Sei sulla pagina 1di 7

Curso de Flauta Doce Notao Musical

Antes de comearmos a tocar nosso instrumento, importante entendermos como funciona a notao musical. Isto , precisamos saber ler e entender uma partitura, forma universal pela qual a msica escrita. Atravs de partituras, grandes msicos deixaram suas obras registradas para toda a humanidade. Vamos exemplificar usando o incio da msica Parabns que conhecida por todos:

Pa--ra---bns---pra---vo-----c-------nes--ta---da----ta----que---ri--da---etc... Podemos observar no exemplo acima, que os sons musicais so graficamente representados no pentagrama, por sinais a que chamamos de notas. Mas o que o Pentagrama? um conjunto de 5 (cinco) linhas e 4 (quatro) espaos onde as notas musicais so escritas. Estas linhas e espaos so numerados de baixo para cima conforme o exemplo:
5 linha ________________________________________________________ 4 linha ________________________________________________________ 4 espao 3 linha _________________________________________________________ 3 espao 2 linha _________________________________________________________ 2 espao 1 linha _________________________________________________________ 1 espao

Conforme podemos observar na partitura de Parabns no incio do pentagrama (pauta musical) temos um smbolo diferente: que chamado de clave de sol Este smbolo indispensvel para se escrever uma partitura, pois ele que determina a localizao das notas no pentagrama. Sabendo que as notas musicais seguem sempre uma seqncia que na ordem crescente D, R, MI, F, SOL, L, SI, D, R, MI, F SOL, L SI ... e na ordem decrescente SI, L, SOL, F, MI, R, D, SI, L, SOL, F, MI, R, D... Podemos ento localizar todas as notas musicais no pentagrama, usando como ponto de partida a nota SOL, observando as notas que vm antes e depois dela, e se encontram sobre as linhas e espaos:

Curso de Flauta Doce

Curso de Flauta Doce

Curso de Flauta Doce

Exerccio 12

Exerccio 13
Colocar as barras de compasso, dar nomes s notas e tocar.

Exerccio 14

Bambalalo 15

Que Belos Castelos 16


Decorar a melodia

Dlim-Dlim-Dlo 17

No se esquea!
Msica a arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante o som Ela tem trs partes: Melodia, Harmonia e Ritmo. Melodia = notas tocadas de forma sucessiva, isto , uma aps a outra.

Curso de Flauta Doce

A ligadura serve para unir os sons. Quando se encontra em notas do mesmo nome, faz delas uma s.

D Andamento
Determina a pulsao da msica Allegro = rpido

E Anacruse
Note que as canes 18 e 20 comeam no quarto tempo do primeiro compasso.

18 MARGARIDA

19 A BARQUINHA

20 - O PASTORZINHO

21 JINGLE BELLS

Curso de Flauta Doce

Notas Estudadas

Sol F

Mi R

Exerccio 22

Exerccio 23

24 Bambalalo

25 Que Belos Castelos

26 Dlim - Dlim -Dlo

Passeio Pela Flauta

Si

Sol

Mi

Curso de Flauta Doce

Quando temos duas colcheias, as mesmas devem ser agrupadas em clichs que valem 1 tempo. Esses clichs facilitam a leitura musical

Exerccio 27

Exerccio 28

Exerccio 29

Exerccio 30 Dlim Dlim Dlo

Exerccio 31 O Pastorzinho

Curso de Flauta Doce - Elaborao: Eduardo dos Santos Mariano Fonte: Mtodo Dacapo Professor Joel Barbosa , Curso de Flauta Doce - Prof. Romero Romo e Minha Doce Flauta Doce Vol I e II Mrio Mascarenhas.

Potrebbero piacerti anche