Sei sulla pagina 1di 150

.

::::;a

:.=a

:::;;t
.~

:==t

Classificacao Internacional ~ para a Pratica de Enfermagem

.=t

.:=:t
::I

Versao 1.0

:==t
.=:t
.=3

.-=t
=:I

==.=::t
=:S

:::a

====.=:1j
.. :=1' -:A
-.=:Jj
~
..~

.. =

.=s

.~

":I
.~

::e

.::::It

.~
(,)

.==.=::It

INDICE

LL

o o

..........
,~

'=1

..-==::::=1

Introdu~ao Metas Operacionais, Criterios e Ojectivos para a CIPE@ Visao, Missao e Metas para 0 Presente Capitulo 1 - Historia da CIPE@ Bases para a CIPE@ Cronologia sobre a CIPE@ Capitulo 2 - Desenvolvimento da CIPE@ o que e a CIPE@ ? Estrategiaspara a passagem da CIPE Beta 2 para Versao 1 CIPE@ Capitulo 3 - A CIPE@ como urn Sistema Dinamico para a Enfermagem Traduc;ao da CIPE@ Versao 1 Processo de Revisao para a CIPE@ Versao 1 Avaliac;ao Continua da CIPE@ Supervisao Estrategica para 0 Programa CIPE@ Gestores e Formadores de Enfermagem e a CIPE@ Informatica nos Cuidados de Saude e Peritos em Terminologia Investigac;ao e Desenvolvimento para 0 Programa CIPE@ Desenvolvimento de Catalogos CIPE@ Capitulo 4 - 0 Modelo de 7 Eixos da CIPE@ Versao 1 Um Sistema Unificado da Linguagem de Enfermagem Utilizagao do Modelo de 7 Eixos Orientac;oes para a Construc;ao de Enunciados com a CIPE@ Outras Terminologias e Classificac;oes da Area da Saude Desenvolvimento Continuo Foco Jufzo Recursos Acc;ao Tempo Localizac;ao Cliente - 21

:::.::8

==:::8

.:=
=::I

.=8

.:=e
.=!t
~

21 22 23

23
24 24 24

:~

25
27 27 28

:::a
:::11
:~

30
32 32 33
105 111 129 147 153

::=S

.'=S
.~

o a.
E
~

':=:S
'.~

169

":=S
=S ::=1
175

.=:=:i

175 183
185

o o o
...J
~

187

,::::a

.=.c., necessidade de uma CIPE motivada por varios factores, incluindo: 1) 0 uso crescente :Je sistemas de informagao computorizados nos contextos clinicos; 2) a tendencia para 0 registo electr6nico em saude; e 3) a enfase e necessidade de tecnologias que apoiem a pratica baseada na evidencia. as sistemas de informagao clinicos tem de captar as variaveis da pratica de enfermagem, enquanto relacionam 0 suporte a decisao com a melhoria nos processos de trabalho, conduzindo a melhores resultados em cuidados de saude. as enfermeiros devem participar no desenvolvimento tecnol6gico, incluindo 0 desenvolvimento de terminologias de referencia, tais como a CIPE. A revolugao na informagao esta a redefinir os cuidados de saude. A estrutura e a forma da globalizagao em saude constituem um desafio. A Enfermagem pode, e deve, pesquisando, discutindo e defendendo diferentes alternativas, tirar partido do potencial de gportunidades. Com a crescente globalizagao, os enfermeiros devem juntar-se ao nivel internacional para dar res posta as necessidades de comunicagao e de suporte de dados. A CIPE enfatiza a necessidade de uma abordagem unificadora para promover a integragao e harmonizagao de multiplas terminologias de enfermagem, de diferentes paises e idiomas.

.. =

.:::=1

o o o u.
e

::=1t .:::::a

::.::::a

===:::::::=-

::::=t
::::::::1

::=e
:::::I

:::::a :::::a :::::a

A principal razao para a criagao de um sistema unificado da linguagem de enfermagem consiste em conseguir comunicar e comparar dados de enfermagem entre contextos, paises e idiomas. Estes dados podem ser usados para apoiar a tomada de decisao c1inica, avaliar os cuidados de enfermagem e os resultados dos clientes, desenvolver politicas de saude, e gerar conhecimento pela investigagao. Existe a preocupagao de que, devido a multiplicidade de terminologias de enfermagem existentes, a enfermagem continue a nao dispor da possibilidade de comparar dados entre contextos que usem diferentes terminologias. Nao surpreendente que existam muitos vocabularios estruturados de enfermagem diferentes em uso no mundo, ja que a Enfermagem se reporta a um grande dominio que abarca muitas especialidades e sub-especialidades. Um vocabulario deve ir ao encontro das necessidades locais para ser util a pratica de enfermagem. 0 ICN reconheceu a necessidade de uma norma internacional que facilite a harmonizagao entre contextos e grupos culturais, e que permita a adaptagao e uso locais. a ICN reconheceu ainda a necessidade de reunir dados da pratica de enfermagem de todo 0 mundo e de incorporar esses dados nas suas informagoes de enfermagem. A CIPE a . estrutura unificadora que suporta esta ideia.

U
~

0-

4('

A CIPE descrita como um sistema de Iinguagem de enfermagem unificado. A CIPE deve conseguir harmonizar e dar um sentido as multiplas necessidades de terminologia dos enfermeiros. Como referido no Capitulo 2, a CIPE Versao 1 deve ser capaz de: Representar os vocabularios existentes usando a CIPE; Continuar a suportar uma representagao multi-axial; Facilitar 0 desenvolvimento de vocabularios locais a partir da CIPE; e Identificar semelhangas e diferengas entre as diversas representagoes, de forma a comparar e combinar dados de diversas fontes.

a a
III
Q

..J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

27

Estas necessidades nao puderam ser total mente cobertas usando a anterior estrutura da Beta 2, com os muitos processos manuais envolvidos. A CIPE Versao 1 nao foi criada como um vocabulario em si, mas sim como um recurso que consegue acomodar os vocabularios existentes, que pode ser usada para desenvolver vocabularios novos e que pode identificar quaisquer rela90es entre eles.

e:

I':

Numa analise efectuada por anteriores utilizadores da CIPE foi constatado -que os enfermeiros utilizavam a CIPE: 1) directamente nos sistemas de informa9ao; 2) como um recurso para desenvolver novos vocabularios locais; e 3) para cruzar vocabularios ja existentes diferentes da CIPE.

- 0 Modelo de 7 Eixos da CIPE pretende facilitar 0 uso continuado da CIPE pelos enfermeiros (ver Figura 4). 0 Modelo de 7 Eixos fornece uma hierarquia de navega9ao para um
uso mais facil. Esta nova representa9ao axial derivou do recurso mais amplo, a CIPE Versao 1, e pode ser usada para desenvolver os Catalogos CIPE.

CIPP~ Versao 1

Os catalogos sac definidos como grupos de enunciados frequentemente utilizados (diagn6sticos, interven90es e resultados de enfermagem) para areas especfficas de enfermagem (ver exemplo no Anexo 4). 0 novo Modelo de 7 Eixos facilitara 0 processo de desenvolvimento de catalogos, tornando-o num esfor90 mais distribufdo, proporcionando aos que desenvolvem catalogos um recurso para mais facilmente extrair e representar 0 significado subjacente aos termos isolados do catalogo. o novo Modelo de 7 Eixos facilitara assim 0 feedback ao Programa CIPE e eventual incorpora9ao das sugestoes na Versao 1. Ao constituir um sistema unificado da linguagem de enfermagem e uma terminologia composiciona/, a CIPE facilitara tambem 0 cruzamento de termos locais e terminologias existentes.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

:.. ,~-::~= 3eta 2 foi estruturada em duas c1assifica<;oes: 1) a classifica<;30 de fen6menos e 2) a c1assifica<;30 de ac<;oes de enfermagem. Cada estrutura de classi: ::;;~=:Jeta foi organizada em oito eixos (ou 16 eixos no total). Em contraste, 0 novo mos!mplificado tem apenas uma (mica estrutura de c1assifica<;30 organizada em apenas ss:e eixos (ver Figura 5). As vantagens da nova estrutura consistem na grande simplifi::ayc3o da representa<;30, 0 que soluciona em larga medida a redundancia e ambiguidade ::jue estavam inerentes vers30 Beta 2.

=~ ~-"s-lagem;

o o o LL

=~ ::

Classificac;ao dos Fenomenos

CIPE
"."~'''''''~''~po:;;:" Versao

'''M~C'~~''''''''~~

Classificac;ao das Acc;oes

As defini<;oes de cada um dos sete eixos da CIPE Vers30 1 s30: Foco: Area de aten<;30 relevante para a enfermagem (por exemplo dor, sem abrigo, elimina<;30, esperan<;a de vida, conhecimento). Juizo: Opini30 clinica ou determina<;30 relativamente ao foco da pratica de enfermagem (por exemplo nivel decrescente, risco, melhorado, interrompido, anormal). Recursos: Forma ou metoda de concretizar uma interven<;30 (por exemplo ligadura, tecnica de treino vesical, servi<;o de nutri<;30).

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Ac~ao: Processo intencional aplicado a, ou desempenhado por um cliente (por exemplo educar, trocar, administrar, monitorizar). Tempo: 0 ponto, periodo, instante, intervalo ou durac;ao de uma ocorrencia (por exemplo admissao, nascimento, cronico). Localiza~ao: Orientac;ao anatomica ou espacial de um diagnostico ou intervenc;ao (por exemplo posterior, abdomen, escola, centro de saude). Cliente: Sujeito a quem 0 diagnostico se refere e que e 0 beneficiario da intervenc;ao (por exemplo recem-nascido, prestador de cuidados, familia, comunidade).

Orienta~oes para a constru~ao de enunciados com a CIPE

A semelhanc;a

da CIPE Versao Beta 2, a CIPE Versao 1

e usada

para representar:

Diagnosticos de Enfermagem (estado do cliente, problemas, necessidades, potencialidades ); Intervenc;oes de Enfermagem (ou acgoes de enfermagem); e Resultados de Enfermagem.

Pretende-se que 0 Modelo de 7 Eixos facilite a composigao destes enunciados (diagnosticos, intervenc;oes e resultados). Estes enunciados pod em ser organizados em grupo significativos para a pratica de enfermagem e para os Catalogos CIPE. As orientagoes para a criagao de enunciados com a CIPE foram desenvolvidas usando a norma da ISO: Integragao de um Modelo de Terminologia de Referencia para a Enfermagem (ISO 18104, 2003). Constru~ao de Diagn6sticos de Enfermagem e Resultados de Enfermagem (Ver Figuras 6a e 6b) Na utilizagao do Modelo de 7 Eixos da CIPE para criar enunciados de diagnosticos de enfermagem e resultados de enfermagem, saG recomendadas as seguintes directrizes: 1. 2. 3. Deve Deve Pode Juizo incluir um termo do Eixo do Foco. incluir um termo do Eixo do Juizo. incluir termos adicionais, conforme ou de outros eixos.

necessario, dos eixos do Foco,

Constru~ao de Interven~oes de Enfermagem (Ver Figuras 6a e 6b) Na utilizagao do Modelo de 7 Eixos da CIPE para criar enunciados de intervenc;oes de enfermagem, saG recomendadas as seguintes directrizes: Deve incfuir urn termo do Eixo da Ac~ao. Deve incluir pelo menos urn termo Alvo. Um termo alvo pode ser um termo de qualquer eixo excepto do Eixo do Juizo. 3. Pode incluir termos adicionais, conforme necessario, do eixo da Acc;ao ou de qualquer outro eixo. 1. 2. Sao apresentados exemplos da composigao de diagnosticos, intervenc;oes e resultados de enfermagem nas Figuras 6a e 6b. As figuras apresentam termos de varios eixos que foram combinados numa linha para construir um enunciado. CIPE encoraja a avaliac;ao e a validac;ao adicionais destas orientac;oes para compor enunciados de diagnostico, intervenc;ao e resultados de enfermagem. E atraves da utilizac;ao e da validac;ao da CIPE, que podemos introduzir melhoramentos continuamente.

o Programa

_.=-a..
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Figura 6a: Exemplos de composi(fao de Diagn6sticos, Interven(foes e Resultados de Enfermagem, usando 0 Modelo de 7 Eixos

LL

o (,) o

Processo", Enfermagem'< " Diagn6stico Nao Adesao

de
Enfermagem

a
medica<;ao

::J .,

o N

Interven<;oes de Enfermagem

Resultados de Enfermagem

Figura 6b: Exemplos de composi(fao de Diagn6sticos, Interven(foes e Resultados de Enfermagem, usando 0 Modelo de 7 Eixos
7 Eixos "<'<"'"
",

AcCAo <"',

CLiENTE

FOCO

Juizo

",.,.AI17A,.,.i\"

RECURS OS

TEMPO

Diagn6stico de Enfermagem

Individuo

Obstipa<;ao

Actual

Identificar Interven<;oes de Enfermagem

Individuo

Padrao Elimina<;ao Dor Necessidades Dieteticas Abdominal Regime Dietetico

Apreciar

Ensinar

Educar

Efeito Colateral do Medicamento (Laxante) Enema

Administrar

Resultados de Enfermagem

Obstipa<;ao

Diminuida

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

r:

o o u.
(J

Foco: Area de ateng80 relevante para a enfermagem (por exemplo, dor, sem abrigo, eliminag8o, esperanga de vida, conhecimento).

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

I I

Entidade Ambiental Resultado

I I I I

Estrutura Psicossocial

Processo Comunitario

Processo Ambiental Processo Psicol6gico

Processo Familiar

I I

Serviyo Processo Social Processo Espiritual

I II II I I I I I I I I II I II I II I

Continuidade Controlo Consentimento Incapacidade Cheiro Fetido Etnicidade Direitos Humanos Identidade Integridade Saude Esperanya de Vida Conhecimento Satisfagao Conjugal Necessidade
Status Fisiol6gico Status Psicol6gico

Diversidade Cultural Resistencia

I
I I I I I I I I I

I I I I I I I I I

Status Neurol6gico

Densidade Populacional Taxa

Racio Recuperayao
Status Social

Ritmo
Stress Status Espiritual

Tendencia Susceptibilidade

3434----~~~~~~~~-----:-:-----=--------

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

:::::a
;.:;;:::a
....

.::::::::S

Entidade 10006978 Foco com as caracteristicas especificas: Algo que existe como uma unidade particular e abstracta; existencia de algo para alem das suas propriedades. Substancia Corporal Entidade Sangue 10003319 Substancia Corporal Tecido Corporal Substancia Corporal Tecido Adiposo Tecido Corporal 10003524

,"-::::s

:::::c ':::::S

10007729

.==S
:::::S . :;::S :
.:=::S

Tecido Cicatricial 10017500 Tecido Corporal com as caracteristicas especificas: Tecido contraido, firme, avascular e palido, na superficie do corpo, com diminuigc30 da elasticidade da pele associada a previa solugc3o de continuidade e cicatrizagc30 da pele . Tecidos Moles Tecido Corporal Fezes 10007764 Substancia Corporal Flato 10007992 Substancia Corporal com as caracteristicas especificas: Eliminagc30 de gases formados no tubo digestivo atraves do recto ou colostomia, 0 que habitualmente ocorre 12 a 14 vezes por dia em condigoes dieteticas normais. Fluxo Menstrual Substancia Corporal Suor 10014449 Substancia Corporal Substancia Secretada Substancia Corporal Cerumen 10006501 Substancia Secretada Substancia Gastrica Substancia Secretada Expectora~ao Substancia Secretada Especimen 10018531 Substancia Corporal 10011969

==I
::::::S

.==::::a
:::s
;'==S
'~

.'::::c
,.~
'~ ,~

':=:&

:=c
=:S
~

.=:1

C ..J


CJ N U

:::I

=::I
,~

.~

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Urina 10020478 Substancia Corporal Sistema Corporal Entidade 10003480

Sistema Cardiovascular Sistema Corporal Dentic;ao 10005745 Sistema Corporal Sistema Gastrointestinal Sistema Corporal 10008332

Sistema Tegumentar 10010428 Sistema Corporal com as caracterfsticas especfficas: Revestimento da superffcie corporal: pele, epiderme , mucosas, tecido conjuntivo e derme, incluindo glandulas sudorfparas e sebaceas, cabelo e unhas, tendo como fungoes: a manutengao da temperatura corporal; a protecgao do tecido subjacente da abrasao ffsica, da invasao bacteriana, da desidratagao e da radiagao ultravioleta; 0 arrefecimento do corpo quando a temperatura sobe; a detecgao, atraves dos 6rgaos sensoriais, de estfmulos relacionados com a temperatura, 0 tacto, a pressao e a dor; a perspiragao, atraves de 6rgaos excretores, de agua, sais e compostos organicos; a secregao do suor e do sebo; a sfntese de vitamina D e a activagao dos componentes do sistema imunitario. Sistema MusculosquelEHico Sistema Corporal Sistema Nervoso Sistema Corporal Sistema Reprodutor Sistema Corporal 10013085

10016841

Sistema Reprodutor Feminino Sistema Reprodutor Sistema Reprodutor Masculino Sistema Reprodutor Sistema Respirat6rio Sistema Corporal Sistema Sensorial Sistema Corporal Sistema Urinario Sistema Corporal 10017867

10007861

10011589

10020421

Sistema Urinario Feminino Sistema Urinario

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.::::1
.==it
:::::::=-

::::I
:~

Sistema Urinario Masculino Sistema Urinario Entidade Ambiental 10006997 Entidade com as caracteristicas especfficas: Conjunto de entidades fisicas, qUlmlcas, bi6ticas, sociais e culturais, que influenciam a vida de um individuo ou comunidade . Desenvolvimento Agricola 10002057 Entidade Ambiental com as caracteristicas especfficas: Terreno utilizado para produzir alimentos, agricultura, frequentemente associada com 0 cultivo do solo, produyao de colheitas, criayao de animais. Ar 10002061 Entidade Ambiental com as caracteristicas especificas: Substancia gasosa invisivel que rodeia a terra, necessaria sobrevivencia da maioria das plantas e animais, influenciando a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos .

.==1
.=:11 :=:S :=::lI :::=s

. S =
:~

..:::1 :

PO 10006398 Entidade Ambiental com as caracteristicas especfficas: Particulas pequenas, finas, leves, visiveis ou invisiveis, encontradas no ar ou nas superficies, facilmente dispersaveis pelo vento e pelo movimento dos objectos. Energia 10006899 Entidade Ambiental com as caracteristicas

:=I
":::I
...~
-,,~

especfficas: Fonte utilizavel de potencia.

:;:d

Campo Energetico 10006913 Entidade Ambiental com as caracteristicas energetico em redor do ser humano .

especfficas:

Fluxo energetico

ou padrao

... =s

.. =-

Desenvolvimento Industrial 10010056 Entidade Ambiental com as caracteristicas especfficas: Terreno utilizado para exploragao mineira, fabricas, armazens e centrais de distribuigao de bens . Construc;ao Precaria 10010143 Entidade Ambiental com as caracteristicas especificas: Estruturas residenciais temporarias construfdas com infra-estruturas formais limitadas ou sem infra-estruturas formais; densamente povoadas; sem estrutura segura para os ocupantes; sem demarcagao de propriedade; muitas vezes associ ad as com a sobrelotagao/sem privacidade ou com privacidade limitada, baixo nivel de vida, situadas em areas de alto risco com um risco acrescido de doengas e acidentes. Infra-estrutura 10010170 E'lticace Ambiental com as caracterfsticas especfficas: Servigos basicos, comb estradas, ::-~ss esgotos. ou outros, encarados como fundamento econ6mico da sociedade . Desenvolvimento Recreativo 10016524 ::=::s ~.~:e"":el C8'1l as caracteristicas especfficas: Terreno utilizado para recreagao

====s
=t . :C :
.=S

.:a

=-:
=--

===:I
.. =:1
.~
.~

:}ese;"Yol~'~':imento Residencial 18016894 ::=::5 ~-: s-~ :::- :::::c-ac:eristicas especfficas: Terreno utilizado para construir =:=:~:=:~ 5 5:::-_:_-:::: :_S :;'.:; sS:"'Crl residencia humana, casas, apartamentos, habitagao :

o o

o -J
~

:::::::!'"';;n: 2005 by ICN - International Council of Nurses 3. ~Iace Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Agua 10020957 Entidade Ambiental com as caracteristicas especificas: Uquido incolor composto de hidrogenio e oxigenio, que e essencial para a vida da maioria das plantas e dos animais, influenciando a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos. Organismo Entidade Animal 10002331 Organismo com as caracteristicas especificas: Ser vivo com capacidade de sensa<;ao e poder de movimento voluntario, influenciando a vida e desenvolvimento dos seres humanos. Animal Domestico 10006187 Animal com as caracteristicas especificas: Animal domesticado, pertencente a um dono. Animal Selvagem 10021099 Animal com as caracteristicas especificas: Animal nao domesticado e nao controlado,influenciando a vida e desenvolvimento dos seres humanos. Microrganismo 10012014 Organismo com as caracteristicas especificas: Organismo microsc6pico que influencia a vida e desenvolvimento dos seres humanos. Planta Organismo 10014653

Estrutura Psicossocial Entidade Perten~a 10003238 Estrutura Psicossocial Cultura 10005458 Estrutura Psicossocial com as caracteristicas especificas: Tudo 0 que a pessoa tem de saber ou em que tem de acreditar para agir de uma maneira aceitavel. Comissao de saude Estrutura Psicossocial Lei 10011214 Estrutura Psicossocial com as caracteristicas especificas: Declara<;oes autoritarias de regras legais, orienta<;oes ou ordens aplicaveis a agencias ou funcionarios do Estado ou a cidadaos quanto a um qualquer aspecto da vida social. Lei do Trabalho de Menores 10004353 Lei com as caracteristicas especificas: Existencia de padroes que ditam a idade minima com que uma pessoa pode ser empregada e as condi<;oes do trabalho de menores. Lei de Higiene e Seguran~a no Trabalho 10013593 Lei com as caracteristicas especificas: Existencia de pad roes de seguran<;a para de trabalho legal mente autorizado.

== == ==
== c:=
c::=
~

-== e:=

local

e::=

== ==

t::=
c::::
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Politica 10014726 Estrutura Psicossocial com as caracteristicas especificas: OrientaC;80 ou principio geral de aCC;80,que tem por base as metas e os objectivos de uma organizaC;80, usados repetidamente para fornecer orientaC;80 nas tomadas de decis80. Polltica de Saude 10008769 Politica com as caracteristicas especificas: Ampla e documentada declaraC;80, que define as Iinhas de orientaC;80 que governam a tomada de decis80 na prestaC;80 dos servic;os de saude. Relacionamento 10016684 Estrutura Psicossocial Resultado 10017186 Entidade com as caracteristicas especificas: Consequencia ou efeito de algo, facto obtido. Resultado Laboratorial Resultado Resultado dos Gases no Sangue Arterial 10002543 Resultado Laboratorial com as caracteristicas especificas: Niveis de oxigenio e dioxido de carbona no sangue arterial. Resultado do Teste 10019616 Resultada Processo 10015762 Foco com as caracteristicas resultado.

especificas: Conjunto de func;oes ou acc;oes para atingir urn

Comportamento 10003217 Processo com as caracteristicas especificas: ACC;80intencional. Comportamento Interactivo 10010463 Comportamento com as caracteristicas especificas: Agir com os outros. Comportamento Agressivo 10002026 Compartamento Interactivo com as caracteristicas especificas: ACC;80ou atitude energica de auto-assertividade imposta a outro, violenta, expressa fisica, verbal au simbolicamente, originada por impulsos inatos ou ocorrendo como mecanisme defensivo, manifestado pelos actos construtivos, ou destrutivos, dirigidos para si proprio ou contra outros. Abuso 10000317 Comportamento Agressivo com as caracteristicas emocional. violar ou maltratar.

especificas: Actos de ataque fisico ou

Abuso de Menor 10004278 Abuso com as caracteristicas especfficas: Acto de violar, atacar ou maltratar uma crianc;a; associado a abuso no seio ca farr'iia ou a comportamentos i1egais ou culturalmente proibidos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

c:

Abuso de Idoso 10006615 Abuso com as caracteristicas especfficas: Acto de assaltar, de atacar ou de abusar de pessoa idosa. Acto associado com 0 abuso domestico, comportamentos ilegais ou acc;;6esculturalmente proibidas. Abuso Sexual 10017931 Abuso com as caracterfsticas especfficas: Maus tratos ou ataques sexuais, participac;;ao forc;;ada em carfcias ou actos sexuais, associ ado a comportamentos ilegais ou culturalmente praibidos; as definic;;6es legais podem variar entre e no interior das culturas e pafses, mas 0 abuso sexual e considerado um comportamento ilegal ou cultural mente praibido. Incesto 10009919 Abuso Sexual com as caracterfsticas especfficas: Relac;;6es sexuais entre pessoas que estao ligadas pelo sangue; crime de violE'mciacometido por uma pessoa relacionada, como um membra da familia; associado a abuso de crianc;;as. Viola~ao 10016326 Abuso Sexual com as caraeterfsticas especfficas: Ataque sexual, crime violento ou cometido sob ameac;;a de violencia, forc;;ando a participac;;ao numa relac;;aosexual ou c6pula. Viola~ao de Menor 10004369 Violac;;ao com as caracteristicas especfficas: Violac;;ao de um menor legal, por um acto de coerc;;ao, por exemplo ameac;;as, engano ou violencia por um atacante conhecido ou desconhecido da vitima; associado frequentemente com trauma ffsico ou emocional e a infecc;;6es. Abuso Conjugal 10018679 Abuso com as caracteristicas especfficas: Actos de violac;;ao, ataque e maus tratos conjugais, associado com comportamento i1egal ou culturalmente praibido. Hostilidade 10009146 Comportamento Agressivo com as caracterfsticas especfficas: Demonstrac;;ao de azedume, 6dio, activamente ameac;;adora ou lesiva para os outras. Infanticidio 10010094 Comportamento Agressivo com as caracteristicas especificas: Matar 0 feto ou a crianc;;a, associado a praticas tradicionais de morte de crianc;;as logo ap6s 0 nascimento, em algumas sociedades, para contralo da composic;;ao familiar. Mutila~ao 10012385 Comportamento Agressivo com as caracterfsticas especificas: Destruic;;aode partes do corpo, lesao ou agressao do corpo, associ ada ao corte de um membra, queimadura da pele ou 6rgaos, associado a aetos espontaneos, tortura deliberada ou planeada, ou como parte de habitos culturais ou crenc;;asreligiosas. Mutila~ao Genital 10008418 Mutilac;;ao com as caracterfsticas especfficas: Excisao de partes ou de todos os 6rgaos genitais externos masculinos ou femininos em recem-nascidos, crianc;;asou adultos, associada a ritos de passagem e como tal, justificada por habitos culturais, crenc;;as religiosas ou tortura.

e
e
t::::

e::
tL

c::
It
Ct

tCopyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

:e::

= =

.:::::::t
::::;)

:::=

:.::::t
~

==

Mutila~ao Genital Feminina 10007835 Mutilayao Genital com as caracterlsticas especlficas: Excisao de partes ou de todos os 6rgaos genitais externos da mulher; corte ou lesao dos 6rgaos sexuais da recem-nascida, crianya ou mulher adulta; prejudicando mais tarde a funyao sexual, gravidezes e partos, associada a ritos de passagem e como tal, justificada por habitos culturais ou crenyas religiosas. Mutila~ao Genital Masculina 10011562 Mutilayao Genital com as caracterlsticas especlficas: Excisao de partes ou de todos os 6rgaos genitais externos masculinos do recem-nascido, crianya ou adulto, associada a ritos de passagem e como tal, justificada por habitos culturais ou crenyas religiosas; exclui-se a circuncisao genital no sexo masculino. Assedio Sexual 10017954 Comportamento Agressivo com as caracterlsticas especlficas: ACyoes com motivayao sexual de violayao ffsica ou verbal, por uma ou mais pessoas que exercem 0 poder, Iimitando o direito da vitima a igual oportunidade, privacidade e Iiberdade de nao ser atacada. Violemcia 10020789 Comportamento Agressivo com as caracterlsticas especificas: Demonstrayao energica de aCyoes ou do uso desleal de forya ou de poder com a finalidade de ferir, causar dana, maus tratos ou atacar: aCyoes violentas, prejudiciais, i1egais ou culturalmente proibidas para com outros; estado de luta ou conflito pelo poder . Violencia Domestica 10006194 Violencia com as caracterlsticas especlficas: Ocorre dentro da familia ou conjunto de pesso as que vivem na mesma casa. Estado de Guerra 10020926 Comportamento Agressivo com as caracteristicas especlficas: Conflito aberto e armado desencadeado entre grupos ou nayoes; fazer polltica por outros meios . Comportamento Assertivo 10002660 Comportamento Interactivo com as caracterlsticas especlficas: Expressao dos direitos pessoais, pensamentos, crenyas e sentimentos, de forma directa honesta e apropriada . Apego 10002897 Comportamento Interactivo com as caracteristicas especlficas: Vinculo ou layo de afeiyao. Liga~ao Mae-Filho 10014034 Apego com as caracterlsticas especlficas: Estabelecimento de relayoes pr6ximas entre a mae e filho, procura de mutuo contacto visual com a crianya, iniciando 0 toque com os dedos da crianya e chamando-a pelo nome . Comunica~ao 10004705 Comportamento Interactivo com as caracterlsticas especlficas: Dar ou trocar informayoes, mensagens, sentimentos ou pensamentos entre indivfduos ou grupos, usando comportamentos verbais e nao verbais, conversayao face-a-face ou por meios de comunicayao remota como 0 correio, correia electr6nico e telefone. Obstru~ao :':omportamento ~ guma coisa. 10013555 Interactivo com as caracterfsticas especlficas: Obstaculo ou bloqueio de

,:::::::)

::::::t
:::::::.=
,.

N ..~

.. ::::t
~

'--.
.......--

.,

=':=::S

,=:::)

. ::1 = ::::t
:==1

. :it =
.~

.~

:::::it

'=:S

.. =e =
.~

o Q E
~

.==1

.. =
=I

.==...

..J

o o
QI

II

:::I

...-JA

=d
..~

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Barreira it Comunica~ao 10013564 Obstruy80 com as caracterfsticas especfficas: Impedimenta ou bloqueio mentos, mensagens ou informay80.

a troca

de pensa-

Participa~ao 10014099 Comportamento Interactivo com as caracterfsticas especfficas: Fazer parte de algo, partilhar uma actividade. Responder 10017004 Participay80 com as caracterfsticas especfficas: Replicar, retorquir, reagir. Comportamento Sexual Comportamento Interactivo 10017949

Exibicionismo Sexual 10009990 Comportamento Sexual com as caracterfsticas especfficas: ACyoes com motiVay80 sexual de exposiy80 dos 6rg80s genitais em frente de uma ou mais pessoas com a inteny80 de violar a privacidade e a decencia dos outros, de exercer poder e de estimular os seus pr6prios sentimentos sexuais. Promo~ao da Gravidez 10015445 Comportamento Sexual com caracterfsticas especfficas: ACyoes e processos comportamentais para aumentar as possibilidades de fertilizay80 e os processos fisiol6gicos da concepy80, como a monitorizay80 da ovulay80 atraves da vigilancia da temperatura basal e de outros indicadores fisiol6gicos. Promiscuidade 10015791 Comportamento Sexual com as caracterfsticas especfficas: Envolver-se em actividades sexuais, indiscriminadamente ou com multiplos parceiros, com 0 risco de disseminar doenyas sexualmente tran.smissfveis. Apoio Social Comportamento 10018434 Interactivo

Socializa~ao 10018391 Comportamento Interactivo com as caracterfsticas especfficas: Intercambio social mutuo, participar em actividades socia is. Actividade Executada pelo Proprio Comportamento Padrao Respiratorio 10003678 Actividade Executada pelo Pr6prio Tomar Conta 10004002 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especfficas: ACyoes de providenciar cuidados quando necessarios, apoiando todas as idades e tipos de necessidades basicas, frequentemente associado a educay80, estimulay80 ou sustento.

Copyright 2005 by ICN- International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.~

.~
.::::a
Parentalidade 10014052 Acyao de Tomar Conta com as caracterlsticas especlficas: Assumir as responsabilidades de ser m8e e/ou pai; comportamentos destinados a facilitar a incorpora<;80 de um recem-nascido na unidade familiar; comportamentos para optimizar a cresci menta e desenvolvimenta das crian<;as; interioriza<;80 das expectativas dos indivlduos, famllias, amigos e sociedade quanta aos comportamentos de papel parental adequados au inadequados. Vincula~ao 10003548 AC<;80de Parentalidade com as caracterlsticas especificas: Liga<;80 entre a crian<;a e m8e e/ou a pai; forma<;80 de la<;os afectivos . Adapta~ao Parentalidade 10004284 AC<;80de Parentalidade com as seguintes caracterlsticas especificas: Comportamentos que incidem no ajustamento a gravidez e em empreender ac<;oes para se preparar para ser pai au m8e; interiorizando as expectativas das famllias, amigos e sociedade quanta aos comportamentos parentais adequados au inadequados . Educa~ao da Crian~a 10004376 AC<;80de Parentalidade com as caracterlsticas especlficas: Socializa<;80 e educa<;80 da crian<;a, satisfazendo as suas necessidades basicas e individuais, desempenhando comportamentos que apoiam a transmiss80 da cultura e das tradi<;oes das gera<;oes dos mais vel has para as novas gera<;oes. Preferencia pelo Sexo da Crian~a 10004330 AC<;80de Educa<;80 da Crian<;a com as caracterlsticas especlficas: Predisposi<;80 para valorizar mais um sexo que a outro para com as crian<;as da familia, discrimina<;80 das crian<;as na familia com base no sexo, associada a usos e tradi<;oes da comunidade . Comportamento Compulsivo 10004883 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especificas: Comportamento repetido que interfere com a funcionamento no dia a dia, acto repetitivo realizado para reduzir a ansiedade au pensamentos obsessivos, par exemplo, associado lavagem repetitiva das m80s, contar e separar coisas .

