Sei sulla pagina 1di 10

Letra del Ao 2009 Brasil

Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

IF ONTEM, IF HOJE, IF AMANH. PREVISES DE IF PARA O ANO 2009 ATRAVS DO ORCULO DE IF PARA O BRASIL

Este documento dirigido aos irmos, afilhados, Babalaws, Apetebis, Awofakas, Oriates, Babalorixs, Ialorixs e Iwors, povo religioso e a todos a quem possa interessar. Durante os dias 12 e 13 de dezembro de 2008, durante todo o dia e a noite, um grupo de Babalaws brasileiros, iniciados em Cuba e no Brasil, acompanhados por diversos Babalorixs e Ialorixs, se reuniram na sede da Sociedade de Cultura Afro-Cubana no Brasil, situada na Rua Santa Filomena sem nmero - Leque Azul - Praia de Mau - Rio de Janeiro, com o propsito de cumprir com todas as cerimnias que permitem determinar o ODU e ORIXS que governaro este ano no Brasil. Tais cerimnias foram presididas e dirigido pelo sumo sacerdote babalaw cubano Rafael Zamora Aw ni Orumil Ogunda Ket, que incluem sacrifcios no mar, rio, lagoa, cemitrio, mato, estrada, encruzilhada, poo e no alto de uma montanha, alm de sacrifcios e oferendas a Elegbara,Ogun,os.osi, ozun, ggun, Azuwano,Es.umare, inle oguere, Oke, Xang, Olokun, Orixaoko, Oxal, Odduwa e Olofin. Com o objetivo de alimentar e dar conta a todas essas energias do que seria realizado. Como todos os anos a letra de 2009 foi sacada pelo babalaw mais novo, ou seja, o ltimo iniciado do ano de 2008, o babalaw Hugo Moreira AWO Obara kasika.

- ODUN: OGUNDA TRUPON - TESTEMUNHOS: ODI OGBE, OYEKUN IKA. - PROFECIA: ARUN TITUNS.E (Mal ou doena estabelecida ) - OGUN ONIRE : Odun defendido por Ogun Onise ni Ogun ( eyembale: sacrifcio de animais ) Onis.e ara : (Trabalho no corpo) - PARALDO - ( CERIMNIA REALIZADA POR UM BABALAWO PARA AFASTAR IKU, A MORTE, QUE VEM ATRAVS DE GUERRAS E TRAGDIAS, E AFASTAR EGGUN BURUKU, ESPRITOS OBCESSORES E OBSCUROS). - EBO MARCADO:* Akuko, ardie meyi, atitan ile e bata, as.o tinbelero, malanguidi obini e okuni, bogbo ase.

ORIXS QUE REGERO O ANO DE 2009

ORIS.A OGUN:

1 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

O esprito da fora. O esprito do fole. O esprito do carrasco divino. O esprito do trabalho com os metais. Oggn um dos membros da trilogia de orisas guerreiros, junto a Elegura e Ososi, primeiro nvel consagratrio das energias de orisa. E filho de Oroinha e de Osanla. Oggn o esprito do ferro. Os primeiros indcios de sua venerao como o Esprito do Ferro se remontam ao sculo XVI. Smbolo do trabalho como atividade humana produtiva e criadora. Seu dia: tera-feira. Sua cor simblica: combinao do preto com verde e cor violeta. Oggn no pacfico. Sua natureza ativa e batalhadora. Nas suas manifestaes desprende energia pura. E sua energia sempre de ndole combativa.

