Sei sulla pagina 1di 24

A LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA E SEUS ESPAOS FORMATIVOS1 Franciele Roos da Silva Ilha Graduada em Educao Fsica pela Universidade

Federal de Santa Maria. Mestre em Educao pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educao pela Universidade Federal de Pelotas Email: franciele.ilha@yahoo.com.br Hugo Norberto Krug Professor Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. RESUMO Este estudo teve como objetivo compreender como a Educao Fsica escolar e sua docncia so tratadas, ou no, em trs espaos de formao relacionados ao curso de Licenciatura em Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Maria. A seleo de trs dos espaos deu-se de acordo com a disponibilidade dos seus participantes para a realizao das entrevistas semi-estruturadas. A abordagem da pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. Participaram trs acadmicos e trs docentes do curso de Licenciatura, ambos ligados a um espao de formao. Para analisar as informaes coletadas utilizou-se anlise de contedo. Concluiu-se que, os trs espaos formativos mostram-se interligados com a docncia na Educao Fsica Escolar, proporcionando assim, um ambiente de aprendizagem docente na medida em que subsidiam aes formativas diretamente relacionadas com o futuro campo de atuao profissional. Palavras-chave: Licenciatura; Educao Fsica; Espaos formativos. A DEGREE IN PHYSICAL EDUCATION AND ITS FORMATTED SPACE ABSTRACT This study aims to understand how the school physical education and their teaching are treated, or not, in three areas of training related to the Bachelor of Physical Education, Federal University of Santa Maria. The selection of three of the spaces given in accordance with the availability of its participants to perform the semi-structured interviews. The research approach is qualitative type of case study. Participated in three scholars and three teachers of Degree, both linked to an area of training. To analyze the information collected was used for content analysis. It was concluded that the three formative spaces are shown interconnected with teaching in physical education, thus providing a learning environment teaching in that subsidize training actions directly related to the future professional field. Keywords: Degree, Physical Education, training spaces.

Em primeira anlise, qualquer grupo, ncleo ou laboratrio de estudos e/ou de pesquisa pode ser considerado, de acordo com Cunha (2008), um espao de formao, por isso a utilizao deste ttulo. No segundo captulo e no decorrer deste, tal questo pode ser observada.

52

1 CONTEXTUALIZAO TEMTICA A formao inicial do professor ocorre atravs de um conjunto de aes formativas oferecidas pelos cursos superiores. Alm das disciplinas bsicas a serem cursadas, so proporcionados aos acadmicos disciplinas complementares de graduao e espaos alternativos de formao, dentre os quais se destacam os grupos de estudos e pesquisas. No 3 do artigo 10 da Resoluo n 7, de 31 de maro de 2004, essas estratgias so denominadas atividades complementares, sendo realizadas [...] por meio de estudos e prticas independentes, presenciais e/ou distncia, sob a forma de monitorias, estgios extracurriculares, programas de iniciao cientfica, programas de extenso, estudos complementares, congressos, seminrios e cursos (BRASIL, 2004). O Centro de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) possui vrios espaos formativos, alguns direcionados ao curso de bacharelado, outros Licenciatura, e ainda, os que trabalham com as duas reas de atuao profissional na Educao Fsica. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduao em Educao Fsica, Resoluo n. 7/2004, Art. 10: A formao do graduado em Educao Fsica deve assegurar a indissociabilidade teoria-prtica por meio da prtica como componente curricular, estgio profissional curricular supervisionado e atividades complementares. Para tanto, em forma de atividade complementar, os espaos formativos do curso possibilitam aos acadmicos um meio para a construo do conhecimento na rea da Educao Fsica, com o fim de aprendizagem docente. Assumem tambm, dentre tantas funes, retrair o trabalho solitrio dos docentes do curso, pois, como alertam Pimenta e Anastasiou (2002, p.143) a universidade refora o trabalho solitrio, extremamente individual e individualizado; o professor deixado sua prpria sorte e, se for bastante prudente, evitar situaes extremas nas quais fiquem patentes as falhas de seu desempenho. Diante dos desafios postos Licenciatura em Educao Fsica, frente formao de professores para atuar especificamente no contexto escolar, surgiram alguns questionamentos: Quais so os espaos formativos do Centro de Educao Fsica e Desportos da UFSM? Quais espaos so destinados aos acadmicos da licenciatura? Como a docncia na Educao Fsica escolar tratada nesses espaos? A partir destas inquietaes, delineou-se o seguinte objetivo geral do estudo: compreender como a Educao Fsica escolar e sua docncia so tratadas, ou no, em trs espaos de formao relacionados ao curso de Licenciatura em Educao Fsica da UFSM.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

53

Diante deste objetivo geral, fez-se necessrio a construo de objetivos especficos, so eles: a) descrever os espaos formativos do CEFD/UFSM; b) identificar os espaos formativos do CEFD relacionados docncia da Educao Fsica na escola; c) caracterizar trs espaos formativos do CEFD relacionados Licenciatura, e; d) compreender a relao que tais espaos estabelecem, ou no, com a docncia e a Educao escolar. 2 PERCURSO METODOLGICO Este estudo guiou-se pelo uso da abordagem da qualitativa, tendo em vista que essa oferece subsdios significativos quando se pretende compreender os aspectos que permeiam o contexto educacional, mas especificamente, de formao docente. Em relao s pesquisas qualitativas, Demo (2005, p.146) chama a ateno para o fato de que elas no representam apenas no-quantidade, e que seu mtodo no se refere, simplesmente, ao no lgico-experimental, preciso pensar e agir para, alm disso. Nas palavras do autor: fenmenos qualitativos caracterizam-se por marcas como profundidade, plenitude, realizao, o que aponta para sua perspectiva mais verticalizada do que horizontalizada. [...] A qualidade aponta para o melhor, no para o maior. Assim, na tentativa de contemplar os objetivos do estudo optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Possebon (2004, p.52) afirma que o estudo de caso implica-se em uma anlise detalhada, compreensiva, sistemtica e em profundidade do caso elemento de interesse. Nesta investigao, o caso, refere-se ao curso de Licenciatura em Educao Fsica, do Centro de Educao Fsica e Desportos, da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo foi enviado apreciao do Comit de tica e Pesquisa da UFSM e teve incio somente aps a sua aprovao (protocolo n. 0137.0.243.000-09), para que se tivesse respaldo legal e tico na sua forma e realizao. Com o aceite para a sua realizao, iniciou-se o processo de coleta de informaes e para compor o quadro de sujeitos da pesquisa foram convidados professores e acadmicos, sendo necessria a sua aceitao para a efetivao da entrevista junto assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