,::::::1

,::::::=I
,,::::Ia .:::::=1
.,::::::a

.==:~

N ...::J

.,

. ::S ;

:::.=:::::s
,~

o ::J

L.

CD
~i'

.::::s

.=a
::::::=t

.=..:a= .=
.==t
.:=::1

:=11

. :::1 :
.:==1

==a
.'=:1

Chorar 10005415 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterlsticas especificas: AC<;80voluntaria au vocaliza<;80 automatica em resposta dor, medo au reflexo de alarme, au resposta emocional a depress80 au luto.

o
Q
~

Beber 10006276 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterlsticas especificas: Organizar a ingest80 de IIquidos durante as refei<;oes e regularmente durante a dia au quando se tem sede; tamar as IIquidos pelo capo au chavena au inserindo as Ilquidos na boca, usando as labios, as musculos e a lingua, beber para eliminar a sede . Comer ou Beber 10006538 Actividade Executada pelo Proprio Mastigar 10004250 AC<;80 de Comer au Beber com as caracterlsticas especlficas: Decomposi<;80 mecanica dos alimentos na boca, esmagando-os com as dentes e as movimentos da lingua. Comer 10006517 Ac<;8o de Comer au Beber

::I .=:1

..J

o
C)

,::I .=d
:::=:J ::::::itI

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

43

c:

Sugar 10019001 Acr;ao de Comer ou Beber com as caracteristicas especificas: Ingestao de I1quidos pela boca utilizando os musculos dos labios e a lingua, por exemplo, 0 leite da mama ou liquido por biberao. Deglutir 10019347 Acr;ao de Comer ou Beber com as caracterfsticas especfficas: Passagem dos liquidos e dos alimentos fragmentados, pelo movimento da lingua e dos musculos, da boca para 0 est6mago atraves da orofaringe e es6fago. Fazer Exercicio 10007315 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracteristicas especificas: Executar actividades fisicas e programas de exercicios corporais com 0 objectivo de se manter em boa condir;ao ffsica, com mobilidade e saudavel. Cair 10007520 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especificas: Descida rapida do corpo de um nfvel superior para um nfvel mais baixo, devido a perda de equilibrio corporal ou falta de capacidade de sustentar 0 peso do corpo em diferentes posir;oes. Cultivar 10007698 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especificas: Obter alimentos necessarios manutenr;ao da vida diaria atraves da horticultura e cultura de cereais.

Pescar 10007959 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especfficas: necessarios manutenr;ao da vida diaria, utilizando metodos de pesca.

Obter alimentos

Preparac;ao dos Alimentos 10008117 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especificas: Encarregar-se de proporcionar alimentos e refeir;oes em termos de quantidade e qualidade, processamento e armazenamento dos alimentos, servir e distribuir os alimentos necessarios manutenr;ao da vida diaria.

Cozinhar 10005188 Acr;ao de Preparar;ao dos Alimentos com as caracterfsticas especfficas: Encarregar-se de proporcionar alimentos e refeir;oes em termos de quantidade e qualidade, preparar;ao e armazenamento dos alimentos, servir e distribuir os alimentos necessarios manutenr;ao da vida diaria.

Armazenamento dos Alimentos 10008129 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especificas: Armazenamento dos alimentos temperatura correcta, num recipiente higienico coberto, numa divisao ou espar;o Iimpos, adequadamente construfdos, localizados, ventilados, protegidos e mantidos.

Comportamento de Procura de Saude 10008782 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracteristicas especificas: Forma previsivel de identificar, usar, gerir e assegurar recursos de cuidados de saude, expectativas relacionadas com formas aceitaveis de requerer e conseguir assistencia de outros. Arranjar a Casa 10009076 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracterfsticas especfficas: Pratica de cuidados para ou atenr;ao dedicada a construir 0 ambiente ou local de residencia confortavel, acoIhedor; fazer com que 0 pr6prio e os outros se sintam em casa; conseguir um ambiente domestico seguro e bem gerido.

e::

c:

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.,,::::::a
.:,,~

.~

..=:1 : .::=:S
.:;~

Ca~ar 10009263 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Obter os alimentos necessarios manuten<;ao da vida diaria, utilizando metodos de ca<;a.

Rir 10011192 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Acto de usar expressoes faciais e verbais para indicar sentimentos de alegria e diversao. Preven~ao da Gravidez 10015432 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Ac<;oes para prevenir crescimento da familia, tais como usar estrategias de preven<;ao de nascimentos .

:=a
:==1
. :=1 :

..::::s :
:=.:S

.==1
.. :=:1
:::::A

Uso de Contraceptivos 10005103 Preven<;ao da Gravidez com as caracterfsticas especfficas: Empreender ac<;oes para evitar a concep<;ao, a gravidez e as doen<;as sexual mente transmissfveis, usando dispositivos ou metodos como medicamentos, preservativos ou interven<;oes cirurgicas que bloqueiam ou alteram um ou mais processos de reprodu<;ao, de tal forma que a uniao sexual se possa dar sem fecunda<;ao . Habito 10017384 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Percurso detalhado seguido com regularidade, conjunto de procedimentos ou actividades usuais, conjunto de ac<;oes invariaveis ou habituais. Padrao Alimentar ou de Ingestao de Uquidos Habito Alimentar com Biberao 10003582 Padrao Alimentar ou de Ingestao de Uquidos Amamenta~ao 10003645 Padrao Alimentar ou de Ingestao de Uquidos com as caracterfsticas especfficas: Estabelecimento de uma rela<;ao maternal adequada com a crian<;a enquanto a alimenta, dando-Ihe leite da mama, ao mesmo tempo que a encoraja, estabelece contacto e compreende 0 seu temperamento e os sinais precoces de fome . Amamenta~ao Exclusiva 10007273 Amamentar com as caracterfsticas especfficas: Alimentar exclusivamente com leite materno, excluindo outros tipos de alimentos nos primeiros quatro a seis meses de vida. Padrao de Ingestao de Uquidos 10006282 Padrao Alimentar ou de Ingestao de Uquidos Padrao Alimentar 10006529 Padrao Alimentar ou de Ingestao de Uquidos Comportamento Alimentar Compulsivo 10004896 Pacrao A1imentar com as caracterfsticas especfficas: Comer repetidamente, comportamentos relacionados com a atracyao irresistfvel para comer apesar de nao ter fome, associado ingestao de alimentos para diminuir a ansiedade . 10006540

:.~

=... =.~
,.,~

='=S

.=.==1
=c
=c =:c
=C

::s

.=c
=I

-I

o
0U

:c
:=S
.~

=S

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

45

c:

Bulimia 10003759 Comportamento Alimentar Compulsivo com as caracteristicas especificas: Comportamentos relacionados com um desejo insaciavel de alimentos, apetite excessivo, epis6dios de grandes excessos alimentares seguidos de v6mito auto-induzido, associados a depressao e auto-privagao. Padrao de Elimina~ao Habito Padrao de Elimina~ao Padrao de Eliminagao Padrao de Elimina~ao Padrao de Eliminagao Padrao de Exercicio Habito Padrao de Higiene Habito Padrao de Mobilidade Habito Intestinal 10005637

Urinaria

10020466

10007294

10009292

10012112

---

Gatlnhar 10005347 Padrao de Mobilidade com as caracteristicas especificas: Movimento lento do corpo junto ao chao; movendo-se de um lado para outro apoiando-se nas maos e nos joelhos. Padrao de Repouso Habito Padrao de Sono Habito 10017129

10018287

Sesta 10012411 Padrao de Sono com as caracteristicas especificas: Sono curto ou superficial ou "passar pelas brasas" que pode ir de poucos minutos a 1-2 horas consoante a idade, habitualmente a meio ou no fim do dia. Autocuidado 10017661 Actividade Executada pelo Pr6prio com as caracteristicas especificas: Tratar do que necessario para se manter, manter-se operacional e lidar com as necessidades individuais basicas e intimas e as actividades da vida diaria. Tomar Banho Autocuidado 10017657

-==
== c:::
t:=

Vestir-se ou Despir-se Autocuidado Alimentar-se Autocuidado Arranjar-se Autocuidado 10017730

10017748

==

e:=

10017753

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Cuidar da Higiene Pessoal Autocuidado Auto-elevar 10017782 Autocuidado com as caracteristicas especificas: Levantar partes do corpo; incluindo os membros superiores e inferiores ou a cabega, para uma posigao mais elevada. Usar 0 Sanitario Autocuidado Transferir-se Autocuidado 10017814

10017822

Virar-se 10017833 Autocuidado com as caracteristicas outro e de frente para tras. Lavar-se Autocuidado 10017846

especificas: Mover e mudar

corpo de um lado para

en o en
u
CD
~-Ai

::::s

Usar a Cadeira de Rodas 10021075 Autocuidado com as caracteristicas especificas: Movimentar 0 corpo de um lado para outro em cadeira de rodas, transferir-se de e para a cadeira com seguranga, manobrar em curvas, rampas de acesso e outros obstaculos, com velocidade lenta, moderada ou rapida. Comportamento Autodestrutivo 10017707 Actividade Executada pelo Proprio com as caracteristicas especificas: Desempenhar actividades auto-iniciadas com 0 objectivo de se agredir ou lesionar, violencia orientada contra si proprio. Tentativa de Suicidio 10002907 Comportamento Autodestrutivo com as caracterfsticas especificas: Desempenhar actividades auto-iniciadas que levam a autodestruigao, com 0 objectivo de se matar ou ameagar faze-Io. Overdose 10013881 Comportamento Autodestrutivo com as caracterfsticas especificas: Ingestao auto-iniciada de uma dose letal de droga, associada a adigao as drogas, a consumo habitual de drogas. Automutilac;ao 10017795 Comportamento Autodestrutivo com as caracterfsticas especificas: Execugao de agress6es auto-infligidas mas nao letais, que produzem lesao dos tecidos, tais como cortes e queimaduras, com 0 objectivo de se agredir ou de aliviar a ansiedade. Suicidio 10019072 Comportamento Autodestrutivo com as caracteristicas dades suicidas que levam a propria morte.

o a.

E
~

especificas:

Execugao de activi-

Divertir-se 10017711 ActI'.'{~aceExecutada pelo Proprio com as caracterfsticas especificas: Encarregar-se de e~c::r'Tal"actividades com 0 objectivo de se entreter, recrear, estimular e relaxar.

..oJ

o o o

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

J!! c:

Rela~ao Sexual 10017965 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Actividade sexual entre duas pessoas, usual mente de sexo oposto; uniao sexual com a finalidade de excitagao mutua e orgasmo. Fazer Compras 10018066 Actividade Executada pelo Proprio com as caracteristicas especificas: Comprar os bens necessarios para manter a vida diaria; aquisigao, negociagao ou troca dos bens necessarios numa casa. Sentar-se 10018195 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especfficas: Mover-se, modificando a posigao do corpo, partindo da posigao de deitado ou de pe para a de sentado. Erguer-se 10018755 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas cando a posigao do corpo para a vertical.

especificas:

Mover-se, modifi-

Uso de Substancias 10018992 Actividade Executada pelo Proprio com as caracteristicas especificas: Uso regular, para efeitos nao terapeuticos, de substancias que podem ser prejudiciais saude e causar adigao.

Uso de Alcool 10002137 Uso de Substancias com as caracteristicas especfficas: Uso regular de alcool como estimulante; habitual mente vinho, cerveja ou bebidas espirituosas. Uso de Drogas 10006346 Uso de Substancias com as caracterfsticas especfficas: Uso regular de medicamentos ou drogas, como os narcoticos, para um efeito nao terapeutico. Uso de Tabaco 10019766 Uso de. Substancias com as caracterfsticas especificas: Uso habitual de tabaco como estimulante atraves de cigarros, charutos, cachimbo, mascar ou cheirar rape. Andar 10020886 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especificas: Movimento do corpo de um lugar para outro, movendo as pernas passo a passo, capacidade de sustentar 0 peso do corpo e andar com uma marcha eficaz, com velocidades que vaG do lento ao moderado ou rapido, subir e descer escadas e rampas. Andar com Auxiliar de Marcha 10020903 Acgao de andar com as caracterfsticas especificas: Movimento do corpo de um lugar para outro, movendo as pernas passo a passo, capacidade de sustentar 0 peso do corpo e andar com uma marcha eficaz, utilizando um ou mais auxiliares de marcha como calgado de correcgao, membro artificial, bengala, tala, canadianas ou andarilho, com velocidades que vaG do lento ao moderado e rapido, subir e descer escadas e rampas. Vaguear 10020919 Actividade Executada pelo Proprio com as caracterfsticas especificas: Mover-se sem objectivo, deambular. Processo Corporal Processo

==

== @:::
e::::
@::=

==

c==
c::::

e:::
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Processo do Sistema Circulatorio Processo Corporal

10004416

Processo Cardiaco 10003894 Processo do Sistema Circulatorio com as caracterfsticas especfficas: Bombagem do sangue atraves do corac;80. Arritmia 10002536 Processo Cardfaco com as caracterfsticas especfficas: VariaC;80 do ritmo normal da contracC;80 auricular e ventricular do miocardio, associada funC;80 de marcapasso ("pacemaker") do nodulo sino-auricular.

-.
N

o
::::J

Bradicardia 10003613 Arritmia com as caracterfsticas especfficas: Batimentos cardfacos lentos, frequencia de pulso inferior a 60 batimentos por minuto, nos adultos. Taquicardia 10019415 Arritmia com as caraeterfsticas especfficas: Batimentos cardfacos rapidos, frequencia cardfaca anormalmente alta, superior a 100 batimentos por minuto, nos adultos. Hipertensao 10009394 Processo do Sistema Circulatorio com as caracterfsticas especfficas: Bombagem do sangue atraves dos vasos sangufneos com press80 superior normal.

Hipotensao 10009534 Processo do Sistema Circulatorio com as caracterlsticas especfficas: Bombagem do sangue atraves dos vasos sangufneos com press80 inferior normal.

Choque 10018050 Processo do Sistema Circulatorio com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria que se caracteriza por um deficiente retorno venoso ao coraC;80 com a consequente reduC;80do debito cardfaco, fluxo sangufneo inadequado, perda de volume circulatorio, disfunC;80celular com risco de vida, associ ada a ansiedade intensa, falta de forc;as,suores, falta de ar, hipotens80, arritmia, edema da laringe, nauseas, vomitos e diarreia, descida subita e acentuada da press80 sangulnea, pele fria, taquicardia e oliguria. Choque Anafilatico 10002308 Choque com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapida, devida a reacC;80 de hipersensibilidade ou reacC;80 alergica a um alergenio como umsoro, protefna, medicamento, vacina, alimento, substancia qufmica, veneno de insecto ou de cobra. Choque Cardiogenico 10003915 Choque com as caracterlsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapidaem reacC;80 a uma diminuiC;80 do debito cardfaco.

:::::I .~

Choque Hipovolemico 10009599 Choque com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapida, em res posta a perda de sangue, desidrataC;80 grave e outras condic;oes significativas afectando 0 volume de sangue. Choque Neurogenico 10013139 Croque com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapida em rsacyao a uma vasodilataC;80 produzida pelo sistema nervoso.

:=:I

.......... ~
.,::::1
~
~,~

C
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3. place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Choque Septico 10017898 Choque com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapidacausada por uma infecy80 generalizada, acompanhada por purulencia e bacilemia. Choque Vasogenico 10020631 Choque com as caracterfsticas especfficas: Insuficiencia circulatoria periferica rapidaem reacy80 a uma vasodilatay80 acentuada. Processo Vascular 10020620 Processodo Sistema Circulatorio com as caracterfsticasespecfficas: Bombeamento sangue atraves das arterias e das veias centrais, e dos capilares perifericos.

do

Perda Sanguinea 10003303 Processo Vascular comascaracterfsticas especfficas: Perda de sangue a partir do. sistema vascular associada a les80 de um ou mais vasossangufneos, fluxo de sangue que pode ser externo, atraves de um orificio ou de uma SOlUy80 de continuidade da pele, ou interno, para uma cavidade, org80 ou espayo entre os tecidos. Hematoma 10008931 Processo de Perda Sanguinea com as caracteristicas especfficas: Concentray80 e acumulay80 de sangue retido dentro dos tecidos, pele ou org80s, assoeiadas a traumatismo ou hemostase incompleta apos interveny80 cirurgica, massa palpavel, dor ao toque, pele dolorosa com coloray80 azul, esverdeadoescuro ou amarela. Hemorragia 10008954 Processo de Perda Sanguinea com as caracterfsticasespecfficas: Perda de uma grande quantidade de sangue numcurto periodo de tempo, externa ouinternamente, associadaa sangramento arterial, venoso ou capilar. Menorragia 10011948 Processode PerdaSangufnea com as caracteristicas especfficas: Perdasanguinea trual que e excessiva em numera de dias ouemquantidade desangue. Ingurgitamento Processo Vascular 10006932

mens-

Ingurgitamento Mamario 10003632 Ingurgitamentocom as caracteristicas especificas: Tumefacy80 e aumento de peso da mama, dor localizada na mama, acompanhados de acUmUlay80 de leitenos canais secretores da mama; associado ao nascimento de uma crianya. Processo Neurovascular 10013160 Processo Vascular com as caracterfsticas especfficas: Processo relativoaossistemas voso e vascular.

ner-

Perfusao dos Tecidos 10019745 Processo Vascular com as caracterfsticas especfficas: Movimentodo sangueatravesdos tecidos perifericos para fornecimento de oxigenio, Iiquidos e nutrientes ao nivel celular, associado temperatura e cor da pele, diminuiy80 dopulso arterial, a alterayoes napresS80 sanguinea arterial, cicatrizay80 de feridas e ao crescimento dospe.los.

Processo Patol6gico 10014121 Processo Corporal com as caracterfsticas especfficas: Doenya.

Copyright 2005 by ICN - Internatiol1alCouncil of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Infec9ao 10010104 Processo Patol6gico com as caracterfsticas especfficas: Invasao do corpo por microorgarsmos patogenicos que se reproduzem e multiplicam, causando doen<;a por lesao celular ocal. secre<;ao de toxinas ou reac<;ao antigenio-anticorpo. Infec9ao Cruzada Infec<;ao 10005404

Candidiase 10019713 Infec<;ao com as caracteristicas especfficas: Camada esbranqui<;ada associada a infec<;ao por fungos, manchas esbranqui<;adas e ulceras superficiais. Inflama~ao 10010127 Processo Patol6gico Envenenamento Processo Patol6gico Trauma 10020105 Processo Patol6gico Lesao Trauma Lesao Quimica Lesao Lesao Eh~ctrica Lesao Lesao por Laser Lesao Lesao Mecanica Lesao Lesao Peri-operat6ria Lesao Lesao por Radia~ao Lesao Lesao Termica Lesao por Posicionamento 10014703

..,

N -:;j

10016286

o a.
E
~

10019637

Lesao por Transferencia Lesao com as caracteristicas

10020024 especfficas: Devido a mudan<;a de posi<;ao.

o ..,
N U

Trauma P6s-Viola~ao 10016335 Trauma com as caracteristicas especfficas: Disposi<;ao para gerir um ponto de viragem, para melhor ou pior, num acontecimento de penetra<;ao sexual for<;ada e violenta contra 0 desejo e consentimento do pr6prio; associado a estilo de vida desorganizado e a processos de reorganiza<;ao do estilo de vida a longo prazo.
~

o ..J

(,)I

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Resposta Composta ao Trauma P6s-Violacao Trauma

10016342

Morrer 10006403 Processo Corporal com as caracterfsticas especificas: Interrup<;ao da vida, diminui<;ao gradual ou subita das fun<;oes corporais que conduz ao fim dos processos corporais de manuten<;ao da vida. Morrer com Dignidade 10005967 Processo de Morrer com as caracterfsticas especfficas: Verbaliza<;ao de alfvio da dor, expressao de controlo de sintomas, participa<;ao nas decisoes sobre os cuidados e tratamentos, verbaliza<;ao de conforto ffsico, verbaliza<;ao de satisfa<;ao espiritual e revisao das experiencias de vida. Eliminacao 10006720 Processo Corporal com as caracterfsticas duos, sob a forma de excre<;ao. Processo do Sistema Gastrointestinal Processo Corporal Absorcao 10000291 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracterfsticas especfficas: Incorpora<;ao e dissolu<;ao dos alimentos e dos nutrientes convertidos em moleculas alimentares atraves de e para os tecidos do tubo digestivo. Eructacao 10003785 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracterfsticas especfficas: Arrotar; trazer boca gas ou ar do est6mago; segurar um be be contra 0 peito e dar palmadas suaves nas costas para induzir 0 arroto. Obstipacao 10004999 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracterfsticas especfficas: Diminui<;ao na frequencia da defeca<;ao acompanhada por dificuldade ou passagem incompleta das fezes; passagem de fezes excessivamente duras e secas. Impactacao 10009817 Obstipa<;ao com as caracterfsticas especfficas: Ausencia de emissao de fezes, evacua<;ao dolorosa, sensa<;ao de pressao e preenchimento rectal, massa pal pavel ou colec<;ao de fezes endurecidas no recto. Defecacao 10005628 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracterfsticas especificas: Movimento e evacua<;aoatraves da defeca<;c'3o, habitualmente uma vez por dia, de fezes moles e moldadas. Incontinencia Intestinal 10003595 Defeca<;ao com as caracterfsticas especfficas: Fluxo involuntario e defeca<;ao incontrolada de fezes, associada a um relaxamento inadequado, pouco ou nenhum exercfcio, fraca nutri<;ao, tensao neuromuscular relacionada com esfor<;o ou defices musculosqueleticos e doen<;as. Encoprese 10006806 Incontinencia Intestinal com as caracterfsticas especfficas: Defeca<;ao voluntaria e inapropriada de fezes, incontinencia de fezes sem causa orgfmica ou doen<;a.

especfficas: Movimento e evacua<;ao de resf-

Copyright 2005 by leN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Dispepsia 10006442 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracteristicas especificas: Vaga sensagao de desconforto epigastrico apos a alimentagao, digestao dolorosa, sensagao de enfartamento, pirose, timpanismo, nausea e perda de apetite. Diarreia 10005933 Defecagao com as caracteristicas especificas: Fluxo e defecagao de fezes soltas, liquidas, nao moldadas; aumento de frequencia de dejecgoes, acompanhada de aumento dos ruidos intestinais, colicas e urgencia na defecagao. Flatulencia 10007985 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracteristicas especificas: Presenga de uma quantidade excessiva de gases no est6mago e intestino, aumento de flato, abdomen distendido, associ ado a distensao de orgEtos e dor fraca a moderada. Regurgita~ao 10016632 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracteristicas especificas: Refluxo ou retorno dos alimentos deglutidos para a boca; incapacidade de impedir 0 refluxo das substancias do est6mago para as vias aereas, acompanhado pela inalagEto do conteudo gastrico para as vias aereas. V6mito 10020864 Processo do Sistema Gastrointestinal com as caracteristicas especificas: Expulsar ou trazer de volta alimentos processados ou conteudo gastrico atraves do esofago e para fora da boca. Cura 10008707 Processo Corporal com as caracteristicas Cicatriza~ao da Ferida Processo de Cura Desenvolvimento Humano 10009200 Processo Corporal com as caracteristicas especificas: Processo de desenvolvimento fisico normal e progressive durante a transigEto da infancia ate idade adulta, de acordo com a idade aproximada e estadios do crescimento e desenvolvimento da puberdade, crescimento rapido entre os 9 e os 16 anos acompanhado por encerramento osseo, alteragoes na voz, distribuigEto pilosa como no adulto, aumento da massa muscular, diminuigEto da gordura corporal, aumento da secregEto sebacea e aumento da perspiragEto.

N .::::i

-,

especificas: Restabelecer a saude.

Envelhecimento 10001964 Desenvolvimento Humano com as caracteristicas especificas: Processo de desenvolvimento fisico, normal e progressivo, durante a transigEto da idade adulta para a velhice; de acordo com a idade aproximada e estadios de desenvolvimento, e acompanhado pelo declinio dos processos corporais devido diminuigEto da capacidade para regenerar as celulas, levando perda de massa e coordenagEto musculares e de competencias psicomotoras; perda de pelos e pele fina e enrugada.

Desenvolvimento Infantil 10004324 Desenvolvimento Humano com as caracteristicas especificas: Processo de desenvolvimen::: ffsico normal e progressivo, de acordo com a idade aproximada e estadios de crescimen::: e desenvolvimento, desde 0 nascimento, atraves da infancia ate idade adulta.

Cooyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3. place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Desenvolvimento Psicomotor 10016012 Processo de Desenvolvimento Infantil com as caracteristrcas especificas: Processo natural e evolutivo. Integra a coordena<;ao, comunica<;ao, socializa<;ao e aspectos da mobilidade. Capacidade das pessoas para interagirem com a meio envolvente atraves de comportamentos. Desenvolvimento Fetal 10007890 Desenvolvimento Humano com as caracteristicas especificas: Processo de vida normal e progressivo, no ventre da mulher para dar origem a um novo individuo, de acordo com a idade aproximada e as estadios de crescimento e desenvolvimento, desde a concep<;ao, atraves do desenvolvimento embrionario e periodo fetal ate ao nascimento. Crescimento 10008563 Desenvolvimento Humano com as caracteristicas especificas: Desenvolvimento fisico normal e progressivo com altera<;oes fisicas distintas desde a infancia ate idade adulta, em consequencia do processo gradual e normal de desenvolvimento organico e matura<;ao, de acordo com a idade aproximada e estadios de crescimento e desenvolvimento, tais como a per/ado prenatal, de recem-nascido, a 1a infancia, a idade pre-escolar, a idade escolar e a adolescencia, com dais period as de crescimento acelerado, sendo a primeiro nos primeiros 12 meses de vida e a segundo par volta da puberdade.

Atraso no Crescimento Cresci menta Crescimento Desproporcionado Crescimento Processo de Crescimento Normal 10019709 Cresci menta com as caracterfsticas especfficas: Condi<;ao de ganho de peso e de crescimenta dentro dos parametros normais e esperados, especial mente nas crian<;as; corpo bem nutrido e ajustado pelo acesso aos nutrientes essenciais. Comportamento Desenvolvimento Organizado Humano 10013777

Comportamento Infantil Organizado Comportamento Organizado

10013796

Processo do Sistema Imunitario 10009789 Processo Corporal com as caracterfsticas especificas: Complexo bioqufmico que protege a corpo contra organismos patogenicos e outros corpos estranhos, pela cria<;ao de barreiras locais e inflama<;ao; a res posta imunitaria humoral e especial mente eficaz contra invasoes bacterianas e viricas. Processo do Sistema Tegumentar Processo Corporal Dermatite Seborreica 10005310 Processo do Sistema Tegumentar com as caracterfsticas especificas: Cobertura da pele par uma descama<;ao moderada, seca au humida e oleosa, e com crostas amareladas de substancia sebacea, principal mente no couro cabeludo. Membrana Mucosa Seca 10006351 Processo do Sistema Tegumentar com as caracterfsticas especfficas: Pouca humidade, secura, falta de secre<;ao com risco de fric<;aoe de estalar, especial mente nos revestimentos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

10006367 Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: Epiderme aspera, S5::6""-osa ou descamativa, pouco humida, com risco de estalar, principalmente nas maos, :ss e sabre as proeminencias 6sseas, como cotovelos e joelhos.
:>: :sssJja

Pelle Seca

Pele Humida 10012149 ?rocesso do Sistema Tegumentar Eritema 10016388 Processo do Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: EruP9ao cutanea de diferentes cores e protuberancias, edema local, urticaria, vesiculas e prurido. Eritema pelas Fraldas 10005922 Eritema com as caracteristicas especificas: EruP9ao cutanea que ocorre em pessoas que usam fraldas, localizada na area habitualmente coberta pela fralda e em contacto com ela e nas pregas cutaneas, associ ad a a varios factores irritantes como a urina, fezes e componentes das fraldas. Exantema 10007260 Eritema com as caracteristicas especificas: EruP9ao cutanea de diferentes cores e protuberancias, calor, vermelhidao pruriginosa e dor associada a doen9as infecciosas como por exemplo, a varicela, sarampo e rubeola. Eritema por Calor 10008880 Eritema com as caracteristicas especificas: Erupyao cutanea de eritema localizada em areas cobertas por roupas apertadas e quentes ou em areas expostas ao calor e temperatura elevada.

.::::3

..,

o N

Ferida 10021178 Processo do Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: Lesao tecidular habitualmente aSsociada a danos fisicos ou mecanicos; forma9ao de crosta e tuneliza9ao dos tecidos; drenagem serosa, sanguinolenta, ou purulenta; eritema da pele; edema; vesiculas; pele circundante macerada e anormal; aumento da temperatura da pele; odor; sensibilidade dolorosa aumentada. Fissura 10007963 Ferida com as caracteristicas especificas: Fenda ou rasgao do tecido de revestimento da superficie do corpo, acompanhada por diminui9ao da elasticidade e capacidade de distensao da pele, por marcas vermelhas de estiramento atraves das quais se revela 0 tecido da derme. Macera~ao 10011493 Ferida com as caracteristicas especificas: Abrasao extensa do tecido de revestimento da superficie do corpo associado presen9a continua de humidade e de pele molhada.

Ferida da Pele Ferida Ferida Cirurgica 10019265 Ferida com as caracteristicas especificas: Corte de tecido produzido por um instrumento cirurgico cortante, de modo a criar uma abertura num espa90 do corpo ou num 6rgao, pro:uzinda drenagem de soro e sangue, que se espera que seja limpa, ou seja, sem mostrar :~a scuer sinais de infec9ao ou pus.

o .,
U-

o ..J
tIS U

III

c:
::::::Y'~rt 2005 by ICN - International Council of Nurses 3. place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Ferida Traumatica 10020122 Ferida com as caracteristicas especificas: Solu<;ao de continuidade inesperada de tecido na superficie do corpo, associada a lesao mecanica devido a agressao ou acidente; lesao irregular da pele, mucosa ou tecido, tecido doloroso e magoado, drenagem e perda de soro e sangue; associ ad a a tecido pouco limpo, sujo ou infectado. Queimadura 10003763 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especfficas: Rotura e perda da camada exterior do tecido da superffcie do corpo ou das camadas mais profundas, devida a lesoes pelo calorresultantes de exposiyao a agentes termicos, qufmicos, electricos ou radioactivos; caracterizada por coagulayao das protefnas das celulas, aumento do metabolismo, perda da reserva de nutrientes nos musculos e no tecido adiposo, perda de protefnas e compostos azotados, por grande dor, desconforto e stress, com risco de choque e com risco de vida; necrosedos tecidos, infec<;aoda ferida, contracturas, escara hipotr6fica com rigidez por espessamento, em que 0 doente fica profundamente desfigurado; queimadura de 1,2 e 3 grau. Contusao 10005161 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especificas: Lesao do tecido corporal superficial e subjacente, lesao tecidular irregular em forma de estrela, altera<;ao da colora<;ao da pele exterior que evolui de preto e azul para verde e amarelo, associada a agressao ffsica como pancada ou queda. Corte 10005462 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especificas: uma faca ou de outro instrumento cortante.

Golpe pequeno e fino, incisao de

Escoria;ao 10007287 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especificas: Abrasao do tecido da superffcie do corpo, pequenas areas hemorragicas, pele dolorosa e magoada ate ficar coberta por uma crosta seca sero-sanguinolenta; associ ad a a lesao ffsica por traumatismo, a fric<;ao contra uma superffcie dura ou a queimaduras qufmicas. Queimadura por Frio 10008247 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especfficas: Rotura e perda da camada exterior do tecido da superffcie corporal ou das camadas mais profundas, devida a exposiyao prolongada ao frio, trombose dos capilares e congelayao do Ifquido extracelular, especial mente nas partes do corpo com menor perfusao dos tecidos como, por exemplo, os dedos; os estadios graduam-se segundo a gravidade associada a dura<;ao da exposi<;ao e a quantidade de frio, desde a lesao superficial da pele com manchas brancas, sensa<;aode picadas e viscosidade, progredindo para dor intensa devida a lesao das termina<;oes nervosas superficiais (queimadura por frio de 1 grau), a profunda lesao dos tecidos com pele branca e gelada, dura mas m6vel em rela<;aoas estruturas tecidulares subjacentes, perda de sensa<;aoe dor devida a lesao do nervo (queimadura por frio de 2 grau) e finalmente a destrui<;aoda estrutura do tecido com necrose ou pele preta, perda de sensa<;ao e dor devida a lesao dos nervos, com alto risco de infec<;aoda ferida, perda de partes do corpo perifericas como os dedos dos pes ou das maos (queimadura por frio de 3 grau). Ferida por Arma de Fogo 10008619 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especfficas: Ferida causada por uma arma de fogo, e c1assificadapor local de entrada, safda e trajecto da ferida. 0 local de entrada tem varios efeitos sobre os tecidos, por exemplo: apenas 0 impacto da bala ou a queimadura da p6lvora, de acordo com a distancia a que e disparada. A bala pode penetrar no corpo, ficar alojada no corpo, provocar danos na superffcie corporal ou passar de raspagem sobre a superffcie da pele, dependendo da distancia de disparo, do angulo da bala e do angulo do corpo face a bala.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Lacerac;ao 10011090 >=srIdaTraumatica com as caracterfsticas especfficas: Rasgo irregular, associado a lesao rntensa dos tecidos que chega a ameagar a vida com perda de sangue e soro, e com risco ce choque. Necrose 10012482 Ferida Traumatica com as caracterfsticas especfficas: Morte tecidular associada a processo local inflamat6rio,infeccioso ou maligno, ou a lesao mecanica dos tecidos; os estadios sac c1assificados de acordo com a gravidade associada duragao da ausencia de oxigenagao do tecido, vaG desde a pele palida e branca acompanhada de grande dor devida afecgao dos nervos superficiais, ate necrose azul e negra da pele e perda da sensagao e da dor devida a lesao dos nervos com alto risco de infecgao da ferida, perda do tecido lesado e de partes do corpo.

