Sei sulla pagina 1di 7

FUNO QUADRTICA

<> Em matemtica, uma funo quadrtica uma funo polinomial da forma:

se, e somente se a ? 0. O grfico de uma funo quadrtica uma parbola cujo maior eixo ralelo ao eixo y, se tal funo for contnua. A expresso:

na definio de uma funo quadrtica um polinmio de segundo grau ou um polinmio de gra porque o maior expoente de x 2.

Se a funo quadrtica igualada a zero, o resultado uma equao quadrtica. As solues quao so chamadas razes da equao ou os zeros da funo, e so os interceptos do grfic om o eixo x. ndice [esconder] 1 Origem da palavra 2 Razes 2.1 Concavidade do grfico da funo quadrtica 2.2 Vrtice da parbola 2.3 Crescimento e decrescimento de uma funo quadrtica 3 Formas da funo quadrtica 4 Grfico 4.1 Vrtice 5 Estudo dos Sinais 5.1 - 1 Caso: ? < 0 5.2 - 2 Caso: ? = 0 5.3 - 3 Caso: ? > 0 6 Raiz quadrada de uma funo quadrtica 7 Funo quadrtica bivariada 7.1 Mnimo/mximo 8 Ver tambm 9 Ligaes externas [editar] Origem da palavraO adjetivo quadrtica vem da palavra latina quadratum, q ue significa quadrado. Um termo como x2 chamado de quadrado em lgebra, porque rep resenta a rea de um quadrado de lado x. Em geral, um prefixo quadr(i)- indica o nmero 4. Como em quadriltero e quadrante. Quadratum a palavra latina para quadrado por que um quadrado tem quatro lados. [editar] RazesVer artigo principal: Equao quadrtica As razes da funo quadrtica so definidas por: qwwqedqx Para:

, a funo ter duas razes. , a equao ter uma raiz apenas (com maior preciso, diz-se que a equao tem duas razes ais) , no ter raz (com maior preciso, diz-se que a equao no tem raz reais, tendo duas ra mplexos conjugados). As duas razes da equao quadrtica , onde so

Essa frmula chamada de Frmula de Bhaskara. Dado Se , ento Se , ento Se , ento Efetuando existem duas razes distintas uma vez que um nmero real positivo. as duas razes so iguais, uma vez que igual a zero. as duas razes so nmeros complexos conjugados, uma vez que imaginrio. e ou vice versa, possvel fatorar como .

[editar] Concavidade do grfico da funo quadrticaA concavidade a abertura da parbola, que ora est voltada para cima e ora est voltada para baixo. O sentido da concavida de depende do coeficiente a, se este for superior a 0, ou seja, positivo, ela vo ltada para cima, caso seja negativo ela voltada para baixo. [editar] Vrtice da parbolaO vrtice da parbola corresponde ao ponto mais extremo dela . definido pelas seguintes coordenadas:

[editar] Crescimento e decrescimento de uma funo quadrticaEm uma parbola, metade cre scente e a outra metade decrescente.

Concavidade voltada para cima: Decrescente do -infinito ao vrtice Crescente do vrtice ao infinito Concavidade voltada para baixo: Crescente do -infinito ao vrtice Decrescente do vrtice ao infinito [editar] Formas da funo quadrticaUma funo quadrtica pode ser expressa em trs formato chamada a forma geral ou forma polinomial (tambm chamada de forma desenvolvida), chamada a forma fatorada, onde r1 e r2 so as razes da equao quadrtica, e chamada a forma padro ou forma vrtice (tambm chamada de forma cannica). Para converter a forma geral para a forma fatorada, necessrio usar a frmula quadrti ca e encontrar as razes r1 e r2. Para converter a forma geral para a forma padro n ecessrio usar o processo de completar o quadrado. Para converter a forma fatorada (ou padro) para a forma geral, necessrio multiplicar, expandir e/ou distribuir os fatores. [editar] Grfico

Independentemente do formato, o grfico de uma funo quadrtica uma parbola (como most ado abaixo). Se , a parbola abre para cima. Se , a parbola abre para baixo. O coeficiente a controla a velocidade de aumento (ou decrscimo) da funo quadrtica a partir do vrtice. Nmeros positivos grandes para a fazem a imagem de x aumentar mai s rpido, fazendo com que a parbola fique mais fechada, mais "magra". O coeficiente b e a, juntos, controlam o eixo de simetria da parbola (e tambm a co ordenada do x do vrtice). O coeficiente b sozinho a declividade da parbola ao cortar o eixo y. O coeficiente c controla a altura da parbola, mais especificamente, o ponto onde a parbola corta o eixo y.