54

Os sujeitos do estudo foram professores e acadmicos do curso de Licenciatura em Educao Fsica do CEFD/UFSM. Os critrios para a escolha dos sujeitos do estudo foram os seguintes: no caso dos professores, trs (3) docentes que fossem responsveis por algum espao formativo no CEFD/UFSM relacionados ao contexto escolar, que estivessem disponveis e interessados em participar da pesquisa, aceitando assim, responder as questes da entrevista. J os acadmicos, trs (3), independente do sexo, que estivessem na metade do curso em diante; que fossem integrantes de um dos espaos formativos e que aceitassem participar da pesquisa. A preferncia por alunos mais adiantados no curso se baseou na idia de se obter atravs da coleta de informaes experincias ricas no que tange ao desenvolvimento do curso de Licenciatura em Educao Fsica. As informaes foram coletadas atravs de entrevistas semi-estruturadas. De acordo com Demo (2005, p.174), as entrevistas caracterizaram-se pela abertura das perguntas, rejeitando-se toda resposta fechada, dicotmica, fatal. Mais do que o aprofundamento por anlise, [...] busca o aprofundamento por familiaridade, convivncia, comunicao. Para analisar as informaes coletadas utilizou-se anlise de contedo. De acordo com Bardin (1977) a anlise de contedo apresenta trs fases, sendo elas: 1) pr-anlise: que se refere organizao do material; 2) descrio analtica: momento no qual o material coletado submetido a uma anlise sistemtica e aprofundada embasada no referencial terico do estudo. Os procedimentos realizados nessa fase so a codificao, a classificao e a categorizao; e, 3) interpretao referencial: as anlises realizadas at esta fase so submetidas a uma reflexo mais intensa, buscando compreender elementos ocultos. As categorias de anlise foram construdas a partir dos objetivos especficos do estudo, tais como: a) Os espaos formativos do CEFD/UFSM; b) Os espaos formativos do CEFD/UFSM relacionados docncia da Educao Fsica na escola. 3 OS ESPAOS FORMATIVOS DO CEFD/UFSM Em busca de uma compreenso ampla do contexto do Centro de Educao Fsica e Desportos realizou-se a identificao e descrio de todos os seus espaos formativos, independente de sua especificidade. E, posteriormente, foram aprofundados trs daqueles relacionados licenciatura ou a ambos os cursos.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

55

Em um primeiro momento importa apresentar a estrutura organizacional do CEFD, sendo que nele funcionam trs departamentos: Departamento de Mtodos e Tcnicas Desportivas; Departamento de Desportos Individuais e; Departamento de Desportos Coletivos. Em cada departamento encontram-se os professores concursados para atuarem em disciplinas relacionadas aos mesmos, alm das demais atividades e encargos docentes, como os projetos de pesquisa e extenso, de maneira que contemplem a trplice funo (complementar e articulada): de docente; de pesquisador (a) e de gestor (a) (LIMA; GMEZ, 2002, p.182). A funo de gestor, no que concerne a perspectiva da gesto democrtica posta como lei desde a LDB. No inciso VII do Art. 3 destaca-se esse aspecto: Art. 3 O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: VIII - gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino (BRASIL, 1996). Conforme Libneo; Oliveira e Toschi (2005) a gesto democrtico-participativa trabalha como uma equipe escolar ou institucional e no como uma equipe diretiva, no momento que possui preocupaes pedaggicas e polticas em seu contexto. Ainda nessa direo, evidenciam que a organizao de ensino democrtica implica no s a participao na gesto, mas a gesto da participao (LIBNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2005, p.335). Esclarecem tambm que o conceito de participao fundamenta-se no princpio da autonomia. Esta que representa a capacidade de sujeitos ou organizaes de determinarem conduo de sua prpria vida ou objetivos e metas em diferentes situaes e momentos. Desta forma, salienta-se que todos os envolvidos no processo educativo em um determinado contexto constituem-se como gestores, sejam eles, professores, diretores, funcionrios, alunos, pais e demais profissionais comprometidos com a educao (LIBNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2005). Tendo assim, a incumbncia de atuarem como agentes ativos a fim de criar condies para que a instituio formadora cumpra com a sua funo que a de ensinar, de forma que todos os alunos possam aprender, funo essa que tem sido desqualificada nos ltimos tempos especialmente da parte dos sistemas de ensino (LIMA; GMEZ, 2002, p.182). A partir de seus interesses pessoais e profissionais, os docentes do CEFD criaram diversos espaos de formao. Eles se inserem no Laboratrio de Pesquisa e Ensino do Movimento Humano (LAPEM), em um dos Ncleos, ou caracterizam-se como grupos de estudos e pesquisas independentes dos primeiros, constituindo-se eles prprios em espaos. Alm disso, tem grupos que no so cadastrados oficialmente no CEFD, apenas no diretrio dos grupos de pesquisa 2 do

O Diretrio dos Grupos de Pesquisa no Brasil, projeto desenvolvido no CNPq desde 1992, constitui-se em bases de dados que contm informaes sobre os grupos de pesquisa em atividade no Pas. um eficiente instrumento para o intercmbio e a troca de informaes. Com preciso e rapidez, capaz de responder quem quem, onde se encontra,

56

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPQ). Dessa forma, optou-se por apresentar os espaos cadastrados no CEFD mais dois cadastrados apenas do diretrio do CNPQ, escolhidos estes ltimos para fazerem parte do estudo por serem relacionados Licenciatura. A seguir tem-se uma breve apresentao dos espaos formativos do CEFD: O LAPEM um rgo suplementar do CEFD, sendo dividido em seis setores de estudos e orientao: Biomecnica, Fisiologia do Exerccio e Performance Humana, Pedagogia do movimento e Desenvolvimento Motor. O Laboratrio de Biomecnica busca a compreenso do movimento humano do ponto de vista mecnico. Conta com instalaes e equipamentos para suporte ao ensino e pesquisa, notadamente nas reas de Biomecnica do Esporte, Locomoo Humana e Metodologia Biomecnica. O Grupo de Fisiologia do Exerccio e Performance Humana tem sua ao fundamental na indissociabilidade do ensino-extenso-pesquisa, tendo como linha de pesquisa a avaliao e o desenvolvimento da performance humana. Atua dando suporte pedaggico para disciplinas afins e suporte tcnico e cientfico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados linha de pesquisa. No campo da extenso atua em projetos com grupos especficos desenvolvendo programas de avaliao e orientao da atividade fsica. O Grupo de Estudos de Aprendizagem Motora desenvolve vrios projetos de ensino, pesquisa e extenso no que diz respeito anlise dos fatores que influenciam na aprendizagem motora e tambm na aquisio e controle de habilidades motoras. Os alunos interessados em participar precisam ter cursado as disciplinas de metodologia da pesquisa e aprendizagem motora e podem dar incio a produo cientfica. A Cineantropometria tem como linha de pesquisa a avaliao e o desenvolvimento da performance humana, tendo em vista os aspectos morfolgicos e funcionais. Propicia aos alunos engajados o aprofundamento em temas especficos e a produo cientfica alm de atuar em programas de avaliao morfuncional para a comunidade em geral e para grupos especiais. O Grupo da Pesquisa de Pedagogia do Movimento Humano desenvolve projetos em torno da temtica do ldico, do lazer, da comunicao com o foco no campo da Educao Fsica. Os encontros realizam-se quinzenalmente e se desenvolvem por meio de discusses de temas e bibliografia pertinentes ao grupo, bem como, desenvolvimento de pesquisas. Cineantropometria,

que est fazendo e o que produziu recentemente. Outros detalhes esto no site do CNPQ, no link Diretrio de Grupos de Pesquisa: <<http://www.cnpq.br/gpesq/apresentacao.htm>>.