N ,-

o
:::::s

..,

Ferida por Punc;ao 10016147 Ferida traumatica com as caracterfsticas especfficas: Ferida causada por um alfinete, prego, langa, estaca ou outro objecto pontiagudo perfurante da pele. Normalmente profunda apesar de ter um ponto de entrada pequeno. Ulcera 10020237 Ferida com as caracterfsticas especfficas: Ferida aberta ou lesao, perda da camada mais profunda de tecido, lesao circunscrita semelhante a uma loca, com diminuigao do aporte sangufneo, tecido de granulagao vermelho, necrose do tecido celular subcutaneo, odor da ferida, sensibilidade em redor da periferia, dor, crosta de tecido inflamado e necr6tico associado a um processo inflamat6rio, infeccioso ou maligno. Ulcera Arterial 10002558 Ulcera com as caracterfsticas especfficas: Lesao circunscrita semelhante a uma loca, normalmente situada no calcanhar, maleolos ou dedos do pe, pele em tome da ferida palida ou purpura escura, ulcera serosa com zonas de necrose amarelas e pretas, exposigao de tendoes, pes frios, forte dor na ferida e dor ao andar e em repouso; associada a insuficiencia arterial. Ulcera de Pressao 10015612 Ulcera com as caracterfsticas especfficas: Dano, inflamagao ou ferida da pele ou estruturas subjacentes como resultado da compressao tecidular e perfusao inadequada. Ulcera Venosa 10020683 Ulcera com as caracterfsticas especfficas: Lesao circunscrita semelhante a uma loca, normalmente situada na perna, acima do maleolo, com edema e pele seca em torno da ferida, com descamagao acastanhada, descoloragao, lipodermatosclerose, atrofia da pele, exantema, dor e dor na ferida, associada a insuficiencia venosa cr6nica, lesao dos retalhos venosos e diminuigao co retorno do sangue venoso dos membros inferiores para 0 tronco. Metabolismo 10012005 processo Corporal com as caracterfsticas especfficas: Somat6rio de todos os processos : ../ ~::os que levam ao cresci mento, geragao de energia, eliminagao de desperdfcios e "S;~ a;:2:::8s fungoes corporais relacionadas com a distribuigao dos nutrientes no sangue a::s a : ;ss:ac. aumento do metabolismo basal devido ao exercfcio, elevagao da tempe-:::_":: :':-::ce 8ctividade hormonal ou digestao.
JCa

(,)I

as
N

as

(J o ...J

C:J;:y:;;ht 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Movimento Corporal 10003414 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Movimento espontaneo, inconsciente ou involuntario dos musculos, articulagoes e ossos, bem como de fungoes motoras. Convulsao 10005174 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Movimento muscular incontrolavel, contracgoes involuntarias de um grupo de musculos; paroxfstico e epis6dico associado a doengas convulsivas, concussao cerebral ou febre. Pe Equino 10008140 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Flexao plantar do pe, arqueamento da articulagao do tornozelo na direcgao do solo, pe descafdo, arqueando-o e impedindo-o de tocar no chao na tentativa da marcha; marcha sobre os dedos do pe; 0 pe nao pode ser mantido na posigao normal nem em dorsiflexao, associada a repouso prolongado na cama sem 0 alinhamento adequado e pressao da roupa de cama sobre 0 pe.

Fractura 10008210 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Falta de movimento de uma parte do corpo associada a lesao traumatica de um osso, solugao de continuidade do tecido 6sseo; a gravidade da fractura depende da estrutura 6ssea, da parte do osso e da natureza da fractura. Rigidez Articular 10010975 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Angulagao da articulagao, fibrose do tecido conjuntivo da capsula articular impedindo a mobilidade normal da mao, dos dedos da mao, do cotovelo, do ombro, do pe, do joelho ou dos dedos do pe; movimentos limitados ou incapacidade de movimentos e alinhamento anormal da articulagao, associada a atrofia ou encurtamento das fibras musculares devido a ausencia de movimentos articulares passivos ou activos, ou a perda da elasticidade normal da pele, devido formagao de extenso tecido cicatricial sobre a articulagao.

Movimento 10012274 Processo do Sistema Musculosqueletico Processo de Contractura Muscular 10012328 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Contracgao involuntaria dolorosa de um musculo ou grupo muscular associado a uma actividade ffsica extenuante, esforgo exagerado de um ou mais musculos, devido a uma postura corporal inadequada, como por exemplo ao tentar evitar uma queda. Paralisia 10014006 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracterfsticas especfficas: Condigao anormal caracterizada pela perda da fungao muscular, perda da sensibilidade ou ambas; perda da capacidade de mover 0 corpo ou partes do corpo, acompanhada de perda do controlo intestinal e vesical e por dificuldade respirat6ria, associada a agressao, lesao neurol6gica e muscular ou traumatismo vertebro-medular, doenga ou envenenamento. Paresia 10014075 Paralisia com as caracterfsticas especfficas: Paralisia total ou parcial, perda incompleta ou completa da capacidade de mover partes do corpo, tais como a boca, a orofaringe ou a palpebra.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Espasticidade 10018520 :J'8cesso do Sistema Musculosqueletico com as caracteristicas especificas: Contracyao jescontrolada dos musculos esqueleticos, aumento do tonus muscular, rigidez muscular e movimentos descoordenados. Entorse 10018698 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracteristicas especificas: Traumatismo de uma articulayao que provoca dor e incapacidade funcional, movimento articular alterado e doloroso, hipersensibilidade, espasmo muscular, edema articular, alterayao da colorayao, compromisso do funcionamento, associado a lesao traumatica e rotura do tecido conjuntivo peri-articular. Tremor 10020146 Processo do Sistema Musculosqueletico com as caracteristicas especificas: Tiritar ritmico nao intencional, tremura, contracyoes musculares involuntarias alternadas com relaxamento dos grupos musculares esqueleticos opostos; associado com tremuras crescentes durante os movimentos intencionais em pessoas de idade, e em determinadas familias, com predisposiyao genetica para doenyas neurodegenerativas. Tremor Senil 10017851 Tremor com as caracteristicas especificas: Tremores finos e rapidos especial mente das maos, aceno ritmico da cabeya, aumentando geralmente durante os movimentos intencionais; intensificado pela ansiedade, excitayao e constrangimento, ocorre principal mente nas pessoas idosas. Processo do Sistema Nervoso Processo Corporal Comportamento Desorganizado 10006059 Processo do Sistema Nervoso com as seguintes caracteristicas especificas: ACyoes desordenadas ou confusas; sequencia de aCyoes nao adequadas como respostas aos estimulos do meio envolvente. Percep~ao 10014270 Processo do Sistema Nervoso com as caracteristicas especificas: Registo mental consciente de estimulos sensoriais; ter nOyao de objectos ou outros dados atraves dos sentidos. / Tontura 10006160 Percepyao com as caracteristicas especificas: Sensayao de desmaio ou sensayt30 de incapacidade de manter 0 equilibrio normal nas posiyoes de pe ou sentado, associada a confusao, nausea e fraqueza. Alucina~ao 10008635 Percep9ao com as caracteristicas especificas: Aparente registo de estimulos sensoriais que real mente nao estao presentes; classificam-se, segundo os sentidos, em alucinayoes auditivas, visuais, olfactivas, gustativas ou tacteis. Audi~ao 10008814 Percepyao com as caracterfsticas especificas: Faculdade de percepcionar os sons devida :=s ~espostas a estimulos por parte dos orgaos auditivos; capacidade de ouvir.

N .~

..,

IIU

U o ...J

t>
N

:.::! rght

2005 by ICN - International Council of Nurses 3 :iace Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

c:

Fome 10009259 Percep<;ao com as caracterlsticas espec1ficas: Sensa<;ao de forte desejo de comida, muitas vezes referenciada boca e ao est6mago; dor ou desconforto; situa<;ao de exaustao devido falta de comida; e nas crian<;as associado a: levar a mao boca, movimentos de suc<;ao, reflexo de rota<;ao e movimentos da boca.

lIusao 10009758 Percep<;ao com as caracteristicas especificas: Interpreta<;ao falsa de est/mulo sensorial registado, interpreta<;ao erronea de objectos ou estimulos externos. Prurido 10010934 Percep<;ao com as caracteristicas especlficas: Sensa<;ao de formigueiro desagradavel, sensa<;ao cutanea, seguida do impulso de arranhar a pele ou 0 couro cabeludo. Cinestesia 10010999 Percep<;ao com as caracterlsticas espec1ficas: Capacidade de se aperceber e ter consciencia da postura e movimentos corporais, devido a respostas a est/mulos dos nervos sensoria is nos musculos e articula<;oes. Nausea 10012453 Percep<;ao com as caracterlsticas espec1ficas: Sensa<;ao de enjoo e de vontade de vomitar; sensa<;ao desagradavel, vagamente referenciada ao epigastro.e abdomen, ofensiva ao paladar ou ao olfacto. Pesadelo 10013211 Percep<;ao com as caracteristicas especificas: Sonhar durante 0 sono de "movimento rapido dos olhos"; sentimentos crescentes de medo intenso a que e impossivel fugir, terror, aflic;ao ou extrema ansiedade que habitualmente acorda quem dorme. Oor 10013950 Percep<;ao com as caracteristicas espec1ficas: Aumento de sensa<;ao corporal desconfortavel, referencia subjectiva de sofrimento, expressao facial caracteristica, altera<;ao do tonus muscular, comportamento de autoprotecc;ao, limitac;ao do foco de aten<;ao, alterac;ao da percep<;ao do tempo, fuga do contacto social, compromisso do processo de pensamento, comportamento de distrac<;ao, inquieta<;ao e perda de apetite. Oor Oncol6gica 10003841 Oor com as caracteristicas espec1ficas: Sensa<;oes concomitantesde dores agudas e cronicas com diferentes nlveis de intensidade, associ adas dissemina<;ao invasiva de celulas cancerlgenas no corpo; consequencia do tratamento do cancro, como a quimioterapia, ou condi<;oes relacionadas com 0 cancro, como dor por ferida; a dor oncologica e habitual mente referida como uma sensa<;ao de dor imprecisa, ferindo, que faz doer, assustadora ou insuportavel, com crises de dor intensa acompanhada de dificuldade no sono, de irritabilidade, depressao, sofrimento, isolamento, desespero e de sensa<;ao de desamparo.

Oor Cutanea 10005470 Oor com as caracterlsticas espec1ficas: Sensa<;ao de dor com origem no tecido que reveste 0 corpo, associada a inflama<;ao, queimadura, traumatismo e doen<;a de pele; a dor na pele e nos tecidos, e habitualmente referida como Iimitada a uma sensa<;ao aguda de picada intensa, de ardor, corte, e de sensa<;ao de queimadura mas sem sinais de res posta automatica ou de irradia<;ao de dor a outras areas do corpo.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Oor por Ferida 10021243 Dor Cutanea com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor com origem numa ferida ou na periferia de uma ferida, consoante a natureza desta; habitual mente descrita como uma dor aguda, cortante e lacerante, ou como uma dor embotada, surda, incomoda, com hipersensibilidade, a menos que a les80 tenha destruido as termina<;oes nervosas e as sensa<;oes de dor. Oor de Trabalho de Parto 10011088 Oor com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor de intensidade e frequencia crescentes, associada as contrac<;oes do utero e a dilata<;80 cervical que ocorrem durante 0 trabalho de parto. Oor de Periodo Expulsivo 10003152 Oor de Trabalho de Parto com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor no segundo periodo do trabalho de parte; a distribui<;80 da dor e generalizada a parte anterior do abdomen, tornando-se a dura<;80 constante quando a dilata<;80 cervical esta completa; esta sensa<;80 e muitas vezes descrita como intensa, constritiva, frequentemente excruciante. Oor de Periodo de Oilatac;ao Cervical 10004136 Oor de Trabalho de Parto com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor durante 0 primeiro periodo do trabalho de parto, associada a contrac<;oes uterinas, de aparecimento subito; a distribui<;80 da dor localiza-se primariamente no centro do dorso, esta sensa<;80 e muitas vezes referida como colica moderada, profunda, que vai ficando cada vez mais forte. Oor de Falso Trabalho de Parto 10007549 Oor de Trabalho de Parto com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor abdominal que inicialmente parece ser dor de trabalho de parto, mas e ineficaz, n80 sendo acompanhada por extin<;80 e dilata<;80 do colo uterino; dor irregular, curta e moderada sem irradia<;80 para a regi80 inferior do abdomen; sensa<;80 de dor que e frequentemente referida como profunda, do tipo colica, mas e uma dor moderada sem evolu<;80 para mais forte. Oor MusculosquelEHica 10012337 Oor com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor com origem nos musculos, articula<;oes osseas ou dentes; esta sensa<;80 e habitualmente referida como profunda, maci<;a e surda, activada pelos movimentos de partes do corpo ou de todo 0 corpo, mas presente tambem nos periodos de repouso. Oor Artritica 10002570 Oor Musculosqueletica com as caracteristicas especificas: Sensa<;80 de dor com origem numa situa<;80 inflamatoria de articula<;oes tumefactas; esta sensa<;80 e habitual mente referida como uma dor flutuante, intermitente, surda, aguda e latejante, durante a actividade, periodos de repouso e imobilidade. Oor Ossea 10003569 Do' '''usculosqueletica com as caracteristicas especificas: Sensa<;ao de dor com origem -: :6r6steo. fractura impactada: a sensagao e habitualmente referida como profunda, s~':c ..:'esente nos periodos de repousc e durante a imobilidade. Oor por Fractura 10008223

eSJecfficas: Sensayao de dor com origem em fracturas :sse:::s :::;:_::::3-a:'La ---a-:e '6':s:cc como aguda, cortante, com sensayao de prurido e :;::::-::-:_-:6-:6 :::;;'2.::::;:: :e: ~.:\ir;ento das fracturas; estas sensayoes nao se man:~- :_-:::-:e :3 :e-:::s:5 -e::~s: CL; quando se esta imovel.

:: - :::SS6::::;:~ CS carac::e(s:i:2S

=-== .. - ;;'":

2Ci05 c/ iCN - International Council of Nurses 3. place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Dor Muscular 10012316 Oor Musculosqueletica com as caracterfsticas especfficas: Sensa<;80' de dor com origem em tensoes e esfor<;os musculares associados ao exercfcio, infec<;oes e doen<;a musculosqueleticas; sensa<;80 habitualmente referida como uma c8ibra, uma dor compressiva e latejante, muitas vezes acompanhada de dor irradiada. Dor Neurogenica 10013125 Oor com as caracteristicas especificas: Sensa<;oes de dor com origem em lesoes que afectam os nervos perifericos; sensa<;80 habitual mente referida como uma dor tipo picada ou formigueiro, acompanhada por perturba<;oes das sensa<;oes; a dor neurogenica com origem em lesoes dos nervos principais surge associada a interven<;oes cirurgicas ou a les80 cerebral; a dor neurogenica e habitualmente referida como penetrante, perfurante, cortante, tipo queimadura, atroz ou torturante. Dor Fantasma 10014454 Oor Neurogenica com as caracterfsticas especfficas: Sensa<;80 de dor numa parte do corpo ou 6rg80 que foi removido, como na amputa<;80; as sensa<;oes de dor antes da interven<;80 predispoem para sensa<;oes de dor fantasma depois da interven<;80; esta sensa<;80 e habitual mente referida como pruriginosa, duradoura, de contrac<;80, atroz, torturante e insuportavel. Disuria 10013966 Oor com as caracterfsticas especfficas: Oor uretral ou na bexiga com sensa<;80 de ardencia ao urinar. Dor Vascular 10020612 Oor com as caracterfsticas especificas: Sensa<;80 de dor com origem no sistema vascular em consequencia de dilata<;80 ou insuficiencia vascular, habitual mente referida como uma dor de compress80, de esmagamento e de aperto. Dor Isquemica 10010896 Oor Vascular com as caracterfsticas especfficas: Sensa<;80 de dor com origem na redu<;80 dairriga<;80 sangufnea periferica, associada a doen<;a vascular periferica, diminui<;80 do fluxo sangufneo provocada por constri<;80 por aparelhos ortopedicos ou outros objectos compressores, por insuficiente aporte sangufneo como nas doen<;as arteriais oclusivas, e por traumatismo cirurgico. A dor isquemica e muitas vezes descrita como intensa e atroz. Enxaqueca 10012046 Oor Vascular com as caracterfsticas especfficas: Sensa<;80 de dor com origem numa cefaleia unilateral recorrente em que 0 aparecimento da dor e desencadeado por est/mulos externos, como a luz, barulho ou odor, bem como est/mulos internos, tais como intolerEtncia alimentar, stress ou outro tipo de dor; a sensa<;80 de dor pode ser antecipada por pr6dromos de c1aroes luminosos e aura; esta sensa<;80 e habitual mente descrita como unilateral atroz, constritora, aniquilante, acompanhada de nauseas, v6mitos, sede e de altera<;oes do humor. Dor Visceral 10020801 Oor com as caracterfsticas especfficas: Sensa<;80 de dor com origem nos revestimentos dos 6rg80s como 0 pericardio, 0 peri6steo, ou a mucosa intestinal; a dor visceral pode ser mais ou menos limitada, parecendo muitas vezes originaria de uma zona maior do que a realmente afectada; esta sensa<;80 e habitualmente referida como perfurante, surda e profunda, inc6moda, como uma c6lica intensa associada a sensa<;oes de enjoo ou asfixia.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

C6lica 10004535 Oor Visceral com as caracteristicas especificas: Sensayao de dor com origem num espasmo dos musculos lisos em 6rgaos ocos, como 0 intestino, rim ou vias biliares; esta sensayao habitualmente referida como contracyoes recorrentes tipo caibra, sensayao de compressao, dilacerayao ou tormento; movimento corporal como flexao das pernas; choro intenso, abd6men distendido e nao depressivel.

Dispareunia 10006435 Oor Visceral com as caracteristicas especificas: Sensayao de dor durante a relayao sexual associada a coito foryado, excitayao sexual incompleta ou lesao genital associada a doenyas, ulcerayoes dos 6rgaos genitais ou tecidos adjacentes, por parte ou mutilayao genital feminina. Dismenorreia 10011953 Oor Visceral com as caracteristicas especificas: Sensayao de dor com origem em espasmos dos musculos uteri nos; esta sensayao habitual mente referida como contracyoes intensas tipo c6lica, latejantes e sensayao de desconforto no abd6men e regiao lombar.

N .~

..,

Tensao Pre-Menstrual 10015450 Oor Visceral com as caracteristicas especificas: Sinal de inicio da menstruayao nos ultimos dias do cicio menstrual, tensao nervosa, irritabilidade, aumento de peso, edema, cefaleia, mastalgia, disforia e falta de concentrayao, antes do inicio da menstruayao; estas caracteris~ ticas desaparecem depois do primeiro ou segundo dia do periodo menstrual. Obstipac;ao Percebida Percepyao Visao 10018124 Percepyao com as caracteristicas especificas: Capacidade de ver, devido a respostas a estimulayao dos 6rgaos visuais; capacidade para ver. Olfacto 10018327 Percepyao com as caracteristicas especificas: Faculdade de cheirar devido a respostas a estimulayao dos 6rgaos olfactivos; capacidade de sentir os cheiros. Suspeita 10019310 Percepyao com as caracteristicas especificas: Impressao da existencia de algo que nao esta presente, actuar por tentativas sem motivos claros, inclinayao para acusar mental mente ou para duvidar da genuinidade da verdade. Sintoma 10019368 Percepyao com as caracteristicas especificas: Alterayao no corpo, experiencia subjectiva de alterayao na sensayao corporal, funyao ou aparencia. Sintoma de Infecc;ao Sintoma 10019375

Paladar 10019458 ='ercepyao com as caracteristicas especificas: Faculdade de saborear devido a respostas a ::;.stimulayaodos 6rgaos gustativos; capacidade de saborear os alimentos e as bebidas. Sede 10019671

:::::--::::-:';20 com as caracteristicas especificas: Sensayao de desejo de beber agua ou outros : _'::5 -::;""erenciada boca e a orofaringe, com secura das mucosas da boca e orofaringe. a

:::: ..~~'lt 2005 by ICN - International Council of Nurses


:: : "ce Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Tacto 10019895 Percep<;:80 com as caracterfsticas especificas: Capacidade de sentir devido a respostas a estimula<;:80 dos 6rg80s tacteis; capacidade para se orientar pelo tacto e press80 atraves dos 6rg80s tacteis dos tegumentos. Actividade Psicomotora 10016008 Processo do Sistema Nervoso com as caracterfsticas especificas: Ordena<;:80 do movimento em actividades mentais conscientes, formas voluntarias de se mover e mobilizar 0 corpo, exigindo um certo grau de coordena<;:80 neuromuscular. Hiperactividade 10009302 Actividade Psicomotora com as caracterfsticas especificas: Aumento anormal da actividade ffsica do corpo, tremor, desassossego, dificu/dade para se manter na mesma POSi<;:80; pode estar associada a doen<;:ascomo 0 hipertiroidismo ou perturba<;:oes mentais. Agita9ao 10002035 Hiperactividade com as caracterfsticas especfficas: Condi<;:80 de excita<;:80 psicomotora sem objectivo, actividade incessante, andar sem parar; descarga de tens80 nervosa associada com ansiedade, medo ou stress mental. Inquieta9ao 10017138 Hiperactividade com as caracterfsticas especificas: Sensa<;:80de intranquilidade, cansa<;:o e formigueiro na profundidade dos musculos, por vezes associada a fascicula<;:80 muscular e sensa<;:80 de dor tipo picada. Hipoactividade 10009466 Actividade Psicomotora com as caracterfsticas especfficas: Diminui<;:80 anormal da actividade fisica do corpo, movimento lento, rigidez muscular, mascara facial; associada a doen<;:as neuro/6gicas ou mentais. Catatonia 10004056 Hipoactividade com as caracteristicas especificas: Perturba<;:80 motora acentuada que se manifesta habitua/mente por imobilidade com rigidez muscular extrema ou excesso de actividade impulsiva; associada a perturba<;:oes mentais como a esquizofrenia. Desuso 10006139 Hipoactividade com as caracteristicas Resposta Fisica Processo Corporal 10014505

especificas: Fa/ta de actividade.

Alergia 10002163 Resposta Ffsica com as caracterfsticas especificas: Resposta imunol6gica a um antigenio estranho que resulta em inflama<;:80 e disfun<;:80 orgEmica. Alergia Alimentar 10008091 Alergia com as caracterfsticas especfficas: Resposta imunol6gica resultante do contacto com a/imentos, para os quais a pessoa e sensfvel. Alergia it Picada de Insecta Alergia

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Alergia ao Latex 10011185 :..,e:gia com as caracterfsticas especfficas: Resposta imunol6gica resultante do contacto c-orn produtos derivados da arvore da borracha. Alergia Alergia Alergia Alergia

a Medica~ao a Mordedura
de Cobra

Complica~ao Resposta Ffsica Efeito Colateral Complicagao Reflexo 10016582 Resposta Ffsica Disreflexia 10006474 Reflexo com as caracterfsticas especfficas: Situagao neuromuscular que ameaga a vida, marcada por uma resposta motora anormal a estfmulos nocivos que normalmente produzem uma res posta especffica; associada a lesao vertebromedular a nfvel igual ou superior a 07. Disreflexia Aut6noma Oisreflexia Reflexo Motor 10012257 Reflexo com as caracterfsticas especfficas: Movimento involuntario de parte do corpo ou 6rgao em resposta a urn estfmulo especffico, acgao involuntaria que ocorre imediatamente ap6s estimulagao, movimento sem envolvimento da voligao ou da consciencia. Reflexo Pupilar Reflexo Reflexo de Suc~ao 10019017 Reflexo com as caracteristicas especfficas: Estabelecimento de Iigagao adequada da crianga mae, enquanto mama e se alimenta, estabelecendo contacto, compreendendo os sinais da mae; forma apropriada de agarrar a areola, sucgao e colocagao da lingua correctas, deglutigao audfvel, num mfnimo de 5 a 10 minutos em cada mama, largando espontaneamente quando satisfeito.

N .;:j

..,

Resposta ao Tratamento Resposta Ffsica Resposta a Produto Sanguineo Resposta a Tratamento Resposta Fluidoterapia Resposta ao Tratamento Resposta Medica~ao ~es::osta ao Tratamento

Co;:;yright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3. place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Resposta Resposta

a Medicag80 Resposta a Alimenta~ao a

a Anestesia

Parenterica

Resposta ao Tratamento Resposta Termorregula~ao Resposta ao Tratamento Resposta ao Desmame Ventilatorio Resposta ao Tratamento Sinal 10018130 Resposta Fisica Sinal de Infec~ao Sinal Sinal Vital Sinal Valor de Tensao Arterial 10003342 Sinal Vital com as caracterfsticas especificas: Valor da press80 sanguinea em mm/Hg. Valor de Temperatura Corporal Sinal Vital Processo do Sistema Regulador Processo Corporal Desidrata~ao 10005671 Processo do Sistema Regulador com as caracteristicas especificas: Condig8o de desequilibrio de volume de liquidos ou perda de liquidos organicos acompanhada de diminuigao do debito urinario, urina concentrada, alterag80 dos electrolitos, diminuig80 do turgor da pele, pele vermeIha e seca, acinzentada e fria, mucosas secas, lingua saburrosa, aumento da temperatura corporal, aumento da press80 sanguinea, pulso periferico rapido e fraco, aumento da frequencia respiratoria, globos oculares afundados e moles, afundamento das fontanelas (em criangas recem-nascidas e lactentes), irritabilidade e confus8o. Desidrata~ao Hipertonica 10009413 Desidratagao com as caracteristicas especificas: Condigao de perda de liquidos corporais, em que a perda de agua excede a perda de electrolitos ou a sua reposig8o excede a reposig8o da agua, acompanhada de sede intensa, turgor normal, pele seca, acinzentada e descamativa, labios secos e gretados, espessamento da pele, mucosas ressequidas, ausencia de lagrimas e saliva, irritabilidade ou confus8o, acentuada letargia com hiperirritabilidade extrema estimulag8o. Como, por exemplo, no caso de erro na administrag80 de leite em po ou de alimentag80 parenterica, mistura com muito pouco Iiquido ou no caso de absorgao excessiva de proteinas.

Desidrata~ao Hipotonica 10009552 Desidratag80 com as caracteristicas especificas: Condig8o resultante de perda de Iiquidos organicos em que a perda de electrolitos excede a perda de agua dos tecidos corporais por uma rapida depleg80 dos Iiquidos organicos sem sinais de sede; acompanhada de pele pegajosa e fria, turgor muito fraco, mucosas levemente humidas, temperatura corporal sub normal, diminuig80 do pulso e respirag8o, podendo evoluir para letargia e coma. Como no caso de exsudados de feridas ou de vomitos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Desidratac;ao Isot6nica 10010910 Desidrata<;80 com as caracterfsticas especfficas: Condi<;80 resultante de perda de Ifquidos organicos com concentra<;80 electrolftica semelhante aqueles, sem sintomas de sede. Conservac;ao de energia 10006909 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: Disposi<;80 para uma gest80 activa da energia no sentido de iniciar e manter a actividade. Desequilibrio de Liquidos ou Electr61itos Processo do Sistema Regulador Hipercalcemia 10009318 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hiperglicemia 10009325 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipercaliemia 10009341 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipermagnesemia 10009356 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipernatremia 10009360 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hiperfosfatemia 10009373 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipocalcemia 10009478 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipoglicemia 10009484 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr6litos Hipocaliemia 10009497 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipomagnesemia 10009506 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hi ponatrem ia 10009510 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Hipofosfatemia 10009523 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Acidose Metab6lica 10011982 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Alcalose Metab61ica 10011995 ==5e~uilfbrio de Uquidos ou Electr61itos

-:::::s
""")

o N

:::::yr;)ht 2005 by ICN - International Council of Nurses 3 J'ace Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Acidose Respirat6ria 10016936 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Alcalose Respirat6ria 10016943 Desequilfbrio de Uquidos ou Electr61itos Reten~ao de Liquidos 10008058 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: Condigao de retengao de Ifquidos organicos nos espagos tecidulares associada a alteragao do equillbrio electrolftico, edema dos tecidos corporais, derrames, ganho de peso, falta de ar, agitagao e alteragoes no estado mental. Ascite 10002625 Retengao de Uquidos com as caracterfsticas especfficas: Condigao de acumulagao anormal de Ifquido intraperitoneal com uma concentragao elevada de protefnas e electr6litos, aumento do perf metro abdominal, edema, diminuigao do debito urinario; associada a doengas como cirrose, cancro, insuficiemcia cardfaca e parasitoses. Edema 10013627 Retengao de Uquidos com as caraeterfsticas especfficas: Condigao de excessiva acumulagao de Ifquidos organicos nos espagos tecidulares; retengao de Ifquidos com tumefacgao dos tecidos perifericos dos membros inferiores na posigao de pe, tumefacgao da regiao lombar na posigao supina, edema central acompanhado de respiragao superficial, alteragao do padrao respirat6rio ou sons respirat6rios anormais. HiperHidrata~ao Hipert6nica 10009421 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: Condigao rara de sobrecarga de Ifquidos hipert6nicos com concentragao electrolftica superior a doslfquidos organicos que se manifesta por sede intensa, pele seca, vermelha e quente, por confusao, alucinagao, sonolencia e convulsoes, associada a erros na administragao de Ifquidos, tal como a administragao endovenosa de Ifquidos hipert6nicos a doentes inconscientes ou erros na administragao de substitutos do leite materno, misturados com sal em vez de agucar, ou ainda no caso da ingestao de agua do mar pelos naufragos. Hipervitaminose 10009445 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: Condigao de acumulagao de uma quantidade t6xica de uma ou mais vitaminas durante um perfodo de tempo longo, associada a excesso de vitaminas A, 0, E ou K ou, mais raramente, as vitaminas hidrossoluveis B e C. Hiperhidrata~ao Hipot6nica 10009568 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: Sobrecarga de volume de Ifquidos hipot6nicos com uma menor concentragao electrolftica que os Ifquidos organicos, tal como na intoxicagao por agua devido a substituigao da perda dos fluidos corporais, como por exemplo, atraves do v6mito, diarreia ou sudorese intensa, acompanhada de nauseas, v6mitos, fraqueza, diminuigao da consciencia, espasmo muscular e convulsoes. Hipovitaminose 10009581 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas especfficas: ciencia de uma ou mais das vitaminas essenciais da dieta.

Condigao de defi-

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Hiper-hidrata~ao Isot6nica 10010923 Processo do Sistema Regulador com as caracterlsticas espedficas: Condi<;ao de sobrecarga de Ilquidos isot6nicos com a mesma concentra<;ao electrolltica dos Ilquidos organicos, acompanhada de aumento da pressao sangulnea, do peso corporal, ingurgitamento jugular e das veias das maos, dificuldade respirat6ria, presen<;a de sons respirat6rios associados a desenvolvimento de edema pulmonar por administra<;ao rapida de transfusao endovenosa ou associada insuficiemcia renal.

Malnutri~ao 10011602 Processo do Sistema Regulador com as caracterfsticas espedficas: Condi<;ao de nutri<;ao deficiente devido a um suprimento desequilibrado ou de deficiente qualidade de nutrientes associado a uma dieta pobre; compromisso de absor<;ao associ ado a doen<;as que afectam a utiliza<;ao de alimentos e nutrientes. Caquexia Malnutri<;ao com falta de for<;as e doen<;as como 0 10003802 as caracterlsticas espedficas: Condi<;ao de magreza, perda muscular, enfraquecimento habitualmente associada com mau estado geral ou a cancro e a tuberculose.

