Sei sulla pagina 1di 3

Preparao exame : IBM System z Entry Level for z/OS System Programmer Mastery Test Documento 1.

Section 1 - Introduction to z/OS and the mainframe environment Ol vocs se lembram que passamos dias discutindo conceitos e aplicaes da tecnologia? Pois tudo isso vai ser cobrado na prova e precisamos revisar tudo novamente. 1. O Mainframe Hoje :
Hoje a plataforma Mainframe oculpa um papel central na operao das maiores corporaes no globo, incluindo muitas das principais companhias listadas na revista Fortune. Est presente na operao diria de companhias nos mais diversos ramos de atuao : Bancos, finaceiras, instuies mdicas, seguradoras, rgos pblicos, Governos federais e muitas outras instituies pblicas e privadas. De fato quase todo mundo em algum ponto da vida utilizou algum servio ou aplicativo ligado a um mainframe, behind the scene, sem ao menos saber. A longetividade e o sucesso da plataforma no tm precedente ou qquer outro que iguale no ramo da Tecnologia da Informao:

Cataclismas agitam a economia global periodicamente Novas tecnologias clamam pela ruptura continuamente Novas formas de fazer negcio agitam e desafiam a infra-estrutura de IT .

Mas ainda assim hoje, assim como tm sido desde da dcada de 60 o Mainframe ou o conceito de Mainframe domina a plataforma de Larga-escala globalmente.

1.1.Mainframe ainda em uso, por qu ?


O Mainframe deve muito da sua popularidade e longetividade a sua inquestionvel estabilidade e capacidade de se adaptar a rupturas tecnolgicas, resultado de avanos tecnolgicos que vem sendo aplicados desde o lanamento da terceira gerao em meados da dcada de 60 ( OS/360). Nenhuma outra plataforma sofreu tantos avanos revolucionrios de forma contnua e mandento a compatibilidade com as verses anteriores. At a segunda metade da dcada de 1990, os mainframes represetavam a nica forma vivel de atender as necessidades de processamento de grandes companhias/instituies. Tambm muitos Web Sites mantm seus banco de dados de produo em ambiente Mainframe. No novo ambiente Mainframe ideal para Web pois foi desenhado para permitir um nmero imenso de usurios e aplicaes em execuo de forma simultnea e acessando uma mesma rea de dados sem interferir uns com outos e garantindo a integridade dessa informao. Conceitos como security, scalability e reablility so fundamentais para hoje mais que nunca para qualquer operao. Obs. Esses conceitos listados acima foram discutidos em classe e tambm constam dos documentos que enviei anteriormente, verifiquem.

1.2. Mainframe em uso para instuties Governamentais.


Lembrem-se que vocs vo prestar uma prova internacional e nica em diversos pases, por isso, no estranhem se a realidade nas reas como governamental e etc no forem 100% a nossa realidade. Principais demandas :

Demogrfias: uma populao envelhecendo aumenta a demanda por servios aumentando o custo de penses e sade pblica. Relacionamento com o cidado: atualmente o governo precisonado a prover servios e entregar resultados a todo momento e em qquer lugar Globalizao: Pases e sociedades esto se tornando mais dependentes economicamente. Ruptura tecnolgica: a adoo da internet alterou de forma definitiva a forma de se prestar servios . Principais desafios :

Melhora continua nos servios prestados Gerenciar recursos de forma eficiente Alm de fazer melhor os servios pretados, tambm incorporar novos servios . Benefcios que a plataforma oferece :

Vantagens Operacionais: Consolidao em larga-escala para ajudar a diminuir custos de energia, espao fsico, licenas de software e contratos de suporte com diversos fornecedores em at 90% Performance de 35% at 65% superior na nova plataforma z10. Vantagens para o Negcio: Melhoria na performance de queries em at 10 vezes se comparado a sistemas distruibudos Capaz de processar trilhes de instrues por segundo eu um nico sistema. Vantagens organizacionais: Reduz o trabalho necessrio para gerenciar o ambiente em at 40 % Capaz de centralizar e gerenciar diferentes demandas em ambiante heterogneo em sincronia com as prioridades do negcio. Alta disponibilidade dos servios prestados. Capaz de suportar at 100.000 servidores virtuais em um nico Mainframe.

1.3. Mainframe em uso para instuties Bancrias :


Os bancos esto hoje em evidncia, no cerne da ltima hecatombe econmico no qual ainda estamos sentindo os sintomas os bancos enfrentam os seguintes desafios :

Econmicos : economia fraca est desestimulando investimentos e reduzindo a necessidade por servios finaceiros. Competio: intenso processo de consolidao bancria em busca de ganhos de escala ( diluir o custo da operao ) e a entrada de outras instituies nos servios bancrios. Clientes: cada vez mais fundamental prover servios de forma rpida, prtica e segura. As expectativas de disponibilidade dos servios e praticidade no uso so cada vez maiores. Regulao: governo criando novas normas e regulaes mais rgidas exigindo mais da operao. Traduzindo :

1. Necessidade de simplificar sua plataforma de TI sem abrir mo da capacidade de crescimento, da eficincia e da resilincia nos negcios. 2. Atigingir excelncia na operao, mitigar riscos operacionais, lutar contra fraudes e diluir custos. 3. Orientar a sua atuao no cliente e, ao mesmo tempo , torna a lucrativida maior . OBS :

Resilincia a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelncia, superando uma situao critica. Segundo dicionrio Aurlio, a propriedade de pela qual a energia armazenada em um corpo deformado devolvida quando cessa a tenso causadora de tal de formao elstica. Resilincia surgiu na fsica e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes s dificuldades, trabalhado em todas as reas como sade, finanas, indstria, sociologia, e psicologia.

