Sei sulla pagina 1di 12

Revista Lusfona de Educao, 2009,13, 123-134

Avaliao e fracasso escolar: questes para debate sobre a democratizao da escola


Maria Teresa Esteban*
O artigo discute as relaes entre a consolidao de um sistema nacional de avaliao, baseado em exames estandardizados, e a produo de qualidade em uma escola pblica marcada por tenses, conflitos, destituda de percepo e projeto nicos. Questiona a uniformizao estimulada pelos padres homogneos de avaliao como procedimento capaz de reverter a produo do fracasso escolar. Os resultados da avaliao continuam expondo uma escola que fracassa e impem a necessidade de se indagar o que educao, quais so suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exigem profunda reflexo sobre o que est historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado dinmica pedaggica.

Palavras-chave Avaliao; classes populares; qualidade; incluso/ excluso; exame.


*

Professora da Faculdade de Educao da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo Alfabetizao dos Alunos e Alunas das Classes Populares (GRUPALFA). metesteban@uol.com.br

revistaEDU13FINALfinal2.indd 123

23-06-2009 15:34:59

124

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009

Acho que essa tarefa lhe dava algum estado. Estado de pessoas que se enfeitam a trapos. Catar coisas inteis garante a soberania do Ser. Garante a soberania de Ser mais do que Ter. (Manoel de Barros)

A luta por uma escola pblica de qualidade para todos tem sido longa e constante, sendo crescente sua abertura aos grupos subalternizados. Entretanto, a chegada massiva dos filhos(as) das classes populares escola no ocorre com ordem e tranqilidade, como talvez desejssemos. A transformao ocorrida na escola pe em tela de juzo seu prprio sentido. Diante do quadro catico, tratamos de buscar os modelos de que dispomos, mirando firmemente a nossa idia consolidada de escola. Mais uma vez caos, desordem, rudo; os melhores esforos parecem em vo; os resultados da avaliao colocam diante de nossos olhos estudantes que no aprendem e professores(as) que no ensinam. Encontramo-nos com histrias de fracasso e com o desejo no realizado de viver com xito as experincias escolares cotidianas, em meio a frgeis momentos em que o sucesso se evidencia. Em um tempo em que muitas culturas se entrecruzam na escola, as propostas escolares no so bvias nem aceitveis para todos. Emerge um dilema: explicitar os princpios fundadores da escola (Meirieu, 2004) ou constituir novos princpios, consoantes aos diferentes contextos, projetos e caractersticas que perpassam a vida escolar cotidiana. Este dilema se articula ao desafio de configurar novos contornos para a escola como instituio pblica, de modo que se possam proporcionar meios para que todos os estudantes se beneficiem efetivamente da escolarizao. No me parece possvel, nem desejvel, abandonar completamente idias que sustentam a defesa da escola para todos, com garantia de aceso aos conhecimentos, tampouco assumir a aproximao entre conhecimento, cincia e verdade que gera uniformizao e empobrecimento dos conhecimentos e contedos escolares. Os debates se ampliam, so consideradas novas variveis e so formulados novos projetos, dentre os quais se destaca a construo de processos de avaliao externa da aprendizagem, nos marcos de um sistema nacional de avaliao educacional. Enquanto isso, estudantes das escolas pblicas oriundos das classes populares seguem sua histria de pouco ou nenhum sucesso na escola e suas famlias parecem conformadas a experimentar mais um fracasso. Esta uma face do quadro, no a nica. Outras possibilidades so produzidas na medida em que estudantes voltam um dia mais, um ano mais e suas famlias continuam tentando atender s expectativas escolares. O persistente fracasso faz persistir o desafio de configurar uma escola pblica democrtica, favorvel ampliao do conhecimento de todos. Uma escola em que a aprendizagem valorizada no esteja vinculada negao das mltiplas