57

Por fim, o Grupo de Desenvolvimento Motor busca descrever e explicar as modificaes observveis no comportamento motor humano ao longo da vida. Dada sua abrangncia, recorre necessariamente s contribuies de diferentes reas do conhecimento. Em especial, o grupo busca compreender as implicaes dos atributos pessoais no desenvolvimento de habilidades motoras e a interao com os demais fatores que influenciam neste processo. Em relao aos ncleos do CEFD, eles seguem a mesma lgica do LAPEM, j que possuem diferentes linhas de estudo, so eles: Ncleo Integrado de Estudos e Apoio Terceira Idade (NIEATI), Ncleo de Apoio e Estudos da Educao Fsica Adaptada (NAEEFA), Ncleo de Estudos e Apoio s Atividades Atlticas (NEATLE), Ncleo de Estudos em Exerccio Fsico e Sade (NESEFIS), Ncleo de Estudos e Aprendizagem em Lutas, Ncleo Universitrio de Esportes e Lazer (NUEL) e, Ncleo de Estudos em Medidas e Avaliao da Educao Fsica (NEMAEF). O NIEATI tem como objetivo melhorar a autonomia dos movimentos fsicos e intelectuais dos idosos, mantendo a dependncia cada vez mais distante e assim manter por mais tempo a maior de todas as liberdades do homem: a sade. Incluindo o ensino, a pesquisa e a extenso, os projetos abrangem idosos de Santa Maria e regio, assim como a formao de monitores para a atuao com a terceira idade nas reas da sade e educao. O NAEEFA desenvolve projetos de extenso, pesquisa e ensino, visando atuao profissional junto pessoa com deficincia primando pela qualidade e responsabilidade. Alm disso, vem buscando produzir conhecimentos relacionados s pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEE) e, principalmente, proporcionando um espao para a prtica recreativa, esportiva e social. Assim, o NAEEFA objetiva promover o desenvolvimento de trabalhos cientficos e projetos no mbito da extenso, da pesquisa e do ensino em Educao Fsica Adaptada e/ou Atividade Motora Adaptada e reas afins, possibilitando aos acadmicos e profissionais interessados, um aprofundamento de seus conhecimentos na rea, estimulando discusses e reflexes acerca das condies scio-educativas e culturais da PNEE; proporcionar e despertar o interesse, o gosto, a necessidade e a importncia pela prtica da atividade fsica, atravs de jogos, recreao e esportes na PNEE e seus familiares, contribuindo para uma melhor qualidade de vida; e, tornar o NAEEFA um ponto de referncia no CEFD/UFSM em relao comunidade. Para isso realiza diferentes projetos, desenvolvendo atividades de natao, atividades aquticas, esportes adaptados, equoterapia, atividades recreativas, esportivas, ldicas, dana.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

58

O NEATLE tem por objetivo o estudo, a divulgao e assessoria no que se refere s atividades ligadas ao desporto Atletismo, em todas as suas formas de manifestao (iniciao atltica, desporto escolar, desporto comunitrio e desporto federado). Possui projetos de pesquisa, ensino e extenso, alm do envolvimento com palestras e cursos. O NESEFIS tem como objetivos proporcionar um espao para o desenvolvimento de pesquisas cientficas sobre exerccios fsicos e sade; desenvolver, atravs do ncleo de estudos, projetos de extenso que atendam s necessidades da comunidade no que diz respeito orientao para a prtica de exerccios fsicos; demonstrar comunidade local, atravs de projetos de pesquisa e extenso a importncia da prtica regular de exerccios fsicos e da aquisio de um estilo de vida saudvel para a melhora da qualidade de vida; proporcionar a integrao entre alunos de graduao e de ps-graduao, bem como entre profissionais das diferentes subreas que compe a grande rea da sade, para o estudo sobre exerccios fsicos e sade; estabelecer um elo de comunicao entre a UFSM e a comunidade da regio, facilitando o acesso a informaes e pesquisas de ponta recentes sobre exerccios fsicos e sade; facilitar o engajamento de pessoas com diferentes condies orgnicas da comunidade em um programa de exerccios fsicos; oferecer ao futuro profissional da rea da sade mais opes no mercado de trabalho; proporcionar ao futuro profissional da rea da sade e alunos de ps-graduao a chance de aprofundamento nos estudos sobre exerccios fsicos e sade e a oportunidade de vivenciar situaes prticas de orientao da comunidade para uma vida ativa e saudvel e criar um ponto de referncia no CEFD da UFSM, para os interessados em discutir, pesquisar, informar-se e refletir sobre os benefcios da prtica regular de exerccios fsicos para a sade e melhora da qualidade de vida. O Ncleo de Estudos e Aprendizagem em Lutas desenvolve um projeto que tem como objetivo geral proporcionar o estudo e prtica de Karate-do comunidade, visando melhoria da qualidade de vida dos envolvidos, com a vivncia de atividades orientadas e gratuitas. A execuo do projeto visa oportunizar novos estudos e experincias a respeito da instruo e ensino do Karate-do, os quais podero contribuir com valiosas experincias para a rea de conhecimento. Em sentido mais amplo, com a execuo do mesmo, os alunos e instrutores so beneficiados dento do contexto social e da prtica pedaggica desta modalidade de arte marcial.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011. .