Mitigar: (lat mitigare) vtd 1 Amansar, tornar brando: Mitigar a indignao, a ira, o furor. vtd 2 Adoar, aliviar,
suavizar: Mitigar a dor. Com boas palavras procurei mitigar-lhe o desgosto. vtd 3 Acalmar, atenuar, diminuir: Mitigar a saudade. "...paramos beira daquele olho-d'gua, que nos mitigara a sede" (Gasto Cruls). vpr 4 Acalmarse, tornar-se mais brando. "...nossa dor se mitigou para cuidarmos em brincar outra vez" (Joaquim Manuel de Macedo). Antn: exasperar, aumentar. Alguns nmeros :

1. O uso da plataforma Mainframe por Bancos em comparao a qquer plataforma Open se traduz em 44% o custo de IT por operao de Carto de Crdito. 2. Tambm reduz em 31 % o mesmo custo por operao de emprstimo. 3. As instutuies bancrias em geral modernizam sua base instalada a cada 8 ou 10 anos, nenhuma outra plataforma garante a operao por tanto tempo de forma eficiente e consegue garantir que todo o patrimnio desenvolvido durante esse tempo seja compatvel com as novas verses.

2. Um pouco de Histria :
O desenvolvimento do Mainframe teve incio na dcada de 50 com uma srie de modelos e deu um passo importante no incio da dcado de 60 quando o Hardware e software comeou a ser padronizado mas o marco na histria da computao aconteceu mesmo com OS/360 em 1964 que incia a terceira gerao. Essa chamada terceira gerao a primeira vez em que se vende sistemas de computao para o uso geral, at essa data os sistemas de computao era dedicados ao uso comercial ou cientfico e partir dessa terceira gerao um mesmo Mainframe poderia atender a ambos desde que o cliente, fornecedor de software ou consultoria fosse contratos para desenvolver programas especficos abrindo um amplo leque para a rea de servios de informtica . O nome 360 tm haver com essa versatilidade cobrindo todas as possibilidades de uso e essa tambm foi a primeira vez em que o Microcdigo ( firmeware ) foi utilizado ao invs de termos todas as instrues gravadas nos circutos. O microcdigo se refere a uma serie de instrues que no so acessveis aos usurios e proporcionam a interface de comunicao entre o sofware e o Hardware e representou uma revoluo porque anteriormente era necessrio trocar o hardware toda a vez que era necessria uma correo ou mesmo uma alterao de funo. Nas dcadas seguintes o Mainframe cresceu em capacidade e hoje o Mainframe capaz de atender 10 mil usurios consecultivos, gerenciar pentabytes de dados, alterar recursos de Hardware e software para atender a novas demandas sem interupo no servio e tudo isso de um simples ponto de controle .

3. Z/OS Overview:
Z/OS o sistema operacional atualmente em uso no ambiente Mainframe, suas caractersticas so exatamente aquelas que temos discutido at aqui, mas existem mais a ser dito . Obs. Sistema Operacional: em termos simples, o sistema operacional caracterizado por uma serie de programas que tratam do funcionamento interno do seu sistema de computao dando subsdo para outras aplicaes. Mesmo nos mais recentes sistemas operacionais as requisies para um determinado atividade entram no sistema uma a cada vez, e o sistema operacional processa essas requisies uma de cada vez do incio ao fim dentro do tempo de execuo designado para esse determinado Job. Isso funciona bem quanto um determinado Job pode ser executado do incio ao fim de forma contnua mas apresenta problemas quando essa mesma requisio necessidade ler ou gravar qquer informao em um device de disco ou fita que so muito mais lentos que o tempo de processador e memria da mquina. Enquanto o processamento, Job, espera que o processo de I/O termine ( leitura ou gravao ) o processador est ocioso e no pode ser usado para mais nada. O Z/Os resolveu essa equao garantindo que o processador est trabalhando enquanto espera por uma resposta de I/O aproveitando ao mximo seus recursos sem a necessidade de se adicionar mais componentes de Hardware. O Z/OS dividi um determinado Job ( requisio de processamento ) em pores conforme a necessidade e enviando para as diferentes partes do sistema de forma independente, quanto possvel esse componente toma o controle do processador envia sua contribuio e passa adiante o controle do processador garantindo um uso racional dos recursos.

3.1Typical Mainframe Workloads :


A maioria das operaes do Mainframe se divide em dois tipos : batch ou transaes online nesse ltimo incluindo Web. No prximo documento vou discutir a fundo esses dois tipos e tambm vou detalhar outras caratersticas do sistema operacional.

Potrebbero piacerti anche