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 124 23-06-2009 15:34:59

Esteban: Avaliao e fracasso escolar

125

aprendizagens que os estudantes fazem atravs de suas diferentes experincias e interaes cotidianas. Enfim, uma escola em que o reconhecimento do direito diferena no justifique a desigualdade, o silenciamento, o abandono e a permanente produo da invisibilidade dos sujeitos, conhecimentos e contextos que no cabem nas estreitas margens dos denominados sujeito e conhecimento escolar. A captura da alteridade A escola pblica que se realiza a cada dia uma escola marcada por tenses, conflitos, destituda de percepo e projeto nicos, o que leva ao questionamento sobre a padronizao estimulada pela consolidao de processos de avaliao da aprendizagem orientados por parmetros uniformes. A escola estruturada como parte do projeto da modernidade no se tornou realidade e seus princpios fundadores a verdade como lei, o rigor como mtodo, a transmisso dos conhecimentos socialmente vlidos e necessrios como finalidade mostram-se insuficientes para enfrentar os desafios que a vida cotidiana contempornea impe. Mais do que isso, tais princpios, ainda que evoquem a democracia, articulam-se na perspectiva excludente que marca as relaes coloniais, fortemente implicadas na produo do pensamento moderno.
Acompanhando a dominao colonial construiu-se a concepo de racionalidade, dentro de um contexto cultural cujo princpio epistemolgico a separao entre o sujeito que conhece e o objeto de conhecimento, com nfase no carter individual e retirando a dimenso intersubjetiva da produo do conhecimento. (Mignolo, 2003: 92/93)

As prticas escolares cotidianas precisam ser indagadas dentro dos mltiplos contextos que conformam a escola como uma instituio cada vez mais universalizada e, portanto, simultaneamente mais vinculada s particularidades dos grupos historicamente subalternizados, negados em seu saber e que tm seu prprio conhecimento desqualificado. Um aspecto a se destacar a presena permanente de relaes de fora na definio de: conhecimentos socialmente vlidos, objetos de conhecimento, contedos escolares, processos de ensino e de aprendizagem, habilidades e competncias esperadas. Neste contexto cambiante, os objetivos escolares, longe de serem expresso da verdade a que se deve buscar, como parte de um acordo social e atravs de caminhos rigorosos e fiveis, demarcam pautas arbitrrias de ensino e aprendizagem constitudas como parte de lutas sociais, das quais a transmisso de conhecimentos e a conformao dos modos de estruturao do pensamento so elementos fundamentais. A pedagogia do exame (Barriga, s/d), centrada na reproduo de universais abstratos e formulada cotidianamente atravs de objetivos fixos que expressam as aprendizagens projetadas, organiza a escola para nomear e hierarquizar, insiste na permanente reproduo do outro

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 125 23-06-2009 15:34:59

126

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009

como o mesmo (Bhabha: 1998) - o padro que define a classificao -, apagando as singularidades, que no podem tornar-se visveis no processo. Nesse sentido, a avaliao que vem se realizando no mais do que um conjunto de procedimentos de exame. A escola que promete, e muitas vezes busca, socializar o conhecimento tambm se vincula aos processos de produo de subalternidade dos conhecimentos e dos sujeitos os outros nos quais alteridade coincide com negatividade (Skliar, 2003). Esse projeto moderno de escola, que se pretende universal em sua misso civilizadora, exatamente por sua amplitude no pode ser apartado dos processos de produo de sociedades silenciadas, que no so escutadas na produo do conhecimento, tampouco reconhecidas e valorizadas em sua diferena. No se pode ignorar sua participao nos atos cujo sentido colonizar conhecimentos, como estratgia da colonialidade do poder que ressalta e rasura a diferena para negar a alteridade. Por suas prticas cotidianas, tampouco se pode desconsiderar a relao da escola com processos que tratam da emancipao e da produo/ socializao de conhecimentos necessrios aos grupos subalternizados em suas lutas por libertao. O projeto de escola guarda princpios que no podem ser abandonados, embora devam ser re-significados: a igualdade de direitos, a solidariedade, a participao e a liberdade. O processo de avaliao traz de modo bastante explcito a tenso entre silenciamento e apropriao crtica, o que nos permite consider-lo como entrelugar (Bhabha, 1998): espao intersticial em que diferenas se encontram produzindo processos ambivalentes que em sua fluidez redefinem as partes que o compem. No entanto, com o fortalecimento do movimento de centralizao e uniformidade de parmetros, procedimentos e processos norteadores da avaliao da aprendizagem dos estudantes, o universo de conhecimentos, culturas e de formas de expresso aceito e legitimado pela escola se reduz significativamente, potenciando a reproduo ancorada no silncio da diferena. Definir objetivos, competncias e habilidades comuns, constitudos como portadores da verdade, e como signos de eqidade, no um mecanismo socialmente aceito e pedagogicamente validado de negar o outro? Negao que nutre a subalternidade de determinados grupos e sujeitos, com apoio dos conhecimentos cientficos? No um interessante caminho para lograr a verdade instituda como tal ocultando as relaes de fora que a atravessam? Daz Barriga apresenta uma inverso operada atravs do exame: tornar problemas metodolgicos problemas de rendimento. Articula-se uma pedagogia em funo do credenciamento, por ele denominada pedagogia do exame, que manifesta claramente a necessidade de preciso dos objetivos dentro de pautas de cientificidade:
La uniformidad con la que pretende valorar al hombre del siglo veinte responde a un proyecto social (un proyecto de modernidad) que circunscribe y subordina todas las caractersticas que lo hacen sujeto a una dimensin exclusivamente tcnica, ahistrica y productivista (eficientista). (Daz Barriga; s/d: 40)

