Sei sulla pagina 1di 32

Parte I Conceitos bsicos de Demografia

Captulo 1 Conceitos bsicos em Demografia e dinmica demogrfica brasileira Czar Augusto Cerqueira e Gustavo Henrique Naves Givisiez Captulo 2 Introduo a mtodos de estimativas e interpolaes populacionais Gustavo Henrique Naves Givisiez

Captulo 1: CONCEITOS BSICOS EM DEMOGRAFIA E DINMICA DEMOGRFICA BRASILEIRA


Czar Augusto Cerqueira * Gustavo Henrique Naves Givisiez **

Este captulo procura introduzir o leitor nos conceitos bsicos em Demografia, nos componentes demogrficos mais importantes e nas frmulas de seu clculo, refletindo sobre esses componentes e apresentando aplicaes ilustrativas de seu potencial. Crescimento populacional, fecundidade, mortalidade e reproduo so tratados de forma simples, crtica e objetiva, ilustrados com exemplos e aplicaes a dados reais. Encerrando o captulo, procura-se oferecer uma viso prtica e aplicada de tudo o que foi discutido com a apresentao de um panorama sinttico da evoluo da dinmica demogrfica brasileira, luz das principais transformaes sofridas por seus componentes nas ltimas dcadas.

A Demografia uma cincia que tem por finalidade o estudo de populaes humanas, enfocando aspectos tais como sua evoluo no tempo, seu tamanho, sua distribuio espacial, sua composio e caractersticas gerais. Uma preocupao fundamental no estudo das populaes humanas com o seu tamanho em determinado momento e com os possveis fenmenos que determinam ou afetam esse tamanho, tais como os nascimentos, os bitos e fenmenos migratrios. importante investigar de que modo cada um desses componentes pode ser afetado por mudanas nos demais e como esses fenmenos se relacionam entre si. Alm da preocupao com o tamanho e crescimento da populao, de fundamental importncia em Demografia o estudo da composio da populao por idade e sexo, principalmente pela sua repercusso sobre os fenmenos demogrficos, sociais e econmicos. Existem outras caractersticas populacionais que merecem destaque pela sua importncia na compreenso de outros

Professor da Universidade Catlica de Pernambuco e da Universidade de Pernambuco e doutorando no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
**

Doutorando e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

16

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

fenmenos de natureza social e econmica, entre elas, a estrutura populacional segundo estado civil, regio geogrfica de residncia ou de nascimento, condio de atividade econmica etc. O tamanho e a composio so considerados aspectos estticos de uma populao. No entanto, a Demografia trata tambm dos aspectos dinmicos das populaes, ou seja, das mudanas e inter-relaes entre as variveis demogrficas bsicas fecundidade, mortalidade e migrao.

Demografia e educao A compreenso dos fenmenos demogrficos, tanto em seus aspectos estticos como dinmicos, tem uma importncia crucial na investigao das caractersticas educacionais de uma populao. Entre as caractersticas demogrficas que tm impacto no setor educacional, a estrutura etria aquela cujos efeitos so mais visveis, por estarem diretamente ligados demanda por ensino, em seus diversos nveis. Nas ltimas dcadas, as populaes de pases desenvolvidos e mesmo em desenvolvimento tm passado por importantes mudanas, no apenas no que diz respeito ao volume populacional mas, sobretudo, em sua estrutura etria, fruto de um processo de reduo em seus nveis de fecundidade e mortalidade que denominamos de transio demogrfica. Tais mudanas tm certamente um forte impacto na demanda por servios educacionais e precisam ser consideradas de forma prioritria na elaborao de polticas pblicas voltadas para o setor. Desse modo, fica evidenciada a necessidade de uma maior compreenso das variveis demogrficas bsicas e da dinmica demogrfica. Com este objetivo, apresentamos na prxima seo alguns conceitos bsicos e medidas da Demografia.

Alguns conceitos e medidas da Demografia Uma das variveis de maior importncia e interesse em Demografia a idade, uma vez que em grande parte dos fenmenos demogrficos faz-se necessria uma investigao que leve em conta a faixa etria dos indivduos em questo. A idade de um indivduo pode ser definida como o nmero de dias, meses e anos aps seu nascimento. Um outro procedimento usual em Demografia definir a idade como o nmero de anos completos. Desse modo, o grupo etrio de 20 a 24 anos seria formado por todos os indivduos com idades entre 20 e 24

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

17

anos completos. importante ressaltar que, na data de referncia de um levantamento censitrio, indivduos nascidos em um mesmo ano podem ter idades diferentes em termos de anos completos. No clculo de taxas e indicadores de fenmenos demogrficos relativos a um ano calendrio, ou seja, de 1o de janeiro a 31 de dezembro, uma preocupao fundamental definir qual populao incluir no denominador, uma vez que a populao muda todo tempo. A rigor, o denominador deveria conter o nmero de pessoas-ano, que corresponde soma dos tempos vividos (em anos) por cada componente da populao. Entretanto, este conceito de difcil operacionalizao. Como uma aproximao do conceito de pessoas-ano, tomase a populao em um determinado momento do ano. Caso se considere a populao no incio do ano, nela no estaro includas as pessoas que nascem durante o ano. Por outro lado, aquelas pessoas que esto vivas no incio do ano e que viro a falecer durante o ano no devem entrar com o mesmo peso do que as que sobreviro at o final do perodo. Se for considerada a populao no final do ano, nela no estaro includas as pessoas que falecerem durante o ano e, por outro lado, estaro totalmente includas as pessoas que nasceram em diferentes momentos durante o ano e que no estiveram todo tempo expostas ao risco de morrer. Desse modo, usa-se como aproximao do total de pessoasano a populao no meio do ano, supondo-se haver uniformidade na ocorrncia de nascimentos e bitos durante o ano. Antes de passar para o clculo de algumas medidas demogrficas, convm ressaltar que, na anlise dos fenmenos demogrficos, necessrio utilizar diferentes tipos de medidas, dentre as quais se destacam: Razo: relao entre valores que pertencem a populaes diferentes. Por exemplo, considere a relao entre o total de homens e o total de mulheres de uma populao, geralmente chamada de razo de sexos. Proporo: relao entre grandezas que provm de uma mesma populao, ou seja, em que o numerador parte do denominador. Por exemplo, considere a proporo de homens em uma populao, que corresponde ao quociente entre o nmero de homens e a populao total. Taxa: de modo geral, a taxa usada para representar a magnitude de um evento demogrfico em uma determinada populao ou parte dela, em um certo perodo de tempo, como no caso da taxa de mortalidade. As taxas podem representar ainda outras operaes, de diferentes graus de complexidade, como a taxa de crescimento populacional.