59

O NUE foi criado em 2006 seguindo a proposta do Programa do Governo Federal de Incentivo a Prtica Esportiva nas IFES (Instituies Federais de Ensino Superior). O DDC (Departamento de Desportos Coletivos) recebeu do gabinete do Reitor a incumbncia de integrar a proposta, nomeando um docente para representar a UFSM junto ao Programa e estabelecer acordos com o Ministrio do Esporte. O docente foi designado e em carter experimental foi criado o Ncleo Universitrio de Esportes, visando entre outras coisas o desenvolvimento de uma poltica de esportes para a UFSM e regio. Uma das possibilidades de estruturao do NUE a composio com o Programa de Extenso intitulado: Esporte, Cultura e Jornalismo: esboos para aes a partir da UFSM. E, por fim, o NEMAEF, que tem como objetivo de proporcionar um espao de estudos e discusses aos interessados na rea de medidas e avaliao da Educao Fsica, Fisioterapia, Nutrio e Medicina. No que se refere aos grupos de estudos e/ou de pesquisa tem-se o Grupo de Pesquisa em Lazer e Formao de Professores (GPELF), que se formou no incio de 2006 em decorrncia de aes investigativas de diferentes pesquisadores do CEFD/UFSM que tm em comum a confluncia de suas temticas foco de pesquisa. Em particular, devido s aes realizadas junto s redes pblicas de ensino de Santa Maria e a regio no Estado do Rio Grande do Sul. O grupo de pesquisa atua mediante a trade ensino, pesquisa e extenso, no campo da Educao Fsica e suas diferentes interfaces. Desenvolve suas atividades com o objetivo de: pesquisar as manifestaes ldicas, de lazer e de esportes de diferentes contextos socioculturais; as diferentes prticas escolares no contexto de escolas de educao bsica dos sistemas pblicos de ensino; a organizao e o desenvolvimento dos processos de formao de professores. Para operacionalizar as aes investigativas, focaliza as aes de pesquisa em 04 (quatro) eixos: Formao de professores e prticas pedaggicas; Metodologia do ensino dos esportes; Lazer e cultura; e, Lazer e mdia. O Grupo de Estudo e Pesquisa em Equilbrio e Reabilitao Vestibular foi formado com a perspectiva de investigar multidisciplinarmente questes relacionadas ao equilbrio, e a reabilitao vestibular, uma vez que atualmente h um encontro destas linhas de pesquisa. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia e Educao Fsica Escolar (GEPEGEFE) tem o intuito de legitimar as aes da Educao Fsica, segundo a perspectiva pedaggica, considerando o projeto maior que abrange as pesquisas relacionadas Educao Fsica e as diversidades.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

60

Os projetos referentes Gerontologia, seguem os caminhos de formao, nos quais a Educao Fsica, em um determinado momento, passa a ser legitimada tambm por suas aes voltadas ao envelhecimento humano em uma perspectiva educacional e com foco nas cincias sociais e humanas, tendo como base o projeto maior Educao Fsica e as diversidades: legitimidade da educao fsica no trabalho com idosos. Os projetos referentes ao esporte escolar buscam refletir e construir conhecimento acerca das aes da Educao Fsica Escolar, especificamente relativas ao esporte na(da) escola, buscando fundamentar tais aes a partir dos princpios didtico-pedaggicos que regem a formao de professores no curso de Licenciatura, tendo como projeto maior Desafios do esporte escolar: reflexes e propostas didtico-pedaggicas para os contedos em aulas de Educao Fsica. Ambos vislumbram repercusses na formao de professores e relacionam-se por buscar legitimaes da Educao Fsica no campo das diversidades, na tentativa de colaborar para seu fortalecimento como rea da Educao, com grande insero sociocutural nos contextos estudados. O Extremus um grupo de estudos e pesquisas relacionado diretamente ao projeto de extenso Uma proposta de dana para pessoas com deficincia fsica. Alm da Linha de Estudos Epistemolgicos e Didticos em Educao Fsica (LEDEF), a qual se constitui em um grupo de estudos e pesquisas tambm, no entanto, no site do CEFD ela apresenta-se como linha de pesquisa, devido ao nome que lhe foi atribudo. Os objetivos da LEDEF so: instrumentalizar acadmicos e professores sobre as tendncias epistemolgicas do conhecimento cientfico e sobre os parmetros didticos que orientam as prticas pedaggicas em Educao Fsica; estabelecer um trabalho indissocivel entre ensino, pesquisa e extenso numa relao dialtica entre universidade e comunidade; desenvolver aes que materializem intercmbios com instituies de ensino e linhas de pesquisas, atravs de estudos, pesquisas, seminrios, debates e eventos cientficos, tendo em vista um trabalho de produo coletiva em torno de questes que afetam diretamente o ensino e a pesquisa em Educao Fsica; articular projetos de iniciao cientfica e projetos de ps-graduao, com o fim de produzir e socializar conhecimentos atravs de publicaes em peridicos e livros, atendendo o contexto da comunicao cientfica, como tambm, atender a necessidade histrica do CEFD/UFSM de reabrir o Programa de PsGraduao em nvel de mestrado; estabelecer trocas de conhecimentos com os movimentos sociais, em especial com o MNCR (Movimento Nacional Contra a Regulamentao da Profisso) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), no sentido de firmar um horizonte histrico socialista, no qual a educao, a cincia e a tecnologia exeram um papel estratgico para este fim.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

61

4 OS ESPAOS FORMATIVOS DO CEFD RELACIONADOS DOCNCIA DA EDUCAO FSICA NA ESCOLA A partir das informaes encontradas acerca de cada grupo ou ncleo de pesquisa do CEFD foi possvel evidenciar, atravs da apresentao de seus objetivos e atividades desenvolvidas, aqueles que trabalham e se envolvem com a Educao Fsica escolar, bem como, com a formao profissional dos acadmicos da Licenciatura, ou seja, com a docncia deste componente curricular na escola. importante destacar que se observa que todos os espaos podem contribuir de alguma maneira com as questes acima mencionadas, porm salientam-se aqui apenas aqueles que possuem uma relao estreita com a escola e com as aes docentes que envolvem a Educao Fsica neste contexto. Sendo assim, a nfase recai nos espaos que demonstram desenvolver as suas atividades formativas tendo como pressuposto a atuao docente na educao bsica, de forma que trabalhem com o conhecimento da Educao Fsica, o qual engloba os aspectos sociais, culturais, polticos, afetivos, motores, fsicos e emocionais, de forma simultnea. Os Parmetros Curriculares Nacionais fundamentam essa idia ao enfatizarem a relevncia de se trabalhar na Educao Fsica, alm dos aspectos fisiolgicos e tcnicos, as dimenses cultural, social, poltica e afetiva, presentes no corpo vivo, isto , no corpo das pessoas, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidados. (BRASIL, 1997, p.22). Deste modo, os espaos que contemplam esses pressupostos so: o Grupo de Pesquisa de Pedagogia do Movimento Humano; o Ncleo de Apoio e Estudos da Educao Fsica Adaptada; o Ncleo de Estudos e Apoio s Atividades Atlticas; o Ncleo de Estudos e Aprendizagem em Lutas; o Grupo de Pesquisa em Lazer e Formao de Professores; a Linha de Estudos Epistemolgicos e Didticos em Educao Fsica; o Extremus e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia e Educao Fsica Escolar. Foram analisados apenas trs desses espaos, escolhidos pela disponibilidade dos seus responsveis em participar da pesquisa, so eles: Grupo de estudos e pesquisa em gerontologia e educao fsica escolar; Extremus; Grupo de Pesquisa em Lazer e Formao de Professores. Todos os espaos trazidos para o aprofundamento constituem-se como grupo de estudos e pesquisas. Para conhecer os elementos que compe a interface de cada grupo luz de sua relevncia para este estudo, elencaram-se dois aspectos principais: a caracterizao geral do grupo e a relao que o ele estabelece com a docncia e a Educao escolar.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. p. 52-75, Jun. 2011.