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 126 23-06-2009 15:35:00

Esteban: Avaliao e fracasso escolar

127

A suposta cientificidade do exame garante a veracidade de seus resultados, o que permite uma classificao que torna justa a excluso entrelaada a todo o processo. Observa-se a formulao de um discurso que ofusca a excluso do diferente, inserido na escola, e passa a legitimar a excluso da diferena que constitui a sala de aula em decorrncia da democratizao do acesso escola, sendo enclausurada em territrios simbolicamente desqualificados no cotidiano escolar. Com o incremento da diferena no cotidiano escolar e a manuteno de desempenhos escolares em nveis considerados insuficientes, se fortalece o projeto de normalizar, atravs das prticas pedaggicas, a criana que se apresenta como o outro que nega o modelo vigente ao expor a diferena inaceitvel pelo padro proposto. H um processo de negao - de seus saberes, de seus processos de aprendizagem, e at mesmo da dinmica de ensino instaurada - atravessando as orientaes que simultaneamente estimulam o trabalho com os diferentes conhecimentos trazidos sala de aula, atravs de diferentes estratgias metodolgicas, e as que tornam cada vez mais uniformes os parmetros de avaliao como resultado da maior centralizao dos processos de aferio dos desempenhos estudantis. O projeto de democratizao da escola, no entanto, no se constri com o xito de todos. O resultado escolar dos estudantes, indiscutivelmente um fenmeno complexo, constantemente apresentado como se referido especificamente a um efeito de aes individuais, no sendo analisado como fracasso de um projeto. A individualizao conduz a reflexo de tal modo que ficam em segundo plano constataes que expressam a realizao do exame como um meio para dar legitimidade a um projeto excludente e invisibilizar a desigualdade como uma de suas principais caractersticas. Embora as condies de escolarizao sejam insuficientes e perversamente desiguais, como se pode verificar no trecho que se segue, os parmetros que conduzem a aferio dos desempenhos so uniformes e resultam na qualificao/desqualificao dos sujeitos.
No ensino fundamental, com 63% do alunado brasileiro, apesar da melhoria ocorrida nas condies de infra-estrutura, 6% dos alunos ainda estudam em escolas sem abastecimento de energia eltrica; 4% sem esgoto sanitrio e 1% sem abastecimento de gua. Quanto s condies de oferta relacionadas com recursos pedaggicos disponveis, 58% do alunado do ensino fundamental freqenta escolas com biblioteca, 21% com laboratrio de cincias, 22% com laboratrio de informtica. A TV Escola, poltica governamental que disponibiliza um canal de televiso aos educadores e alunos, est disponvel para 54% dos alunos do ensino fundamental. (INEP, 2004:19)

Os resultados dos exames internacionais e nacionais, bem como dos que se realizam no cotidiano escolar, expem o fracasso escolar brasileiro. Na tica que articula este artigo, esse resultado expressa a incapacidade social de produzir uma escola favorvel a uma parcela expressiva dos que a freqentam, o que se pode constatar com a concentrao dos baixos desempenhos nos grupos subalternizados. A consolidao e refinamento do sistema de exames no parecem

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 127 23-06-2009 15:35:00

128

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009

ser acompanhados de uma efetiva transformao na qualidade da escola, conforme atestam os resultados apresentados pelo INEP ao discutir os resultados verificados pelo SAEB4:
Desde o incio da srie comparvel, a mdia de proficincia no Brasil est abaixo do mnimo satisfatrio. Isso ocorreu em todos os ciclos de avaliao (...) revelando uma queda constante nas proficincias mdias. (INEP, 2006: 33)