18

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

A equao bsica e o crescimento populacional Considere uma populao em dois momentos determinados no tempo: o momento atual e o momento passado. A trajetria entre a populao inicial e a atual pode ser explicada pelos nascimentos e mortes, alm dos movimentos migratrios, ocorridos no perodo em questo e pode ser representada pela equao bsica do movimento populacional:

onde: Pn = populao em um instante n; P0 = populao inicial, instante 0; Nt = nascimentos no perodo t (t = n 0); Ot = mortes no perodo t (t = n 0); It = imigrantes no perodo t; Et = emigrantes no perodo t. No caso de uma populao onde, supostamente, no tenha havido movimentos migratrios, esta equao pode ser escrita como:

Considere uma populao em determinado instante de tempo t. Suponha ainda que, a partir de uma populao inicial no passado, no tenha havido movimentos migratrios na rea. A trajetria entre a populao inicial e a atual pode ser explicada pelos nascimentos e mortes havidos no perodo em questo. O tamanho dessa populao em qualquer momento desse perodo dado por:

A partir da equao acima podemos obter a taxa de nascimentos (r) por unidade de tempo, desde que conheamos a populao inicial, a final e o tempo transcorrido. Para se obter o valor de (r), a partir da equao (3), seguem-se os seguintes passos:

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

19

No caso de se trabalhar com o logaritmo decimal:

A equao (3) pode ser ainda utilizada para se obter uma populao futura ou para se calcular o tempo necessrio para se atingir determinado volume de populao, a partir de uma determinada populao inicial e de uma taxa de crescimento. Como exemplo de aplicao, considere a populao do Brasil em 1991, que era de 146.555.475 habitantes, e em 2000, que foi de 169.799.170. Com base nestes dados possvel: a) Calcular a taxa de crescimento anual: Pela equao (5), temos que:

Sendo: t=9 P2000 = 169.799.170 P1991 = 146.555.475,

Chega-se, assim, a uma taxa de crescimento anual de, aproximadamente, 1,65% ao ano. b) Obter as populaes nos perodos intercensitrios de 1995 e 1998: Para o ano de 1995, temos os seguintes valores: t=4 P2000 = 169.799.170 P1991 = 146.555.475 r = 1,65%

20

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Substituindo na equao (3), tem-se:

Para o ano de 1998: t=7 P2000 = 169.799.170 P1991 = 146.555.475 r = 1,65% Substituindo na equao (3), tem-se:

c) Calcular em quantos anos a populao de 2000 duplicar, mantido o mesmo ritmo de crescimento da dcada: No caso, necessrio explicitar o valor de t na equao (3), ou seja:

Considerando que a populao atual o dobro da inicial, tem-se que: Pn = 2 P0 e, portanto:

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

21

Portanto, t = 42 anos. Nas prximas sees trataremos das medidas de mortalidade, fecundidade e migrao, sua conceituao, mensurao e interpretao.

Mortalidade

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE (TBM)


A taxa bruta de mortalidade corresponde relao entre o total de bitos ocorridos durante um ano calendrio e a populao total. Portanto, temos que: Tal medida representa o risco de uma pessoa de determinada populao morrer no decorrer do ano.

onde: Oj = nmero de bitos em determinado ano calendrio j e Pj = populao no meio do ano j. O nvel da TBM depender tanto da intensidade com que se morre a cada idade, como da distribuio etria da populao.

TAXAS ESPECFICAS DE MORTALIDADE (TEMS)


As taxas especficas de mortalidade correspondem ao risco de morte em cada idade ou grupo etrio, sendo obtidas como o quociente entre o total de bitos, em um determinado ano, em cada idade ou grupo etrio e a populao correspondente no meio do ano, ou seja:

Uma relao interessante pode ser demonstrada entre a TBM e a TEM, ou seja:

22

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Da expresso acima conclui-se que a TBM uma mdia ponderada das taxas especficas de mortalidade, cujos pesos so dados pela populao em cada idade ou grupo etrio. O que confirma que a TBM depende da intensidade com que se morre em cada idade e da distribuio etria proporcional da populao, e portanto no uma boa medida para fazer comparaes entre nveis de mortalidade de diferentes populaes ou de uma mesma populao em diferentes momentos no tempo, devido ao efeito da composio da estrutura etria.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (TMI)


Corresponde ao risco de um nascido vivo vir a falecer antes de completar 1 ano de idade. Usualmente, esta taxa calculada como a relao entre os bitos de menores de 1 ano ocorridos durante um ano calendrio e o nmero de nascimentos do mesmo ano, ou seja:

onde:
1

O0,j= nmero de bitos de menores de 1 ano de idade ocorridos no ano j, = nmero de nascidos vivos no ano j. importante ressaltar que o numerador da TMI pode estar sujeito a sub-

independente do ano de nascimento e Nj

registro, dependendo da qualidade do sistema de estatsticas vitais da regio em questo, e que correes podem ser necessrias para se ter um indicador mais confivel.