[editar] VrticeO vrtice de uma parbola o nmero crtico da funo quadrtica - o ponto la vira, tambm chamado de turning point. Se a funo estiver na forma padro, o vrtice ado por . Pelo mtodo de completar o quadrado transforma-se a forma geral: em de forma que o vrtice da parbola na forma geral seja: Se a funo quadrtica estiver na forma fatorada: a mdia aritmtica da duas razes, isto : fornece a coordenada x do vrtice, e assim o vrtice dado por: O vrtice tambm o ponto mximo se ou o ponto mnimo se: . A linha vertical: que passa pelo vrtice chamada de eixo de simetria da parbola.

Pontos de mximo/mnimo O mximo ou mnimo de uma funo sempre obtido no vrtice. O seguinte mtodo se baseia na sma idia fazendo uso do clculo. A vantagem desse mtodo que ele funciona para funes m is gerais. Tomando como um exemplo de equao quadrtica para achar seus pontos extremos (que de pendem de , se , tem um ponto mnimo, se , tem um ponto mximo) necessrio antes encon trar sua derivada: Depois, encontramos as razes de : Ento, o valor de . Agora, para encontrar o valor de , substituimos em : Assim, as coordenadas do ponto mnimo/mximo so: [editar] Estudo dos Sinais Exemplo de uma funo positiva para qualquer valor de xO estudo dos sinais da funo qua drtica define os sinais da funo para qualquer valor de x. O estudo depende do sinal do coeficiente a e do ?. Ele obtido analisando o esboo do grfico da concavidade d a funo. [editar] - 1 Caso: ? < 0Neste caso, a parbola da funo no corta o eixo das absissas. P ortanto:

[editar] - 2 Caso: ? = 0 Exemplo de uma funo negativa para e nula para x = r1 = r2Neste caso, a parbola da funo corta o eixo das absissas em apenas um ponto. Tem-se duas situaes, dependendo o valor do coeficiente a e das razes r1 e r2 (note que r1 < r2):

a > 0

a < 0

[editar] - 3 Caso: ? > 0 Exemplo de uma funo positiva para x < r1 ou x > r2; nula para x = r1 = r2 e negati va para r1 < x < r2.Neste caso, a parbola da funo corta o eixo das absissas em dois pontos. Novamente, tem-se duas situaes, dependendo o valor do coeficiente a (note novamente que r1 < r2): a > 0

a < 0

[editar] Raiz quadrada de uma funo quadrticaA raiz quadrada de uma funo quadrtica faz surgir ou uma elipse ou uma hiprbole. Se ento a equao descreve uma hiprbole. O eixo da hiprbole determinado pela ordenada do ponto mnimo da parbola correspondente Se a ordenada for negativa, ento o eixo da hiprbole horizontal. Se ordenada for po sitiva, ento o eixo da hiprbole vertical. Se ento a equao descreve ou uma elipse ou absolutamente nada. Se a ordenada do po nto mximo da parbola correspondente for positiva, ento sua raiz quadrada descreve uma elipse, mas a ordenada for negativa ela descreve um conjunto vazio de pontos .

[editar] Funo quadrtica bivariadaUma funo quadrtica bivariada um polinmio de segun au da forma Tal funo descreve uma superfcie quadrtica. Fazendo igual a zero, descrita a interse co da superfcie com o plano , que um locus de pontos equivalente a uma seco cnica.

[editar] Mnimo/mximoSe a funo no possui mximo ou mnimo e seu grfico forma um parab hiperblico.

Se a funo possui um mnimo se A>0, e um mximo se A<0 e seu grfico forma um parabolide elptico. O mnimo ou mximo de uma funo quadrtica bivariada obtido atravs de onde:

Se e a funo no possui mximo ou mnimo e seu grfico forma um cilindro parablico.

