Sei sulla pagina 1di 80

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO

SEMINRIO TEOLGICO GERAO JESUS CRISTO (DIREO GERAL - PASTOR TUPIRANI H. LORES)

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


TEMA: INTRODUA S DOUTRINAS DA SALVAO 1) COMO A BBLIA CHEGOU AT NS: Ao princpio, a histria sagrada e as profecias eram transmitidas oralmente, pelos patriarcas ou chefes de famlias que, passavam de gerao em gerao todo o conhecimento que tinham a respeito de Deus, suas experincias e revelaes (Gen.18:19; - Deut.6:6-9). Com o desenvolvimento da civilizao, tornou-se necessrio criar smbolos grficos que transmitissem as idias a serem enviadas a distncias maiores. Surgiu primeiramente a escrita ideogrfica ou pictogrfica. Um exemplo conhecido ainda hoje so os hierglifos dos egpcios (4000 anos A.C.). Posteriormente, cerca de 2000 A.C. os fencios criaram a escrita cuneiforme ou em forma de cunha, dando origem ao que hoje chamamos de alfabeto. 2) MATERIAS USADOS : No princpio, os mais antigos utilizavam pedra, cermica, ponteiros, estiletes, etc. (4000 A.C.) . Depois surgiram outros materiais, que abordaremos a seguir:
A)

O PAPIRO: Foi descoberto no Egito cerca de 3000 anos A.C. uma espcie de entrecasca, tirada de planta aqutica tambm chamada de junco, existente as margens do Rio Nilo. Este material, depois de preparado, formava um rolo que muito citado na Bblia: (Sal. 40:7; Jer.36:2,14-15; Is.18:2; J 8:11). Era escrito com penas de aves e tinta de carvo vegetal. O PERGAMINHO: Foi descoberto pr volta de 1700 A.C. plos Egpcios e babilnios. Era feito de peles de animais e era mais durvel que o papiro. Aparece na Bblia em 2 Tim.4:13. Porm, os originais do Novo Testamento foram escritos em rolos de PAPIRO, exceto algumas Epstolas. O PAPEL: A palavra papel derivada de PAPIRO. Surgiu na China II Sc. A.C. e era extrada de fibras vegetais. Em 1436 D.C. Gutembergue descobriu a imprensa e, a partir de 1792 D.C. com o aperfeioamento do papel e da Imprensa, comeou a comercializao do papel para todo o mundo. Isto tornou mais fcil a impresso da Bblia. 3) A COMPOSIO DA BBLIA:

B)

C)

A Bblia composta de 66 livros, desde Gnesis a Apocalipse, e se divide em duas grandes partes: VELHO TESTAMENTO e NOVO TESTAMENTO: O Velho Testamento composto de 39 livros e o Novo Testamento de 27. Cada livro dividido em CAPITULOS que so os nmeros maiores, e cada captulo dividido em VERSCULOS, que so nmeros menores. Nas tradues evanglicas, tanto os ns dos captulos como os dos versculos esto localizados na margem esquerda das pginas, e em prumada reta. Ex., ver Bblia.

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO

A) ABREVIAOES: No incio do Velho Testamento assim como no inicio do Novo, voc encontra um ndice com o nome de todos os livros da Bblia pr extenso e tambm abreviados. Ex.: Joo = Jo., Gneses = Gen., xodo = Ex., Salmos = Sal. Ou SL., -Mateus = Mt ou Mat., J = J, Apocalipse = Apc. Ou Ap., 1 Corntios = 1 Cor., Efsios = Ef., etc. REFERNCIAS: D-se o nome de referncia quando numa lio citamos textos diversos. Exemplos: Sal. 1.2 = Salmo 1 verso 2; Apc. 1.1-3 = Apocalipse cap.1 versos de 1 a 3; Jo. 8.36,31-32 = Joo cap. 8 versos 36 e de 31 a 32. NOTA: 2 Jo. 3 Jo. e Judas s tem um cap. Cada, so as excees. Neste caso, s citamos os versos. Ex. 3 Jo 3-5 = terceira Joo versos de 3 a 5, etc. C) - ALGUNS TTULOS DA BBLIA

Escrituras ou Sagradas Escrituras: Mat. 21.42; Rom. 1.2 palavra de Deus: Marc. 7.13; Heb. 4.13; Heb. 4.12 Livro do Senhor: Isaas 34.16 Lei de Deus: Rom.3.21; Sal 1.1-2; Josu 1.8-9. 4) _ AUTOR E ESCRITORES DA BBLIA: bom distinguir autor de escritor. Autor aquele que tem idia, inspirao ou inveno da obra. Escritor apenas aquele que escreve o que o autor determinou. H casos em que o autor tambm o escritor, mas no caso da Bblia o autor que Deus, s escreveu os DEZ MANDAMENTOS com o seu dedo nas tbuas de pedra e do meio do fogo (Deut. 9.10; 10.4; Ex. 20.1-17).
A)

- O AUTOR DA BBLIA DEUS: Pois nenhum ser humano poderia ser autor de semelhante obra que at os cus nos faz conhecer. A Bblia registra coisas que so anteriores a criao do mundo e do homem e anuncia tudo o que h de acontecer at o fim do mundo. Na Bblia encontramos tudo o que precisamos tanto para a vida material como espiritual. Vejamos alguns exemplos e textos que provam que a Bblia a Palavra de Deus, e que Deus o seu autor, porque permanece no cu: Sal. 119.89; Isaas 53 descreve a vida de Jesus, sua morte por ns e at o tipo de sua sepultura. Ensina que foram os pecados dos que crem que crucificaram a Jesus na cruz e que Ele os carregou sobre Si, e isto 750 anos A.C. Sal. 2.7 mil anos A .C. e Is. 7.14, 750 anos A.C. falam que Jesus seria gerado pelo Esprito Santo e nasceria de uma virgem. Sal. 22.7-18 mil anos A.C. registra a crucificao de Jesus descrevendo todos os detalhes daquela cena. Os versos 16 e 18 dizem: traspassaram-me as mos e os ps, repartem entre si as minhas vestes e lanam sortes sobre a minha tnica. Tudo isto ensina que Deus inspirou os profetas e escreverem estas coisas, pois nenhum homem poderia registrar tais fatos de 700 a mil anos antes de acontecerem com tamanha preciso de detalhes. 2 Tim. 3.16 e 2 Ped. 1.20-21 dizem que nenhuma parte da Escritura Sagrada de interpretao humana, mas Deus inspirou os profetas para escrev-la. Ver Sal. 119.33-40; 97-104. OS ESCRITORES DA BBLIA: A Bblia foi escrita por cerca de 40 pessoas inspiradas por Deus, das mais diferentes classes sociais. Desde boiadeiro (vaqueiro) como Ams, a estadista como Daniel e reis como Davi e Salomo, num perodo de aproximadamente 1600 anos (naturalmente que houveram vrios intervalos). No entanto, todos os 66 livros guardam uma perfeita harmonia entre si em todos os seus ensinamentos. Sal. 119:140.
2

B)

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO

5) A BBLIA COMO LIVRO: A palavra Bblia vem do grego Biblion, que quer dizer: conjunto de livros ou biblioteca. A Bblia a Palavra de Deus revelada aos homens. um dos livros mais antigos, o mais vendido, o mais lido e o mais importante em todos os tempos e em todo o mundo. Est traduzida em mais de 1800 lngua e dialetos. A Bblia ensina tudo que cada pessoa precisa para ser feliz neste mundo. Vejamos alguns ensinamentos: Vida matrimonial, filhos e pais, pais e filhos, veja Ef. 5.22-33; 6.1-4. Empregados e patres Ef. 6.5-9. Poupana Mt. 25.14-30, inflao Ageu 1.5-11; 2..16-19. etc. A mensagem central da Bblia e que o assunto mais importante revelar a pessoa de Jesus Cristo como o nico que tem poder para salvar. S Jesus salva, cura, liberta e batiza com o Esprito Santo. Sobre salvao estudaremos nos prximas lies. Jo. 5.24. Finalmente, dizemos que a Bblia revela Deus aos homens, revela como podemos ser salvos por Jesus Cristo e revela o homem a si mesmo. S atravs da Bblia nos conhecemos verdadeiramente. Deus lhe abenoe.

TEMA: O ARREPENDIMENTO INTRODUO: Estamos iniciando o estudo de uma srie de lies sobre as doutrinas bsicas da salvao. Vamos estudar sobre o arrependimento que o ponto de partida para todos os que quiserem ser salvos por Jesus Cristo. 1) DEFINIO DE ARREPENDIMENTO: Arrependimento o reconhecimento de que somos pecadores. Falhamos, erramos, somos carentes e necessitados das misericrdias de Deus. a predisposio de no pecar mais e de lutar para vencer as fraquezas e tentaes da nossa carne. nos humilhando aos ps do senhor, suplicando misericrdia e perdo. dar meia volta, abandonando o caminho de pecado em que vivamos, e passando a viver o caminho do Evangelho de Jesus Cristo. bom notar que arrependimento e remorso so coisas diferentes. O remorso a pessoa saber que errou, mas no querer abandonar o erro. no reconhecer que deveria t-lo evitado. Ela est pronta a errar de novo e errar. Foi o caso de Judas (Mat. 27.3-5). - Remorso: 1- angstia de conscincia por culpa ou crime. - Arrependimento 1- Sentir pesar por erros. 2-Mudar de parecer. O verdadeiro arrependimento que opera em ns o perdo e a salvao provm de Deus. Nos causa tristeza por havermos pecado. D-nos o desejo de no pecar mais e alegria por estarmos salvos (2 Cor. 7.9-10 Atos 3.19). 2) A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO: O arrependimento a necessidade primeira de todo aquele que deseja ser salvo. Sem arrependimento no h perdo e sem perdo no h salvao. Vejamos o que diz a Bblia: Rom 3.23; Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Rom. 3.12; Todos se extraviaram e se fizeram inteis. No h quem faa o bem, no h nem um s. Ecl. 7.20; No h homem justo sobre a terra.... Pelos textos citados aprendemos que todas as pessoas so pecadoras. Isaas 64.6 diz que nossas justias so como trapo de imundcia e Isaas 59.1 e 2 diz que nossos pecados fazem diviso entre ns e nosso Deus. Est portanto claro a necessidade de arrependimento para que recebamos o perdo e a salvao ( atos 2. 37-38). 3) COMO OCORRE O ARREPENDIMENTO: Quando algum ouve a pregao do Evangelho o Esprito santo convence-o do pecado, da justia e do juzo (Joo 16.7 a 11). A pessoa convencida e recebe entendimento ao ouvir a pregao ou ler o evangelho. Caso esta feche o corao e no aceite, continuar perdida e sob condenao. Porm, aceitando Jesus Cristo como nico salvador e Senhor, Deus opera nela o arrependimento (Atos 11.18, 12:3, Tm. 2.25) recebendo tal pessoa o perdo e a salvao. A doutrina do arrependimento to importante, que o incio do ministrio de Joo Batista e do prprio senhor Jesus foram marcados pela pregao incisiva da necessidade de arrependimento (Mat 3. 1-2, 4.17). O arrependimento sincero opera nas trs reas principais da vida.
3 3

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO

INTELECTO OU MENTE: A pessoa passa a ter um entendimento diferente de todos os pecados que envolveram sua vida passada. Descobre ento que pelo arrependimento, recebe perdo e salvao.
a)

EMOES: A pessoa passa a sentir tristeza por ter pecado, e ento recebe alegria por no viver pecando mais e saber que j est salva.
b)

VONTADE E DISPOSIO: A pessoa movida a viver segundo a vontade de Deus e se dispe a servi-lo e a ador-lo. O arrependimento sincero procedido pelo confessar a Deus os pecados (Sal. 32.5, I Joo 1.8 a 10), abandon-los (Prov. 28.13 Isaas 55.7) e pelo voltar-se para Deus (I Tes. 1.9).
c)

4 CARACTERSTICAS DO ARREPENDIMENTO: Pelas caractersticas a seguir qualquer pessoa pode saber se j experimentou ou no o verdadeiro arrependimento. Ocorre na pessoa arrependida uma mudana de pensamento em relao a Deus, em relao ao seu prximo e em relao aos seu pecados. O arrependimento condena hoje o que aprovava ontem. O arrependimento passa a ver as coisas atravs dos olhos de Deus. Passa a amar e admirar tudo que Deus criou e, em toda a obra da criao, descobre o poder e a glria de Deus (Sal. 19 sal.8). Antes do arrependimento a pessoa quer fazer a sua prpria vontade e dirigir os seu prprios caminhos, porm, depois de arrepender-se, ela quer fazer a vontade de Deus e por Ele ser dirigida. Antes de arrepender-se, procura esconder os seus pecados e justificar a si mesma (Luc. 16.15 Mat. 23.27-28). Depois do arrependimento sincero promove um esforo para abandonar o pecado e cria a disposio de seguir a Jesus. O arrependido abandona toda a idolatria em que antes se apoiava e cr exclusivamente em Jesus Cristo. 5 RESULTADO DO ARREPENDIMENTO: bom lembrar que ningum merece o perdo nem a salvao, mas Deus perdoa e salva de graa e por graa, a todos que se arrependem e pela f crem em Jesus Cristo como nico Salvador e Senhor. O arrependimento portanto gera a f salvadora e da em diante, nos abre a porta a todas as bnos do Evangelho. O nosso arrependimento proporciona grande alegria entre os anjos de Deus nos cus (Luc. 15.7-10), derruba a barreira do pecado e nos concede comunho com Deus. O arrependimento ocorre no incio para salvao e permanece em zelo, para purificao. O crente depois de salvo ainda poder pecar. Dever logo arrepender-se, pedir perdo a Deus e ento ser purificado pelo poder do sangue de Jesus (I Jo. 1.7). O resultado do arrependimento perdo, salvao e bnos abundantes de Deus. CONCLUSO A) O arrependimento necessidade imperiosa. Todos so pecadores e sem arrependimento no h perdo nem salvao. B) O arrependimento ocorre por obra do Esprito Santo quando lemos ou ouvimos a pregao do Evangelho e aceitamos de todo corao a Cristo e seu sacrifcio por ns. C) A pessoa arrependida descobre que est salva e agora um nova criatura (2 Cor. 5:17) pelas caractersticas novas que envolvem todo o seu ser.
4 4

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO

D) Para Deus, os nossos pecados depois de perdoados so como se nunca tivessem existido. O resultado do arrependimento o perdo, a salvao e as bnos abundantes de Deus. TEMA: F E CONVERSO INTRODUO: Na lio anterior estudamos sobre arrependimento. Hoje vamos estudar sobre a f e a converso. Este um dos estudos de maior importncia dentro do plano de deus para a salvao. 1) - DEFINIO DE F: A melhor definio da palavra f, no sentido bblico est em Heb. 11.1 que diz: Ora, a f o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se no vem. A f algo invisvel, mas sensvel. como uma rocha na qual nos apoiamos nesta vida e principalmente na eternidade. Esta rocha Jesus Cristo. F significa crer e confiar em Deus e em sua palavra. crer que Jesus nos salva pela sua morte na cruz. (Rm. 10.2-4); (Naum 1:7) 2) O VALOR DA F: Est relacionado com o valor daquilo em que esta se baseia ou apia. Todas as pessoas tm capacidade de depositar f em alguma coisa. Pr exemplo: confiar na riqueza, no homem, nos amigos, nas boas obras, na caridade. Achar que vai ser salvo porque no faz mal a ningum, no mata, no rouba, etc., ou confiar nas imagens de santos, figas, patus e outras superties.Se algum tem f em algumas destas coisas materiais visveis, essa f nada vale porque todas estas coisas perecem com o tempo (Ef. 2:8-10). Quando a crena depositada na palavra de Deus e a confiana est em Deus e em Cristo, isto constitui a f que salva (Joo 5:24 Heb. 12:2). I Ped.1:7 nos fala da verdadeira e nica f, indestrutvel e eterna, que a f em Jesus Cristo. Esta f vale mais do que toda a riqueza do mundo e a nica que pode salvar. 3) - COMO ADQUIRIR A F: Rom. 10:17: A f vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. Quando algum l ou ouve a pregao do Evangelho e o aceita, o Esprito Santo de Deus faz nascer a f salvadora no sacrifcio de Jesus Cristo. Atos 4.4 diz que quase cinco mil pessoas ouviram, creram e foram salvas. A f se adquire pelo desejo de conhecer mais de Deus (I Ped. 2.2), pelo estudo e meditao da bblia (Josu 1:8,9 Salmos 1:1,2), pelo obedecer e guardar os ensinamentos bblicos (Apc.1:3) e pelo servir a Cristo (Heb. 5:12,14). A f comea na converso e deve crescer no dia a dia de nossa vida (II Tes. 1.3, Judas 20), crescendo at a estatura do varo perfeito (Efsios 4.12,13). Com a f crescendo em ns, cresce tambm a certeza, a segurana, a luz de Cristo e a vida. Quem busca o conhecimento de Deus, pela f, alcana o conhecimento mais amplo, profundo e perfeito. 4) ATUAO DA F EM NS: A f que salva pr Jesus Cristo nos faz entender que a Bblia a Bblia a palavra de Deus e que para os que no crem, existe a condenao. A f envolve as trs faculdades da pessoa que so: intelecto, emoes e vontade. O nosso intelecto cr nas verdades do Evangelho, mesmo condenando nossa forma de vida passada. O nosso lado emocional confia em tais verdades e encontra nelas prazer. A nossa vontade as aceita e se dispe a fazer a vontade de Deus. O sentido da palavra CRER, que fruto da
5 5

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO 6 f como em Joo 3:16, : repousar ou apoiar-se sobre um firme fundamento unindo a pessoa que cr ao objeto de sua f, que Jesus Cristo.

5COMO A F NOS SALVA: A f o fundamento (Hb. 11.1) do templo espiritual de nossas vidas (II Ped. 1:5,7), Jesus nos salva pr graa (favor no merecido). No basta saber que Jesus o Salvador, mas necessrio apropriar-se de Cristo e a Salvao que Ele nos oferece. A f conduz nossa alma ao descanso em Cristo , mas preciso crer que foram os nossos pecados que crucificaram a Jesus na Cruz do Calvrio. Ele os carregou sobre si (Is. 53: 4-6) pr amor a ns para nos salvar e nos livrar da condenao do inferno. Jesus sofreu pr ns o que ns deveramos sofrer . Quem crer assim ser salvo. Esta a forma da f que salva. Jesus salva sozinho(mediante a f). Todo o mrito e glria da f e da salvao pertence a Deus porque nos foi dado pr Deus (IS.42:8 Rom.11:36). 6) A)

O RESULTADO DA F

SALVAO: O primeiro resultado da f em Jesus Cristo e seu sacrifcio a salvao. A seguir, a f promove em ns a converso. (PROCESSO QUE VAI ALCANANDO TODAS AS REAS DE NOSSA VIDA). CONVERSO INTERIOR (conceitos): Converter significa mudar de direo . A converso envolve o arrependimento e a f, a operao do Esprito Santo, a nossa aceitao e participao. Consiste em abandonar o pecado e seguir a Jesus. Pela converso a pessoa vai sendo transformada na semelhana de Cristo (I Joo 3:2-3 Sal. 51:10). O arrependimento deve repetir-se todas as vezes que algum pecar e afastar-se de Deus. A pessoa deve arrepender-se, abandonar o pecado e aproximar-se de Deus (I Joo 1.7).
B)

CONVERSO EXTERIOR ( testemunho): A converso observada no lado humano (externo) da salvao. Uma pessoa que apresentava extremos em suas atitudes, agora deve apresentar moderao (Atos 3:19). Isto o testemunho. Ela odeia agora as coisas que antes amava e ama as coisas de Deus que antes desprezava ou desconhecia. Isto um sinal para todos que esta pessoa se converteu a Jesus e que Deus transformou o seu corao (Ez. 36:36).
C) D)

CONVERSO DOS IDOLOS : I Tes. 1:9 diz que os crentes se converteram dos dolos a Deus. dolos na Bblia NO SO SOMENTE imagens de santos, figas, patus, santinhos e coisas semelhantes a estas que tenham algum vnculo espiritual e que tomem o lugar de Deus em nosso corao. Ex. 20:1-6 Deus proibiu fabricar as imagens, proibiu crer nelas e proibiu ador-las. Em Deut. 7.25-26; 27:15 Deus manda quebrar e destruir tudo que for imagem, dizendo que so maldio. Desde Gnesis a Apocalipse a Bblia condena toda a sorte de imagens e a idolatria, que o crer, adorar, venerar ou ter respeito pr elas. A seguir citamos outros textos que falam sobre isto: Sal. 97:7, Is.42:8, Sal.115:4-8, Is.44:9-20; 45:16,20; 46:5-10, I Cor.10:14-21,28, II Cor.6:14-18, I Joo 5:21, Apoc.2:14,20; 9:20,21; 21:8; 22:15. H muitos outros textos que falam a mesma coisa.

OBS.: Idolatria no uma imagem somente, mas tudo que de alguma maneira aplicamos qualquer devoo, por exemplo: uma ROSA que digamos estar ungida, uma pea de roupa, em fim qualquer objeto confeccionado por mos humanas, ao qual devotamos
6 6

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO 7 alguma confiana e no exclusivamente na PALAVRA DE DEUS( o nico mediador entre ns e Deus, Jesus Cristo homem, At.4:12). Obs.: A maior fonte de idolatria na sociedade brasileira a chamada IURD.

CONCLUSO A) SOBRE A CONVERSO: Atos 3.19 manda que nos convertamos. I Tes. 1.9 mostra o povo convertido. Aps conhecermos a verdade s nos restar a converso, ou sermos condenados., (Jer. 31.18-19 Lam. 5:21). B)

SOBRE F A f em Jesus Cristo nos d salvao e segurana eterna. A f em Jesus Cristo vale mais do que toda riqueza do mundo. A f se adquire pelo ler, meditar e/ ou ouvir a palavra de Deus. A f o alicerce de nossa vida espiritual. Atua no intelecto, nas emoes e na vontade fazendo-nos servos de Deus. A f promove a converso a Cristo liberando-nos do mundo e do pecado. A f em orao, sem duvidar, nos d vitria e nos faz bnos para outros. Sem f impossvel agradar a Deus (Heb. 11:6). Sirvamos pois a Deus com f. (Que Deus lhe abenoe ricamente, Amm)

TEMA: PERDO E JUSTIFICAO 1) DEFINIO DE PERDO E JUSTIFICAO

Perdo o ato divino de apagar os nossos pecados. Pecado toda a atitude, ou seja, obras contrria a vontade de Deus. , em sntese, desobedincia as normas que Deus estabeleceu para ns na sua palavra. O perdo portanto o meio divino de tornar nulos os nossos pecados. Justificao uma providncia tomada pr Deus de nos declarar justificados em Cristo Jesus para todo sempre. Quando pela f cremos em Jesus, isto o bastante para Deus nos justificar, imputando-nos a justia de Cristo. Ateno : Ningum peca em pensamento (Tg.:1:12 15 ). 2) A NECESSIDADE DE PERDO: Todos necessitam de perdo porque todos so pecadores. Rom. 3:23 diz: Todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus. Rom. 3:12 diz: Todos de extraviaram e se fizeram inteis. Ecl. 7:20 diz: No h homem justo sobre a terra, que faa o bem, e nunca peque. Assim est claro a necessidade de perdo. Todo so pecadores e sem perdo no h salvao. 3) COMO OCORRE O PERDO: Para haver perdo necessrio que haja arrependimento. Arrependimento significa reconhecer que somos pecadores, que erramos e que falhamos, envolvendo ainda um esforo para abandonarmos o pecado (Prov. 28:13). O pecado atua em trs direes: contra Deus, contra nosso prximo e contra ns mesmos. Tambm o perdo funciona em trs direes: precisamos do perdo de Deus, precisamos perdoar o nosso prximo e a ns mesmos. O texto de Marcos 11:25-26 nos fala de duas direes do perdo. Deus s nos perdoa se perdoarmos os outros tambm. Mat. 18:21-22 e 6:12-14 recomenda perdoar at setenta vezes sete. Isto quer dizer perdoar sempre. assim que Deus quer que ns faamos e ento Ele far conosco assim tambm . A terceira
7 7

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO 8 direo perdoarmos a ns mesmos . H pessoas que sofreram traumas ou envolveram-se em pecados to grosseiros e perversos, que mesmo depois de crerem em Jesus e serem perdoadas, e salvas, ainda vivem oprimidas pela lembrana das coisas passadas. Vejamos o que diz a Bblia em 2 Cor. 5:17: Assim que, se algum est em Cristo, nova criatura : as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. Is. 1:18; Is.43:25 e Jer. 31:34 est escrito: dos teus pecados no me lembrarei mais.Mesmo que sejam vermelhos como o carmesim, se tornaro brancos como a l. Se Deus j o perdoou e deles no se lembra mais, pr que vamos ns ainda nos lembrar e carregar o peso dele? Perdoe a si mesmo. 1 Joo 3:20 diz: Se o nosso corao nos condena, maior Deus do que o nosso corao. Joo 8:32, 36 diz: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar. 1 Joo 1:7 diz: O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado . 4) A NECESSIDADE DE JUSTIFICAO: A justificao uma das mais importantes doutrinas da salvao. Sem a justificao no haveria salvao. Salvao portanto o alvo para onde conduzem o arrependimento, a f, o perdo e a regenerao. O perdo apaga os pecados mas no pode desfazer o mal que eles causaram. Pr isso, Deus tem a justificao para cobrir todos esses males. A justificao uma necessidade para que o crente tenha certeza absoluta de que est salvo, seguro, aceito pr Deus e para criar uma relao de pai para filho e filho para pai entre o crente e Deus. A justificao promove em ns uma mudana de posio. De pecadores, filhos da ira e condenados passamos a filhos de Deus, irmos mais novos de Jesus e cidades dos cus (Joo 1:11-12; Filip. 3:20-21). A salvao e a justificao so s pela graa (Rom. 4:4-7; 3:20,28; Ef. 2:8-9), e s pr Jesus (Atos 4:12). CARACTERSTICAS DA JUSTIFICAO A) FOI CONQUISTADA POR JESUS: Cristo vestiu-se de nossos pecados no calvrio para que ns pudssemos vestir-nos da sua justia. Foi feito para ns justia de Deus (1 Cor. 1:30). Jesus conquistou a justificao para ns na cruz do calvrio. Deus o justssimo, declara que pode justificar o homem injusto sem praticar injustia e o tornar justo para todo sempre. Deus no faz o homem justo para declara-lo justificado, mas declara justificado pelo sacrifcio de Jesus. (Rom. 5.1) Quem intentar contra ns ? Deus quem nos justifica. (Rom. 8.33). Nenhum juiz da terra pode justificar o injusto sem praticar injustia. Mas Deus pode conservar-se justo, ao mesmo tempo que justifica o injusto, pois todo o castigo do injusto foi lanado pr Deus sobre Jesus. Rom. 3.25-26 diz que Deus justo e justificador daquele que tem f em Jesus. Alei condena a graa justifica. A lei diz: paga tudo. J a graa diz: tudo est pago. A justificao remove de ns dois perigos: o orgulho de auto justia e de auto esforo (como jejum) e o medo de que sejamos fracos demais para conseguirmos a salvao.

B)NOS IMPUTADA POR DEUS: Imputar significa levar conta de algum as conseqncias do ato de outrem. As conseqncias dos nossos pecados foram levadas conta de Cristo na cruz do calvrio (Is. 53:4-6) e as conseqncias da obedincia a Cristo foram levadas conta do crente dando-lhe a justificao. A justificao selo mximo que nos garante a salvao para toda a eternidade. um Dom de Deus. Mas esse Dom tem que ser aceito. Ns o aceitamos quando cremos em Cristo e ento nos apropriamos dele pela f. Logo, recebemos a justificao que ns comunicada na regenerao. Justificao significa muito mais do que ser absolvido. Deus nos trata como se nunca tivssemos pecado. Tudo acontece pela f em Cristo, em sua Palavra, em suas promessas e em sua salvao. A f pr assim dizer , a mo que recebe tudo que Deus oferece (Rom. 3:22; 5:1-2). Na justificao no ocorre em ns nenhuma transformao. A transformao interna espiritual que se segue em ns chama-se regenerao e operada pelo Esprito
8 8

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO 9 Santo. O Cristo que pr ns torna-se ento Cristo em ns. A justificao pelo sangue de Jesus e pr sua graa (Rom. 3:28,24; 5:9). Portanto um ato divino. Nos concedida quando somos salvos ao aceitarmos a Cristo pela f. A nossa f em Cristo nos imputada como justia (Rom. 4:15).

CONCLUSO

Devemos buscar o perdo dos nossos pecados, perdoando tambm os outros e a ns mesmos, e o sangue de Jesus Cristo nos purificar de todo pecado (1 Joo 1:7) Todos ns tnhamos necessidade de justificao. Jesus a conquistou na cruz do calvrio. Quando pela f cremos em Cristo, Deus nos declara salvos e justificados para todo sempre, imputando-nos a justia de Cristo.