ESPERANA DE VIDA AO NASCER


Tendo em vista o fato de a TBM no ser um bom indicador para comparar duas populaes com estruturas etrias diferentes, surge a necessidade de se buscar uma medida de mortalidade que no seja sujeita ao efeito da composio etria. Uma alternativa pode estar no uso das TEMs, mas, devido quantidade de comparaes a serem feitas e diversidade de estruturas de mortalidade, considerando diversas populaes, a comparao de TEMs apresenta dificuldades operacionais. Um indicador que tem a caracterstica de ser uma medida resumo, alm de no estar sujeito influncia da composio etria, a esperana de vida em determinada idade x, denotada por . A esperana de vida em

determinada idade pode ser interpretada como o nmero mdio de anos que um indivduo viver, a partir daquela idade, considerando o nvel e a estrutura da mortalidade por idade observados naquela populao.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

23

O clculo da esperana de vida feito em uma srie de etapas, que podem ser resumidas em uma tabela de sobrevivncia. A forma mais usual consiste em submeter uma coorte1 hipottica de recm-nascidos experincia de mortalidade (representada pelas TEMs) vivida por uma populao real, em determinado ano ou perodo, e segui-la at que se extinga. Nesse caso, o processo se reporta experincia de mortalidade de vrias geraes diferentes, que formam a populao que deu origem s TEMs utilizadas. Para ilustrar, apresentada a seguir a tabela de sobrevivncia feminina do Brasil no ano de 1991 (Tabela 1).

TABELA 1 Tbua abreviada de mortalidade feminina Brasil, 1991

Fonte: IBGE/DEPIS.

A primeira coluna da tabela corresponde aos limites inferiores dos grupos etrios; a seguinte, amplitude destes intervalos, vindo em seguida as funes mais importantes da tbua de mortalidade, a saber:

Uma coorte pode ser vista como um conjunto de pessoas que experimentam determinado evento populacional durante o mesmo perodo de tempo.

24

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

qx = probabilidades de morte entre as idades exatas x e x + n; dx = nmero de bitos ocorridos entre as idades x e x + n; L = nmero de pessoas-ano vividos entre as idades x e x + n;

l(x) = nmero de sobreviventes idade exata x;


n

n x

T(x) = nmero de pessoas-ano vividos a partir da idade x e E(x) = esperana de vida idade x. Natalidade e fecundidade

TAXA BRUTA DE NATALIDADE (TBN)


Corresponde relao entre o nmero de crianas nascidas vivas durante um ano e a populao total, ou seja:

onde: Nj = total de nascimentos durante o ano j e Pj = populao no meio do ano j. De forma semelhante TBM, a TBN no um bom indicador para comparar diferenciais de fecundidade entre populaes, pois alm de depender da intensidade com que as mulheres tm filhos a cada idade, ou grupo etrio, depende da estrutura etria das mulheres no perodo reprodutivo.

TAXA DE FECUNDIDADE GERAL (TFG)


Corresponde relao entre o nmero de nascidos vivos e a populao feminina em idade reprodutiva em determinado ano j. Considerando como estando em idade reprodutiva a populao feminina entre 15 e 49 anos, tem-se que:

onde: Nj = total de nascimentos durante o ano j e


35

P15,fem,j= nmero de mulheres de 15 a 49 anos. De modo anlogo TBN, a TFG depende da intensidade com que as

mulheres tm filhos a cada idade, bem como da distribuio etria proporcional das mulheres dentro do grupo de 15 a 49 anos. Portanto, tambm no uma boa medida para comparaes de nveis de fecundidade entre populaes cujas distribuies etrias das mulheres em idade reprodutiva sejam diferentes.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

25

TAXA ESPECFICA DE FECUNDIDADE (TEF)


Refere-se ao quociente entre o nmero de nascidos vivos de mes de determinado grupo etrio e o nmero de mulheres neste grupo etrio, ou seja:

TAXA DE FECUNDIDADE TOTAL (TFT)


Corresponde ao nmero mdio de filhos que uma mulher teria ao terminar o perodo reprodutivo, e pode ser obtida como:

Uma caracterstica importante da TFT que ela no afetada pela estrutura etria das mulheres da populao em questo, uma vez que construda a partir das TEFs, que correspondem s mdias de nascidos vivos por mulher nos diversos grupos etrios, podendo, assim, ser utilizada para comparaes entre diferentes populaes. Reproduo O que caracteriza uma medida de reproduo a capacidade de comparar o tamanho da gerao de filhas com o da gerao qual pertencem as mes, ou de filhos com relao aos pais. Por razes prticas, comum se trabalhar apenas com o sexo feminino. Desse modo, so apresentadas a seguir duas medidas de reproduo: a taxa bruta e a taxa lquida de reproduo.

TAXA BRUTA DE REPRODUO (TBR)


Corresponde ao nmero mdio de filhos nascidos vivos de mulheres sobreviventes no final do perodo reprodutivo e que durante esse perodo estiveram expostas s taxas de fecundidade por idade da populao em estudo. A TBR pode ser calculada por:

onde: = taxas especficas de fecundidade femininas, ou seja, considerando apenas os nascimentos de filhas do sexo feminino. No caso de no se dispor de dados de nascimentos por sexo, pode-se usar a seguinte expresso:

26

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

onde: RSN = razo de sexo ao nascer, ou seja, o quociente entre o nmero de nascimentos de crianas do sexo masculino e do sexo feminino.

TAXA LQUIDA DE REPRODUO (TLR)


De forma semelhante TBR, a TLR uma taxa de nascimentos de crianas do sexo feminino, porm que leva em considerao a mortalidade feminina, pois relaciona o tamanho inicial da gerao de mes e o nmero de filhas nascidas vivas de uma gerao de mulheres expostas a um determinado conjunto de TEFs e TEMs femininas. A TLR, portanto, representa bem a capacidade de reproduo de uma populao. Seu clculo requer que se disponha de um conjunto de TEFs femininas e de uma tbua de vida feminina. A TLR pode ser obtida pela expresso:

onde: = tamanho inicial da gerao de meninas; = nmero de mulheres-ano no grupo etrio x, x + n e = taxa especfica de fecundidade feminina no grupo etrio x, x + n. Como ilustrao, so calculadas a seguir taxas de fecundidade e taxas brutas de reproduo, a partir dos nascidos vivos observados no Estado de So Paulo, no ano de 2000 (Tabela 2), alm da taxa lquida de reproduo para o Brasil em 1991 (Tabela 3). Ressalta-se, porm, que este mtodo direto de clculo s tem sentido em regies com boas estatsticas de registro civil, e que no sendo este o caso, deve-se fazer uso de tcnicas indiretas. Considerando como corretos os dados acima, temos que em So Paulo, no ano de 2000, registrou-se uma mdia de 0,1147 nascido vivo por mulher na faixa de 20 a 24 anos (ou 114,7 nascidos vivos por 1.000 mulheres). A TFT correspondeu a um nmero mdio de 2,05 filhos por mulher ao final do perodo reprodutivo de uma gerao hipottica, caso esta experimentasse as taxas correntes de fecundidade observadas em So Paulo em 2000. A taxa bruta de reproduo (TBR) observada foi da ordem de 1,003 filha por mulher, ou seja, se uma gerao de mulheres estivesse exposta s TEFs observadas em So Paulo no ano de 2000, ao final do perodo reprodutivo teria dado luz, em mdia, aproximadamente uma menina nascida viva.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

27

TABELA 2 Populao feminina, nascidos vivos e taxas especficas de fecundidade So Paulo, 2000

Fonte: IBGE. (1) Populao no meio do ano.