62

CARACTERIZAO GERAL DOS GRUPOS Inicialmente, apresenta-se o tempo de existncia dos grupos, quem so os participantes e quais so as atividades desenvolvidas. O Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia e Educao Fsica Escolar, identificado como grupo 1, tem um ano e meio de criao e de desenvolvimento de suas atividades. Possui duas linhas de pesquisa: a Educao Fsica Escolar e a Gerontologia, nas quais participam acadmicos da Licenciatura em Educao Fsica e alunos da ps-graduao (Especializao em Educao Fsica Escolar), ambos da UFSM; alm da pesquisadora responsvel, docente do CEFD/UFSM. As atividades desenvolvidas so basicamente [...] estudos de textos e produo ou pelo menos incentivo a produo de artigos ou de trabalhos para serem apresentados (pesquisadora responsvel 1). O Extremus, denominado grupo 2, tem um tempo mais longo de existncia, cinco anos, sendo que participam do grupo acadmicos da Licenciatura em Educao Fsica e da Educao Especial, ambos da UFSM; duas professoras de Educao Fsica da comunidade; crianas e adolescentes com necessidades fsicas; alm da pesquisadora responsvel, docente do CEFD/UFSM. As atividades desenvolvidas no grupo so: [...] as discusses em relao ao planejamento e desenvolvimento das aulas; a elaborao de projetos de pesquisa relacionados ao projeto de extenso, basicamente h e; a preparao de coreografias (pesquisadora responsvel 2). E o Grupo de Pesquisa em Lazer e Formao de Professores, definido grupo 3, possui dois anos de realizao de suas atividades e tem como participantes acadmicos da Licenciatura e do Bacharelado em Educao Fsica, alm de especializandos em Educao Fsica escolar, todos da UFSM; professores de Educao Fsica de uma regio prxima de Santa Maria; pesquisadores de outras universidades e alguns pesquisadores e docentes do CEFD/UFSM. As linhas de pesquisa so as manifestaes de jogo, esporte e lazer, e; a formao de professores. As atividades desenvolvidas so projetos de pesquisas e de extenso, o encontro de estudos, planejamento e desenvolvimento (pesquisador responsvel 3).

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

63

Observa-se que os participantes foram identificados pelos nmeros 1, 2 ou 3, dependendo do grupo ao qual fazem parte. A fala desses participantes expressa o fato dos trs grupos no fugirem das atribuies que geralmente se observa em espaos e lugares como esse, uma vez que so realizadas leituras, encontros para estudo, reflexo e discusso, culminando na produo cientfica. Gamboa (2003) constata que a organizao de um grupo de pesquisa exige a definio de tarefas e responsabilidades entre os membros participantes. Dentre essas, ressaltam-se o acompanhamento cuidadoso, permanente e atualizado da produo cientfica sobre a problemtica definida pela linha de pesquisa do grupo e da evoluo do conhecimento nos campos do saber que fazem referncia compreenso dessa problemtica. Quando os participantes do grupo 1 foram questionados acerca do objetivo do mesmo obteve-se as seguintes colocaes: estudar os textos sobre envelhecimento, os textos de Educao Fsica Escolar, justamente para a gente ter este embasamento terico para a atuao (acadmica 1). [...] base terica, sobretudo o objetivo do grupo (pesquisadora responsvel 1). Nota-se com clareza que o objetivo deste grupo a busca pelo conhecimento, principalmente relativo s bases de sustentao terica relacionadas s suas linhas de estudo. Gamboa (2003) define linhas de pesquisa como eixos que articulam interesses de diversos pesquisadores, proporcionando o trabalho interdisciplinar, a contribuio de diversas vises, diferentes abordagens terico-metodolgicas e o concurso de diversas tradies epistemolgicas. O autor ainda alerta para o fato de que as linhas de pesquisa no podem ser entendidas como categorias estanques, mas como complementares entre si. Independente da abordagem e do tipo de pesquisa desenvolvidos, essa prtica contribui com o processo de aprender a aprender permanente, desde que se tenha um mtodo cientfico subsidiando o trabalho do pesquisador (PEREIRA, 1998). Mizukami (1996) diz que a (re)elaborao dos quadros referenciais do professor revela ser de novos significados para a teoria e novas estratgias para a prtica. Freqentemente, os mais significativos so pr-concepes sobre a natureza do que esto ensinando, sobre a matria que ensinam e como interpret-la; pr-concepes sobre o ensino e como ele ocorre, embora modificadas pela viso do que pode ser realizado em sala de aula; pr-concepes sobre os estudantes, crenas relativas a prioridades e limitaes inerentes ao contexto institucional e profissional, natureza de seu compromisso com a profisso e a continuidade de sua carreira no magistrio.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

64

Tais pr-concepes e comprometimentos podem se relacionar com a trajetria do professor enquanto estudante e so construdos durante os anos iniciais da experincia docente. So os produtos de um jogo entre os valores do professor iniciante e o desenvolvimento de suas concepes, considerando oportunidades, caractersticas e limitaes relativas escola-comunidade em que atua. Dentre as vrias competncias a serem desenvolvidas durante a formao inicial em Educao Fsica segundo o Art. 6 da Resoluo n. 7/004, o 1 persiste em: acompanhar as transformaes acadmico-cientficas da Educao Fsica e de reas afins mediante a anlise crtica da literatura especializada com o propsito de contnua atualizao e produo acadmicoprofissional (BRASIL, 2004). Dessa forma, Buriti (1999) explica que a produo cientfica um processo contnuo e no existe um produto terminado, ou seja, ela est constantemente em ampliao e re-elaborao de suas teorias que so testadas sob os mais diferentes momentos e situaes, com o objetivo de descobrir novos conhecimentos. Em outras palavras, Mizukami et al. (2002) afirmam que a aprendizagem profissional pode estar diretamente influenciada pela coerncia e abrangncia da variedade de referenciais conceituais que implicam diferentes formas de conceber a profisso na construo e produo do conhecimento e/ou conforme as demandas da sociedade. Diante disso, preciso que os professores de Educao Fsica tomem conscincia de que o seu saber-fazer didtico-pedaggico no est dado a priori e sim em um contnuo processo de (re)construo (CAPARROZ; BRACHT, 2007, p.33). Nesta linha de pensamento, Tardif (2002) acrescenta que a prtica profissional no a simples aplicao de teorias elaboradas fora dela, mas um espao original e relativamente autnomo de aprendizagem e de formao para os futuros professores, uma vez que a formao profissional redirecionada para a prtica e, por conseguinte, para a escola enquanto lugar de trabalho dos professores. Os participantes do grupo 2 identificaram como objetivos do grupo, principalmente a acadmica 2, aspectos relativos ao projeto de extenso que desenvolvem, como evidencia-se nos seus depoimentos: as discusses em relao ao planejamento e desenvolvimento das aulas; a elaborao de projetos de pesquisa relacionados ao projeto de extenso, basicamente h e; a preparao de coreografias (pesquisadora responsvel 2).
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