TEMA: REGENERAO E ADOO (FILIAO) INTRODUO: A regenerao e adoo (filiao), uma doutrina de grande importncia pois, atravs dela, entendemos claramente que j fazemos parte da famlia de Deus. Somos filhos de Deus e tambm herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rom. 8.14-17) e temos garantido o nosso lugar no cu para sempre (Joo 14: 2-3). 1 A NECESSIDADE DE REGENERAO: Regenerar recuperar ou restaurar algo que era bom e degenerou-se, estragou-se, contaminou-se ou danificou-se. Quando Deus criou Ado e Eva eles eram santos, puros e sem pecado. Eram filhos de Deus. Porm, Ado e Eva desobedeceram a Deus, pecaram, degeneraram-se e tornaram-se filhos da desobedincia e da ira. A partir da, todas as geraes herdaram tudo isso e toda a sorte de males cuja raiz o pecado (Rom. 3:23). Tornou-se portanto necessrio a interveno do grande amor de Deus em Cristo Jesus para que o homem fosse regenerado e restaurado condio anterior, para a qual Deus o criara. (Gn 3:15) 2 COMO OCORRE A REGENERAO: A regenerao, assim como a adoo e filiao, comearam quando nos arrependemos, cremos e aceitamos a Jesus e ento fomos salvos. A nossa salvao em Cristo e chamada de novo nascimento (espiritual) Joo 3:3-7). Este texto nada tem a ver com o batismo em guas. Examinando os textos a seguir: Tito 3:5; Ef 5:26 e Joo 15:3, entendemos que esta gua a Palavra de Deus, que aqui aparece em linguagem figurada. Na REGENERAO nascemos de novo, recebemos uma nova vida e somos gerados de novo pelo Esprito Santo atravs do poder gerador e purificador da Palavra de Deus (1 Ped. 1:23; Tito 3:5). O Esprito Santo gera ou faz nascer em nosso esprito uma nova vida, uma nova criatura (2 Cor. 5:17 / Ef. 2:1).Passamos a ter a vida e a natureza de Deus em ns (2 Ped. 1:4). Quem no nasce de novo no pode ser regenerado e portanto continuar perdido. A mente humana vive to cauterizada pelo pecado, que s pode entender a verdade da salvao de Deus nascendo de novo. Ningum conseguir regenerar a si mesmo. A natureza humana pode gerar a natureza humana, mas somente o Esprito Santo de Deus pode despertar a natureza espiritual que todos precisamos para entrar no reino de Deus. Isto o novo nascimento. Isto se chama REGENERAO. 3) CARACTERSTICAS DA REGENERAO A) UM ATO DIVINO: A regenerao o ato divino que concede pessoa que cr uma vida nova e mais elevada mediante unio pessoal com Cristo, devolvendo ainda nesta vida, uma condio aproximada do que era a vida de Ado e Eva antes do pecado e uma
9 9

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


10

condio superior depois desta vida na glria dos cus ( Filip. 3:20-21). Em Jesus Cristo, o homem, recriado quela condio que Deus idealizou antes do princpio. Ele volta a ser a imagem e semelhana de Deus. (Ef. 2:1). B)TRANSFORMA TUDO EM NS: A regenerao uma mudana radical operada em ns pelo Esprito Santo. O homem natural continua vivo para o pecado, para a carne, para o mundo, mas como morto para Deus (Rom. 6.11-13). A REGENERAO uma experincia mais profunda do que a do arrependimento. Transformam-se at os alicerces da personalidade. como recebssemos nova conscincia, nova moral, novo carter, novos pensamentos, nova vontade, enfim, tudo transformado dentro de ns. por isso que se diz que ressuscitamos com Cristo. Ocorre uma ressurreio espiritual (Col. 3:1-4). (No confundir com a ressurreio do corpo que ser depois da morte no arrebatamento). Passamos a pensar com a mente de Cristo (1 Cor. 2.:14-16). 4) ADOO E FILIAO: Adoo significa colocar na posio de filho aquele que no era filho, de sorte que o adotado tem os mesmos direitos e privilgios dos filhos gerados legitimamente. A) INCIO DA ADOO E FILIAO: Comeou quando nos arrependemos, pela f cremos em Cristo e fomos salvos. Naquele momento fomos perdoados, justificados, regenerados e adotados como filhos de Deus. Se algum adota uma criana como filho, esta tem os direitos e privilgios dos filhos legtimos, mas s poder usufruir deles quando atingir a maioridade. Porm, Deus fez para conosco muito mais do que isso. Pela obra redentora de Cristo, nos regenerou e adotou como filhos adultos e legtimos, gerados pela sua Palavra (Gal. 4:1-7; 3:26; I Ped. 1:23). Somos ento filhos de Deus e irmo de Jesus Cristo (Heb. 2:11-12). Somos filhos de Deus adultos, porque s os adultos podem Ter domnio sobre os bens da famlia. Alm da salvao, Jesus nos entregou muitos bens de Deus. Exemplos: Fareis as mesmas obras que eu fao e at maiores do que estas (Joo 14:12). Deu-nos poder para expulsar demnios e curar doentes (Mat. 10:1,8). Poder para sermos testemunhada de Jesus (Atos 1:8). Deu nos tambm a f que vence o pecado e o mundo (I Joo 5:4). B) RESULTADO DA ADOO: Ns ramos filhos da ira e da desobedincia (Ef. 2:3; 5:6), mas nascemos de Deus e mudamos de posio (Joo 1:11-13). Deus passou a ser nosso verdadeiro Pai. Por isso somos consolados nas tribulaes (II Cor.1:4). Somos guiados pelo Esprito de Deus (Rom. 8:14) e somos herdeiros dos cus com Cristo (Rom. 8:17). Passamos a posio de filhos de Deus. C) QUANDO SE COMPLETA A ADOO: Ser quando Jesus arrebatar a igreja. Os que j morreram salvos ressuscitaro e ns os que ainda estivermos vivos seremos transformados (I Tes. 4.13-17). Tanto os que ressuscitaro como ns que seremos transformados, receberemos corpo espiritual glorioso (I Joo 3:2 I Cor. 15:42-44). Nosso corpo ser igual ao corpo atual de Jesus (glorioso) (Filip. 3:20-21). Ento completa-se a obra da salvao de Cristo com a redeno do nosso corpo (Rom. 8:2223). Receberemos tambm, nessa ocasio, a plenitude espiritual em todos os sentidos da vida. CONCLUSO A) B)
10

A regenerao necessria para que o homem seja restaurado condio para a qual Deus o criou, a fim de poder entrar no reino do cu. A regenerao ocorre quando cremos e somos salvos por Jesus e realizada pelo Esprito Santo que transforma tudo em ns; mediante a nossa disposio( Fp.2:13).
10

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


11

C) D)

Na regenerao ocorre a adoo (filiao). Somos feitos filhos de Deus adultos. Passamos a usufruir logo dos bens espirituais e do poder de Deus. A adoo comea na regenerao quando somos salvos e completar-se- na ressurreio do nosso corpo em glria. Nosso lugar est garantido no cu (Joo 14:2-3).

TEMA: A ORAO (Relacionamento ntimo e constante) 1) DEFINIO DE ORAO: Orar falar ou dialogar. A orao o meio estabelecido por Deus para que os verdadeiros cristos, possam ter comunho com Ele. OBS: As palavras: orar e rezar so sinnimos, conforme nos mostra o Dicionrio da Lngua Portuguesa. Orao viva. algo que sai da alma e do esprito do cristo. No previamente planejada nem decorada, mas brota naturalmente do nosso interior pelo Esprito Santo de Deus. No pensamos antes o que vamos falar mas, quando nos ligamos com Deus, as palavras fluem naturalmente e adequadas para aquele momento ou caso. A orao a chave que abre o corao de Deus, o falar da alma com Deus, o abrirmos o nosso corao desabafando com nosso Pai do cu as nossas angstias e aflies. o dilogo da criatura com o seu criador, ora pedindo, ora agradecendo, ora louvando-o e a adorando-o. 2) A NECESSIDADE DE ORAO: impossvel viver a vida crist sem a orao. Assim como marido e esposa precisam de dilogo constante para manterem o bom relacionamento familiar, assim o cristo precisa de orar para manter estreitado o relacionamento espiritual com Deus. O dilogo est para a necessidade material da famlia assim, como a orao est para a necessidade espiritual do cristo. O cristo que no ora poder cair em tentao (Luc. 22:40) e poder sofrer muitos males (Luc. 21:34-36). A Bblia recomenda muita orao. O Senhor Jesus passava horas e at noites inteiras em orao. o nosso maior exemplo. Orava no monte (Marc. 6:46) e s vezes a noite toda (Luc. 6.12). De manh bem cedo (Marc. 1.35) e at na agonia do Getsmani (Mat. 26:36 44). Os Apstolos oravam muito (Atos 1:14, 24 ; - 2:42; 4:31; 6:6; 8:15; 9:11,40; 11:2,9; 11:5; 12:12; 13:3; 14:23). Devemos orar em todo tempo (Ef. 6:18). Perseverar em orao (Col. 4:2). Orar sem cessar _ (1 Tes. 5:17). Todo cristo necessita de orar pois a orao alimento para nossa alma e firmeza para nossa vida. Quando ouvimos a pregao ou lemos o Evangelho, Deus fala conosco. Quando oramos, ns falamos com Deus. 3) A QUEM DEVEMOS ORAR: No novo Testamento a Bblia nos ensina que devemos orar a Deus somente em nome de Jesus. Ns pedimos a Deus em nome de Jesus; Jesus intercede por ns (Rom. 8:34), Deus o Pai manda a resposta (Joo 16:23-24) Atentamos no entanto que toda a Trindade est envolvida nas nossas oraes, no devemos pedir em nome dos trs, mas s em nome de Jesus. (Joo 14:13-14,6); 15:16, 16:23-24) nestes textos, o prprio Senhor Jesus que nos ensina a pedir ao Pai em seu nome. Em Ef. 5:20 e Col. 3:17 o Apstolo Paulo ensina a mesma coisa. 1 Tim. 2:5 diz: Jesus o nico mediador ou intermedirio entre ns e Deus. (Atos 4:12) . OBS.: CONSIDERANDO QUE A ESCRITURA TAMBM DIZ QUE SE ALGUM EST EM CRISTO NOVA CRIATURA , convm pensar que o princpio de orar em nome de JESUS no seja na verdade mencionar a frase em nome de Jesus, mas sim ter uma vida fundamentada nos princpios de Cristo, e ento podemos orar DIVINDADE; pois Jesus diz: aquele que tem o Filho tem o Pai. 4) COMO ORAR: Podemos orar independentemente da posio do corpo ou da voz. A Bblia no determina uma posio especfica. conveniente no entanto que em nossas
11 11

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


12

oraes tenhamos em mente a grandeza e a santidade de Deus, desejando que venha o seu reino e em ns seja feita a sua vontade, dando sempre a Deus honra, poder e glria para sempre, conforme Jesus ensinou (Mat. 6:9-13). Este no o modelo literal, mas um princpio espiritual. Que faz parte dos que possuem a mente de Cristo. A) POSTURA DO CORPO: No importa. B) POSTURA DA VOZ: No importa. C) HORA E LUGAR: No importa. Devemos orar em todo tempo e lugar (1 Tim. 2:8). A ss e secretamente (Mat. 6:6). D)

FORMA DE ORAO: Segundo a Palavra (Mt. 6:33).

RESUMO: Devemos e podemos orar, em qualquer tempo, e em qualquer lugar (Ef. 6:18). 1) A RESPOSTA S ORAES: A respostas s nossas oraes podem ser diversas:

A) SIM: Quando est de acordo com a vontade de Deus e para nosso bem (1 Joo 5:14; Joo 14:13-14 e Marc. 11:22-24). B) NO: Quando est contra a vontade de Deus (I Joo 5.14). Se for um mal para ns (Tiago 4:3) ou se existir pecado em ns que cause impedimento (1 Ped. 3:7; Ef. 5:22,25; Is. 59:1-2; Prov. 1:28-29; 28:9). C) AGUARDE: Quando Deus quer provar a nossa f, pacincia e perseverana ou ainda no o momento prprio para a concesso (Col. 4:2; Atos 2:42). Deus quer que valorizemos muito as suas benes. 2) O VALOR DAS ORAES: Quando nossas oraes so feitas sem duvidar (Tiago 1:6), com f e de acordo com a vontade de Deus so de grande valor. Tiago 5:16 diz que a orao do justo pode muito em seus efeitos. . TEMA: A SANTIFICAO OBS.: A palavra santo significa separado, portanto, santificao o mesmo que separao, conclumos ento que, santificar-se o mesmo que separar-se para a observao dos estatutos divinos. INTRODUO: da maior importncia o estudo da doutrina santificao pois est escrito que sem santificao, ningum ver a Deus (Hb. 12:14). Santificao significa tornar santo e ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus. Desde o V.T. que os templos, mveis, utenslios, etc., so chamados santos porque foram consagrados e separados para uso exclusivo do servio de Deus. O que estamos estudando a santificao de pessoas chamadas por Deus de santos, por j estarem salvos por Jesus Cristo (Ef. 1.1; Fil. 1:1; Col. 1:2); ou seja: vidas que cumprem os mandamentos de Deus. (Salmo. 119:11). Na Bblia a palavra santo aparece referindo-se a Deus (Is. 30:15), aos anjos (Apoc. 14:10) e na maioria das vezes s pessoas salvas vivas (1 Cor. 1:2). Refere-se tambm aos que j passaram deste mundo salvos porque no cu a vida continua (Sal. 149:5; 1 Tes. 3:13). Entendemos a santificao em dois sentidos: o PRIMEIRO quando, pela f, cremos em
12 12

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


13

Jesus e fomos salvos. Deus nos justificou, regenerou e passou a chamar-nos santos porque nos olha salvos em Jesus Cristo. O SEGUNDO um processo contnuo e progressivo de aperfeioamento espiritual e de experincia crist, e neste segundo sentido que vamos estudar nesta lio. Dentro do plano da salvao est a santificao que comea na converso. 1) A NECESSIDADE DE SANTIFICAO: Mesmo uma vez salvos, necessitamos de santificao, que exerccio em observar a Lei de Deus, e confront-la com as ofertas do mundo e do diabo. (Mat.4). Obs. 1) A expresso NOSSO CORPO NO SE CONVERTE, no mnimo ridcula e inconseqente, fruto de vidas que falam sem o devido conhecimento (Os. 4:6). Jamais poderemos atribuir ao nosso corpo, faculdade independente da nossa alma e esprito. Ns no somos trs seres, e sim apenas um, ainda que tenhamos trs essncias, contudo temos apenas uma NICA CENTRAL DE DECISO; meu corpo no age nem pensa independente da alma e do esprito. Se eu errar, quem errou foi eu; ou seja: corpo, alma e esprito, de igual modo se tomar a deciso correta. Obs. A CARNE LUTA CONTRA O ESPRITO: (Gl. 5:16-17): Esta expresso, que a nossa carne luta contra o nosso esprito, um absurdo desqualificado; necessrio perceber que na ref. Bblica Esprito est com letra maiscula, referindo-se ao Esprito Santo, e no ao esprito humano. CARNE, significa aes naturais daqueles que no tiveram uma experincia com Cristo. O Esprito Santo veio para convencer (Jo. 16:8), em fim a luta na verdade do Esprito Santo, que procura revelar-nos a verdade da Escritura (Rm 10:17). 2) NOSSA PARTICIPAO NA SANTIFICAO: A nossa participao comea com o desejo de santificao (1 Ped. 2:2), consagrao da vontade e continua atravs da pr disposio de andar com Deus (1 Ped. 1:15, 16, 22), separao do mundo do pecado (Sal. 1:1-3) e consagrao do nosso ser a Deus (Rom. 12:1-2; 2 Cor. 6:14; 7:1). Mortificar, pelo Esprito, todos os desejos pecaminosos do nosso ser (Rom. 8:13). Consagrar a Deus a nossa lngua e no falar palavras torpes (palavres) (Ef. 4:29), Leia Ef. 4:17-32; 5:1-21 e 6:10-18. Sobre o uso da lngua leiamos Tg. 3:5, 6,10. Quo terrvel a nossa lngua. Vestir-se decentemente (1 Tim. 2:9,10; 1 Cor. 11:14-15). preciso fazer uma limpeza em nossa palavras, mudar o nosso vocabulrio. Vejamos o que Jesus nos diz em Mt. 12:34-37: ...pelas tuas palavras sers condenado ou sers justificados. Lembremos que nosso ser templo do Esprito Santo (1 Cor. 6:18-20). Saibamos possuir nosso corpo em santificao (1 Tes. 4:3-4; 1 Joo 3:3). 3 ) PARTICIPAO DE DEUS NA SANTIFICAO: Ns limitamos a ao de Deus na nossa santificao pelo grau de nossa participao. Para Deus no h limites nem empecilhos( J. 17:l7 Deus quem revela a verdade, e a ns caber segui-la). A) DO SANGUE DE JESUS: O poder do sangue de Jesus purifica-nos de todo o pecado ( 1 Jo. 1:7) e opera na nossa santificao ( Hb. 9: 14; 10:10; 13:12; Ef. 1:6,7). B) DA PALAVRA DE DEUS: O poder santificador da palavra de Deus inquestionvel. S operar porm sobre aqueles que so estudiosos da Bblia (Joo 17:17; 15:3; 6:63; Sal. 119:9, 11, 105; Ef. 5:26), e rendem-se a ela. C) DO ESPRITO SANTO: O Esprito Santo atua com o sangue de Jesus e a palavra de Deus. o poder da trindade santa purificando o crente, para que seja santificado em todo o seu ser triuno (esprito, alma e corpo 1 Tes. 5:23; 2 Tes. 2:13; 1 Cor. 6:11; 1 Ped.
13 13

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


14

1:2; Rom. 15:16). Lembremos que s Deus santo em toda sua plenitude (santssimo). Toda a natureza de Deus santssima e fonte de toda santidade. Ns somos pecadores mas j salvos e recebemos a santificao que Deus derrama sobre ns. No cu atingiremos a perfeio. 4) BENAS DECORRENTES DA SANTIFICAO (1): Quanto maior for o crescimento em santificao (1), maior ser a nossa certeza e segurana de salvao e vida eterna com Deus. Maior ser o nosso entendimento sobre Deus (Ef. 1:17-19). Pela santificao (1) Deus nos aproxima ainda neste mundo, do estado original do homem antes do pecado, produzindo em ns carter de acordo com a sua vontade (santo). A santificao (1) nos torna participantes da sua vontade (santo). A santificao (1) nos torna participantes da natureza divina (2 Ped. 1:4), nos faz agradveis a Deus, e nos faz chegar presena de Deus e pela f ver a Sua glria. Nos faz aptos para servirmos a Deus como Ele quer e sermos vitoriosos. As oraes so respondidas. Ento podemos adorar a Deus como ele deseja: em esprito e em verdade (Joo 4:23,24). Confira Sal. 148; 150; 95:6; 96:9. Louvar e adorar tm o mesmo significado. A verdadeira adorao fruto da santificao (1). No cu Deus adorado sempre e em todas as coisas. Confira Apoc. 4:10,11; 5:14; 7:11; 11:16; 19:4. CONCLUSO: A santificao exige separao do mundo de pecado e consagrao da nossa vida. Exige disposio permanente de busc-la e esforo para vencer e fazer a nossa parte, um processo contnuo e progressivo. Ento Deus nos santificar atravs do poder do sangue de Jesus, da palavra de Deus e do Esprito Santo. (1)Observncia s Leis de Deus. TEMA: RESSURREIO E GLORIFICAO 1) DEFINIO DE RESSURREIO: Ressurreio depois de morto voltar a viver. A Bblia nos fala de dois tipos de ressurreio: material para material e depois voltar a morrer, como foi o caso de Lzaro (Joo 11:17,39,43-44), o filho da viva de Naim (Luc. 7:11-15) e outros; e a ressurreio do material para espiritual, quer para salvao, ou para condenao. Quando nos arrependemos e pela f cremos em Jesus Cristo somos salvos por inteiro, isto , esprito, alma e corpo (Joo 19:30). Nosso esprito nasce de novo, justificado, regenerao e nos tornamos filhos de Deus. Quanto ao nosso corpo, a salvao est garantida por Deus desde o dia em que fomos salvos. A salvao do corpo a ressurreio em corpo espiritual de glria, tambm chamada na Bblia de redeno (Luc. 21:28 ; Rom. 8:23 3:24) ou bem-aventurada esperana (Tito 2:13); porm, s a receberemos no dia do Arrebatamento. Este o ato final e complementar da nossa salvao. 2) PRIMEIRA E SEGUNDA RESSURREIO: Leiamos Apoc. 20:5-6. A primeira ressurreio a dos salvos. A Segunda, a dos perdidos. Os salvos ressuscitaro em corpo espiritual, glorioso, de gozo eterno, igual aos anjos (Mat. 22:30), semelhante ao corpo glorioso de Jesus (I Joo 3:2 Fil. 3:20-21). Esta a primeira ressurreio. Quanto aos perdidos, s ressuscitaro no juzo final quando os cus e a terra forem destrudos e criados novos cus e nova terra sem pecado ( Apoc. 21.1). Os perdidos que esto no inferno recebero um corpo espiritual para tormento eterno, e sero lanados no lago de fogo que pior do que o inferno e chamado de Segunda morte ou galardo da iniqidade (Apoc. 20:11-15 20:5-6 Joo 5:28-29 Dan.12:2). Esta a Segunda ressurreio. 3) QUANDO SER A RESSURREIO: A ressurreio que ora estudamos acontecer no arrebatamento da Igreja, e ser muito breve. A linha de pensamento mais
14 14

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


15

difundida, que ser em meio ao reinado do anticristo, cumprindo-se a seguir todos os grandes flagelos registrados em Apocalipse. A Bblia nos ensina vrios sinais que procedero o Arrebatamento da Igreja e ressurreio. Dan. 12:4 fala da multiplicao da cincia no tempo do fim. OBS.: Em Mt. 24, as referncias so para o povo judeu, e no para a Igreja. 4) COMO ACONTECER A RESSURREIO: Leiamos I Tess. 4:13-18. Jesus descer do cu com um cortejo de anjos em glria e poder (Mat. 16:27 II Tess. 1:7-10). Jesus com os anjos pra nas nuvens trazendo consigo desde os cus a todos os que j morreram salvos (I Tess. 3:13). Das nuvens Jesus da a ordem da ressurreio a todos os corpos dos salvos que esto enterrados em todo o mundo ou acabaram de morrer. O Esprito Santo, que vida e poder, opera ento a ressurreio transformando o que era material em corpo espiritual glorioso, unido-o ao esprito do homem nas nuvens fazendo do homem um todo espiritual (I Tess. 4:14 e 16). A seguir ocorre o arrebatamento dos salvos vivos em todo o mundo (I Tess. 4:15 e 17). Os que vo ser arrebatados no conhecero a morte, mas tero o seus corpos transformados em corpos espirituais gloriosos num abrir e fechar de olhos e subiro ao encontro de Jesus nas nuvens (I Cor. 15:50 52 I Tess. 4:17). Vejamos ainda I Cor. 15:42-44 e 53-55. Das nuvens subiremos todos em festa e glria para os cus. bom lembrar que nem toda Igreja ser arrebatada. Mat. 25:113 nos ensina que s parte participar. Marc. 13:32-37 e Luc. 21:34-36 recomendam galardo que o arrebatamento. 5) COMO VIVEREMOS DEPOIS: Aps o arrebatamento e a ressurreio todos seremos glorificados (Fil. 3:20-21 / Rom. 8:17-18, Col.3:3-4). Deus nos dar da sua glria. Teremos corpos espirituais gloriosos. Viveremos para sempre em gozo eterno na glria e na eternidade de Deus, servindo-o e adorando-o. Aps a ressurreio no arrebatamento, toda a terra estar debaixo dos flagelos da Grande Tribulao descritos em Apocalipse. So os juzos de Deus sobre toda a incredulidade e pecado da humanidade. Ns, porm, estaremos na glria dos cus, na grande festa das Bodas do Cordeiro que durar cerca de trs anos e meio. Jesus o noivo e a Igreja a noiva (Apoc. 19:7-9). Aps este perodo, voltaremos com Jesus e os anjos para acabar com a Grande Tribulao e implantar na terra o Milnio de paz. Jesus estabelecer seu trono em Jerusalm e reinar sobre toda a terra. Ns seremos reis e sacerdotes de Cristo por mil anos (Apoc. 1:6-7 ; 20:6 Zac. 14:3-5). Depois do Milnio, vem ento o juzo Final. Os cus e a terra sero destrudos e tudo ser feito novo. Acaba o pecado e a morte. (Apos. 21.1 II Ped. 3:7 , 10). Ns habitaremos para sempre com Deus na nova Jerusalm celestial (Apoc. 21:1-4). CONCLUSO: A ressurreio dos salvos chamada de a primeira ressurreio.Ns ressuscitaremos ou seremos transformados no dia do Arrebatamento e receberemos um corpo espiritual glorioso. Participaremos das Bodas do Cordeiro. Reinaremos com Cristo mil anos. Para sempre estaremos com o Senhor na Nova Jerusalm celestial servindo-o e adorando-o Amm. Preparemo-nos porque isto acontecer muito breve. SNTESE ESCATOLGICA - CRONOLOGIA RESUMINDO TUDO: O presente estudo tem por objetivo apresentar em forma de sntese, o contedo escatolgico, abordando em ordem cronolgica os principais acontecimentos e iniciando com uma pergunta: Todas as pessoas que j morreram desde Ado e Eva at agora, onde esto? R: Os salvos esto no cu ou paraso (Luc. 23:39-43; 16:19-31; Joo 14:3; 17:24; 2 Cor. 5:1,2,6 e 8). Os perdidos esto no inferno (Luc 16:1931; Sal. 9:17; Mat. 23:33; 2 Tess. 1:6-9).
15 15

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


16

1-REINADO DO ANTICRISTO E INCIO DA GRANDE TRIBULAO: Comea em


breve com 1) uma aliana de dez naes. Uma das dez se revoltar e trs destas sero afastadas da aliana. Ficaro em nmero de sete (Dn. 9:27; 7:7 8; Apoc. 17:3-12). Nota: uma semana = sete dias = sete anos do reinado do anticristo. Cabeas, Chifres, pontas ou diademas so naes (Apoc. 17:12). Elegero um governante mundial o qual o anticristo, ou seja, contra Cristo (1 Joo 2:18-22), (um homem no qual estar encarnado o prprio satans), que com o apoio das sete naes governar o mundo inteiro por sete anos, e subjugar todas as naes da terra ao macabro domnio do diabo (Apoc. 13:1-18; 2 Tess. 2:1-17). Estes so sete anos do reinado do anticristo, que so divididos em dois perodos de trs anos e meio cada (Dn. 9:27). Nos primeiros trs anos e meio a tribulao ser mais branda, e o diabo conseguir enganar a todas as naes com falsa paz, e com sinais e milagres de mentira (2Tess. 2:9-10). Conquistar e dominar todas as naes da terra. Leia Apoc. 13:1-18. A primeira besta o anticristo que sai do mar = multides. A Segunda besta o falso profeta que sai da terra = religio forte. Durante os primeiros trs anos e meio a Igreja ainda estar na terra. No incio dos segundos trs anos e meio, o anticristo tira a mscara, probe toda forma de culto a Deus, exige todo o culto e adorao para si mesmo e persegue a Igreja (2 Tess 2: 3-4; Dn. 9 :27). 2) ARREBATAMENTO DA IGREJA: mais ou menos aqui que Jesus vem arrebatar a Igreja a ocorre a ressurreio ( 1 Tess. 4:13-18; 1 Cor. 15:50-55). Mat. 25:1-13 diz que o noivo chegou a meia noite. O noivo Jesus. Meia noite o ponto mais alto das trevas. As dez virgens so os salvos e representa a Igreja. Note-se que das dez s parte pode entrar. As outras eram salvas mas no estavam preparadas. Esta festa a Boda do Cordeiro no cu logo aps o arrebatamento (Apoc. 17:7-9). O Esprito Santo sobe com a Igreja e toda a terra entregue a satans . Logo aps o arrebatamento, cumprir-se- na terra todos os grandes flagelos do Apocalipse: Os selos, as taas, as trombetas, etc. Todos os que no forem arrebatados sero martirizados (Apoc. 6:9-11; 7:13-17; 20:4). Faltam palavras para descrever quo grande e terrvel ser este perodo da Grande Tribulao. Leia todo Apocalipse para entender tudo isto. Enquanto na terra prossegue a Grande Tribulao, ns, os que formos arrebatados, estaremos na grande festa das Bodas do cordeiro no cu (Apoc. 12: 1-18) NOTA: um tempo ,tempos e metade de um tempo = trs anos e meio (42 meses ou 1260 dias) (Apoc. 12:4,6; 13:5). Na parte final da Grande Tribulao, haver a guerra do Armagedom em Israel, quando o diabo usar todos os exrcitos de todas as naes da terra para destruir Israel (Apoc. 16:13-16, Zc.3:8-l0, Zc.l2, Zc.14:l-l0). 3) FIM DA GRANDE TRIBULAO PRISO DE SATANS INCIO DO MILNIO: Neste ponto agudo ocorre a interveno divina durante a guerra em favor de Israel (Ez. 38:19-23; Zac. 14:12-13). Logo aps, Jesus desce do cu conosco e com seus anjos, destri o restante dos exrcitos das naes que ainda lutam contra Israel e acaba com toda a Grande Tribulao, e implanta o Milnio de Paz (Zac. 14:3-7; 12:8-10); Apoc. 1:7; 17:11-14). Satans com todos os seus demnios ser preso no abismo por mil anos (Apoc. 20:1-3). 4) TEMPO DO MILNIO: Durante o Milnio Jesus ser rei sobre toda a terra (Apoc. 20:6; 5:10; 2 Tess. 1.7). Durante o milnio o mundo ser quase um paraso (Is. 11:6-9; 32:1, 17-18; 54:13; 55:12; 65:19-20,25; 60:17-18,22; 45:8). Deus mostrar que s Ele a soluo para todos os problemas da humanidade.

16

16

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


17

5) FIM DO MILNIO SOLTURA DE SATANS: Aps decorridos os mil anos, satans ser solto de sua priso. Sair a enganar todas as naes e novamente as reunir para a guerra contra Israel (Apoc. 20:7-10). Jesus est reinando. 6) JUIZO FINAL E DESTRUIO DOS CUS DA TERRA: Ocorre o juzo final. Deus manda fogo do cu destri a todos. Satans, todos os demnios, a morte, o inferno e todos os que no se arrependeram, aceitando a Jesus, foram lanados no lago de fogo PARA SEMPRE. Aqui acaba a morte e o pecado (Apoc, 20:11-15; 21:8; 22;15; 1 Cor.15;53-55). Depois Deus destri os cus e a terra (Apoc. 21:1; 2 Pe. 3:7-10; Is. 51:6) 7) CRIAO DE NOVOS CUS, NOVA TERRA, NOVA JERUSLEM E ETERNIDADE Deus cria novos cus, nova terra e Nova Jerusalm Celestial (Is. 65:17; Is. 66:22; 2 Ped. 3:13; Apoc. 21:5,9-27). Ns habitaremos PARA SEMPRE com Deus na Nova Jerusalm (Apoc. 21:1-4; 22:1-5) servindo-o, louvando-o e adorando-o Amm. TEMA: CRESCIMENTO ESPIRITUAL INTRODUO: da maior importncia o assunto que vamos estudar. Crescer algo natural e normal a todos os seres vivos. Se uma criana no cresce, algo no est bem. Na vida espiritual tambm assim. Aquele que no cresce espiritualmente no est bem. 1) CARACTERSTICAS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL: da vontade de Deus que cresamos espiritualmente. Deus quem nos d o crescimento ( I Cor. 3:6-7). Somos comparados a um edifcio em construo (Ef. 2:20-22). Deus manda que cresamos em tudo aquilo que de Jesus (Ef. 4:15). Deus manda que peamos e Ele dar (mat. 7:7-11). Assim, s depende de ns fazermos a nossa parte. Desejando (I Ped. 2:2 e buscando (Joo 15:4-5). O limite para o nosso crescimento espiritual atingir a estatura completa de Cristo (Ef. 4:13). 2) REAS DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL: Devemos estar atentos a fim de que o nosso crescimento espiritual ocorra em todas as reas da vida. Para que cresa o lado espiritual necessrio limpar tambm o lado material. Exemplos de limpeza material: no falar palavras torpes (Ef. 4:29), no enganar ningum (I Tess. 4:6), no mentir (Col. 3:9), ser fiel na vida matrimonial (Mal. 2:14-15), manter para com os vizinhos, seus familiares e em seu trabalho a mesma conduta que tem na igreja, buscar a libertao de todos os males (Joo 8:32,36) vestir-se de modo decente, honesto, com pudor e modstia (1 Tim. 2:9 e 10), etc. Na rea espiritual devemos buscar o aperfeioamento em tudo, tanto para edificao da Igreja quanto para edificao de cada um de ns (Ef. 4:11-12). Devemos crescer na unidade da f e no conhecimento de Cristo (Ef. 4:13; Col. 1:10; 2 Tess. 1:3). Crescer na graa e em aes de graas (Col. 2:7; 2 Ped. 3:18). Crescer em santidade e em amor (1 Tess. 5:23; 3:12; 1 Ped. 1:22). Crescer em tudo que de Jesus at chegarmos a estatura do varo perfeito que Cristo (Ef. 4:13 e 15). 3) A FINALIDADE DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL : Assim como necessrio que uma criana cresa e se torne adulta para que tenha uma vida normal e saiba como se conduzir com segurana dentro da palavra de Deus, fazendo a sua obra. A finalidade do crescimento espiritual : no sermos enganados por falsas doutrinas (Ef. 4:4), recebermos o alimento slido para fazermos a obra que Deus quer (Heb. 5:13,14). Estarmos firmes e seguros (Ef. 6:10-18). Estarmos firmes na fora e no poder de Deus. Firmes contra as hostes do mal e suas ciladas. Firmes para resistir no dia mau, empunhando a Palavra da Verdade, o escudo da f, o capacete da salvao e a espada do Esprito Santo que a Palavra de Deus com isto apagaremos todos os dardos inflamados do maligno. Alm disto,
17 17

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


18

Deus quer nos revelar muitos mistrios ocultos e segredos em sua palavra (Col. 1:27 / Ams 3:7). Deus deseja nos encher das riquezas celestiais ainda nesta vida, j nos preparando para as abundncias nos cus (Ef. 1:18 2:7). Porm, s os que crescem espiritualmente podem entender e receber tais bnos (I Cor. 2:9-19 ). 4) COMO CRESCER ESPIRITUALMENTE: necessrio que desejemos e busquemos (I Ped. 2:2). Deus est sempre pronto a nos dar o crescimento. Ns cresceremos espiritualmente se fizermos assim: A) Estudarmos e meditarmos na Bblia todos os dias (Jos. 1:8-9) (Sal. 1:1,2) aprendendo de Jesus (Mat. 11:29), aplicando a palavra na vida e guardando-a no corao (Apoc. 1:3).