TABELA 3 Sobreviventes, mulheres-ano, taxas especficas de fecundidade feminina e taxa lquida de reproduo Brasil, 1991

Fonte dos dados brutos: IBGE.

Tabela 3 apresenta os elementos necessrios ao clculo da taxa lquida

de reproduo para o Brasil no ano de 1991. Para isso foi necessrio recorrer a alguns dados da tabela de sobrevivncia feminina abreviada do Brasil (Tabela 1), de onde foram obtidos o tamanho inicial da gerao de meninas e o nmero de mulheres-ano nos grupos etrios de interesse. Alm desses elementos, foram obtidas ainda as taxas especficas de fecundidade feminina nos diversos grupos etrios. Da gerao inicial de 100 mil mulheres, submetidas s taxas de mortalidade brasileiras, em 1991, cerca de 94.934 alcanam o incio do perodo reprodutivo.

28

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Desta gerao nascem 124.616 filhas, indicando que a segunda gerao cerca de 25% maior do que a primeira, o que corresponde taxa lquida de reproduo de 1,25 encontrada. Migrao Historicamente, a migrao tem tido uma posio secundria nos estudos demogrficos. Segundo Welti (1998), isso pode ser explicado por diversos motivos: (a) fatores de ordem conceitual, referindo dificuldade de inclu-la dentro de relaes analticas e tericas similares quelas geradas para outros componentes demogrficos; (b) dificuldades metodolgicas para definir, medir, projetar e obter informaes confiveis sobre os processos migratrios; e (c) a despreocupao de certas escolas da Demografia com os movimentos populacionais. Entretanto, a migrao ainda um componente que pode influir na estrutura, dinmica e tamanho da populao em nveis no desprezveis, embora a suposio de populao fechada seja capaz de simplificar os clculos demogrficos. Os fluxos migratrios so capazes de alterar significativamente o padro e o nvel da fecundidade e da mortalidade de uma regio. Ressalta-se, ainda, que a migrao um fenmeno essencialmente social, e que determinado pela estrutura cultural, social e econmica da regio em que ocorre (Welti, 1998).

SALDO MIGRATRIO
O saldo migratrio constitui, para determinado perodo, o resultado da diferena entre imigrantes e emigrantes de data fixa2, e leva em considerao os efeitos indiretos do fluxo. (Carvalho e Garcia, 2002). O saldo migratrio , portanto, uma medida absoluta e, quando obtido por tcnicas indiretas, dado pela relao:

onde: = saldo migratrio, em uma dada regio j, no perodo compreendido entre o ano 0 e o ano n; = populao observada no ano n e na regio j. Esta populao aquela enumerada pelo Censo realizado no ano n; = populao esperada (fechada) estimada para o ano n e na regio j.

Imigrante (emigrante) de data fixa aquele que no perodo t no residia (residia) em uma dada regio j e no perodo t + n residia (no residia) em j.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

29

TAXA LQUIDA DE MIGRAO


A taxa lquida de migrao uma medida relativa e pode ser calculada de duas formas, dependendo do denominador da razo. Se a taxa lquida de migrao for baseada na populao esperada, ela corresponde proporo em que a populao fechada foi acrescida, se positiva, ou diminuda, se negativa, como conseqncia dos fluxos migratrios do perodo (Carvalho e Garcia, 2002). Formalmente, essa relao dada pela razo:

No caso do uso da populao observada como denominador da razo, a taxa lquida de migrao [...] a proporo da populao observada no segundo censo resultante do processo migratrio, quando a taxa for positiva, e a proporo em que a populao seria acrescida na ausncia de migrao, se negativa (Carvalho e Rigotti, 1998). Neste caso, a relao dada por:

Estrutura etria da populao O conhecimento da estrutura etria de uma populao tem fortes implicaes para o atendimento de determinadas demandas e a elaborao de polticas, no apenas na rea de educao, mas tambm em outras reas tais como habitao, sade, economia, entre outras. A composio de uma populao por idade reflete as mudanas verificadas na dinmica populacional, sendo um elemento fundamental para uma compreenso mais aprofundada dessa dinmica, desde um momento no passado, bem como para a projeo de tendncias futuras. Considerando uma populao fechada, o nmero atual de pessoas de uma determinada idade, digamos x, est diretamente associado ao nmero de nascimentos ocorridos x anos atrs, que por sua vez funo da fecundidade experimentada pelas mulheres que os geraram, bem como dos nveis de mortalidade aos quais esta populao esteve exposta durante todo o perodo. A riqueza de informaes que se revela no exame da estrutura etria e por sexo de uma populao pode ser traduzida pela sua representao na pirmide etria, que, na verdade, um grfico de barras horizontais, em que o eixo horizontal representa o valor absoluto ou relativo da populao e o eixo vertical representa os grupos etrios tendo na sua base os grupos etrios mais jovens. O poder explicativo deste grfico realmente extraordinrio e uma breve observao do mesmo j nos permite concluir se a populao ali representada possui uma estrutura etria jovem ou envelhecida.

30

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Uma pirmide etria de base larga e estreita na parte superior indica uma populao jovem. O exame de pirmides etrias em determinados momentos no tempo nos fornece importantes informaes sobre a dinmica da populao observada. Considerando uma populao fechada, o estreitamento da base da pirmide caracterstico de uma populao cuja fecundidade est declinando e, juntamente com a tendncia a uma forma retangular, indica o envelhecimento daquela populao.