ORIS.A IYNSN: O esprito do vento. O esprito do golpe eltrico. O esprito do vento e da morte. O Esprito da que Reina no Fogo. Ors.a femenina muito venerada tradicionalmente em terras antigas como Kso, onde foi rainha, e tambm nas terras antigas de Oy, onde tem sido chamada: Madre de Oy (Me de Oy). Venerada pela tradio como divindade regente do rio Nger e de seus afluentes. Foi esposa de Oggn. Amante eterna de Shang, com quem tem vnculos profundos. Dona da centelha. Oy Rainha do Cemintrio, considerada como uma entidade bem estruturada, como um organismo vivo, e com funes evolutivas especficas e importantes. Oy permanece junto s portas dos cemintrios ou em seus arredores. Oy usa vestidos multi-coloridos, e em sua saia ficam pendurados panos de nove cores. Oy a dona de todos os segredos do cobre. Seu dia: sexta-feira. Seu nmero: nove. Seu carter guerreiro, e muito perigosa na hora de odiar. Excelente me. Oy a me dos Nove Ancestrais Principais. Para salvar a seus filhos, Oy renunciou comer carneiro, cedendo sua carne a S.ang.

REZA DE OGUNDA TRUPON Reza: ogunda trupon oba opan odan aboroso adifafun orunmila tonlo bawe abeboadie lebo kaferefun oggun. Suyere: sara ikoko de babatoto alaguede guara guara oggun onilade guar guarara.

REFES: 1. Co cheio se lambe contente. 2. Em casa de ferreiro, espeto de 3. No abuse do invlido que tem

pau. irmo.

2 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

4. 5. 6. 7.

No h nada como a bno de uma me. Prego bem enterrado, custa trabalho tir-lo. Se o co for bom, cuida bem. S o homem inteligente se salva da morte.

NASCE NESTE ODUN

- A carga do cabo do ob de kakuanaldo. - Cerimnia que atravs da me, possa ser possvel fazer ebbo ou qualquer cerimnia aos filhos. - Guerra que no ser vencida. - Olofin benzeu o pato. - Onde olofin lhe posto sara eko. - Onde um prego bem cravado, custa trabalho tir-lo. - Por oggun uma igba (ekoit) com omi(gua). - Fazer sacrifcio de potro oggun.

CONSELHOS ESPIRITUAIS, SOCIAS E PARA SADE:

A crise econmica mundial afetar os principais setores da economia e o governo ter que tomar muitas medidas, trabalhando sem descanso para poder aliviar a situao. IF alerta sobre a proibio, durante este ano, do consumo de bebidas alcolicas, isto ser o responsvel de muitos acidentes, separaes matrimoniais, familiares e por muitas mortes. Este ser um ano onde todo esforo por manter a estabilidade, ser pouco! todos devemos redobrar nosso empenho no estudo profundo, cuidadoso e intensivo dentro de nossas profisses e religies para com isto vencer ou aliviar as dificuldades do ano duro que teremos pela frente. O pas pode passar por uma crise dentro do sistema judicirio e policial, pode ser um ano onde muitas autoridades tenham problemas penais. A energia de ogunda trupon ajudar o crescimento religioso do pais, ser um perodo onde todas as religies crescero, especialmente IF, onde o nmero de consagraes aumentar significativamente. Este odu sinaliza sobre o perigo do relacionamento com mulheres casadas, ser um ano de fatais desenlaces em quanto a isto, podendo terminar em morte.