B) Orarmos (I Tess. 5:17), vigiando em orao (Luc. 21:36), mantendo comunho estreita com Deus em orao (Joo 14:13-14 15:11), (Atos 1:14 2:42 e 41 4:4). Hora de deciso hora de orao. C) Servirmos a Deus todos os dias atravs do: viver de forma honesta em retido e justia perante Deus (Sl. 119:1). OBSERVAO ( impedimento ao crescimento espiritual). Muitos tem tido suas vidas atrofiadas por no entenderem os degraus que Deus lhes apresenta. A submisso ministerial fator de extrema importncia para o crescimento espiritual. Quando Deus te envia a uma igreja, no para dizer o que est certo ou errado, mas somente cumprir o teu tempo (degrau) naquele ministrio, e Ter total submisso: Se fores aprovado passars a outro degrau (nvel). Caso contrrio, sua vida espiritual estacionar.

Por Exemplo: Se voc um Pastor auxiliar, ou at vice-presidente, isto no te permite nenhuma autoridade, estas ainda so posies que te exigem submisso. O que o Pastor Presidente determinar deve ser cumprido. Quem discordar deve se retirar. Porm no esquea de consultar o Senhor; pois mesmo discordando, Deus pode Ter algo a tratar contigo naquele ministrio. (Ex. Jos, Daniel).

QUERO REENFATIZAR QUE AS ATRIBUIES, DIREITOS E DEVERES CONSTANTES DOS ESTATUTOS NO SO DE NENHUM VALOR, O ESTATUTO VALE DA PORTA PRA FORA ; DA PORTA DA IGREJA PARA DENTRO, O QUE MANDA A BBLIA.

ATENO: Muito cuidado com suas idias e concluses; um pastor presidente, no est sujeito s suas observaes, a menos que tenhas ordens expressas do Senhor. Lembre-se de Mirian, que tinha razo no que falou, s que Moiss, no estava sujeito ao seu julgamento. (vede nmeros 12:1 16). CONCLUSO: O crescimento espiritual se alcana pelo estudo da Bblia, a orao e o servir a Deus todos os dias. Aprenda de Cristo. Cresa em Cristo. Viva em Cristo. Sirva a Cristo. Amm. TEMA: O BATISMO EM GUAS

18

18

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


19

INTRODUO: O batismo em guas a nica ordenana que o Senhor Jesus deixou para a sua igreja. 1) A FRMULA BBLICA DO BATISMO: O batismo bblico cristo comeou com o Senhor Jesus. Ele foi o primeiro ao ser batizado por Joo Batista. Joo era chamado de Batista ou o imergidor por causa do batismo que Deus lhe mandou realizar em todos que, ouvindo a pregao da palavra, se arrependessem dos seus pecados (Mat. 3:5-8). Era chamado de batismo de Joo ou de arrependimento (At. 19:1-5). O Senhor Jesus tinha a necessidade do batismo, antes de iniciar o seu ministrio, j com quase trinta anos, submeteu-se ao batismo para cumprir toda a justia e nos dar o supremo exemplo como homem (Luc. 3:2123; Mat. 3:13-17). Jesus tinha 30 anos. A) BATISMO E SUAS INTERPRETAES : Ao longo dos tempos tm surgiram poucas diferenas doutrinrias com relao ao batismo, as quais em NADA ferem a doutrina do Evangelho ou o tema CENTRAL das Escrituras. A palavra batismo transliterada do grego BAPTIZO que significa imergir, mergulhar, ou ainda dominar. Vejamos Rom. 6:3-5. Aqui temos alguns smbolos ensinando que o batismo por imerso como: sepultados pelo batismo, plantados semelhana da sua morte pelo batismo, etc. Outros exemplos esto no batismo de Jesus e no do eunuco (Mateus 3:16; At. 8:38,39) nas expresses: desceram gua e saram da gua. OBS: HAVENDO POSSIBILIDADES AO BATSMO POR IMERSO, ASSIM PODEREMOS PROCEDER ( por uma questo de tradio), PORM, NO DEVEMOS ESQUECER. QUE H PARTES DO GLOBO TERRESTRE, ONDE H GRANDE ESCASSES DE GUA, E NO SER POSSVEL A IMERSO. B) OBS. Estudos mais acurados, mostram que a palavra batismo apresenta tambm outros sentidos, cujo principal dentro da simbologia bblica queremos mencionar , e DOMINAR. Recordando que gua smbolo da palavra(doutrina de CRISTO), o molhar uma pessoa pode ser simblico ao contato com a palavra. Tambm, sem dvida alguma, gostaramos de deixar leve questionamento sobre as expresses DESCERAM gua, e SARAM da gua, as mesmas no significam que tenham sido imersos pelas guas, mas que to somente, tenham se dirigido a um local de guas.(THL). C) BATISMO EM NOME DA TRINDADE: Vejamos Mat. 28:18-20. O Senhor Jesus determinou que o batismo seja feito em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. (Mat. 28:18), portanto envolvendo toda a trindade. Quando o prprio Senhor Jesus foi batizado estava presente a trindade (Mat. 3:16-17). Em Mat. 28:19-20 Jesus determinou o batismo em nome da trindade. Portanto, a frmula para o batismo , em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. 2) QUEM DEVE SER BATIZADO: O batismo destina-se a quem cr (Marcos 16:16; At. 8:36-38). O batismo s deve ser ministrado a quem j alcanou a idade da razo, a conscincia de pecado, tenha se convertido a Jesus, tenha experimentado arrependimento sincero de pecado, tenha crido pela f em Cristo e tenha certeza de sua salvao. No tem sentido batizar crianas recm-nascidas. Isto no existe na Bblia. A criana ainda no pode crer e crer um ato de f. Ningum pode exercer f no lugar da criana nem por qualquer outra pessoa. Cada um responde por si diante de Deus (Rom. 14:12). O batismo no salva nem ajuda a salvar, nem to pouco lava os pecados de ningum, mas necessrio para obedecer ordenana de Jesus. O batismo para os j salvos. No entanto, todo aquele que j se arrependeu e tem certeza do perdo , creu em Cristo pela f e tem certeza da salvao, sente o desejo incontrolvel de selar a sua f pelo testemunho pblico do batismo. Todo salvo deve batizar-se para cumprir e obedecer ordenana do Senhor Jesus. A Bblia nos mostra vrios exemplos. Todos que criam e eram salvos, eram logo batizados
19 19

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


20

(At. 2:38 e 41; 8:12 e 16; 8:36-38; 9:18; 10:47,48; 16:33; 18:8; 19:5; etc). bom lembrar que o batismo em guas nada tem a ver com o batismo no Esprito Santo. 3) SIGNIFICADO E FINALIDADE DO BATISMO: O ato do batismo, considerando, que gua um dos smbolos da palavra, tambm significa imerso nos ensinos de Cristo. A) UM PONTO DE VISTA; O significado do batismo morte, sepultamento e ressurreio . Quando eu deso s guas batismais eu sou coberto por elas, simbolicamente eu morri para o mundo de pecado e fui sepultado em Cristo. Quando eu saio das guas, estou declarando que ressurjo para viver uma nova vida em Cristo (Rom. 6:1-8; Col. 2:12; 3: 1-10). Cristo morreu pelo meu pecado para que eu morresse para o pecado. B) FINALIDADE: A finalidade do batismo dar testemunho pblico da minha f e salvao em Jesus Cristo. Quando eu sou batizado estou declarando que me arrependi dos meus pecados e fui perdoado, cri e aceitei a Cristo como meu nico Salvador e Senhor, que Jesus morreu por mim na cruz do Calvrio, que eu aceitei pela f este sacrifcio e que estou salvo, bem como minha vida. Esta a finalidade: Sem palavras proclamar de pblico, e diante da igreja, a transformao e mudana que Jesus realizou em meu interior. OBS: O ponto de vista da finalidade acima mencionada pode, em extremo, no ter nada a ver com a realidade, pois o Senhor Jesus , disse, que, ns conheceramos a rvore pelo fruto. Batismo no demonstra nenhuma transformao na vida de ningum, pois andar com Cristo no um momento, dia a dia. C) As narrativas anteriores sero verdadeiras, se considerarmos a sinceridade no corao que se entrega ao ato batismal. Contudo, quanto ao batismo ser um testemunho pblico, quero discordar desta REGRA; pois nossos irmos do passado no podiam livremente exibir sua f, contudo seus batismos, ainda que ocultos tinha o valor desejado. O batismo um ato de seriedade e de responsabilidade. O batizando deve Ter certeza de que j est salvo. Este um ato de f pessoal, portanto, nenhum fator externo deve servir de impedimento ao cumprimento desta ordenana, pessoal. Quando voc creu em Cristo e foi salvo, passou a fazer parte da igreja ou o corpo de Cristo mundial e passou posio de filho de Deus. Se morrer sem Ter oportunidade de ser batizado ir para o cu. Foi o caso do ladro da cruz (Luc. 23:33-43). Quando voc batizado, passa a ser membro da igreja local. A) OBS: Quero ser redundante em lembrar que, apesar de o Estatuto das Igrejas serem obrigados a constar uma srie de itens, para que a Associao seja legalizada, NUNCA pense que a IGREJA ser regida por Estatuto, toda regra para a Igreja VERDADEIRA, vem EXCLUSIVAMENTE da Bblia. Na Igreja ningum indicado para cargo algum por meio de votaes, todas as determinaes e deliberaes so feitas exclusivamente pelo PASTOR. TEMA: DZIMOS E OFERTAS NA BBLIA - (Lv. 27:32) INTRODUO : Este um assunto Bblico. E de profunda importncia conhecermos o que Deus fala em toda a Bblia sobre dzimas e ofertas para que possamos obedecer-lhe. 1) A INSTITUIO DO DZIMO E OFERTAS: O dzimo e as ofertas foram institudos por Deus desde o princpio. Por Gen. 4: 1-5; 14:20; 28:22 vemos que Deus havia inserido no corao humano o dzimo e as ofertas. Abel e Caim tiveram desejo de ofertar a Deus e o fizeram. Abrao entregou a Deus o dzimo de tudo. Jac votou a Deus entregar-lhe o dzimo de tudo que Deus lhe desse. Assim, o dzimo e as ofertas so desde o princpio: antes da lei (perodo de Ado e Moiss). Durante a lei por determinao de
20 20

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


21

Deus (perodo de Moiss at Cristo Deut. 12:; 14:22). Tambm no tempo da graa (perodo que comeou com Cristo) e vai at a consumao dos sculos (Mat. 23:23; Luc. 18:12; 11:42; 1 Cor. 16: 1-2). Vejamos as quatro partes na lei de Deus (Deut. 12:6). A) DZIMO: Quer dizer 10% - (dez por cento) ou a dcima parte de um inteiro (1/10). Ex.: Quem ganha cem mil, entrega de dzimo dez mil e fica com noventa mil. O dzimo deve ser tirado da soma de toda a nossa renda. Deus entregou o mundo aos homens e exigiu apenas 10% - (como que um imposto) de tudo que produzissem. Assim, o dzimo pertence a Deus. No devemos usar em relao ao dzimo as expresses DAR O DZIMO ou PAGAR O DZIMO mas sim ENTREGAR O DZIMO porque estamos entregando a parte que de Deus, daquilo que Ele j nos tem dado. B) OFERTA VOLUNTRIA E OFERTA ALADA: Entregar o dzimo reconhecer, que tudo o que temos e que somos, vem de Deus. Oferta voluntria aquela que devemos dar com o propsito de agradar a Deus. Alada aquela oferta extra, alm do dzimo e da oferta voluntria, para uma necessidade de momento. Ex.: compra de terreno, construo de templo novo ou reforma do existente, etc. Tanto a oferta alada como a voluntria no tem valores estipulados mas conforme decidirmos em nosso corao (2 Cor. 9:7). Vejamos como foi a construo do Tabernculo no deserto. Deus mandou trazer ofertas aladas (Ex. 25:1-9). O povo trouxe (Ex. 35:24; 36:3). Moiss mandou parar de trazer porque j tinha de sobra (Ex. 36:5-7). C) OFERTAS DE SACRIFICIOS: Deut. 12:6: A oferta de sacrifcios mais importante para Deus do que as trs anteriores. Destas dependem as outras. Trata-se do culto, louvor e adorao a Deus. Deus deseja que nossa vida seja uma oferta constante de sacrifcio em louvor e adorao (Rom. 12:12; - Heb. 13:15; 1 Ped. 2:5; Sal. 50:14). Se pensarmos assim quando vamos igreja seremos muito abenoados. Quem deseja adorar tambm deseja dizimar e ofertar. 2) O DZIMO UMA QUESTO ESPIRITUAL: Quando algum cr em Jesus e no sente o desejo de ser fiel a Deus nos dzimos e nas ofertas, precisa acabar de se converter. Deus o dono do mundo e dos que nele habitam (Sl. 24:1). 1 Cor. 6:19-20 diz que ns no somos donos de ns mesmos, mas somos propriedade exclusiva de Deus. Nos Salmos 39;5-6; 90:10 e 144:4 vemos que nossos dias so como a sombra, passa rapidamente e ns voamos. J (1Tim. 6:7-12) diz que nada trouxemos para este mundo e manifesto que nada podemos levar dele. Porque o amor ao dinheiro a raiz de todos os males. (Veja Luc. 12:13-34 e atente nos V. 20,21, 31 e 34). Vejamos Mal. 3:7-12. ) V. 8 diz que quem no entrega o dzimo e as ofertas est roubando a Deus. O V.9 diz que so amaldioados os que assim procedem. Esta maldio no um castigo de Deus mas fruto do pecado de ser infiel. Deus simplesmente retira de sobre eles a sua graa, a sua proteo e no repreende o devorador satans (V. 11). Neste caso o maligno fica livre para agir contra essas pessoas. Resultado: a pessoa gasta mais com mdicos, farmcia, conserto de carro ou de aparelhos eltricos de casa, imprevistos, o ladro, coisas suprfluas, etc. Parece que recebe o salrio num saco furado (Ageu 1:5-6). O dinheiro no d para nada. Vale a pena ser fiel nos dzimos e nas ofertas. Confira Sal. 34:9-10; 37:25. Faa uma prova com Deus (Mal. 3:10). O que Deus quer de cada um de ns que primeiramente entregue sua vida por inteiro a Cristo. Faa de Cristo o Senhor da sua vida. Observe que a oferta de Abel foi aceita, mas antes de aceitar a oferta de Abel, o Senhor aceitou o prprio Abel. Conseqentemente aquilo que oferecemos a Deus ser aceito, se primeiro nos dar -mos a Ele e depois a igreja para servi-lo (2 Cor. 8:1-5 e 9).
21 21

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


22

3) AS BENOS DE SER FIEL NO DZIMO E OFERTAS: A fidelidade como um atestado de que sua vida espiritual est bem . Confira em 1 Cor. 9:1-15 como abenoavam e eram abenoados os que davam com alegria. O V.6 diz: O que semeia em abundncia, em abundncia tambm ceifar. Os dzimos e as ofertas so utilizados na manuteno da obra de Deus para: para pagar a preparao e o salrio dos pastores e missionrios (1 Cor. 9:13-14), construir ou reformar os templos, adquirir mveis e utenslios para a igreja, despesas gerais de seu funcionamento, ajuda a irmos muito pobres, etc. OBS: os pastores tambm entregam a Deus o dzimo do que recebem (Num. 18:26). Todas estas coisas e muitas outras s podem ser realizadas se houver pessoas fiis nos dzimos e ofertas. Foi por isso que Deus disse: Trazei todos os dzimos casa do tesouro do Senhor, para que haja mantimento na minha casa... (Mal. 3:10). beno para ns participarmos da obra de Deus com dzimos e ofertas. Porm para todos os que so fieis, h inmeras benes individuais em toda a Bblia. S em Mal. 3:7-12 temos sete: PRIMEIRA: V. 7 Eu me tornarei para vs. SEGUNDA: V. 10 Abrirei sobre vs as janelas do cu. TERCEIRA: V. 10 Derramarei beno sem medida. QUARTA: V.11 Repreenderei o devorador. SEXTA: V. 12 Sereis felizes. STIMA: V. 12 sereis terra deleitosa. privilegio e grande bno ser fiel a Deus nos dzimos e ofertas. OBS: H casos de servos de Deus fiis viverem em dificuldade. Isto acontece porque so maus mordomos, maus administradores daquilo que Deus lhes d. Gastam no suprfluo, compram o que no precisam, esbanjam e desperdiam sem medida, envolvemse em dvidas desnecessrias. A Bblia contra este tipo de conduta. Precisamos tambm aprender a sermos bons administradores do nosso dinheiro, ento, sendo fiis a Deus e bons administradores, teremos abundncia de tudo (Mal. 3:10). Luxria fruto da carne (HOMEM NATURAL). 4) ONDE, A QUEM E COMO ENTREGAR O DZIMO E OFERTAS:

A) ONDE ENTREGAR: Na igreja que voc membro, pretende ser ou est freqentando (Mal. 3:10). O membro da igreja no deve dividir seu dzimo ou reduzir suas ofertas para ajudar em outra igreja. Se fizer isto, estar administrando os recursos de Deus por conta prpria, contrariando a Bblia. A administrao feita por pessoas eleitas e aprovadas pela assemblia da igreja, investidas dessa autoridade e a orientao de Deus para esse ministrio. Porm, se algum membro sentir de ajudar alguma igreja ou alguma pessoa em particular, deve faz-lo, mas com recursos extras, sem diminuir o que normalmente costuma entregar em sua igreja. B) A QUEM E COMO ENTREGAR: Esteja consciente de que quando voc coloca seus dzimos e ofertas no gazofilcio ou arca da igreja, est entregando nas mos de Deus. Os recursos passam a ser de Deus que os entrega igreja para administr-lo na sua obra (Num. 18:26). Devemos pois, entregar com alegria, amor prazer e aes de graas. Como parte do culto a Deus consagrando a Deus o que lhe entregamos e agradecendo por tudo que nos tem dado (2 Cor. 9:7). CONCLUSO: O dzimo e as ofertas foram institudos por Deus para todos os tempos. Dzimos 10% do que se ganha. As ofertas sero conforme a nossa deciso. A principal oferta que de ns, a nossa prpria vida, doada a Ele e a oferta de sacrifcio de louvor r adorao. Destas dependem as outras porque o dzimo uma questo espiritual. Cristo quer ser Senhor de nossa vida para nos usar na sua obra. Todos os que so infiis a Deus nos dzimos e ofertas vivem debaixo da maldio deste pecado. Porm, os que so fiis, vivem felizes e de na tm falta. A manuteno da obra de Deus realizada com dzimos e as ofertas. Separe o dzimo e as ofertas antes de suas despesas. Entregue-os a Deus na sua igreja com alegria e gratido e seja abenoado. Amm. OS ATRIBUTOS DE DEUS
22 22

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


23

Sl. 139:7,8 Para onde irei do teu Esprito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao cu, tu a ests; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali ests tambm. A Bblia no procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existncia e apresenta numerosos atributos seus. Muitos desses atributos so exclusivos dele, como em Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado imagem de Deus. ATRIBUTOS EXCLUSIVOS DE DEUS 1. Deus onipresente Ele est presente em todos os lugares a um s tempo. O salmista afirma que, no importa para onde formos, Deus est ali - (Sl. 139:7-12; Cf. Jr. 23:23,24; At. 17:27,28); Deus observa tudo quanto fazemos. 2. Deus onisciente Ele sabe todas as coisas (Sl. 139:1-6; 147.5). Ele conhece no somente nosso procedimento, mas tambm nossos prprios pensamentos (1 Sm. 16:7; 1 Rs. 8:39; Sl. 44:21; Jr. 17:9,10). Quando a Bblia fala da prescincia de Deus (Is. 42:9; At. 2:23; 1 Pe. 1:2), significa que Ele conhece com preciso a condio de todas as coisas e de todos os acontecimentos exeqveis, reais possveis, futuros, passados ou predestinados (I Sm. 23:1o-13; Jr. 38:17-20). A prescincia de Deus no subentende determinismo filosfico. Deus plenamente soberano para tomar decises e alterar seus propsitos no tempo e na histria, segundo sua prpria vontade e sabedoria. Noutras palavras, Deus no limitado sua prpria prescincia (Ver Nm. 14:11-20; 2 Rs. 20:17). 3. Deus onipotente Ele o Todo-Poderoso e detm a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas (Sl. 147:13-28; Jr. 32:17; Mt. 19:26; Lc. 1:37). Isso no quer dizer, jamais, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos. Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por no fazer assim at o final da histria humana (Ver 1 Jo. 5 :19). Em muitos casos, Deus limita o seu poder, quando o emprega atravs do seu povo (2 Co. 12:7-10); em casos assim, o seu poder depende do nosso grau de entrega e de submisso a Ele (Ver Ef. 3:20). 4. Deus transcendente Ele diferente e independente da sua criao (Ver Ex. 24:918; Is. 6:1-3; 40:12-26; 55:8,9). Seu ser e sua existncia so infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada (1 Rs. 8:27; Is. 66:1,2; At. 17: 24,25). Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro muito alm daquilo que Ele criou. Ele mesmo incriado e existe parte da criao (Ver 1 Tim. 6:6). A transcendncia de Deus no significa, porm, que Ele no possa estar entre o seu povo como seu Deus (Lv. 26:11,12; Ez. 37:27; 43:7; 2 Co. 6:16). 5. Deus eterno Ele de eternidade eternidade (Sl. 90:1-2 ; 102:12; Is. 57:12). Nunca houve nem haver um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus no existisse ou que no existir; Ele no est limitado pelo tempo humano (Cf. Sl. 90:4; 2 Pe. 3:8), e , portanto melhor descrito como EU SOU (Cf. Ex. 3:14; Jo 8:58). 6. Deus imutvel Ele inaltervel nos seus atributos, nas suas perfeies e nos seus propsitos para a raa humana (Nm. 23:19; Sl. 102: 26-28; Is. 41:4; Ml. 3:6 Hb. 1:ll,12; Tg.1:17). Isso no significa, porm que Deus nunca altere seus propsitos temporrios ante o proceder humano. Ele pode, por exemplo, alterar suas decises de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores (Cf. Jn. 3:6-10). Alm disso, Ele livre para atender as necessidades do ser humano e s oraes do seu povo. Em vrios casos a Bblia
23 23

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


24

fala de Deus mudando uma deciso como resultado das oraes perseverantes dos justos (Nm. 14:1-20; Rs. 20:2-6; Is. 38:2-6; Lc. 18:1-). 7. Deus perfeito e santo Ele absolutamente perfeito e justo (Lv. 11:44-45; Sl. 85:13; 145:17; Mt. 5:48). Ado e Eva foram criados sem pecado (Cf. Gn. 1:31). 8. Deus trino Trs pessoas independentes com ideais comuns. As escrituras definem claramente a pessoa do Pai, do Filho e Esprito Santo; e tambm a obra de cada um no tocante a humanidade. Jesus faz referncia ao Pai e o Esprito Santo por diversas vezes (Mt. 3:16,17; 24:36; Jo. cap. 14 e 17). ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS IMAGEM E SEMELHANA Muitas caractersticas do Deus nico e verdadeiro, especialmente seus atributos morais, tm certa similitude com as qualidades, humanas; sendo, porm, evidente que todos os seus atributos existem em grau infinitamente superior aos humanos. Por exemplo, embora Deus e o ser humano possuam a capacidade de amar, nenhum ser humano capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama. Alm disso, devemos ressaltar que a capacidade humana de Ter essas caractersticas vem do fato de sermos criados imagem de Deus (Gn. 1:26,27); noutras palavras, temos a sua semelhana, mas Ele no tem a nossa; Ele no como ns. 1. Deus bom (Sl. 25:8; 106:1; Mc. 10:18). Tudo quanto Deus criou originalmente era bom, era uma extenso da sua prpria natureza (Gn. 1:4,10,12,18,21,25,31). Ele continua sendo bom para sua criao, ao sustent-la, para o bem de todas as suas criaturas (Sl. 104:10-28; 145:9). Ele cuida at dos mpios (Mt 5:45; At. 14:17). Deus bom, principalmente para os seus, que o invocam em verdade (Sl. 145:18-20). 2. Deus amor (1 Jo. 4:8). Seu amor altrusta, pois abraa o mundo inteiro, composto de humanidade pecadora (Jo 3:16; Rm.5:8). A manifestao principal desse seu amor foi a de enviar seu nico Filho, Jesus, para morrer em lugar dos pecadores (1 Jo. 4:9,10). Alm disso, Deus tem amor paternal especial queles que esto reconciliados com Ele por meio de Jesus (Ver Jo 16:27). 3. Deus misericordioso e clemente (Ex. 34:6; Dt. 4:31; 2 Cr. 30:9; Sl. 103:8; 145:8; J1. 2:13). Ele no extermina o ser humano conforme merecemos devido aos nossos pecados (Sl. 103:10), mas nos outorga o seu perdo como Dom gratuito a ser recebido pela f em Jesus Cristo. 4. Deus compassivo Rs. 13:23; Sl. (86:15; 111:4). Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar. Deus revela sua compaixo pelas multides ao pregar o evangelho aos pobres, proclamar libertao aos cativos, dar vista aos cegos e por em liberdade os oprimidos (Lc. 4:18; Cf. Mt. 9:36; 14:14; 15:32; 20:34; Mc. 1:41; ver Mc. 6:34). 5. Deus paciente e lento em irar-se (Ex. 34:6; Nm. 14:18; Rm. 2:4; 1 Tm. 1:16). Deus expressou esta caracterstica pela primeira vez no jardim do den aps o pecado de Ado e Eva, quando deixou de destruir a raa humana conforme era seu direito (Cf. Gn, 2:16, 17). Deus tambm foi paciente nos dias de No, enquanto a arca estava sendo construda (1Pe. 3:20). E Deus continua demonstrando pacincia com a raa humana pecadora; Ele no julga na devida ocasio, pois destruiria os pecadores, mas na sua pacincia concede a todos a oportunidade de se arrependerem e serem salvos (2 Pe. 3:9).
24 24

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


25

6. Deus a verdade (Dt. 32:4; Sl. 31:5; Is. 65:16; Jo 3:33). Jesus chamou-se a si mesmo a verdade (Jo 14:6), e o Esprito chamado o Esprito da verdade (Jo 14:17; Cf. 1 Jo 5:6). Por que Deus absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo quanto diz e faz, a sua palavra tambm chamada a verdade (2 Sm. 7:28; Sl. 119:43; Is. 45:19; Jo 17:17). Em harmonia com este farto, a Bblia deixa claro que Deus no tolera a mentira nem falsidade alguma (Num. 23:19; Tt. 1:2; Hb. 6:18). 7. Deus fiel (Ex. 34.6; Dt. 7:9; Is 49:7; Lm. 3:23 Hb. 10:23. Deus far aquilo que Ele tem revelado na sua Palavra; Ele cumprir tanto as suas promessas, quanto as suas advertncias (nm. 14:32-35; 2 Sm. 7:28; J 34:12; At. 13:23,32,33; ver 2 Tm. 2:13 nota). A fidelidade de Deus de consolo inexprimvel para o crente, e grande medo de condenao para todos aqueles que no se arrependerem nem crerem no Senhor Jesus (Hb. 6;4-8; 10;26-31). 8. Deus justo (Dt. 32:4; 1 Jo 1:9). Ser justo significa que Deus mantm a ordem moral do universo, reto e sem pecado na sua maneira de tratar a humanidade (Ne 9;33; Dn. 9;14). A deciso de Deus de castigar com a morte os pecadores (Rm 5.12) procede de sua justia (Rm. 6;23; Cf. Gn. 2;16,17); sua ira contra o pecado decorre do seu amor justia (Rm. 3;5,6 ver Jz. 10;7 nota). Ele revela a sua ira contra todas as formas da iniqidade (Rm. 1;18), principalmente a idolatria (1 Rs. 14;9, 15,22), a incredulidade (Sl. 78;21,22; Jn. 3;36) e o tratamento injusto com o prximo (Is. 10;1-4; Am. 2;6,7), Jesus Cristo, que chamado o Justo - (At. 7;52; 22;14; Cf. At. 3;14), tambm ama a justia e abomina o mal (ver Mc. 3;5; Rm. 1;18; Hb. 1;9). Note que a justia de Deus no se ope ao seu amor, pelo contrrio, foi para satisfazer a sua justia que Ele enviou Jesus a este mundo, como sua ddiva de amor (Jo 3;16; 1 Jo.4: 9,10) e como seu sacrifcio pelo pecado em lugar do ser humano (Is. 53;5,6 ; Rm. 4:25; 1 Pe. 3;18), a fim de nos reconciliar consigo mesmo em Jesus Cristo Cf. Jo 1:18; Hb. 1:1-4); noutras palavras, se quisermos entender completamente a pessoa de Deus, devemos olhar para Cristo, porque nele habita toda a plenitude da divindade (Cl. 2;9). ELEIO E PREDESTINAO Efsios 1;4,5 Como tambm nos elegeu nele antes da fundao do mundo, para que fssemos santos e irrepreensveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoo por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplcito de sua vontade. ELEIO : A escolha por Deus daqueles que crem em Cristo uma doutrina importante (ver Rm. 8;29-33; 9;6-26; 11;5,7,28; Cl.3;12; 1 Ts. 1;4; 1 Ts. 1:4; 2 Ts. 2;13; Tt. 1;1). A eleio refere-se escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que sejam santos e inculpveis diante dele (Cf. 2 Ts.2;13; ii Cor. 5;17). Essa eleio uma expresso do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho de Jesus (Jo 1.12). A doutrina da eleio abarca as seguintes verdades: 1. A eleio cristocntrica A eleio de pessoas ocorre somente em unio com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvao. O prprio Cristo o primeiro de todos os eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: Eis aqui o meu servo, que escolhi (Mt. 12;18; Cf. Is. 42;1,6; 1 Pe. 2;4). Ningum eleito sem estar unido a Cristo pela f. 2. A eleio feita em Cristo, pelo seu sangue; em quem (Cristo ) pelo seu sangue. O propsito de Deus, j antes da criao, era Ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleio fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvrio, para nos salvar dos nossos pecados (At. 20;28; Rm. 3;24-26).
25 25

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


26

3. A eleio em Cristo em primeiro lugar coletiva A eleio de um povo (1.4,5,7,9; 1 Pe. 1;1; 2.9). Os eleitos so chamados O seu (Cristo) corpo (1.23; 4.12), minha igreja (Mat.16:18)., o povo adquirido por Deus (1Ped. 2:9) e a noiva de Cristo (Ap. 21;9). Logo, a eleio coletiva e abrange o ser humano como indivduo, somente medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira (1.22,23). uma eleio como a de Israel no AT (Dt. 29:18-21; 2 Rs. 21;14). As referncias so de Efsios. 4. As eleies para a salvao e a santidade do corpo de Cristo so inalterveis. Mas individualmente a certeza dessa eleio depende da condio da f pessoal e viva em Jesus Cristo, e da perseverana na unio com Ele. O apstolo Paulo demonstra esse fato da seguinte maneira: O propsito eterno de Deus para a igreja que sejamos santos irrepreensveis diante dele (1.4). Isso se refere tanto ao perdo dos pecados (1.7) como santificao e santidade. O povo eleito de Deus est sendo conduzido pelo Esprito Santo em direo santificao e santidade (Rm. 8;14; Gl. 5;16-25). O apstolo enfatiza repetidas vezes o propsito supremo de Deus (2.10; 3.14-19; 4.1-3,13,14; 5.1-18). O cumprimento desse propsito para a igreja como corpo no falhar: Cristo a apresentar a si mesmo igreja gloriosa... santa e irrepreensvel (5.27). O cumprimento desse propsito para o crente como o indivduo dentro da igreja condicional. Cristo ir vos apresentar santos e irrepreensveis diante dele (1.4), somente se continuarmos na f. A Bblia mostra isso claramente: Cristo ir vos apresentar santos, e irrepreensveis, e inculpveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na f e no vos moverdes da esperana do evangelho (Cl. 1:22,23). 5. A eleio para a salvao em Cristo oferecida a todos (Jo 3:16,17; 1 Tm. 2:4-6; Tt. 2:11; Hb. 2:9), e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prvio arrependimento e f, ao aceitar o Dom da salvao em Cristo (2.8; 3.17; cf. At. 20.21;Rm 1:16; 4:16). Mediante a f, o Esprito Santo admite o crente ao corpo eleito de Cristo (a igreja) (1 Co. 12:13), e assim ele torna-se um dos eleitos. Da, tanto Deus quanto o homem tm responsabilidade na eleio (Rm. 8:29; 2 Pe. 1:1-11). A PREDESTINAO: A predestinao significa decidir de antemo e se aplica aos propsitos de Deus inclusos na eleio. A eleio a escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo (a igreja verdadeira). A predestinao abrange o que acontecer ao povo de Deus (todos os crentes genunos em Cristo). 1. Deus predestina seus eleitos a serem: Chamados (Rm. 8:30); justificados (Rm. 3:24; 8:30); glorificados (Rm. 8:30); conformados imagem do Filho (Rm. 8:29); santos e inculpveis (1.4); adotados como filhos (1.5); redimidos (1.7); participantes de uma herana - (1.14); para o louvor da sua glria (1.12; 1 Pe.2:9);participantes do Esprito Santo (1.13; Gl. 3.14); e criados em Cristo Jesus para boas obras (2.10). 2. A predestinao, assim como a eleio, refere-se ao corpo coletivo de Cristo (a verdadeira igreja), a abrange indivduos somente quando inclusos neste corpo mediante a f viva em Jesus Cristo (1.5,7,13; cf. At. 2:38-41; 16:31). RESUMO: No tocante eleio e predestinao, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o cu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua prpria nau. Cristo o Capito e piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem faze-lo mediante a f viva em Cristo. Enquanto permanece no navio, acompanhando seu Capito, estaro entre os eleitos. Caso algum abandone o navio e o seu Capito, deixar de ser um dos eleitos> A predestinao concerne ao destino do navio e ao que Deus
26 26

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


27

preparou para quem nele permanece. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo.

