Sei sulla pagina 1di 6

RESUMO Este relatrio apresenta

SUMRIO 1 INTRODUO 1.1 OBJETIVO GERAL 2 DESENVOLVIMENTO 3 METODOLOGIA 4 RESULTADOS 5 CONCLUSES APNDICE A Ttulo do apndice ANEXO A Ttulo do anexo REFERNCIAS

1 INTRODUO O esgoto bruto ou despejo lquido ocasionado pelos despejos domsticos e industriais, que quando lanados num manancial contribuem para sua degradao, afetando sua qualidade. Para preservao dos recursos hdricos e evitar a contaminao da frao de gua disponvel, de fundamental importncia a construo de estaes de tratamento de esgoto (ETE). Paulo Sergio Scalize Atualmente, existe uma grande preocupao com assuntos relacionados ao Esgoto, pois de extrema importncia que toda a populao tenha tratamento de esgoto, para que tenha uma melhor qualidade de vida e tambm para que possa evitar doenas que podem ser originadas do contato direto com o esgoto. rica Ap. Gomes 1.1 OBJETIVOS O objetivo deste relatrio apresentar as principais observaes feitas durante a realizao da visita a Estao de Tratamento de Esgoto da Cosanpa na Marambaia (ET2). 2 DESENVOLVIMENTO

O esgoto, efluente ou guas servidas so resduos lquidos originados pelas indstrias e pelos domiclios e precisam ser tratados adequadamente, para que as impurezas sejam removidas e dessa forma, possam ser devolvidas ao meio ambiente sem causar danos ambientais e sade do ser humano. rica Ap. Gomes Geralmente, a natureza tem a capacidade de decompor a matria orgnica que est presente nos rios, nos mares e nos lagos. Mas se os efluentes forem em grande quantidade, preciso que haja um tratamento eficaz de alta qualidade sendo realizado em uma ETE (Estao de Tratamento de Esgoto) que faz a ao da natureza de uma forma mais rpida. rica Ap. Gomes importante lembrar que o tratamento dos efluentes pode variar e isso vai depender do tipo de efluente tratado e tambm da classificao do corpo de gua que receber esse efluente, seguindo as normas da resoluo do conselho nacional do meio ambiente (CONAMA, 1986). Nas atividades domsticas ns utilizamos uma grande quantidade de gua e toda essa gua usada no nosso cotidiano se transforma em resduos lquidos e esse resduo lquido conhecido como Esgoto Residencial. O Esgoto Residencial responsvel por srios problemas que esto ligados a sade pblica e tambm ao meio ambiente. O Esgoto domstico pode receber o tratamento adequado de forma relativamente fcil, mas importante lembrar que este tratamento deve acontecer antes que os dejetos sejam lanados a natureza. decepcionante perceber que o tratamento de esgoto, embora seja to importante e necessrio at os dias de hoje nunca tenha sido tratado como uma prioridade pelo poder pblico. preciso que o governo crie medidas para que o tratamento do esgoto seja efetuado de forma correta e efetiva. Em muitas regies do pas, muitas pessoas ainda sofrem com o problema de falta de tratamento do esgoto e isso muito triste.

3 METODOLOGIA A visita foi realizada no dia 21/01/12 s 9:00h na Av. Tavares Bastos entre o Canal gua Cristal e a Passagem Dalva.

Em Belm existem 6 estaes de tratamento, a Estao de Tratamento de Esgoto da Cosanpa na Marambaia (ET2) foi construda atravs do Projeto PROCEJI; sendo a vida til desse projeto at 2017, esta estao atende a velha e nova marambaia, sendo a vazo dessa estao de tratamento de 30 m3/h.
CICLO OPERACIONAL

O esgoto bruto chega a estao elevatria 4 da marambaia que d suporte a estao elevatria gua bruta. Em perodos chuvosos a quantidade de gua da chuva captada maior que a de esgoto. As estaes elevatrias de esgoto vo recalcar o esgoto, sendo as mesmas feitas de flange e alvenaria. Na estao elevatria maior que conhecida como gua bruta, o esgoto chega por gravidade (por cota) nas tubulaes e depois segue para uma cisterna. Em seguida realizado um pr-tratamento utilizando uma grade, um medidor de vazo e uma caixa de areia tipo cone. No gradeamento o tratamento preliminar consiste na remoo de materiais grosseiros (pedras, gravetos, garrafas, plsticos, etc...) atravs de uma grade manual. A presena do by pass tem o objetivo de continuar o tratamento caso a grade esteja cheia. O lixo retirado desprezado como lixo comum e enviado para um aterro sanitrio. Seguido do gradeamento tem um medidor de vazo, o Calha Parshall (Figura ???). Na construo convencional a caixa de areia estaria aps a Calha Parshall, porm no pode ter areia no esgoto que vai ser bombeado por que a areia pode desgastar as bombas. A estao elevatria gua bruta apresenta 2 bombas de 100CV cada uma, as mesmas trabalham em revezamento bombeando o esgoto para caixa de areia, de acordo com a vazo estabelecida. Aproximadamente 2 vezes por dia as bombas so ligadas. Da caixa de areia o esgoto vai para a estao de tratamento. Na estao de tratamento o esgoto bombeado vai para o reator UASBE fluxo ascendente composto por 8 clulas. O esgoto sobe pela manta de lodo, composto por bactrias vivas, mortas e nutrientes. Estes microorganismos iro degradar a maior parte da matria orgnica contida no resduo, reduzindo consideravelmente sua carga orgnica inicial

Essas baterias so anaerbicas, ou seja no precisam de oxignio para sobreviver, elas utilizam o nitrognio amoniacal transformando em nitrito e nitrato. Como sub-produto so liberado gases como metano que deveria ser queimado porm no feito pois o queimador foi roubado. Nesse reator so tratados 70% do esgoto bruto antes de ser despejado no rio e os 30% restante deveria ir para o tratamento fsico-qumico por floculao e flotao, porm no feito por que no est funcionando e ento despejado assim mesmo.

4 RESULTADOS

5 CONCLUSES

ANEXO

FIGURA????: Medidor de vazo Calha Parshall

REFERNCIAS

Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resoluo no 20, de 18 de junho de 1986. rica Ap. Gomes Tratamento de esgoto Acesso: meioambiente.culturamix.com/projetos/estacao-elevatoria-esgoto acessado em 25/01/2012 s 18:30 Paulo Sergio Scalize; Wagner Sita; Wellington Cyro de Almeida Leite Desempenho de uma estao de tratamento de esgoto pelo processo de lodos ativados operando por batelada Acesso: www.semasa.sp.gov.br/Documentos/ASSEMAE/Trab_114.pdf, acessado em 25/01/2012 s 18:00.

Potrebbero piacerti anche