3 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

O bom relacionamento com nossas mes, ouvir e entender seus conselhos, nos salvar de muitos conflitos. Este signo nos aconselha a consultar nossos orishas ou orculos antes de realizar qualquer viagem, realizar os eboses caso sejam marcados, para com isto assegurar o xito e evitar qualquer perigo. IF avisa sobre enfermidades e epidemias que podero atingir a populaco brasileira causando o aumento da porcentagem de mortes por doenas epidmicas. IF indica que estas situaes podero ser evitadas, a partir do momento que as providncias estruturais governamentais com relaco a sade e prevenco de doenas e os cuidados pessoais adotados em nossas casas e grupos sociais sejam colocados em prtica. Existe um refro dentro deste Odun de IF que diz: em casa de ferreiro, espeto de pau, ou seja, se analizado em relao a sade, significa que as medidas que devem ser tomadas para evitar, todos os problemas, j muito bem conhecidos pelas pessoas responsveis por este setor em nosso pas, assim como os cuidados preventivos que cada um deve empregar para evitar tais doenas epidmicas, no sero utilizados. Os governantes do nosso pas devem ter cuidado em relao a reunies a serem realizadas junto a governantes de outros pases, cujo tema ser de interesse internacional, possivelmente, medidas de combate crise econmica que, pelo trajeto, tende a atingir todos os pases, sem exceo. Os cuidados que devem ter nossos governantes estaro relacionados s medidas que sero acordadas nestas reunies, pois, nosso pas, em comparao com outros paises chamados aliados encontra-se com sua economia estabilizada, no totalmente, porque, bem verdade que, internamente alguns ajustes ainda devem ser efetuados, porm, nossos governantes podero se deixar influenciar por esses paises ainda desestabilizados, podendo, com isso, desencadear um processo de descontrole interno tanto econmico como social. Todas as decises tomadas neste ano devem ser bem pensadas, medindo-se todos os benefcios e possveis prejuzos porque neste Odun IF h um refro que diz: Prego bem mar telado, d trabalho para tirar , ou seja, as coisas boas e bem feitas que faamos neste ano, usando sempre a inteligncia, ficaro marcadas por muito tempo, sem que nossos inimigos possam apagar o brilho de nossas conquistas. Por outro lado, as coisas mal feitas e erradas que possivelmente faamos neste ano, tero consequncias ruins, pois, suas evidncias estaro bem claras e de difceis solues, facilitando as atividades negativas de nossos inimigos ou rivais. Baseando-se nisso, podemos

4 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

concluir que as medidas que devero ser adotadas por nossos governantes neste ano devem estar bem estruturadas para no obtermos reflexos negativos posteriormente. IF nos alerta com relao possibilidade do aumento dos ndices de violncia no pas, obtendo como resultado, manifestaes pblicas de preocupao, medo e insatisfao, e o enfraquecimento das relaes exteriores. Os governantes devem preocupar-se em dominar as situaes internas e como a situao vista internacionalmente. IF diz que nosso pas deve preocupar-se muito com sua imagem a nvel internacional para que no seja excludo ou depreciado por outros pases. Mudanas urgentes devem ser tomadas por nossos governanes para evitar esta situao, no s no ponto de vista social, como tambm territorial ou geogrfico, como por exemplo, medidas protecionistas com relao a nossas florestas e matas (Floresta Amaznica, Mata Atlntica, etc.), controle da poluio ambiental e estabelecimento de polticas ecologicamente corretas. Todas as pessoas iniciadas dentro da religio, e todas as pessoas que acreditam nesta religio, devem realizar muitas cerimnias Ogun para evitar as tragdias, as doenas e as guerras. IF orienta que os Babalawos devem intensificar seus estudos de IF e se orientar com os mais velhos (oluwo siwaju) para realizar cerimnias de obe kakuanado. Os que j possuem dita cerimnia, devem alimentar seu obe kakuanado com cerimnias especficas deste signo, para evitar os problemas da vida e a tragdia no mundo. Deve-se agradar muito a Eshu com peixe assado e respeitar muito a Obatala e Orunmila. Deve-se manter uma Igba Omi Tutu (pote pequeno ou cia de cco com gua limpa e fresca) encima do assentamento de ogun para mant-lo tranqilo e calmo, trocando-a periodicamente. Deve-se levar uma igba sarao eko (pote branco com uma mistura de leite, mel, acar, efun ralado, ori, eku, eja, awado, oti e um pouco de fub) coberto com asho funfun e asho pupua (pano branco e vermelho) e oferecer a olofin em uma montanha. Deve-se respeitar muito a obaluaye e pagar quaisquer dvidas que se tenha com ele. Deve-se aconselhar a me a fazer bori. Deve-se confeccionar duas espadas pequenas de madeira e coloc-las uma, atrs da porta e outra junto com seu assentamento de orunmila para evitar guerras e tragdias. As mulheres grvidas devem realizar cerimnias para evitar problemas durante a gestao e aps o nascimento da criana, para se evitar que, nem a me e nem a criana tenham problemas srios de sade.