OS TRS BATISMOS 1 BATISMO NAS GUAS: Mateus 3:1 12

Na referncia bblica, Joo Batista declara batizar com gua, logicamente pelo fato de ningum alm de Deus, poder conceder o Esprito Santo (Lc. 11:13) OBS: A palavra batismo significa imerso, envolvimento ou domnio, ou seja estar totalmente envolvido ou dominado. Mateus 28-16 20 Eis aqui uma ordenana deixada pelo Senhor Jesus. O que cr no Senhor, deve ser batizado em nome do Pai, do Filho, e do Esprito Santo. Marcos 16:15 16

O texto do evangelho de Marcos o nico que diz: QUEM CRER E FOR BATIZADO SER SALVO. Em certos casos que a Bblia nos apresenta, necessrio observarmos o contexto geral das Escrituras; pois a Bblia explica a prpria Bblia; sabemos que o batismo tem que ser aceito e praticado; pois ordem divina. Porm vincullo salvao, fazer afirmativa sem ter suficiente base bblica. Ex. O ladro da cruz, no teve condio de ser batizado (Lucas 23:43). Diversas pessoas hoje tm se arrependido de seus pecados, e aceitado a Jesus nos seis ltimos instantes de vida; sem chegarem as guas batismais; contudo, pelo contexto geral das Escrituras somos levados a crer na salvao destas pessoas - (Joo 3;16); Romanos 6:1-14 e Colossences 2:12. BATISMO (envolvimento) NO ESPRITO SANTO: Ministrado pelo cu, quero frisar, que quando falo de batismo no Esprito Santo, no estamos nos referindo ao fato de Ter ou no o Esprito Santo, to pouco, o fato de falar ou no em lnguas estranhas. Todo que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, nico e pessoal, tem em si o Esprito Santo como garantia da salvao (Efsios 1:12-14 e Romanos 8:9).

ATENO 1) Um fato Ter o Esprito Santo para ser salvo (vede versos acima). 2) Outro fato o batismo (envolvimento, revestimento, autoridade, capacitao para testemunhar (Lucas 24:49/Atos 1:8). 3) Quanto ao falar em lnguas, pode ser que evidencie o revestimento de poder: porm, no necessariamente; pois a Bblia no nos mostra tal regra, e o falar em lnguas no o nico Dom, mas um dos diversos, dado pelo Esprito Santo, para a edificao da Igreja (I Cor. 12:11-11).

27

27

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


28

OBS: Joo 20:22, mostra-nos os discpulos recebendo o Esprito Santo, mas nenhum Dom evidenciado no momento. OBSERVAO Para receber o batismo (poder) do Esprito Santo, necessrio haver o desejo de testemunhar e dizer: eu sou discpulo de Jesus (Atos 1:8). Atos 2:1-14 (Uma operao de maravilhas) Podemos at considerar que na passagem de Atos 2, possa ter ocorrido isoladamente o Dom de lnguas, porm vamos ver o que o texto realmente busca nos explicitar. No verso n. 4, vemos que os discpulos falaram em lnguas concedidas pelo Esprito Santo. No verso n. 6, fica evidente que as pessoas de outras terras que estavam em Jerusalm, ouviram os discpulos falarem em seus idiomas (estrangeiro), e assim estavam pasmos (verso 7). Portanto, conclumos que o registro ora feito, fala de uma operao de maravilhas (o Esprito Santo, permitiu a cada discpulo, que falasse em idioma que no conheciam); e no que haja preocupao de registrar o Dom de lnguas.Conclumos ento, que os discpulos falaram em lnguas estrangeiras (terrenas), e no lnguas estranhas (espirituais). OBS: As lnguas estranhas no so entendidas por ningum (s o Esprito Santo pode dar interpretao), e Dom que edifica o que possui (I Corntios 14:2,4). ATOS 19:1-6 (Explicando um pouco mais) No verso n 2, necessrio frisar, que o fato de os discpulos no terem ouvido a cerca do Esprito Santo, no significa que no fossem possuidores do mesmo (Efsios 1:12-14/Atos 2:38 Joo 1:12) IMPORTANTE: O FATO DOS HOMENS NO CONHECEREM OS CONCEITOS DE DEUS, NO ALTERA AS SUAS LEIS PR-ESTABELECIDAS (Gn. 20:1-18). No verso n 3, vemos que haviam sido batizados por Joo Batista. No verso n 5, foram batizados conforme ordem de Jesus (Mateus 28:19). No verso n 6, no quer dizer em absoluto, que Paulo tivesse autoridade para fazer as pessoas receberem o Esprito Santo, muito menos de lev-las a profetizar. Devemos considerar o fato de aqueles coraes estarem prontos e receberem tal graa de Deus. Deus opera sinais e maravilhas na presena de seus servos consagrados, porm no so eles que fazem os sinais, e sim Deus; por isso a Glria de Deus, e no dos homens. 3 BATISMO DE FOGO _ (Aos que negam a si mesmo) No contexto do Antigo Testamento vemos o fogo como: a) Juzo (reprovao): II Reis 1:10; Levtico: 10:2 b) Aprovao: Lev.: 9:15-24; I Cron.: 21:26; II Cron. 7:1-13; I Reis 18:30-38 OBS.: Em resumo, podemos entender, que Batismo com Fogo, seja apenas uma maior dispensao de poder e autoridade dentro do prprio Batismo no Esprito Santo.

28

28

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


29

A aprovao para tal batismo, somente ocorre, quando h no corao humano uma prdisposio em dar enfoque exclusivo a pessoa (glria) de Deus: (Levtico 9 :24; I Reis 18:39; II Crnicas 7:3). OBJETIVO DO BATISMO COM FOGO ( um ponto de vista ) Abre as portas para as maravilhas de Deus: - Este batismo faz com que Deus opere maravilhas sobre a terra na presena dos seus servos (Atos 19:11,12; Hb. 12:29). Outro ponto de vista, que tambm em nada fere a Escritura, a defesa de que, batismo no Esprito e com fogo seria um s episdio. ESCATOLOGIA A SEGUNDA VINDA DE JESUS Jesus Cristo o centro da revelao de Deus aos homens. Ele veio a primeira vez como Salvador e vir a Segunda vez como juiz: E como aos homens est ordenado morrerem uma s vez e depois disso o juzo, assim tambm Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos (1 vinda), aparecer a Segunda vez sem pecado, aos que o esperam para a salvao (2 vinda). Hb. 9:27,28; Mt. 16:27; Lc. 27:28-30. A palavra de Deus menciona mais vezes a 2 vinda de Cristo do que a primeira. A Bblia no revela quando ser o dia nem a hora em que Jesus voltar. Esta hora de autoridade exclusiva do Pai. At.1:7; Mt. 24:36-42; Lc. 12:42-44; Mc. 13:21,22. OBS.:Nas referncias bblicas abaixo, misturam-se passagens tanto da vinda de Cristo para a Igreja(arrebatamento), quanto de sua vinda para os Judeus(vinda literal). A Segunda vinda ser literal: At. 1:10; 1 Ts. 4:16,17; Ap.1:7; Zc. 14:4. A Segunda vinda ser gloriosa: Mt. 16:27; 25:31; 2 Ts. 1:7-9; Cl. 3:4; Lc. 21:27; Mc. 8:38. A Segunda vinda ser repentina, como num abrir e fechar de olhos 1 Co. 15:52; Mt. 24:27 A Segunda vinda ser inesperada: 2 Pe. 3:4; Mt. 24:48-51; Ap.16:15 A Segunda vinda ser anunciada com grande clangor de trombeta: Mt. 24:31 (Ex. 19:13-19); 1 Co 15:52; 1 Ts. 4:16. POVO ESCOLHIDO: Israel o povo escolhido para receber as revelaes de Deus. Deus se revelou a Abrao (Gn. 12), Moiss (Ex. 3) e nunca deixou de dar testemunho de si mesmo atravs dos sculos. Com a monarquia, particularmente com o reinado de Davi, Israel atingiu a Idade de Ouro, o apogeu. Deus deu a Davi a planta do Templo e Salomo o edificou (I Cr. 28;19; 22:5). O reinado de Salomo se caracterizou pela prosperidade, o luxo, mas tambm, a idolatria. Com a sua morte, o reino foi dividido. Em lugar do reino unido, pelas 12 tribos de Israel, dois reinos se estabeleceram: o reino do norte , Israel (capital Samaria) e o reino do Sul, Jud (capital Jerusalm). Por causa da desobedincia e da idolatria, o povo de Deus foi levado cativo. Primeiramente, o reino do norte (cativeiro assrio), aproximadamente um sculo mais tarde, o reino do sul (cativeiro babilnico) Dn. 9:7. O cativeiro teve por objetivo correo e
29 29

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


30

disciplina do povo entregue idolatria. Deus usou Nabucodonosor para executar seu juzo: Jerusalm deu ensejo ao ministrio dos trs grandes profetas: Jeremias, Ezequiel e Daniel. Em uma das levas de cativos estava Daniel. O livro de Daniel (Dn. 7:1,28; 8:2; Mt. 24:15) considerado o Apocalipse do Antigo Testamento. Daniel est ligado a homens justos (Ez. 14: 14-16). cativeiro babilnico durou 70 anos (Dn. 9:2; Jr. 25:11 Jr. 29:10), quando, ento a Babilnia caiu sob o Imprio Persa. O rei persa, Artaxerxes, deu ordem para restaurar a cidade de Jerusalm e permitiu a volta dos exilados judeus.

Deus revelou-se a Daniel e deu a ele a profecia das 70 semanas profticas. AS SETENTA SEMANAS (490 anos) Dn. 9:24 - 27 Cada dia da semana igual a 1 ano Lv. 25:8; Nm. 14:34; Ez. 4:5-6 Dividem-se em 3 perodos: 1 perodo = 7 semanas = 49 anos 2 perodo = 62 semanas = 434 anos 3 perodo = 1 semana = 7 anos

Primeiro perodo = 7 semanas = 49 anos (Dn. 9:2) Comeou com a sada da ordem dada pelo rei Artaxerxers, para restaurar a cidade de Jerusalm e findou com o trmino da reconstruo da cidade (Ne. 2:1-8). Segundo Perodo: 62 semanas = 434 anos (Dn. 9:25,26)
OBS.: 1. Perodo = 49 anos + 2 Perodo = 434, TOTAL = 483 anos.

Quando acabou a construo de Jerusalm, as 7 semanas (49 anos 1 perodo) terminaram, iniciando-se 0 2 perodo composto por 62 semanas.Este perodo comeou com o trmino da construo da cidade de Jerusalm e terminou quando Jesus foi assunto ao cu. Os dois primeiros perodos, que correspondem s 69 semanas (7 + 62) j se cumpriram. Desde a 69 semana, quando o Messias foi assunto ao cu, at a abertura da ltima semana, estamos no perodo da graa e da longanimidade de Deus. 2 Pe. 3:9. Terceiro Perodo: ltima semana = 7 anos Iniciar com a assinatura de tratado ou aliana pelo anticristo, que prncipe de Dn. 9:27 , Dn. 7:3,7,8,19-22). A ltima semana divide-se em dois perodos: a) Primeira metade da semana = 3anos e meio (1260 dias) b) Segunda metade da semana = 3 anos e meio (1260 dias) Ap. 12:6 A metade da semana tambm representada por 1 tempo, tempos e metade de 1 tempo = (3 anos e meio) Dn. 12:7-13. A primeira metade da ltima Semana
30 30

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


31

Depois da assinatura do tratado, o anticristo maravilhar o mundo com seu domnio prodigioso e se assentar no trono de Jerusalm, enganando at os prprios judeus (2 Ts. 2:4). Os judeus pensaro ser ele o prprio Cristo por causa dos prodgios de mentira. O anticristo ir revelar-se como ditador mundial (a igreja ainda estar presente na 1 metade da ltima semana). a) Haver uma paz simulada. A igreja ficar numa falsa paz, porm conhecedora de que falsa. b) Toda a terra se maravilhar com ele at a metade da ltima semana. c) O anticristo dominar o mundo com um governo poderoso, milagroso, com prodgios de mentira. 2 Ts. 2:9 d) As duas testemunhas (Ap. 11:1-14) profetizaro e atuaro nesta primeira metade da ltima semana. Ap. 11:3. ( ??? ???) A SEGUNDA METADE DA LTIMA SEMANA a) Manifestao do anticristo (Dn. 9:27; II Ts. 2:3-9) b) Arrebatamento da igreja (Dn. 9:27; 7:25; Ap. 12:6-14; Mt. 25:6; Lc. 21:34-36). O Anticristo 1 Besta (filho da perdio) (Ap. 13:1-10; 2Ts. 2:3,9 e 10) * Caractersticas do anticristo: a besta que saiu do mar (Ap. 13:1) Ser o ditador mundial, a 1 besta (Ap. 13:7,8). Estabelecer o culto satnico (II Ts. 2:4 Ap. 13:4) Seu poder ser diablico, atravs do drago, que Satans (Ap. 13:2; 2 Ts. 2:3,9) Ser ajudado pela 2 besta (sistema de governo religioso), que o falso profeta. Reunir a ferocidade das feras vistas pelo profeta Daniel (Ap. 13:2; Dn. 7:4-6) Ter poder sobre os crentes na grande tribulao (Ap. 13:7; Ap. 7:13,14) Toda a terra se maravilhar com ele at a metade da ltima semana por causa dos prodgios de mentira. Sua fora e sua farsa so representadas pelo cavalo branco e seu cavaleiro (Ap. 6:2), tentando imitar o Cavaleiro Fiel e verdadeiro que o Senhor Jesus Cristo (Ap. 19:11-21). O mesmo esprito que atuou em Judas vai dar poder ao anticristo para governar (2 Ts. 2:8,9; Ap. 13.2). No se manifestar abertamente no princpio, usar uma capa fazendo maravilhas. O FALSO PROFETA OU A 2 BESTA ( sistema de gov. religioso) (Ap. 13:11-18) Ter aparncia de verdadeiro, com a forma exterior de cordeiro. A denominao besta significa fora animalesca.

Ter chifres de cordeiro e voz de drago: voz dominadora. Liderar o mundo ao redor do culto do anticristo; vv 11,13 (Ap. 19:20; Mt. 24:24). Exigir adorao imagem do anticristo (vv 12-16), far crer que a imagem do anticristo fala (v. 15). Os que no adorarem sero mortos (v. 18), somente os salvos no a adoraro (v.15). Assim como o fogo que caiu do cu em J 1:16, no era fogo de Deus, como os homens disseram, mas fogo de satans, o falso profeta receber poder para realizar o mesmo (v. 13).
31 31

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


32

Retirar o direito de pessoa jurdica de quem no adorar o anticristo, obrigando a humanidade a Ter o nmero da besta. (vv. 17,18; II Ts. 2:4,8) Ter poder sobre os crentes que ficarem para grande tribulao (Ap. 6:9,10; 7:9,13,14)

Na primeira metade da ltima Semana as Duas Testemunhas atuaro, sero mortas e ressuscitaro; na Segunda metade da semana, o anticristo e o falso profeta sero personagens centrais. AS DUAS TESTEMUNHAS (Ap. 11:3-13) . OBS.: Primeiro ponto de vista( antigo, e j descartado). Sero (dois homens*) de Deus com poderes semelhantes aos de Moiss e Elias (vv 5,6; I Rs. 17:1; Ex. 7:19) Profetizaro durante 3 anos e meio. Quando entregarem toda a mensagem, Deus permitir que o anticristo tire a vida destas duas testemunhas, que sero vistas por todo o mundo e estaro na cidade do Grande Rei (Jerusalm).

Depois de 3 dias e meio, Deus enviar sopro de vida a estas duas testemunhas ressuscitaro e muitos glorificaro a Deus.Quando ressuscitarem, uma nuvem as envolver e elas subiro (Dn. 9:27; Ap. 11:3,7). ... Vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro, e para aguardardes dos cus, o seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus , que nos livra da ira vindoura Ts. 1:9-10. OBS: COMENTRIO I Em virtude de muitas simbologias envolvendo a questo, j possvel NAO somente crer que as duas testemunhas sejam apenas duas pessoa, mas podem representar grandes organizaes. Castial smbolo de Igreja / palavra/Israel. Oliveira produz leo, que smbolo do Esprito Santo/ Israel/ Uno. dito que o anticristo lhes faz GUERRA, isto poderia ser confuso se nos prendermos exclusivamente ao fato, considerando duas pessoas somente.

No devemos esquecer que a parbola das 10 virgens (Mt.25), revela que parte da Igreja no ser arrebatada. Outro detalhe que dito que seus corpos estaro na praa; corpo tambm smbolo da Igreja. Enfim no tomemos decises precipitadas; pois a seu tempo, tudo ser revelado (Deut. 29:29). OBS.: COMENTRIO II Pelas prprias simbologias Bblicas, outro argumento que encontramos, que, as duas testemunhas possam ser: Oliveira (remanescente * de Israel), castial (remanescente* da Igreja). Vede: Jr. 11:16/Zc. 3:1_ 4:14.

(*) Remanescente: Aqueles que guardaro os princpios de Deus.


32 32

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


33

Aprendei, pois, a parbola da figueira: quando j os seus ramos se removam e as folhas brotam, sabeis que est prximo o vero. Assim tambm vs: quando virdes todas as coisas, sabei que est prximo, s portas. (Mt. 24:32,33) OBS.: COMENTRIO III Pelos smbolos envolvendo a questo das Duas Testemunhas, tambm h aqueles que acreditam que as mesmas sero a Igreja ( castial), e Israel ( oliveira), conforme referncias bblicas j citadas, todavia entra em questionamento, at quando a Igreja permaneceria na terra, a fim de dar testemunho. DETALHE: Ao ser dito que os seus corpos jazero na praa da Grande Cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, preste muita ateno: 1) Apocalipse faz referncia a Grande Cidade, como sendo : Roma, Babilnia, A Prostituta que reina sobre os reis da terra, e em fim, com simples concluso a Igreja Catlica Apostlica Romana. Bem, em virtude de a Grande Cidade reinar sobre toda terra, possvel tambm desenvolver o pensamento de que os corpos mortos NO estejam em um local especfico, mas espalhados por toda terra ( mundo); pois tambm podemos entender de duas maneiras a expresso: onde seu Senhor tambm foi crucificado. Ou seja: especificamente Jesus foi crucificado fora de Jerusalm, e em sentido genrico, foi crucificado no mundo. OBS.: COMENTRIO IV. Os dois Ungidos (duas oliveiras) so: Josu, representando a autoridade religiosa e, Zorobabel, representando a autoridade civil, eles so arqutipos das duas testemunhas mencionadas em Ap.: 11: 3-4. LEMBRETE : No esquecer que dois (2), smbolo de uma operao na qual Deus est agindo , e tem pressa em realizar (Ex.: dois sonhos de Jos, e dois sonhos de Fara, os quais significam a mesma coisa).Portanto, as duas testemunhas podem no ser dois , mas sim uma nica ao confirmada, ou seja, mesmo que no queiram aceita-la, no podero nega-la (Pr. Tupirani). ARREBATAMENTO DA IGREJA Na Segunda metade da ltima semana, ocorrero: A manifestao, propriamente dita, do anticristo (Dn. 9:27; II TS. 2:3-9). O arrebatamento da igreja Dn. 7:25; Ap. 12:6-14; Mt. 25:6; Lc. 21:34-36 e os flagelos da grande tribulao. O dia e a hora ningum sabe, mistrio de Deus, porm os sinais que precedero o arrebatamento foram revelados. Ser quando se manifestar o filho da perdio, o anticristo (II Ts. 2:1-4), em meio grande tribulao, ou seja, meia-noite dos tempos (Mt. 25:6). Sinais que precedero o arrebatamento
33

Multiplicao da cincia: Meios de transportes Naum 2:4 Meios de comunicao Ap. 11:9
33

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


34

Multiplicao da iniqidade Mt. 24:12 Guerra e rumores de guerras Mt. 24:6 Falsos Cristos (enganadores) _ Mt. 24:6 Fome, peste Mt. 24:7 Nao contra nao Mt. 24:7 Terremotos Mt. 24:7 Escndalos e traies Mt. 24:10 Falsos profetas Mt. 24:11 Desamor - Mt. 24:12 Glutonaria e embriagues Lc. 21:34 Apostasia II Ts. 2:3 Identificao do anticristo (sem farsa) (II Ts. 2:3,8; Dn. 7:25). Desregramento sexual Mt. 24:38 Prioridade vida material Lc. 21:34 Reconstruo do Templo de Jerusalm II Ts. 2:4

Os que sero arrebatados: Todos os que morrem salvos 1 Co. 15:52-56; 1 Ts. 4:16 Os que tiverem em santidade Hb. 12:14 Os que estiverem vigiando Mt. 24:41-44; 25:13; Mc. 13:37; Lc. 21:34-36 Os que estiverem cheios do Esprito Santo Mt. 25:4,10 Os servos fiis Mt. 25:23

Os que no sero arrebatados: Os servos maus Mt. 24:46-51 Os servos inteis Mt. 25:30 Os que se esvaziarem do Esprito Mt. 25:8 Os que no tiverem vigiando e estiverem sobre o domnio do pecado Lc. 21:34-36

ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja se divide em duas partes: 1. Ressurreio dos mortos. I Co. 15:52 2. Transformao dos vivos. I Co. 15:52 1. RESURREIO DOS MORTOS Ressurreio redeno ou transformao do corpo mortal em corpo imortal, espiritual (Rm 8:23; 2 Co. 3:18; I Co. 15:42-44; I Co. 15:52). Depois da morte fsica, o crente vai imediatamente para onde est Jesus. No h demora entre a morte fsica e o comparecimento do salvo presena de Deus (Lc. 23:42,43: Rm. 8: 38,39). Os espritos dos salvos para a ressurreio esto em Cristo no cu (Lc. 23:42,43; Jo 17:24; Jo 12:26; Fl. 1:21,23; 2 Pe. 1:13,14; 2 Tm. 4:6; 2 Co. 5:1,2,6,8). O homem possui corpo, alma e esprito. A alma e o esprito so distintos, porm, inseparveis; somente o poder de Deus e a sua palavra podem penetrar nesta diviso: ...A palavra de Deus penetra... at ao ponto da dividir alma e esprito ... Hb. 4:12. 2. TRANSFORMAO DOS VIVOS EM CORPOS ESPIRITUAIS
34 34

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


35

Os vivos sero transformados porque necessrio que este corpo corruptvel se revista de incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista de imortalidade . 1 Co. 15:52-54; 1 Ts. 4:17. CENA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA 1. A trombeta soar. 1 Co. 15:51,52 2. Os mortos ressuscitaro primeiro. I Co. 15:52; I Ts. 4:13, 14,16 3. Os vivos sero transformados. I Co. 15:52; I Ts. 4:15,17 4. O encontro do Senhor com a igreja ser nas nuvens - 1 Ts. 4:16,17 A GRANDE TRIBULAAO O DERRAMAMENTO DA IRA DE DEUS O amor de Deus justo e exercer juzo sobre toda a terra. O mundo ser julgado pela palavra de Deus. 2 Pe. 3:1-13. OS SELOS Ningum foi achado digno de abrir os selos (Ap. 5:2-10), somente o Leo da tribo de Jud, o Cordeiro, porque Ele Digno. A abertura dos selos o princpio da justia de Deus (2 Ts. 2:9-12). Cada selo como uma porta do inferno que se abre com a permisso de Deus para executar Seu juzo (Mt. 16:18). Os quatro primeiros selos referem-se ao cavalo e seus cavaleiros, que so identificados pelas cores dos cavalos, smbolos que revelam o propsito particular de sua atividade. Os cavaleiros so os poderes do anticristo. 1 SELO (Ap. 6:1,2): Cavalo branco e seu cavaleiro, que o anticristo. Os que rejeitaram a Cristo crero no anticristo. O cavaleiro montado no cavalo branco ir com o esprito do erro, dissimulando uma falsa paz. 2 SELO (Ap. 6:3,4) Cavalo vermelho: Guerra Ao cavaleiro do cavalo vermelho Foi-lhe dada uma grande espada. Haver grande derramamento de sangue por meio da guerra.

3 SELO (Ap. 6:5,6) Cavalo preto: Fome Haver racionamento quantitativo e qualitativo dos alimentos a preos elevadssimos. 4 SELO (Ap. 6:7,8) Cavalo amarelo: Morte Um quarto da populao da terra ser atingida pela espada, fome, pestes e feras da terra (Ez. 14:21) 5 SELO (Ap. 6:9-11 pedido de justia Aqui a igreja j ter sido arrebatada porque o anticristo ter poder sobre os crentes que no foram arrebatados. Os crentes que no dobrarem seus joelhos diante do anticristo, sofrero e sero os mrtires da Grande Tribulao; somente sero salvos se confessarem a Cristo.
35 35

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


36

7 SELO (Ap. 8 e 9) Toque das trombetas Manifestao da ira de Deus (Ap. 8:1,2) O TOQUE DAS TROMBETAS (Ap. 8 e 9) O stimo selo composto dos julgamentos prefigurados nas sete trombetas referem-se natureza: a terra, o mar, guas doces, corpos celestiais. 1 Trombeta (Ap. 8 :7) 1/3 da terra ser queimada pela saraiva, fogo e sangue. 1/3 das rvores e de toda erva ser queimada. (Ex. 9:23-25) 4 Trombeta (Ap. 8:12,13) 1/3 do sol, da lua e das estrelas se escurecer, provocando desastres ecolgicos. (Is 13:10; Ez. 32:7; Jl. 2:10) 5 Trombeta (Ap. 9:1-12) Os juzos de Deus apontam, agora, diretamente para o homem. Cair uma estrela do cu com a chave do Poo do Abismo. O sol e o ar se escurecero, todos os que no tiverem o sinal de Deus em suas frontes sero feridos por gafanhotos com poder de ferir como os escorpies, com grande tormento, durante cinco meses. Os homens pediro a morte, porm esta fugir deles. (Ex. 10:12-15; Ez. 9:4; J 3:21; J1. 2:4; J1. 1:6; J1. 2:5) 6 Trombeta (Ap. 9;13-21) 1/3 da humanidade morrer pelo fogo, fumo e enxofre (v. 18). Esta calamidade cair sobre aqueles que no conhecem a Deus (V.20). A ira divina se desdobrar com o propsito especfico de chamar os homens ao arrependimento (v.20). (Ex 30:1-3; Sl. 115:4-7; Sl. 135: 15-17; Dn. 5:4). 7 Trombeta (Ap. 11:15-19; Ap. 15:5-8) A stima trombeta consiste de sete flagelos (Ap. 16), mais intensos, que sero lanados em decorrncia da ira de Deus conta a besta e seus sditos. Estes sete flagelos consumam a ira de Deus. (Ap. 15:1). Quando a Bblia fala 1/3 (um tero), refere-se a permisso dada por Deus para que todas as foras do mal tenham liberdade de ao (Apoc. 12:3-4). A GUERRA DO ARMAGEDOM Armagedom uma plancie entre o mar da Galilia e a cordilheira do Carmelo. Na Segunda metade da ltima semana, Deus derramar seus juzos, cada vez mais severos. Esses juzos viro porque os homens rejeitaro a verdade a ponto de acreditar no engano de injustia propagado pelo anticristo, o que resultar em sua condenao: O que se mantm rebelde contra o Filho... sobre ele permanece a ira de Deus. Jo 3:36; II Ts. 2:8-12; II Pe.
36 36

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


37

3:1-9. Mesmo depois que se iniciarem os terrveis juzos de Deus, os homens no se arrependero, porm blasfemaro do Nome de Deus. (Ap. 16:9,11; 9:20,21). No fim deste perodo, naes se levantaro contra Israel, Jerusalm ser cercada pelos exrcitos das naes aliadas sob o domnio do anticristo (Zc. 14;1-5; Zc. 12:3; Ap. 16:13,14,16). Quando Israel no dispuser mais de nenhum meio de resistncia, parecendo que ser destrudo, nesse momento, invocaro o Nome do Senhor, pedindo socorro _ (Zc. 12:6-11; Is. 64). O Senhor, ento se manifestar do cu, vindo como seu Libertador e executando juzo contra seus inimigos (Ez. 3:3-7, 11; Ez. 38:14-22; Zc. 12:9; Zc. 14:12,13). Cristo pelejar por Israel dando-lhe vitria e implantar seu glorioso governo de mil anos de paz sobre a terra, (Zc. 12:10,13: Zc. 8:1-6,23).