Observa-se que o sistema ancorado no discurso de fomento qualidade no s no consegue produzi-la como atesta o crescimento de resultados insatisfatrios. Porm, preciso questionar o que se pretende como xito no discurso hegemnico e tomar o discurso sobre o fracasso e os mecanismos escolares e sociais de sua produo como objetos de estudo numa perspectiva contra-hegemnica. Urge dar visibilidade aos aspectos sutis, ocultos nos discursos e nas prticas, configurados para transformar as relaes de poder em relaes de saber, legitimando a negao, a destruio, a submisso, a produo do outro como reproduo do mesmo, ainda que com aparncia diversa. O insucesso evidente e persistente nos desafia a retomar os breves momentos em que o sucesso se anuncia para radicalizarmos o processo de produo de uma escola de todos; demanda a indagao sobre o que educao, quais so suas bases e finalidades, o que transmite e como transmite; exige profunda reflexo sobre o que est historicamente negado e silenciado e que precisa ser recuperado e incorporado dinmica pedaggica; provoca indagaes sobre a relao centro/ margem no cotidiano escolar e seus vnculos com os modos de distribuio e exerccio (anti)democrtico do poder. A manuteno do fracasso escolar d indcios do entrelaamento da constituio da escola e de suas prticas com os processos que originam e sustentam a colonialidade do poder, pois legitimar a subalternizao do conhecimento uma de suas condies. Considerando a perspectiva apresentada pelas teorias ps-coloniais5, os saberes eliminados pela dinmica hegemnica atuam silenciosamente e na invisibilidade, constituem as margens dos processos, e nelas articulam processos instaurados na escola a uma formao discursiva emergente e forma de articulao da racionalidade subalterna (...) que pretende ultrapassar a subalternidade sendo um elemento para a construo de formas subalternas de pensar (Mignolo, 2003:139140). A histrica experincia do fracasso escolar no se constitui como ausncia de conhecimentos, como o discurso dominante pretende fazer crer; embora negue conhecimentos importantes para a luta pela liberdade, tambm permite aprendizagens relevantes. A compreenso dos significados do resultado escolar como parte do processo histrico em que se conforma a colonialidade do poder faz da exposio recorrente do fracasso um dos modos de revelao da diferena colonial e um dos anncios dos limites das teorias j estruturadas para responder a uma srie de demandas sociais na perspectiva da libertao. O estudo do fracasso mostra-se fecundo para

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 128 23-06-2009 15:35:00

Esteban: Avaliao e fracasso escolar

129

entender6 como os processos postos margem na escola, por serem destitudos de valor, podem se articular ao movimento de produo de formas subalternas de pensar, adquirindo novos sentidos e valores. A luta das classes populares por escola, que no seja mera concesso, ao longo da histria e a cada dia, nos desafia a compreender: que movimentos fazem para dialogar com a escola, para se adaptar a sua dinmica e, at mesmo, para negar as prticas escolares; como estes movimentos se tornam invisveis, imperceptveis, incompreensveis, inaceitveis; como so traduzidos em caos e impossibilidade; como o desejo de xito produz amargas experincias de fracasso. Manter o compromisso com uma escola no s para todos, mas de todos, nos desafia a abandonar os caminhos bem conhecidos e enveredar por trilhas no percorridas, enfrentando o dilema: abrir a possibilidade de erros previsveis nos claros objetivos de ensino que antecipam como deve ser o correto ou gerar na escola a possibilidade do novo, lugar de erros no experimentados e de acertos igualmente desconhecidos. Uma efetiva democratizao da escola nos convida a tratar com cuidado das relaes que o processo de avaliao externa vem mantendo com essas importantes questes. Medir. Narrar. Modelar. Degradar. A lgica do exame se consolida na escola e na sociedade, sendo associada produo da qualidade, esta cada vez mais vinculada insero dos resultados em um nico padro, cuja aferio se realiza atravs de processo descontextualizado, constitudo por prticas que encontram na separao entre sujeito que conhece e objeto de conhecimento seu princpio epistemolgico. A dimenso individual da aprendizagem e da qualidade se fortalece, o que reduz, chegando muitas vezes a negar, a dimenso intersubjetiva da produo do conhecimento. Nessa perspectiva, pode-se entender o estudante como simultaneamente o sujeito da aprendizagem e o objeto da avaliao. Sem embargo, considerando a argumentao apresentada por Mani (1999) pode-se questionar se o discurso incorpora o estudante como agente histrico ou apenas a ele se refere como uma categoria universal abstrata.Tambm pertinente indagar se o discurso configurado a partir da avaliao sobre esse mesmo estudante, se ele o objeto do discurso. Os estudantes so avaliados em relao a um conjunto de competncias8 e a partir de seus desempenhos so inseridos em um dos nveis cujas caractersticas so predefinidas, produzindo narrativas que ressaltam fragmentos descontextualizados que se articulam e permitem a enunciao legtima sobre o outro. Na anlise das competncias e habilidades na leitura de textos, dos estudantes de 4 srie, aferidas atravs do SAEB, so estabelecidos quatro nveis: muito crtico, crtico, intermedirio e adequado (INEP, 2005:52). Os dois primeiros nveis concentram aproximadamente 55% dos estudantes e apenas 4,8% se enquadram no nvel mais alto (INEP, 2006: 45), o que significa que quase a totalidade dos

