Sei sulla pagina 1di 2

https://www.governoeletronico.gov.

br/acoes-e-projetos/e-ping-padroes-de-interoperabilidade

Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico


A arquitetura e-PING Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico define um conjunto mnimo de premissas, polticas e especificaes tcnicas que regulamentam a utilizao da Tecnologia de Informao e Comunicao (TIC) no governo federal, estabelecendo as condies de interao com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. A construo da arquitetura, inicialmente restrita ao governo federal Poder Executivo, est sendo coordenada pelos seguintes rgos:

Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio do Planejamento (SLTI/MP); Instituto Nacional de Tecnologia da Informao, da Presidncia da Repblica (ITI/PR); SERPRO, empresa pblica do Ministrio da Fazenda.

A iniciativa contou com a participao e a colaborao de uma srie de rgos do Poder Executivo Federal, tanto na gesto como na realizao dos trabalhos tcnicos de montagem da arquitetura. As reas cobertas pela e-PING, esto segmentadas em:

Interconexo; Segurana; Meios de Acesso; Organizao e Intercmbio de Informaes; reas de Integrao para Governo Eletrnico.

A existncia de uma infra-estrutura de Tecnologia da Informao e Comunicao (TIC) que se preste como o alicerce para a criao dos servios de governo eletrnico o pr-requisito para o fornecimento de melhores servios sociedade, a custos mais baixos. Um governo moderno e integrado exige sistemas igualmente modernos e integrados, interoperveis, trabalhando de forma ntegra, segura e coerente em todo o setor pblico. Polticas e especificaes claramente definidas para interoperabilidade e gerenciamento de informaes so fundamentais para propiciar a conexo do governo, tanto no mbito interno como no contato com a sociedade e, em maior nvel de abrangncia, com o resto do mundo outros governos e empresas atuantes no mercado mundial. A e-PING concebida como uma estrutura bsica para a estratgia de governo eletrnico, aplicada inicialmente ao governo federal Poder Executivo. Permite racionalizar investimentos em TIC, por meio do compartilhamento, reuso e intercmbio de recursos tecnolgicos. Os recursos de informao do governo constituem valiosos ativos econmicos. Ao garantir que a informao governamental possa ser rapidamente localizada e transmitida entre os setores pblico e privado, mantidas as obrigaes de privacidade e segurana, o governo
auxilia no aproveitamento mximo deste ativo, impulsionando e estimulando a economia do pas.

Governos de todo o mundo esto investindo fortemente no desenvolvimento de polticas, processos e estabelecimento de padres em TIC, montando estruturas dedicadas para obter a

interoperabilidade buscando o provimento de servios de melhor qualidade a custos reduzidos.

O que Interoperabilidade?
A seguir so apresentados quatro conceitos que fundamentaram o entendimento do governo brasileiro a respeito do assunto: Intercmbio coerente de informaes e servios entre sistemas. Deve possibilitar a substituio de qualquer componente ou produto usado nos pontos de interligao por outro de especificao similar, sem comprometimento das funcionalidades do sistema. (governo do Reino Unido) Habilidade de transferir e utilizar informaes de maneira uniforme e eficiente entre vrias organizaes e sistemas de informao. (governo da Austrlia) Habilidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicao, redes, software e outros componentes de tecnologia da informao) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um mtodo definido, de forma a obter os resultados esperados. (ISO) Interoperabilidade define se dois componentes de um sistema, desenvolvidos com ferramentas diferentes, de fornecedores diferentes, podem ou no atuar em conjunto. (Lichun Wang, Instituto Europeu de Informtica CORBA Workshops) Interoperabilidade no somente integrao de sistemas nem somente integrao de redes. No referencia unicamente troca de dados entre sistemas e no contempla simplesmente definio de tecnologia. , na verdade, a soma de todos esses fatores, considerando, tambm, a existncia de um legado de sistemas, de plataformas de hardware e software instaladas. Parte de princpios que tratam da diversidade de componentes, com a utilizao de produtos diversos de fornecedores distintos. Tem por meta a considerao de todos os fatores para que os sistemas possam atuar cooperativamente, fixando as normas, as polticas e os padres necessrios para consecuo desses objetivos. Para que se conquiste a interoperabilidade, as pessoas devem estar engajadas num esforo contnuo para assegurar que sistemas, processos e culturas de uma organizao sejam gerenciados e direcionados para maximizar oportunidades de troca e reuso de informaes, interna e externamente ao governo federal. A arquitetura e-PING cobre o intercmbio de informaes entre os sistemas do governo federal Poder Executivo e as interaes com:

Cidados; Outras esferas de governo (estadual e municipal); Outros Poderes (Legislativo, Judicirio e Ministrio Pblico Federal); Governos de outros pases; Empresas (no Brasil e no mundo); Terceiro Setor.

Potrebbero piacerti anche