O MILNIO - 1 parte Ser um perodo de mil anos sob o reinado pessoal de Cristo sobre a terra (Ap. 12:5; Ap. 19:16; Ap 20:4; Is. 45:4-5; Is. 32:1-5; Jr. 23:3-6). Comeara com a vinda de Jesus para dar vitria a Israel sobre os exrcitos inimigos, sobre o Falso profeta e sobre satans (Ap.16:12; Ap. 9:16; 17:14; 19:11-21; 20:1-3). A sede de governo milenar ser Jerusalm (Is. 9:7; Zc. 12:13-14; Mq. 4:1,2; Zc. 2:10) Para o milnio Jesus vir como Rei e ser visto por todos os viventes. Ser a 2 revelao (At. 1:11; Zc. 14:4; Zc. 2:10). Ser um tempo de alegria, longevidade, prosperidade, comunho por Deus para Israel (Is. 65:18-25; Is. 35:1-10; Is. 34:15-17; Is. 60:18-22; Is. 33:24: jr. 31:9,10).

O MILNIO - 2 parte Reinaro com Cristo Os anjos. II Ts. 1:7 Os salvos. Zc. 14:5; Ap. 17:14; Rm. 8:18,19; Ap. 5:9,10. O povo de Israel. Zc. 8:20,23; Is. 9:7. Jesus Cristo ser, pessoalmente, o Rei dos reis em corpo ressurreto. Zc 12:10; Zc. 14:4.

Os santos do arrebatamento reinaro em corpos ressurreto, corpos espirituais. I Co. 15:44, 51-55; I Ts. 4:14. Haver pregao da palavra de Deus e abundante salvao. Hab. 2:14; Mq. 4:1-5; Ez. 39:7,8: Jr. 24:7; Is. 11:1-10. O diabo ficar preso durante o milnio, no podendo exercer a sua influncia maligna. Ap. 20:1-3; Ap. 12;7-12. A ferocidade dos animais ser removida. Is. 11:6-8; Is. 65:25. Haver longevidade. Is. 65:20-22; Zc. 8:4.

FIM DO MILNIO A Batalha Final Durante o perodo milenar o homem ser exposto s melhores condies espirituais; satans ser preso, Jesus ser o Rei Supremo de todo o mundo. No fim deste perodo, porm satans ser solto por pouco tempo, quando muitos o seguiro rebelando-se contra o Senhor Jesus (Ap. 20:3, 7-9). Deus por fim a esta rebelio e satans ser condenado e
37 37

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


38

com ele a morte e o inferno para sempre. (Ap. 20:10,14: I Co. 15:550. Deus julgar as naes subvertidas por satans (Ap. 20:7-9) e executar o juzo final para os mpios o juzo do Grande Trono Branco (Ap. 20:11-15). Os Santos comparecero perante o Tribunal de Cristo para receberem galardo. II Co. 5:10: I Co. 3:11-15. Tipos de Galardo:

Coroa da vida: Coroa especial de mrtir. Tg. 1:12; Ap. 2:10 Coroa de glria: Para os servos fiis que trabalharam por amor a Deus e s almas. I Pe. 5:2-4; I Ts. 2:19,20; Fl. 4:1; Dn. 12:3; Pv. 11:30. Coroa da justia: Para aqueles que amam a vinda de Jesus. II Tm. 4;8 Coroa incorruptvel: Para os que venceram a carne e viveram no Esprito. I Co. 9:2527; Gl. 6:8

CONSUMAO NOVOS CUS, NOVA TERRA, NOVA JERUSALM (Ap. 21 e 22) 1 NOVOS CUS E NOVA TERRA:

Os cus e a terra desaparecero. Is. 51:6; Hb. 1:10-12; Mt.24:35; II Pe. 3:5-12; Ap. 20:11. O Senhor criar novos cus e nova terra. Is. 65:17; 66:22; II Pe. 3:13; Ap. 21:5

2 NOVA JERUSALM

A nova Jerusalm ser a sede do governo e o tabernculo eterno Ap. 21:2,3,10-26; 22:1-5. Seu governo eterno ser exercido por Deus e por Cristo. II Pe 1:11; I Co. 15:24; Ap. 5:13; Ap. 7:12,17; Ap. 22:1. Jesus preparou esta cidade. Jo 14:2 Ser construda no cu. II Co. 5:1,2; Ap 21:2 Sua iluminao vir do prprio Deus e do Cordeiro. Ap. 21:33; Ap. 22:5; Is. 60:20. Ser de pedras e metais preciosos, muros de jaspe, rua de ouro e por ela passar o Rio da gua da Vida. Ap. 21:19-21; Ap. 22:1.

Os santos gozaro eternamente a presena de Deus e os incrdulos sofrero o castigo eterno nas chamas do lago de fogo. Ap. 20:11-15; Ap.; 21:18. Maranata ! ora vem, Senhor Jesus. AS PROFECIAS DE DANIEL
38

Daniel 2:28-45 Verso 38 Cabea de ouro; Imprio Babilnico Verso 39 2 Reino: Medo Persa II - 3 Reino: Grcia Verso 40 4 Reino: Roma (ltimo reino humano) Verso 41 Dedos diferentes: Ecumenismo

38

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


39

Verso 43 Com semente humana: Faro aliana, as diferentes religies, com objetivo comum; contudo no deixaro suas essncias (o esprita vai continuar o mesmo; bem como os demais; ou seja reino dividido no se ligaro um ao outro). Verso 44 Reino eterno de Cristo Verso 45 Cristo, a pedra fundamental, supera todos os reinos (I Cron. 29:12) Sem mo: Poder da palavra Daniel 7:1-8 Verso 4 Leo: Imprio Babilnico Verso 5 Urso: Imprio Medo Persa II - Trs costelas: Ldia, Egito, Babilnia Verso 6 - Leopardo: Grcia II - 4 asas: Conquista aos quatro pontos da terra (Leste, Oeste, Norte, Sul) 4 cabeas: Diviso Verso 7 4 animal: Imprio Romano II - Dez pontas: Domnio total ( plenitude de poder terreno ) Verso 8 Outra ponta/olhos de homem/falava grandiosamente: Anticristo.

(Apocalipse 12:3) Sete = Perfeio; Dez = Totalidade; Chifre = Poder, domnio. Sete cabeas e dez chifres = Governo humano perfeito e total. OBS: Sobre sete montes e dez colinas, est edificada a cidade de Roma, representada espiritualmente pela chamada Igreja Catlica Apostlica Romana. Apocalipse 13:1-18 Verso 1 Besta = Governo ditatorial - Mar = Povos desorientados Nome de blasfmia = Defesa de ideais anti-bblicos Verso 2 Leopardo, Urso e Leo Imprios que foram subjugados pelo imprio romano (catlico). Verso 11 chifres semelhantes ao de um cordeiro = falsa aparncia de bondade com que despontar o anticristo no cenrio mundial. (Ap.6) Verso 18 da besta (governo do anticristo) 666 = A Bblia nos mostra que seis (6), o numero dado como referncia ao homem, ou seja; Deus criou o homem no sexto dia, e tambm deu o homem seis dias para trabalhar e fazer toda a sua obra; assim sendo, 666 um referencial a um ser voltado com exclusividade para si mesmo, ou seja, o homem como o centro das atenes, com absolutismo, posicionando-se como o prprio Deus. Estas so as caractersticas do reinado do anticristo - (I Jo 2:22). OBS: No contexto espiritual, quando a Bblia fala de prostituio, Deus, refere-se a um povo, liderana, nao etc..., que tendo o conhecido, abandonou-lhe (Os. 1:2; 3:1; Deut. 31:16). Conforme sabemos pela cincia histrica, a chamada Igreja Catlica Apostlica Romana, foi nos primrdios uma Igreja evanglica, que desviou-se dos estatutos Divinos. - Mediante as informaes j fornecidas, j possvel interpretar os textos seguintes: - Apoc. 17:1 18 - Apoc. 18:20 , 24
39 39

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


40

*Apndice: - Isaas 21:9 Apoc. 14:8 OBS.: O sonho do Monarca, interpretado por Daniel, no foi por acaso, que veio em forma de ESTTUA. Na verdade , dentre tantas coisas, a revelao mostra que, ali estariam representados todos os reinos que sucederiam, os quais teriam abrangncia e/ou influncia sobre toda terra, sendo assim, dando prosseguimento, queremos lembrar que a pedra sem mo atinge um local especfico (reino especfico em atividade); a pedra Cristo, que manifestar-se- a Israel, quando o mesmo estiver cercado pelos exrcitos do anticristo. A viso (sonho) em forma de esttua (homem), demonstra com clareza uma dispensao , na qual Deus permitir que reinos dirigidos por homens se levantem; quero lembrar o detalhe de que o reino que ser atingido (Dedos= reinado do anticristo), no substitui o seu antecessor, mas levanta-se do meio dele : o Imprio Romano (igreja catlica apostlica romana), a qual apoiar em 100% o reino anticristo (vide Daniel). BATALHA ESPIRITUAL - (Dn.10) Um dia a harmonia do universo foi quebrada por uma das criaturas de Deus; que fazendo uso do seu livre arbtrio, resolveu rebelar-se: Isaas 14:5-20; Ezequiel 28:1-19. - O Querubim que rebelou-se, convenceu outros Anjos a tomarem parte em sua profanao: Apocalipse 12:3,4a. - Nem todos os rebelados esto livres, mas um dia todos sero soltos para cumprimento dos desgnios de Deus (Apoc. 9:1-12). - O imprio das trevas estava quase absoluto; quando os Reis Magos avistaram uma nova estrela, revelando que um novo imprio despontar (Mateus 2:1-12). O PODER DO NOVO E ETERNO IMPRIO Isaas 61:1-3 / Mateus 28:18 / Marcos 16:17,18 / Lucas 10:19

A ARMADURA DO NOVO IMPRIO Efsios 6:10-18 Mt.10:34

O CAMPO DE BATALHA (Mente (entendimento) humano) II Corntios 4:3,4 / 10:4-6 / Romanos 12:1,2 / Jo. 16:7-14

A VITRIA Apocalipse 12:7-11 / 22:14. ORAA (Pv. 15:29); ( Pv. 8:17) Dn. 9:1-5 Devemos orar baseados na prpria palavra; pois Deus tem compromisso com sua palavra, e isto buscar o Reino de Deus e a Sua justia em primeiro lugar (Mt. 6:33). Dn. 10:12 / Hb. 4:14-16 Devemos abrir a boca e colocar diante de Deus o que vai no nosso corao; no somente dizer: Deus sabe de todas as coisas; pois Deus estende o Seu brao conforme o clamor do seu povo (Sl. 91:15).
40

40

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


41

Dn. 6:5-10 O diabo juntamente com seus escravos, estaro todo tempo tentando impedir nossa comunho com o Pai; pois sempre que oramos alguma coisa acontece (Atos 4:31). - Os. 5:15 As vezes Deus nos permite chegar a angstias, para que reconheamos que somos dependentes dele. *A orao a chave do avivamento e das revelaes de Deus Mt. 6:6 / Jr. 33:3 Mt. 26:36 , Mc. 6:46 No basta termos os momentos coletivos de orao; no basta conhecermos o Deus de toda Igreja; necessrio conhecermos o nosso Deus pessoal (Sl. 91:2). Mt. 26:41 A orao nos inclina as coisas do Esprito Luc. 6:12,13 Em honra de deciso Luc. 18:1 / I Tess. 5:17 Dever do cristo Atos 16:25,26 liberta outra vidas(Paulo/Silas). Jo 15:7 Garantia de resposta Is. 59:1,2 Impedimento orao I Jo 1:9 Restaurao da comunho ESCLARECIMENTOS 1 Gneses 1:1-2 e Isaas 45:18 Vemos em Isaas uma declarao bblica de que Deus no criou a terra para ser desabitada (caos ou desordem), isto lgico, pois todas as criaes de Deus tm objetivas definidas. Em Gnesis vemos a declarao de que a terra por algum motivo tornou-se sem forma e vazia, e o SENHOR, conforme revela Gnesis, a recriou. Ora, um Deus Onisciente, que sabe o produto final de seus intentos, jamais faria algo para depois dar retoques finais, pois a estaria comprometida a sua Oniscincia e a sua Onipotncia, observemos. a) Alguns (como eu), crem que, em virtude da rebelio de Lcifer, a harmonia de toda criao foi abalada, da veio a desordem, necessitando ento da recriao. b) Outros crem que teria ocorrido a queda de um grande meteoro, o qual teria tornado a terra catica. Este fato totalmente improvvel, pois todas as coisas visveis, vieram a existncia do invisvel, ou seja , pelo poder de Deus (Hb 11:3), portanto no podemos crer, que Deus falharia, e a sua prpria criao entraria em choque. c) Alguns outros dizem Ter sido nesta primeira terra em que tenha existido os grandes dinossauros (isto tem fundamento), e atribuem a destruio da primeira terra a outros fatores cientficos. 2 VESTES: Costume Judeu DEUT.22:5 O contexto do verso acima, definitivamente no est ligado a modelos de roupas : pois no tempo citado, conforme revela a Histria, todos os modelos de vestes eram IGUAIS, diferindo EXCLUSIVAMENTE nas CORES, ou seja: roupas claras para os homens e escuras para as mulheres. (No h regra de vestes para a Igreja, devemos ser moderados). 3 - VU - (costume judeu e romano) I Cor. 11:1-10 Desde os tempos de Abrao j detectamos esse costume de a mulher Ter o vu sobre a sua cabea, mas nunca vemos isto vinculado ao aspecto religioso, jamais, mas somente a um costume social. Analisando a passagem em epgrafe, podemos entend-la da seguinte maneira: A mulher deve Ter sobre a cabea sinal de submisso por causa dos ministros (pastores, lderes).
41 41

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


42

Em fim a Histria nos revela que o uso do vu era um costume social, nada absolutamente a ver com o aspecto religioso (Jesus nunca falou sobre isto). 4 JESUS, o Filho GERADO: Jo. 3:16/Hb.1:4-8/Sl.2:6-10/I Jo.5:1. Em Joo 3:16, vemos o aparecimento da palavra FILHO e UNIGNITO: a) Se h Filho, ento h um Pai b) Se unignito, significa ter o mesmo cdigo gentico, ser descendente; portanto Jesus no foi criado, mas gerado, a prova disto que Jesus possui tambm os atributos que so exclusivos da DIVINDADE, ou seja: Oniscincia, Onipotncia e Onipresena. 5 Rebelio de Lcifer: Isaas 14: 12-15 / Ezequiel 28: 11-19 bom notar o aparecimento da expresso, serei SEMELHANTE ao Altssimo, logicamente lcifer no ambicionou o trono do Deus Pai, pois todos sempre souberam que isso impossvel, a divindade no pode ser tentada pelo mal, e a expresso semelhante, encerra qualquer outro ponto de vista. a) - Acredita-se que lcifer tenha ambicionado uma posio (no podemos afirmar qual), que o colocaria sobre todos os demais seres angelicais, visto aparecer a expresso: acima das estrelas de Deus me exaltarei (sabemos que estrela smbolo de anjo tambm). 6 Sacrifcios humanos: Juizes 11: 29-40 (refutao Lv. 18:21 / Deut. 18:9 / Experincia de Abrao).

Definio do dicionrio:

1 Imolao (sacrifcio) de vtima por fogo. 2- Sacrifcio: Ato que envolve RENNCIA, ABNEGAO ou SOFRIMENTO em favor de outrem. Considerando, que Deus jamais aceitaria sacrifcio de vidas humanas, vamos analisar os fatos. O verso 37, seria sem lgica, se a vtima fosse realmente ser morta, e o verso 39 mostra qual foi o holocausto ou sacrifcio ocorrido, a vtima ficou virgem, fato de grande vergonha na cultura israelense. 7 Saul e a Pitonisa (feiticeira): I Samuel 28: 1-20 a) Alguns levantam dvidas quanto ao texto, porm outros demonstram total desqualificao, quando dizem que Deus abriu uma exceo e permitiu Samuel retornar (isto sim que absurdo). b) Notar a expresso, entendendo Saul que era Samuel, ou seja, Saul nada viu, simplesmente foi enganado por uma antiga prtica esprita. SAUL: morte ou suicdio? c) I Samuel 31: 1-5 / b) II Samuel 1:1-10 O fim desta polmica simples:
42 42

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


43

Na passagem (a) a Bblia afirma que Saul suicidou-se. E na passagem (b), a Bblia narra o que o homem disse ao rei Davi, sem se prender a veracidade ou no dos fatos. Acredita-se que o amalequita tenha mentido a Davi, esperando receber alguma recompensa; pois todos sabiam que Saul perseguia a Davi, porm, por sua mentira recebeu a morte. No h dvida, Saul acabou em suicdio. 9 Seria Judas, um traidor, irremediavelmente perdido? a) Salmo 41: 5-9. Vemos aqui uma passagem que muitos tem atribudo a Judas, porm, tambm sabemos que esta narrativa de Davi, muito especfica a AITOFEL, conselheiro, abandonando, ento o Rei Davi (II Sm.16:15...). Analogicamente esta passagem tem sido atribuda a Judas, o que daria a uma primeira vista grande fora aos confusos da predestinao, porm, a realidade outra bem diferente. b) Mateus 26:23,24, o Senhor Jesus deixa bvio, que Ele subiria naquela cruz, independentemente de quaisquer traio (pois para isso que Ele veio ao mundo), Ele disse: O Filho do homem vai como dele est escrito, mas ai daquele por quem ele trado; ou seja: Ai deste, visto no ser uma determinao divina, mas uma opo voluntria. Segundo ponto que o Senhor diz: Bom seria para este homem se no houvesse nascido, quer dizer: no faria diferena alguma se existisse um Judas ou no. A traio jamais foi uma determinao, pois se assim fosse teramos que atribuir sobre Judas a impossibilidade de converso (isto impossvel e absurdo), Joo 3:16, diz que Deus amou o Mundo, e Judas estava includo nisto. c) Joo 13:18 Jesus aqui, faz uso da passagem do salmo, contudo, muito importante entender que a profecia contm a Oniscincia de Deus, com o conhecimento de saber o futuro, todavia a profecia no determina um fato, o que extremamente diferente. (Ex. Reinado do Anticristo).

10 Teria Deus impedido a Fara de crer? a) xodo 7:3, Considerando o contexto geral das Escrituras, j nos seria custoso crer, que Deus, desejoso de salvar, impediria algum homem de reconhecer sua soberania e vontade. b) Ezequiel 18:23/ 18:32 / 33;11, mostram a vontade de Deus. c) II Tessalonicenses cap. O2, nos esclarece que, quando algum reluta contra os propsitos e amor de Deus, o Senhor lhes permite a operao do erro. 11) MORTE (separao). a. Gn. 2:15.17 b. Is. 59:1.2 c. Ef. 2:1,6 d. Mt.26:36,44 / 27:45,46 e. Ap.20:11,15 / 21,8 12) O enviar de Cristo. a. b. c. d.
43

Jo. 20:21 Lc. 10:1,24 Is. 61:1,4 Mc.16:15,20


43

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


44

13) Figueira, Videira e Oliveira. a. b. c. d. Jz. 9:7,21 Hc. 3:17,19 Mt.21:19 / 24:23,35 Mc.11:12,14

OBS: Israel seria a Nao Sacerdotal (Os. 4:6) 14- Romanos 2:12,16 (Critrios de Julgamento) 15- Lucas 16:19,31 (Rico e Lzaro) 16- Mateus 25;1,13 (as 10 virgens) ALGUMAS DEFINIES 1-Concupiscncia (Glatas 5:16) a- apetite sexual, sensualidade / b- grande desejo de bens ou gozos materiais. 2-Adultrio (xodo 20:14 / Mateus 5:27 30) a- Unio sexual entre pessoas j ligadas a outrem pelo vnculo matrimonial; infidelidade conjugal. b-Dicionrio: 1- que viola a fidelidade conjugal. / 2- falso. / 3- corrupto. 3-Prostituio (Glatas 5:19 / Rm. 1 : 28 32) _ Comrcio de prticas sexuais. 4-Fornicao / fornicador (Ef. 5:1 9) _ Fornicar: ter relaes sexuais com ... OBS.: O pecado do fato, consiste em que, o relacionamento NO seja assumido e compromissado, contrariando a Palavra, quando nos adverte a ser sim, sim, e no, no. um relacionamento no admitido, obscuro, e as escuras. 5-Casar-se: Unir-se por casamento (bodas), ou seja: compromisso assumido perante TUDO, e TODOS (Gn.24: 63 67).

44

44

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


45

Seminrio Teolgico GERAO JESUS CRISTO


(2 PARTE DA APOSTILA) CONTEDO SIMBOLOGIA A BBLIA E A CINCIA TTULOS JEOVSTICOS COMO INTERPRETAR A BBLIA NUMEROLOGIA BBLICA TIPOLOGIAS A QUESTO DO JEJUM CASAMENTO X REGISTRO DE CASAMENTO JESUS VOLTAR NO TERCEIRO MILNIO

Lder: No quem d ORDEM, mas sim quem d EXEMPLO.


( Pastor Tupirani H. Lores )

( Rua Mariano Procpio, 35 Santo Cristo ) 45 45

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


46 WWW.OGRITODAMEIANOITE.WEBS.COM

Indispensvel o Professor

Simbologia Bblica
SEMINRIO TEOLGICO GERAO JESUS CRISTO Direo Geral : Pr. TUPIRANI DA HORA LORES Estaremos iniciando a seguir um estudo de EXTREMA necessidade, tal estudo evita erros doutrinrios, idolatrias, acrescenta profundo conhecimento bblico, e permite a interpretao de boa parte de APOCALIPSE. BEM-VINDO A GLORIOSA SIMBOLOGIA BBLICA

Alguns dos smbolos que ora apresentamos, podem, dependendo do contexto em que venha inserido, apresentarem dupla interpretao, portanto, como nunca , no despreze jamais o contexto do texto.
O EVANGELHO, conforme a viso de EZEQUIEL 1:1-14, e conforme o contexto histrico, pode ser visto da seguinte maneira. MT face de leo, objetivo: JUDEUS MC face de boi, objetivo : ROMANOS LC - face de homem, objetivo : GREGOS JO - face de guia, objetivo : IGREJA MATEUS apresenta Jesus como descendente de Jud, da dizer que Ele o Leo da tribo de Jud, visto tambm ser o leo smbolo estampado na bandeira desta tribo. Os Judeus jamais aceitariam um MESSIAS, que no fosse descendente desta tribo, cuja genealogia no passasse por DAVI. OBS.: O EVANGELHO DE MATEUS O QUE MAIS CITAO POSSUI DO ANTIGO TESTAMENTO, provando assim, na pessoa do Senhor Jesus, que as profecias estariam cumpridas. MARCOS, visando alcanar o povo romano, no qual havia grande ideal de servio ao Estado, apresenta Jesus como o homem que no veio para ser servido, mas para servir (Mc. 10: 45). Como servo, em marcos no apresentada genealogia.(face de boi). LUCAS, visando alcanar os gregos, que pela Filosofia, buscavam o ideal do homem-perfeito, apresenta Jesus como o Filho do Homem, e remonta sua genealogia at ado.(fica provado que Jesus foi um homem perfeito). JOO, escrito para a Igreja, apresenta Jesus como o Filho de Deus, o verbo ( palavra em ao / executor de deus). Joo no se preocupa em narrar milagres, visto que a Igreja de Cristo no precisa de ouvi-los para ser edificada, a guia ( espiritualidade).

46

46

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


47

Smbolos
ANJO : Mensageiro, ministrador ( Hb. 1:14) . As cartas de Apocalipse dizem de lideranas de homens constitudas por Deus ( vide as cartas). O anjo referido em Ex. 23:20, e Ex. 33, simplesmente Josu, substituto de Moiss. gua = palavra - Gn. 1:2 / Dt. 8:15 / J.3:5, 4:14, 7:38 / Apoc. 22:17 gua = povos - Apoc. 17: 15 Areia = povos Gn. 22:17 / Is. 10:22 / Os. 1:10 rvores = homens Jz. 9 / Sl. 1. / Jr. 17:8 / Mt. 7:17 / Lc. 6:43 guias = espirituais Mt.24:28 / Lc. 17:37 Animais = reinos Dn.7 e 8 / Apoc.: 13:2 Anel = autoridade Gn.: 41:42 / ster 3:10 / Dn.:6:17 / Lc.: 15:22 Azeite = uno ( capacitao ). Ex.:30:25 / I Sm.: 16 / Mt.: 25:4 Balana = justia / juzo I Sm.:2:3 / Pv.: 11:1 / Dn.: 5:27 Castial = Igreja / palavra = lmpada Sl. 119:105 / Mt. 25 / Apoc. 1:20 Crianas / pequeninos = discpulos Mt. 18: 3, 4 / Mt. 19:14 Carne = atitudes contrrias a palavra de Cristo Gl. 5:17 Cauda = traio / rebelio Apoc. 12:4 Diabo = drago / serpente Gn. 3:15 / Mc. 16:18 / Lc.10:19 / Ap.20:2 Estrela = posio espiritual [ anjo, homens, demnios] Ap.1:20 / 12:4 / Mt.24:29 Espada = palavra Mt.10:34 / Hb.4:12 Figueira = Israel Jr. 8:13 / Hc.3:17 Figos = filhos de Israel Jr. 24:1 Figueira, Videira , Oliveira = Trindade Jz. 9 / Jo. 15: 1,2 Vide = eleitos Is: 5: 1-7 Fogo = juzo ( aprovao / reprovao ) Gn. 19:24 / Lv.9:24 / Dt. 4:24 / I Rs.18:38 / II Cr.7:1 Martelo = palavra Jr. 23:29 Morte = separao, perda da comunho Gn. 2:17 / Is.59:1-2 / Mt.27:46 / Ap.1:18 Nu = Morte ( sem graa e comunho) Gn.3:7 / Ap.3:17 / Ap.16:15 Nuvem = presena de Deus Ex.13:21 / Nm.9:15 / Mt.17:5 / At.1:9 Po = ( proviso / necessidade diria ) Ex.16:4 / Ecl.11:1 P = pecado Gn.3:14 Ponta / chifres = domnio / naes Dn.7 / 8:3 Rede = palavra de Deus ( mensagem ) Mt. 13:47 Rocha / pedra = Cristo Dt.8:15 / Dn.2:35 / Mt.21:42 / At.4:11 / I Cor.10:4 Trovo = voz do Senhor Sl.18:13 / Sl.29:3 / II Sm.22:14 Vaso = servo Sl.31:12 / Jr.18:4 / I Ts.4:4 / II Tm.2:21 / I Pe.3:7 Vu = reverncia / respeito / restrio / submisso Gn.24:65 / Lv.16:2 / Mt.27:51 / I Cor.11:5, 6, 13. Virgem = Igreja ( Mt.25 ) / Jerusalm ( Is.37:22 ) OBSERVAO: bem possvel, que quando em Is.7:14, o Senhor diz que a virgem daria luz um filho, que os judeus apenas esperassem por um Messias nascido na cidade de Jerusalm e nada mais, contudo Deus, que transcendental, cumpriu esta promessa literalmente.