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 129 23-06-2009 15:35:00

130

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009

estudantes brasileiros que cursaram quatro anos de escolaridade est abaixo do nvel considerado adequado pelos indicadores utilizados no exame a que foram submetidos. O distanciamento sujeito/objeto e a generalizao do discurso permitem a formulao de um contexto em que o estudante no seja nem sujeito nem objeto da aprendizagem e da avaliao, mas um elemento marginal ao debate que permite uma enunciao do discurso sobre a escola; em especial sobre uma escola que, na perspectiva hegemnica, perde a qualidade ao receber sujeitos, conhecimentos e conflitos oriundos de cotidianos marginais. Considerando que os nveis muito crtico e crtico so descritos pelas competncias e habilidades que os estudantes no demonstram, eles so fundamentalmente narrado pela negao, so apresentados pelo que no so, no fazem, no sabem, como sujeitos sem qualidades vlidas no contexto escolar. Uma escola sem qualidade e estudantes desqualificados se complementam no processo de negao do acesso das classes populares, constitudas por sujeitos subalternos, aos conhecimentos. A negao de uma presena efetiva do estudante no discurso apresentado como a ele referido se fortalece com a pergunta de Spivak: O subalterno pode falar? (citada por Mignolo, 2003: 9). O exame, como estratgia de ruptura da relao intersubjetiva na produo individual e coletiva do conhecimento vai inserindo os estudantes num complexo processo de supervalorizao do indivduo, desterritorializado, afastado das experincias, contextos e produtos locais, que est vinculado dinmica imposta pelo modelo econmico dominante, mantendo os processos de subalternizao. Um processo em que o prprio conhecimento desvitalizado na medida em que conhecer se vincula a dominar para manipular e pr - recursos naturais e sujeitos - a servio da produo necessria reproduo do modelo hegemnico. O exame se realiza como dispositivo em que o aperfeioamento tcnico apaga a necessria reflexo tica. A prtica da avaliao da aprendizagem, consolidada sob a lgica do exame, se desenvolve atravs de instrumentos e procedimentos que pretendem medir o conhecimento produzindo informaes que permitem a classificao dos estudantes, quase que ausentes do processo. Por seus vnculos com a dinmica social de produo de hierarquias, que tambm atravs das prticas relacionadas vida escolar promove a incluso de poucos e a excluso ou incluso degradada de muitos, a avaliao apresenta-se como um processo que isola os sujeitos, dificulta o dilogo, reduz os espaos de solidariedade e cooperao e estimula a competio. Esses atributos, no entanto, embora sejam dominantes no processo no eliminam as dimenses reflexiva e dialgica que tambm constituem a avaliao e devem ser fortalecidas. O sistema de exames tem sua uniformidade justificada pela busca de eqidade na formao do cidado - relacionado, de modo crescente, ao trabalhador temporrio e consumidor permanente para garantir uma competio justa no

