Sei sulla pagina 1di 5

Informao

Artigo de Opinio PSI 20,auf wiedersehen, goodbye...


O tempo possibilitou-me acontecimentos. a oportunidade de observar grandes

A introduo da TV a cores, o aparecimento da Internet e a emergncia do Computador foram alguns dos factos que marcaram a minha memria e eventualmente a memria de muitos frequentadores do Clube Invest. No Mercado Financeiro pude tambm testemunhar parte do grande Bull Market do Ouro, o imbatvel Bull Market do Japo e o estrondoso Bull Market Portugus em 1987. Muitas pessoas que hoje falam de Bull Market e Bear Market, nunca viram de facto um a srio. No Bull Market Nacional, de 87 o ndice BVL subiu cerca de +2.847% em pouco mais de um ano. E no Bull Market dos EUA entre 1987 e 2000 o Mercado subiu mais de 400%. O reverso do Bull Market como toda a gente sabe o Bear Market e contrariamente dj vu filosofia financeira vigente, os Bear Markets tambm acontecem e podem ser no s devastadores como inconvenientemente muito prolongados. Por exemplo, Ouro, pico em 1980, correco e consolidao, vinte anos. Nikkei, pico em 1989,correco e consolidao vinte e trs anos (e ainda a decorrer). Se pensa que isto so excepes, tire dai o sentido. Veja-se o Kospi ou o Bovespa (Ex.)que durante perodos Econmicos conturbados, no foram durante muitos anos a lado nenhum. Vem esta introduo a propsito do nosso PSI 20, que os nossos comentadores no activo, comeam a ter dificuldade em avaliar e perceber.

Informao

Um pessimista cansado 30 Janeiro 2012 Ulisses Pereira http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_SC_V2&i d=534681

Antes de mais, eu compreendo e estou solidrio com o cansao no nosso Pereira. Em 2007 o Mercado Nacional iniciou uma descida aos infernos, com uma breve paragem de menos de um ano, Maro de 2009 a Janeiro de 2010, tendo no cmputo global, neste espao de tempo o PSI 20 perdido cerca de -60% e o PSI Geral -48%. Perante to importante evoluo as pessoas genericamente tendem a ter trs tipos de comportamento: 1) O oportunista - Isto j desceu tanto que ao valor corrente s pode subir. 2) O ingnuo Um dia isto comea a subir sem que ningum espere nem d por isso. 3) O Tramado Como hoje(1/02/12), quando o PSI 20 sobe; ser que desta que isto vira?. Do meu ponto de vista e vou expressar a minha exclusiva opinio, o PSI 20, o PSI Geral a Bolsa Portuguesa, est morta e enterrada e at que ressuscite, muito tempo provavelmente ir passar. Porqu? , simples. Entre outros aspectos, elejo trs: 1)O programa de stock splits, levado a cabo uns anos com o propsito de aumentar a liquidez geral no Mercado, levou a que actualmente com a desvalorizao continua deste, tenhamos uma Bolsa de alto risco, cheia de penny stocks que qualquer especular de meia tijela manobra, provocando elevadas flutuaes.

2)O Mercado Nacional, sempre esteve muito dependente do capital estrangeiro. Numa altura em que a Economia Portuguesa atravessa um perodo de grande dificuldade em particular e a Economia Mundial est numa fase de grande turbulncia, natural que no radar deste capital, ns nem existamos.

3)A Bolsa Nacional que at uns anos era vista como uma forma de

Informao
(i) capitalismo popular (ii) alternativa poupana (iii) e fonte de financiamento alternativo das empresas, passou a ser vista (politicamente) como antro de especuladores que preciso taxar, taxar e voltar a taxar, para que equitativamente (palavra muito usada para justificar todo o tipo de impostos mesmo que aplicados de forma pouco inteligente) se moralize a tributao

Como? desculpem? , no era o principal partido do Governo, que na oposio se opunha a um aumento do IMV em mais de 19% porque e bem, perderamos, competitividade relativamente aos nossos concorrentes directos?. Bom , assim sendo, na minha opinio e perspectiva, esquea a Bolsa Nacional e emigre (tambm na Bolsa). Qualquer Investidor hoje em dia tem acesso aos diferentes Mercados Mundiais de forma conservadora, atravs dos tradicionais ndices Mundiais ou ETF`s sectoriais. Por outro lado se est impressionado com o desempenho de algum sector em particular, internacionalmente tambm no devem faltar empresas com fortes Balanos e melhores perspectivas de crescimento que as nossas (Grfico anexo-Ex. Portugal Telecom Vs. ndice Sectorial Global ou PSI 20 Vs. Dow World Index).

Informao

Se mesmo assim no est convencido, pacincia. Desejo-lhe desde j muito sucesso e ganhos significativos. No entanto, ao invs do nosso Pereira que com a fatiota de simples touro disfarado com um fato de urso at que o frio passe, ainda ficar enregelado, eu sugiro que pelo menos se mexa ao som dessa cantilena.

http://youtu.be/x8hOAm-SqfU

Informao

Cumprimentos e bons negcios Jos AB Machado Email: market-trend-news@sapo.pt Web: http://www.market-trend.biz

Potrebbero piacerti anche