Sei sulla pagina 1di 1

CONTEDO DO CURSO

1. Organizao do Sistema Eltrico de Potncia - SEP; 2. Organizao do trabalho: - Programao e planejamento dos servios; - Trabalho em grupo e em equipe; - Pronturio e cadastro das instalaes; - Metodologia de trabalho; - Comunicao individual, coletiva e profissional. 3. Aspectos comportamentais: 4. Condies impeditivas para servios: 5. Riscos tpicos no SEP e sua preveno: - Proximidade e contatos com partes energizadas; - Induo; - Descargas atmosfricas; - Esttica; - Campos eltricos e magnticos; - Comunicao e identificao; - Trabalhos em altura, mquinas e equipamentos especiais. 6. Tcnicas de anlise de Risco no SEP: - Processos e sistemas para estudo; - Tcnicas de anlise de risco indutivas e dedutivas; - APNRE - Anlise Preliminar de Riscos Eltricos; - Choque Eltrico - Mecanismos, efeitos, tipos de choques; - FCC - Fator de corrente no corao. - NBR 6533 - Estabelecimento dos efeitos da corrente eltrica no corpo humano; - Arcos eltricos; - CEM - Campos Eletromagnticos; - Riscos em baixa, mdia e alta tenso. 7. Procedimentos de trabalho Anlise e discusso: - Instalaes eltricas energizadas e desenergizadas; - Liberao para servios; - Inspees de reas, servios, ferramental e equipamentos; - Sinalizao e delimitao de rea; - Elaborao de PT - Permisso de Trabalho a quente; - Manuteno e operao de cabines primrias - Segurana em atividades de medies eltricas; - POP - Procedimento Operacional Padro; - Trabalhos em altura; - Ambientes confinados; - reas classificadas; - Umidade; - Condies atmosfricas; - Locais Especiais. 8. Tcnicas de trabalho sob tenso: - Em linha viva; - Ao potencial; - Em reas internas; - Trabalhos noturnos; - Ambientes subterrneos. 9. Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservao, verificao, ensaios); 10. Sistema de proteo coletiva; 11. Equipamentos de proteo individual: - NBR 10622 - Ensaios eltricos em luvas isolantes de borracha. 12. Posturas e vesturios de trabalho; 13. Segurana com veculos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos; 14. Sinalizao e isolamento de reas de trabalho; 15. Liberao de instalao para servio e para operao e uso: - Elaborao de PT - Permisso para trabalho a quente; - Manuteno e operao de cabines primrias - MT; - Segurana em atividades de medies eltricas; - POP - Procedimento Operacional Padro. 16. Treinamento em tcnicas de remoo, atendimento, transporte de acidentados; 17. Acidentes tpicos Anlise, discusso, medidas de proteo; 18. Responsabilidades: - Texto da NR 10, Portaria 598/2004; - Interfaces das Normas Regulamentadoras do MTE; - Normas Tcnicas da ABNT; - Interface da NBR 5410 - Instalaes Eltricas de Baixa Tenso; - Interface da NBR 14039 - Instalaes Eltricas de Mdia Tenso; - Legislao trabalhista e previdenciria; - Outras referncias bibliogrficas; - Autorizao, habilitao, qualificao e capacitao.

Curso de Sistemas Eltricos de Potncia e Suas Proximidades de Acordo com a Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego (NR-10).
O curso:
O objetivo deste curso capacitar, atravs de metodologia exclusiva, os participantes para a anlise e preveno de acidentes em ambientes de riscos, em atendimento s exigncias da nova NR 10, credenciando-os Autorizao para trabalhos em instalaes eltricas acima de 1000Volts em Tenso Alternada ou 1500Volts em Tenso Contnua. O curso atende s exigncias do novo texto da Norma Regulamentadora NR 10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade, publicada pela Portaria 598, do Ministrio do Trabalho e Emprego, de 07 de dezembro de 2004, que estabelece os requisitos e as diretrizes bsicas para a implantao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem, e supervisionam equipes de profissionais, em instalaes eltricas e servios com eletricidade. Aplica-se a todas as reas de atuao dos profissionais da rea eltrica, desde a gerao, a transmisso e distribuio de energia eltrica, dando subsdios a elaborao de projetos, para adequ-los as novas necessidades e a execuo, com posterior trabalho de operao e manuteno. Uma vez que, a anlise de risco seja estabelecida para a avaliao das condies de trabalho fundamental a conscientizao dos trabalhadores das ferramentas da comunicao e da mudana de conduta necessria para o trabalho em segurana. Os profissionais que atuam no SEP Sistema Eltrico de Potncia, ao participarem desse Curso tambm sero treinados nas prticas de Primeiros Socorros.

Empresa sediada em Braslia-DF, a Easy Energy Solues em Energia e Consultoria Ltda. Tem por objetivo oferecer solues completas na rea de Engenharia para solues voltadas a reduo de custos com energia eltrica, disponibilidade de sistemas eltricos, Projetos Eletromecnicos em Instalaes Prediais, Comerciais e Industriais. Alm da prestao de consultoria e prestao de servios em regime Turn-Key em sistemas eltricos de Alta Mdia, Baixa Tenso e Automao.

Matriz: Setor Comercial Sul, Quadra 02 Bloco C n99, Salas 106 e 107 Edifcio So Paulo CEP: 70.314900 Braslia/DF - PABX (61) 3327-3440 - Email: clientes@easyenergy.com.br Filial Manaus: Rua Salvador, n. 120 12 Andar, Edifcio Vieiralves Business Center, Bairro Adrianpolis, CEP: 69057-040 Manaus/AM Telefone (92) 3878-2611 CNPJ: 12.201.477/0001-14 Inscrio Estadual (CF/DF): 07.543.144/001-02

WWW.E ASYENERGY.COM.BR

Potrebbero piacerti anche