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 130 23-06-2009 15:35:00

Esteban: Avaliao e fracasso escolar

131

mercado de trabalho e a competitividade dos produtos. Apesar de seus esforos, no garante uma competio justa, tanto por ser a excluso social que atravessa a competio necessariamente injusta, quanto por estar o processo entretecido a uma complexa dinmica social que distribui, de modo profundamente desigual, a possibilidade de apropriao material e simblica dos processos de produo da vida, em suas diferentes dimenses, e dos seus produtos. A normalizao que se opera elimina mltiplas possibilidades de organizao da vida, o que representa, segundo Boaventura Santos, um desperdcio da experincia humana. A escola no pode promover a equidade que promete, no entanto, uma escolarizao que propicie a apropriao de conhecimentos relevantes, numa perspectiva emancipatria, indispensvel a um projeto de sociedade mais justo e igualitrio. No sendo independente da dinmica social, nem estando por ela imobilizado, o discurso que atravessa a pedagogia do exame legitima e naturaliza a diferena colonial, justificando a desigualdade nos diferentes mbitos da vida. A neutralidade anunciada como caracterstica essencial do exame, por sua capacidade de isolar sujeito e objeto, cria a possibilidade de produzir uma narrativa socialmente vlida sobre o outro, o que desqualifica a alteridade. Como resultado da desqualificao, cria-se uma demanda, muitas vezes da prpria escola, dos prprios estudantes e seus familiares, por prticas de normalizao, mesmo que apoiadas em processos de subalternizao, como meio para se alcanar reconhecimento no contexto escolar. Assim, as prticas pedaggicas so elementos extremamente relevantes na configurao da dinmica social; relacionadas, portanto, a sua manuteno e a sua transformao. A naturalizao dos vnculos entre avaliao da aprendizagem (como exame), competitividade e qualidade, orienta as prticas escolares cotidianas para a realizao de percursos j conhecidos, j que a reproduo parece favorecer bons desempenhos. A busca de homogeneidade que orienta o processo faz com que os percursos se configurem predominantemente na lgica da subalternizao, em que se tolera a diversidade, mas no se aceita a diferena. As prticas pedaggicas oferecem aos estudantes, e porque no dizer tambm aos docentes, possibilidades de adequao aos modelos vlidos. Atuam no sentido de destituir os sujeitos de suas culturas, valores, conhecimentos, modos de produo da realidade, de soluo dos problemas, de enfrentamento dos conflitos, de celebrao da vida, de criao de novas e diferentes possibilidades. As prticas predominantes nos cotidianos escolares estudados e nas orientaes metodolgicas freqentemente apresentadas escola se reduzem a buscar levar os estudantes ao bom desempenho, garantido pela reproduo dos processos e produtos que conformam o padro a ser alcanado. Tal dinmica, ao manter tantos em suas margens, gera condies propcias para se assumir a perspectiva constituda pelas experincias de subalternidade e pensar e propor atuaes comprometidas com a transformao das relaes de subalternidade, a partir da fronteira, aqui entendida como lugar de trnsito

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 131 23-06-2009 15:35:01

132

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009

e transitrio (Bhabha,1998). A avaliao da aprendizagem apresenta-se como um processo especialmente significativo por se produzir em muitas fronteiras: simultaneamente intra e extra-escolar e trata da incorporao escolar dos valores, produo social. Observa-se que a avaliao da aprendizagem tem seu lugar de enunciao cada vez mais deslocado do cotidiano escolar, mesmo quando a ele se refere, o que especialmente relevante por ser o lugar de enunciao que determina os critrios para a classificao e a distribuio deles decorrentes. Do mesmo modo, o Brasil, como outros pases margem do plo dominante de poder mundial, no vem se constituindo como lugar de teorizao e lugar de enunciao sobre a dinmica pedaggica, notadamente sobre os parmetros, critrios e processos de avaliao da aprendizagem de que se utiliza. Por uma escola de todos Os estudantes que cotidianamente incrementam os altos ndices de fracasso escolar no contexto brasileiro no exprimem, por intermdio de seus processos caticos, dos seus resultados desviantes e dos percursos no aceitos, sua incapacidade de aprender ou o desconhecimento docente sobre o ensino, como indicam algumas anlises desses resultados. Expressam a insuficincia dos modelos estruturados de escola, conhecimento, ensino e aprendizagem para grupos sociais postos margem nas relaes sociais centradas na colonialidade do poder. Insuficincia que se articula aos loci de teorizao e enunciao, bem como aos modos como o sujeito que conhece incorporado aos processos. Essa perspectiva precisa ser incorporada tambm produo cotidiana das prticas escolares. Indica movimentos que permitem o encontro das diferenas como tenso, resistncia, tragdia e reinveno. Ajuda-nos a olhar a contrapelo os processos e resultados tradicionalmente apreendidos como fracasso, para neles buscar e potencializar os indcios de sucesso cotidianamente desperdiado por uma lgica que se nega a ver qualidade para alm dos estreitos limites do desenvolvimento de competncias e da competitividade. Evidenciando as insuficincias de uma prtica de avaliao da aprendizagem que rasura os sujeitos, as culturas, os conhecimentos e os processos de aprender e de produzir a vida, oferece argumentos e reflexes que fortalecem o movimento no sentido de tornar a avaliao da aprendizagem processo de reflexo coletiva sobre a dinmica aprendizagem-ensino; reflexo conduzida e assumida pelos prprios sujeitos que vivem e produzem cotidianamente a escola. A insuficincia dos processos de avaliao da aprendizagem institudos para contribuir com uma efetiva melhoria da ao escolar nos convida a buscar processos mais democrticos, capazes de inibir o poder-sobre, caracterstico do exame, para potencializar o poder-fazer, anncio de prticas pedaggicas articuladas aos processos sociais de emancipao. Movimento que sem abrir mo

