacionada:
Implementar um objeto como sendo um atributo? Implementar um objeto como sendo uma entidade relacionada?
Nmero do Chassi Automvel cor Nmero do Chassi Automvel Cor

Identificando Construes
Alguns critrios para esta deciso:
O objeto em discusso esteja vinculado a outros objetos (atributos, relacionamentos, entidades genricas ou especializadas), o objeto deve ser modelo como entidade, caso contrrio, o objeto pode ser modelado como atributo. O objeto apresenta valores fixos durante toda a vida do sistema, ele pode ser modelado como atributo.

Identificando Construes
Atributo versus generalizao/especializao
Outro conflito de cunho prtico entre modelar um determinado objeto como atributo ou como uma especializao. Ex: a categoria funcional de um empregado de uma empresa, como atributo da entidade empregado ou como uma especializao da entidade empregado.
Nome

Identificando Construes
Nome Cdigo Empregado Empregado Categoria Funcional Motorista Nmero da carteira de habilitao Engenheiro Cdigo

Crea

Identificando Construes
Atributos opcionais
Geralmente utilizados em entidades que seriam modeladas mais corretamente atravs de especializaes.
Nome Empregado CREA (0,1) CRM (0,1) Cdigo Nmero da Carteira de Habilitao (0,1)

Identificando Construes
Atributos multivalorados
Podem ser representados em diagramas ER como mostra abaixo:
Empregado Nome Lanamento Pagamento (0,N) Dependente (0,N)

Identificando Construes
Atributos multivalorados
Entretanto atributos multivalorados so considerados indesejveis por muitos autores pelas seguintes razes:
No existe estrutura como os arrays em um SGBD. Em bancos com essas caractersticas aconselhvel usar apenas atributos monovalorados. Podem induzir a um erro de modelagem, que de ocultar entidades e relacionamentos em atributos multivalorados.

Verificao do Modelo
Modelo deve ser correto quando:
No contm erros de modelagem, tais como:
Erros sintticos: ocorrem quando o modelo no respeita as regras de construo de um modelo ER. Ex: relacionar ( atributos com atributos, relacionar relacionamento com outro relacionamento, especializar um relacionamento). Erros semnticos: apesar de obedecer as regras de construo de modelos ER reflete a realidade de forma inconsistente. Ex: (Associar a uma entidade um atributo que na verdade de outra entidade. Usar uma entidade do modelo como atributo de outra entidade. Usar o nmero incorreto de entidades em um relacionamento).

Verificao do Modelo
Modelo deve ser completo:
Deve ser verificado por algum que conhece profundamente o sistema a ser implementado: Uma forma de verificar se o modelo completo verificar se todos os dados que devem ser obtidos do banco esto presentes e se todas as transaes de modificao do banco de dados podem ser executados sobre o modelo.

Verificao do Modelo
Modelo deve ser livre de redundncias:
No deve conter conceitos redundantes como:
Relacionamentos redundantes. Fbrica 1 Departamento Empregado n

n relacionamento redundante

Mquina

Trabalha

Verificao do Modelo
Modelo deve refletir o aspecto temporal:
Certas aplicaes exigem que o BD guarde o histrico de alteraes de informaes.
Ex: Em uma seguradora, pode ser necessrio conhecer no s o segurado atual da aplice, mas tambm os do passado.

Verificao do Modelo
Modelo deve refletir o aspecto temporal:
Relacionamentos que modificam ao longo do tempo
Neste caso pode ser requerido que o banco de dados mantenha um registro histrico das alteraes. Nome N Doc Lotao Empregado Nome Empregado Lotao Lotao Departamento

Atributos cujos valores modificam ao longo do tempo


Ex: Endereo de um cliente pode ser modificado ao longo do tempo e por questes legais deve ser mantido os endereos antigos. n 1

N Doc Lotao n m Departamento data

Verificao do Modelo
Consultas a dados referentes ao passado:
Para evitar crescimento desmedido do BD, informaes antigas so eliminadas. Esses dados podero ser necessrios no futuro por motivos legais.
Planejar arquivamento de informaes antigas: deve fazer um planejamento de como essas informaes sero armazenadas no futuro. Planejar informaes estatsticas: nestes casos pode-se compilar informaes sobre totais, mdias, etc e excluir os dados originais. Essas compilaes tero fins para tomada de deciso.