N -::J

..,

::=tt
::::ft

====-

Kwashiorkor 10011057 Malnutri<;ao com as caracterlsticas especlficas: Condi<;ao de grave deficiencia proteica sem deficiencia em calorias, que surge principal mente em crian<;as, atraso de cresci mento sem dramatica perda de peso acompanhada por altera<;oes na pigmenta<;ao da pele e do cabelo, diarreia, perda de apetite, nervosismo, irritabilidade, edema, anemia, dermatite ou defices vitamlnicos. Marasmo 10011734 Malnutri<;ao com as caracterlsticas espedficas: Condi<;ao de malnutri<;ao grave e fome principalmente em crian<;as, graves deficiencias em protefnas e calorias, acompanhadas de graves perdas tecidulares e musculares, desidrata<;ao, perda de gordura subcutanea, letargia e atraso de crescimento. Inani~ao 10018772 Processo do Sistema Regulador com as caracterlsticas espedficas: Falta de suprimento em nutrientes essenciais ou estado de recusa de se alimentar durante long os perfodos de tempo, fome excessiva, perda de peso, caibras, dores 6sseas, esteatorreia, anemia, fraqueza e fadiga. Termorregula~ao 10019644 Processo do Sistema Regulador com as caracterlsticas especlficas: Controlo da produ<;ao e da perda de calor atraves de mecanismos fisiol6gicos activados pelo hipotalamo, pele e temperatura corporal. Febre 10007916 Termorregula<;ao com as caracterlsticas espedficas: Eleva<;ao anormal da temperatura corporal; altera<;ao do centro termorregulador do termostato interno, associada a um aumento da frequencia respirat6ria, aumento da actividade metab6lica, taquicardia com pulso fraco ou cheio e com ressalto, agita<;ao, cefaleia ou confusao; a subida rapida da febre e acompanhada por calafrios, tremores, arrepios, pele palida e seca; a crise ou descida da febre e acompanhada por pele quente e ruborizada e de suor.

:::e ;::::e

u a
U N

..J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

69

Exaustao pelo Calor 10008851 Termorregula<;ao com as caracteristicas especificas: Diminui<;ao da capacidade de regular o termostato interno quando exposto a calor intense ou incapacidade de se aclimatizar ao calor, falta de for<;as, vertigens, pele fria, humida, palida, caibras, temperatura corporal pr6xima da normal, pressao sanguinea baixa regressando ao normal em posi<;ao de deitado, perda da consciencia acompanhada de deplegao de liquidos e electr61itos corporais e colapso. Golpe de Calor 10008898 Termorregulagao com as caracteristicas especificas: Insuficiencia de regulagao do termostato interno quando exposto ao sol ou a elevadas temperaturas num periodo de tempo mais alargado, redugao do suor, temperatura corporal extremamente elevada, taquicardia, pele quente e seca, cefaleia, confusao, convulsao, inconsciencia e colapso. Hipertermia 10009409 Termorregulagao com as caracteristicas especificas: Diminui<;ao da capacidade de regular o termostato interno, acompanhada de aumento da temperatura corporal, pele quente e seca, sonolencia e cefaleia associada com a disfun<;ao do sistema nervoso central ou do sistema end6crino, choque pelo calor, ou introdu<;ao artificial de elevadas temperaturas corpora is, por razoes terapeuticas. Hipotermia 10009547 Termorregulagao com as caracteristicas especificas: Diminuigao da capacidade de regular o termostato interno, temperatura corporal reduzida, pele fria, palida e seca, tremores, preenchimento capilar lento, taquicardia, leitos ungueais cianosados, hipertensao, piloerec<;ao associada a exposigao prolongada ao frio, disfungao do sistema nervoso central ou do sistema end6crino em condigoes de frio ou introdugao artificial de temperaturas corporais anormalmente baixas, por razoes terapeuticas. Calafrio 10018045 Termorregula<;ao com as caracteristicas especificas: Tremor involuntario com contrac<;ao muscular ou crispagao por sensagao de frio associado a queda da temperatura corporal abaixo do ponto termostatico, efeitos colaterais da anestesia ou fase de arrepio da febre. Processo do Sistema Reprodutor 10016860 Processo Corporal com as caracteristicas especificas: Capacidade dos homens e muIheres participarem na reprodugao de uma crian<;a viva, 0 que pressupoe fertilidade feminina e masculina; relagao sexual que pressupoe sistemas reprodutores feminino e masculino normais ou metodos de fertiliza<;ao artificial. Abortamento 10000262 Processo do Sistema Reprodutor com as caracteristicas especificas: Interrupgao ou fim de uma gravidez e expulsao de um feto nao viavel; expulsao uterina prematura de um feto nao viavel. Abortamento Espontaneo 10018646 Abortamento com as caracteristicas especificas: Fim nao provocado de uma gravidez e expulsao de um embriao ou feto; gravidez mal sucedida. Afrontamento 10009151 Processo do Sistema Reprodutor com as caracteristicas especificas: Sensa<;ao subita de calor referenciada porgao superior do corpo, vasodilata<;ao subita, suor e transpiragao; associada a alteragoes hormonais ou ao inicio da menopausa.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

ImpotEmcia Sexual 10009886 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas especlficas: Incapacidade de atingir a erecyao do penis ou, com menos frequencia, de ejacular quando atingida a erecyao, associada a factores psicologicos ou fisiologicos como a idade, fadiga, mau estado de saude, usa de drogas ou doenyas. Menstrua~ao 10011976 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas especlficas: Cicio recorrente de descamayao, novo crescimento e proliferayao do endometrio uterino; a durayao media do cicio menstrual, do primeiro dia de sangramento ate ao 10 dia de sangramento seguinte e de 28 dias; a durayao e quantidade variam; 0 cicio menstrual comeya na menarca e termina na menopausa. Gravidez 10015421 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas especlficas: Condiyao de desenvolver e alimentar um feto no corpo, e que dura um perlodo de aproximadamente 266 dias, desde 0 dia da fertilizayao ate ao nascimento; a gravidez e normal, saudavel, mas implica alterayoes rapidas e inevitaveis nas funyoes corporais; 0 inlcio da gravidez e indicado pela cessayao dos period os menstruais, enjoos matinais, aumento do volume das mamas e da pigmentayao dos mamilos. Gravidez Nao Planeada 10020292 Gravidez com as caracterlsticas especlficas: ACyoes que se relacionam com 0 enfrentar de uma gravidez nao planeada ou nao intencional e de ter um filho nao planeado. Processo Sexual 10017977 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas participar numa relayao sexual e, no homem, de ejacular.

especlficas:

Capacidade

para

Contrac~ao Uterina 10020523 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas especlficas: Endurecimento rftmico e doloroso da musculatura do segmento superior do utero durante 0 trabalho de parte; comeya com moderayao tornando-se gradualmente mais intensa; pode ocorrer com frequencias tao curtas quanta de dois em dois minutos e com durayao superior a um minuto; com a funyao de reduzir as dimensoes do utero, promover a dilatayao do cola do utero e facilitar a descida fetal. Expulsao Uterina 10020534 Processo do Sistema Reprodutor com as caracterlsticas especlficas: Contracyoes musculares uterinas e abdominais dolorosas para a completa expulsao da crianya,placenta e membranas atraves do canal de parto. Processo do Sistema Respirat6rio 10016991 Processo Corporal com as caracterlsticas especlficas: Processo continuo de troca molecular de oxigenio e dioxido de carbona dos pulmoes para oxiday80 celular, regulada pelos centros cerebrais da reSpiray80, receptores br6nquicos e aorticos bem como por um mecanisme de difus80. Limpeza das Vias Aereas 10002090 Processo do Sistema Respiratorio com as caracterlsticas especlficas: Processo de manter aberta ao fluxo do ar uma passagem tubular desde a boca, passando pela traqueia e br6nquios ate aos pulmoes; capacidade de limpar as secreyoes ou obstruyoes do tracto respiratorio, de modo a manter a livre passagem nas vias aereas.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Expectorar 10007362 Limpeza das Vias Aereas com as caracterfsticas especificas: Expulsao do muco, material mucopurulento ou Ifquidos da traqueia, br6nquios e pulmoes, tossindo ou cuspindo. Aspira~ao 10002656 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Inalayao de substancias provenientes do exterior ou do est6mago para as vias aereas inferiores. Tossir 10005249 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Expulsao subita do ar dos pulmoes ap6s uma inspiragao profunda e encerramento da glote; reflexo de protecgao para limpar as vias aereas, associado a irritagao das mesmas. Dispneia 10006461 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Movimento laborioso da entrada e saida do ar dos pulmoes, com desconforto e esforyo crescente, falta de ar, associado a insuficiencia de oxigenio no sangue circulante, adejo nasal, alteragoes na profundidade respirat6ria, sons respirat6rios adventicios, sibilos, estertores, roncos, ressonancia dos sons percussao, usa dos musculos acess6rios, restrigao dos movimentos toracicos, expiragao com labios franzidos, fremito e sensagao de desconforto.

Dispneia Funcional 10008268 Dispneia com as caracteristicas especificas: Falta de ar associada com a actividade fisica, tal como exercicio e a marcha. Dispneia em Repouso 10017117 Dispneia com as caracteristicas especificas: Falta de ar quando em repouso e em posigao confortavel. Ortopneia 10013823 Dispneia em Repouso com as caracteristicas posiyao dorsal recumbenteou supina.

especificas: Falta de ar quando deitado em

Trocas Gasosas 10008309 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Troca alveolar de oxigenio e di6xido de carbono; equilibrio na perfusao ventilat6ria associado a efeitos sobre a respirayao, cor da pele e nivel de energia. Hiperventila~ao 10009432 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Aumento da frequencia respirat6ria, aumento da profundidade da inspiragao e da forga da expiragao, aumento do volume corrente com hipocapnia e alcalose respirat6ria, acompanhada de tonturas, desfalecimento, entorpecimento dos dedos das maos e dos pes. Hipoventila~ao 10009575 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Diminuigao da frequencia respirat6ria, diminuigao da profundidade da inspiragao e da forga da expirayao, acompanhada de cianose e aumento da pressao parcial de di6xido de carbona (pC02). Hip6xia 10009608 Processo do Sistema Respirat6rio com as caracteristicas especificas: Redugao da tensao de oxigenio celular associada a cianose, taquicardia, vasoconstrigao periferica, sons respirat6rios diminuidos, acompanhados de tonturas e confusao mental.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Perspirac;ao 10014431 Processo Secretor com as caracteristicas especificas: Perda de agua pel a evapora<;80 da humidade superficie da pele, do sistema respiratorio e elimina<;80 do suor produzido pel as glandulas secretoras como um mecanisme de excre<;ao e regula<;ao da temperatura corporal.

Salivac;ao 10017460 Processo Secretor com as caracteristicas especificas: Processo de sintese e secre<;80 de saliva pel as glandulas salivares e mucosas da boca, contendo agua, mucina, sa is e enzima digestiva ptialina; a saliva serve para humedecer a cavidade oral, para iniciar a digestao dos amidos e para ajudar a mastigar e a deglutir os alimentos. Processo do Sistema Urinario 10020445 Processo Corporal com as caracteristicas especificas: Fluxo e excre<;80 da urina por meio da mic<;80, habitualmente 4 a 6 vezes durante 0 periodo diurno, com uma quantidade media excretada de aproximadamente 1000 a 2000 ml nas 24 horas, em condi<;oes dieteticas normais. Retenc;ao Urinaria 10020409 Processo do Sistema Urinario com as caracteristicas especificas: Acumula<;80 involuntaria de urina na bexiga, esvaziamento incompleto da bexiga associado a perda da sua fun<;80 muscular, efeitos secundarios da medica<;80 narcotica ou les80 da bexiga. Eliminac;ao Urinaria 10020450 Processo do Sistema Urinario Incontinencia Urinaria 10020394 Elimina<;8o Urinaria com as caracteristicas especificas: pacidade de controlo dos esfincteres vesical e uretral. Enurese 10006984 Incontinencia Urinaria com as caracteristicas noite, durante 0 sono.

Fluxo involuntario de urina, inca-

especificas:

Perda involuntaria de urina

Incontinencia Funcional 10008275 Incontinencia Urinaria com as caracteristicas especificas: Contrac<;oesvesicais suficientemente fortes para provocar perda de urina antes de atingir 0 receptaculo apropriado. Incontinencia Reflexa 10016595 Incontinencia Urinaria com as caracteristicas especificas: Perda involuntaria de urina em intervalos relativamente previsiveis ao atingir um volume especifico na bexiga. Incontinencia de Esforc;o 10018890 Incontinencia Urinaria com as caracteristicas especificas: Perda involuntaria de pequenas quantidades de urina ou gotejamento de urina que ocorre em rela<;80 com 0 aumento da press80 abdominal, associada ao espirro, riso, levantar pesos, saltar, correr ou fazer exercicio. Incontinencia Urinaria Total Incontinencia Urinaria Incontinencia de Urgencia 10020356 Incontinencia Urinaria com as caracteristicas especificas: Perda involuntaria de urina logo apos urila forte sensa<;80 de urgencia para esvaziar a bexiga.

Copyright 2005 by ICN -International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Processo Comunitario 10004820 Processo com as caracteristicas especfficas: Sucessao de interacyoes positivas ou negativas e padroes de relacionamento entre os membros da comunidade que vivem e funcionam lado a lade numa localidade ou area geografica definida, partilhando interesses colectivos, trabalho em comum, instituiyoes de educayao ou de saude, serviyos publicos, condiyoes ambientais naturais ou construfdas pelo homem. Processo de Grupo Comunitario 10004746 Processo Comunitario com as caracterfsticas especfficas: Actividades e interacyoes dos membros num grupo comunitario. Desenvolvimento Comunitario 10004751 Processo Comunitario com as caracterfsticas especfficas: Crescimento e expansao conseguidos pela comunidade. Lideranya Com unita ria 10004780 Processo Comunitario com as caracterfsticas especfficas: Pessoas, grupos ou organizayoes que sac influentes na comunidade, trazendo mudanyas e alcance de objectivos, gerindo conflitos e duvidas, fornecendo orientayao acerca das actividades e comportamentos da comunidade; envolvidas, inovadoras, assertivas e bem informadas acerca das necessidades da comunidade, e tem visao e espfrito de voluntariado. Gestao Comunitaria 10004798 Processo Comunitario com as caracterfsticas especfficas: Processo ou acto de gerir, controlar, regular ou realizar os assuntos da comunidade. Participayao Comunitaria 10004812 Processo Comunitario com as caracterfsticas especfficas: Membros da comunidade envolvidos em comissoes, no planeamento colectivo, na organizayao, na implementayao, na tomada de decisao e resoluyao de problemas nos processos de mudanya; capazes de comunicar, colaborar, interagir e reconhecer necessidades comuns e ter espfrito de missac e autoconfianya. Processo Ambiental Processo Catastrofe Natural Processo Ambiental Seca 10006305 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Tempo seco prolongado, falta de chuva ou agua ou clima que afecta a terra e impede 0 crescimento das plantas, influenciando a vida e 0 desenvolvimento de seres humanos. Terramoto 10006490 Catastrofe Natural Escassez de Alimentos 10007679 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Falta subita e generalizada de alimentos, falta dos alimentos necessarios para sustentar as populayoes que vivem numa area geografica extensa. Inundayao 10008004 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Excesso de uma massa de agua para 0 solo. que influencia a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland


Furacao 10009271 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Ciclone violento com ventos que se deslocam rapidamente, habitual mente acompanhado de chuva, relampagos e trov6es, que influencia a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos. Tornado 10019869 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Vento violento em turbilhao, acompanhado de uma nuvem em forma de funil em rotagao rapida, que normal mente destr6i tudo no seu caminho, que influencia a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos. Tsunami 10020200 Catastrofe Natural com as caracterfsticas especfficas: Onda oceanica gigante causada por um terramoto ou erupgao vulcanica subaquaticos. Ruido 10013230 Processo Ambiental com as caracteristicas especfficas: Volume ou intensidade do som em intensidade audfvel para 0 ser humano. Sobrelota~ao 10013875 Processo Ambiental com as caracterfsticas especfficas: Residencia, terreno ou outro lugar que sac ocupados ou habitados por um numero de pessoas demasiado grande para 0 conforto, seguranga e privacidade; frequentemente associado a falta de privacidade e aumento do risco de doengas contagiosas. Polui~ao 10014735 Processo Ambiental com as caracterfsticas especfficas: Algo que esta sujo ou imundo. Radia~ao 10016264 Processo Ambiental com as caracterfsticas especfficas: Emissao de energia sob forma de ondas electromagneticas ou como partfculas em movimento, influenciando a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos. Exposi~ao Radiagao

it Radia~ao

Luz Solar 10019086 Radiagao com as caracterfsticas especfficas: Fonte de energia luminosa, quente e vitalizante do sistema solar, que influencia a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos. Abastecimento 10019119 Processo Ambiental com as caracterfsticas especfficas: Disponibilidade e acessibilidade a fontes e distribuigao de recursos basicos, necessarios para sustentar a vida das pessoas. Abastecimento de Alimentos 10008138 Abastecimento com as caracterfsticas especfficas: Disponibilidade e acessibilidade de substancias, Ifquidas ou s6lidas, que possam ser usadas como alimento pelo ser humano. Abastecimento de Agua 10020988 Abastecimento com as caracterfsticas especfficas: Disponibilidade agua potavel, necessaria para sustentar a vida do ser humano.

e acessibilidade

de

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Clima Processo momenta quaisquer dos seres

10021006 Ambiental com as caracteristicas especificas: Estado da atmosfera num dado ou lugar, no que diz respeito temperatura, pressao, humidade, nuvens, ou outras altera<;oes meteorol6gicas, que influencia a vida e 0 desenvolvimento humanos.

Clima Frio 10004526 Clima com as caracteristicas especificas: Temperatura exterior muito inferior humano, que influencia a vida e desenvolvimento dos seres humanos. Clima Quente 10009179 Clima com as caracteristicas especificas: Temperatura exterior muito superior humano, que influencia a vida e desenvolvimento dos seres humanos. Clima Humido Clima

do corpo

a do

corpo

Vento 10021121 Processo Ambiental com as caracteristicas especificas: Movimento natural do ar, corrente de ar perceptivel que se move na atmosfera, paralelamente superficie da terra, que influencia a vida e 0 desenvolvimento dos seres humanos.

Processo Familiar 10007646 Processo com as caracteristicas especificas: Interac<;oes positivas ou negativas que se VaG desenvolvendo e padroes de relacionamento entre os membros da familia. Familia Disfuncional 10012718 Processo Familiar com as caracteristicas especificas: Familia incapaz de desenvolver as suas fun<;oes e tarefas. Altera<;ao dos papeis na familia. Falta de objectivos da familia. Indiferen<;a face mudan<;a. Incapacidade para reconhec~r a necessidade de ajuda e para lidar com tensoes, stress e crises. Negligencia da habita<;ao. Desconfian<;a para com QUtras pessoas. Sentimento de falta de esperan<;a.

Crise Familiar 10007577 Processo Familiar com as caracteristicas especificas: Facto repentino que desequilibra a estabilidade mental, social e econ6mica do grupo familiar, causando uma inadapta<;ao e altera<;ao temporaria do desempenho normal da familia. Dificuldade da familia para resolver problemas, para reconhecer situa<;oes de mudan<;a, para reconhecer recursos internos, para reconhecer redes externas de apoio, ambiente tenso, comunica<;ao familiar ineficaz. Planeamento Familiar 10007622 Processo Familiar com as caracteristicas especificas: Processo comportamentalde regular 0 numero e espa<;amento etario das crian<;as numa familia, tendo em conta os costumes e a lei, 0 numero de crian<;as e adultos ideal ou aceitavel na familia ou a valoriza<;130 um sexo em rela<;ao ao outro. de Processo Psicol6gico Processo Atitude 10002930 Processo Psicol6gico com as caracteristicas opinioes aceites.

especificas: Mode/os mentais, orienta<;oes e

Copyright 2005 by leN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Atitude Face ao Cuidado Atitude com as caracteristicas de cuidados de saude.

10002948 especificas: Opiniao acerca do tratamento e do prestador

Atitude Face it Gestao de Medicamentos 10002953 Atitude com as caracteristicas especificas: Opiniao acerca do regime e tratamento medicamentoso. Atitude Face ao Cuidado no Oomicilio 10002969 Atitude com as caracteristicas especificas: Opiniao acerca do tratamento providenciado no domicilio. Atitude Face ao Status Nutricional 10002976 Atitude com as caracteristicas especificas: Opiniao acerca do peso corporal relacionado com ingestao de alimentos. Atitude Face it Cirurgia 10002982 Atitude com as caracteristicas especificas: Opiniao acerca da cirurgia planeada ou realizada. Atitude Face it Oor 10002995 Atitude com as caracteristicas especificas: Opiniao acerca da intensidade e qualidade da dor. Cren~a 10003229 Atitude com as caracteristicas

especificas: Opinioes, convic<;oes e fe.

Cren~a Cultural 10005427 Cren<;a com as caracteristicas especificas: Convic<;ao e disposi<;ao da pessoa para manter ou abandonar ac<;oes tendo em conta os valores da sua pr6pria cultura. Cren~a Err6nea 10005709 Cren<;a com as caracteristicas especificas: Falsa cren<;afixa, obtida sem estimula<;ao externa adequada e inconsistente com 0 pr6prio conhecimento e experiemcias do individuo, uma falsa creh<;aa respeito da estrutura do mundo social e natural que nao pode ser corrigida pela razao, argumenta<;ao ou persuasao ou pela evidencia dos pr6prios sentidos. Oiscrimina~ao 10006037 Cren<;a com as caracteristicas especificas: Pratica de fazer distin<;oes no tratamento; mostrar parcialidade ou preconceito para com um grupo com atributos comuns, frequentemente associado ao reconhecimento de outros como distintos ou diferentes. Oiscrimina~ao pela Idade 10001972 Discrimina<;ao com as caracteristicas especificas: Pratica de fazer distin<;oes no tratamento; mostrar parcialidade ou preconceito com base na idade. Racismo 10016240 Discrimina<;ao com as caracteristicas especificas: Pratica de fazer distin<;oes no tratamento; mostrar parcialidade ou preconceito com base na ra<;a. Oiscrimina~ao Sexual 10017920 Discrimina<;ao com as caracterfsticas especificas: Pratica de fazer distin<;oes no tratamento; mostrar parcialidade ou preconceito com base no sexo. Preocupa~ao 10015466 Cren<;a com as caracteristicas especificas: Dominar e ocupar a mente de forma a excluir outros pensamentos ou a estar mental mente distraido.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Obsessao 10013540 Preocupac;ao com as caracteristicas especificas: Pensamento ou ideia persistente, com 0 qual a mente esta continua e involuntariamente preocupada, pensamentos sugestivos de actos irracionais, repetic;ao do pensamento, pensamentos sobre detalhes triviais e irrelevantes, ideias absurdas sem base na realidade, que nao sao passiveis de ser eliminadas pela 16gica ou razao, associ adas a comportamento compulsivo. Cren~a Religiosa 10016728 Crenc;a com as caracteristicas especificas: Convicc;ao e disposic;ao pessoal para manter e abandonar acc;oes tendo em conta a opiniao e principios religiosos pr6prios, fe religiosa que impregna, integra e transcende a natureza biol6gica e psicossocial de cada um. Autoconsciencia 10017688 Crenc;a com as caracteristicas especificas: Opiniao que cada um tem de ser uma pessoa separada e distinta das outras, com fronteiras pessoais, de ser um individuo com experiencias, desejos e actos. Auto-Imagem 10017776 Crenc;a com as caracteristicas especificas: Modelo, percepc;oes ou convicc;oes acerca da sua pessoa. Imagem Corporal 10003405 Auto-Imagem com as caracteristicas especificas: Imagem mental que cada um tem do seu pr6prio corpo, de partes do seu corpo e da sua aparencia fisica. Identidade Pessoal 10014412 Auto-Imagem com caracteristicas especificas: Conjunto de ideias, sentimentos e atitudes que cada um tem sobre a sua identidade, valor, capacidades, Iimitac;oes e opinioes dos outros; condic;ao de ser uno em substancia, natureza e qualidade. Identidade Sexual 10008384 Identidade Pessoal com as caracteristicas especificas: Conjunto de ideias, sentimentos e atitudes que cada um tem sobre a sua identidade sexual, tendo em conta 0 seu sentir pessoal ou interior como homem ou mulher. Personalidade 10014420 Identidade pessoal com as caracteristicas especificas: Conjunto de trac;os comportamentais e atitudes, pelo qual cada um e reconhecido como uma pessoa individual e distinta, uno em substancia, natureza e qualidade ao longo do tempo. Personalidade Extrovertida 10007447 Personalidade com as caracteristicas especificas: Conjunto de trac;os e atitudes dirigidos para fora da pessoa e principal mente implicados na realidade externa e no ambiente, em vez de 0 serem nos sentimentos e pensamentos interiores; acompanhada de elevada sociabilidade, temperamento activo, assertivo, energetico, entusiastico; estas pessoas sao impulsivas, faladoras e emocionalmente expressivas. Personalidade Introvertida 10010820 Personalidade com as caracteristicas especificas: Conjunto de trac;os e atitudes dirigidas para 0 interior da pr6pria pessoa; estas pessoas sao passivas, timidas, retraidas, emocionalmente reservadas e absorvidas em si pr6prias.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Personalidade Lcibil 10011061 Personalidade com as caracteristicas especificas: Conjunto de tra<.;:os atitudes que se e alteram rapidamente, instaveis, sujeitas a mudan<.;:a,acompanhadas de tendencia para altera<.;:oesemocionais e oscila<.;:oesde humor. Auto-Estima 10017724 Auto-Imagem com as caracteristicas especificas: Opini80 que cada um tem de si proprio e ViS80 do seu merito e capacidades, verbaliza<';:80das cren<.;:as sobre si proprio, confian<.;:a em si, verbaliza<';:80 de auto-aceita<';:80 e de autolimita<';:80, desafiando as imagens negativas sobre si, aceita<';:80do elogio e do encorajamento, bem como da critica construtiva. Crenc;a Espiritual 10018577 Cren<.;:a com as caracteristicas especificas: Convic<';:80e disposi<';:80pessoal para reter e abandonar ac<.;:oes tendo em conta os principios de vida que impregnam, integram e transcendem a natureza biologica e psicossocial de cada um. Estigma 10018835 Cren<.;:a com as caracteristicas especificas: Pratica de associa<';:80de desonra ou vergonha com outros pela presen<.;:ade um factor distintivo; frequentemente associ ada com doen<.;:a mental, incapacidade fisica, religi80 ou historia de comportamento criminoso. Tabu 10019404 Cren<.;:a com as caracteristicas especificas: Proibi<';:80do use, associa<';:80ou men<';:80de alguma coisa; frequentemente associado ao evitar de determinados alimentos ou comportamentos. Tradic;ao 10019980 Cren<.;:acom as caracteristicas especificas: Costumes, regras, rituais, simbolos e mitos transmitidos oralmente ou pela pratica e que funcionam como meio de unidade atraves das gera<.;:oese da historia. Ritual Tradi<';:80 10017309

Valores 10020599 Cren<.;:a com as caracteristicas especificas: Disposi<.;:oespara manter ou abandonar ac<.;:oes tendo em conta a opini80 propria sobre 0 que e bom e mau. Coping 10005208 Atitude com as caracteristicas especificas: Disposi<';:80para gerir 0 stress que desafia os recursos que cada individuo tem para satisfazer as exigencias da vida e pad roes de papel autoprotectores que 0 defendem contra amea<.;:as, ercebidas como amea<.;:adorasda autop -estima positiva; acompanhada por um sentimento de controlo, diminui<';:80do stress, verbaliza<.;:80da aceita<';:80da situa<';:80,aumento do conforto psicologico. Aceitac;ao 10000329 Processo de Coping com as caracteristicas especificas: Gerir e controlar ao longo do tempo, eliminar ou reduzir sentimentos de apreens80 e tens80, restri<';:80 de comportamentos destrutivos. Aceitac;ao do Estado de Saude Aceita<';:80 com as caracteristicas saude. 10000338 especificas: Reconcilia<';:80 com as circunstancias

de

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Adapta~ao 10001741 Processo de Coping com as caracteristicas especificas: Disposi<;ao para gerir novas situ a<;oes e desafios. Assimila~ao 10002845 Processo de Coping com as caracteristicas especificas: Processo de receber novos factos, responder a novas situa<;oes, ou de incorporar novas informa<;oes percebidas e experiencias na sua realidade. Acultura~ao 10000355 Assimila<;ao com as caracteristicas especificas: Mudan<;as ou modifica<;oes num grupo ou num individuo, resultantes do contacto com uma cultura diferente. Burn Out (esgotamento) 10003771 Processo de Coping com as caracteristicas especificas: Deple<;ao de energia devida a perlodos longos de stress cr6nico e nao aliviado, falta de apoio, falta de rela<;oes respeitosas, pressao externa, conflitos entre as realidades e as expectativas. Coping Defensivo Processo de Coping 10005644

..N -

o
:::::J

..,

Nega~ao 10005721 Processo de Coping com as caracteristicas especificas: Reduzir, evitar ou repudiar 0 conhecimento ou 0 significado de um acontecimento no sentido de minimizar a ansiedade ou conflito atraves de uma recusa inconsciente de aceitar pensamentos, sentimentos, desejos, impulsos ou factos externos que conscientemente seriam intoleraveis. Coping Ineficaz Processo de Coping 10005998

Negligencia 10013028 Atitude com as caracteristicas especificas: Nao dar

devido cuidado ou aten<;ao, ignorar.

Negligencia Unilateral 10020285 Negligencia com as caracteristicas especificas: Perda da capacidade de reconhecer um lado do corpo ou percep<;ao da falta de consciencia de um lade do corpo. Voli~ao 10020855 Atitude com as caracteristicas especificas: bem-estar pr6prio.

Escolha consciente, acto de escolher para

Adesao 10001756 Voliyao com as caracteristicas especificas: Ac<;ao auto-iniciada para promoyao do bem-estar, recupera<;aoe reabilita<;ao,seguindo as orienta<;oessem desvios, empenhado num conjunto de ac<;oesou comportamentos. Cumpre 0 regime de tratamento, toma os medicamentos como prescrito, muda 0 comportamento para melhor, sinais de cura, procura os medicamentos na data indicada, interioriza 0 valor de um comportamento de saude e obedece as instru<;oesrelativas ao tratamento. (Frequentemente associado ao apoio da familia e de pessoas que sac importantes para 0 cliente, conhecimento sobre os medicamentos e processo de doenya, motiva<;aodo cliente, rela<;aoentre 0 profissional de saude e 0 cliente). Nao Adesao 10013248 Adesao com as caracteristicas regime de tratamento.

especificas:

Nao seguir ou nao estar de acordo com

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Apetite Insaciilvel 10005334 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: Urgencia irresistfvel de consumir substancias, especial mente alimentos, drogas ou outros estimulantes. Pica 10014580 Apetite Insaci<3velcom as caracterfsticas especfficas: Sensac;ao de forte desejo de tipos anormais de alimentos, apetite pervertido, relacionado com a gravidez, malnutric;ao e histeria. Impulso 10009903 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: Forc;a accionadora, urgencia, forc;a motivadora. Iniciativa 10010250 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: Disposic;ao para empreender para introduzir ideias ou tomar decisoes e agir em conformidade.

uma acc;ao e

Autocontrolo 10017690 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: Disposic;oes tomadas para cuidar do necessario para a sua pr6pria manutenc;ao; para se conservar activo, Iidar com as suas necessidades basicas e fntimas e as actividades de vida. For~a de Vontade 10021109 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: Disposic;ao para manter e abandonar acc;oes, controlar ou nao controlar impulsos, tendo em conta 0 desejo, as intenc;oes e as tendencias. Vontade de Viver 10021113 Volic;ao com as caracterfsticas especfficas: A vontade e influenciada por pensamentos e desejosde continuar a viver, apesar das circunstancias diffceis; forte fmpeto de viver, fazer escolhas ou agir no sentido de continuar a viver. Cogni~ao 10004485 Processo Psicol6gico com as caracterfsticas especfficas: Disposic;ao para manter e abandonar acc;oes tendo em conta 0 conhecimento da pessoa; processo intelectual envolvendo todos os aspectos da percepc;ao, pensamento, raciocfnio e mem6ria. Pensamento Abstracto 10000301 Cognic;ao com as caraeterfsticas especfficas: as pensamentos saD adaptaveis e flexfveis incluindo 0 usa de conceitos e generalizac;oes; a resoluc;ao de problemas e realizada pela formulac;ao deconclusoes 16gicas a partir de um conjunto de observac;oes, tal como formulac;ao de hip6teses e sua verificac;ao; estadio final do processo de desenvolvimento do pensamento cognitivo de uma crianc;a entre os 12 e os 15 anos, aproximadamente. Afasia 10002438 ' Cognic;ao com as caraeterfsticas especfficas: Defeito ou ausencia da func;ao da Iinguagem para usar e compreender as palavras, associada a lesao de determinadas areas do cerebro, por exemplo, por traumatismo craniano grave, acidente vascular cerebral, hip6xia prolongada ou acidentes cardiovasculares. Afasia Motora 10007406 Afasia com as caracterfsticas especfficas: Impossibilidade de formar palavras para se exprimir oral mente ou por escrito; incapacidade parcial ou completa de exprimir palavras nao implicando necessariamente uma afasia de compreensao ou uma perturbac;ao da compreensao das palavras e da Iinguagem.

Copyright 2005 by ICN -International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Disgrafia 10006419 Afasia Motora com as caracteristicas especificas: Perturbagao da escrita, incapacidade de expressao por palavras ou frases escritas; nao impli9a necessariamente disfasia. Disfasia 10006457 Afasia Motora com as caracteristicas especificas: Perturbagao da expressao, incapacidade de exprimir oral mente as palavras; nao implica necessariamente disgrafia. Disartria 10018304 Disfasia com as caracteristicas especificas: Enunciagao pouco clara de palavras, as palavras nao sac completamente enunciadas, misturam-se ou sao parcial mente eliminadas; associado com fraqueza dos musculos da articulagao, lesao do sistema nervoso, uso de drogas ou pronuncia descuidada. Tartamudez 10018740 Disfasia com as caracteristicas especificas: Pronuncia alterada, expressao hesitante, discurso explosivo, empastado, com hesitagao e pausas; associado a alteragoes cerebrais ou neuromusculares ou a situagoes emocionais. Gaguez 10018944 Disfasia com as caracterfsticas especificas: Enunciagao espasm6dica de palavras, envolvenda hesitagoes excessivas, tropegos e repetigoes das mesmas silabas e sons prolongados; associada a lesao dos 6rgaos da articulagao, defeitos cerebrais e neuromusculares ou situagoes emocionais. Afasia Sensorial 10009893 Afasia com as caracteristicas especificas: Perturbagao da compreensao da linguagem e das palavras comunicadas; falta de compreensao completa ou parcial; a expressao de palavras pode nao ser afectada. Alexia 10002159 Afasia Sensorial com as caracteristicas palavras escritas.