47

47

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


48

SIMBOLOGIA DAS CORES As cores so muito diversas e podem apresentar muitos significados, porm so poucas as cores bsicas com grandes sentidos. BRANCA :(Santidade, Justia, Aprovao). De modo geral representa a paz, todavia na dispensao do anticristo, significar a FALSA PAZ, que somente a Igreja entender ( Ap.: 6:2 ). VERMELHA: (Cura Imediata). De modo geral, vitria pelo sangue do cordeiro, todavia na dispensao do anticristo, significar a guerra ( Ap. 6:4 ), derramamento de sangue. PRETA : De um modo geral significa luto e morte, todavia, no reinado do anticristo significar FOME, que sofrimento ( Ap.: 6:5,6) ( Ap.: 9:6 ). AMARELO : De modo geral representa riquezas ( minerais), em fim, a realeza; contudo, no reinado do anticristo, significar a prpria morte ( Ap.6:8 ). OBS.: O que uma DISPENSAO ? R: um perodo de tempo ( histrico / espiritual ), em que Deus trata com a humanidade, ou um povo, de uma determinada forma ou maneira. Ex.: INOCNCIA / LEI / CONSCINCIA / REIS / SACERDCIO ( SOB ROMA) / GRAA ( DISP. DA F ) / REINO DO A.C. / MILNIO. A BBLIA E A CINCIA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Esfericidade da terra . Is. 40:22 As estrelas so incontveis. Jr.33:22 O Universo envelhecendo. Sl.102:25 27 /Hb.l:10,11 Fogo no interior da terra. J 28:5 O frio vem do norte. J 37:9 O vento vem do sul. J 37:9 A terra suspensa no espaa. J 26:7 - O ar tem peso. J 28:25 - O vento se movimenta em crculos. Ecl. 1:6

ANTROPOMORFISMO E ANTROPOPATISMO o ensino sobre Deus, expresso em linguagem humana ( ISm.15:11 X ISm.15:29 ). IRONIA: Eis que o homem como um de ns Gn.3:22 Ttulos Jeovsticos ( YHVH raiz do verbo SER, traduo : SENHOR... )... Jeov tsabaoth : Senhor dos exrcitos ISm. 17:47 Jeov jir : Senhor que prov Gn. 22:14 Jeov raf : Senhor que cura Ex.15:26 Jeov nissi : Senhor nossa bandeira ( guia ) Ex.17:15 Jeov shalom : Senhor paz Jz.6:24 Jeov tsidknu : Senhor justia nossa Jr.23:6 Jeov shamm : Senhor est presente Ez.48:35 Jeov Micadiskim: Senhor que Santifica. El / Ely / Eloi = Deus - El Shaddai = Deus Todo Poderoso El Elyon = Deus Altssimo YOSHUA HAMASHIHA = JESUS O MESSIAS

48

48

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


49

Como

interpretar a Bblia A Bblia composta de contextos histrico, espirituais e profticos. composta de 66 (sessenta e seis livros). Cada livro subdividido em captulos. Cada captulo subdividido em versculos

Para uma boa interpretao bblica, necessrio NO fugir a seguinte regra bsica: Cada VERSCULO, s poder ter sentido dentro de seu prprio CAPTULO, que por sua vez s tem sentido dentro do objetivo do seu prprio LIVRO, que em fim, somente ter sentido se concordar com o objetivo GERAL da ESCRITURA, ou seja, formar uma perfeita harmonia com os 66 (sessenta e seis ) livros restantes, pois de Gnesis a Apocalipse a Bblia CRISTOCNTRICA. EXEGESE : , buscar o sentido da palavra dentro do seu CONTEXTO. Ex. vide sentido da palavra "salvo" em ATOS : 16: 23 34. HERMENUTICA: a arte da interpretao do texto. Ex.: Mt.14:13-21 / Mc.6:30 44 / Lc.9:10-17 / J.6:1- 14 1. Quem perguntou onde comprar po ? 2. Quem tinha cinco pes e dois peixes ? 3. De que eram feitos esses pes ? TEOFANIA : Estudo concernente s aparies de Jesus no Antigo Testamento. Gn.22: 11,12 / 16:5 13 / 18:1 8 / Js.5: 13 15 / Jz.6:11 24. ATENO: Todos os estudos contidos nesta apostila reproduzidos , herana ao estudioso povo do Senhor. NUMEROLOGIA BBLICA Os nmeros na Bblia, falam to profundamente quanto as palavras, e aqueles que atentarem para este fato descubriro detalhes, que os levaro a altssimas posies espirituais. O NMERO 1 : Representa o absoluto, ou seja, NADA que Deus organize, vir com duas lideranas, JAMAIS; pois aonde houver mais de UMA cabea, nisto estar predito tambm uma diviso. O nmero um tambm registra a exceo, quando trata-se de um fato, no qual claramente entendemos os propsitos de Deus, por exemplo: quando Deus permitiu que satans tocasse na vida de J. Este foi um fato singular, em que Deus permitiu que o mal assolasse a vida de um homem que lhe era, em tudo, fiel. Este episdio NUNCA mais ser repetido; e hoje vemos com muita clareza esta retrica ( Lc. 10:19). O NMERO 2 : Representa apoio, confirmao, e testemunho. Jesus enviou os discpulos de dois em dois, e todas as legislaes sempre solicitaram duas testemunhas (Mc.6:7 / Mt.18:15 17). Tambm o dois representa uma situao confirmada por Deus, na qual Ele tem pressa em realizar ( Gn.41:1 8, 25 36). O NMERO 3 : representa uma operao da Suprema Trindade, ao mesmo tempo que denota domnio espiritual. Por exemplo, o nmero simblico da Besta 666 ( trs vezes o seis) Atos 10; 14 16. O NMERO 4 : Reporta-nos aos pontos cardeais, prefigurando uma operao que abranger TODA a terra ( Ez. 1:5 / Ap.4:6 / Dn.7:3 ). O NMERO 5 : Lembra-nos os dedos da mo do homem, prefigurando uma situao em que o livre arbtrio( deciso humana), ser necessrio( Mt.25:2 /Ap.9:1 5). podem livremente se

49

49

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


50 O NMERO 6 : o nmero referente ao homem. Deus criou o homem no sexto dia, deu-lhe seis dias para trabalhar. A Bblia contm 66 livros , que a revelao dada ao homem. OBS.: em Mt.6:6, encontramos o centro da vontade de Deus. O NMERO 7 : Representa a perfeio (ONISCINCIA). Alm do nmero sete representar a oniscincia divina, pode tambm, muitas vezes, estar relacionado com qualquer outro fato, que ter uma ao perfeita ( Js.6:4 / Sl.119:164 / Is.30:25,26). O NMERO 8: Representa um novo marco, o incio de uma nova influncia. Ex.: Profecia de I Reis 13 ( Josias, quase 300 anos ); comeou a reinar com OITO anos (II Reis 22 ), e mandou restaurar o Templo. Ajuntou o povo e renovou o pacto do Senhor ( II Reis 23). Levantou-se contra fatos profanos ( II Reis 23 : 15 30 ) Antes dele no houve rei semelhante que se convertesse ao Senhor de todo corao . DAVI foi o oitavo filho de Gesse ( I Sm. 16: 10 11), considerado o precursor do Messias ( Mt.12:23). Com No foram salvas oito almas, das quais reiniciou a raa humana (I Pe.1:20 / Gn. 6). A Besta o oitavo reino, e abranger toda terra , influenciando toda a histria humana( Ap.:17:11). (contribuio da irm Rosngela Cruz Gerao Jesus Cristo). O NMERO 9: O nove pode representar o cumprimento de uma promessa ou aliana. ( Mc.15:34 hora nona / Gn.17 Abrao, 99 anos Sara 90 anos / A mulher aguarda nove meses para dar a luz). ( contribuio da irm Rosngela Cruz Gerao Jesus Cristo). O NMERO 10: representa a TOTALIDADE, sendo uma operao concluda pelas mos humanas ( lembrar dos dedos ). ( vide Mt. 25 , e Ap.12:3 ). Tambm abrange toda terra. O NMERO 11 : Representa uma submisso involuntria. Em Gn. 37, o sonho de Jos mostra que seus irmos, mesmo contrariados, teriam que se curvarem perante ele( foi mostrado onze estrelas, e Benjamim ainda no nascera). Em Ez.30:20 31:1, demonstra que Deus imporia jugo sobre o Egito, fazendo-o cativo. Em Dn. 7:8, Deus submeter o mundo ao reino do A.C. ( at a Igreja que no for levada) - Vide II Ts 2: 1 12 . ( Contrib.: Rosngela Cruz Gerao Jesus Cristo). O NMERO 12: Representa a plenitude ( uma operao direta da divindade). -Deus dividiu Israel em 12 tribos. -Jesus escolheu 12 apstolos. -Na multiplicao dos pes sobejaram 12 cestos. -Apocalipse fala de 12 portas e 12 fundamentos. DETALHE : Quando o Senhor Jesus diz que deveramos perdoar 70 X 7 = 490, isto no apenas um jogo ilgico de nmeros, mas revela que, ao se cumprirem os 490 anos da semana proftica de Daniel, Ele (Jesus), vir sobre o Monte das Oliveiras e dar perdo a toda nao de Israel em apenas um dia.(Ez.36:16 37 / Zc.3:9 / Zc.14 / Rm.11:25 32).

Tipologia ( Estudo de uma situao que exemplica outra)


Dentre uma infinidade de maravilhas que podemos colher com o estudo das tipologias, a principal podermos chegar a concluso de cousas que ainda sucedero. Tambm veremos com muita clareza, a causa da destruio e sofrimentos ferrenhos da nao de ISRAEL( Os.4:6). 50 50

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


51 ABRAO, A TIPOLOGIA DO PRPRIO DEUS 1- Disposto a entregar o prprio filho. JOS, UM TIPO PERFEITO DE CRISTO 1. Invejado pelos prprios irmos: 2. Vendido por preo de escravo: 3. Trado pelos prprios irmos por inveja: 4. Entregue nas mos de um povo estranho: 5. Revelou-se segunda vez para livrar e perdoar: 6. Provou o seu povo at lhes descobrir o corao MOISS, A TIPIFICAO DO LIBERTADOR (JESUS) 1-Criado no meio de uma gerao corrompida: 2-O sentido do nome: 3-Liberta o povo da escravido: 4-Prov sustento no deserto: 5-No faz o povo herdar a terra(substitudo): 6-Foi arrebatado: 7-Pr-anunciado pelo cu: 8-Relutou ao chamado: 9-Intercessor: 10-Encontra resistncia para libertar. 11-Casou com uma mulher de povo estranho. ELIAS, A TIPIFICAO DA PRPRIA DIVINDADE (I Reis 17 e 18) Muitos no compreendem o porqu de Elias ter matado os 450 profetas de Baal, e ainda dizem que esta seria uma tima oportunidade para lhes ter pregado a palavra e anunciado o grande Deus de Israel. Tudo bem, mas vejamos o outro lado: Estudando os trechos da vida de Elias vemos com toda certeza, que o mesmo esta na representao do prprio Deus; Israel est em meio a idolatria, se curvando a Baal, e a palavra revela que os idlatras no herdaro o reino de Deus, ento Deus, mostra o seu implacvel juzo contra a idolatria. Demonstrando sua tremenda posio, Elias diz: por trs anos e meio no haver chuva sobre a terra, este perodo foi terrvel a ponto de mes cozinharem os prprios filhos. Como chuva tambm significa a graa de Deus, estes trs anos e meio sem chuva representam os trs anos e meio da Grande Tribulao, onde o esprito da graa estar ausente e horrores sucedero sobre a terra. O episdio anterior est relacionado com o sucessor de Elias, Eliseu, o qual tambm amaldioou os meninos que, foram devorados pelas ursas: os meninos representam os discpulos indefesos que no forem arrebatados; as ursas representam o imprio da Besta( Besta e Falso Profeta), que martirizar os que ficarem, e Eliseu pode representar o Esprito Santo(substituto), que se vinga dos que no O levaram a srio.

DAVI, UM REINADO PREFIGURANTE AO DE CRISTO ( Samuel e Reis ) 1-Chamado em condies improvveis. 2-Desprezado pelos irmos 3-Passou na prova ( Golias) - ( Satans Mt. 4) 4-Fugitivo com ameaa de morte. 5- Rei, Sacerdote, e profeta ( ouro/incenso/mirra ). 6-Deixa encargos a diante. 7-Trado por amigo ntimo( Sl.38:11 / 41:9, etc...) 8-Clamor de profundas dores e abandono( Sl.22) 9-Despiu-se das vestes reais, tomando aparncia comum. JOSU: UM TIPO DO ESPRITO SANTO 1-Foi dito ao povo: adiante de vs eu envio o meu anjo( Josu, Ex.) Foi dito: no lhe provoqueis a ira, no ter misericrdia 1. Jesus disse, que quem pecasse contra o Esprito santo no teria perdo 2. Josu disse: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor( o E.S. s aceita como casa o que serve ao Senhor. 51 51

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


52 3) O zelo do E.S. ser mostrado no dia do arrebatamento, quando sem misericrdia, deixar os crentes fracos.

JOO BATISTA, A TIPIFICAO DA IGREJA 1-Poderia ter prosseguido dentro de um sistema natural. 2-Foi para o deserto (dificuldades). 3-Anunciava o que fora ANTES dele, e ao mesmo tempo o que vir. 4-Foi martirizado ( somos entregues a morte todo dia) DETALHE PARA COMPREENSO: Deus enviou um libertador ao Egito para fazer com que um povo herdasse a terra prometida, TODAVIA, entre a promessa e o seu cumprimento, havia um grande DESERTO, onde inmeras provas foram realizadas e muitos no foram aprovados, sucumbindo no DESERTO. { No NT. O Egito o mundo, a terra prometida a salvao.O DESERTO, a atual situao

52

52

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


53

Jejum
O FIM DO JEJUM O povo evanglico dos dias atuais, continua fazendo jus a palavra de Osias 4:6, que diz: o meu povo foi destrudo porque lhe faltou o CONHECIMENTO. (Ao que parece o grande problema vem perpetuando-se (Osias 4:6 e 6:6).

53

53

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


54 Em todo o tempo insistimos em dizer que vivemos na graa (Ef. 2:8), mas no abrimos mo dos nossos legalismos pessoais, estamos sempre a buscar uma auto-justificao, procurando alcanar Deus, por nossos prprios mritos, e no receb-lo mediante graa (favor imerecido). Em Joo 5:39, o Senhor Jesus no nos manda a uma simples leitura das Escrituras, mas a um EXAME. Examinar no simplesmente ler. A exemplo disto vemos em Atos 8:26,40, quando Filipe enviado a falar ao eunuco, ele pergunta: entendes tu o que ls? Ora, se uma simples leitura bblica fosse o suficiente para a compreenso das narrativas, a pergunta no teria fundamento. Porm a resposta do eunuco, clara: como entenderei se no h quem me explique. O fato acima nos trs justificativa ao que Paulo escreve, que uns so para doutores, outros mestres, outros operadores de maravilhas, em fim, Deus quem levanta os seus ministros (I Cor. 12:7-11). Concluindo ento, fica claro que no basta uma simples leitura, para afirmarmos o que a Bblia diz. A Bblia s passa a ser a palavra de Deus, depois de orarmos, meditarmos, compararmos, pesquisarmos, compreender os costumes de pocas, contextos e cenrios em que determinadas expresses e atos vieram a existncia, e depois de plenamente convictos, sermos em fim capazes de apostar a vida no que ora conclumos. Isto, claro, no da noite para o dia, como alguns ignorantemente tentam fazer, caindo em abismos e puxando outros. Por falta de conhecimento dos fatos descritos, que muitos tm se extraviado por seus prprios caminhos, e ao invs de santos tornam-se loucos, e da partem os absurdos como: 1. Um diz que as mulheres no podem cortar o cabelo, e dizem que est na Bblia. 2. Outros dizem que as mulheres tm que usar o vu. 3. Criam padres de vestes para a Igreja e, incrivelmente, dizem que est na Bblia. 4. Fazem exaustivas campanhas exploradas, e dizem estar na Bblia. 5. Dizem-se at predestinados desde o ventre... 6. Dizem que o Pai, Filho e Esprito Santo so um... Bem, estes e outros fatos profanos fazem parte da equivocada vida de muitos, porque pensam que em uma simples, e superficial leitura podem entender o que diz a Bblia. A exemplo do eunuco, eles no entendem o que lem. OUTROS EXEMPLOS Em Habacuque 3:17, o profeta diz: Ainda que a figueira no floresa. Ora, ns nunca vimos uma figueira florescer, seus frutos nascem direto do caule, ento o que o profeta estaria dizendo na verdade? Em Mt.21:19, O Senhor Jesus amaldioou uma figueira porque no tinha figo (mas no era tempo de figo), ento, o que diramos, que ato insano - Eu pergunto: Entendes o que ls? Juzes 9:10, Mateus 24:32, Marcos 13:38, Lucas 13:06, e outras passagens nos falam da figueira, da, eu repito: Examinais, e no somente ler. Figueira = Nao de Israel Florescer = corresponder aos desgnos divinos No nascer mais fruto = Joo 1:11,12 ( amaldioados ). Muito bem, espero que esta pequena introduo seja suficiente para provar-lhe que, talvez hoje voc esteja praticando muitas coisas, e que pensa at estar agradando a Deus, mas na verdade Deus no est nem a; pois o compromisso de Deus com a sua palavra (Jeremias 1:12). Deus no tem compromisso com nossos legalismos, ou auto suficincias, ou ainda com as ignorncias que os seres humanos venham criar para se autojustificarem perante o Senhor. Deus no leva em conta o tempo da ignorncia, mas tambm no culpado por ela (At. 17:30) Deus no aceita que O sirvamos como queiramos, mas somente como ele mesmo determina em sua palavra. VAMOS A QUESTO DO JEJUM O primeiro erro dos meus diletos irmos, constitui-se em dizer que, Moiss jejuou 40 dias e noites, o que impossvel a qualquer ser humano (Ex. 24:15,18), e examinando Deut.9:9-19, conclumos que o suposto jejum durou na verdade 80 dias. A minha pergunta simples... Isto possvel?

54

54

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


55 No existe nenhum ser humano que possa passar sete dias sem beber gua, o que dizer de 40 dias. Como poderemos ser to inocentes, ou quem sabe irmos a um estado de loucura mais profundo, e no considerar Moises um homem. ANALIZANDO FATOS E DICIONRIOS CONCLUIMOS; 1. 2. Jejum: uma determinao de algum em abster-se de gneros alimentcios ( a prpria pessoa que se auto programa ao fato). Ficar sem comer:Pode no representar um jejum (determinao pessoal). Mas um envolvimento em uma dada situao em que o ser humano foi submetido abstinncia, at mesmo por ficar impossibilitado de lanar mo da alimentao.

3. Este segundo episdio, o que claramente ocorrem com Moises. Ao estar no monte deserto, onde no havia alimento ou gua, Moiss, subiu sem saber o tempo que lpermaneceria; a nuvem de Deus encobriu-o, e ali, todos aqueles dias e noites (sem comer, beber ou dormir), recebeu Moiss inmeras revelaes. Os propsitos de Deus no podem ser obstrudos por absolutamente nenhuma situao, e at a necessidade fsica/orgnica de Moiss, Deus na sua soberania e transcendentalismo supriu, ou simplesmente fez desaparecer, at que armazenasse em seu esprito tudo que desejava. Por fim, Moiss no determinou jejuar, mas a propsito de Deus o manteve em tal situao at concluir seus desgnos. *Elias I Reis 19:1-18 Na passagem em epgrafe, vamos mais uma vez, nos deparar com os profticos 40 (quarenta). Nmero de grande importncia para a nao de Israel. Aqui mais uma vez, vemos o grande profeta Elias, caminhar pelo deserto por 40 dias e noites, antecedendo ao episdio, o fato deter sido alimentado por um anjo, o qual lhe trouxe algo espiritual. No vemos em hiptese alguma uma pr-disposio, ou determinao de Elias em jejuar, mas entendemos que mais uma vez, tal qual Moiss, havia um propsito de Deus em leva-lo ao Monte Horebe para com ele falar, dar-lhe diretrizes e experincias, e neste trajeto, simplesmente as necessidades de Elias foram supridas pelo poder de Deus, ou seja, o espiritual, suprindo o natural. Nada impede os propsitos de Deus. Desde o AT... no encontramos qualquer passagem Bblica que pudssemos toma-la como regra ou mandamento de jejum; contudo, muitos, sem a devida pesquisas, insistem em afirmar o que no podem provar... existem milhares de livros loucos, que tentam at ensinar como jejuar: Isto realmente o cmulo da ignorncia e do absurdo. Desde o AT... quando o povo de Israel ia ao jejum, o contexto no difere; sempre uma situao de catstrofe que os envolve, quer seja praga, fomes, guerras ou similares. O jejum era algo (costume) que fazia parte exclusiva da cultura judaica (jamais gentlica). O evangelho de Jesus no composto de costumes, mas ensinos, mandamentos exclusivos de Jesus. Em Glatas, vemos o apstolo Paulo destronar todos os conceitos Judaicos, mostrando que a nova revelao infinitamente superior. O Profeta Desconhecido (I Reis 13:1-10).

Na referida passagem, especificamente no verso (8) oito, vemos que este profeta tinha uma ordem Divina pessoal, expressa, para no comer ou beber naquele lugar; no houve determinao pessoal do profeta, mas ordem divina especfica, de Deus para o profeta. Este homem no jejuou, mas ficou sem comer por obedincia, o que extremamente diferente. Contudo, mais adiante vemos que o mesmo desobedece, e isto custou-lhe a vida; pois havia uma ordem direta. Quero repetir que o entendimento da Bblia requer muito estudo, dependncia do Esprito Santo, e dos mestres que Deus levantar, por isso tambm, somos alertados quanto aos falsos mestres. Porm ao povo sincero e temente, o Senhor dirigir ao seu verdadeiro aprisco. FATOS QUE PROVAM A NECESSIDADE DE ESTUDO 1 Isaias 66:3 Lateralmente, este verso seria uma grande confuso, mas se entendermos que trata-se de uma revelao para a dispensao do milnio, ento, tudo estar bem. 2 I Samuel 15:11 e I Samuel 15:29 55 55

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


56 Aqui acharamos contradio; afinal, Deus se arrepende ou no? Ora, o que onisciente, certamente no tem arrependimento. Aqui ns encontramos uma linguagem chamada antropomorfismo, ou seja, Deus utilizandose do linguajar Humano. Logicamente a linguagem humana que Deus deve usar para que possamos entend-lo. 3 - (a) ISm 31:1,4 e (b) II Sm 1:1,10 Vemos que na passagem (a), a Bblia afirma que Saul suicidou-se, e na passagem (b), a escritura revela o que um homem disse ao rei Davi, porm, no se detm quanto a veracidade do fato - a vemos apenas uma narrativa. Na primeira passagem (a), entretanto; h uma afirmativa. Enfim, podemos afirmar que Saul suicidou-se, e o amalequita, que desejava alguma exaltao; por sua mentira, recebeu a morte. ( veja I Cron. 10 ). DE VOLTA A QUESTO DO JEJUM A) Mateus 17:14 -21, observamos: 1. No verso 17, O Senhor Jesus diz: Gerao Incrdula, mostrando que o demnio encontrou resistncia na falta de f dos discpulos. 2. No verso 20, dentro do mesmo contexto,o grande enfoque de Jesus volta-se para a questo da f. 3. Somente no verso 21, vemos citao a jejum e a orao, sendo assim, o maior enfoque fica para a questo da f, CONTUDO: Lembramos que NOTAS bblicas, revelam que este trecho NO faz parte dos manuscritos adotados, sendo apenas nota de estudo de Joo Ferreira de Almeida. B) Marcos 9:14 -29, observemos: 1. 2. 3. No verso 19, o Senhor Jesus enfatiza a falta da f novamente. No verso 23, mas uma vez faz-se aluso a f. No verso 29, fala de orao e jejum; porm, esta passagem de Marcos, nas Bblias mais atualizada de estudos, encontramos nota de rodap, revelando que esta palavra (jejum), no faz parte dos melhores manuscritos adotados. (no me pergunte porque).

C) Lucas 9:37 - 42 No verso 41, o nico enfoque que vemos, diz respeito incredulidade (falta de f), e nada mais. A final de contas, porque aquele demnio no saiu? As passagens correlatas, enfatizam muito mais a falta de f, do que a pratica de jejum, pois Hb 11:6, revela que sem f impossvel agradar a Deus, porem, isso no dito a respeito de jejum. PRESTE MUITO ATENO a) Em Zacarias 8:19, diz que o jejum ser gozo, alegria ,e festa. b) Em Isaas 58:1-11, vai mostrar o que realmente agrada a Deus. Seguindo nos estudos, vamos concluir, que nem no AT. ou no NT, NO existe mandamento algum prtica do jejum. Vemos que o Senhor Jesus nunca ateve-se a uma poltica de ensino desta prtica, como por exemplo o faz quanto a orao. A Bblia revela as muitas retiradas de Jesus s oraes (mas no fala de jejum).

DETALHE: Sendo JESUS HOMEM (o verbo se fez carne), ou seja, despiu-se de sua glria (divindade), dependia ento, como qualquer homem, da direo divina obtida na orao, e no estava fora dos limites das necessidades como qualquer homem. ENTENDENDO UM POUCO MAIS - Mateus 9:14-15 Esta passagem esta dentro do contexto de calamidade (Jesus ser tirado dos discpulos). Jesus NO mandou jejuar, disse que eles jejuariam. Aqueles trs dias em que Jesus lhes foi tirado, e ainda o Esprito Santo no houvera sido dado, est enquadrado no contexto calamitoso do AT., aqueles trs dias devem Ter sido terrveis. ATENO: Quando algum jejua pelos seus pecados, expressa uma calamidade dupla; primeiro pelos seus pecados, e segundo por sua falta de conhecimento Bblico. A Bblia revela o nico caminho para alcanarmos o perdo (I Joo 1:9).

56

56

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


57 OBS: No estou me importando se todos vo compreender o que tenho dito, e ainda direi; pois cada um anda na f e conhecimento que alcanou, porem, deixo claro que o meu temor ao pai, ao filho, e ao Esprito Santo. MATEUS CAP.4 E LUCAS CAP.4 Ambas as passagens relatam fatos da estadia de Jesus no deserto, perodo em que foi TENTADO pelo diabo. Voc deve notar o grifo na palavra tentado, exatamente isto o que a Bblia concorda, porm eu quero indagar - voc entende o que l? Veja bem, isto possvel? Como pode o Deus filho, Senhor da Glria, Divino, ser tentado pelo mal (pelo diabo)? claro que no pode, isto seria um absurdo; pois Tiago vai revelar que a divindade no pode ser tentada pelo mal (Tiago 1:13). Ento, o que conclumos, que o Jesus tentado no foi o Jesus divino, mas o Jesus homem, o verbo que se fez carne e habitou entre ns estou falando de um nico Jesus (Joo 1:14), e quem no confessa isso no procede de Deus (I Joo 4:1-3). Por fim, j provamos que o Jesus tentado, no estava, ou no podia estar, investindo de seus atributos divinos; pois o pai o enviou a terra no como Deus, mas como homem, nascido de mulher (Gn 3:15), para cumprir os seus propsitos. OBSERVE: A grande glria do episdio a vitria do Jesus homem sobre a representao mxima das trevas, mostrando, que, assim como ele (homem) venceu, ns tambm podemos vencer seguindo seu exemplo, ou seja, vivendo e lanando mo do que est escrito. O Jesus divino o verbo, mas o Jesus humano, lanou mo do verbo (palavra), e venceu.

Em fim, temos claramente compreendido, que, Cristo despiu-se de sua Glria, ou seja; abriu mo de seus atributos divinos, para cumprir, como homem, o propsito do pai revelado em Gn. 3:15. Mais resumidamente queremos lembrar que o Jesus tentado era humano, sendo assim, no poderia lanar mo da divindade e transformar as pedras em pes; pois iria contrariar o plano divino de ele estar na terra como homem, e no como Deus. CONCLUSO Sabendo que o Jesus DIVINO no precisaria jejuar (lgico), e que o Jesus-Homem NO PODERIA jejuar 40 dias (qualquer citao contrria profana), como explicar o aparecimento do vocbulo jejum nas referncias de Mt.4 e Luc 4. Na verdade j temos comentado isto, todavia vamos ressaltar que, somente Mt. 4. Usa a palavra jejum, porm Lucas (que era mdico), diz: Naqueles dias no comeu coisa alguma, o que bem diferente, e que tambm concorda com definio do dicionrio. FINALIZANDO Para finalizarmos, o que acontecem com esse Jesus-Homem, que foi tentado, foi o mesmo ocorrido a Moiss e a Elias, ou seja: por estarem envolvidos em uma ordem divina, em um cumprimento de obedincia, todos tiveram as suas necessidades naturais supridas pelo espiritual (DEUS), ou seja, no precisaram comer, beber, ou dormir; pois o propsito de Deus no pode ser interrompido. Definitivamente no h regra ou mandamento de jejum para a Igreja do novo testamento. No esquea que nenhum dos apstolos em seus escritos, deram continuidade a este tipo de assunto ou ensino, ficando claro no ser este fato fundamental. ATENO: Em Ef. 6:10-20, O jejum no faz parte da armadura do crente

Pr. Tupirani da H.Lores Rua Mariano Procpio, n 35 20220-170

O ARREBATAMENTO DE MOISS

57

57

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


58

O assunto que me proponho a provar torna-se muito evidente, uma vez que, conhecendo as regras de interpretao bblica, e compreendendo a diferena de autor para escritor, no encontro absolutamente nenhuma dificuldade, de mais uma vez, apostar a vida no que ora escrevo. Reconheo tambm que, assim como um dia fui um cego guiado por outro cego, dentro dos Templos Evanglicos, muitos, ainda que no consigam contrariar as minhas palavras, e a veemncia com que as trago, tentaram mesmo assim, inutilmente, resistir ao mover do Esprito de Deus; e ao invs de crescerem, atrofiaro as suas vidas, at definharem por completo (porque sei o que recebi do Senhor, e ponho a prova). DEUTERONMIO Cap.34 O capitulo em epgrafe, relata o que todos j sabemos sobre o final da vida de Moiss. Contudo, nos versos cinco e seis, o ESCRITOR de Deuteronmio diz que, o prprio Deus o sepultou, e a julgar pelo contexto geral das Escrituras j no poderemos conceber tal idia; visto sepultamento no ser de forma alguma ao atribuda a Deus.
Ainda nos mesmos versos, o ESCRITOR tem a ousadia de descrever um local para a sepultura de Moiss, seguindo ainda a discrepncia de dizer que ningum sabe aonde. Ora, ser que no parece ter alguma coisa errada, julgando entre as afirmativas, e ao mesmo tempo, a dvida contida no texto. Bem, se ningum sabe, e ningum viu; semelhantes afirmativas textuais no deveriam ser encontradas nos relatos (a menos que pudssemos identificar no texto uma revelao direta, O QUE NO OCORRE). Contudo, a verdade parece ser bem mais simples que parece. Da-se o fato que, subindo Moiss ao monte, e depois de meses, aps incessantes buscas, no sendo encontrado, foi mais fcil ao povo imaginar um sepultamento do que um arrebatamento. E evidente que no estou tentando provar o arrebatamento de Moises, para aqueles que so conhecedores da matria chamada tipologia bblica; pois sabendo que Moiss tipifica a Cristo, no restaria outro caminho, a no ser o arrebatamento.