Estabelecimento de Padres
Modelos de dados so usados para comunicao entre as pessoas da organizao (usurios, analistas, programadores,...) e at mesmo para a comunicao com programas (ferramentas CASE, geradores de cdigos,...). Para utilizar modelagem de dados, necessrio estabelecer padres de confeco de modelos.

Estratgias de Modelagem
Construo de modelos um processo incremental, ou seja, um modelo no construdo em um nico passo, mas em pequenos passos. Gradativamente o modelo vai sendo enriquecido com novos conceitos e estes vo sendo ligados aos existentes ou os existentes vo sendo aperfeioados.

Estratgias de Modelagem
Existem diferentes estratgias. Para definir qual a melhor deve-se identificar qual a fonte de informaes principal para o processo de modelagem. So duas as fontes de informao:
Partindo de descries de dados existentes. Partindo do conhecimento de pessoas.

Estratgias de Modelagem
Descries de dados existentes: Isso ocorre quando deseja-se obter um modelo de dados para um sistema em computador existente. Neste caso usa-se como descrio dos dados as descries dos arquivos utilizados pelo sistema em computador. Este caso conhecido como Engenharia Reversa. Outro exemplo quando so utilizadas descries dos documentos usados em sistemas no automatizados.

Estratgias de Modelagem
Conhecimento de Pessoas: Isso ocorre quando deseja-se obter um modelo de dados a partir de conhecimento de pessoas possuem sobre o sistema sendo modelado. Este o caso, quando novos sistemas, para os quais no existem descries de dados. Para este caso, podem ser aplicadas duas estratgias:
Top-down Inside-out

Estratgias de Modelagem
Top-down: Parte de conceitos mais abstratos e ir gradativamente refinando estes conceitos em conceitos mais detalhados.
Inicia-se com a identificao de entidades mais genricas A partir da, so definidos os atributos das entidades, seus relacionamentos, os atributos dos relacionamentos, e as especializaes das entidades;

Estratgias de Modelagem
Passos para obter a estratgia Top-down:
Modelagem superficial: construdo um DER pouco detalhado:
Enumerao das entidades; Identificao dos relacionamentos; Para cada relacionamento identifica-se as cardinalidades mximas; Determinao de atributos de entidades e relacionamentos; Determinao de identificadores de entidades e relacionamentos; O BD verificado quanto ao aspecto temporal;

Estratgias de Modelagem
Passos para obter a estratgia Top-down:
Modelagem detalhada: Completa-se o modelo com os domnios dos atributos e cardinalidades mnimas dos relacionamentos:
Adiciona-se os domnios dos atributos; Para cada relacionamento identifica-se as cardinalidades mnimas; Define-se as restries de integridade que no podem ser representadas pelo DER;

Estratgias de Modelagem
Passos para obter a estratgia Top-down:
Validao do Modelo:
Procura-se construes redundantes ou derivveis a partir de outras no modelo; Valida-se o modelo com o usurio;

Em qualquer desses passos possvel retornar a passos anteriores;

Estratgias de Modelagem
Inside-out: Parte de conceitos considerados mais importantes (centrais, dentro) e ir adicionando gradativamente conceitos perifricos a eles relacionados (ir para fora); Inicia-se identificando uma entidade considerada importante para o modelo, e que supe-se, estar relacionada as demais entidades; A partir da, so procurados atributos, entidades relacionadas, generalizaes, especializaes da entidade em foco, at obter-se o modelo completo.

Potrebbero piacerti anche