65

proporcionar a dana para pessoas com deficincia, que no porque elas esto em cadeira de rodas que elas no podem danar e mostrar que isso possvel (acadmica 2). Mesmo a pesquisadora (2) tendo feito referncia a elaborao de projetos de pesquisa, a sua fala reflete a nfase maior dada ao projeto de extenso. Tanto que a acadmica nem relata a questo da pesquisa, nem de leituras e estudos. Porm, sabe-se que os projetos de extenso tambm contribuem de forma significativa para a formao de professores, assim como salienta Santos Jr. (2006), ao dizer que as atividades de extenso podem ser consideradas um espao formativo dentro do curso superior, uma vez que proporciona a consolidao dos conhecimentos aprendidos via currculo e at mesmo possibilita conhecer outros conhecimentos que no ter de forma sistematizada durante a sua formao. Desta forma, ainda que a perspectiva formativa no tenha ficado evidente atravs das falas dos sujeitos, em outra questo esse aspecto pode ser observado com um pouco mais de clareza, quando se questiona a acadmica 2 o motivo de ingresso no grupo: Porque eu entrei para a Educao Fsica por causa da dana. A foi a primeira coisa que eu encontrei que me chamou a ateno, j tinha danado em vrios grupos e era uma coisa diferente. Seria uma possibilidade tambm de trabalho (acadmica 2). Com o apontamento da acadmica a respeito de uma possibilidade de trabalho, logo, percebe-se que a mesma busca ampliar os conhecimentos trabalhados nas disciplinas do curso e ingressou no grupo para qualificar a sua formao no que se refere aos elementos trabalhados nesse. Nota-se, ento, que este grupo tem como objetivo proporcionar, alm dos benefcios ao seu pblico alvo, o conhecimento acerca da temtica que permeia a dana e o trabalho com pessoas com deficincia fsica. Em relao ao grupo 3, o pesquisador responsvel apontou vrias caractersticas que envolvem o objetivo desse: [...] o nosso grupo tem dois grandes objetivos n, das manifestaes de jogo, esporte e lazer e da formao do professor. Nessa parte dos grandes projetos , dessas manifestaes do esporte e lazer os alunos tem procurado muito mais para a parte da pesquisa, que um projeto de pesquisa. Agora no outro grupo, os alunos tm participado no s como pesquisadores [...] mas tambm na condio de vivenciar a dinmica desse grupo que de formao. Ento, acho que muito mais na capacitao do conhecimento a das principais questes hoje que norteiam o processo de formao.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

66

E a gente tambm trabalha bastante grupo de estudos n, ento a gente no separa muito n a parte terica da prtica, isso a a gente sempre vem trabalhando (pesquisador responsvel 3). Este docente (3) evidencia com clareza a perspectiva formativa do grupo, tanto no que se refere aos processos de pesquisa dos assuntos estudados, como na tentativa de que os seus participantes vivenciem a dinmica do grupo, contribuindo assim com a sua formao. A dinmica do grupo tratado pelo professor est relacionada com um projeto de extenso que objetiva oportunizar aos professores da Quarta Colnia a formao continuada. Neste projeto, acadmicos, especializandos e pesquisadores desenvolvem um trabalho conjunto, visando alm do objetivo j citado, promover e diversificar a sua formao e o seu desenvolvimento profissional. Segundo Moraes (1996) os grupos de estudos e pesquisas constituem importante fator de desenvolvimento profissional dos professores. A partir disso, ressalta-se a crescente busca por parte de acadmicos de graduao e ps-graduao e, professores do ensino superior e da educao bsica pela insero em grupos de estudos com o intuito de aprender mais acerca da profisso de professor. J a acadmica 3, no apresentou em seu depoimento a mesma clareza no que se refere ao objetivo geral do grupo, pois direcionou sua resposta apenas ao trabalho desenvolvido no projeto principal: Agora no de formao continuada a gente est fazendo a sistematizao dos contedos curriculares para o ensino fundamental [...]. (acadmica 3). Porm, quando questionada sobre o motivo que a levou a entrar no grupo, mesmo fazendo referencia ao tal projeto, ela demonstra identificar-se com a perspectiva formativa que o grupo assume: [...] achei interessante a proposta do grupo, que trabalha com um grupo de professores de Educao Fsica da Quarta Colnia, de modo que percebi nos encontros que eles sentem dificuldades na prtica pedaggica, assim eles possuem um grupo formador que ampara as idias deles (acadmica 3). E tambm quando questionada sobre o motivo que permanece no grupo, a mesma relata: eu fui me encontrando, notei que eu estava sendo importante, ajudando na pesquisa (acadmica 3). Essa questo tratada por Cunha (2001, p.113) no seu estudo sobre as aprendizagens significativas de acadmicos em cursos de Licenciatura ao descobrir que um dos aspectos mais relevantes para tal refere-se ao protagonismo, entendido como a participao do aluno, a tomada participativa de decises, a produo pessoal e criativa, o estmulo a formas de pensar situadas, construtoras do trnsito entre a teoria e a prtica.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. p. 52-75, Jun. 2011.

67

Deste modo, este grupo mostra-se bastante comprometido com a formao de seus participantes, sejam eles acadmicos da graduao e ps-graduao ou professores da educao bsica. Alm disso, no se pode esquecer o desenvolvimento profissional dos docentes responsveis possibilitado pela participao no grupo. Essas constataes convergem com as consideraes de Gamboa (2003) ao sugerir a articulao da graduao com a ps-graduao, pois assim os acadmicos destes dois nveis de ensino conseguem ter espaos qualificados de formao e interlocuo. Ao longo do dilogo estabelecido com os participantes deste estudo observa-se que seus relatos corroboram com o que traz o projeto pedaggico da Licenciatura em Educao Fsica do CEFD/UFSM, ou seja, atravs de projetos de pesquisa d-se a produo do conhecimento do curso, de forma que subsidiam as aes de ensino e extenso. Tais estudos podem ser orientados e ministrados por docentes do quadro do CEFD e de outros Centros de Ensino da UFSM. Embora a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Educao Fsica esteja centrada em disciplinas obrigatrias e complementares (DCGs), o projeto prev a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extenso. COMO A DOCNCIA NA EDUCAO FSICA ESCOLAR SE FAZ PRESENTE NOS ESPAOS DE FORMAO? As atividades que os acadmicos se envolvem durante a sua formao inicial e as possibilidades profissionais abertas no mercado de trabalho so fundamentais para a construo da identidade profissional docente e, segundo Krger e Krug (2008), influenciam a escolha do campo de atuao na rea da Educao Fsica. Assim, atravs do detalhamento das atividades desenvolvidas nos grupos, configurados como espaos de formao, cada participante identificou as relaes estabelecidas com a docncia da Educao Fsica na escola, ao serem questionados se essa temtica abordada no grupo e de que forma: [...] no incio assim a base do estudo era trazer um pouco das questes tericas, das bases tericas que esto abraando hoje, ou deveriam pelo menos a formao do licenciado n, principalmente assim as questes das cincias sociais, a questo das mudanas da Educao Fsica enquanto processo histrico, o movimento renovador, as teorias crticas, algumas coisas que at tem na Didtica, mas que direcionado com a temtica que eles trabalham comigo. Os alunos do currculo velho para tentar, antigo n, de 90, para tentar contextualizar um pouco mais da Educao Fsica dentro do espao da escola n e sair um pouco daquela Educao Fsica enquanto atividade fsica ou do fazer para alguma coisa.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