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 132 23-06-2009 15:35:01

Esteban: Avaliao e fracasso escolar

133

da interao com diferentes interlocutores estimule os participantes do processo aprendizagem-ensino a exercerem sua autonomia. Uma avaliao em que os sujeitos tenham voz e visibilidade, abandonando a avaliao em que se fala sobre os sujeitos a partir de seus desempenhos e constituindo um processo em que os sujeitos que vivem a experincia do processo aprendizagem-ensino falam sobre si mesmos como participantes de processos coletivos, considerando como um dos elementos relevantes o seu desempenho, dentro de determinados contextos. Nesse sentido, a avaliao da aprendizagem precisa ter seu centro deslocado da homogeneidade, garantida pelos objetivos uniformes e necessria classificao que permite a seleo e a excluso. Tambm precisa ter sua discusso direcionada pelas mltiplas aes cotidianas, buscando captar os diferentes sentidos, conhecimentos, processos e culturas que se entrelaam nos encontros que a escola promove a cada dia; procurando no os lugares fixos onde encaixar os estudantes a partir de seus desempenhos, mas os entre-lugares (Bhabha, 1998) fluidos, contraditrios, deslizantes, mutantes, hbridos, fronteirios, diferentes em que se encontram, favorveis aprendizagem como ato dialgico que confronta e desestrutura permanentemente o saber e o no saber (Esteban, 2006). A avaliao da aprendizagem, assim pensada, se realiza como parte de um amplo processo social de incluso solidria (Dussel, 2006), que tem no dilogo entre os diferentes e as diferenas um de seus aspectos mais importantes. Deixa de ter sentido a definio a priori de pontos de chegadas comuns e de percursos semelhantes para todos, fazendo do inesperado, do impensado, do caos, do erro, tanto quanto do acerto e do previsto, objetos de estudo, oportunidades de reflexo e confronto e convites a novas aprendizagens. Esta perspectiva coloca em discusso os parmetros que vm nomeando como fracasso os resultados que os estudantes das classes populares brasileiras vm obtendo na escola. Pois o erro, longe de ser expresso de no aprendizagem e de incapacidade, expresso da relao entre o que j foi aprendido e as aprendizagens que ainda se fazem necessrias. Portanto, indicador das potencialidades e limites do processo institudo e desafio continuidade do processo aprendizagem-ensino, tomando como significativo o sujeito conhecedor, seu lugar social de enunciao, de modo que cada um v saindo da invisibilidade e trazendo sua voz para a composio dos processos escolares. Muitos so os desafios colocados para a escola quando a ela acedem os condenados da terra, em uma expresso de Fanon e de Freire. No sei se sabemos exatamente quais desafios so. Ou se o que se prope como desafios so efetivamente os que temos que enfrentar. Ou ainda, quais so os desafios existentes, fundamentais, aos quais no conseguimos reconhecer por estarem imersos no silncio ou na obscuridade, para onde foram enviados no processo de colonizao ainda no superado. A avaliao baseada no dilogo pode ser um dos elementos para uma melhor compreenso dos percursos a trilhar.