Dinmica demogrfica brasileira O exame da dinmica demogrfica brasileira das ltimas dcadas revela importantes transformaes, com fortes impactos nas demandas por servios pblicos, principalmente na rea da educao. A tendncia do processo de queda nos nveis de fecundidade no pas tem surpreendido pela sua velocidade e pelo seu carter generalizado. Quem acompanhou o lento declnio na fecundidade brasileira, desde o incio do sculo XX, de certo modo se surpreende com o fato de o pas ter alcanado, de forma to rpida, valores to prximos aos dos pases desenvolvidos, cujo processo de queda na fecundidade se deu em um perodo de tempo muito maior. Esse processo tem repercusses no arrefecimento do crescimento da populao do pas e na conseqente queda na presso quantitativa sobre as demandas educacionais. O novo contexto deixa margem para novas preocupaes com o sistema educacional, desta vez com aspectos como a melhoria da qualidade do ensino oferecido, a reduo nas taxas de repetncia e evaso escolar, que atualmente podem ser vistos como grandes desafios aos planejadores e estudiosos da rea da educao, e ainda com o maior acesso aos ensinos Mdio e Superior. importante considerar que a discusso da dinmica demogrfica brasileira fundamental para uma compreenso mais profunda da evoluo da demanda por servios educacionais, pois dessa dinmica resultar o contingente demogrfico a ser atendido pelas escolas, nos vrios nveis de ensino. A composio populacional por idade e sexo, um elemento essencial na determinao desta demanda, reflete a histria da dinmica demogrfica, desde um passado relativamente longnquo, sendo determinada pelos nveis de fecundidade, mortalidade e migrao a que esta populao esteve sujeita. Mudanas na taxa de crescimento Entre 1949 e 1960 a populao brasileira experimentou um processo de rpido incremento, com taxas de crescimento que chegaram a 3% na dcada de

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

31

1950. Nesse perodo, a populao passou de 41 milhes para cerca de 70 milhes de pessoas. Esse aumento no ritmo de crescimento deveu-se principalmente ao declnio da mortalidade, pois a fecundidade se manteve em nveis altos (Carvalho e Frias, 1992). A partir da dcada de 60 observa-se um processo de diminuio do crescimento da populao, cuja taxa de crescimento chegou a cerca de 1,6% na dcada de 1990. Projees populacionais recentes indicam que esta queda ir continuar, podendo atingir valores abaixo de 1% na dcada de 2010 (Tabela 4).
TABELA 4 Populao residente e taxa mdia de crescimento anual Brasil, 1940-2020

* Projeo. Simulao feita a partir da taxa de crescimento do perodo. Fontes: IBGE, Censos Demogrficos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000; Cedeplar, Projees populacionais, 2001.

A ttulo de ilustrao, se a taxa de crescimento mdio da populao brasileira observada na dcada de 1950 (2,99%) fosse mantida constante at 2000, teramos, neste ano, uma populao de aproximadamente 232 milhes de habitantes no Brasil. Essa tendncia no foi observada e o Censo Demogrfico em 2000 recenseou uma populao de 169 milhes. Ademais, se a taxa de crescimento da dcada de 50 fosse constante at 2020, teramos ento 422 milhes de habitantes no pas, um nmero 2,5 vezes maior que o observado em 2000. No plano nacional j se esperava uma reduo marcante do ritmo de crescimento, em funo das previses de queda da fecundidade. Entretanto, esta queda surpreendeu pela sua velocidade, e pelo fato de ter atingido todas as regies brasileiras. Evoluo da estrutura etria Foi visto que a pirmide etria um importante instrumento de anlise demogrfica, pois permite afirmar se a populao observada possui uma estrutura jovem ou envelhecida. Uma pirmide de base larga e pice estreito indica uma

32

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

populao bastante jovem. Na medida em que a fecundidade declina, os nascimentos se reduzem e a base da pirmide vai se estreitando, tendendo ao formato retangular, caracterstico de uma populao envelhecida. Por outro lado, uma vez que a rea de cada barra est determinada por trs fatores o efetivo de nascimentos de uma gerao, a importncia da mortalidade e a importncia das migraes , possvel, com a informao contida apenas nas pirmides, fazer um diagnstico bastante apurado da dinmica demogrfica e levantar uma srie de hipteses sobre a mesma (Wong, 2002). Os Grficos de 1 a 6 apresentam as pirmides da proporo da populao brasileira de 1970 a 2020, respectivamente, segundo os censos demogrficos e as projees populacionais executadas pelo Cedeplar (2001). Pode-se observar que a pirmide de 1970 tem base larga, indicando alta fecundidade, embora j apresente indicaes de queda na fecundidade na segunda metade da dcada de 60 (Carvalho e Frias, 1992), pois sua base relativamente estreita em comparao com as demais faixas de idade. A pirmide etria de 1980 traz importantes revelaes sobre a fecundidade e a natalidade, pois, apesar da queda da fecundidade na primeira metade da dcada de 1970, o impacto na base da pirmide, correspondente ao grupo de 0 a 4 anos, parece menor que o esperado. importante lembrar que esse nmero de nascimentos observados na dcada fruto do aumento do nmero de mulheres em idade reprodutiva. A pirmide etria de 1991 mostra o acirramento do declnio da fecundidade nos anos 1980, refletido na diminuio dos grupos etrios de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos. No ano de 2000 observa-se o reflexo da queda da fecundidade nas dcadas passadas e a continuidade do processo de queda na dcada de 1990. possvel observar ainda uma reduo significativa do peso relativo das crianas menores de 10 anos e os conseqentes ganhos na proporo de adultos e de pessoas idosas. Em 1970, as crianas menores de 10 anos representavam 29,33% da populao (Tabela 5); em 2000, eram menos de 20%, podendo chegar a 15% em 2020. J a proporo de pessoas acima de 60 anos era de 5,12% em

TABELA 5 Proporo da populao por grandes grupos de idade Brasil, 1970, 2000 e 2020

Fonte: IBGE, Censos Demogrficos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000; Cedeplar, Projees Populacionais, 2001.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

33

1970, passou para 8,56% em 2000 e poder chegar a 12,44% em 2020. Tais informaes nos levam a estimar a ocorrncia de profundas alteraes nas demandas sobre o sistema de sade, o emprego e a seguridade social do pas, com um deslocamento do foco das polticas pblicas da infncia para a terceira idade.

