Sei sulla pagina 1di 1

Motores

A GUARDA
22 de Dezembro de 2011

23

Coordenao:

Luis Celnio, Joo Lopes Pinto Moreira e Nuno Antunes

Bridgestone desenvolve pneu sem ar


A Bridgestone Corporation desenvolveu um pneu sem ar, um conceito pode ser uma alternativa mais vivel e amigo do ambiente no futuro, comparativamente aos pneus convencionais. Os pneus sem ar tm um impacto menor sobre o meio ambiente do que os actuais, mas os prottipos anteriormente desenvolvidos no permitiam a sua produo comercial. Esta meta foi agora superada pela Bridgestone, ao desenvolver esta tecnologia com o objectivo de aplicao prtica, e com compatibilidade ambiental, segurana e conforto. A tecnologia consiste numa estrutura nica de raios que se estende ao longo do lado interno dos pneus, suportando o peso do veculo, e sem risco de furar. E estrutura composta por resinas termoplsticas reutilizveis (fresina sinttica que se torna flexvel quando aquecida e dura quando arrefece, sendo fcil de reciclar) e junto com a borracha na parte de banda de rodagem, os materiais usados nos pneus so 100% reciclveis. A Bridgestone est a desenvolver esta tecnologia com o objectivo de criar um processo que maximiza o uso cclico de recursos de pneus usados, transformando-os em novos.

Terceira gerao j nas estradas portuguesas!

Novo Toyota Yaris


J circula nas estradas portuguesas a terceira gerao do Toyota Yaris, o modelo que na ltima dcada contribuiu para o aumento das vendas da Toyota na Europa. O novo Yaris vai competir no segmento B, que com uma quota de 26% do mercado total e equivalendo a cerca de 4 milhes de vendas por ano, continua a ser a segmento mais importante de vendas do mercado automvel europeu. A anterior gerao j era elogiada pelo seu espao interior, durabilidade, versatilidade, eficincia do motor e facilidade de estacionamento em ambiente urbano. Agora, o novo Yaris consolida os seus pontos fortes, oferecendo concepo mais dinmica, avanos tecnolgicos, menores consumos de combustvel e reduzidas emisses, transmisses inovadoras aliadas a uma suspenso revista e sistemas direco assistida elctrica. O novo Yaris agora ligeiramente mais comprido e mais rebaixado, mais aderente ao solo e mais aerodinmico. Com as alteraes na dianteira, tem agora uma aparncia mais dinmica e desportiva, perdendo os traos femininos da gerao anterior. A visibilidade frente e atrs foi melhorada atravs de uma maior janela dianteira e da eliminao da barra de diviso traseira do vidro. No interior, o cockpit est mais ergonmico. A posio de conduo foi melhorada, tem novo painel de instrumentos, consegue mais silncio no interior, os passageiros atrs tm mais espao para os joelhos e h maior espao de carga. Entretanto, tambm esta terceira gerao seguiu a tradio das anteriores ao receber 5 estrelas nos testes de segurana Euro NCAP para 2012, o que confirma os elevados padres de segurana, com destaque para a maior exigncia de segurana para os pees, atravs dos sistemas de absoro de energia na viatura. A nova gama Yaris est disponvel em trs nveis Active, Comfort e Sport. O Active inclui jantes de 14 polegadas, retrovisores elctricos, vidros elctricos frente, rdio CD/MP3, fecho centralizado, ABS, controlo de estabilidade e traco, sete airbags e luzes de acompanhamento (follow me home).

O nvel Comfort acrescenta o sistema Toyota Touch, que engloba o ecr tctil a cores de 6 polegadas, bluetooth, entrada auxiliar USB, cmara de marcha-atrs e computador de bordo, ar condicionado manual e jantes de 15 polegadas. No topo surge o nvel Sport, que adiciona apoio de braos dianteiro, volante especfico, spoiler traseiro, jantes de 16 polegadas e suspenso mais desportiva. Os responsveis da Toyota em Portugal esperam comercializar no primeiro ano completo de vendas, em 2012, mais de 2500 unidades do novo Yaris, calculando que mais de 50 por cento corresponda motorizao 1 litro a gasolina. Motores econmicos O novo Yaris apresenta os motores 1.0 e 1.3 litros a gasolina e 1.4 litros D-4D a gasleo, seguindo a norma Euro V (menores consumos e emisses do que as verses anteriores). O motor a gasolina de 1.0 Litros VVTi est acoplado a uma transmisso manual de 5 velocidades, a verso mais recente da unidade de 998 cc, e gera 69cv s 6000 rpm. O consumo de combustvel foi reduzido em 4% para 4.8

km l/100 (lder na sua classe) e as emisses de CO2 caram 7%, para 110 g/km. O motor 1.3 litros a gasolina Dual VVT-i tem transmisso manual de 6 velocidades, consegue 99cv s 6000 rpm. A unidade consome apenas 5.1 l/ 100 km e emisses de CO2 so de 118 g/km, quando combinada com a transmisso Multidrive S. O bloco common rail de 1.4 litros D-4D, turbo diesel, est acoplado a uma transmisso manual de 6 velocidades e dispe de 90cv s 3 800 rpm. Os consumos foram reduzidos em 7% para apenas 3.9 l/100 km e as emisses de CO2 baixaram em 6% para apenas 103 g/km. Um Indicador de Conduo Eco, que acende quando o estilo de conduo mais amigo do ambiente, est includo no painel de instrumentos dos Yaris equipados com transmisso Multidrive S. O novo Toyota Yaris est disponvel, na sua verso base (1.0 VVT-i Active) e com trs portas, a partir de 12.980 euros. A verso 1.33 VVTT-I comea nos 14.865 euros e a verso diesel, 1.4 D-4D custa a partir de 16.980 euros, podendo chegar aos 20.605 euros com equipamento mais completo.

Hyundai Veloster vence prmio Value Champion 2012

O Hyundai Veloster conquistou o galardo de Wertmeister 2012 (Campeo de Valor 2012) na categoria dos desportivos. O ttulo foi atribudo pela revista alem Auto Bild, depois da Eurotax Schwacke ter anunciado que prev que o coup desportivo retenha 47% do seu valor inicial aps 4 anos e 60 mil quilmetros. De acordo com anlises independentes, o Veloster 1.6 Sport com pintura metalizada dever reter, aps 4 anos e 60 mil quilmetros, 10.400 do preo a que comercializado na Alemanha batendo rivais directos no segmento, incluindo o VW Scirocco. O rigoroso sistema de avaliao levou em considerao o histrico dos preos de peas, estilo da carroaria, mdia anual de quilmetros e nveis de equipamentos, bem como as actuais tendncias de mercado. O Veloster recebeu, recentemente, outra prestigiosa distino, o mximo de cinco estrelas nos ensaios de coliso da EuroNCAP, o que veio reforar ainda mais a apetncia do modelo.

Potrebbero piacerti anche