68

E os alunos do currculo novo da Licenciatura de 2005 no sentido de fundamentar mais o que eu imaginei que eles tivessem j trabalhando em outros contedos n, porque a princpio a Licenciatura tinha uma abordagem e todos professores deveriam trabalhar dentro da mesma proposta, mas no o que a gente observa quando traz eles para o grupo de estudo (pesquisadora responsvel 1). Percebe-se que o grupo 1 tem uma grande preocupao em fundamentar a formao de professores atravs da compreenso do processo histrico pelo qual a Educao Fsica se desenvolveu e se constituiu na forma como ela se apresenta hoje nos contextos escolares, bem como fornecer as bases tericas atuais da rea e reas afins. O Coletivo de Autores (1992, p.50) embasa essa idia ao destacarem que uma teoria da prtica pedaggica denominada Educao Fsica vai, necessariamente, ocupar-se da tenso entre o que vem sendo e o que deveria ser, ou seja, da dialtica entre o velho e o novo. Alm disso, o grupo tem como finalidade rever alguns conhecimentos vistos pelos professores formados no antigo currculo, junto a sua proposta de formao generalista. Benites, Souza Neto e Hunger (2008) afirmam que, em virtude do seu amplo campo de atuao, sucederam muitos problemas e crticas a esse modelo formativo, os quais impulsionaram, de forma lenta e gradual, a separao dos cursos de Educao Fsica em Licenciatura e Bacharelado. Durante as aulas eu acho que a gente trabalha aquilo que eles deveriam ter na escola, [...] a gente j foi a campo e a gente viu que eles no tm essa prtica na escola. [...] eu acredito que os contedos que a gente est trabalhando, claro que o contedo da dana que deveria ser trabalhado na Educao Fsica Escolar, no que a gente esteja trabalhando todos os contedos (pesquisadora responsvel 2). Essa professora (2) salienta a relao das atividades do grupo 2 com a Educao Fsica Escolar a partir de um dos contedos indicados para o trabalho deste componente curricular na escola, a dana. Traz a tona tambm uma questo polmica vivenciada por alguns participantes do grupo, crianas e adolescentes com deficincia fsica, pois os mesmos no so convidados a participar das aulas de Educao Fsica na escola nas quais estudam.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

69

Infelizmente, a excluso dos alunos com necessidades especiais das aulas de Educao Fsica constitui-se uma realidade presente em muitas escolas (BRASIL, 1997). Mesmo tendo na LDB a evidncia de que: Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I - currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades. Desta forma, sendo a Educao Fsica uma disciplina curricular obrigatria e integrada proposta pedaggica da escola (BRASIL, 2003), na medida em que ela trata de um certo tipo de conhecimento, a cultura corporal de movimento, nenhum aluno pode ser privado dela (DARIDO, 2001, p.64). Existem vrios trabalhos que apontam para a necessidade de incluso dos alunos com necessidades especiais no contexto educativo de maneira efetiva. Na rea da Educao Fsica a nfase recai nos PCN, que afirmam a importncia das aulas dessa disciplina para a aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, principalmente no que tange os aspectos afetivos, de integrao e insero social (BRASIL, 1997). Outro ponto em destaque nos PCN refere-se criao de alguns princpios, dentre esses cabe destacar o princpio da incluso, cuja finalidade se concretiza por meio da participao e reflexo concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histrico da rea de seleo entre indivduos aptos e inaptos para as prticas corporais, resultante da valorizao exacerbada do desempenho e da eficincia (BRASIL, 1998, p.19). Sim, nesse grupo, na questo principal a Educao Fsica Escolar de formao. Ns tivemos a vrios encontros de estudos para definir uma concepo bsica de Educao Fsica Escolar para que norteasse a as nossas intervenes. Ento o nosso primeiro momento foi de, j tem 2 anos e meio o projeto, foi de preparao do grupo, e a o grupo realmente estudava, vinha aqui para estudar e para definir linhas de orientao e debate, de orientao do grupo para formao. No outro momento sim ns comeamos com intervenes e tambm ns j conhecamos, conhecemos o grupo durante esse perodo, de discusso nossa durante o grupo [...] (pesquisador responsvel 3). O grupo de formao tratado por este professor (3) refere-se a um projeto de formao continuada para docentes da Quarta Colnia em que se renem todos os participantes do grupo para discutirem vrias questes que permeiam as aulas de Educao Fsica na escola. Este fato pode ser identificado tambm na fala da outra participante do grupo: Sim, abordada, tudo pensando na Educao Fsica Escolar. L eles em sala de aula, conforme eles tm dvidas eles colocam h eu senti dvida, dificuldade nisso, da eles pedem assim sugestes de como trabalhar (acadmica 3).
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

70

Pode-se observar que o grupo 3 realiza um trabalho de formao inicial e continuada de professores, pois rene acadmicos e docentes da educao bsica e do ensino superior para que juntos possam refletir, aprender e reconstruir os conhecimentos necessrios a sua prtica pedaggica. Tardif (2000, p.7) contribui neste momento ao afirmar que:
Tanto em suas bases tericas quanto em suas conseqncias prticas, os conhecimentos profissionais so evolutivos e progressivos e necessitam, por conseguinte, uma formao contnua e continuada [...]. Desse ponto de vista, a formao profissional ocupa, em princpio, uma boa parte da carreira e os conhecimentos profissionais partilham com os conhecimentos cientficos e tcnicos a propriedade de serem revisveis, criticveis e passveis de aperfeioamento.