GRFICO 1 Pirmide etria Brasil, 1970

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico de 1970.

GRFICO 2 Pirmide etria Brasil, 1980

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico de 1980.

34

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

GRFICO 3 Pirmide etria Brasil, 1990

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico de 1991.

GRFICO 4 Pirmide etria Brasil, 2000

Fonte: IBGE, Censo Demogrfico de 2000.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

35

GRFICO 5 Pirmide etria Brasil, 2010

Fonte: Cedeplar, Projees Populacionais, 2001.

GRFICO 6 Pirmide etria Brasil, 2020

Fonte: Cedeplar, Projees Populacionais, 2001.

36

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Fecundidade O componente da fecundidade tem o papel fundamental de grande delineador da estrutura etria, sendo o principal responsvel pela evoluo demogrfica no Brasil nos ltimos 40 anos. Os movimentos migratrios internacionais em direo ao Brasil tiveram pouca relevncia no perodo aps a Segunda Grande Guerra e, por este motivo, o comportamento da mortalidade e da fecundidade que tem definido o ritmo do crescimento populacional. De 1940 a 1970 a populao brasileira, apesar do rpido declnio da mortalidade e do aumento na taxa de crescimento, no apresentou mudanas significativas em sua estrutura etria, pois no se observaram grandes alteraes nos nveis de fecundidade. A partir da dcada de 70 registra-se um processo rpido e generalizado de declnio da fecundidade, a taxa de fecundidade total caindo de 5,8 filhos por mulher em idade reprodutiva, em 1970, para 2,30 em 2000 (Tabela 6). Embora tenha havido diferenciais regionais, essa queda foi generalizada em todas as regies do pas, sendo observada uma tendncia de convergncia regional entre os diversos grupos sociais.
TABELA 6 Taxas de fecundidade total Brasil e grandes regies, 1940 a 2000

Fonte: IBGE, Censos Demogrficos de 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000.

Carvalho (1994) chama a ateno para um importante fenmeno que permeia o processo de compreenso da dinmica demogrfica brasileira: a inrcia do crescimento populacional. O crescimento de uma populao suposta fechada3 decorre no apenas dos nveis correntes de fecundidade e mortalidade, mas tambm da estrutura etria da populao. Como a estrutura etria foi determinada pela fecundidade passada, isso significa dizer que o crescimento atual da populao depende da fecundidade e mortalidade do passado, que definem a estrutura etria atual, e da fecundidade e mortalidade correntes, que definem os incrementos e decrementos da populao atual4.
3

Populao fechada aquela que no est sujeita a fluxos migratrios, ou seja, as mudanas em sua estrutura so devidas unicamente s dinmicas da mortalidade e da fecundidade.
4

Para um maior aprofundamento ver Preston, Heuveline e Guillot (2001).

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

37

A transio da fecundidade foi objeto de vrios estudos que identificaram, entre os determinantes socioeconmicos mais relevantes da mudana, a educao e o acesso a meios de comunicao de massa (Wong, 1998). Do que se conhece como variveis intermedirias, o uso de mtodos de anticoncepo teria sido a mais relevante no processo de queda da fecundidade. Sabe-se que o Brasil hoje um dos pases latino-americanos de maior prevalncia de contraceptivos, caracterizando-se, em particular, por um padro de uso baseado essencialmente na plula e na esterilizao. Mortalidade Estima-se que a mortalidade seja o componente demogrfico mais positivamente associado s melhorias das condies sociais do pas. Embora a diminuio dos nveis de mortalidade tenha relao com o crescimento vegetativo da populao, e que o seu nvel venha caindo na maioria das regies do pas, o seu impacto sobre a estrutura etria pequeno. Em funo disto, a sua variao produz pouca alterao no contingente demogrfico, principalmente sobre aquele em idade escolar. A evoluo dos nveis da mortalidade brasileira est representada na Tabela 7, onde podem ser observadas mudanas marcantes ao longo das ltimas seis dcadas. A esperana de vida aumentou 27,05 anos de 1940 a 2000, chegando a 68,58 anos ao fim deste perodo. Essa tendncia reflete, entre outras, a queda contnua das taxas de mortalidade infantil (Tabela 8). Embora, tambm neste caso, se verifiquem variaes regionais, para o pas como um todo as taxas de mortalidade infantil, que se situavam na faixa de 163,4 por mil em 1940, caram para 82,0 por mil em 1980 e para 33,1 por mil em 1998. As mudanas na mortalidade infantil refletem polticas nacionais de vacinao, de ateno primria sade da me e filhos, e melhorias nas condies de nutrio e de saneamento bsico (Cunha, 2000).

TABELA 7 Esperana de vida ao nascer Brasil e grandes regies, 1940 a 2000

Fonte: Cunha (2000).

38

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

Na atual estrutura de mortalidade por causas no Brasil destaca-se um acentuado aumento nas mortes por causas externas (acidentes, homicdios e outras causas violentas), marcadamente nas idades mais jovens e produtivas. O Brasil experimenta um processo chamado de transio epidemiolgica, representado pela queda nos nveis da mortalidade devido a doenas infectocontagiosas, embora estes ainda estejam em patamares superiores aos encontrados em pases desenvolvidos, e por uma elevao na participao dos bitos por doenas de natureza crnico-degenerativa.
TABELA 8 Taxa de mortalidade infantil Brasil e grandes regies, 1940 a 1998

Fonte: Estimativa da Mortalidade Infantil por Microrregies e Municpios, CNPD, 1999.

Migrao Aps a dcada de 1930, com o fim dos processos migratrios internacionais, tem incio no Brasil o grande fluxo de trabalhadores nativos. Como sugere Martine (1987), a quebra da economia rural dispersou milhares de trabalhadores agrcolas, fenmeno que foi denominado de xodo rural 5. Duas tendncias
TABELA 9 Saldo migratrio rural e urbano, segundo sexo Brasil, 1960/1970, 1970/1980 e 1980/1990

Fonte: Carvalho e Garcia (2002).