..N -

..,
~

especificas:

Ausencia

de compreensao

das

Dislexia 10006426 Afasia Sensorial com as caracteristicas especificas: Alteragao da fungao de leitura, defeito na capacidade de leitura, as letras e palavras escritas sao percebidas como invertidas, a capacidade de distinguir sequencias de letras em palavras escritas esta afectada; ha dificuldade em distinguir a esquerda da direita; nao implica necessariamente a alexia. Consciencializa~ao Cognigao (Awareness)

Autoconhecimento 10017642 Consciencializagao com as caracteristicas especificas: Percepgao da disposigao da pessoa para manter ou abandonar uma acgao, ou seja, razao de primeira ordem para a acgao. Concentra~ao 10004910 Cognigao com as caracterfsticas especificas: Atengao focalizada e capacidade para processar 0 armazenamento e 0 recordar do conhecimento.

mental

J!
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Aten~ao 10002924 Concentraao com as caracterfsticas especfficas: Estado de concentraao selectiva que facilita a recepao selectiva de certa informaao e a supressao de outra. Pensamento Concreto 10004923 Cogniao com as caracterfsticas especfficas: Os pensamentos tornam-se progressivamente mais logicos e coerentes com capacidade para escolher, ordenar e c1assificar factos, mas com incapacidade para generalizar e lidar com abstracoes; a resoluao de problemas e realizada de forma sistematica e con creta com base naquilo que e percepcionado, mantendo literal mente 0 sentido das palavras e sua aplicaao a exemplos particulares de especies e nao a especies em geral; estadio do processo de desenvolvimento do pensamento cognitivo de uma criana entre os 7 e os 11 anos aproximadamente. Processo de Tomada de Decisao 10005594 Cogniao com as caracterfsticas especfficas: Disposiao para manter ou abandonar acoes tendo em conta 0 julgamento; capacidade de escolher entre duas ou mais alternativas pela identificaao da informaao relevante, das consequencias potenciais de cada alternativa, dos recursos de suporte e das contradioes entre desejos, pesando e seleccionando as alternativas; fazer escolhas que afectam 0 proprio ou terceiros. Conflito de Decisoes Cogniao Pensamento Distorcido Cogniao Agnosia 10002042 Processo de Pensamento Distorcido com as caracterfsticas especfficas: Perda total ou parcial da capacidade para reconhecer objectos ou pessoas familia res, atraves de estfmulos sensoriais, em consequencia de lesao cerebral que pode afectar qualquer dos sentidos, e que se classifica consoante estes em agnosia auditiva, visual, olfactiva, gustativa ou tacti!. Confusao 10004947 Processo de Pensamento Distorcido com as caracterfsticas especfficas: Compromisso da memoria com desorientaao em relaao ao tempo, local ou pessoa; desorientaao, discurso incoerente, agitaao, ausencia de sentido de direcao. Delirio 10005692 Processo de Pensamento Processamento Cogniao

Distorcido

de informa~ao

Pensamento 10019663 Cogniao com as caracterfsticas especfficas: Processo de separar, ordenar e c1assificar pensamentos, pensar de uma maneira logica, apresentar os pensamentos atraves do dis~ curso; associado orientaao para objectivos; uso de formaao de conceitos e mudana dos esquemas mentais.

Aprendizagem 10011246 Pensamento com as caracterfsticas especfficas: Processo de adquirir conhecimentos ou competencias por meio de estudo sistematico, instruao, pratica, treino ou experiencia.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Aprendizagem Cognitiva 10004492 Aprendizagem com as caracterfsticas especfficas: Aquisi<;ao de capacidades de resolu<;ao de problemas, associada a inteligencia e a pensamento consciente. Aprendizagem de Capacidades 10018225 Aprendizagem com as caraeterfsticas especfficas: Aquisi<;ao do domfnio de actividades praticas associada a treino, pratica e exercfcio. Emo~ao 10006765 Processo Psicol6gico com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos e disposi<;oes para manter ou abandonar ac<;oes tendo em conta sentimentos de consciencia de prazer ou dor; os sentimentos saD conscientes ou inconscientes, expressos ou nao expressos; os sentimentos basicos aumentam habitual mente em perfodos de grande stress, perturba<;ao mental ou doen<;a, e durante varias fases de transi<;ao da vida. AmbivalEmcia 10002205 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Estado de experienciar sentimentos contradit6rios e opostos sobre 0 mesmo objecto. Raiva 10002320 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de extremo desagrado, raiva, indigna<;ao, animosidade, frustra<;ao e hostilidade que crescem de um impulso interior ou que ocorrem como mecanismo de defesa; manifesta-se habitual mente por actos construtivos ou destrutivos dirigidos a si pr6prio ou aos outros. Ansiedade 10002429 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de amea<;a, perigo ou angustia sem causa conhecida, acompanhados de panico, diminui<;ao da autoconfian<;a, aumento da tensao muscular e do pulso, pele palida, aumento da transpira<;ao, suor na palma das maos, pupilas dilatadas e voz tremula. Angustia da Separa~ao 10017880 Ansiedade com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de medo e apreensao causados pela separa<;ao do meio familiar e de pessoas que saD importantes para 0 cliente como, por exemplo, crian<;as separadas da mae ou da figura maternal, acompanhados de choro, lagrimas, reac<;oes de luto, ausencia de expressao de emo<;oes, desprendimento, nega<;ao da resigna<;ao.

N ,-

::s ..,
tJ)

(J

o tJ) ::s
Q)

0:::

4
i

.~

Depressao 10005784 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Estado no qual a disposi<;ao est a reprimida, causando tristeza, melancolia, astenia, deteriora<;ao da compreensao, concentra<;ao diminufda, sensa<;ao de culpa, e sintomas ffsicos incluindo perda de apetite, ins6nia e dor de cabe<;a. Desespero 10005811 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de profunda falta de esperan<;a, desencorajamento, demerito ou vazio. Angustia 10006118 Emo<;ao com as caracterfsticas afli<;ao.

especfficas: Sentimentos de dor intensa e forte, pena e

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

85

Angustia Espiritual 10018583 Angustia com as caracteristicas especificas: Rotura com 0 que a pessoa acredita acerca da vida, questOes acerca do sentido da vida, associ ad a ao questionar do sofrimento, separa<;80 dos la<;os religiosos ou culturais, mudan<;a nos sistemas de cren<;as e valores, sentimentos de intense sofrimento e zanga contra a divindade. Inveja 10007013 Emo<;80 com as caracteristicas especfficas: Sentimento de anseio descontente e ressentido, despertado pela melhor fortuna de outrem, associado a censura do destino ou da sociedade por n80 Ihe caber uma melhor sorte. Euforia 10007050 Emo<;80 com as caracteristicas especificas: Sentimento de jubilo; sentimento exagerado de bem-estar fisico e emocional que se manifesta habitual mente por extrema alegria, optimismo e auto-satisfa<;80, sem base na realidade ou na verdade, desproporcionado as causas e inapropriado a situa<;80; associada ao estado maniaco de perturba<;oes mentais, como doen<;a bipolar ou ao use de drogas. Cansa~o 10007717 Emo<;80com as caracteristicas especificas: Sentimento de diminui<;80 da for<;aou resistencia, sensa<;80 de aborrecimento, lassid80 fisica ou mental, pouca aten<;80, nunca se sentir bem repousado, diminui<;80 da for<;aou capacidade normal para trabalho fisico ou psicol6gico. Exaustao 10007327 Fadiga com as caracteristicas especfficas: Perda de for<;a ou resistencia, sensa<;80 de estar extenuado, irritabilidade crescente, total falta de for<;asassociada a actividade fisica extenuante ou exposi<;80 a press80 psicol6gica, acompanhada de perda da capacidade dos tecidos para responder a estimulos que provocam normalmente a contrac<;80 muscular. Medo 10007738 Emo<;80 com as caracteristicas especfficas: Sentimentos de amea<;a, perigo ou infelicidade com causa conhecida acompanhada por estado de alerta, concentra<;80 na origem do medo, comportamento agressivo em POSi<;80 ataque com os olhos muito abertos ou de fuga da fonte do medo. Frustra~ao 10008252 Emo<;80 com as caracteristicas especfficas: Sentimentos de descontentamento e desapontamento no alcan<;ar de um desejo devido a limita<;oes externas, falta de apoio externo; resistencia ou comportamentos errados, desonrosos e insensatos da parte de outros; os sentimentos de frustra<;80 dirigem-se para os outros, n80 para 0 pr6prio. Luto 10008516 Emo<;80 com as caracteristicas especfficas: Sentimentos de pena associados a perda ou morte significativa, antecipat6ria ou real; choque e descren<;a (fase de choque); exaust80, cansa<;o extremo e letargia, angustia mental, reac<;oes de perda e pranto, chorar ou solu<;ar, alarme, descren<;a, raiva, nega<;80 (fase de reac<;80); ajuste, aceita<;80, reorienta<;80, express80 de sentimentos de perda, aceita<;80 da realidade da perda, ausencia de stress somatico, express80 de expectativas positivas acerca do futuro (fase de aceita<;80). Culpa 10008603 Emo<;8ocom as caracteristicas especificas: Sentimentos de ter procedido erradamente, conflito de valores ou tensoes internas quando alguem desce abaixo do conjunto de normas que tra<;ou para si pr6prio; os sentimentos de culpa S80 dirigidos para 0 pr6prio, n80 para os outros.

== e:II
=-= e= ==

==

== == == e::!I
e;!I

=-

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Desamparo 10008920 Emo<;80 com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de incapacidade de tomar 0 controlo ou de agir independentemente, ficar indefeso; acompanhado por coping incapacitante ou abandono aprendido, submiss80 as autoridades, por exemplo, ados prestadores de cuidados, associada ao comportamento do papel de doente. Esperan~a 10009095 Emo<;80com as caracterfsticas especificas: Sentimento de ter possibilidades, confian<;anos outros e no futuro, entusiasmo pela vida, express80 de razoes para viver e de desejo de viver, paz interior, optimismo; associada ao tra<;arde objectivos e mobiliza<;aode energia. Falta de Esperan~a Emo<;ao Inseguran~a 10010311 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de incerteza, falta de confian<;a, inadequa<;ao, vergonha, comportamento desastrado, desistencia oumudan<;a de opiniao quando confrontada com a opiniao de outros. Ciume 10010952 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimento de suspeita ou ressentimentode rivalidade no amor e na afei<;ao; os sentimentos de ciume sac direccionados para os outros em vez de 0 serem para si proprio; associado aos ciumes entre irmaos. Solidao 10011417 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de falta de perten<;a, isolamento emocional, sentimentos de exclusao, sentimento de melancolia e tristeza associado a falta de companheiros, de simpatia e de amizade acompanhada de sentimentas de perda de sentido, vazio, afastamento e baixa auto-estima. Nervosismo 10013071 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de sobre excita<;ao com instabilidade, tremores, tremuras das maos, ruboriza<;ao da face. Prazer 10014682 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimento de gratifica<;ao imediata da pulsao instintiva e satisfa<;ao das necessidades basicas como beber quando se tem sede, ou comer quando se tem fome, ser consolado quando se chora; manifesta-se habitualmente por expressoes de conforto. Sentimentos de Impotencia 10015394 Emoyao com as caracterfsticas especificas: Sentimento de falta de controlo numa situayao presente ou acontecimento imediato, reduzida capacidade de escolha, incapacidade de agir pela convicyao de que as suas ac<;oesnao vaG afectar significativamente os resultados. Orgulho 10015727 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de jubilo e satisfa<;ao com 0 que se consegue realizar, com as qualidades e posses que conferem credito e opiniao de merito e importancia de cada um. Tristeza 10017418 Emo<;ao com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de desalento e de melancolia associados com falta de energia.

..~ "'"")

o N

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Vergonha 10017996 Emo<;ao com as caraeteristicas especificas: Sentimentos de perda do auto-respeito causados por um comportamento errado, desonroso ou insensate; os sentimentos de vergonha sac dirigidos para 0 pr6prio, nao para os outros. Sofrimento 10019055 Emo<;aocom as caracteristicas especlficas: Sentimentos prolongados de grande pena associados a martlrio e necessidade de tolerar condi<;6esdevastadoras, isto e, sintomas fisicos cr6nicos como a dor, desconforto ou lesao, stress psicol6gico cr6nico, ma reputa<;aoou injusti<;a.

Confianc;a 10020198 Emo<;ao com as caracteristicas especfficas: na bondade, for<;a e fiabilidade dos outros.

Sentimento

de seguran<;a,

acreditar

Memoria 10011907 Processo Psicol6gico com as caracterfsticas especlficas: Actos mentais atraves dos quais sac armazenadas e recordadas sensa<;6es, impress6es e ideias; registo mental, reten<;aoe recorda<;aode experiencias, conhecimentos, ideias, sensa<;6ese pensamentos passados. Amnesia 10002233 Mem6ria com as caracteristicas bral ou crise emocional. Memoria de Longo Prazo Mem6ria com as caracteristicas experiencias passadas.

especificas: Perda de mem6ria associada a lesao cere-

10011429 especificas: Capacidade de recordar acontecimentos

ou

Memoria de Curto Prazo 10018078 Mem6ria com as caracteristicas especlficas: Capacidade de recordar acontecimentos experiencias recentes. Resposta Psicologica Processo Psicol6gico

ou

Crise 10005381 Resposta Psicol6gica com as caracteristicas especlficas: Situa<;aotemporaria de desequilibrio, tensao, comunica<;6es ineficazes, dificuldade na resolu<;ao de problemas, no reconhecimento das mudan<;as e recursos; no reconhecimento ou utiliza<;aodas redes de apoio externas, associada a acontecimentos de perda ou stress, como morte ou 0 div6rcio. Processo de Luto 10012261 Resposta Psicol6gica com as caracteristicas especlficas: Processo de resolver 0 luto, reac<;ao emocional para ajudar a ultrapassar uma grande perda pessoal, sentimentos de pena ou perda extrema, que se processam atraves do pranto e do nojo, trabalho consciente com reac<;6es e emo<;6es de sofrimento. Luto Familiar 10007614 Processo de Luto com as caracteristicas especlficas: Experienciado pela familia ap6s a perda de um ente querido ou de algum bem material ou imaterial, com manifesta<;ao de sofrimento acompanhado por sintomas fisicos e emocionais em mais do que um membro da familia, ambiente familiar de luto e sofrimento, tristeza partilhada e desorganiza<;ao temporaria das rotinas familiares. Resposta Psicossocial ao Ensino Resposta Psicol6gica

Ii -c

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Resposta Psicossocial ao Ensino sobre a Medica~ao Resposta Psicol6gica ao Ensino Resposta Psicossocial ao Ensino sobre a Nutri~ao Resposta Psicol6gica ao Ensino Resposta Psicossocial ao Ensino sobre a Oor Resposta Psicol6gica ao Ensino Resposta Psicossocial ao Ensino sobre Feridas Resposta Psicol6gica ao Ensino Resposta Psicossocial Gestao da Oor Resposta Psicol6gica ao Ensino Resposta Psicossocial ao Planeamento de Cuidados Resposta Psicol6gica ao Ensino Stress por Mudan~a de Ambiente 10016744 Resposta Psico/6gica com as caracteristicas especificas: Disposigoes que se tomam para gerir perturbagoes ffsicas e psicol6gicas que resultam da deslocagao de um ambiente para outro. Resposta ao Trauma Resposta Psico/6gica Resposta ao Trauma P6sViola~ao Resposta ao Trauma com as caracterfsticas ap6s a violagao. 10016357 especfficas: Resposta inadaptada da vftima 10016054

10016065

Resposta Silenciosa ao Trauma P6sViola~ao Resposta ao Trauma P6s-Violag80 Servi~o 10017908 Processo com as caracterfsticas especfficas: Disponibilidade, atribuigao e distribuig80 de sistemas que correspondam a uma necessidade publica e a beneficios comuns para as pessoas. Servi~o de Comunica~6es Servigo com as caracterfsticas de envio de mensagens. 10004722 especfficas: Provisao de meios electr6nicos e mecanicos

E
~

o a

Servi~o de Educa~ao 10006572 Servigo com as caraeterfsticas especfficas: Provisao de servigos e operagoes que dizem respeito educagao e aquisigao, manutengao e melhoria de conhecimentos, competencias, capacidades vocacionais ou artfsticas.

Servi~o de Emprego 10006783 Servigo com as caracterfsticas especfficas: Provisao de oportunidades de trabalho, neg6cios, parcerias, corporagoes comerciais ou contratos profissionais e outros empreendimentos e empresas que assegurem os pagamentos ou salarios necessarios para sustentar financeiramente as pessoas.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Servi~o de Energia 10006921 Servi<;o com as caracterfsticas especlficas: Fornecimento de energia para e ilumina<;ao correspondendo as necessidades das pessoas. Servi~o Funerario Servi<;o

aquecimento

Servi~o de Habita~ao 10009180 Servi<;o com as caracterfsticas especlficas: Provisao de abrigos, residencias, andares e casas adequados e necessarios para responder as necessidades publicas. Servi~o Juridico Servi<;o Servi~o de Policia 10014719 Servi<;o com as caracterfsticas especlficas: Institui<;6es e pessoas encarregadas da tarefa de proteger os cidadaos, defendendo-os de acidentes e perigos, detectando e prevenindo o crime. Servi~o Religioso Servi<;o Servi~o de Transportes 10020069 Servi<;o com as caracterfsticas especlficas: Provisao de servi<;os apropriados, disponfveis e acessfveis as pessoas para as suas necessidades de transporte. Servi~o de Tratamento de Residuos 10020942 Servi<;o com as caracteristicas especlficas: Provisao de servi<;os apropriados para armazenamento, recolha, processamento e elimina<;ao de resfduos. Servi~o de Tratamento de Agua 10020961 Servi<;o com as caracteristicas especlficas: Provisao de servi<;os apropriados para descontaminar a agua para que esta fique pronta a ser consumida pelo Homem, atraves de armazenamento, sedimenta<;ao, filtra<;ao e desinfec<;ao (c1oragem) da agua de utiliza<;ao publica. Processo Social 10018406 Processo com as caracterfsticas especlficas: Processo segundo 0 qual os individuos aprendem a viver de acordo com as expectativas e os padr6es de um grupo ou da sociedade; adquirir cren<;as, habitos, valores e aceitar estilos de comportamento atraves da imita<;ao, interac<;ao familiar e sistemas educacionais; procedimentos segundo os quais a sociedade integra os individuos. Desobediencia Civil 10004428 Processo Social com as caracteristicas especificas: Oposi<;ao a uma lei de maneira nao violenta, recusando cumpri-Ia por raz6es da consciencia. Acto Criminoso 10005368 Desobediencia Civil com as caracteristicas

especificas: Actos ilegais punidos por lei.

Vandalismo 10020608 Desobediencia Civil com as caracteristicas especlficas: Ataque ou destrui<;ao planeada e desnecessaria a edificios publicos e a outra propriedade publica.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Conflito Laboral 10010041 Processo Social com as caracterfsticas especfficas: Desacordo entre as duas partes do sector laboral, isto e, a gestao e a forga de trabalho, no que diz respeito as condigoes de trabalho, incluindo despedimentos e salarios. Greve Oficial 10013643 Conflito Laboral com as caracterfsticas especificas: Conflito de acordo com 0 sistema de negociagao, no sentido de conseguir me/hores condigoesde trabalho, habitualmente pela recusa em continuar a trabalhar. Greve Nao Oficial 10020318 Conflito Laboral com as caracterfsticas especfficas: Conflito em desacordo com 0 sistema de negociagao no sentido de conseguir melhores condigoes de trabalho; habitual mente pela recusa em continuar a trabalhar. Coesao Social 10018362 Processo Social com as caracterfsticas unidos. Processo Espiritual Processo Comportamento Espiritual Processo Espiritual Medita~ao Comportamento 10011897 Espiritual

~..,
:::::s

o N

especfficas:

Processo ou acto de manter-se

Rezar 10015413 Comportamento Espiritual Culto 10021166 Comportamento Espiritual Status 10018793 Foco com as caracterfsticas especificas: Condigao da pessoa relativamente a outras, posigao relativa de uma pessoa. Capacidade Status Capacidade Para se Ajustar Capacidade Capacidade Para Comunicar Capacidade Capacidade Para Gerir Capacidade Capacidade Parental Capacidade
0

Ii
a~.

,
W

10000047

-n
Ii

10000052

==::::::=I
::::=t

Regime

10000068

::=t
=:ifj
~

",.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Capacidade de Desempenho Capacidade Capacidade Para se Alimentar 10000166 Capacidade de Desempenho com as caracterfsticas especificas: Organizar a ingestao de alimentos sob a forma de refeigoes saudaveis, cortar e partir os alimentos em pedagos manejaveis, levar os alimentos boca, coloca-Ios na boca utilizando os labios, musculos e lingua e alimentando-se ate estar satisfeito.

Capacidade Para Manter a Saude Capacidade de Desempenho Capacidade Para Arranjar a Casa Capacidade de Desempenho Capacidade Para Cuidar da Higiene Pessoal 10000184 Capacidade de Desempenho com as caracteristicas especificas: Manter um padrao continuo de higiene, manter 0 corpo Iimpo e bem arranjado, sem odor corporal, lavar regularmente as maos, limpar as orelhas, nariz e areas perinea is, manter a pele macia usando principios de preservagao e manutengao de limpeza. Capacidade Para Tomar Banho 10000121 Capacidade Para Cuidar da Higiene Pessoal com as caracteristicas especificas: Enxaguar o corpo ou partes dele em agua por exemplo entrando ou saindo da banheira, providenciando todo 0 material necessario para 0 banho, obtendo ou abrindo a agua, lavando e secando 0 corpo. Capacidade Para se Vestir 10000145 Capacidade Para Cuidar da Higiene Pessoal com as caracteristicas especificas: Colocar ou retirar roupas e sapatos adaptados situagao e ambiente tendo em consideragao convengoes e c6digos normais de vestir, vestir e despir as roupas pela sequencia correcta, fechando-as de forma correcta.

--=

'

==
== e:s,
e::s e:=
c=:'
f.:::!!

Capacidade Para se Arranjar 10000178 Capacidade Para Cuidar da Higiene Pessoal com as caracteristicas especificas: Manter-se asseado, cuidar do cabelo e da barba, barbear-se, pentear-se, escovar ou encaracolar 0 cabelo, lavar, arranjar as unhas, aplicar desodorizante, cosmeticos e maquilhagem, manter as roupas limpas sem odor e em ordem, verificar a aparencia ao espelho. Capacidade Para Desempenhar Actividades de Lazer Capacidade de Desempenho Capacidade Para Usar 0 Sanitario 10000081 Capacidade de Desempenho com as caracteristicas especificas: Desempenhar actividades para manter a higiene intima, limpando-se ap6s urinar ou evacuar, deitar fora os produtos de eliminagao, puxando 0 autoclismo de maneira adequada, no sentido de manter 0 ambiente limpo e evitar a infecgao. Capacidade Para Proteger Capacidade Capacidade Para Socializar Capacidade

e:=. c::::::'

e::-: e:::t'

e:s

10000215 10000227

=e:=

!::II'

== e:::,
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

=:it:

Capacidade Para Deglutir Capacidade Capacidade Para Melhorar Capacidade Capacidade Para se Transferir Capacidade com as caracteristicas cadeira. 10000204 especfficas: Mover e mudar 0 corpo entre a cama e a

Fertilidade 10007888 Capacidade com as caracterfsticas especfficas: Capacidade para participar na reproduy80 de uma crianya viva. Fertilidade Feminina 10007826 Fertilidade com as caracterfsticas especfficas: Fertilidade da mulher em idade reprodutora, que se caracteriza pela menstruay80 e prodUy80 de 6vulos e hormonas sexuais que permitem conceber e engravidar. Fertilidade Masculina 10011558 Fertilidade com as caracteristicas especificas: Fertilidade do homem em idade reprodutora, que se caracteriza pela prodUy80 de hormonas sexuais e espermatoz6ides que permitem fecundar e engravidar uma mulher. Mobilidade 10012108 Capacidade com as caracteristicas especfficas: Movimento voluntario e psicomotor do corpo, incluindo a coordenay80 dos movimentos musculares e articulares, bem como 0 desempenho do equilibrio, 0 posicionamento corporal e 0 deslocamento. Capacidade para Andar Mobilidade Mobilidade na Cama Mobilidade 10000258

&E$,

titan
&4;

10003181

Mobilidade na Cadeira de Rodas Mobilidade Desempenho Escolar 10017559 Capacidade com as caracterfsticas especificas: Capacidade proporcional idade, para atingir os padroes estabelecidos pela escola e para 0 ana em que 0 aluno estuda; associada saude do aluno, capacidade para aprender, formas de estudar e qualidade do ensino.

c
a a
~

4
!

Acesso 10000340 Status com as caracteristicas especfficas: Oportunidade para obter ou fazer usa de alguma coisa; a capacidade ou direito de abordar, entrar, sair, comunicar com, ou fazer usa de alguma coisa. Acesso Intravenoso 10010780 Acesso com as caracteristicas especificas: Entrar numa veia. Consecu~ao 10000364 Status com as caracteristicas

especfficas: Realizay80 ou conclus80 de tarefas.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Intolerancia it Actividade 10000408 Status com as caracteristicas especificas: Falta de capacidade para manter a energia, energia fisica e psicol6gica insuficiente para tolerar ou completar as actividades diarias necessarias ou desejadas, cansayo facil, movimentos corporais extenuantes. Apetite 10002455 Status com as caracteristicas especificas: Sensayc30 de desejo de satisfazer as necessidade organicas em nutrientes, ou de um tipo particular de alimentos. Equilibrio 10003110 Status com as caracteristicas especificas: Seguranya do corpo e coordenayc3o dos musculos, ossos e articulayoes para estabilizar 0 corpo como um todo ou partes para permitir o movimento, manter a cabeya levantada, manter-se em pe, sentar-se em posiyc3o correcta; a capacidade para manter 0 equilibrio e, em certa medida, dependente da idade. Conforto 10004655 Status com as caracteristicas corporal. Congestao Status Consentimento Status Continuidade Status 10004952

especificas: Sensayc30 de tranquilidade fisica e bem-estar

10004981

10005064

Continuidade de Cuidados Continuidade Controlo Status Controlo da Dor Controlo

10005072

E:!

==
c::

Diversidade Cultural 10005443 Status com as caracteristicas especificas: Coexistencia de diferentes grupos, por exemplo, etnicos, religiosos, Iinguisticos e outros grupos com os seus pr6prios valores e crenyas, tradiyoes e diferentes estilos de vida. Incapacidade 10005980 Status com as caracteristicas especificas: Perda ou ausencja de uma aptidc30 fisica ou mental observavel e mensuravel, ou incapacidade fisica ou mental. Resistencia 10006875 Status com as caracteristicas especificas: Disposiyc30 para manter, concentrar e restaurar energia ao longo do tempo e para sustentar um esforyo prolongado. Etnicidade 10007045 Status com as caracteristicas especificas: Registo e classificayc30 de individuos pela sua nacionalidade, heranya, costumes e linguagem.

== c:;:
=:!

=s ==

e:s:

== == e:::
==

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean~Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Cheiro Fetido 10008206 Status com as caracteristicas especificas: Agressivo para

sentido do olfacto.

Saude 10008711 Status com as caracteristicas especificas: Processo dinamico de adaptar-se a, e de lidar com 0 ambiente, satisfazer necessidades e alcanyar 0 potencial maximo de bem-estar fisico, mental, espiritual e social, nao meramente a ausencia de doenya ou de enfermidade. Saude Comunitaria 10004767 Saude com as caracterlsticas especlficas: Taxa relativa de saude numa comunidade, estado ou condiyao de uma comunidade quanta aos niveis relativos de saude e de doenya. Saude Ocupacional 10013586 Saude com as caracteristicas especificas: Estado em que um trabalhador cionar num nlvel optimo de bem-estar no local de trabalho.

N .~

..,

e capaz

de fun-

Bem-Estar 10021047 Saude com as caracteristicas especificas: Imagem mental de se sentir bem, de equilibrio, contentamento, amabilidade ou alegria e co nforto, usual mente demonstrada por tranquilidade consigo proprio e abertura para as outras pessoas ou satisfayao com a independencia. Bem-Estar Fisico 10014514 Bem-Estar com as caracterlsticas especificas: Imagem mental de estar em boas condiyoes fisicas ou conforto fisico, satisfayao com controlo de sintomas tais como 0 contro10 da dor ou estar contente com 0 meio fisico envolvente. Bem-Estar Psicol6gico 10015990 Bem-Estar com as caracteristicas especificas: Imagem mental de estar em boas condiyoes psicologicas, satisfayao com 0 controlo do stress e do sofrimento. Bem-Estar Social Bem-Estar Bem-Estar Bem-Estar o principio biologica e Espiritual 10018622 com as caracteristicas especificas: Imagem mental de estar em contacto com da vida, que atravessa todo 0 ser e que integra e transcende a sua natureza psicossocial.

Direitos Humanos Status Direitos do Cliente Direitos Humanos Autonomia 10003054 Direito do Cliente com as caracteristicas especificas: Autonomo, independente, ter autocontrolo e estar orientado. Confidencialidade Direito do Cliente Dignidade 10005979 Direito do Cliente

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Privacidade Direito do Cliente Identidade Status

10015758

Identidade do Doente Identidade Integridade 10010416 Status com as caracteristicas especificas: Conjunto de tragos e atitudes de honestidade, rectidao moral, coerencia, solidez, responsabilidade, nao contemporizando com gratificagoes, auto-indulgencia ou recompensas. Integridade da Pele Integridade Integridade dos Tecidos Integridade 10018241

10003530

Erosao dos Tecidos 10019732 Integridade dos Tecidos com as caracteristicas a papila dermica.

especificas: Perda da epiderme, expondo

Conhecimento 10011042 Status com as caracteristicas especificas: Conteudo especifico de pensamento baseado na sabedoria adquirida, na informagao ou aptidoes aprendidas, conhecimento e reconhecimento de informagao. Conhecimento sobre a Saude 10008753 Status de Conhecimento com as caracteristicas especificas: Estar ciente dos problemas de saude comuns, pn3ticas saudaveis e servigos de saude disponiveis, capacidadede reconhecer sinais e sintomas de doenga e de partilhar a informagao com pessoas que sac importantes para 0 cliente. Conhecimento Sobre Cuidado Status de Conhecimento

a Ferida

Conhecimento Sobre Cicatrizal;ao de Ferida Status de Conhecimento Esperanl;a de Vida 10011331 Status com as caracteristicas especificas: Idade media de morte numa dada populagao de nados vivos. Satisfal;ao Conj ugal 10011747 Status com as caracteristicas especificas: Continuidade na realizagao dos desejos, emogoes gratificantes ou ratificagao entre os parceiros de um casamento ou casais de uma familia. Necessidade Status Necessidade Dietetica Necessidade

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.===1
=::it ==:it
Status Neurol6gico Status Alerta 10002144 Status Neurol6gico com as caracterfsticas especfficas: Nfvel de aten<;ao ou de prestar aten<;ao de forma vigilante a alguma coisa, em condi<;oes para agir. Consciencia 10004975 Status Neurol6gico com as caracterfsticas especfficas: Capacidade de resposta da mente, resultante de uma combina<;ao dos sentidos de forma a manter a mente alerta, acordada e sensfvel ao ambiente exterior. Coma 10004629 Consciencia com as caracterfsticas especfficas: Inconsciencia profunda sem respostas fisiol6gicas, incluindo a ausencia de respostas a estfmulos dolorosos.

=::)

:'.....,
=::t

~..,
~

o N

:::it t

Lipotimia 10007508 Consciencia com as caracterfsticas especfficas: Perda repentina da consciencia precedida imediatamente por palidez e fraqueza. Sonolencia 10018512 Consciencia com as caracterfsticas especfficas: Torpor pernicioso, adormecimento nao natural. Estupor 10018937 Consciencia com as caracterfsticas especificas: Condi<;ao de sono profundo com resposta positiva a estfmulos dolorosos . Estado Maniaco 10011706 Status Neurol6gico com as caracterfsticas especfficas: Estado da emo<;ao cheio de vitalidade positiva, negando preocupa<;oes e perdendo a inibi<;80. Uma pessoa neste estado experimenta exalta<;ao do ego, sentido de realiza<;80, hilaridade, torna-se verborreico, hiperactivo, e desenvolve excita<;ao psicomotora, tem ideias absurdas. Orientacao 10013810 Status Neurol6gico com as caracterfsticas especfficas: Certeza das rela<;oes com 0 ambiente em term os de tempo, como 0 ano, a esta<;80, 0 mes, 0 dia, a hora exacta; em term os de lugar, como pafs, provfncia, cidade, local de trabalho ou casa e em termos de consciencia da pr6pria identidade, como a idade e data de nascimento e em termos de reconhecimento das pessoas em redor. Resposta 10017091 Status Neurol6gico com as caracterfsticas especfficas: Reac<;80 a estfmulos. Status Fisiol6gico Status

.::=::8

c
~

10014546

IftS U

Debito Cardiaco 10003887 Status Fisiol6gico com as caracteristicas especfficas: Quantidade de sangue ejectada por minuto do ventrfculo esquerdo de modo a suportar uma press80 de perfusao sistemica, pulsos perifericos normais, ritmo e sons cardfacos normais e preenchimento das veias jugulares, associada tolerancia actividade e ao nfvel de actividade.