LIVRO DE JUDAS Devido aos relatos completamente errados de Deuteronmio, foi desenvolvida uma tradio judaica, a qual o escritor da epstola de Judas deixa escapulir; de que o Arcanjo Miguel e o diabo teriam contendido a respeito do corpo de Moiss. Por mais que tentemos imaginar a possibilidade do fato, fica um vazio muito grande sobre a narrativa se perguntarmos O POR QUE? Sei que tem um monte de afirmativas incoerentes que so feitas quanto ao fato, e no teria tempo para colocar todas neste breve estudo, alem do mais, no quero preocupar-me com as mesmas, visto que ao final destas narrativas, estarei provando o arrebatamento de Moiss. MATEUS 17 / MARCOS 9 / LUCAS 9.28-31
No local que nos cristos chamamos de monte da transfigurao, est escrito que apareceram Moiss e Elias. Bem, ns sabemos que quando algum parte desta terra, uma vez salvo, acontece exatamente o que foi descrito no Evangelho de Lucas 23.43; ou seja, a essncia espiritual segue para o Paraso, enquanto que o corpo voltar a terra, onde aguardar o revestimento que Paulo chama de incorruptibilidade (I Cor. 15.50-54); e que, em se tratando dos salvos, tambm chamado de a primeira ressurreio (Apoc. 20.46 / 1.6). Sendo assim, fica evidenciado que, quem ainda espera a transformao do seu corpo carnal (corruptvel) em corpo glorioso (incorruptvel), est
58 58

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


59

aguardando os fatos no PARASO, e somente aps, herdar a Glria de Deus propriamente dita. Ou seja, paraso e inferno so estgios intermedirios, e Glria de Deus (Reino), e lago de fogo e enxofre, so estgios finais. Conforme revela o texto de LUCAS 9.28-31, Elias e Moiss esto falando para Jesus de coisas futuras, e isto perfeitamente possvel visto Moiss e Elias terem EVLUDO a um estgio superior, estavam revestidos da glria e conhecimento de Deus, ao passo que o Senhor Jesus despiu-se da sua glria, ou seja, INVOLUIU, limitando-se a planos inferiores (Joo 1. 14).
Conforme II Reis cap. dois, Elias no morreu, logo, seu corpo no est no p da terra, e tambm o seu esprito no est no paraso, mas sim, na Glria de Deus. E em virtude de Moiss estar no mesmo estgio em que Elias se encontra, aparecendo ambos na mesma dimenso, fica evidenciado que ambos j passaram pelo mesmo processo, ou seja, Moiss foi arrebatado tambm. Pr. Tupirani da Hora Lores

JESUS CELEBROU A PSCOA

59

59

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


60

Para introduzir o assunto milenar, que ora detenho-me a comentar, quero ressaltar, aquilo que todos, sem exceo o sabem, ou pelo menos deveriam saber; que a atual dispensao que vivemos, a dispensao da graa, ou seja, da f; quando o Senhor Jesus disse que, se tu creres vers a glria de Deus. O debate dos apstolos na Assemblia de Jerusalm, registrado em Atos 15 ( quinze), deixa evidenciado que, a Igreja gentlica, no deveria ser composta de rituais; claro, outros podem ter as mais diversas interpretaes, a minha recomendao simples, para que estudem seriamente, antes de fazerem qualquer afirmativa, e claro, saber que a Bblia no interpretada por deduo, mas sim por revelao. muito aconselhvel antes de fazer quaisquer afirmativas, dizendo que a Bblia diz, se perguntar se s capaz de apostar a vida no que busca afirmar; pois se no fores, CERTAMENTE, estars em condenao. Isto, claro, no auto sugesto, mas sim, a testificao do Esprito Santo que testifica com o nosso esprito ( Rm. 8.16).
Sabemos que a Pscoa significa a libertao de Israel do cativeiro egpcio. Deus os concedeu este ritual que tipifica Cristo, como memorial de uma libertao, que jamais qualquer brao de carne poderia realizar; o sangue do cordeiro posto naqueles umbrais, representao de uma libertao espiritual, que viria a ocorrer pelo prprio Filho de Deus, quando do derramamento do seu sangue como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo. 1.29). Sabemos tambm que, enquanto existir um judeu na face da terra, este memorial dever ser celebrado; pois como revela XODO 12.14 este perptuo, jamais seria destitudo, por isso que o prprio Jesus, sendo judeu, o celebrou. A Bblia revela, uma vez dado inicio o ministrio de Jesus, a celebrao de duas Pscoas, donde se conclui tambm, que o Ministrio de Jesus teria durado de dois anos e meio a trs anos. Muita introduo poderia ainda ser dita, mas quero afinal chegar ao ponto definitivo, visto existir como sub-titulo em muitas Bblias a palavra CEIA. As pessoas ainda no tomaram conhecimento de que a Bblia, originalmente, no possui diviso de captulos, e muito menos de versculos, e nem tampouco estes subttulos que vem sobre os captulos das nossas modernas Bblias. A palavra ceia significa Refeio da Noite ou jantar, e em virtude de para os judeus cada novo dia ter inicio as 18(dezoito) horas, fica claro que, quando eles davam inicio a celebrao do memorial de libertao do Egito, o que para eles era um novo dia, para nos, cuja cultura extremamente diferente, pode ser chamado de ceia, contudo nunca deixar de ser a Pscoa. Diga-se de passagem, esta festa judaica para eles to importante, que eles a celebravam por quarenta e oito horas (Joo 19.31). Se me podem suportar ainda, me permitam provar que Jesus celebrou a Pscoa, deixando a observao dos seguintes textos. Em Mateus 26. 17 19, no possvel negar o fato. A est a Pscoa. Em Marcos 14. 12 16, negue quem quiser. A est a Pscoa. Em Lucas 22. 7 15, a est, mais uma Pscoa. Em Joo 13. 1 2, mais uma Pscoa. Sei que no necessrio, mas me permitam dizer. Ai no est quatro Pscoas, alguns textos so sinticos, ou seja, falam da mesma coisa, uma repetio. Agora, para aqueles que conseguem suportar-me ainda, estarei nas prximas linhas provando e apostando a vida, que o ritual desta celebrao continuou exclusivo para os judeus, nada tendo haver conosco, gentios.

60

60

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


61 Nos textos mencionados anteriormente, no conseguimos detectar nenhuma ordenana de continuidade desta celebrao, e em virtude de dizermo-nos discpulos de Cristo, poderamos encerrar o nosso estudo por aqui; pois, no sou seguidor de Paulo, Pedro, Tiago, ou Joo; sendo assim, pouco me importa o que eles tenham feito, ou dito, visto as regras para a Igreja, serem obrigatoriamente procedentes de Cristo, o seu fundador, e estas regras s podem proceder de Mateus, Marcos, Lucas, e Joo (O EVANGELHO). Bem, mesmo considerando inacreditvel, que algum possa apoiar-se em cartas e epstolas para criar regras para a Igreja, vamos mesmo assim examinar o texto mais usado pela maioria das Igrejas quando desejam falar do ritual da ceia. Eu sei que alguns ficam chateados quando me refiro ceia como ritual, mas no existe outra palavra a ser empregada, visto todas as prticas rotineiras serem chamadas de ritual. No tenho inteno de ofender, apenas estou usando a palavra cabvel dentro do nosso idioma (vide dicionrio). O Texto ao qual me refiro, o de I Cor. 11. 23 26; o qual o nosso irmo Paulo, afirma ter recebido do Senhor, e quanto a isto no h problema algum. Contudo, quero afirmar, que receber um fato, e entender pode ser outro muito diferente(Dn.12.8,9). De todos os textos que examinamos, o nico que diz, FAZEI ISTO TODAS AS VEZES QUE BEBERDES (verso 25), e TODAS AS VEZES QUE COMERDES (verso 26) este. Ante as expresses sublinhadas, gostaria de lembrar a quem Jesus est se dirigindo. Muitos diriam aos apstolos, ou discpulos; contudo eu acrescento. Apstolos e discpulos JUDEUS. Isto mesmo, os quais estariam de ano em ano comemorando esta mesma festa, pois este ritual foi dado como memorial PERPTUO exclusivamente a eles (JUDEUS). Ano aps ano, quando os judeus, embora agora tambm cristos, mas sem deixar de serem judeus, estivessem celebrando a Pscoa como memorial da libertao fsica do Egito, agora tambm, estariam celebrando o cumprimento da tipificao do cordeiro Pascal imolado para libertao do cativeiro espiritual, mediante toda a autoridade, ora, concedida a Igreja. Permita-me provar que, se Paulo estiver correto, tambm eu o estou; pois ele usa a expresso, anunciais a morte do Senhor AT QUE VENHA. Ora, qualquer criana que estuda a Bblia, j sabe que Jesus no voltar para a Igreja, que a Igreja no ver a volta de Jesus; pois a mesma ser arrebatada. Contudo, a profecia de Zacarias fala com clareza que, a volta de Jesus exclusiva para os judeus e ningum mais. Haver um total de trs manifestaes de Jesus na Histria de Israel. A primeira foi no Egito; a segunda quando o Verbo fez-se carne e eles rejeitaram; e a terceira ser essa que Paulo diz ...at que venha (que a implantao do milnio); pois a Pscoa memorial de libertao, e quando da terceira manifestao de Cristo aos judeus, eles, mais uma vez, estaro cercados pelo exercito do anticristo, na famosa guerra do Armagedom ( vale entre o Mar da Galilia e a Cordilheira do Carmelo). Bem, ento, fica bvio que, se este ritual trs em si um anncio, est evidenciado que ele no pode estar sendo anunciado pela Igreja em ceia alguma, mas sim pelos judeus nas suas Pscoas; pois o (at que venha) dito por Paulo, s pode ser anunciado pelos judeus. OBS. Queremos lembrar que, NENHUM dos apstolos que PARTICIPARAM da celebrao daquela noite de traio mencionou JAMAIS o fato, quer chamando de Ceia, ou mesmo chamando de Pscoa. Somente Paulo, e exclusivamente em Corintios, demonstra ter cometido este erro de interpretao, o qual em verdade, NO mencionado em suas outras doze cartas. Acredito que o erro de Paulo esteja ligado ao fato de o mesmo no ter sido participante de nenhuma das Pscoas que Jesus celebrou. A converso de 61 61

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


62 Paulo data de mais ou menos vinte anos depois de Cristo, e anteriormente ningum falou de Ceia alguma (vede Atos 15:29). Mais uma vez me permita dizer que, estou pronto a apostar a vida e aceitar quaisquer desafios nesta minha bblica convico, de que O Senhor Jesus no deixou, para a Igreja gentlica, absolutamente, nenhum ritual que gire em torno de comida ou bebida. Tem gente que diz que o Senhor acabou com a Pscoa e instituiu a ceia. J provamos que isto no tem como ser realidade, a Pscoa perptua. Existem alguns textos que, algumas pessoas retiram de seus prprios contextos, e usam como verdadeiros pretextos evasivos; vejamos. Em Joo 6. 47 59, temos um texto repleto de SIMBOLOGIA, e para explicar cada uma delas precisaramos de algumas aulas de seminrio a respeito de simbologias bblicas, matria que, infelizmente, poucas pessoas dominam. Mesmo assim me permita falar algumas bsicas do texto em questo. PO significa a nossa necessidade diria (necessitamos de Jesus diariamente). CARNE significa as situaes do nosso mundo natural. E Jesus diz no verso 51, darei pela vida do mundo, demonstrando em fim, que, tal qual um homem (I Joo 4. 2 3), estaria realizando uma obra no mundo dos mortais. O SANGUE significa que Jesus iria ao extremo entregando a prpria vida. Em fim; comer a carne e beber o sangue, nada mais significa que, ser participante da mesma OBRA (CARNE), e das mesmas AFLIES (SANGUE). Ou seja, ter os mesmos ideais. Mesmo que no houvesse nenhuma explicao sobre este texto de Joo seis, ele no apresenta nenhum conflito com nada, o que nunca se poder fazer, pegar este texto, e aplicar no contexto de Pscoa ou ceia; pois no sobre isto que trata o assunto. Quero apenas deixar mais uma breve lio. Em nenhum dos relatos encontrados no EVANGELHO (Mateus, Marcos, Lucas, e Joo), conseguimos achar a expresso AT QUE VENHA. Ou seja, Jesus no a mencionou. Sendo assim, quero lembrar que estou apenas fazendo um comentrio, se fosse o caso de Paulo estar correto em sua afirmativa. Todavia, quero ser redundante em esclarecer que, todas as doutrinas malucas que tem surgido, como predestinao, usos e costumes e etc, so sempre fundamentadas em alguma carta ou epstola, e nunca no Evangelho de Jesus que a NICA REGRA para a Igreja.

Pr. Tupirani H. Lores.

SEMINRIOS RECONHECIDOS PELO MEC

(A Cegueira Continua)

62

62

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


63

Como se no bastasse ter que suportar uns grupos de adolescentes que, sendo guiados por pais completamente cegos comparecem em programas de TVs, submetendo os seus ministrios a julgamento de espritas e catlicos, agora sou agredido e provocado com esta hipocrisia espiritual que, procurando ostentarem-se com ar de superioridade, alguns administradores procuram divulgar seus seminrios cobrindo-se com o podre manto do reconhecimento daqueles que no fazem parte do Reino de Deus. A Escritura diz que somos sal da terra e luz do mundo, ou seja: somos ns que preservamos e que fazemos a diferena, logo, no podemos nos submeter s regras deste mundo, tampouco fazermos alianas com aqueles que no fazem parte do mesmo Reino que ns. Eu gostaria de perguntar a estes pastores o que eles ensinam nas suas organizaes; se so realmente um seminrio, ou se no passam de mais uma grande casa de prostituio? Pois pelo que entendo, uma organizao reconhecida pelo MEC (Ministrio da Educao e Cultura), no poder abrir a Bblia para dizer que os catlicos e os espritas, segundo a Escritura, esto a caminho do inferno (Deut.: 18:9 / Apoc.:21:8 / 22:15, etc...). Ser que o MEC reconhece o ensino de que os que chilreiam entre os dentes, so anjos cados que se transformaram em demnios (Isaas 8:19) ? Talvez o MEC reconhea a existncia de Deus (Gnesis 1:1) ? Ou quem sabe a origem de Satans (Isaas 14 / Ezequiel 28) ? Talvez o MEC concorde quando declaramos que os criadores da doutrina do purgatrio no passam de filhos do diabo, e que as missas nada mais so alm de uma fonte astronmica de arrecadao para o vaticano? Ou ento quem sabe, no so estes pastores, que j se corromperam e decompuseram seus caracteres a tal ponto, que na verdade so eles que concordam com todas essas podrides? A Igreja verdadeira no est na terra para que suas aes sejam reconhecidas pelo mundo, ou pelos organizados segmentos governamentais, a Igreja Verdadeira marginal, no aceita os estatutos dos homens; pois se verdadeiramente Igreja, j possui o seu prprio (Bblia). Os crentes verdadeiros esto neste mundo para faz-lo reconhecer a realidade e a grandeza de um Deus sustentador, invisvel, mas real. No estamos aqui para buscar reconhecimentos, mas sim para romper todos os conceitos e tradies, e implantar os conceitos do Reino ao qual pertencemos, e isto, quer ouam quer deixem de ouvir. Patenteando a minha mais profunda averso e indignao, contra todo aquele que se diz cristo, mas busca apoio e reconhecimento fora de Deus, eu me despeo; contudo deixo claro, que apenas por um breve momento. GERAO JESUS CRISTO, Uma Gerao de Valentes Pr. Tupirani H. Lores. R: Mariano Procpio, 35 Sto. Cristo Rio RJ / 20220-170. (21)25160427 / 97334463.
WWW.OGRITODAMEIANOITE.WEBS.COM

Casamento X Registro de Casamento


Senti-me em uma profunda obrigao de deixar ao Povo de Deus mais esta fantstica informao; todavia, apesar da obrigao, com grande alegria o fao; pois com esta palavra j me vi livrando a muitos de algozes jugos que, somente serviram para martirizar suas vidas e sepultar seus ministrios. Gostaria de em to rara oportunidade, luz da Santa Escritura, deixar claro o que um casamento, ao passo que tambm j deixo o desafio, para aquele que quiser contestar, faa-o, mas no com palavras persuasivas das TRADIES humanas, e 63 63

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


64 sim, pela revelao de Deus baseada em sua palavra. S para adiantar quero deixar bem claro que, pelas palavras que seguir-se-o, eu, aposto a minha vida e aceito quaisquer desafio, quer perante o TODO PODEROSO, perante o diabo, ou ainda perante os homens e suas leis. Em fim, vejamos: Em Gnesis 2:24, diz: Portanto deixar o homem seu pai e me e UNIR-SE- a sua MULHER...Eu quero fazer uma pergunta aos meus diletos colegas pastores, e tambm aos chamados eruditos, ou ainda aos doutores da sociedade. Porventura no est a a instituio criada por Deus, a qual se chama casamento? Se o fato simples e incontestvel, por que ento jogar mentirosos jugos sobre os ombros dos outros, se no os podem provar, dando assim falsos testemunhos, ou ainda querendo viver em v tradio dos homens, as quais nunca produziram os frutos esperados. Outro detalhe que quero ressaltar que homens de tanto renome ainda no aprenderam que as leis dos homens jamais estaro acima da Lei de Deus. As coisas concernentes ao Reino de Deus possuem uma regra EXCLUSIVA, chamada Bblia. Portanto, jamais uma lei humana ditar a regra de conduta dentro da Igreja(Reino). Diga-se de passagem, Estatuto de Igreja serve apenas para ocupar lugar nas gavetas. Quando Ado e Eva casaram-se no existia escrita, no existia papel, e muito menos cartrio, porm, j existia casamento. A prpria documentao emitida hoje por cartrios, chamada de Registro; ora, quem registra, registra algo que j foi feito. muita incontinncia algum acreditar que um homem (juiz) poder determinar a partir de qual momento duas pessoas se tornaro marido e mulher, e tero constituda sua famlia; sem contar ainda com aquela antiga e ridcula frase que vem sendo mencionada ao longo da histria( EU VOS DECLARO MARIDO E MULHER).Esta frase somente revela, que realmente o povo continua padecendo pela falta de conhecimento. Quando o Senhor Deus determinou o casamento, deixou muito claro: deixar o homem...unir-se- a sua mulher. Ou seja; esta deciso, compete EXCLUSIVAMENTE a ambos, e no depende da permisso, aprovao, ou quaisquer tipo de concordncia de terceiros( Espero estar sendo bem claro a quem quer que seja). Casamento NO determinado por cartrio ( doa em quem doer). Moiss era casado, Davi, Pedro,Tiago, Joo, Etc..., Contudo no possuam nenhum registro em nenhum cartrio. Os crentes que se converteram nos longos anos das perseguies, ainda que houvesse algum cartrio, neles no poderiam comparecer para fazer registro de suas unies; eram fugitivos e forasteiros, sendo em todo tempo considerados marginais. O casamento existe antes dos cartrios. Casamento quando duas pessoas submetem-se as leis morais que so intrnsecas a todos os seres humanos, e da, juram fidelidade, carinho, respeito, honra, e objetivos comuns entre SI, e a quebra desta ALIANA caracteriza a INFIDELIDADE.(Esta aliana feita com PALAVRAS, e no com assinaturas. Mt. 5:37 / Mt. 12:36, 37). Adultrio no caracterizado pela falta de um pedao de papel, como pensam alguns que tm o descaramento e a hipocrisia, de acusarem os outros de adlteros, s pelo fato de no possurem uma certido, ousando ainda dizer que se encontram em pecado. Ora, como pode a falta de um registro ser pecado, se eu posso com o meu DINHEIRO elimin-lo, mandando emitir em leis humanas um papel com algumas letras? Logicamente no deveria ser assim; pois os nossos pecados somente so apagados mediante o preo do sangue de Jesus Cristo, e no pelo preo do meu dinheiro( no me venham com fteis e baratos argumentos, se tm alguma coisa a dizer-me, que me provem pela Bblia). O dicionrio da lngua portuguesa define adultrio como: Unio sexual entre pessoas j ligadas a outrem; contudo, se nos prendermos ao termo em si, adulterar violar qualquer norma ou regra, e sendo assim, no contexto do casamento muitas coisas podem ser violadas, como por exemplo, o respeito, e assim, havendo a quebra da harmonia de alguma maneira uma separao ser justificada (Ams 3:3). No possvel andarem juntos aqueles que esto em discrdia. Antes de entrar em outros detalhes me permitam ser redundante e afirmar que, a partir do momento em que duas pessoas faam aliana entre si, e assumam publicamente esta responsabilidade e compromisso, ali formou-se mais uma famlia, e se um dos dois vierem a quebrar este compromisso (que feito por palavras Ecles.5:5), sem motivo justificvel, tambm a estar constitudo a infidelidade(que a quebra da aliana que assumiram com palavras, independente de cartrios ou assinaturas; pois o Deus que nos criou imagem e semelhana Sua, honra Sua palavra, e exige de ns que tambm honremos a nossa ). 64 64

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


65 Em algumas denominaes ouvimos alguns absurdos inigualveis, tais como: Certas pessoas aps se converterem, aproximam-se dos pastores a fim de cumprirem as Escrituras, e pem-se a disposio para serem batizadas. Alguns lderes preocupam-se logo em perguntar se a pessoa casada, e devido a uma errada tradio a pessoa diz viver a dez anos com algum, ter trs filhos, contudo no "casada" no papel; da dito que a pessoa primeiro deva casar-se para depois batizar-se, e quando a pessoa diz que quer se casar o pastor ento diz que no pode fazer seu casamento por ela no ser batizada, e automaticamente no ser membro da Igreja. Bem, da eu pergunto, o que a pessoa vai fazer da vida? Ser que no tem alguma coisa errada? [No batizam porque no casada, e no casam porque no batizada. Isto uma grande ignorncia, mas pelo menos permitido a pessoa chegar em um cartrio, e com seu prprio dinheiro comprar o preo do seu pecado .Que absurdo ! ] Outro episdio interessante o que tem ocorrido com abundncia. A pessoa se converte e quer se batizar, mas por no ter o Registro Civil do Casamento, alguns cegos pastores, se recusam a batiz-la, mesmo aps esta ir ter com seu cnjuge e solicitar o Registro Civil e o mesmo no interessar-se pelo fato.[ Ora eu pergunto, ser que a Escritura no revela que f e salvao so coisas individuais, e que no dependem de terceiros? Santa ignorncia! Como pode uma pessoa que deseja cumprir a Escritura ser impedida por atitude de terceiros? Bem, realmente ou sou inteligente demais para esta sociedade, ou ento no passo de um louco; contudo quero lembrar que aceito desafios]. Quanto ao Registro, queremos demonstrar sua necessidade no para apagar pecado ou eliminar qualquer transgresso que seja, mas somente dentro de uma mega sociedade em que as coisas precisam ser provadas, inclusive com testemunhas; isto para aspectos naturais e no espirituais, como por exemplo quando se vai deixar bens materiais, ou uma srie de direitos legais aos familiares. Estes documentos, doa em quem doer, servem somente para isto, e no para a Igreja de Jesus Cristo. OBS: Em tribos de ndios temos vrias famlias organizadas, embora eles no estejam nem a para os nossos cartrios. Para aqueles que pensam que um compromisso perante Deus, somente vlido quando existe uma assinatura, primeiro quero deixar meus sinceros pesares, e a seguir quero declarar que, quando em Ecles. 5:5, a Escritura diz ser melhor no votar do que votar e no cumprir, o Senhor no solicita a assinatura de ningum. Repito que em Mateus 12:36 37, o julgamento vir sobre as palavras e no sobre quaisquer outras cousas. Quero ainda dizer que, o COMPROMISSO que Jesus tem conosco e ns com Ele no est definido por assinaturas, tampouco registrado em cartrios ( os naturais seguem leis naturais, os espirituais porm, no esto sujeitos a estas mesmas leis Glatas 5:18 ). A voc que capaz de compreender estas palavras, meus parabns. E a voc que ainda no as pode compreender(Joo 8:32), continue firme com o Senhor(Joo 5:39/Mt.22:29); pois cada um anda conforme a f que alcanou, e h somente uma maneira de alcanar a f ( Rm.10:17). Quero deixar bem claro que no estou procurando adeptos para nenhuma idia ou linha de pensamento; pois no que tenho dito aposto a vida e aceito desafios como j declarei. A minha inteno primordial dentro do Ministrio que me foi dado simplesmente levar mentes a pensarem, e deixarem de ser conduzidas por opinies ou leis humanas; pois a Igreja de Cristo infinitamente superior s mesmas. Este relato faz parte do livro GERAO JESUS CRISTO, Uma Palavra de Revoluo. De autoria do Pr. Tupirani H.Lores Rua Mariano Procpio, 35 , 20220-170 (21)97334463).

TEMPO DA GRAA 65 65

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


66

Ao longo dos sculos Deus vem tratando com a humanidade de formas diferentes, visando cada vez mais facilitar a salvao para a mesma; contudo, em todas estas dispensaes trazidas por Deus, sempre, e invariavelmente, alguma atitude do ser humano ser requerida. A Bblia nos apresenta 39 (trinta e nove) livros chamados de Antigo Testamento, ou aliana, e 27 (vinte e sete) livros do Novo Testamento. Da antiga aliana, vem-nos a revelao que, sem derramamento de sangue no h remisso de pecado, da, vieram os inumerveis sacrifcios de animais que, periodicamente eram realizados por aqueles que adentravam a f judaica. O tempo dos rituais judaicos hoje, nenhum valor tem para aqueles que se tornaram Igreja, ou seja, discpulos de Jesus Cristo, e em virtude de o Judasmo no ser uma falsa religio, conforme os relatos de Romanos 2.12 13, fica esclarecido que, a Antiga Aliana (Lei), pode ser considerada a vontade permissiva de Deus para os Judeus, contudo, a Nova Aliana (Cristo), e a vontade absoluta para o mundo. Podemos com clareza bblica ver a quebra (cumprimento) da Antiga Aliana, e a instituio da Nova. Na Antiga Aliana era pedido o sacrifcio de um cordeiro para que o perdo do pecado fosse realizado. Cada um receberia o seu perdo pessoal, mediante a sua prpria oferta. Contudo em Joo 1.29, Joo Batista aponta para Cristo e diz, eis o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. Entenda bem que, o relato abrange aos confins da terra, Ele tira o pecado do MUNDO. Aquilo que Deus nunca permitiu ser humano algum realizar, agora, Ele mesmo realizara pela humanidade, ou seja, o sacrifcio de um ser humano (Jo.3.16); e no esquea do que e dito. Ele e o Cordeiro DE DEUS, ou seja, E O PROPRIO DEUS QUEM OFERECE A OFERTA DE SACRIFICIO ETERNO. Conforme os fatos inquestionveis, fica institudo o to comentado TEMPO DA GRACA, ou seja, O FAVOR IMERECIDO DE DEUS PARA COM OS HOMENS, onde o Apostolo Paulo deixa sua contribuio gloriosa para que nosso entendimento no vacile (Romanos 3.21 26); e ainda em Rom.6.23, o mesmo mostra seu entendimento quando afirma ser Cristo o dom GRATUITO DE DEUS. Por ser Cristo o dom GRATUITO, e que hoje nos encontramos no tempo da Graa, o favor IMERECIDO. Veremos ainda com toda a clareza nas palavras do Senhor Jesus, que toda Lei precisaria ser cumprida antes de sua abolio, pois a mesma tambm, como instituio divina, jamais poderia ser desconsiderada, a menos que fosse cabalmente cumprida. Em Mateus 5.17 18, o Senhor Jesus, ao declarar ter vindo para cumprir a Lei, deixa evidente que o Apostolo compreendeu o tempo da Graa em Sua pessoa, e mais uma vez ratificamos a declarao de Joo 1.29, que Cristo seria o GRANDE SACRIFICIO, que encerraria todos os rituais judaicos (Rm. 10.4). Em Mat. 26.28, Marc. 14.24, e Luc. 22.20, Jesus demonstra ser o MEDIADOR de uma NOVA ALIANCA no seu prprio sangue.(Leitura indispensvel Hebreus 9.11 22 / 12.24 / 13.20)

66

66

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


67

Uma vez compreendido a instituio do tempo da Graa, passaremos a demonstrar nesta Nova Aliana, qual a parte cabvel ao homem, uma vez que j no resta mais sacrifcio algum a ser feito. Uma vez que todo sacrifcio j tenha sido realizado, e sabendo que nenhum de nos nasce predestinado a nada, temos, afinal de contas, que descobrir qual parte nos cabe nesta Nova Aliana; pois se estamos falando de Aliana, isto que dizer que duas partes esto em questo, pois normalmente uma Aliana tem que envolver no mnimo dois aspectos, ou ainda dois interesses. Em Efesios 2.8 9, fica evidenciado a parte que nos cabe; pois esta dito pela Graa ( favor imerecido de Deus por nos, no sacrifcio de Cristo) somos salvos, contudo revela, MEDIANTE A F. Isto quer dizer que, a minha f deve estar direcionada ao favor que Deus por mim instituiu na pessoa e sacrifcio de Cristo. E ainda esta escrito que isto no vem de nos, ou seja, jamais teramos como providenciar-nos um veiculo de salvao to poderoso e eficaz. Em Romanos 5.1 2, Paulo, mais uma vez evidencia que a nossa ATITUDE de f nos permite adentrar a Nova Aliana, para em fim, desfrutarmos do tempo da Graa; onde tambm deixa evidenciado que somos justificados mediante a f. Apenas a titulo de encerramento queremos lembra Hebreus 11.6, que afirma que sem f e impossvel agradar a Deus; ou seja, se no tivermos f de que o sacrifcio de Cristo seja nico e suficiente para nossa remisso, jamais agradaremos a Deus, e assim, no desfrutaremos da sua graa. Mediante a f no tempo da graa poderemos ser tudo o que quisermos para ver a tremenda gloria de Deus. Este tempo da Graa e tambm conhecido como dispensao da f; pois o Senhor Jesus deixou claro que, SE TU CRERES VERAS A GLORIA DE DEUS (Jo.11.40). Em fim, a parte de Deus esta consumada, agora resta-nos fazer a nossa parte. Lembra-te que F e a ACAO do seu LIVRE ARBITRIO. Portanto creia, e tu veras a gloria de Deus.
Pr. Tupirani H. Lores. WWW.OGRITODAMEIANOITE.WEBS.COM

ADVENTISMO NUNCA MAIS 67 67

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


68

Infelizmente, tenho que continuar a ser redundante, visto as pessoas tambm o serem quanto falta de conhecimento, a qual os faz perecer (Os. 4.6). Lamentvel como as pessoas se dizem discpulos de Cristo, contudo, insistem em ter atitudes, a respeito das quais Ele jamais compartilhou. O que est acontecendo com este povo, ser que no lem Bblia? A Escritura revela em I Joo, que aquele que diz estar com Ele, tambm deve andar como Ele andou. A falta de estudo to extremamente acentuada que, uma multido incontvel, ainda no percebeu, quando uma regra Bblica deve passar de uma dispensao para outra. Ser que no sabem o que uma dispensao? Ser que nunca leram Glatas? Existem muitas dispensaes, contudo podemos nos prender a trs principais, que so, A LEI (antes de Cristo), A GRACA (favor imerecido no sacrifcio de Cristo), e O MILENIO (reinado pessoal de Cristo). Primeiro, os sacrifcios e a auto justificao da Lei, no podem tomar parte na Graa. Depois, muitos gneros alimentcios da Graa, no faro parte no Milnio. Isto logicamente uma pequenina diferena dentre uma multido de fatos, apenas para provar que existe diferena nos tempos em que Deus trata com a humanidade. Por isso, temos chamado a Bblia de Antigo Testamento, ou Aliana, e Novo Testamento, ou Aliana, e o prprio Jesus quando celebrava a Pscoa disse; este o Novo Testamento no meu sangue. Ora, se o Novo, significa que o Antigo com suas regras, tornou-se obsoleto. E imprescindvel saber, que cada dispensao tem as suas prprias regras, e isto fato indiscutvel. No se pode ser cristo, guardando ritual judaico. Os rituais judaicos so para os judaizantes. Daqui a pouco vai aparecer alguma Igreja tonta querendo celebrar a Pscoa; j no basta a opresso a respeito de um sem sentido ritual chamado ceia, onde milhares de vidas so escravizadas, inclusive podendo cear somente depois de passar na secretaria e deixar o dizimo, retirando um tal de carto azul ou amarelo( Ig. Pent. DEUS e AMOR), conforme o ms em questo, para ai ento, poder participar da ceia. Haja mercenarismo maldito, e haja escravido de um povo sem entendimento. Bem, todos estes rituais judaicos, foram por muito tempo a grande luta do apstolo Paulo, que chegou a ponto de dizer que, se vos deixar circuncidar no tendes parte com Deus, da Graa tendes cado. Ele tambm escreve em Glatas, dizendo que, se a justia provem da Lei, segue-se que Cristo morreu a toa (Gl. 3.10-14 / 5.2-4). A razo pela qual me detenho a escrever este artigo, em virtude de tantos absurdos estarem sendo defendidos por uma turma que se chama adventista (cujas pessoas demonstro meu carinho e respeito, mas quanto s suas doutrinas, quero deixar explcito, a minha mais profunda averso). Estes at ento, irmos, nunca perceberam que a guarda do sbado ESPECIFICO para Israel, para os descendentes de Jac ( a quem o Senhor Jesus trocou o nome). Isto esta claro em XODO 31.16,17, que afirma ser este episdio um memorial perptuo para eles (Israel). Outro fator que muito lgico, o que revela que cristos, so os discpulos de Cristo, e um discpulo aquele que anda consoante as palavras e aes de seu Mestre, ou seja; se sou discpulo de Cristo, devo andar e agir conforme ele me tenha dado o exemplo. Examinando abundantes passagens bblicas veremos que Jesus NO demonstrou nenhuma reverncia quanto ao sbado, o violou em todos os sentidos, dizendo inclusive que, o sbado foi criado para o homem e no o homem para o sbado, quando tambm chamou de hipcritas os guardies do sbado. A partir de Jesus Cristo, no encontrada nas Escrituras, nenhuma palavra aconselhando a guardar o sbado; Cristo destituiu o sbado. Nenhum dos apstolos em seus ensinos quer por cartas ou epistolas, mencionaram jamais sobre a guarda do sbado.
68 68

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


69

Para finalizarmos o assunto, basta dizer que um discpulo deve andar conforme seu mestre, e sendo assim, bastara a simples leitura dos versos que se seguem, para qualquer individuo, que no queira abrir mo da loucura da guarda do sbado, estar em rebeldia diante da palavra; nos cristos no temos dias especiais, todos os nossos dias devem ser para louvor e gloria do nome do Senhor. Textos.
Mateus 12.1 14 / Lucas 13.10 17; 14.1 6 / Joo 5.1 18; 7.14 24; 9.13 17.