5 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

Este signo ou Odun de IF refora a necessidade da unificao da famlia e reviso dos valores familiares e respeito mtuo, ou seja, respeito entre marido, mulher e filhos, pois, neste Odun IF prev o aumento de violncia domstica, sobretudo com as crianas. Os filhos tambm devem respeitar seus pais, mais ainda as suas mes, baseados em um dos refres deste Odun de IF: No h beno maior que a beno da me. Neste Odun de IF, a me salva a seu filho de grandes problemas. deve se respeitar a me e ouvir seus conselhos. Conflito gera doena. - Este odu fala da possibilidade de dores geradas pela recusa de se desenvolver um bom carter. Por ir: Remoo de obstculos leva proteo contra doenas. Este odu fala da necessidade de manter a paz na comunidade afim de assegurar a boa sorte.

PATAQUINS

RELAO DE HISTRIAS DESTE SIGNO:

1 - patakin: havia um moo que estava to determinado por uma noiva que sua mame o mandou buscar, para lhe dar uns conselhos. ela o enviou casa de orunmila, e este lhe mandou que fizesse ebb, porque poderiam mat-lo. quando o moo saiu a rua, encontrou-se com um amigo e este perguntou, que coisa ele tinha, e o mesmo respondeu que nada, que havia ido casa de orunmila e este lhe havia mandado fazer ebb. Ento o amigo lhe disse: anda seu bobo, voc acredita nisso? ele um bruxo avarento, vamos tomar um conhaque! e ao mesmo tempo que beberam, comenou a passar mal, e assim mesmo foram para outro bar, o amigo disse pela segunda vez: vamos l, aqui podemos tomar outro conhaque. Enquanto isso, onde estava a noiva, que era uma casa de obini kuakua marora (mulheres da vida), haviam feito um sorteio onde o ltimo que chegasse, seria morto, e quem o mataria seria oggn alaguerde. O moo por estar muito bbado, se entreteve pelo caminho e sua me vendo que ele demorava, foi a casa de orunmila e fez o ebb que ele tinha deixado para trs. quando o moo chegou, o pegaram, o amarraram e o colocaram dentro do quarto, ele comeou a lutar, at que rompeu as cordas e se escondeu atrs da porta. em seguida comearam a procur-lo, o menino ento viu onde oggn guardava o seu faco.

6 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

ele o agarrou e matou todos os que viu pela frente, e l estava o cavalo de oggn, que acabou morto tambm. quando todos, viram tanto sangue correr, se assustaram e comearam a cantar: Pensar e disse: vou consultar-me com if; e no registro, orunmila lhe mandou fazer ebbo. a mulher saiu decidida da casa de orunmila, mas no tinha dinheiro para fazer o ebbo. Quando voltou a sua casa fez uma coleta entre seus parentes e familiares e foi fazer o ebbo. quando terminou, orunmila a mandou levar o ebb ao cemitrio e que no olhasse para trs. na volta orunmila disse onibori, seu escravo, que a acompanhasse e que estivesse a seu lado e que quando nascesse a criatura a protegesse para que iku no a comesse. Quando nasceu a criatura, onibori esperava para que no morresse e a libertasse de ik. ao saberem,os parentes, do sentido da coleta, comearam a protestar, e elegba que havia ouvido tudo, se desgostou e se foi. nisso a me disse: o que ser de minha filha sem elegbara?. Um dia, ao cair da tarde, a febre se apoderou da menina que comeou a suar e seu corpo se encheu de gua e no podia andar, sua me chorou e chorou ainda mais ao v-la nas condies em que estava. A me se decidiu, procurou seus parentes para rogarem ao cu, onibori disse: isto est muito bem e levou a menina. a menina era uma donzela, era abik, quando pensava lhe doia a cabea e tinha poblemas na vista, quando cumpriu os 15 anos, onibori disse: vou te levar at onde est sua me, mas antes iremos casa de obbatal; e ao sair da casa de obbatal, onibori a levou a casa de sua me e iku no a pde comer.