N CO

as

o ..J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Status Cardiaco Status Fisiol6gico Status Nutricional 10013419 Status Fisiol6gico com as caracterfsticas especificas: Peso e massa corporal em relagao com a ingestao de alimentos e nutrientes especfficos estimados de acordo com a altura, estrutura corporal e idade. Saida de Liquidos Status Nutricional Volume de Liquidos 10008062 Status Nutricional com as caracterfsticas especfficas: Conjunto dos processos organicos e mecanismos homeostaticos implicados na regulagao da retengao e eliminagao de Ifquidos organicos, tais como a quantidade e equilibrio de agua e electr61itos nos compartimentos intracelulares do corpo. Ingestao Nutricional 10013403 Status Nutricional com as caracterfsticas especificas: entes ou alimentos introduzidos no corpo.

Quantidade e qualidade de nutri-

Ingestao de Liquidos 10008015 Ingestao Nutricional com as caracterfsticas especificas: Processo de suprimento em nutrientes Ifquidos e agua, necessarios para 0 cresci mento, funcionamento normal e manutengao da vida. Ingestao de Alimentos 10008101 Ingestao Nutricional com as caracterfsticas especificas: Processo de suprimento em nutrientes como protefnas, minerais, glfcidos e vitaminas lipossoluveis necessarias para 0 crescimento, funcionamento normal e manutengao da vida. Percentagem de Gordura Corporal Status Fisiol6gico Dimensao Fisica Status Fisiol6gico Altura 10008912 Dimensao Ffsica Capacidade AdaptativaJntracraniana Dimensao Ffsica Comprimento Dimensao Ffsica 10011312

Pressao 10015608 Dimensao Ffsica Pressao Sanguinea 10003335 Pressao com as caracterfsticas especificas: Pressao exercida pelo sangue circulante nas paredes dos vasos do coragao e das circulagoes sistemica e pulmonar. Pressao Intracraniana Pressao

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

::::::a

===ca

===a
~

==

Temperatura Dimens80 Ffsica

10019556

:::::t
=::::t

Temperatura Corporal 10003507 Temperatura com as caracterfsticas especfficas: Calor corporal relacionado com 0 metabolismo do corpo, mantido a um nfvel constante, com uma Iigeira subida na temperatura corporal durante 0 perfodo diurno em compara<;8o com a temperatura corporal durante 0 sono e repouso. Peso Corporal Dimens80 Ffsica Excesso de Peso 10013899 Peso Corporal com as caracterfsticas especfficas: Condi<;8o de elevado peso e massa corporal, habitualmente 10 a 20 por cento acima do peso ideal, aumento proporcional de celulas gordas, predominantemente nas vfsceras e tecido subcutaneo, associado a ingest80 excessiva de nutrientes, alimenta<;8o em excesso e falta de exercfcio. Obeso 10013457 Excesso de Peso com as caracterfsticas especfficas: Condi<;8o de elevado peso e massa corporal, habitual mente mais de 20 por cento acima do peso ideal, aumento anormal na propor<;8o de celulas gordas, predominantemente nas vfsceras e tecido subcutaneo, associado a ingest80 excessiva e continua de nutrientes, alimenta<;8o em excesso e falta de exercfcio, durante longos perfodos de tempo. Baixo Peso Corporal Peso Corporal Emacial;ao 10006749 Baixo Peso Corporal com as caracterfsticas especfficas: Condi<;8o de magreza excessiva, associada a falta de nutri<;8o, dieta excessiva, fome, excesso de exercfcio ou consequencia de doen<;a que afecte a utiliza<;8o de alimentos e nutrientes. Status Respirat6rio Status Fisiol6gico Status de Perfusao de Tecidos Status Fisiol6gico Densidade Populacional 10014742 Status com as caracterfsticas especfficas: geografica. Status Psicol6gico Status 10015988

.::::=:a

..N ::::J

===a
::::::t
:::::::a
:::::::1

..,

::::::a
::::::a
::::::I
:::=t

Numero de pessoas por unidade de area

I!CU

Desolal;ao 10005807 Status Psicol6gico com as caracterfsticas especfficas: Sentimentos de estar abandonado e completamente sozinho, acompanhados de desespero, comportamento depressive e angustiado, express80 de desespero ou de falta de esperan<;a. Taxa Status

ca
N

ca

o ..J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Taxa de Natalidade 10003272 Taxa com as caracteristicas especfficas: Numero de nados vivos que ocorrem numa popula<;8o durante um determinado ana por 1000 membros dessa popula<;8o. Taxa de Fluxo Sanguineo 10003326 Taxa com as caracteristicas especificas: Medida da circula<;8o sanguinea pelos vasos dos tecidos do corpo. Taxa de Criminalidade Taxa com as caracteristicas nidade. 10005375 especfficas: Taxa relativa de crimes cometidos numa comu-

Taxa de Mortalidade 10005573 Taxa com as caracteristicas especificas: Taxa relativa de mortes em individuos. Taxa de Mortalidade Infantil (ate 1 ana de idade) 10010073 Taxa de Mortalidade com as caracteristicas especificas: Taxa relativa de mortes em crian<;as. Taxa de Mortalidade Materna 10011781 Taxa de Mortalidade com as caracteristicas especfficas: Taxa relativa de mortes em muIheres durante 0 parto. Taxa de Mortalidade Perinatal 10014338 Taxa de Mortalidade com as caracteristicas especfficas: Propor<;8o relativa de mortes perinatais (nados mortos as ou ap6s 28 semanas de gravidez e mortes de recem-nascidos com menos de uma semana). Taxa de Idosos 10006636 Taxa com as caracterlsticas especfficas: Propor<;8o relativa de cidad80s seniores. Frequencia Cardiaca Taxa Frequencia Cardiaca Apical Frequencia Cardiaca Frequencia Cardiaca Periferica Frequencia Cardiaca Taxa de Imuniza~ao 10009791 Taxa com as caracteristicas especificas: Taxa relativa de imuniza<;8o de indivlduos para doen<;as especificas. Incidencia de Doen~a Taxa com as caracteristicas da doen<;a. 10009926 especificas: Taxa relativa de individuos com uma determina-

Taxa de Doen~as Transmissiveis 10004686 Incidencia de Doen<;a com as caracteristicas espedficas: Propor<;8o numerica de individuos com uma infec<;8ocapaz de ser transmitida de uma pessoa ou animal para outro. Taxa de Traumatizados 10010297 Taxa com as caracteristicas especfficas: Frequencia de incidentes de les80 fisica intendonal ou acidental, ou danG dos tecidos, numa popula<;8o definida durante um periodo especffico de tempo.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Nlvel de Pobreza 10011320 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa do numero de membros de uma comunidade ou sociedade sem recursos financeiros ou materiais para satisfazer um nfvel esperado de necessidades basicas. Taxa de Literacia 10011396 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos capazes de ler ou escrever, numa comunidade ou populag8o. Taxa de Migra~ao 10012051 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de pessoas que se deslocam para dentro ou fora de uma certa area, por 1000 elementos da populag8o num determinado ano. Pulso Taxa Pulso Pedioso Pulso Pulso Radial Pulso Frequencia Respirat6ria 10016904 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de ciclos respirat6rios por minuto. Taxa de Desemprego 10020271 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos incapazes de conseguir um trabalho ou emprego remunerado. Racio Status Disponibilidade 10016414 Status com as caracterfsticas especfficas: Estar preparado ou disponfvel para acg80 ou progresso. Disponibilidade Disponibilidade para Aprender

~...,
:::::J

o N

o Q.
Readquirir forga, restabelecer a saude, con-

Recupera~ao 10016507 Status com as caracterfsticas especfficas: dig80 normal ou modo de vida. Recupera~ao Recuperag80 Recupera~ao Recuperag80 Recupera~ao Recuperag80 Emocional 10006777

E
~

Financeira

10007928

Fisica

10014496

c:
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

I)

Recupera~ao Sexual Recuperac;:ao Recupera~ao Cirurgica Recuperac;:ao Ritmo Status Ritmo Cardiaco Ritmo Ritmo Respirat6rio Ritmo Status Social Status 10016915

10018410

Sem Abrigo 10009069 Status Social com as caracteristicas especificas: Individuos ou Familias sem residencia fixa, normal mente associado a falta de recursos necessarios para providenciar um abrigo adequado, nutric;:aoinadequada, isolamento social, acesso limitado a instalac;:oessanitarias e vulnerabilidade a riscos, por exemplo, doenc;:as,violencia e abuso de substancias. Crian~a de Rua 10018874 Sem Abrigo com as caracteristicas especificas: Menor; foragido; crian<;:a6rfa ou abandonada; focada na sobrevivencia; inadequadamente protegida, supervisionada ou direccionada por adultos responsaveis. Frequentemente associado a falta de escolaridade regular, exposi<;:ao a riscos ambientais, violencia e abuso; contacto Iimitado ou inexistente com membros da familia. Rendimentos 10009942 Status Social com as caracteristicas especificas: Assumir 0 valor do dinheiro como recurso programado para a manutenc;:ao domestica; recursos financeiros previsiveis para manter uma casa durante um periodo de tempo, como uma semana, mes ou ano; dinheiro que se recebe periodicamente pelo trabalho ou presta<;:ao de servi<;:os,como meio de assegurar estabilidade, seguranc;:a e satisfac;:ao das necessidades basicas. Rendimento Familiar 10007583 Rendimento com as caracteristicas especificas: Salarios, fundos, dividendos ou outros recursos, que permitem familia cobrir as suas despesas; associado com 0 nivel de saude, condic;:oeshabitacionais, vestuario, habitos alimentares e gestao do orc;:amentofamiliar.

Isolamento Social Status Social Status Espiritual Status

10018389

10018614

Stress 10018888 Status com as caracteristicas especificas: Sentimento de estar sob pressao e ansiedade ao ponto de ser incapaz de funcionar de forma adequada fisica e mentalmente, sentimento de desconforto, associado a experiencias desagradaveis, associado dor, sentimento de estar fisica e mentalmente cansado, disturbio do estado mental e fisicodo individuo.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

==S
::=S
=::I

Nivel de Pobreza 10011320 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa do numero de membros de uma comunidade ou sociedade sem recursos financeiros ou materiais para satisfazer um nfvel esperado de necessidades basicas. Taxa de Literacia 10011396 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos capazes de ler ou escrever, numa comunidade ou populay8o. Taxa de Migra~ao 10012051 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de pessoas que se deslocam para dentro ou fora de uma certa area, por 1000 elementos da pOpUlay80 num determinado ano. Pulso Taxa Pulso Pedioso Pulso Pulso Radial Pulso Frequencia Respirat6ria 10016904 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de ciclos respirat6rios por minuto. Taxa de Desemprego 10020271 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos incapazes de conseguir um trabalho ou emprego remunerado. Racio Status Disponibilidade 10016414 Status com as caracterfsticas especfficas: Estar preparado ou disponfveiparaaCy80 progresso. Disponibilidade Disponibilidade para Aprender

..N -

::s .,
fn
~

o
(J

::s

0::

(1)

::::::I :=:::I

==I

ou

Recupera~ao 10016507 Status com as caracterfsticas especfficas: diy80 normal ou modo de vida .. Recupera~ao Recuperay80 Recupera~ao Recuperay80 Recupera~ao Recuperay80 Emocional 10006777

Readquirir forya, restabelecer a saude, con-

Financeira

10007928

Fisica

10014496

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Recupera~ao Sexual Recuperac;ao Recupera~ao Cirurgica Recuperac;ao Ritmo Status Ritmo Cardiaco Ritmo Ritmo Respirat6rio Ritmo Status Social Status Sem Abrigo 10009069 Status Social com as caracteristicas especificas: Individuos ou Familias sem residencia fixa, normalmente associ ado a falta de recursos necessarios para providenciar um abrigo adequado, nutric;ao inadequada, isolamento social, acesso limitado a instalac;oes sanitarias e vulnerabilidade a riscos, por exemplo, doenc;as, violencia e abuso de substancias. Crian~a de Rua 10018874 Sem Abrigo com as caracteristicas especificas: Menor; foragido; crianc;a 6rfa ou abandonada; focada na sobrevivencia; inadequadamente protegida, supervisionada ou direccionada por adultos responsaveis. Frequentemente associado a falta de escolaridade regular, exposic;13oa riscos ambientais, violencia e abuso; contacto Iimitado ou inexistente com membros da familia. Rendimentos 10009942 Status Social com as caracteristicas especfficas: Assumir 0 valor do dinheiro como recurso programado para a manutenc;ao domestica; recursos financeiros previsiveis para manter uma casa durante um perfodo de tempo, como uma semana, mes ou ano; dinheiro que se recebe periodicamente pelo trabalho ou prestac;ao de servic;os, como meio de assegurar estabilidade, seguranc;a e satisfac;ao das necessidades basicas. Rendimento Familiar 10007583 Rendimento com as caracteristicas especificas: Salarios, fundos, dividendos ou outros recursos, que permitem familia cobrir as suas despesas; associado com 0 nivel de saude, condic;oes habitacionais, vestuario, Mbitos alimentares e gest130do orc;amento familiar. 10003904

10016915

Isolamento Social Status Social Status Espiritual Status

10018389

10018614

Stress 10018888 Status com as caracteristicas especificas: Sentimento de estar sob pressao e ansiedade ao ponto de ser incapaz de funcionar de forma adequada fisica e mental mente, sentimento de desconforto, associado a experiencias desagradaveis, associado dor, sentimento de estar fisica e mental mente cansado, disturbio do estado mental e fisico do individuo.

Copyright 2005 by ICN- International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Nivel de Pobreza 10011320 Taxa com as caracteristicas especificas: Taxa relativa do numero de membros de uma comunidade ou sociedade sem recursos financeiros ou materiais para satisfazer um nivel esperado de necessidades basicas. Taxa de Literacia 10011396 Taxa com as caracterfsticas especificas: Taxa relativa de individuos capazes de ler ou escrever, numa comunidade ou populayao. Taxa de Migrac;ao 10012051 Taxa com as caracteristicas especificas: Numero de pessoas que se deslocam para dentro ou fora de uma certa area, por 1000 elementos da populayao num determinado ano. Pulso Taxa Pulso Pedioso Pulso Pulso Radial Pulso Frequencia Respirat6ria 10016904 Taxa com as caracterfsticas especificas: Numero de ciclos respirat6rios por minuto. Taxa de Desemprego 10020271 Taxa com as caracterfsticas especificas: Taxa relativa de indivfduos incapazes de conseguir um trabalho ou emprego remunerado. Racio Status Disponibilidade 10016414 Status com as caracterfsticas especificas: progresso. Disponibilidade Disponibilidade para Aprender

Estar preparado ou disponfvel paraacyao

ou

Recuperac;ao 10016507 Status com as caracteristicas especificas: diyao normal ou modo de vida. Recuperac;ao Emocional Recuperayao Recuperac;ao Financeira Recuperayao Recuperac;ao Fisica Recuperayao 10006777

Readquirir forya, restabelecer

a saude, con-

10007928

10014496

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau,1201 Geneva, Switzerland

Recuperac;(ao Sexual Recuperac;ao Recuperac;(ao Cirurgica Recuperac;ao Ritmo Status Ritmo Cardiaco Ritmo Ritmo Respirat6rio Ritmo Status Social Status 10003904

10016915

10018410

Sem Abrigo 10009069 Status Social com as caracteristicas especificas: Individuos ou Familias sem residencia fixa, normal mente associado a falta de recursos necessarios para providenciar um abrigo adequado, nutric;ao inadequada, isolamento social, acesso limitado a instalac;5es sanitarias e vulnerabilidade a riscos, por exemplo, doenc;as, violencia e abuso de substancias. Crianc;(ade Rua 10018874 Sem Abrigo com as caracteristicas especificas: Menor; foragido; crianc;a 6rfa ou abandonada; focada na sobrevivencia; inadequadamente protegida, supervisionada ou direccion ad a por adultos responsaveis. Frequentemente associado a falta de escolaridade regular, exposic;ao a riscos ambientais, violencia e abuso; contacto limitado ou inexistente com membros da familia. Rendimentos 10009942 Status Social com as caracteristicas especificas: Assumir 0 valor do dinheiro como recurso programado para a manutenc;ao domestica; recursos financeiros previsiveis para manter uma casa durante um periodo de tempo, como uma semana, mes ou ano; dinheiro que se recebe periodicamente pelo trabalho ou prestac;ao de servic;os, como meio de assegurar estabilidade, seguranc;a e satisfac;ao das necessidades basicas. Rendimento Familiar 10007583 Rendimento com as caracteristicas especificas: Salarios, fundos, dividendos ou outros recursos, que permitem familia cobrir as suas despesas; associado com 0 nivel de saude, condic;5es habitacionais, vestuario, habitos alimentares e gestao do orc;amento familiar.

Isolamento Social Status Social Status Espiritual Status

10018389

10018614

Stress 10018888 Status com as caracteristicas especificas: Sentimento de estar sob pressao e ansiedade ao ponto de ser incapaz de funcionar de forma adequada fisica e mental mente, sentimento de desconforto, associado a experiencias desagradaveis, associado dor, sentimento de estar fisica e mentalmente cansado, disturbio do estado mental e fisico do individuo.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Nivel de Pobreza 10011320 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa do numero de membros de uma comunidade ou sociedade sem recursos financeiros ou materiais para satisfazer um nfvel esperado de necessidades basicas. Taxa de Literacia 10011396 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos capazes de ler ou escrever, numa comunidade ou populay8o. Taxa de Migral;ao 10012051 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de pessoas que se deslocam para dentro ou fora de uma certa area, por 1000 elementos da pOpUlay80 num determinado ano. Pulso Taxa Pulso Pedioso Pulso Pulso Radial Pulso Frequmcia Respirat6ria 10016904 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Numero de cic/os respirat6rios por minuto. Taxa de Desemprego 10020271 Taxa com as caracterfsticas especfficas: Taxa relativa de indivfduos incapazes de conseguir um trabalho ou emprego remunerado. Racio Status Disponibilidade 10016414 Status com as caracterfsticas especfficas: Estar preparado ou disponfvel paraacy80 progresso. Disponibilidade Disponibilidade para Aprender

-:s ..,

o N

ou

Recuperal;ao 10016507 Status com as caracterfsticas especfficas: diy80 normal ou modo de vida. Recuperal;ao Emocional RecUperay80 Recuperal;ao Financeira RecUperay80 Recuperal;ao Fisica Recuperay80

Readquirir forya, restabelecer a saude, con-

10006777 10007928

10014496

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Recuperac;ao Sexual Recupera<;13o Recuperac;ao Cirurgica Recupera<;13o Ritmo Status Ritmo Cardiaco Ritmo Ritmo Respirat6rio Ritmo Status Social Status 10003904

10016915

10018410

Sem Abrigo 10009069 Status Social com as caracteristicas especificas: Individuos ou Familias sem residencia fixa, normalmente associ ado a falta de recursos necessarios para providenciar um abrigo adequado, nutri<;13o inadequada, isolamento social, acesso limitado a instala<;oes sanitarias e vulnerabilidade a riscos, por exemplo, doen<;as, violencia e abuso de substancias. Crianc;a de Rua 10018874 Sem Abrigo com as caracteristicas especificas: Menor; foragido; crian<;a 6rf13ou abandonada; focada na sobrevivencia; inadequadamente protegida, supervisionada ou direccionada por adultos responsaveis. Frequentemente associado a falta de escolaridade regular, exposi<;80 a riscos ambientais, violencia e abuso; contacto limitado ou inexistente com membros da familia. Rendimentos 10009942 Status Social com as caracteristicas especificas: Assumir 0 valor do dinheiro como recurso programado para a manuten<;80 domestica; recursos financeiros previsiveis para manter uma casa durante um periodo de tempo, como uma semana, mes ou ano; dinheiro que se recebe periodicamente pelo trabalho ou presta<;13ode servi<;os, como meio de assegurar estabilidade, seguran<;a e satisfa<;13odas necessidades basicas. Rendimento Familiar 10007583 Rendimento com as caracterfsticas especificas: Salarios, fundos, dividendos ou outros recursos, que permitem familia cobrir as suas despesas; associ ado com 0 nivel de saude, condi<;oes habitacionais, vestuario, habitos alimentares e gest130do or<;amento familiar.

Isolamento Social Status Social Status Espiritual Status

10018389

10018614

Stress 10018888 Status com as caracteristicas especificas: Sentimento de estar sob press130e ansiedade ao ponto de ser incapaz de funcionar de forma adequada fisica e mental mente, sentimento de desconforto, associado a experiencias desagradaveis, associado dor, sentimento de estar fisica e mentalmente cansado, disturbio do estado mental e fisico do individuo.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, .Switzerland

Susceptibilidade Status Susceptibilidade Susceptibilidade Tendencia Status Tendencia para Vaguear Tendencia

it Infecc;ao

..N ~

..,

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau,1201 Geneva, Switzerland

o
10-

.,
~

Juizo: Opiniao c1fnica ou determinayao relativamente ao foco da pratica de enfermagem (por exemplo, nfvel decrescente, risco, melhorado, interrompido, anormal).

':::::I

"=::I
.==:1 ,=::::iJ
.::::

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

"~

.::::::11

Juizo Positivo ou Negativo 10010981 Jufzo com as caracterfsticas especfficas: Julgar positiva ou negativamente . Melhorado 10014956 Jufzo Positivo ou Negativo com as caracterfsticas especfficas: Estado julgado como positivo, eficaz. Comprometido 10012938 Jufzo Positivo ou Negativo com as caracterfsticas especfficas: Estado julgado como negativo, alterado, inadequado, ou ineficaz . Estado Juizo Nivel Absoluto Estado Nivel Esperado 10007343 Nfvel Absoluto com as caracterfsticas especfficas: Media, quantidade, inten980 ou intensidade possivel ou provc3vel. Elevado 10009007 Nivel Absoluto com as caracteristicas especfficas: Acima da media ou mais do que 0 normal em quantidade, inten980 ou intensidade. Diminuido 10011438 Nivel Absoluto com as caracteristicas especfficas: Falta; defice; abaixo da media, ou abaixo da quantidade, inten980 ou intensidade normais.

:8 :
..~
"'~

:::::::e

:::::e

Dependencia 10005766 Estado com as caracteristicas coisa para ajuda e apoio.

especfficas:

Estar dependente de alguem ou de alguma

Dependente 10005778 Estado de Dependencia com as caracteristicas especificas: de alguem ou de alguma coisa, para ajuda e apoio.

Estado de estar dependente

Independente 10010002 Estado de Dependencia com as caracteristicas especfficas: Estado de n80 estar dependente de alguem ou de alguma coisa, para ajuda e apoio. Dimensao Estado Nenhum 10013253 Dimens80 com as caracteristicas Parcial Dimens80 Total Dimens80 10014081

especfficas: Nulo, nenhuma parte.

10019876

C> m N -m o

1m

o ..J

::::S
..~
.~

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Estado de Normalidade 10013305 Estado com as caracterfsticas especfficas: Anormal; atfpico, visfvel, ou regular. Anormal 10013269 Estado de Normalidade Normal 10013295 Estado de Normalidade com as c<;lracterfsticas especfficas: De acordo com a norma, tfpico, padrao, 0 estado habitual ou esperado. Potencialidade Estado Actual 10000420 Potencialidade com as caracterfsticas especfficas: Presente ou real. Potencial para Desenvolvimento 10015007 Potencialidade com as caracterfsticas especfficas: Capacidade para melhorar, possuir a capacidade de crescimento e posterior desenvolvimento. Risco 10017252 Potencialidade com as caracterfsticas especfficas: Possibilidade de perda ou problema, problema que esperado com uma certa probabilidade, potencial para um estado negativo.

Progressao Estado Completo 10004849 Progressao com as caracterfsticas especfficas: Conclufdo, chegou ao fim, terminado. Interrompido 10010519 Progressao com as caracterfsticas especfficas: Suspenso temporariamente. Iniciado 10018764 Progressao com as caracterfsticas especfficas: Principiar ou come<;ar. Nivel Relativo Estado Nivel Decrescente 10005616 Nfvel Relativo com as caracterfsticas grau. Nivel Crescente 10009974 Nfvel Relativo com as caracterfsticas manho.

especfficas:

Diminuir em tamanho, quantidade ou

especfficas: Crescer, aumentar ou expandir em ta-

Mesmo Nivel 10017473 Nfvel Relativo com as caracterfsticas especfficas: Inalterado, igual em tamanho ou valor. Tamanho Estado Tamanho Medio Tamanho

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

"~

...... ====:e
,,-:=:II
Grande 10011116 Tamanho com as caracterfsticas especfficas: Tamanho acima da media. Pequeno 10018315 Tamanho com as caracterfsticas especfficas: Tamanho abaixo da media.

::::s

~=:8
=::S

.:::e
=:S

::::s
:::::::8

,==.~

:::::::::11

=:e =::a

===-

ll:'a
~

o
(,)
I

(Jtl

o
Q
..

::

E
~

ltO

N .(,)

to
-I

to

0-

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, placeJean~Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.. :=:S
~
,.==-A -

.~ :=:e
=:e
;;~
,,~

.==::11
.~

.==tt

=:s
=::It
:::=::it

:===t
... =::;:e
::::::e

==~

.::::S

Recursos: Forma ou metodo de concretizar uma inteNen<;8o (por exemplo, ligadura, tecnica de treino vesical, seNi<;o de nutri<;8o).

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

::=S .::=1

:::S
:::::::S .:::1 ::::::S .::::::8
Dispositivo de Recolha ou Absor~ao Dispositivo Arrastadeira 10003199 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Bacio 10004158 Dispositivo de Recolha ou Absorgao saco de Colostomia 10004601 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Cadeira San ita 10004693 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Fralda 10005914 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Resguardo 10006248 Dispositivo de Recolha ou Absorgao Sa co de lIeostomia 10009736 Dispositivo de Recolha ou Absorgao Pen so Higilmico 10017487 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Tampao 10019443 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o saco de Urina 10020484 Dispositivo de Recolha ou Absorgao Urinol 10020497 Dispositivo de Recolha ou Absorg8o saco de Drenagem de Ferida Dispositivo de Recolha ou Absorg8o Dispositivo de Avalia~ao Dispositivo Instrumento de Avalia~ao Dispositivo de Avaliag80 Dispositivo de Banho Dispositivo 10021215 Artefacto Recursos Dispositivo Artefacto

::s
:::::8

::::::=!t :=:::S
:~::::::::=it

..::=::S :

'==S
.~

10002734

10002832

,.~

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Chuveiro 10018084 Dispositivo de Banho Dispositivo de Comunica~ao Dispositivo Sistema de Alarme 10002116 Dispositivo de Comunica<;8o Dispositivo de Chamada Dispositivo de Comunica<;8o Computador 10004906 Dispositivo de Comunica<;8o Material de Instru~ao Dispositivo de Comunica<;8o Material de Aprendizagem Dispositivo de Comunica<;8o Processo Clinico 10014178 Dispositivo de Comunica<;8o Questionario 10016229 Dispositivo de Comunica<;8o Material de Leitura 10016433 Dispositivo de Comunica<;8o Telefone 10019539 Dispositivo de Comunica<;8o Televisao 10019541 Dispositivo de Comunica<;8o Dispositivo de Correc~ao Dispositivo Dispositivo Ortotico Dispositivo de Correc<;8o Lentes de Contacto Dispositivo Ort6tico Sapato Ortopedico Dispositivo Ort6tico Oculos 10008460 Dispositivo Ort6tico Protese Auditiva Dispositivo Ort6tico 10008805 10005231 10010395 10003825

10013834

c:=:
~

C:

c::Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jecm-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

c::::::c::::::-

Aparelho Dentario Dispositivo Ort6tico Protese 10015855 Dispositivo de Correcy8o Membro Artificial Pr6tese Protese Dentaria Pr6tese Protese Ocular Pr6tese Peruca Pr6tese Dispositivo de Protec~ao Dispositivo Roupa de cama 10003175 Dispositivo de Protecy8o Coberta 10003293 Roupa de Cama Cobertor Eh~ctrico Coberta Colcha Coberta Capa de Edredao Roupa de Cama Fronha 10014611 Roupa de Cama Vestuario de Protec~ao Dispositivo de Protecy8o Luva 10008487 Vestuario de Protecy8o Roupao 10011222 Vestuario de ProteCy80 Penso Ocular Penso Ocular Mascara Mascara 10007475 10006658 10002602

"~

..

,---

;~

10005750

':=:S

10008473

:=:s

==s
:::=it

.::::S
::::::::s

........

--:::=B
~

::::::s

===;~

10011752

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Campo Cirurgico Campo Cirurgico Penso de Ferida 10021227 Dispositivo de Protecc;ao Ligadura 10003123 Penso de Ferida Compressa 10008378 Penso de Ferida Meias El<flsticas Dispositivo Bomba Eh~ctrica de Extrac~ao Dispositivo Dispositivo de Alimenta~ao Dispositivo Biberao 10007793 Dispositivo de Alimentac;ao Garfo 10008193 Dispositivo de Alimentac;ao Faca 10011019 Dispositivo de Alimentac;ao Colher 10018667 Dispositivo de Alimentac;ao Dispositivo de Arranjo Dispositivo Escova 10003728 Dispositivo de Arranjo Pente 10004638 Dispositivo de Arranjo Escova de Dentes Dispositivo de arranjo 10019853 de Leite

10007803

Dispositivo de Aquecimento/Arrefecimento Dispositivo Embalagem Fria 10004519 Dispositivo de Aquecimento/Arrefecimento Ventoinha 10007680 Dispositivo de Aquecimento/Arrefecimento

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.=.. :::s
:::::s
,;:=S
~

Uimpada de Aquecimento 10008879 Dispositivo de Aquecimento/Arrefecimento Embalagem Quente 10009167 Dispositivo de Aquecimento/Arrefecimento Dispositivo de Imobilizac;f3o Dispositivo Grades da Cama 10003201 Dispositivo de Imobiliza<;ao Aparelho Gessado 10004039 Dispositivo de Imobiliza<;ao Barreira Limitadora 10017164 Dispositivo de Imobiliza<;ao Tala 10018633 Dispositivo de Imobiliza<;ao Dispositivo de Implantac;f3o 10009838 Dispositivo Dispositivo Cardiaco de Implantac;f3o Dispositivo de Implanta<;ao Pacemaker 10013945 Dispositivo Cardfaco de Implanta<;ao Incubadora Dispositivo Dispositivo de Mobilizac;f3o Dispositivo Barra de Apoio 10008657 Dispositivo de Mobiliza<;ao Dispositivo para Levante Dispositivo de Mobiliza<;ao Veiculo 10020654 Dispositivo de Mobiliza<;ao Ambulancia Vefculo Bicicleta Veiculo Cadeira de Rodas Veiculo 10021052 10002214

=:I
..

.. == .....-.

;:::=1
.::::::it

---.