5

Para um aprofundamento dos determinantes das migraes internas brasileiras, consultar Durham (1984) e Martine (1994).

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

39

caracterizaram o fenmeno migratrio brasileiro: a ocupao e abertura das fronteiras agrcolas e a crescente ocupao da populao nas grandes cidades. Estima-se que o xodo rural foi da ordem de 3 milhes na dcada de 40 e de 7 milhes na dcada de 50. Na dcada de 60 as populaes rurais tiveram um decrscimo da ordem de 13,5 milhes de habitantes e, na dcada de 70, de 18,2 milhes. J na dcada de 80 h um arrefecimento no fluxo absoluto de populao rural (10,8 milhes de habitantes), mas as taxas lquidas de migrao (fluxo relativo) ainda permanecem altas, diminuindo cerca de 25% a populao esperada das zonas rurais (Tabelas 9 e 10).

TABELA 10 Taxas lquidas de migrao rural e urbana, segundo populao de referncia e sexo Brasil, 1960/1970, 1970/1980 e 1980/1990

Fonte: Carvalho e Garcia (2002).

O xodo rural na regio Sudeste, particularmente nos plos mais adiantados So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais , foi precoce em relao ao resto do pas. Na dcada de 60, mais da metade da emigrao rural verificada no Brasil concentrou-se nesta regio. Assim, ao contrrio do que se pensava, a emigrao rural no comeou nas regies menos favorecidas, como o Nordeste, mas sim nas regies de maior dinamismo, onde o processo de capitalizao e mecanizao do campo ocorreu primeiro e de forma mais intensa. Na dcada de 70 a emigrao rural ocorreu mais intensamente nas regies de fronteira agrcola recente, como Paran e Gois, no obstante a emigrao rural na regio Sudeste continuasse em ritmo intenso. Em contrapartida, devido a esforos governamentais para atrair colonos, a regio Norte apresentou migrao rural positiva.

40

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

A expanso das fronteiras agrcolas, num primeiro momento, possibilitou a incorporao de novas reas agrcolas economia nacional, a diversificao dos plos de crescimento e a desconcentrao da populao. Desta maneira, teve a capacidade de atrair o excedente rural gerado pela modernizao do campo, assim como foi um instrumento arrefecedor da intensidade da concentrao urbana (Martine, 1987). Houve, no Brasil, trs grandes movimentos fronteirios aps a dcada de 1940, em perodos cronologicamente diferenciados: as ocupaes do Paran, da regio Centro-Oeste e Maranho e da regio Amaznica. A ocupao do Paran deu-se com a transferncia da lavoura cafeeira do Estado de So Paulo para aquele estado, cuja expanso foi caracterizada pela proliferao de pequenas e mdias propriedades. Com a introduo de cultivos menos intensivos em mo-de-obra, a partir de 1960, este ritmo diminuiu, embora tenha sido significativo at meados dessa dcada. Ainda durante a dcada de 1950, e perdurando at a dcada seguinte, registra-se o segundo impulso no esforo de ocupao de novas reas agrcolas, desta vez em direo a uma faixa da regio Centro-Oeste e ao Maranho. Os principais fluxos foram oriundos das regies menos prsperas do Nordeste e do Estado de Minas Gerais. No terceiro momento das migraes para as fronteiras agrcolas, em direo Amaznia, o governo tomou para si a responsabilidade de organizar o processo, enquanto construa a rodovia Transamaznica, que seria o elo de integrao na regio. A partir de 1974, o influxo de migrantes para Rondnia e Mato Grosso foi significativo. Por conta disso, registrou-se um aumento populacional na regio da ordem de 400% em oito anos. Distribuio espacial da populao Como ressalta Welti (1998), o conceito de populao inseparvel do espao geogrfico. Tanto os indivduos quanto os fatos demogrficos so localizados espacialmente e normalmente se distribuem de maneira heterognea neste espao. As mudanas na distribuio espacial da populao brasileira nas dcadas mais recentes estiveram ligadas progressiva urbanizao e, em menor grau, ao crescimento da importncia relativa das regies de fronteira agrcola (Cunha, 2000). No que se refere distribuio entre as grandes regies brasileiras (Tabela 11), a participao relativa da regio Sudeste manteve-se quase constante nas ltimas trs dcadas, com aproximadamente 43% do total da populao brasileira. Entretanto, nota-se a diminuio relativa da participao das regies Nordeste e Sul, em detrimento do aumento da participao das regies Norte e CentroOeste.

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

41

TABELA 11 Populao residente e proporo da populao residente nas grandes regies brasileiras, segundo ano do levantamento censitrio Brasil, 1970, 1980, 1991, 1996 e 2000

Fontes: IBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000; IBGE, Contagem Populacional de 1996.

Os deslocamentos direcionaram a organizao da populao sobre o espao para duas tendncias aparentemente contraditrias: a concentrao nas regies densamente povoadas e dinmicas economicamente e, ao mesmo tempo, a disperso e interiorizao pela ocupao sucessiva de novas fronteiras agrcolas. Segundo Martine (1994), os processos contraditrios de interiorizao e concentrao urbana tornam-se complementares, j que os excedentes rurais que no podem ser mais absorvidos em zonas agrcolas passam a engrossar os fluxos urbanos. No perodo compreendido entre 1980 e 1991 observa-se a reduo do crescimento urbano, apesar do aumento do nmero de cidades e de habitantes urbanos. Diminui o crescimento das grandes cidades, tendncia que j havia sido sinalizada na dcada de 70. Em contrapartida, registra-se o crescimento das cidades mdias. Na Tabela 12 observa-se que, em 1970, 47,8% dos brasileiros residiam em municpios considerados pequenos6, porcentual que cairia para 35,9% em 2000. Por outro lado, a participao relativa dos municpios grandes 7 teve
6

Consideram-se, neste estudo, como municpios pequenos aqueles que em 1970 tinham menos de 38.166 habitantes e, em 2000, tinham menos de 47.238 habitantes (90% dos menores municpios, ou 3.556 municpios em 1970 e 4.956 em 2000).
7

Consideram-se, neste estudo, como municpios grandes aqueles que em 1970 tinham mais de 304.665 habitantes e, em 2000, tinham mais de 538.826 habitantes (0,5% dos maiores municpios, ou 20 municpios em 1970 e 28 em 2000).