Patakin: Onde olofin abenoou o pato. Neste caminho, era a terra dos eiye (os pssaros), entre eles vivia o pato que s tinha um traje e os demais pssaros o desprezavam; tanto foi a brincadeira que tinham com ele, que decidiu ir mirar-se com orunmila, quem lhe fez osode e saiu este oddun, ogunda trupon, e lhe mandou fazer ebbo com: uma cruz de ew salvia, akofa, ada, obe, eku, ey, awado, ep. Orunmila lhe disse: agora o levar ao p da colina. em poucos dias ocorreu que um caador que estava do outro lado da colina, feriu no ar as duas pombas torcazas e o eyerbale caiu em cima do pato e transformou a cor de sua plumagem. Ento olofin ao ver o pato, o benzeu. e desde esse dia, o pato vive feliz.

Patakin: a guerra dos dois irmos. Bokuo era um grande guerreiro, irmo de oggun, o qual acreditava ser superior a todos e no obedecia a seu pai. ele tinha muitos cavalos de combate. um dia apaixonou-se pela mulher do ob dessa terra e a violou. O ob ao inteirar-se mandou oggn para que cortasse a ler de seu irmo, este informado do processo por elegba, foi se mirar com orunmila, quem lhe fez osode e lhe viu este if, ogunda trupon, e lhe mandou fazer ebo e que o levasse a sada do povo. Bokuo fez tudo o que orunmila lhe mandou, e ao chegar onde ia pr o ebo, deu um akuko elegba fazendo sarayeye com ele, e elegba lhe deu a bendio. quando chegou a pr o ebo, seu irmo oggun sara ikoko ogunde oggun onile oggun lokua.

7 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

ento o moo pegou seu cavalo e escapou. quando passou o rio, pegou oyuro (folhas de aguap ou jacinto d`gua ) e cobriu o corpo com isso, ento oggun se acalmo e as pessoas ficaram tranqilas. o rapaz rertornou casa de orunmila e este mandou lhe dar moforibale a sua me, porque graas a ela, ele havia escapado, por ela fazer ebbo por ele.

Patakin: quando esh (ik) no tinha o que comer. Ik vivia numa terra onde nunca comia, por muito que se procurava, no encontrava a comida. vendo-se assim foi consultar-se com orunmila, quem lhe fez osode e lhe viu este if ogunda trupon e if disse: tem que fazer ebo, e tinha que ir embora dessa terra ou povo, e que s comesse frutas amadurecidas. Iku seguiu os conselhos de ifa, e se foi para uma terra onde todos naciam doentes e ela os comia. ik estava contente ao ter comida abundante. nessa terra havia um matrimnio que a obini estava obou (grvida) e quando se deu conta do seu estado de gestao, ps a timbele o estava esperando, o qual furioso lhe golpeou um corte com seu ada, e ele se esquivou, cortando assim a cabea de seu ishin (cabalho) e como oggun timbele era viciado em comer ishin, se entreteve com este e esqueceu de seu irmo que pde fugir a outra terra, guiado por eshu moribale, e pde salvar-se. onde oggun timbele, para ficar bem com o ob, enterrou os restos do ishin e sob a tumba ps um agboran ishin (um cavalho co de ferro) que era o simbolo de bokuo ogunda trupon, e assim fez acreditar ao oba que havia completado sua sentena e se fez cumprir a do irmo.