.:=::S

::::::a 3

I
,"

::

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Bengala 10020893 Dispositivo de MobilizaC;8o Dispositivo de Monitoriza~ao Dispositivo Monitor Cardiaco 10003873 Dispositivo de MonitorizaC;8o Monitor de Contrac~ao Dispositivo de MonitorizaC;8o Dispositivo de Recrea~ao Dispositivo Brinquedo 10019914 Dispositivo de RecreaC;8o Dispositivo Respirat6rio Dispositivo Atomizador 10002884 Dispositivo Respirat6rio Humidificador 10009228 Dispositivo Respirat6rio Nebulizador 10012469 Dispositivo Respirat6rio Mascara de Oxigenio Dispositivo Respirat6rio Tenda de Oxigenio Dispositivo Respirat6rio 10013909 10005126

10016530

10013913

Ventilador 10016927 Dispositivo Respirat6rio Dispositivo de Seguran~a Dispositivo Dispositivo de Suporte Dispositivo Almofada Circular 10002088 Dispositivo de Suporte Cama 10003168 Dispositivo de Suporte Colchao 10011799 Dispositivo de Suporte

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

:::::;S

:::=S
::=it
.;;;:::S
Colchao de Penas Colchao Colchao de Agua Colchao 10007755

=:!It

10020974

.=::=:1
.;:::S
:::::8 .:::=1

Almofada 10014607 Dispositivo de Suporte Dispositivo Neuroestimulador Dispositivo Dispositivo Cirurgico Dispositivo Dispositivo Invasivo Dispositivo Cirurgico Agulha 10012509 Dispositivo Invasive Laser 10011144 Dispositivo Cirurgico Tesoura 10017563 Dispositivo Cirurgico Material de Sutura Dispositivo Cirurgico Clamp Umbilical Dispositivo Cirurgico Clamp de Ferida Dispositivo Cirurgico 10019323 de Superficie

.:::::S
::::::::::1

10020244

10021197

Dispositivo de Tracc;ao Dispositivo Dispositivo de TransportelDrenagem Dispositivo Dreno 10006207 Dispositivo de Transporte/Drenagem Dreno de Ferida Dreno Sistema de Perfusao 10006295 Dispositivo de Transporte/Drenagem Caixa de Comprimidos 10014598 Dispositivo de Transporte/Drenagem

Copyright 2005 bylCN ~ International Council of Nurses 3, place Jean~Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Pipeta 10014624 Dispositivo de Transporte/Drenagem Aparelho de Aspira~ao 10019029 Dispositivo de Transporte/Drenagem Seringa 10019399 Dispositivo de Transporte/Drenagem Tubo 10020216 Dispositivo de Transporte/Drenagem Canula Tubo

CatE~ter Epidural
Canula

Catt~ter Venoso
Canula

CatE~ter Central CatE~terVenoso


Cateter Tubo Cateter Urinario Cateter Dreno Toracico Tubo Tubo Endotraqueal Tubo Sonda Gastrointestinal Tubo Sonda Rectal 10016569 Sonda Gastrointestinal Dreno Intraperitoneal Tubo Sonda de Oxigenio Tubo Cateter Ventricular Tubo 10010733 10020373

10004232

10006868

10013932

10020715

Dispositivo Urinario 10020387 Dispositivo de Transporte

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

,= ,=
:~
:~

Dispositivo VasopneumcHico Dispositivo Plano Artefacto Plano de Cuidados Plano Clinical Pathway (percurso clinico esperado) Plano Linhas de Orientac;ao Plano Linhas de Orientac;ao face Linhas de Orientagao Protocolo Plano Regime Plano Regime Dietetico Regime Regime Medicamentoso Regime 10011884

:~

== := ==

':::=

Dor

":= ,:::=

Prestador de Cuidados de Saude Recursos Enfermeiro 10013333 Prestador de Cuidados de Saude Medico 10014522 Prestador de Cuidados de Saude Cirurgiao 10019190 Prestador de Cuidados de Saude Servic;o de Saude 10008795 Recursos com as caracterfsticas especfficas: Provisao de instituigoes, como hospitais e centros de saude, bem como de pessoas qualificadas para assumir as tarefas de prevenir e tratar a doenga, promover e manter a saude. Servic;o Comunitario de Refeic;oes Servigo de Saude Servic;o de Planeamento Familiar Servigo de Saude

.':.=
'~

== ==

o Q.
E
~

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Servic;o de Promoc;ao de Saude 10008776 Servi<;o de Saude com as caracteristicas especfficas: Educar e providenciar informa<;80 para melhorar os estilos de vida; e prevenir a doen<;a atraves da satisfa<;80 das necessidades de saude; usa dos recursos disponiveis e colabora<;80 intersectorial; envolvendo activamente 0 individuo/comunidade na defini<;80 das prioridades, tomada de decis80 e planeamento de estrategias. Servic;o Domiciliario Servi<;o de Saude Servic;o Medico Servi<;o de Saude 10009053

10011850

Servic;o de Enfermagem Servi<;o de Saude Servic;o de Nutric;ao Servi<;o de Saude

10013380

10013435

Servic;o de Terapia Ocupacional 10013604 Servi<;o de Saude com as caracteristicas especfficas: Especialidade pratica multidisciplinar centrada na promo<;80, protec<;80 e restabelecimento da saude dos trabalhadores e preven<;80 da doen<;a e incapacidade no contexto da seguran<;a e saude no ambiente de trabalho. Inclui 0 meio ambiente, vigilancia ocupacional para identifica<;80, avalia<;80 e medidas de precau<;80 relacionadas com a preven<;80 dos riscos de saude e perigos; vigilancia da saude individual com 0 trabalho; participa<;80 no desenvolvimento de programas de apoio aos trabalhadores e na melhoria da seguran<;a nos locais de trabalho, e das praticas atraves de medidas legislativas (Iinhas de orienta<;80) e colabora<;80 na transmiss80 de informa<;80, treino e educa<;80 dos trabalhadores, entidades empregadoras e governo, sobre a saude ocupacional e higiene. Servic;o de Fisioterapia Servi<;o de Saude Servic;o Social Servi<;o de Saude Material Recursos Aerossol Material Sangue e Derivados Material Creme Material Medicamento Material Analgesico Medicamento 10014567

10018475

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Antibiotico Medicamento Agente Hemostatico Medicamento Medica~ao Medicamento 10011866

Vacina 10020568 Medicamento Enema Material Insulina Material Linimento Material Maquilhagem Material Verniz de Unhas Material Nutriente Material Bebida Nutriente Alimento Nutriente Alimento Frio Alimento Refei~ao Nutriente Vitamina B12 Nutriente Oleo Material Unguento Material Sabao Material 10004503 10006881

10010400

10011365

10011543

10011809

10020840

10013662

10013670

10018358

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

e::

Soluc;ao Material Spray Material Tecnica Recursos

10018499

== e=
c:=
0

==

10018701

=::10019525

e::corpo de um lugar para


0

Tecnica de Marcha 10002222 Tecnica com as caracteristicas especificas: Mudar ou mover outro. Tecnica Asseptica Tecnica

e=:

e==
e::

Tecnica de Treino Autogenico 10003031 Tecnica com as caracteristicas especificas: Ensino relacionado com a auto-sugestao para induzir 0 relaxamento. Tecnica de Treino Vesical Tecnica Tecnica de Posicionamento Tecnica Tecnica de Treino Intestinal Tecnica Tecnica Respirat6ria ou da Tosse Tecnica Tecnica Respirat6ria 10003684 Tecnica Respirat6ria ou da Tosse Tecnica Calmante Tecnica Tecnica de Distracc;ao Tecnica Tecnica de Administrac;ao de Medicamentos Tecnica Tecnica de Dialise 10005905 Tecnica de Administra<;ao de Medicamentos Hemodialise
Tecnica de OiaUse

c::: e::=

e:::
~

de Bopart

e::: c:

10003666

10008949 10014393

Dialise Peritoneal Tecnica de Dialise

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Tecnica de Perfusao 10010189 Tecnica de Administray80 de Medicamentos Tecnica de Injec~ao 10010278 Tecnica de Administray80 de Medicamentos Tecnica de Feedback Tecnica Tecnica de Biofeedback Tecnica de Feedback Tecnica de Alimenta~ao Tecnica Tecnica de Imagina~ao Tecnica Tecnica de Hemostase Tecnica Tecnica de Hemostase pelo Doente/Auto-hemostase Tecnica de Hemostase Tecnica de Treino de Incontinencia Tecnica Tecnica de Inala~ao Tecnica Tecnica de Interac~ao Tecnica Tecnica Invasiva Tecnica Tecnica de Treino da Memoria Tecnica Tecnica de Exercicio Muscular ou Articular Tecnica Movimento Articular Activo 10000393 Tecnica de Exercfcio Muscular ou Articular com as caracterfsticas especfficas: Movimento articular voluntario e movimentos articulares iniciados pelo proprio, sem assistencia. Movimento Articular Passivo 10014109 Tecnica de Exercfcio Muscular ou Articular com as caracterfsticas especfficas: Movimento articular com assistencia. Tecnica de Relaxamento Tecnica 10010209 10007772

10003264

10007819

Guiada

10010471

o Co
E
~

lCO

o
CO

Or!

N .-

CO o
-J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Tecnica de Autocateterizac;ao Tecnica Tecnica de Treino da Fala Tecnica Cirurgia Tecnica Amputac;ao Cirurgia Cesariana Cirurgia Neurocirurgia Cirurgia Ostomia Cirurgia Traqueotomia Cirurgia Transplante Cirurgia

10017674 10018554

10019212 10002246 10004143 10013156 10013847 10019951 10020053 10019352 10020048


em Trendelenburg

Tecnica de Deglutic;ao Tecnica Tecnica de Transferencia Tecnica Tecnica de Posicionamento Tecnica Terapia Recursos Terapia pelo Movimento Terapia

Terapia Assistida por Animais Terapia Aromaterapia Terapia Arteterapia Terapia Terapia com Dispositivos Auxiliares Terapia

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

.::::::I
,::::I ..::::J ,,:::::I
Biblioterapia Terapia Hemoterapia Terapia Quimioterapia Terapia Cinesiterapia Respirat6ria Terapia Terapia na Crise Terapia Terapia Familiar Terapia Primeiros Socorros Terapia 10007944

,.::::s

==s
=:::e
:::::::I

:===t

Terapia com Fluidos ou Electr6litos Terapia Terapia de Grupo Terapia Terapia pelo Humor Terapia Infusoterapia Terapia Inaloterapia Terapia 10010191

;'=:=1
"" 1

... :=

,=-~
===s
:::::I

10010213

Terapia Intravenosa Terapia Terapia Ambiental Terapia Musicoterapia Terapia Terapia Nutricional Terapia Oxigenoterapia Terapia

10010808

o c.
E
~

10012067

:=a
.:::::!It

10012371

lCO 10013442

o
o
CO N CO

::::::t

'==
::::::I :::::::JS

.10013921

CJ o -oJ

:::::::t
"~

,-;:::i:I
~

Ludoterapia Terapia Radioterapia Terapia Terapia de Orienta<;ao para a Realidade Terapia Terapia pel a Reminiscencia Terapia Terapia de Relaxamento Simples Terapia Terapia com Grupo de Apoio Terapia Terapia Tradicional 10019998 Terapia com as seguintes caracteristicas especfficas: Pratica de cuidados de saude de raizes culturais, baseada na tradic;ao, religiao, ancestral e/ou direcc;ao espiritual; diversas crenc;as sobre as causas de doenc;a; utilizando varios metod os de avaliac;ao e tratamento indigenas, com abordagem natural, espiritual, psiquica ou metafisica, podendo ser de natureza curativa, preventiva, de protecc;ao ou de reabilitac;ao.

== ==== e:=
===
e:=

==

e:=:

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, placeJean~Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

o Co
E
~

Ac~ao: Processa intencianal aplicada a, au desempenhada par um cliente


(par exempla, educar, trocar, administrar, manitorizar).

lCO

o
CO N

01

.CO o

o ..J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

--------== ---' eo..


1 >1

'--

-----

---

..---

,.....

-e:::
lflii-

--.--

.-. e.e. e

---,.....

=:

t:::

=:
e::
~

== e=
c
Copyright 2005 by"ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

c:: e:

Atender 10002911 AC<;:80com as caracteristicas de alguem ou alguma coisa.

especificas: Estar atento a, de servi<;:oa, ou a tomar conta

Assistir 10002850 AC<;:80de Atender com as caracteristicas especificas: Fazer parte do trabalho de alguem ou ajudar alguem nas suas fun<;:oes naturais. Facilitar 10007499 AC<;:80de Assistir com as caracteristicas. especificas: Tomar alguma coisa mais f,kil para alguem. Promover 10015801 AC<;:80 Assistir com as caracteristicas de gredir nalguma coisa.

especificas: Ajudar alguem a come<;:arou a pro-

Oesenvolver 10005848 AC<;:80de Promover com as caracteristicas ideia, pessoa ou grupo/comunidade.

especificas: Estimular 0 crescimento de uma

Oar Poder 10006796 AC<;:80de Promover com as caracteristicas especificas: Capacitar as pessoas para fazerem escolhas, de modo a que se consciencializem do seu potencial para influenciar a sua saude. Melhorar 10006945 AC<;:80 Promover com as caracteristicas especificas: Aumentar, intensificar ou melhorar de alguma coisa, ja de boa qualidade. Progredir 10001901 AC<;:80 Melhorar com as caracteristicas de frente.

especificas: Fazer progressos, melhorar, ir em

Induzir 10010039 AC<;:80 Promover com as caracterlsticas especificas: Ajudar a concretizar alguma coisa. de Incentivar 10012242 AC<;:80 Promover com as caracteristicas especificas: Levar alguem a actuar num sentide do particular ou estimular 0 interesse de alguem por uma actividade. Apoiar 10019142 AC<;:80de Assistir com as caracteristicas especificas: Ajudar social ou psicologicamente alguem a ser bem sucedido, a evitar que alguem ou alguma coisa fracasse, a suportar 0 peso, a manter-se em POSi<;:80 a aguentar. e Advogar 10001929 AC<;:80 Apoiar com as caracteristicas especificas: Recomendar alguem ou alguma coisa de atraves da argumenta<;:80. Advogar pelo Cliente 10001938 AC<;:80de Advogar com as caracteristicas resse do c1iente.

o c.
E
~

letS

o
(.)l

N .-

etS
(.)

etS
o ..J

especlficas:

Interceder de acordo com 0 inte-

Encor~ar 10006823 AC<;:80 Apoiar com as caracteristicas especificas: Dar confian<;:aou esperan<;:aa alguem. de

s::
Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

CD

CD

Tranquilizar 10016480 ACg80 de Apoiar com as caracteristicas especificas: Diminuir 0 medo e restabelecer a confianga. Refor~ar 10016650 ACg80 de Apoiar com as caracteristicas Prevenir 10015620 ACg80 de Atender com as caracteristicas de alguma coisa. Evitar 10003077 ACg80 de Prevenir com as caracteristicas de alguma coisa.

especificas: Fortalecer alguma coisa ou alguem.

especificas:

Parar ou impedir 0 acontecimento

especificas: Afastar-se ou manter-se afastado

Proteger 10015864 ACg80 de Prevenir com as caracteristicas especificas: Manter alguem ou alguma coisa a salvo, ou tomar precaugoes face a alguma coisa. Preven~ao do Alcoolismo ACg80 de Proteger Preven~ao da Contamina~ao 10005055 ACg80 de Proteger com as caracteristicas especificas: Prevenir poluig80 por contacto ou mistura. Preven~ao da Queda ACg80 de Proteger Medidas de Seguran~a 10017439 ACg80 de Proteger com as caracteristicas especificas: Desempenhar actividades no sentido de prevenir e evitar acidentes ou perigos especificamente conhecidos por provocarem les80 e prejuizo; desempenhar actividades orientadas para a manuteng80 da seguranga ambiental, associada com ouso de dispositivos protectores como luvas e capacete. Preven~ao do Isolamento Social ACg80 de Proteger Preven~ao da Violencia ACg80 de Proteger Relacionar 10016678 ACg80 de Atender com as caracteristicas especificas: Estabelecer ou manter ligagoes com urn ou mais individuos, interagir. Colaborar 10004542 ACg80 de Relacionar com as caracteristicas guem. Confortar 10004664 ACg80 de Relacionar com as caracteristicas de necessidade.

especificas: Trabalhar em conjunto com al-

especificas: Consolar alguem nos momentos

Consultar 10005017 ACg80 de Relacionar com as caracteristicas especificas: Procurar conselhos, obter informag8o, partilhar ideias e analisar em conjunto.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Contactar 10005038 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Acc;ao e capacidade de comunicar com os outros, com a finalidade de obter informac;ao, estabelecer relac;5es, contactos e redes de comunicac;ao. Contratar 10005119 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas alguem.

especfficas:

Estabelecer

um acordo com

Negociar 10013037 Acc;ao de Contratar com as caracterfsticas especfficas: Conferenciar com alguem no sentido de alcanc;ar um compromisso ou acordo. Media~ao Cultural 10005436 Acc;ao de Negociar com as caracterfsticas especfficas: Criar pontes e ligac;5es entre tema de saude institufdo e 0 cliente e famflia de cultura diferente. Mediar 10011845 Acc;ao de Negociar com as caracterfsticas chegar a acordo.

sis-

especfficas:

Resolver ou ajustar diferenc;as,

Deduzir 10006708 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Extrair, fazersurgir. Estabelecer uma Liga~ao 10007032 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas proveitosa e harmoniosa com alguem.

especfficas: Estabelecer uma comunicac;ao

Envolver 10010877 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Acc;5es de empenhamento demonstrac;ao de interesse para com outros indivfduos e vontade de ajudar outros. Escutar 10011383 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Fazer 0 esforgo de ouvir ouvir atentamente 0 que os outros dizem, prestar atenc;ao e responder a outros.

outro,

Trabalhar em Rede 10013118 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Acc;5es de criac;ao de suporte, usando sistemas de inter-conexao para transmitir informac;ao, comunicar, fazer contratos e partilhar experiencias entre indivfduos. Elogiar 10015409 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas rac;ao por alguem ou alguma coisa. Estar Presente 10015575 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas de necessidade.

o c.
E
~

especfficas: Expressar aprovac;ao ou admi-

letS
especfficas: Estar disponfvel em momentos

o
(Jtl

N .-

Conversar 10019436 Acc;ao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Usar a Iinguagem falada, articular palavras.

o
etS
-I

etS

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Tocar 10019905 Acgao de Relacionar com as caracterfsticas especfficas: Usar as pr6prias maos com objectivo de contacto tactil. Segurar a Mao 10008642 Acgao de Tocar com as caracterfsticas especfficas: Pegar na mao de outra pessoa proporcionando apoio pessoal e confianga. Abra~ar 10009198 Acgao de Tocar com as caracteristicas

especfficas: Envolver firmemente com os bragos.

Tratar 10020133 Acgao de Atender com as caracteristicas especfficas: Cuidar aliviando, terminando, removenda ou restaurando alguma coisa. Aliviar 10002171 Acgao de Tratar com as caracterfsticas especfficas: Tornar algo mais facil de suportar. Atenuar 10016716 Acgao de Tratar com as caraeteristicas especfficas: Diminuir, terminar ou remover alguma coisa. Restabelecer 10017140 Acgao de Tratar com as caracterfsticas especfficas: Fazer voltar a condigao anterior ou original, renovar, revitalizar, rejuvenescimento mental e ffsico. Reabilitar 10016645 Acgao de Restabelecer com as caraeterfsticas especfficas: Restituir eficacia as fungoes ou a vida normal, atraves do treino, especial mente ap6s uma doenga.
I

\
f
"!Co:;; -

Ressuscitar 10017193 Acgao de Restabelecer com as caracterfsticas especfficas: Fazer alguem ou alguma coisa voltar a vida. Interrup~ao da Gravidez 10019587 Acgao de Tratar com as caracterfsticas especfficas: Acgoes para terminar uma gravidez nao planeada, nao desejada ou que constitui uma ameaga a vida, atraves do abortamento. Determinar 10005824 Acgao com as caracterfsticas senga de alguma coisa.

especfficas: Descobrir ou estabelecer com precisao a pre-

Avaliar 10007066 Acgao de Determinar com as caracterfsticas especfficas: Processo continuo de medir progresso ou extensao em que os objectivos estabelecidos foram atingidos.

t::=
0

==
~

Analisar 10002298 Acgao de Avaliar com as caracteristicas especfficas: Sintetizar informagao acerca de algo. Apreciar 10002673 Acgao de Avaliar com as caracteristicas significado de alguma coisa.

e:=
e:=
e::

especfficas: Estimar a dimensao, qualidade ou

e:=
~.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

c:::: e:::-

Calcular 10003818 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas matematica.

especfficas: Certificar por calculo ou atraves da

Categorizar 10004060 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas especfficas: Colocar numa categoria, c1assificar. Estadear 10018738 ACC;80de Categorizar com as caracterfsticas especfficas: Determinar a dimens80 ou progress80 de um problema. Identificar 10009631 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas especfficas: Estabelecer sistematicamente tidade de alguem ou de alguma coisa. Definir 0 Perfil 10015770 ACC;80de Identificar com as caracterfsticas especfficas: Identificar sistematicamente portamentos de saude e necessidades de uma populac;8o.

a iden-

com-

Procurar 10019967 ACC;80de Identificar com as caracterfsticas especfficas: Observar, descobrir ou encontrar vestfgios ou sinais de alguem ou alguma coisa atraves de pesquisa. Interpretar 10010492 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas coisa. Medir 10011813 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas alguma coisa.

especfficas:

Compreender

ou explicar alguma

especfficas: Atribuir numeros aos atributos de

Pesar 10021023 ACC;80de Medir com as caracterfsticas especfficas: Verificar 0 peso de alguma coisa ou de alguem e expressa-Io em numeros. Testar 10019594 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas especfficas: Ensaiar ou experimentar em alguem ou alguma coisa. Verificar 10020727 ACC;80de Avaliar com as caracterfsticas especfficas: Estabelecer a verdadeou de alguma coisa. Entrevistar 10010542 ACC;80de Determinar com as caracterfsticas promovendo respostas faladas.

o a.
E
~

correcC;8o

especfficas: Examinar fazendo perguntas e

zea (,)l
N .(J

Monitorizar 10012154 ACC;80de Determinar com as caracterfsticas especfficas: Escrutinar em ocasi5es repetidas ou regulares, alguem ou alguma coisa, Inspeccionar 10010348 ACC;80de Monitorizar com as caracterfsticas especfficas: coisa, atentamente e de uma forma sistematica.

ea

ea
-J

Observar alguem ou alguma

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Supervisionar 10019093 Acgao de Monitorizar com as caracterfsticas alguem ou alguma coisa.

especfficas:

Inspeccionar

progresso de

Vigilancia 10019277 Acgao de Monitorizar com as caracterfsticas especfficas: Observagao atenta de uma pessoa ou grupo, monitorizagao continua. Vigilancia Continua 10005093 Acgao de Vigilancia com as caracterfsticas especfficas: Monitorizagao ininterrupta. Vigiar 10019283 Acgao de Monitorizar com as caracterfsticas especfficas: Averiguar minuciosamente alguem ou alguma coisa de forma repetida e regular ao longo do tempo. Observar 10013474 Acgao de Determinar com as caracterfsticas dosamente alguem ou alguma coisa.

especfficas: Prestar atengao e olhar cuida-

Validar 10004189 Acgao de Observar com as caracterfsticas especlficas: Estabelecer a exactidao, qualidade ou condigao de alguma coisa. Enumerar 10005265 Acgao de Observar com as caracterfsticas numeros por ordem ascendente.

especfficas:

Contar, considerar

ou listar

Examinar 10007256 Acgao de Observar com as caracterfsticas especfficas: Inquirir algo ou alguem, minuciosa e analiticamente a fim de estabelecer com precisao a presen9a de algo. Auscultar 10003012 Acgao de Examinar com as caracterfsticas especfficas: Ouvir sons do interior do corpo. Palpar 10013997 Acgao de Examinar com as caracterfsticas lizando as maos.

especfficas:

Examinar partes do corpo, uti-

Percutir 10014289 Acgao de Examinar com as caracterfsticas especfficas: Examinar partes do corpo percutindo suavemente com os dedos da mao ou com instrumentos. Rastrear 10017585 Acgao de Examinar com as caracterfsticas especfficas: Distinguir entre os que estao a sofrer de uma doenga ou de outro fen6meno e os que 0 nao estao. Informar 10010162 Acgao com as caracterfsticas especfficas: Comunicar alguma coisa a alguem. Descrever 10005797 Acgao de Informar com as caracterfsticas especfficas: Relatar as caracterfsticas, to, etc. de alguem ou alguma coisa, oralmente ou por escrito.

aspec-

136

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Documentar 10006173 ACyEtode Oescrever com as caracteristicas especificas: Acumular, c1assificar e disseminar informayEto e material coligido. Registar 10016498 ACyEtode Oescrever com as caracteristicas especificas: Formular uma evidencia ou informayEto que constitui 0 testemunho do que ocorreu ou foi dito. Relatar 10016771 ACyEtode Oescrever com as caracteristicas especificas: Oar conta ou sumariar eventos ou observayoes. Explicar 10007370 ACyEtode Informar com as caracteristicas vel ou clara para alguem.

especificas: Tornar alguma coisa compreensi-

Orientar 10008592 ACyEtode Informar com as caracteristicas especificas: Oirigir alguem para uma decisEto em assuntos relacionados com a saude. Avisar 10001917 ACyEtode Orientar com as caracteristicas especificas: Sugerir que deveser seguido da aCyEtoempreendida. Orientar antecipadamente 10002401 ACyEto de Orientar com as caracteristicas especificas: pessoas sobre assuntos de saud~.

rumo

Encaminhar antecipadamente

as

Aconselhar 10005254 ACyEtode Orientar com as caracterlsticas especlficas: Capacitar alguem para tomar a sua propria decisEto, at raves do dialogo.

=:::a

s
:::::::e ::::::t
:::::::1ft :::d

Ensinar 10019502 ACyEto de Informar com as caracteristicas especificas: alguem sobre temas relacionados com a saude. Educar 10006564 ACyEto de Ensinar com as caracteristicas alguma coisa a alguem.

Oar informayEto sistematizada

especificas:

Transmitir conhecimentos

sobre

o a.
E
~

Instruir 10010376 ACyEtode Ensinar com as caracteristicas especificas: Fornecer informayEto sistematizada a alguem, sobre como fazer alguma coisa. Treinar 10020007 ACyEtode Instruir com as caracteristicas especificas: guem ou 0 funcionamento de alguma coisa. Gerir 10011625 ACyEtocom as caracteristicas ou a\guma coisa.

::::s

:::::e
::::=I

Oesenvolver as capacidades de al-

1m ~ m

N .-

m o
o ..J

especificas: Estar encarregado de, e organizar para alguem

::::::1S

::::::s
:::::f!j

.:::=if

=:::riiI

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Autorizar 10003020 Acgao de Gerir com as caracteristicas

especificas: Oar permissao, conceder autorizagao.

Completar 10004854 Acgao de Gerir com as caracterfsticas especfficas: Conduzir ao fim ou fase final; terminar. Distribuir 10006125 Acgao de Gerir com as caracterfsticas especificas: Entregar, dar, ou dispensar. Administrar 10001773 Acgao de Oistribuir com as caraeterfsticas medicamento.

especfficas:

Providenciar

ou aplicar

um

Aplicar 10002464 Acgao de Oistribuir com as caracterfsticas especfficas: Oar utilizagao pratica a alguma coisa. Oar 10008441 Acgao de Oistribuir com as caracteristicas

especfficas: Transferir alguma coisa.

Oferecer 10013636 Acgao de Oistribuir com as caracterfsticas especfficas: Oar uma oportunidade para. Providenciar 10015935 Acgao de Oistribuir com as caracterfsticas especfficas: Aprontar alguma coisa para alguem. Implementar 10009840 Acgao de Gerir com as caracterfsticas para colocar em pratica 0 planeado.

especfficas: Usar

conhecimento e capacidades

Liderar 10011233 Acgao de Gerir com as caracterfsticas especfficas: Seguir frente, mostrando agindo determinadamente para produzir um resultado desejado.

caminho,

Obter 10013572 Acgao de Gerir com as caracterfsticas adquirir.

especificas: Conseguir a posse de alguma coisa,

Reunir 10004574 Acgao de Obter com as caracterfsticas especificas: Juntar alguma coisa, acumular. Mandar 10013754 Acgao de Gerir com as caracterfsticas especificas: Oar uma ordem, requerer ser servido com alguma coisa. Prescrever 10015510 Acgao de Mandar com as caracterfsticas especificas: Indicar a utilizagao de um medicamento ou regime, orientar para a administragao de um medicamento ou tratamento. Organizar 10013806 Acgao de Gerir com as caracterfsticas exemplo ordenar alguma coisa.

especfficas:

Oar uma estruturada ordenada, por

Ajustar 10001760 Acgao de Organizar com as caracterfsticas especfficas: Acomodar, adaptar.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Controlar 10005142 Acg8.o de Organizar com as caracterfsticas acg8.o ou reflexo.

especfficas: Regular ou manter uma fung8.o,

Permitir 10014408 Acg8.o de Controlar com as caracterfsticas especfficas: Autorizar ou dar uma oportunidade. Adequar 10016613 Acg8.o de Controlar com as caracterfsticas obter 0 efeito desejado.

especfficas: Ajustar alguma coisa de modo a

Alterar 10002185 Acg8.o de Adequar com as caracterfsticas especfficas: Fazer mudangas em alguma coisa ou tomar alguma coisa diferente. Diminuir 10005600 Acg8.o de Alterar com as caracterfsticas especfficas: Ajustar alguma coisa para obter resultado desejado: para um nfvel inferior. Aumentar 10009961 Acg8.o de Alterar com as caracterfsticas especfficas: Ajustar alguma coisa para obter resultado desejado: para um nfvel superior.

Interromper 10010526 Acg8.o de Alterar com as caracterfsticas especfficas: Parar de fazer alguma coisa ou fazer alguma coisa diferente. Suprimir 10019174 Acg8.o de Interromper com as caracterfsticas especfficas: Par fim cia de alguma coisa.

a actividade

ou existen-

Desmamar 10020990 Acg8.o de Interromper com as caracterfsticas especfficas: Fazer com que alguem deixe de depender de alguma coisa. Minimizar 10012080 Acg8.o de Alterar com as caracterfsticas especfficas: Reduzir para uma menor quantidade, tamanho ou gray. Iniciar 10010221 Acg8.o de Adequar com as caracterfsticas especfficas: alguma coisa ou fazer alguma coisa diferente.

o c.
E
~

Comegar a fazer mudangas em

Manter 10011504 Acg8.o de Adequar com as caracterfsticas especfficas: Conservar, reter ou continuar alguma coisa. Estabilizar 10018729 Acg8.o de Manter com as caracterfsticas especfficas: Fazer com que algo n8.o mude. Restringir 10017172 Acg8.o de Controlar com as caracterfsticas dentro de limites ffsicos.

Ins (.)l
N .-

ns
o ..J
(J

ns

especfficas: Manter alguem ou alguma coisa

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place.Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Isolar 10010906 Ac<;ao de Restringir com as caracterlsticas alguem dos outros. Estabelecer Limites 10011354 Ac<;ao de Restringir com as caracterlsticas tamento. Limitar 10017155 Ac<;ao de Restringir com as caracterlsticas dentro de limites. Imobilizar 10009762 Ac<;ao de Restringir com as caracterlsticas com restri<;ao de movimentos. Coordenar 10005190 Ac<;ao de Organizar com as caracterlsticas uma rela<;ao adequada. Ordenar 10002527 Ac<;ao de Coordenar com as caracterlsticas ordem. Planear 10014648 Ac<;ao de Coordenar com as caracterlsticas previamente alguma coisa.

especlficas:

Manter barreiras entre; separar

especlficas: Limitar ou constranger

compor-

especlficas: Manter alguem ou alguma coisa

especlficas: Manter alguem ou alguma coisa

especlficas: Par ou trazer alguma coisa para

especlficas: Par alguma coisa na respectiva

especlficas:

Ponderar, ordenar e organizar

Estabelecer Prioridades 10015736 Ac<;ao de Planear com as caracterlsticas especlficas: Ordenar alguma coisa em fun<;ao da hierarquia de prioridade. Triar 10020179 Ac<;ao de Estabelecer Prioridades com as caracterlsticas especlficas: Atribuir graus de urgencia para decidir a ordem de tratamento de feridas, doen<;as, etc. Calendarizar 10017528 Ac<;ao de Planear com as caracterlsticas especlficas: Fazer um cronograma, por exemplo horario. Referir 10016576 Ac<;ao de Coordenar com as caracterlsticas soa a alguem ou a alguma coisa. Solicitar 10016873 Ac<;ao de Coordenar com as caracterlsticas coisa, pedir alguma coisa. Assegurar 10006950 Ac<;ao de Organizar com as caracterlsticas

especlficas: Encaminhar ou indicar uma pes-

especlficas: Pedir a alguem que fa<;a alguma

especlficas: Confirmar alguma coisa.

Paliar 10013984 Ac<;ao de Gerir com as caracterlsticas especlficas: Providenciar conforto e controlo da dor a pessoas com doen<;a terminal atraves de apoio fisico, emocional, psicol6gico e espiritual.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Gen-eva, Switzerland

Executar 10014291 ACg80 com as caracterfsticas especfficas: Desempenhar uma tarefa tecnica. Trocar 10004162 ACg80 de Executar com as caracterfsticas especfficas: Substituir uma coisa por outra. Clam par 10004437 ACg80 de Executar com as caracterfsticas especfficas: Apertar, juntar ou comprimir alguma coisa, por exemplo, um tecido ou vaso. Limpar 10004444 ACg80 de Executar com as caracterfsticas contaminados; retirar 0 Iixo. Desinfectar 10006044 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas nismos patogenicos.

especfficas: Remover a sujidade ou agentes

especfficas: Libertar alguma coisa de microrga-

Depurar 10016181 ACg80 de Desinfectar com as caracterfsticas especfficas: Actuar como um anti-septico, libertar alguma coisa de impurezas. Drenar 10006211 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: Fazer com que alguma coisa saia ou escorra. Esfregar 10017619 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: Friccionar com forga, principal mente com uma escova dura. Ensaboar 10018009 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: limpeza de modo a limpar e remover microrganismos.

Lavar com agua e substancia de

Esterilizar 10018826 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: Libertar alguma coisa de microrganismos. Succionar 10019038 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: Remover ar ou Ifquido de um recipiente ou cavidade de modo a produzir um vacuo parcial para remover alguma coisa. Aspirar 10002641 ACg80 de Succionar com as caracterfsticas stancia.

especfficas: Succionar ou retirar uma sub-

Aspirar Manualmente 10011723 ACg80 de Aspirar com as caracterfsticas especfficas: Succionar com equipamento manual. Aspirar Mecanicamente 10011821 ACg80 de Aspirar com as caraeterfsticas especfficas: Succionar com equipamento mecanico. Lavar 10020935 ACg80 de Limpar com as caracterfsticas especfficas: Fazer com que algo fique Iimpo com agua ou outro Ifquido e um agente de limpeza.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Irrigar sob pressao 10008070 Ac<;ao de Lavar com as caracterfsticas especfficas: Limpar ou lavar com um fluxo de agua sob pressao. Irrigar 10010883 Ac<;ao de Lavar com as caracterfsticas especfficas: Lavar alguma coisa com urn fluxo constante de Iiquido. Tratar da Roupa 10011205 Ac<;ao de Lavar com as caracterfsticas especfficas: Encarregar-se de lavar, secar, passar a ferro ou arrumar a roupa. Enxaguar 10017247 Ac<;ao de Lavar com as caracterfsticas especfficas: Lavar levemente com agua limpa ou outro Iiquido para remover substancias indesejadas. Cobrir 10005296 Ac<;ao de Executar com as caracterfsticas especfficas: Colocar alguma coisa sobre ou em frente do corpo. Tapar 10006224 Ac<;ao de Cobrir com as caracteristicas especificas: C%car Vestir/Oespir 10006253 Ac<;ao de Cobrir com as caracteristicas

pe<;as de roupa ou material.

especfficas: Colocar ou remover roupa a alguem.