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 133 23-06-2009 15:35:01

134

Revista Lusfona de Educao, 13, 2009 Notas 1 O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, entidade do Governo Brasileiro voltada ao desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico. 2 Ainda que qualidade da escola seja uma expresso que pode adquirir diferentes significados nas proposies e prticas concretas, o discurso oficial est atravessado pela constante afirmao da falta de qualidade no presente, desconhecendo as qualidades existentes e apresentando a qualidade como uma abstraco a ser alcanada. 3 Inep/MEC Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Educao (MEC), cuja misso promover estudos, pesquisas e avaliaes sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulao e implementao de polticas pblicas para a rea educacional a partir de parmetros de qualidade e eqidade, bem como produzir informaes claras e confiveis aos gestores, pesquisadores, educadores e pblico em geral. (http://www.inep.gov.br/institucional) 4 Sistema de Avaliao da Educao Bsica: fornece informaes a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regies, redes de ensino pblica e privada nas unidades da federao, coletadas por meio de exame bienal de proficincia, em Matemtica e em Lngua Portuguesa, aplicado, por amostragem, em alunos de 4 e 8 sries do ensino fundamental e da 3 srie do ensino mdio. (http:// www.inep.gov.br/institucional) 5 O termo ps-colonial seria mais preciso, portanto, se articulado como teoria ps-teoria Primeiro/ Terceiro Mundos, ou ps-crtica anticolonial, como um movimento para alm de um mapeamento das relaes de poder entre colonizador/colonizado e centro/periferia relativamente binarstico, fixo e estvel. Tais rearticulaes sugerem um discurso mais nuanado, que permite movimento, mobilidade, fluidez. Aqui, o prefixo ps faria sentido menos como depois que como seguindo, indo alm e comentando um certo movimento intelectual a crtica anticolonial terceiro-mundista ao invs de para alm de um certo ponto na histria o colonialismo; pois aqui neocolonialismo seria uma forma menos passiva de tratar a situao dos pases neocolonizados, e uma modalidade de engajamento politicamente mais ativa.(Shohat citado por Mignolo, 2003) 6 Entender aqui usado na perspectiva apresentada por Bakhtin, em que no se vincula a reconhecimento da identidade, mas compreenso de sua novidade. 7 O artigo discute a presena dos sujeitos subalternos no discurso da modernidade a partir da condio da mulher no discurso moderno sobre as mulheres na ndia colonial. 8 Neste artigo trato das competncias e habilidades de leitura verificadas nos exames nacionais em alunos de 4 srie. 9 Fao uma aproximao inicial a esta interpretao do processo, que por me parecer bastante fecunda dever ser trabalhada com maior profundidade em outro momento. 10 Como visto anteriormente, pode ser que esse discurso no fale sobre o outro, porm, ainda assim o utiliza para justificar o exerccio da colonialidade do poder. Referncias bibliogrficas Bakhtin, M. (1989). Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec. Bhabha, H. (1998). O local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG. Diaz Barriga, A. (s/d). Una polmica en relacin al examen. In A. Diaz Barriga (org.) Currculo y evaluacin escolar. Buenos Aires: Aique. Dussel, E. (2006). tica de la liberacin en la edad de la globalizacin y de la exclusin. Madrid: Trotta. Esteban, M.T. (2006). Sala de Aula dos lugares fixos aos entre-lugares fluidos. Revista Portuguesa de Educao. 19(2). 7-20. INEP/MEC (2006) Relatrio Nacional SAEB 2003. Braslia. INEP/MEC (2005) Avaliao da Educao Bsica: em busca da qualidade e eqidade no Brasil. Braslia. INEP/MEC (2004) O desafio de uma educao de qualidade para todos: educao no Brasil 1990-2000. Braslia. Mani, L. (1999) Tradiciones en discordia: debate sobre la Sati en la India Colonial. In S. Dube (org.) Pasados Poscoloniales (pp. 210-248). Mxico: El Colegio de Mxico. Meirieu, Ph. (2004) En la escuela hoy. Barcelona: Octaedro. Mignolo, W. (2003) Histrias locais/Projetos globais. Belo Horizonte: UFMG. Santos, B.S. (2000) Crtica da razo indolente. Contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez. Skliar, C. (2003) Pedagogia (Improvvel) da Diferena. E se o outro no estivesse a? Rio de Janeiro: DP&A.

Revista Lusfona de Educao


revistaEDU13FINALfinal2.indd 134 23-06-2009 15:35:01

Potrebbero piacerti anche