Se e a funo alcana o mnimo/mximo em uma linha. Similarmente, um mnimo se A>0 e um m mo se A<0, e seu grfico forma um cilindro parablico

_____________________________________________________________________________ http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm28/func/quapar.htm

f(x) = ax2 + bx + c , onde a, b, c so constantes e a ? 0. O que acontece quando a = 0? Para tentar identificar as principais caractersticas das funes quadrticas, vamos com pletar o quadrado no lado direito de (1): ax2 + bx + c = (x +b/2a)2a - (b2/4a) + c Para simplificar a expresso acima, vamos tomar a = b/2a e = - b2/4a + c . Assim, f pode ser escrita como: (2) f(x) = a(x + a)2 + Esta ltima formula permite-nos ter uma boa ideia do grfico dessas funes.

Observe que o sinal da primeira parcela na adio acima depende apenas do sinal da c onstante a e que o menor valor de (x + a)2 igual a zero e ocorre quando x = -a . Da, deduzimos que o grfico da funo ter um valor mnimo (se a > 0) ou um valor mxim se a < 0) quando x + a = 0 isto , para x = -a = -b/2a. Alm disso, o grfico ser simtr ico em relao a esta recta. O grfico da funo estudada ter a forma abaixo (caso a > 0).

ou a forma abaixo (a < 0).

Qual o domnio da funo f(x) = ax2 + bx + c? Qual a sua imagem ? O valor mximo (ou mnimo) dessa funo ser ento : f(-b/2a) = = -(b2/4a) + c = -(b2 - 4ac)/4a, isto , qualquer que seja x real temos que f(x) < f(-b/2a) ou f(x) > f(-b/2a). O grfico dessa funo , portanto, uma parbola com vrtice V = ( -b/2a, -?/4a) onde ? = b2 - 4ac

Os pontos onde o grfico corta o eixo x so as razes da equao f( x ) = 0 dadas por: e Se substituirmos, nestas duas ltimas expresses, os valores de a e , obteremos a c onhecida frmula, chamada frmula resolvente ou frmula de Bhaskara, para a determinao d as razes da equao do 2 grau ax2 + bx + c: e

Podemos concluir, tambm, que se ? > 0, a equao ter duas razes reais e distintas (a pa rbola corta o eixo x em dois pontos). Se ? = 0, a equao ter uma raiz real (a parbola tangente ao eixo x) e no existiro razes reais, se ? < 0 (a parbola no corta o eixo x) . O nmero ? determina, portanto, o nmero de razes reais de uma equao do 2 grau e, por este motivo, chamado discriminante da equao. Podemos, ainda, obter uma relao simples entre os coeficientes a , b e c de uma equ ao do 2 grau e as suas razes, da maneira explicada abaixo. Sejam e as duas razes da equao ax2 + bx + c, obtidas pela frmula resolvente. A par tir das expresses obtidas para x1 e x2, podemos calcular S = x1 + x2 e P = x1x2, isto , podemos calcular a soma e o produto das razes de uma equao do 2 grau em termos dos coeficientes a, b e c. Vamos fazer essas contas. Sejam e Ento, temos que S = x1 + x2 igual a

Simplificando essa expresso, vem que: S = -b/a Da mesma maneira, temos que: = c/a Usando as identidades S = -b/a e P = c/a obtidas acima, podemos reescrever a equ ao ax2 + bx + c , da maneira descrita a seguir. Considere a equao: ax2 + bx + c = 0 Dividindo essa equao por a, a ? 0, temos que: x2 + bx/a + c/a = 0 Substituindo os valores de S e P, nesta ltima expresso temos que: x2 + Sx + P = 0

Esta ltima formula chamada formula Soma-Produto da equao do 2 grau e til na resolu problemas onde se quer determinar dois nmeros cuja soma e produto so conhecidos. Como vimos, o grfico da funo f(x) = ax2 + bx + c representa uma parbola. Ao considerarmos vrios valores para a constante a , obteremos um conjunto ou famli a de parbolas.

Observe, abaixo, os grficos da funo f(x) = ax2 para a igual a 3 , 1 , 1/2 e -1 , re spectivamente.

O que acontece com o grfico da funo f(x) = ax2 + bx + c quando a constante a, varia ? Para responder a essa pergunta, observe a animao abaixo . ________________________________________________________

x2-2x-3

Potrebbero piacerti anche