E ESTAVAM PRESENTES OS AWOS: - Rafael Zamora Diaz Ogunda kete Shango - Wilfredo Nelson Erdigbre Obatal - Rafael Humberto Zamora Abreu Irete Untelu Obatal - Carlos Antonio Esteves Ika yekun Oshun - Marcus Vincios Os kuleya obatal - Guilherme Vinicios Irete Fle Obatala - Nilson Ferreira Ogunda leni Ogun - Andr Bruno Oyekun Nilogbe Oshossi - Alexi Bruno Os Ka Obatal - Cludio Ferreira Oshe Fun oshossi - Sidney Jorge Lima Baba Eyogbe - Obatala - Alessandro Pequrier Ogunda Dio Aganju - Daniel Fabrcio Ogunda Dio Elegua - Evandro Costa Ogunda Biode Obatala - Alcimar dos Santos Odi Rosso - Wilfredo Nelson J R Ojuani Oguna yemanja - Alirio Costa da Silva Obge Rosso Oshossi - Alrio Costa da silva JR Ofum Tempola Oshossi - Jos Adalto Labre Oshe Nilogbe Oshoss

8 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

AWOFAKAS, APETEGBISES E CONVIDADOS. - Ellen Romanelli - Ojuani meyi- Os.un - Dayse Mara Paiva Ogbe Ate Ogun - Nvea Diaz Santiago Os lofogbeyo Yemanja - Mnica Baptista Ofum she Yew - Maria da Glria Rocha Irete Suka Oshun - Alcio Jos Bomfim Odi yekun Shango - Elena Ferreira Pontes - Anderson da silva Iwori Bogbe Ogun - Patrcia Moriggi Ojuani Alakentun Oshun - Stefnia - Yansan - Sandra Brandao Yemanja - Rodolfo Cosme Iwori Rote Yemanja - Eliane Menezes Ogbe S Oshun - Carmen Lucia Oshe Massa Oshossi - Andra Ogunda Ka Oshun - Rayane da Costa Ogunda Rosso Elegua - Marilda Moreira Ojuani Shogbe Oshun - Bianca Mau Baba Eygbe Oshun - Gabriel Mau Odi Mony Elegua - Agustin Flores Os Lonin Shango - Sebastio Tardella Oyekun Tecund Shango - Juliana Macedo Irosso Unkuemi Elegua - Geane Costa - Cristina George - Deisiane Pimenta Os Lofogbeyo Yemanja - Marcus Silva Ogbe Brara Obatal - Antonio Charles Ogbe Unle Obatal - Nelon Veloso - Maria Lucia Veloso Otura Tiku Oshun - Flavio Gaspar Ogun - Shirley Passos Oshun - Eliane De Souza Irosso Togda Oshun - Srgio de Souza Vieira - Eliane Mello Irosso Unkuemi Oya - Sofia Elbaz - Maria Amlia Okana Kunha Obatala - Geni dos santos Oshun - Daiana Silva - Patrick Sieva - Gabriela Telles Irete Meyi - Natasha Oshe nilogbe Yemanja - Augusto Irete Meyi Obaluaye - Katherine Romanelli Osa Ka Elegu

9 / 10

Letra del Ao 2009 Brasil


Escrito por Administrador Martes 06 de Enero de 2009 14:32 - Ultima actualizacin Martes 06 de Enero de 2009 15:05

- entre outros

- E Irete Fle Obatala - Nilson Ferreira Ogunda leni Ogun - Andr Bruno Oyekun Nilogbe Os.ossi - Alex Bruno Os Ka Obatal - Claudio Ferreira Os.e Fun os.ossi - Sidney Jorge Lima Baba Eyogbe - Obatala - Alessandro Pequrier Ogunda Dio Aganju - Daniel Fabrcio Ogunda Dio Elegua - Evandro Costa Ogunda Biode Obatala - Alcimar dos Santos Odi Rosso - Wilfredo Nelson J R Ojuani Ogunda yemanja - Alirio Costa da Silva Obge Rosso Os.ossi - Alrio Costa da silva JR Ofum Tempola Os.ossi - Jos Adalto Labre Oshe Nilogbe Os.ossi

10 / 10

Potrebbero piacerti anche