Nessa linha de pensamento, o desenvolvimento profissional de professores e a aprendizagem da docncia podem ser entendidos como equivalentes quando se percebe esse movimento constitutivo do ser professor como um processo vivido durante toda a sua trajetria docente. CONSIDERAES FINAIS Foi possvel perceber que os trs espaos de formatao estudados mostram-se interligados com a docncia na Educao Fsica Escolar, proporcionando assim, um ambiente de aprendizagem docente na medida em que subsidiam aes formativas diretamente relacionadas com o futuro campo de atuao profissional.
A formao, nesse sentido, constitui um processo de mudanas que envolvem, alm do trabalho, outros aspectos da vida material, os agrupamentos, as dimenses de identidade e posturas de aprendizagem. Consiste em dar significado s expectativas [...], podendo contribuir para uma tomada de conscincia individual e coletiva (PIMENTA; LIMA, 2004, p.135).

Maschio et al. (2008) ao explorarem como se deu a participao de acadmicos da Licenciatura em Educao Fsica do CEFD/UFSM em final de curso, em projetos de ensino, pesquisa e extenso identificaram que esta participao ocorreu em espaos e atividades diferenciadas constituindo-se em trs categorias: projetos referentes a espaos e atividades que no tratavam da Educao Fsica Escolar; projetos envolvendo a escola e a formao de professores, e; os dois tipos de projetos. A partir disso, constataram que mesmo aps a reforma curricular do curso de Licenciatura em Educao Fsica da UFSM, a formao segue uma forte tendncia generalista.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

71

Por um lado, porque os interesses dos acadmicos vo alm dos contedos oferecidos e, por outro, porque se criou um novo curso, teoricamente, mas as possibilidades oferecidas na realidade so as mesmas que havia anteriormente, ou seja, existe um nmero maior de oportunidades em projetos fora do mbito escolar. Dessa forma, os acadmicos parecem no ter clareza do campo de atuao do curso que esto concluindo, pois no procuraram se envolver muito em projetos que os ajudassem a construir a sua identidade como professor da educao bsica, que um dos objetivos fundamentais do curso que concluiro (MASCHIO et al., 2008). Diante do exposto evidencia-se, em contrapartida aos dados encontrados no estudo de Maschio et al. (2008), que houve um certo avano na Licenciatura em Educao Fsica do CEFD/UFSM, pois os trs espaos estudados esto proporcionando e contribuindo, cada um com as suas especificidades, com a formao dos acadmicos desse curso, tendo em vista que eles tratam de estudar, pesquisar e/ou intervir profissionalmente a partir de um ou mais contedos e temas que envolvem a prtica docente na Educao Fsica Escolar. REFERNCIAS BARDIN, L. Traduo de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1977. BENITES, L.C.; SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. O processo de constituio histrica das diretrizes curriculares na formao de professores de Educao Fsica. Educao e Pesquisa, So Paulo, v.34, n.2, p. 343-360, mai./ago. 2008. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Cmara de Educao Superior. Resoluo N 7, 31 de maro, 2004. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Lei N 10.793, 1 de dezembro, 2003. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao Fsica / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais: Educao fsica / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Lei n. 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia: Congresso Nacional, 1996. BURITI, M. de A. Produo cientfica em peridicos de Psicologia do Esporte e Educao Fsica Preveno, 1999. Tese (Doutorado em Educao Fsica) - PUC, Campinas, 1999. CAPARROZ, F.E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma Didtica da Educao Fsica. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v.28, n.2, p.21-37, jan., 2007.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

72

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO. CNPQ. Disponvel em: <http://www.cnpq.br/>. Acesso em: 8 abr. de 2009. CUNHA, M. I. Aprendizajes significativos en la formacin inicial de profesores: un estudio en el rea de los Cursos de Licenciatura, Interface: Comunicao, sade, educao, v.5, n.9, p.103-16, 2001. DARIDO, S.C. Os contedos da Educao Fsica Escolar: influncias, tendncias, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educao Escolar, Niteri, v.2, n.1 (suplemento), p.05-25, 2001. DEMO, P. Metodologia da investigao em Educao. Curitiba: Ibpex, 2005. GAMBOA, S.S. As condies da produo cientfica em Educao: do modelo de reas de concentrao aos desafios das linhas de pesquisa. Revista Educao Temtica Digital, Campinas, v.4, n.2, p.78-93, jun., 2003. KRGER, L.G.; KRUG, H.N. Desvelando a atuao profissional em Educao Fsica atravs da percepo da trajetria acadmica. In: KRUG, H.N. (Org.). Os professores de Educao Fsica e sua formao. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2008. p.39-48. LIBNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2005. LIMA, M.S.L.; GMEZ, A.I.P. Redimensionado o papel dos profissionais da Educao: algumas consideraes. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. So Paulo: Cortez, 2002. p.163-187. MASCHIO, V. et al. Pesquisa, ensino e extenso na formao inicial dos professores de Educao Fsica: contribuies ao desenvolvimento profissional. In: SEMINRIO INTERNACIONAL DE EDUCAO (SIEDUCA), XIII, 2008, Cachoeira do Sul. Anais... Cachoeira do Sul: Universidade Luterana do Brasil, 2008a, p.01-09. MIZUKAMI, M. da G.N. et al. Escola e aprendizagem da docncia: processos de investigao e formao. So Carlos: UFSCar, 2002. MIZUKAMI, M. da G.N. Docncia, trajetria pessoais e desenvolvimento profissional. In: REALI, A.M. de M.R.; MIZUKAMI, M. da G.N. (Org.) Formao de professores: tendncias atuais. So Paulo: EDUFSCar, 1996. p.59-91. MORAES, R. Compreendendo a profissionalizao mediante histrias de vida de bons professores. Revista Educao, Porto Alegre, a.XIX, n.31, p.103-118, 1996. PEREIRA, B. As limitaes do mtodo cientfico: implicaes para a Educao Fsica. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v.12, n.2, 1998.
Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

73

PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L. das G.C.; CAVALLET, V.J. Docncia no ensino superior: construindo caminhos. In: SEVERINO, A.J.; FAZENDA, I.C.A. (Orgs.). Formao docente: rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002. p.207-222. POSSEBON, M. O estudo de caso na investigao em Educao Fsica na perspectiva qualitativa. In: CAUDURO, M.T. (Org.) Investigao em Educao Fsica e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo; Feevale, 2004. p.51-66. SANTOS Jr., S.L. dos. Extenso universitria: contribuies formao inicial de professores de Educao Fsica, 2006. 75 f. Monografia (Especializao em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. TARDIF, M. Saberes docentes e formao profissional. 3. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitrios. Revista Brasileira de Educao, So Paulo, n.13, p.05-24, Jan/Fev/Mar/Abr. 2000.

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

74

AUTORA PARA CORRESPONDNCIA: Franciele Roos da Silva Ilha Rua Bento Gonalves, 509. Caapava do Sul (RS). Cep: 96570-000. franciele.ilha@yahoo.com.br Hugo Noberto Krug - Rua Coronel Niederauer 1537/702. Santa Maria (RS). hnkrug@bol.com.br

Revista Atividade Fsica, Lazer & Qualidade de Vida. Manaus, v.1, n.2, p. 52-75, Jun. 2011.

75

Potrebbero piacerti anche