Sei sulla pagina 1di 2

Mecanismos de Transporte Atravs da Membrana Plasmtica OSMOSE O Limite das Clulas Todas as clulas vivas possuem uma membrana

a delimitante que capaz de controlar a entrada e a sada de substncias do meio intracelular (de dentro da clula) para o meio extracelular (para fora da clula) e vice-versa. O fluxo permanente de materiais se d atravs de um fino envoltrio, a membrana plasmtica ou plasmalema. Soluo Qumica Soluo qualquer mistura homognea. A gua que bebemos, os refrigerantes, os combustveis (lcool hidratado, gasolina), diversos produtos de limpeza (como sabonetes lquidos) so exemplos de solues. Tipos de solues: soluo lquida (ex.: refrigerantes), soluo slida (ex.: bronze = cobre + estanho) e soluo gasosa (ex.: ar atmosfrico). Componentes de uma soluo Os componentes de uma soluo so chamados soluto e solvente: - Soluto a substncia dissolvida no solvente. Ex. sal, acar. Em geral, est em menor quantidade na soluo. - Solvente a substncia que dissolve o soluto, ou seja, o meio lquido. Ex. gua. 3. As Trocas entre os Meios Intra e Extracelular A capacidade da membrana de ser ou no atravessada por determinadas substncias corresponde sua permeabilidade. As membranas so classificadas em quatro categorias, de acordo com a sua permeabilidade: a. Membranas permeveis: so aquelas que permitem a passagem, atravs delas, tanto dos solutos como do solvente; b. Membranas impermeveis: no permitem a passagem nem dos solutos e nem do solvente; c. Membranas semipermeveis: so as que permitem a passagem do solvente, mas impedem a passagem dos solutos. d. Membranas seletivamente permeveis: permitem a passagem do solvente e tambm de alguns tipos de solutos. Os fatores que determinam quais so os solutos capazes de atravessar a membrana ou no so o tamanho da molcula, sua carga eltrica, sua polaridade, etc. As membranas celulares se enquadram nessa categoria. Os principais mecanismos de passagem de substncias atravs das membranas so o transporte passivo, o transporte ativo e os transportes de massa. A passagem de partculas atravs das membranas aleatria e sempre acontece em maior fluxo do local de maior concentrao para o local de menor concentrao. Esse tipo de movimento chamado a favor do gradiente de concentrao. Esse movimento a favor do gradiente de concentrao acontece sem gasto de energia e permanece at que se estabelea igualdade de concentrao entre os dois meios, ou seja, at que a distribuio de partculas seja uniforme. Transporte Passivo Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentraes nas duas faces da membrana. No envolve nenhum gasto de energia. A - Osmose A gua se movimenta livremente atravs das membranas celulares. Esse movimento se faz do local de menor concentrao de solutos (pois o local de maior concentrao de gua!) para o local de maior concentrao. A presso com a qual a gua forada a atravessar a membrana conhecida por presso osmtica.

A osmose no influenciada pela natureza do soluto, mas pela quantidade de partculas de soluto existentes em uma soluo (no importa se sal ou acar, o que importa a quantidade). Quando duas solues contm a mesma quantidade de partculas por unidade de volume, mesmo que no sejam partculas do mesmo tipo, so chamadas solues isotnicas. Caso estejam separadas por uma membrana semipermevel, ou por uma membrana seletivamente permevel, o fluxo de gua nos dois sentidos ser exatamente igual, e podemos dizer que o fluxo global de gua nulo. Quando se comparam solues com diferentes quantidades de partculas por unidades de volume, a de maior concentrao de partculas ( soluto) hipertnica, e exerce maior presso osmtica. A soluo de menor concentrao de partculas ( soluto) hipotnica, e a sua presso osmtica menor. Separadas por uma membrana semipermevel, h passagem de gua da soluo hipotnica em direo soluo hipertnica. A osmose pode provocar alteraes na forma das clulas. Uma hemcia humana, clula que tem o formato de um disco bicncavo, isotnica em relao a uma soluo de cloreto de sdio a 0,9% em massa. Essa soluo conhecida como soluo fisiolgica, e empregada para hidratao endovenosa, para lavagem de ferimentos e de lentes de contato, etc. Se uma hemcia for colocada em um meio de concentrao superior a essa (uma soluo hipertnica, portanto), perde gua e murcha. Se estiver em uma soluo mais diluda (soluo hipotnica), absorve gua por osmose. Se a entrada de gua for intensa, a clula se distende at se romper. O rompimento das hemcias se chama hemlise. Existem protozorios dulccolas, animais formados por uma nica clula, que vivem em gua doce, cuja concentrao de partculas inferior do meio intracelular. Como esses organismos evitam a exploso das suas clulas? Graas presena de uma "bomba" chamada vacolo pulstil ou vacolo contrtil. Quando h entrada de gua por osmose, em quantidade superior quela que a clula consegue tolerar, o vacolo pulstil bombeia o excesso de gua para fora da clula. Osmmetro A presso osmtica de uma soluo pode ser medida em um osmmetro. A soluo avaliada colocada em um tubo de vidro fechado com uma membrana semipermevel, introduzido em um recipiente contendo gua destilada, como mostra a figura.

Por osmose, a gua entra na soluo fazendo subir o nvel lquido no tubo de vidro. Como no recipiente h gua destilada, a concentrao de partculas na soluo ser sempre maior que fora do tubo de vidro. Todavia, quando o peso da coluna lquida dentro do tubo de vidro for igual fora osmtica, o fluxo de gua cessa. Conclui-se, ento, que a presso osmtica da soluo igual presso hidrosttica exercida pela coluna lquida. Osmose nos vegetais: Quando uma clula colocada num meio hipertnico , esta perde volume atravs de osmose ( estado de plasmlise ). Porm, quando colocada em meio hipotnico, a clula amumenta o volume ( estado de turgscncia ) . Nas clulas animais, por vezes, a entrada de gua supera a elasticidade da membrana e a clula rebenta ( lise celular ). Esta situao no se d em clulas vegetais devido existncia de parede constituida por celulose, que confere rigidez clula.

Potrebbero piacerti anche