42

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

um incremento de apenas 4,1% de 1970 a 2000, enquanto os municpios mdios8 tiveram um incremento de 7,7% no mesmo perodo. Esta tendncia no foi observada em todo o perodo, pois o crescimento da participao relativa dos municpios grandes tendeu a diminuir seu ritmo, ao passo que os municpios mdios mantiveram a tendncia de aumento de sua participao relativa no total da populao brasileira9.

TABELA 12 Populao residente e proporo da populao residente nos municpios brasileiros, por ano, segundo categoria de tamanho do municpio Brasil, 1970, 1980, 1991, 1996 e 2000

Fonte: IBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000; IBGE, Contagem Populacional de 1996.

Um outro fenmeno que importante ressaltar o que Martine (1994) denominou de periferizao das metrpoles, que corresponde tendncia de reduo do ritmo de crescimento dos ncleos metropolitanos, mantendo-se, apesar disto, o crescimento das regies perifricas a este ncleo. A competio desigual pelo espao urbano tem expulsado os estratos populacionais menos favorecidos, sejam eles migrantes ou no, para as reas e municpios perifricos das regies metropolitanas. Algumas capitais brasileiras no apresentaram crescimento significativo quando comparadas a outras cidades pertencentes

Consideram-se, neste estudo, como municpios mdios aqueles que em 1970 tinham uma populao entre 38.166 e 304.665 habitantes e, em 2000, tinham uma populao entre 47.238 e 538.826 habitantes (9,5% dos municpios, ou 376 municpios em 1970 e 523 em 2000).
9

Para estudos mais aprofundados sobre o crescimento das cidades mdias brasileiras consultar Martine (1987) e Andrade e Serra (2001).

Cerqueira, C.A. e Givisiez, G.H.N.

43

regio metropolitana das mesmas. Metropolizao e periferizao so, portanto, fenmenos concomitantes (Martine, 1994). Mais uma vez, so as populaes mais carentes que tm pago o maior nus da concentrao urbana.

Referncias bibliogrficas ANDRADE, Thompson Almeida e SERRA, Rodrigo Valente (orgs.). Cidades mdias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, 2001. 394p. BRASIL, Ministrio da Sade. Estimativa da mortalidade infantil por microrregies e municpios. Braslia: Datasus, 1999. Disponvel em: <http:/ /tabnet.datasus.gov.br/cgi/mortinf/miopcao.htm>. Acesso em: 11 nov. 2003. CARVALHO, Jos Alberto M. de e RIGOTTI, Jos Irineu R. Os dados censitrios brasileiros sobre migraes internas: algumas sugestes para anlise. Revista Brasileira de Estudos de Populao, ABEP, v. 15, n. 2, jul.-dez. 1998, p. 7-17. CARVALHO, Jos Alberto M. de e FRIAS, Luiz Armando de Medeiros. Fecundidade nas regies brasileiras a partir de 1903: uma tentativa de reconstruo do passado atravs das geraes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 8, Caxambu, MG, 1992. Anais... ABEP, 1992, p. 23-46. CARVALHO, Jos Alberto M. de e GARCIA, Ricardo Alexandrino. Estimativas decenais e qinqenais de saldos migratrios e taxas lquidas de migrao do Brasil, por situao do domiclio, sexo e idade, segundo unidade da Federao e macrorregio, entre 1960 e 1990, e estimativas de emigrantes internacionais do perodo 1985/1990. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2002 (Relatrio de pesquisa). Disponvel em: <http:/ /www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/migracao/Estimativas%20saldos%20migratorios.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2003. CARVALHO, Jos Alberto M. de, RODRIGUES, Roberto do Nascimento e SAWYER, Diana Oya. Introduo a alguns conceitos bsicos e medidas em Demografia. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 1994. 50 p. CEDEPLAR Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/UFMG. Projeo populacional, por sexo e grupos de idades qinqenais, das unidades da Federao: Brasil 1990-2020. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2001 (Relatrio de pesquisa. Uso restrito. Financiamento Programa de Apoio a Ncleos de Excelncia Pronex). CUNHA, Jos Marcus Pinto da. Dinmica demogrfica e seus impactos na trajetria da populao em idade escolar. In: CUNHA, Jos Marcos Pinto da et al., Demografia e educao: incurses preliminares. Campinas: NEPO/ Unicamp, outubro de 2000 (Textos NEPO, v. 38). DURHAM, Eunice. A caminho da cidade: a vida rural e a migrao para So Paulo. 3 ed. So Paulo: Perspectiva, 1984. 245 p. (Coleo Debates/ Perspectiva, n. 77).

44

Conceitos bsicos em demografia e dinmica demogrfica brasileira

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica. Banco de dados agregados: sistema de recuperao automtica. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/popul>. Acesso em: 24 nov. 2003. MARTINE, George. Os impactos sociais da modernizao agrcola. Rio de Janeiro: Editora Caets, 1987. cap. 3: xodo rural, concentrao urbana e fronteira agrcola, p. 59-79. _____. A redistribuio espacial da populao brasileira durante a dcada de 80. Textos para Discusso, IPEA, n. 329, janeiro de 1994. PRESTON, S., HEUVELINE, P. e Publishers, 2001. GUILLOT, M. Demography. Oxford: Blackwell

WELTI, Carlos (ed.). Demografia I. Santiago de Chile: CELADE, 1998. 237p. WONG, Laura L. Rodrguez. Apontamentos sobre a tendncia da fecundidade no mdio prazo considerando as preferncias reprodutivas Brasil, 1996. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 11, Caxambu, MG,1998. Anais..., ABEP, 1998. ______. Composio da populao segundo distribuio espacial, sexo e idade. Belo Horizonte: Cedeplar/UFMG, 2002. 44p. Disponvel em: <http:// www. c e d e p l a r. u f m g . b r / d e m o g ra f i a / d o c e n t e s / d o w n l o a d / c o m p o s i c a o % 2 0 da%20populacao.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2003.

Potrebbero piacerti anche