Cortar 10005491 Ac<;ao de Executar com as caracterfsticas especfficas: Encurtar ou remover alguma coisa. Incisar 10009935 Ac<;ao de Cortar com as caracterfsticas especfficas: Fazer urn corte em alguma coisa. Barbear 10018013 Ac<;ao de Cortar com as caracterfsticas especfficas: Cortar pel os ou barba. Oemonstrar 10005713 Ac<;ao de Executar com as caracterfsticas especfficas: Mostrar publicamente urn comportamento observavel. Oivertir 10006156 Ac<;ao qe Executar com as caracterfsticas especificas: Proporcionar prazer, entretenimento. Alimentar 10007786 Ac<;ao de Executar com as caracterfsticas especfficas: Oar comida a alguem. Cuidar da Higiene 10009285 Ac<;ao de Executar com as caracterfsticas especfficas: Oar banho, mudar de roupa, levantar da cama, associado a padrao cultural e nfvel socio-econ6mico. Oar Banho 10003134 Ac<;ao de Cuidar da Higiene com as caracterfsticas especfficas: Aplicar agua a alguma coisa, mergulhar alguma coisa em agua, par alguma coisa em agua.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 GenevCl,Switzerland

Ensopar 10018343 ACy80 de Dar Banho com as caracteristicas absorva tanto Iiquido quanta possive!. Trocar de Roupa 10008425 ACy80 de Cuidar da Higiene

especificas:

Fazer com que alguma coisa

Vestir 10016199 ACy80 de Trocar de Roupa com as caracteristicas especificas: Escolher e ir buscar a roupa, vestir, abotoar e apertar os fechos tanto na parte superior como inferior do carpo, usar os fechos, peugas, meias e calyado, como por exemplo sapatos. Despir 10019427 ACy80 de Trocar de Roupa com as caracteristicas especificas: Retirar as roupas, desabotoando-as, desapertando-as e abrindo os fechos, tanto na parte superior como inferior do corpo, tirar as peugas, meias e calyado; dobrar, pendurar e arrumar as roupas na gaveta ou armario. Arranjar 10008528 ACy80 de Cuidar da Higiene com as caracteristicas mas cuidar dos cabelos e unhas. Escovar 10003737 ACy80 de Arranjar com as caracteristicas ou Iimpar os dentes com uma escova. Pentear 10004640 ACy80 de Arranjar com as caracteristicas Fazer a Toillete 10019807 ACy80 de Cuidar da Higiene Hipnotizar 10009450 ACy80 de Executar com as caracteristicas sono por hipnose. Preencher 10010136 ACy80 de Executar com as caracteristicas

especificas: Escovar e de outras for-

especificas: Passar escova pelo cabelo ou pele

especificas: Passar um pente no cabelo.

especificas: Induzir um estado semelhante ao

especificas: Encher algo com uma substancia.

Hiperpreencher 10009339 ACy80 de Preencher com as caracteristicas substancia.

especificas: Sobrepreencher

algo com uma

Inserir 10010324 ACy80 de Executar com as caracteristicas especificas: Aplicar,introduzir ma coisa na/ou dentro de uma parte do corpo.

ou colocar algu-

Cateterizar 10004094 ACy80 de Inserir com as caracteristicas especificas: Aplicar, introduzir ou colocar urn cateter numa parte do corpo, para inserir ou remover Iiquidos. Injectar 10010266 ACy80 de Inserir com as caracteristicas especificas: Conduzir ou foryar uma agulha atraves de uma parte do corpo para introduzir substancias.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva,. Switzerland

Instilar 10010369 AC980 de Inserir com as caracteristicas gradualmente, em gotas. Intubar 10010831 AC980 de Inserir com as caracteristicas na traqueia, para ventila98o.

especfficas: Aplicar um Ifquido em alguma coisa

especfficas: Aplicar, introduzir ou colocar um tubo

Puncionar 10016152 AC980 de Inserir com as caracterfsticas especfficas: Introduzir uma agulha num vasa sanguineo ou cavidade do corpo para obter ou remover substancias. Instalar 10010353 AC980 de Executar com as caraeteristicas posi980 de ser utilizado.

especfficas: Colocar ou fixar um aparetho em

Preparar Equipamento 10016201 AC980 de Instalar com as caracteristicas especfficas: Colocar no lugar, par, ajustar acess6rios, equipamento, etc. em posi980 para ser utilizado. Manipular 10011710 AC980 de Executar com as caracteristicas corpo.

especificas: Mover manualmente uma parte do

Comprimir 10004877 AC980 de Manipular com as caraeteristicas especfficas: Exercer press80 de alguma coisa contra outra. Massajar 10011768 AC980 de Manipular com as caracteristicas partes do corpo. Extrair 0 leite 10012079 AC980 de Manipular com as caracteristicas manualmente para retirar leite.

especificas: Pressionar e esfregar 0 corpo ou

especfficas: Espremer e pressionar a mama

Friccionar 10017397 AC980 de Manipular com as caracteristicas especfficas: Esfregar firmemente a superficie do corpo com as pr6prias m80s ou outro objecto. Mobilizar 10012120 AC980 de Executar com as caracterfsticas especfficas: Tornar alguma coisa m6ve!. Posicionar 10014757 AC980 de Executar com as caraeteristicas em determinada posi980. Elevar 10006691 AC980 de Posicionar com as caracteristicas ou partes do corpo. Baixar 10011455 AC980 de Posicionar com as caracteristicas partes do corpo.

especfficas: Colocar alguem ou alguma coisa

especfficas: Levantar ou erguer a totalidade

especificas:

Deixar cair ou descer todo ou

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Posicionar no Peri-operatorio ACyao de Posicionar Transferir 10020030 ACyao de Posicionar com as caracteristicas de um local para outro.

especificas: Mover alguem ou alguma coisa

Virar 10020228 ACyao de Posicionar com as caracteristicas especificas: posiyao, de modo a encarar uma direcyao diferente. Preparar 10015478 ACyao de Executar com as caracteristicas coisa fique pronto. Aprontar 10017912 ACyao de Preparar com as caracteristicas de ser utilizada.

Levar a uma mudanya de

especificas: Fazer com que alguem ou alguma

especificas: Colocar alguma coisa em posiyao

Pressionar 10015599 ACyao de Executar com as caracteristicas especificas: Exercer pressao sobre alguma coisa usando os dedos e as maos, capacidade de exercer pressao num objecto usando as maos. Remover 10016763 ACyao de Executar com as caracteristicas Descartar 10006063 ACyao de Remover com as caracteristicas Extrair 10006230 ACyao de Remover com as caracteristicas Estimular 10018842 ACyao de Executar com as caracteristicas

especificas: Retirar ou eliminar alguma coisa.

especificas: Libertar-se de alguma coisa.

especificas: Retirar liquidos.

especificas: Incitar ou despertar alguma coisa.

Desfibrilhar 10005659 ACyao de Estimular com as caracteristicas especificas: Aplicar choque electrico ao miocardio atraves da parede toracica, por meio de um desfibrilhador, no caso de arritmia cardiaca com ameaya vida.

o Q.
E
~

Suturar 10019334 ACyao de Executar com as caracteristicas Transportar 10020076 ACyao de Executar com as caracteristicas para outro.

especificas: Encerrar uma ferida, cosendo-a.

especificas:

Carregar ou mover de urn lugar

lCO

o
CO N

(,)l

Vacinar 10020552 ACyao de Executar com as caracteristicas especificas: Introduzir um antigenio para estimu-Iar 0 desenvolvimento da imunidade do individuo e protege-Io contra doenyas especificas e inocular com vacina.

.CO
(J

-J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean:Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Ventilar 10020696 Acg80 de Executar com as caracteristicas mente.

especificas:

Fazer com que 0 ar passe livre-

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 GenevQ, Switzerland

Tempo: 0 ponto, periodo, instante, intervalo ou duragao de uma ocorrencia (por exemplo, admissao, nascimento, cr6nico).

lCO

o
(.)l

.CO o
-J

CO N

Copyright 2005 by leN - International Council of Nurses 3, pla'ce Jean~Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

CIPE Eixo - Tempo

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Dura~ao 10006379 Tempo com as caracterfsticas coisa ocorre. Dura~ao da Cirurgia DUrayc30

especfficas:

0 perfodo de tempo durante 0 qual alguma

Frequencia 10008234 Tempo com as caracterfsticas especfficas: Numero de ocorrencias durante urn dado perfodo de tempo, 0 numero de repetiyoes por unidade de tempo. Sempre Frequencia 10002192

Nunca 10013173 Frequencia com as caracterfsticas especfficas: Taxa de repetiyc30 durante urn intervalo de tempo: O. Frequente 10013658 Frequencia com as caracterfsticas intervalo de tempo: 7-9.

especificas:

Taxa de repetiyc30 elevada durante um

Raramente 10016374 Frequencia com caracterfsticas especificas: Taxa de repetiyc30 baixa durante um intervalo de tempo: 3-5. As vezes 10018508 Frequencia com caracterfsticas intervalo de tempo e: 4-6. Inicio (onset) Tempo Agudo 10001739 Infcio com as caracterfsticas especfficas: Ocorre durante urn curto perfodo de tempo, infcio abrupto ou subito. Cr6nico 10004395 Infcio com as caracterfsticas especfficas: Ocorre durante um longo perfodo de tempo, de longa durayc3o. Situa~ao Tempo Periodo do Desenvolvimento 10005853 Situayc30 com as caracterfsticas especfficas: Perfodo de tempo relacionado com 0 desenvolvimento. Adolescencia 10001858 Perfodo do Desenvolvimento Fase Adulta 10001891 Perfodo do Desenvolvimento Infancia 10004348 Perfodo do Desenvolvimento

especfficas: Taxa de repetiyc30

ocasional durante urn

lCO

o
0'1 CO N CO U

.-

o ...J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Infancia Pre-Escolar Infancia Intancia Escolar Infancia

10015497

10017544

Periodo Toddler (ate 3 anos de idade) Infancia Periodo da Velhice 10006627 Periodo do Desenvolvimento Periodo Infantil (ate 1 ana de idade) Periodo do Desenvolvimento Periodo Neonatal Periodo Infantil Periodo de Recem-Nascido Periodo Infantil Menarca 10011924 Periodo do Desenvolvimento com as caracteristicas especificas: Inicio do funcionamento do cicio menstrual, normal mente entre os 9 e os 17 anos de idade. Menopausa 10011930 Periodo do Desenvolvimento com as caracteristicas especificas: Cessa<;8o da capacidade reprodutora da mulher, climaterio, marcado pelo fim do cicio menstrual e da prodU<;80 de hormonas e que come<;a normalmente entre os 45 e os 60 anos de idade, podendo, no entanto, surgir num periodo mais precoce da vida devido a doen<;a ou remo<;80 cirurgica do utero e de ambos os ovarios. Evento 10007239 Situa<;80 com as caracteristicas Admissao 10001843 Evento ou Episodio Marca~ao 10002486 Evento ou Episodio Nascimento 10004307 Evento ou Episodio com as caracteristicas mundo um novo ser humano.

especificas: Ocorrencia, qualquer coisa que acontece.

especificas:

Parir uma crian<;a, trazendo ao

Trabalho de Parto 10004311 Evento ou Episodio com as caracteristicas especificas: Engloba processos corporais perinatais que ocorrem durante 0 trabalho de parto desde 0 inicio da dilata<;80 cervical ate saida da placenta. Morte 10005560 Evento ou Episodio

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Alta 10006000 Evento ou Epis6dio Contacto 10006810 Evento ou Epis6dio Exame 10007241 Evento ou Epis6dio Queda 10007512 Evento ou Epis6dio Hospitaliza~ao Evento ou Epis6dio Opera~ao cirurgica Evento ou Epis6dio 10009122

10013708

Recaida 10016666 Evento ou Epis6dio com as earaeterfstieas especffieas: Reeorreneia de doenga ou eondig8o na qual 0 tratamento terminou, reaparig80 de sintomas anteriores, voltar eondig80 ou habitos indesejaveis; hist6ria de eonclus8o do tratamento nos epis6dios anteriores, algum perfodo de tempo antes do reapareeimento dos sintomas, eondig8o ou habito.

Ritual de Passagem 10017299 Evento ou Epis6dio com as earaeterfstieas especffieas: Aetos eerimoniais usualmente desempenhados para reeonheeer a passagem de uma fase da vida para outra. Consulta 10020817 Evento ou Epis6dio Visita Domiciliaria Consulta Momento ou Intervalo de Tempo Tempo Tarde 10001955 Momento ou Intervalo de Tempo Dia 10005502 Momento ou Intervalo de Tempo Anoitecer 10007225 Momento ou Intervalo de Tempo Futuro 10008299 Momento ou Intervalo de Tempo Mes 10012219 Momento ou Intervalo de Tempo

Ins (,)l

ns N .ns
(J

-oJ

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Manha 10012226 Momenta au Intervalo de Tempo Noite 10013207 Momenta au Intervalo de Tempo Meio-dia 10013282 Momenta au Intervalo de Tempo Passado 10014113 Momenta au Intervalo de Tempo Presente 10015581 Momenta au Intervalo de Tempo Hoje 10019778 Momenta au Intervalo de Tempo Amanha 10019811 Momenta au Intervalo de Tempo Semana 10021010 Momenta au Intervalo de Tempo Ano 10021270 Momenta au Intervalo de Tempo Ontem 10021289 Momenta au Intervalo de Tempo Sequencia no Tempo 10014204 Tempo com as caracterfsticas especfficas: Sequencia de uma coisa atras de outra, uma ordem de sucessao. Continua 10005086 Sequencia no Tempo com as caracterfsticas especfficas: Ocorrendo sem parar au sem intervalos, sequencia ininterrupta. Intermitente 10010485 Sequencia no tempo com as caracterfsticas especfficas: Interromper au efectuar pausa em intervalos, parar e iniciar em intervalos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Localiza~ao: Orientag8o anatomica ou espacial de um diagnostico ou interveng80 (por exemplo, posterior, abdomen, escola, centro de saude).

lCO

01
CO N CO U

.-J

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, .place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Constru~ao Localiza<;ao Aeroporto 10002074 Constru<;ao com as caracteristicas especificas: os avioes descolarem e aterrarem.

Instala<;oes que asseguram espa<;o para

Ponte 10003697 Constru<;ao com as caracteristicas especificas: Estrutura que suporta uma estrada, caminho, caminho de ferro, etc., atravessa um curso de agua, ravina, caminho de ferro, etc. Edificio 10003744 Constru<;ao com as caracteristicas especificas: Estrutura concebida e construida para uso humano. Ediflcio Comercial 10004672 Edificio com as caracteristicas especificas: Estrutura concebida e construida para 0 sector lucrativo e comercial, com 0 objectivo do comercio de bens por dinheiro, troca ou cambio, actividade comercial ou corpora<;oes. Edificio Publico 10016110 Edificio com as caracteristicas especificas: Estrutura projectada e construida para servir de base a infra-estruturas publicas e a sistemas como 0 governo, a educa<;ao, a saude, servi<;os, transportes, comunica<;oes e protec<;ao civil. Ediflcio Residencial 10016887 Edificio com as caracteristicas especificas: Estrutura projectada e construida para habita<;ao, residencia ou lar, proporcionando ao ser humane abrigo, protec<;ao e espa<;o. Porto 10008674 Constru<;ao com as caracterfsticas para barcos e navios. Caminho de Ferro 10016319 Constru<;ao com as caracteristicas boios. Estrada 10017313 Constru<;ao com as caracteristicas veiculos motores e pessoas. Posi~ao Localiza<;ao Anterior Posi<;ao 10014788

especificas:

Estrutura que assegura espa<;o e abrigo

especificas:

Sistema de linhas e esta<;oes de com-

especificas:

Pista ou caminho para desloca<;ao de

10002365

Posi~ao Corporal Posi<;ao Posi~ao de Litotomia Posi<;ao Corporal

10003433

10011401

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Prona~ao
Posic;ao Corporal

10015829

Supina 10019103 Posic;ao Corporal

Posi~ao de Trendelenburg
Posic;ao Corporal Central Posic;ao Distal Posic;ao Lateralidade Posic;ao Lado da Cirurgia Lateralidade Esquerda Posic;ao Inferior Posic;ao Mediana Posic;ao Periferico Posic;ao Posterior Posic;ao Proximal Posic;ao Direita Posic;ao Superior Posic;ao Estrutura' Localizac;ao

10004104 10006085 10011163

10011267 10011440 10012022 10014386 10014994 10015942 10017234 10020325 10018916 10018900

Estrutura Corporal Estrutura Corpo 10003388 Estrutura Corporal

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Cavidade Corporal Estrutura Corporal Cavidade Abdominal Cavidade Corporal Cavidade Craniana Cavidade Corporal Cavidade Laringea Cavidade Corporal Cavidade Nasal Cavidade Corporal Cavidade Oral Cavidade Corporal Cavidade Rectal Cavidade Corporal

10003390

10000010

10005323

10011128

10012424

10013720

10016548

Espaf;o Subaracnoideu Cavidade Corporal Cavidade Tonlcica Cavidade Corporal Cavidade Vaginal Cavidade Corporal Orificio Corporal Estrutura Corporal Anus 10002417 Oriffcio Corporal Estoma 10018857 Oriffdo Corporal Colostomia Estoma lIeostomia Estoma Traqueostomia Estoma Urostomia Estoma 10004590

10018959

10019685

10020575

10003422

10009727

10019933

10020506

Regiao Corporal Estrutura Corporal

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Abdomen 10000023 Regiao Corporal Coto de Amputac;ao Regiao Corporal Areola 10002493 Regiao Corporal Brac;o 10002504 Regiao Corporal Regiao Axilar Regiao Corporal 10003096

Dorso 10003106 Regiao Corporal Mama 10003650 Regiao Corporal Nadega 10003792 Regiao Corporal Peito 10004213 Regiao Corporal Parede Toracica Regiao Corporal Queixo 10004382 Regiao Corporal Palpebra 10007468 Regiao Corporal Face 10007481 Regiao Corporal Dedo 10007937 Regiao Corporal Flanco 10007971 Regiao Corporal

Pe

10008155 Regiao Corporal Antebrac;o 10008164 Regiao Corporal Regiao Frontal Regiao Corporal

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Prepucio 10008186 Regiao Corporal Mao 10008661 Regiao Corporal Cabe~a 10008688 Regiao Corporal Calcanhar 10008908 Regiao Corporal Local de Inser~ao de Dispositivo Regiao Corporal Maxilar 10010947 Regiao Corporal Perna 10011298 Regiao Corporal Lflbio 10011377 Regiao Corporal Pesco~o 10012476 Regiao Corporal Mamilo 10013224 Regiao Corporal Pelvis 10014236 Regiao Corporal Perlneo 10014340 Regiao Corporal Regiao Pubica Regiao Corporal Sacro 10017402 Regiao Corporal Couro Cabeludo Regiao Corporal Local da Cirurgia Regiao Corporal Coxa 10019659 Regiao Corporal T6rax 10019692 Regiao Corporal 10017494

10019254

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Dedo do Pe Regiao Corporal

10019797

Tronco 10020180 Regiao Corporal Regiao Umbilical Regiao Corporal Regiao Vulvar Regiao Corporal Local da Ferida Regiao Corporal Punho 10021262 Regiao Corporal Via Corporal 10003467 Estrutura Corporal Vias Aereas Via Corporal Via Auricular Via Corporal Via de Colostomia Via Corporal Via Cutanea Via Corporal Via Endocervical Via Corporal Via Endosinusial Via Corporal Via Epidural Via Corporal Via Extra-Amni6tica Via Corporal Via Digestiva Via Corporal Via Gengival Via Corporal Via de IIeostomia Via Corporal 10008321 10006847 10002100

10003008

10004617

10006852

10007021

10008439

10009743

160

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Via Intra-Amni6tica Via Corporal Via Intra-Arterial Via Corporal Via Intra-Articular Via Corporal Via Intrabucal Via Corporal Via Intracardiaca Via Corporal Via Intracavitaria Via Corporal Via Intracervical Via Corporal Via Intracoronaria Via Corporal Via Intracutanea Via Corporal Via Intraductal Via Corporal Via Intralesao Via Corporal Via Intraluminal Via Corporal Via Intramuscular Via Corporal Via Intra-Ocular Via Corporal Via Intraperineal Via Corporal Via Intra-Esternal Via Corporal Via Intratecal Via Corporal Via Intra-Uterina Via Corporal

10010561 10010574 10010588 10010590 10010601 10010617 10010629 10010638 10010664 10010672 10010686 10010693 10010705 10010714 10010722 10010751 10010767 10010779

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Via Intravenosa Via Corporal Via Intravesical Via Corporal Via Nasal Via Corporal Via Ocular Via Corporal Via Oral Via Corporal

10012430 10013615 10013749 10014047 10014329 10014355 10016553 10017206 10018963 10018985 10019946 10020011

Via Parenterica Via Corporal Via Peri-Articular Via Corporal Via Perineural Via Corporal Via Rectal Via Corporal Via Retrobulbar Via Corporal Via Subcutanea Via Corporal Via Sublingual Via Corporal Via de Traqueostomia Via Corporal Via Transdermica Via Corporal Via Uretral Via Corporal Via de Urostomia Via Corporal Via Vaginal Via Corporal

Componente do Sistema Corporal Estrutura Corporal

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Componente do Sistema Cardiovascular Componente do Sistema Corporal Vaso Sanguineo 10003374 Componente do Sistema Cardiovascular Arteria 10002562 Vaso Sangulneo Arteria Pulmonar Arteria Capilar 10003860 Vaso Sangufneo Veia 10020665 Vaso Sangulneo Cora~ao 10008822 Componente do Sistema Cardiovascular Componente do Sistema Gastrointestinal Componente do Sistema Corporal Esfincter Anal 10002280 Componente do Sistema Gastrointestinal Intestino 10010557 Componente do Sistema Gastrointestinal Glandula Salivar 10017456 Componente do Sistema Gastrointestinal com as caracterfsticas especfficas: Cada um dos tres pares de glandulas que drenam Ilquido seroso e secre<;oes mucosas na boca, no sentido de auxiliar 0 processo digestivo. Est6mago 10018861 Componente do Sistema Gastrointestinal Glandula 10008456 Componente do Sistema Corporal com as caracterlsticas especfficas: Conjunto de celulas semelhantes e especializadas, em determinados 6rgaos, que segregam ou excretam materiais que nao se relacionam com 0 metabolismo habitual. Componente do Sistema Tegumentar Componente do Sistema Corporal Pelos 10008626 Componente do Sistema Tegumentar com as caracterfsticas especfficas: Pequenos fios que crescem superflcie do corpo como no couro cabeludo, pelos faciais, incluindo a barba, e pelos corporais; cada pelo e constituldo por um filamento de queratina com uma raiz e um eixo formado num follculo especializado da epiderme; a integridade e a fun<;ao, especialmente do cabelo e do pelo facial, relaciona-se com a elasticidade, textura e espessura, comprimento, cor e aspecto, incluindo a limpeza e a presen<;a ou ausencia de pelos.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Mucosa 10012288 Componente do Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: Camadas de revestimento natural, sem queratina, na superficie interna do corpo, forrando cavidades ou canais que abrem para 0 exterior do corpo; incluem as mucosas da boca, nariz, vagina, tubo digestivo, vias respirat6rias e tracto genito-urinario; as mucosas protegem as estruturas subjacentes, segregam muco que lubrifica as estruturas associadas, absorvem agua, sais e outros solutos. Mucosa Oral Mucosa Unha 10012392 Componente do Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: Estrutura achatada e elastica com uma textura c6rnea na ponta dos dedos das maos ou dos pes; e formada por uma raiz, corpo e superficie livre na extremidade distal; a integridade e fungao das unhas das maos e dos pes relaciona-se com a textura, comprimento e espessura, no sentido de proteger as extremidade dos dedos das maos e pes e de ajudar a apanhar pequenos objectos; sac de considerar 0 seu comprimento, cor e aparencia, incluindo a limpeza. Pele 10018239 Componente do Sistema Tegumentar com as caracteristicas especificas: Superficie natural mais externa do corpo, robusta e flexivel, com fungoes relacionadas com a elasticidade, textura e espessura, no sentido de manter a camada queratinizada intacta, hidratada, macia e com temperatura adequada. Tecido Subcutaneo 10018971 Componente do Sistema Tegumentar Componente do Sistema MusculosquelE~tico Componente do Sistema Corporal Osso 10003553 Componente do Sistema Musculosqueletico Osso Pelvico Osso Costela Osso Cranio Osso Dente Osso 10014227

10017223

10018260

10019830

Articula~ao 10010968 Componente do Sistema Musculosqueletico Articula~ao Articulagao Articula~ao Articulagao do Tornozelo 10002354

do Cotovelo

10006593

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Articulac;ao do Joelho Articula<;ao Articulac;ao da Anca Articula<;ao

10011003

10009024

Muscu 10 10012290 Componente do Sistema Musculosqueletico Componente do Sistema Nervoso 10013092 Componente do Sistema Corporal Cerebro 10003621 Componente do Sistema Nervoso Nervo 10013063 Componente do Sistema Nervoso Componente do Sistema Reprodutor Componente do Sistema Corporal Parte do Sistema Reprodutor Feminino Componente do Sistema Reprodutor Clitoris 10004471 Parte do Sistema Reprodutor Feminino Glandula Mamaria 10011618 Parte do Sistema Reprodutor Feminino com as caracterfsticas especificas: Uma das duas glandulas disc6ides hemisfericas, isto e, mamas no peito da mulher adulta, presentes no homem de forma rudimentar e ainda nao desenvolvida nas crian<;as do sexo feminino; na mulher contem elementos que segregam 0 leite humane para alimentar os bebes; a mama da mulher e usualmente encarada como parte da sua sexualidade. Ovario 10013868 Parte do Sistema Reprodutor Feminino Otero 10020547 Parte do Sistema Reprodutor Feminino Parte do Sistema Reprodutor Masculino Componente do Sistema Reprodutor Penis 10014243 Parte do Sistema Reprodutor Masculino Prostata 10015840 Parte do Sistema Reprodutor Masculino Escroto 10017603 Parte do Sistema Reprodutor Masculino 10016856

10007857

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva,.Switzerland

Testiculo 10019600 Parte do Sistema Reprodutor Masculino Componente do Sistema Respiratorio Componente do Sistema Corporal Br6nquios 10003700 Componente do Sistema Respirat6rio Laringe 10011137 Componente do Sistema Respirat6rio Pulmao 10011486 Componente do Sistema Respirat6rio Pleura 10014695 Componente do Sistema Respirat6rio Traqueia 10019922 Componente do Sistema Respirat6rio Componente do Sistema Sensorial Componente do Sistema Corporal Conjuntiva 10004968 Componente do Sistema Sensorial Cornea 10005212 Componente do Sistema Sensorial Ouvido 10006488 Componente do Sistema Sensorial Olho 10007452 Componente do Sistema Sensorial Nariz 10013314 Componente do Sistema Sensorial Lingua 10019824 Componente do Sistema Sensorial Componente do Sistema Urinario Componente do Sistema Corporal Uretra 10020339 Componente do Sistema Urinario Bexiga 10020360 Componente do Sistema Urinario Esfincter Urinario 10020413 Componente do Sistema Urinario 10016989

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Estrutura Social Estrutura Centro de Dia Estrutura Social Centro de Dia para Adultos Centro de Dia Centro de Dia para Crian~as Centro de Dia Creche 10013351 Centro de Dia para Criangas Centro de Dia para Idosos Centro de Dia Institui~ao de Saude 10008730 Estrutura Social com as caracteristicas especificas: Estrutura concebida e construida para servir de base prestagao de cuidados de saude, frequentemente associ ad a a hospitais, c1inicas. 10005525

10005539

Clinica 10004459 Instituigao de Saude Clinica Dentaria 10005732 Clinica com as caracteristicas especificas: Local onde sac prestados cuidados aos dentes. Clinica Obstetrica Clinica Clinica de Enfermagem Clinica Clinica de Fisioterapia Clinica Centro de Saude Instituigao de Saude 10004779

Unidade de Cuidados de Saude Instituigao de Saude Departamento de Diagn6stico Unidade de Cuidados de Saude

10008724

10005882

Servi~o de Urgencia 10006754 Unidade de Cuidados de Saude Servi~o Hospitalar 10009133 Unidade de Cuidados de Saude Unidade de Cuidados Intensivos Unidade de Cuidados de Saude

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Bloco Operat6rio 10013691 Unidade de Cuidados de Saude Servi~o Ambulat6rio 10013852 Unidade de Cuidados de Saude Servi~o de Radiologia 10016303 Unidade de Cuidados de Saude Unidade de Recobro 10016511 Unidade de Cuidados de Saude Hospital 10009114 Instituic;ao de Saude Domicllio 10009030 Estrutura Social Vizinhan~a 10013044 Estrutura Social Priso 10015743 Estrutura Social com as caracteristicas especificas: Estrutura concebida e construida para alojar prisioneiros, lugar confinado a pessoas acusadas ou condenadas. Escola 10017537 Estrutura Social com as caracteristicas especfficas: Estrutura concebida e construida para educac;ao e treino. Escola Primaria Escola Escola Secundaria Escola Universidade Escola Lar 10019126 Estrutura Social Lar de Cuidados de Enfermagem Estrutura de Apoio Casa de Abrigo Estrutura de Apoio Local de Trabalho Estrutura Social 10018021 10006689

10009011

10021145

Local de Trabalho Protegido Local de Trabalho

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau,1201 Geneva, Switzerland

Cliente: Sujeita a quem a diagn6stica se refere e que e a beneficiaria da interven98a (par exempla, recem-nascida, prestadar de cuidadadas, familia, camunidade).

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Comunidade

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Feto 10007900 Cliente Grupo 10008544 Cliente com as caracteristicas especificas: Um agrupamento de seres humanos vistos como uma unidade social ou como um todo colectivo. A unidade social constituida pelo grupo como um todo e vista como algo para alem dos individuos e das suas rela<;oes, que constituem as partes do grupo. Comunidade 10004733 Grupo com as caracteristicas especificas: Um grupo de seres humanos vistos como uma unidade social ou um todo colectivo, composta por membros Iigados pel a partilha geografica, de condi<;oes, ou interesses comuns. A unidade social constituida pela comunidade como um todo e vista como algo para alem dos individuos e da sua rela<;ao de proximidade geografica, partilha de condi<;oes, ou interesses comuns, que constituem as partes do grupo. Comunidade Adolescente 10001870 Comunidade com as caracteristicas especificas: as membros do grupo sac adolescentes. Familia 10007554 Grupo com as caracteristicas especificas: Grupo de seres humanos vistos como uma unidade social ou um todo colectivo, composta por membros ligados atraves da consanguinidade, afinidade emocional ou parentesco legal, incluindo pessoas que sac importantes para 0 c1iente. A unidade social constituida pela familia como um todo e vista como algo para alem dos individuos e da sua rela<;ao sanguinea, de parentesco, rela<;ao emocional ou de legal, incluindo pessoas que sac importantes para 0 c1iente, que constituem as partes do grupo. Casal 10021611 Familia Familia Alargada 10007410 Familia com as caracteristicas especificas: Familia constituida por dois ou mais dos seguintes membros: avos, pais, crian<;as, netos e outros parentes. Familia Nuclear 10013322 Familia com as caracteristicas especificas: Familia constituida por marido, esposa e um ou mais filhos. Familia Monoparental 10018176 Familia com as caracteristicas especificas: Familia constituida por figura parental (mica mae, pai ou outro cuidador - e presen<;a de uma ou mais crian<;as ou outros dependentes. Familia Monoparental: Liderada pela Mulher 10007842 Familia Monoparental com as caracteristicas especificas: Familia constituida avo ou outra mulher e uma ou mais crian<;as e/ou outros dependentes. Individuo 10010018 Cliente com as caracteristicas Adolescente Individuo 10001862

pela mae,

especificas: Um ser humano.

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Adulto Indivfduo

10001889

Prestador de Cuidados 10003958 Indivfduo com as caracterfsticas especfficas: Aquele que assiste na identifica<;ao, preven<;ao, ou tratamento da doen<;a ou incapacidade, aquele que atende as necessidades de um dependente. Membro da Familia Prestador de Cuidados 10007565 Prestador de Cuidados com as caraeterfsticas especfficas: Respons8vel pela preven<;ao e tratamento da doen<;a ou incapacidade de um membra da famflia. Crian~a Indivfduo Idoso Indivfduo 10004266

10006604

Membro da Familia Indivfduo Avo 10021624 Membra da Famflia Avo 10021630 Membra da Famflia Pais 10014023 Membra da Famflia Irmaos 10018097 Membra da Famflia Irmao Irmaos Irma Irmaos Lactente (ate 1 ano de idade) Indivfduo Recem-nascido Indivfduo Doente Indivfduo

Copyright 2005 by ICN - International Council of Nurses 3, place Jean-Marteau, 1201 Geneva, Switzerland

Potrebbero piacerti anche