Contra fatos no h argumento. PR. Tupirani H. Lores.

69

69

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


70 F ( O Poder do Livre Arbtrio)
WWW.OGRITODAMEIANOITE.WEBS.COM

Com toda a certeza, se tem uma palavra que traduz uma expresso, e da qual o Senhor Deus muito se agrada esta a f. F significa ATITUDE DE CONFIANA, que um ser humano empreende naquilo, ou naquele, que no v. a ao voluntria, movida pelo LIVRE ARBTRIO. Deus espera que o ser humano tenha atitudes consoantes as regras que Ele tem deixado sobre a terra ( Bblia). Conforme o tema em questo, observemos algumas passagens bblicas. 1 Em Hebreus onze temos a famosa galeria dos heris da f. Conforme as abundantes passagens deste capitulo, veremos que todos os personagens tiveram que desprender alguma ao ou atitude; isto demonstra que no eram inertes nem tampouco predestinados. Na histria de Abrao encontraremos a expresso de que, tendo Abrao crido em Deus, isto lhe foi IMPUTADO por JUSTIA. Ora! Como imputar por justia a atitude de algum que j estivesse predestinado, ou seja; programado para corresponder de acordo com o desejado? Que galardo merece algum que no teve escolha em sua atitude? Muitos se enganam quando lem que Deus o autor e consumador da nossa f. Isto NO significa que Deus tenha criado a f em ns, mas sim, que Ele tenha criado o meio (redeno no sangue de Cristo), para desenvolvermos a nossa f; pois quem tem f tem-na em algo, ou algum. Deus nos proporciona toda condio para crermos; por isso que o Evangelho de Joo revela, que o Esprito Santo busca nos CONVENCER, do pecado, da justia, e do juzo. Ora, se busca nos convencer, est claro que no somos predestinados. O Esprito Santo trabalha, mas a DECISO nossa, pelo nosso LIVRE ARBTRIO. 2 Em Joo 3.16 a salvao para quem cr, e no para quem est predestinado. 3 Efsios 2.8 diz que, pela graa somos salvos MEDIANTE A F. Graa significa favor imerecido, ou seja, O SACRIFCIO DE CRISTO por ns. Hoje no temos mais que oferecer os sacrifcios exigidos pela Lei, mas basta-nos crer que o grande e eterno ritual de purificao j foi cumprido na asperso do sangue de Cristo. Quando na seqncia dito que isto no vem de vs, mas que dom de Deus; a expresso isto se refere ao grande sacrifcio, que passa a instituir o Tempo da Graa, o qual nenhum de ns poderia realizar, para que toda Lei fosse cumprida. Jesus disse que no veio destruir a Lei ou os profetas; no veio ab-rogar, mas CUMPRIR (ns no poderamos), por isto estamos no tempo da graa, ou DISPENSAO DA F, da o Senhor Jesus declarar que, SE tu creres, vers a glria de Deus. (use seu Livre Arbtrio e creia). 4 Hebreus 11.6 diz que sem f e impossvel agradar a Deus. Ora, se eu agrado a Deus com a minha f, significa que o desagrado na falta da mesma; contudo, se eu no tivesse Livre Arbtrio, nenhuma das situaes seria uma realidade. 5 Hebreus 10.38 diz que o justo vivera da f, e se ele RECUAR, Deus no ter prazer nele.
70 70

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


71

Permita-me perguntar, como pode a Bblia falar de crer e recuar, se eu no tivesse LIVRE ARBTRIO. 6 Mateus 6.30 Jesus reprovou a pequena f. Isto quer dizer que poderiam ter tido outra atitude; tinham Livre Arbtrio, e no eram predestinados. 7 Mateus 8.10 Jesus exaltou uma atitude de f; logo, o homem possua Livre Arbtrio. 8 Mateus 9.22 Mais uma exaltao a uma atitude de f (logo, era livre). 9 Em Mt.15.28 Jesus engrandece a f, e em Mt.23.23, acusa a homens de terem negligenciado a f. (onde esta a predestinao ?) 10 Embora NUNCA me utilize da opinio dos apstolos para fundamentar uma doutrina, o ENTENDIMENTO de Paulo em Rm. 3.28 e Rm.5.1, tambm de que a justificao seja EXCLUSIVA mediante a f. Existem centenas de passagens bblicas que enfatizam f e livre arbtrio, em detrimento predestinao, mas logicamente no tenho tempo para exp-las. Jesus disse, para irmos por todo mundo e pregarmos o Evangelho, e at que provem o contrrio, Evangelho aquilo que Ele j havia falado e ensinado aos discpulos, portanto, MATEUS, MARCOS, LUCAS, e JOO, o Evangelho profetizado, ou melhor, visto por EZEQUIEL, em sua viso tempestuosa. Permita-me s mais uma lio. O Evangelho composto por quatro livros, porque o nmero quatro representa os pontos cardeais, e faz aluso a uma situao que abranger toda a terra. Qualquer doutrina ou regra para a Igreja, somente ter razo de ser, se vier pelos lbios do Senhor Jesus; pois Ele o fundador da Igreja, e no deixou permisso para que ningum dirigisse a sua casa criando normas, mas sim, submetendo-se as regra pr-fixadas. Qualquer norma ou regra que esteja fundamentada somente em outras partes das Escrituras, CERTAMENTE hertica. Encerro dizendo que, quando Paulo fala em Efsios, que Deus nos predestinou, ele diz EM CRISTO JESUS. Ou seja, uma vez em Cristo, s nos restar ser salvos, pois Jesus a porta, quem Por Ele entrar, sair e achar pastagem. Portando Paulo no diz simplesmente predestinou, mas predestinou EM CRISTO JESUS, e ele mesmo em II Cor. 5.17, afirma que se algum EST EM CRISTO SER NOVA CRIATURA.

Preferindo a morte antes da predestinao, encerro, desejando a todos a remisso na lavatura do sangue de Cristo (Apoc. 22.14).
WWW.OGRITODAMEIANOITE.SPACES.LIVE.COM

Pr.Tupirani H.Lores

71

71

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


72 SERVOS LIVRES (NO PREDESTINADOS)

MOISS (Nmeros 20.2 13; 27.14; Deut.3.23 27). Com base nos textos em epgrafe, quero neste episdio, comprovar a grande liberdade do SIM e NO, existentes na vida de Moiss. Vemos com clareza, nas referncias bblicas, que houve uma ordem de Deus, diretamente dirigida a Moiss, e como observamos, Moiss teve atitude contrria ao que lhe fora ordenado. Ciente da atitude que deveria ter, mesmo assim, agiu com rebeldia. Na seqncia de estudo dos versos, vamos detectar que Moiss chamado de rebelde. Ora, se algum qualificado de rebelde, isto, invariavelmente revela que, a atitude esperada, com clareza, deveria ser outra. Continuando a examinar a Escritura, veremos que Moiss orar ao Senhor na tentativa de obter perdo da sua transgresso; contudo, a sua esperana fica frustrada, visto o Senhor no o perdoar, e ainda declarar para que o assunto seja por definitivo encerrado. Com simplicidade, queremos apenas trazer a luz, a lgica do livre arbtrio existente na vida de Moiss; pois mesmo tendo uma ordem direta de Deus, ainda assim, teve liberdade para agir de forma contrria, sendo evidentemente, punido por sua transgresso. Quero finalizar este fato, apenas declarando que, Deus no poderia pedir uma atitude, e ainda punir uma rebeldia, de algum que estivesse predestinado a agir de uma outra forma; defender idia tal seria zombar da ao e julgamento de Deus. DAVI (II Sam.11 12). Com este servo de Deus tambm podemos com clareza, detectar o Livre Arbtrio existente em sua vida, muito embora, vamos observar um terrvel mau uso. Conferindo as passagens bblicas, veremos que, mesmo existindo em xodo 20, o mandamento que diz para no adulterar, e Davi o conhecia muito bem com toda certeza, ainda assim, ele foi e adulterou.

Na seqncia do estudo das narrativas, veremos que, embora existisse tambm o mandamento para no matar, Davi, mais uma vez, fazendo uso do seu livre arbtrio, foi, e conforme revela o ponto de vista do profeta Nat; assassinou Urias pela espada dos Filisteus. Bem, o que simplesmente quero ressaltar, que mesmo conhecendo uma atitude que deva ser tomada como correta, ainda assim, qualquer ser humano pode, seja por orgulho, vaidade, ou qualquer outro motivo, ter uma outra atitude no conveniente, mas que satisfaa aos seus desgnios pessoais, e no divinos ou coletivos. Em fim, o que mais uma vez queremos demonstrar o livre arbtrio existente na vida de Davi, tal qual o na vida de qualquer outro homem. PAULO (Atos 22.17 21). Examinando a vida de Paulo, vamos detectar que, em algumas passagens que antecedem este episdio mencionado na referncia bblica acima; houve vrios irmos pedindo que Paulo no fosse a Jerusalm; contudo, no sendo isto suficiente, em meio 72 72

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


73 o caminho que conduzia a Jerusalm, Deus levantou profetas e continuou a falar para que Paulo no fosse a Jerusalm, mas este, fazendo uso do seu livre arbtrio, manteve-se irredutvel, sendo assim, rebelde para com a vontade do Senhor. Apesar dos fatos que mencionei acima, o que mais me chama a ateno, este que ningum saberia, se o prprio Paulo no o tivesse mencionado. Ele diz na referncia, que o prprio Senhor Jesus (a segunda pessoa da Trindade), apareceu-lhe, disse para que sasse de Jerusalm, disse que no receberiam o seu testemunho, e disse que o enviaria aos gentios de longe; e brilhantemente podemos afinal de contas conferir a grande liberdade e livre arbtrio existentes na vida de Paulo; pois este, mesmo estando diante do Senhor Todo- Poderoso, usa seu livre arbtrio, mantm-se rebelde, bate boca com o Senhor, decide no sair de Jerusalm, e assim permanece. Em tudo isto, o que podemos definir, simplesmente que Paulo, como todos os seres humanos, tambm possua livre arbtrio.

Quero terminar este breve estudo, apenas fazendo uma triste e lamentvel declarao. Devido rebeldia de Paulo, milhares de vidas deixaram de conhecer Jesus Cristo, e Paulo, simplesmente foi preso em Jerusalm, deportado para Roma, e segundo a tradio judaica, decapitado.

O Reino de Deus ainda hoje pranteia a rebeldia de Paulo, pelos milhares que baixaram as chamas do inferno, e que poderiam ter sido salvos, se Paulo tivesse obedecido ao Senhor Jesus, e pregado aos gentios de longe. Apenas como desabafo me permita...Seria bom mesmo, se Paulo no tivesse Livre Arbtrio. Contudo, maior glria h na vida daquele, que apesar de livre, tambm sabe ser servo obediente; e obedincia somente pedida de quem livre, e no predestinado. Pr. Tupirani H. Lores

73

73

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


74

CERTAMENTE CEDO VENHO APOC. 22:20


(JESUS VOLTAR NO TERCEIRO MILNIO)
(Pr. Tupirani H. Lores)

1/3

A expresso que ora usamos para intitular esta pgina, certamente no realidade para a vida de todos os que se dizem cristos, mas para os que verdadeiramente so cristos, estudiosos da palavra de Deus; para estes sim, verdadeiramente o Senhor Jesus sempre esteve perto; pois pelos estudos somos conhecedores das coisas concernentes a todos os episdios que sucedero sobre a terra, e todo universo (Isaas 44:7). Quando questionaram o Senhor Jesus a respeito de sua volta e do fim do mundo (Mt. 24), este, apresentou a resposta no com fatos da cronologia humana: daquele dia e hora ningum sabe seno o Pai, mas sim com o propsito espiritual do Pai, ou seja: quando o Evangelho fosse pregado no mundo inteiro (Mt. 24:14). Muitos pensam que Jesus voltar para a Igreja, o que erro primrio para quem estuda Teologia; pois sabemos que a Igreja ser ARREBATADA antes da volta de Jesus, e que a volta literal de Cristo dar-se-, segundo o profeta Zacarias, somente para os Judeus (Zacarias 14). Para melhor sintonia, partindo do atual tempo da Graa, as dispensaes que se seguem sero: Reinado do Anticristo, que ser marcado com a aliana do Anticristo com os Judeus, e reinado milenar, iniciado pela volta literal de Jesus no Monte das Oliveiras (Atos 1:6-11), para reinar mil anos, tendo como sede do seu Governo, Jerusalm (Isaas 2:3). Que Jesus voltar, isto desnecessrio declarar, porm, AFIRMAR que, este fato se dar no TERCEIRO MILNIO, a somente se encontrarmos bases bblicas para tal. No esquea que o nmero trs revela a manifestao da divindade, com propsitos que no sero revogados. Que ningum se iluda, pensando que simplesmente pegar este estudo, e que tudo ficar maravilhosamente esclarecido, este esclarecimento ser somente para aqueles que detiverem conhecimento prvio, principalmente da simbologia e da numerologia bblica. O texto de Mt. 24:14 apresenta-nos uma seqncia, ou seja: A pregao do Evangelho no mundo, e a seguir o fim. Quero lembrar que o FIM a descrito fim mesmo, trmino, extino de uma era, sistema, etc. E agora quero explicar, ou melhor, lembrar aos estudantes de Teologia, que aps a implantao do Milnio, a sim, o Evangelho ser pregado no mundo inteiro, Cristo estar reinando pessoalmente (Apoc. 19:15). Contudo, aps este perodo, Satans ser solto mais uma vez (Apoc. 20:1-10), e reorganizar seus exrcitos novamente contra Jerusalm, sendo que desta vez, Cristo estar no trono, da ento, cair fogo do cu na chamada Batalha Final (este o FIM mencionado em Mat. 24:14, uma ltima batalha aps o milnio). Aps esta brevssima introduo, vamos aos textos que provam que O Senhor Jesus Cristo, voltar nesta terra, neste terceiro milnio; se no comeo, meio, ou fim, isto veremos com o que dizem os textos bblicos, mas que ser neste milnio, isto certo. O primeiro e interessante fato, que os Judeus esto no ano 5766, porque no podemos crer que no ano 6000 do calendrio judaico alguma coisa possa 2/3 acontecer, visto que a volta de Jesus ser para os Judeus, e como sabemos, (6)seis, o nmero que representa o homem, e O Senhor estar reinando em carne, como homem, pois tambm em S. Lucas, sua genealogia remontada at Ado, e o prprio Senhor ali se intitula, O Filho do Homem.
74 74

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


75

Quero, porm ressaltar, que este apenas um ponto de vista que tenho; todavia, no ouso pensar que o retorno de Cristo, ainda demorar tanto. Quando Israel foi incrdulo quanto s narrativas dos espias na questo da terra prometida (Nm. 13), Deus determinou que por cada dia, lhes daria um ano de castigo, e diversas partes da Escritura vo nos fornecer a simbologia de que para Deus um dia como mil anos, e mil anos como um dia (II Pedro 3:8). Portanto, hora de examinarmos os textos bblicos (Joo 5:39). Em Osias 6:1 3, temos uma particularidade de Deus com o povo Judeu. Primeiro que: Ele fez a ferida e a ligar (Mt. 21:18, 19). Depois, fica revelado que: Depois de dois dias, e ao terceiro dia. Ou seja: Estes dois dias so dois mil anos consumados (depois), porm o terceiro dia o terceiro milnio em meio (durante) ao qual Cristo voltar; onde dito: Viveremos diante Dele (judeus remanescentes e gentios que retornaro/Apoc. 20:1 6). Com o profeta Jonas h tambm muitas simbologias, mas importante perceber que, a Escritura registra a ocorrncia do clamor de Jonas, quando ento, declara ter ele recebido a manifestao do Todo-Poderoso. Por que no pensar que Jonas represente Israel, e que este seu clamor tenha ocorrido no terceiro dia? Sendo este pensamento muito aceitvel, por que no aplicar a simbologia deste terceiro dia com o terceiro milnio, quando os Judeus [que foram lanados nos mares (Naes), cercados de aflies], em virtude da Guerra do Armagedom, clamaro pelo seu Messias? (Is. 66:8). Mais uma vez, no Evangelho de S. Lucas, no captulo dois, no verso quarenta e dois, fala de Jesus com doze anos. Sabemos que doze significa a plenitude, a ao direta do Todo-Poderoso, e neste caso proftico, tambm, a plenitude dos tempos (Gl. 4:4). No verso quarenta e seis de Lucas captulo dois, fica evidenciado que Jesus foi encontrado ao terceiro dia (terceiro milnio); diz que foi achado no Templo (da sair o seu governo para todo o mundo Isaas 2:3); dito ainda que Ele estava no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E por fim, Jesus ainda disse que lhe cumpria estar na casa de seu Pai. Dentre os muitos sinais que provam que Cristo retorna neste terceiro milnio, o mais maravilhoso o que est contido em sua prpria pessoa; pois sabemos que o Senhor Jesus foi crucificado na sexta-feira, e que o sbado seguinte era comemorado com quarenta e oito horas por se tratar da Pscoa (Joo 19:31). Originalmente esta comemorao durava sete dias, e como a Escritura revela que o Senhor ressuscitou no domingo, logo, conclumos que: Jesus ficou sepultado por trs noites e dois dias. Isto quer dizer que Jesus estar oculto para os Judeus por dois mil anos consumados, mas se revelar em meio ao terceiro dia (milnio). 3/3 Em Mateus 28:1, diz que a ressurreio de Jesus deu-se ao FINDAR o sbado; em Marcos 16:2 diz que foi MUITO CEDO; em Lucas 24:1 dito na ALTA MADRUGADA; e em Joo 20:1 diz que era MADRUGADA E AINDA ESCURA. Todas as expresses destacadas servem para nos fazer tremer; pois sabemos que ANTES da vinda de Jesus, acontecer o ARREBATAMENTO da Igreja, e as expresses mencionadas revelam poucos instantes passados da meia-noite, que conseqncia da retirada daqueles que so sal da terra e luz do mundo (Mt. 5:13), e sabemos que esta meia-noite o reinado do Anticristo (em especial o final chamado grande tribulao), momento este em
75 75

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


76

que para a Nao de Israel estar sendo o pior de toda a sua histria; pois estaro na guerra do Armagedom, cercados por todos os inimigos (Zacarias 12 a 14), ou seja: apenas a confirmao de que Jesus vem, realmente, juntinho da meia-noite, pois a final, Ele quem por fim guerra mencionada. Apenas a ttulo de lembrete, vou afirmar que, quando O Senhor Jesus disse, que se aqueles dias no fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria, mas por causa dos escolhidos (judeus), Ele, o nico que pode, abreviar tais dias, sobre estes dias que Ele estava se referindo. Outro detalhe para muitos crentes se desesperarem, que: Como se trata da volta de Jesus no milnio, e estamos vendo que o milnio representado por dia; observando que a ressurreio de Cristo deu-se to cedo, isto pode significar tambm, que Ele vir na parte INICIAL, no no meio, e nem no fim do milnio. Devemos tremer, visto o arrebatamento ANTECEDER todas estas coisas, e a parbola das dez virgens (Mt. 25), revela que no houve tempo para que todas se preparassem. As passagens bblicas de Salmo 30:5, Lamentaes 3:23, e Apoc. 22:16, dentre outras, trazem-nos a simbologia de que a manifestao de Deus est muitas vezes, vinculada ao INCIO de um novo dia. Muitos e abundantes episdios poderiam ter sido acrescentados neste relato, estes, porm, so o bastante, para que saibais, creiais, e despertais; sabendo que, deste milnio, a consumao no escapa (Ef. 5:14). www.ogritodameianoite.spaces.live.com pastortupirani@hotmail.com

76

76

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


77

G-12 (0 CNCER DAS EMOES )

Somente por uma questo de deixar muito claro o meu posicionamento, antes mesmo que algum me queira perguntar, quero deixar o mais explicito possvel que tenho averso e profundo nojo e abominao por esta doutrina diablica chamada G-12, ou grupo dos doze, ou ainda igreja em clula.

Como existem muitos seguimentos com este mesmo nome, vejo-me obrigado a especificar qual tipo de comportamento estou abominando.

Conforme revelam as Escritura em inmeras passagens bblica, nos somos corpo, alma, e esprito (Hb. 4.12); ocorre que, nossa alma, e responsvel pela captao de situaes que movero em nosso emocional; nosso esprito, entretanto, capta a uno e as revelaes do Esprito Santo, pois nosso esprito e a essncia que o Senhor criou para que possamos ter com Ele comunho, e sermos diferentes dos animais.
O G-12 que abomino profundamente, e o tal que promove os chamados encontros tremendos, de onde vem todo mundo abestalhado como se estivessem retardados, dizendo repetidamente e tremendo, e tremendo. So programas diabolicamente organizados com tcnica da cincia chamada Psicologia e musicoterapia, que mexe e remexe profundamente com as emoes das pessoas. E, diga-se de passagem, quando a pessoa j e emotiva, ou possui algum trauma em sua vida, parece ate que vai morrer numa exploso inigualvel de emoo, e como normalmente o povo no sabe discernir entre emoo e uno, sai todo mundo desses encontros bestas, dizendo que tiveram um encontro com Deus. Este encontro e to nocivo s pessoas, que uma leva que esteve nestes encontros, hoje esto frustrados, decepcionados, e desviados (esta minha narrativa no e para sensacionalismo, posso apresentar estas pessoas a quem quiser, e o que falo, fao-o perante Deus). No ano de 2004 estes encontros custavam cento e cinqenta reais (meio salrio mnimo). As tcnicas do G-12 so as mesmas de algumas denominaes que aglutinam pessoas sem nenhuma experincia com Deus, ou seja, eles sempre falam de conquistas, e nunca de renuncia. Em fim, os que participaram dos encontros tremendos, descobriram realmente o que e emoo, mas uno e encontro com Deus somente conhecem os que vivem o que diz a Bblia (Ap.12.11). O G-12 que abomino e aquele em que as suas lideranas estudaram um pouquinho sobre o pai da psicanlise (Floid), e passaram a exercer sobre os inocentes as tcnicas de psicologia, a respeito das quais quero deixar bem claro que, Floid, e seus contemporneos, acharam por bem no levar adiante, por julgarem tais tcnicas extremamente perigosas, principalmente no contexto das regresses, onde viram que era realmente possvel levar a mente humana a regredirem ate o ventre, contudo, traze-las de volta ao mundo real, em perfeitas condies, era comprometedor. Hoje, um bando de trouxas que pensam que so crentes, esto servindo de cobaia para essas diablicas e mercenrias lideranas, e o numero dos traumatizados e desviados multiplicam-se aterrorizantemente. Quero ainda aconselhar a leitura do livro(G-12, Revelao de Deus ou Criao do Homem, de autoria de Delcyr de Sousa Lima), em cujas paginas encontraremos relatos de ex-frequentadores desses movimentos, os quais no obtiveram um retorno perfeito, ficando acometidos de graves seqelas, das quais alguns se recuperaram, outros porem no. O G-12 que abomino e o que se utiliza de longas horas de musicas, as quais eles chamam de louvor, ate que os sentidos dos ouvintes fiquem exauridos e estressados, e como mostram estudos cientficos, terminam entrando em histerismo. Estes mesmos episdios ocorreram no tempo dos Menudos de Porto Rico, e continua acontecendo nos estressantes shows de rock dos nossos dias, sem contar o que ocorre nos longos bailes funks.

GERAO JESUS CRISTO, Uma Palavra de Alerta (Pr. Tupirani H. Lores). pastortupirani@hotmail.com

77

77

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


78
CLASSE INFANTIL GERAO JESUS CRISTO
WWW.ogritodameianoite.webs.com HOMOSSEXUALISMO: A ABOMINAO QUE ANUNCIA O REINADO DO ANTICRISTO (Sobre as asas das abominaes vir o assolador Dn. 9:27) (Daniel 11:37) - E no ter respeito ao Deus de seus pais, nem ter desejo ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecer. NOTA: O que queremos enfatizar no presente episdio, diz respeito ao enfoque da Bblia com relao ao ato homossexual, o qual radicalmente tratado como abominao. Cientes estamos de que a humanidade encontra-se vivendo os ltimos dia que antecedem o retorno de Jesus Cristo, e sabemos que a seqncia : -Arrebatamento da Igreja, Reinado do Anticristo, e finalmente, Retorno de Jesus Cristo sobre o monte das oliveiras para dar livramento a Nao de Israel, a qual estar cercada na terceira guerra mundial, ou seja: A Guerra do Armagedom. Repousamos nossa objetiva no grande close que tem sido dado ao clamor mundial de tentar fazer descer garganta abaixo, a horripilante prtica sodomita que nenhum ser em s conscincia poder tolerar; e ainda a grande tentativa dos adeptos desta prtica anti-biolgica que, desrespeitando opinies contrrias, tentam, atravs de supostas leis, atemorizarem a populao, para que aceitem as suas mordaas. EXATO: Justamente por ser tal horrendo ato tratado pela Bblia de abominao, e por declarar as Escrituras que neste clima (asas), vir o assolador (anticristo ou diabo encarnado); sendo por todos notado o grande clamor a aberrao do homossexualismo, deixamos ento, o nosso definitivo alerta: - Chegamos a mais um fim parcial semelhante ao dilvio, onde a exaltao ao erro, somente pr anuncia a fixao do trono das trevas. (Apocalipse 12:12) - Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vs, e tem grande ira, sabendo que j tem pouco tempo. (Mateus 19:4) - JESUS, porm, respondendo, disse-lhes: No tendes lido que aquele que os fez no princpio macho e fmea os fez. (Romanos 1:22) - Dizendo-se sbios, tornaram-se loucos. (Romanos 1:23) - E mudaram a glria do Deus incorruptvel em semelhana da imagem de homem corruptvel, e de aves, e de quadrpedes, e de rpteis. (Romanos 1:24) - Por isso tambm Deus os entregou s concupiscncias de seus coraes, imundcia, para desonrarem seus corpos entre si; (Romanos 1:25) - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que bendito eternamente. Amm. (Romanos 1:26) Por isso Deus os abandonou s paixes infames (desprezvel, torpe, indigno...). Porque at as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrrio natureza. (Romanos 1:27) - E, semelhantemente, tambm os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro (Sodoma e Gomorra/ Cidades Impenitentes). (Romanos 1:28) - E, como eles no se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que no convm; (Romanos 1:29) - Estando cheios de toda a iniqidade, prostituio, malcia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicdio, contenda, engano, malignidade; (Romanos 1:30) - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunosos, inventores de males, desobedientes aos pais e s mes; (Romanos 1:31) - Nscios, infiis nos contratos, sem afeio natural, irreconciliveis, sem misericrdia; (Romanos 1:32) - Os quais, conhecendo a justia de Deus (que so dignos de morte os que tais coisas praticam), no somente as fazem, mas tambm consentem aos que as fazem. (Levtico 18:22) - Com homem no te deitars, como se fosse mulher; abominao ; (Levtico 20:13) - Quando tambm um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominao; certamente morrero; o seu sangue ser sobre eles. DETALHES: Biologicamente falando, vemos os rgos genitais muito bem definidos e classificados da seguinte maneira: (a) rgo genital feminino, cientificamente chamado de vagina. (b) rgo genital masculino, cientificamente chamado de pnis.

Pelo contato ntimo introdutrio do pnis na vagina, temos o chamado ato sexual. Por centenas de anos est cientificamente provado que, conforme as clulas cromossmicas os seres so classificados como MACHO ou FMEA, no existindo, portanto, nenhuma outra classificao sexual. Nunca existiu ao longo dos estudos cientficos, nenhuma descoberta cromossmica que pudesse trazer a luz um terceiro comportamento sexual, e justificar a conduta errnea e aberrativa de certos homens, que passam a manter certos tipos de relacionamento, fazendo uso do seu rgo excretor (nus). FATO: Conforme o que temos visto em geral, quando uma pessoa sofre violncias e agresses na sua infncia, esta pode ento, vir a manifestar distrbios de carter e revelar comportamentos fora dos padres normais; todavia, isto no quer dizer que os espritos malignos no se tenham aproveitado da situao. 78 78

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


79 Outro fator muito observado dentro das Igrejas Evanglicas quando em meio s oraes de exorcismo e repreenso do mal, indivduos homossexuais ou efeminados, tm seus sentidos dominados por entidades demonacas oriundas de cultos africanos, e uma vez expulsas tais entidades, os indivduos passam a ter comportamento normal e heterossexual. Da ento, conclumos dentre outras coisas que: Homossexualismo principalmente POSSESSO DEMONACA. DESMENTINDO FALSOS ARGUMENTOS Algumas pessoas equivocadas, tentando satisfazer suas aberraes de relacionamentos atravs do rgo excretor masculino, declaram que o comportamento homossexual tambm encontrado entre bandos de animais na prpria natureza. Primeiro ponto: A Escritura diz que Deus criou todos os animais, e depois declarou: faamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhana; ou seja: fica distinta a criao do homem, no podendo ser comparado a um animal, da, comparar o comportamento humano com um comportamento animal, constituiu-se em erro primrio, visto que o homem no classificado com os animais. Segundo ponto: bem verdade que em bandos de animais que guardam domnio territorial, muitas vezes flagramos o macho dominante usando outro macho mais fraco como se fosse uma das fmeas do bando, mas vamos frisar que este comportamento d-se somente entre animais que guardam domnio territorial, (o que pela lgica social no condiz com o homem), e que precisam demonstrar sua autoridade nica no bando, a fim de preservar sua posio de lder. Ainda quero ser explcito e enftico em declarar que, depois que estes machos que ora so submetidos ao ato homossexual, aps atingirem fora e idade de lder, uma vez que saem para formar seu prprio bando, estes, jamais se submetem novamente a um ato homossexual; ou ento, mesmo quando permanecem no bando original, passam a travar uma luta incessante com o leo mais velho, e que normalmente acabam expulsando-o e assumindo a liderana do bando. DETALHE: Mesmo na natureza, nunca foi visto um relacionamento homossexual entre duas fmeas. OBS: Nunca confundir a definio hermafrodita com a confuso homossexual. Pastor Tupirani. O Primeiro Pastor Preso em Regime Poltico Democrtico. pastortupirani@hotmail.com

Pr. Tupirani, O ltimo Elias!


79 79

DOUTRINAS BSICAS DA SALVAO


80

pastortupirani@hotmail.com
WWW.OGRITODAMEIANOITE.WEBS.COM

80

80

Potrebbero piacerti anche