Sei sulla pagina 1di 6

Prof Heber Carvalho

Heber Carvalho Economia para Auditor Tributrio do DF Questes comentadas da FUNIVERSA Parte 01
Aproveito para divulgar minha pgina no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Economia-para-Concursos-Prof-Heber-Carvalho/

Quaisquer dvidas podem ser tiradas diretamente por l, basta publicar no mural, ok?! Agora, vamos s questes!!!

DEMANDA E OFERTA
01. (FUNIVERSA - Economista - EMBRATUR - 2011) - Com relao lei da demanda e da oferta, assim como aos deslocamentos das curvas de demanda e da oferta, assinale a alternativa correta. (A) Ocorrendo uma reduo de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrer uma reduo das quantidades transacionadas, e os preos, tambm, reduziro. (B) Ocorrendo uma expanso da demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrer um aumento nas quantidades transacionadas, e os preos diminuiro. (C) Existe uma relao direta ou diretamente proporcional entre o preo do bem e a quantidade demandada desse bem, coeteris paribus. (D) Existe uma relao indireta ou inversamente proporcional entre o preo do bem e a quantidade ofertada desse bem, coeteris paribus. (E) Ocorrendo uma reduo de demanda e mantendo-se inalterada a oferta, ocorrer uma reduo nas quantidades transacionadas, enquanto os preos aumentaro. COMENTRIOS: (A) Correta. A reduo de demanda desloca a sua curva para a esquerda e para baixo. O resultado ser a reduo dos preos e das quantidades transacionadas de equilbrio. (B) Incorreta. Ocorrendo uma expanso da demanda, sua curva ser deslocada para a direita e para cima, aumentando os preos e as quantidades transacionadas de equilbrio. (C) Incorreta. A relao entre preo e quantidade demandada indireta, ou indiretamente proporcional (isto , quanto maior o preo, menor a quantidade demandada). (D) Incorreta. A relao entre preo e quantidade ofertada direta, ou diretamente proporcional (isto , quanto maior o preo, maior a quantidade ofertada).

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Prof Heber Carvalho (E) Incorreta. A reduo de demanda desloca a sua curva para a esquerda e para baixo. O resultado ser a reduo dos preos e tambm das quantidades transacionadas de equilbrio. GABARITO: A 02. (FUNIVERSA - ECONOMISTA CEB - 2010) - Conforme o estudo da Lei da oferta, assinale a alternativa correta. (A) Uma curva tpica de oferta evidencia, coeteris paribus, que as Quantidades ofertadas de um Bem i (Qsi) crescem medida que os Preos desse bem i (Pi) diminuem. (B) Na teoria da oferta existe uma relao direta ou diretamente proporcional entre o Preo do bem i (Pi) e a Quantidade ofertada desse bem i (Qsi), coeteris paribus, ou seja, mantendose as outras variveis pertinentes teoria da oferta constantes. (C) A forma da curva de oferta normal implica que, coeteris paribus, quanto maior o Preo do bem i (Pi), maior a Quantidade demandada desse bem i (Qdi). (D) A Quantidade ofertada a quantidade mxima de um bem ou servio, que os compradores esto dispostos a vender por certo preo, num intervalo fixo de tempo. (E) Uma curva tpica de oferta implica que, coeteris paribus, quanto maior o preo do bem i (Pi) menor a Quantidade ofertada desse bem i (Qsi), coeteris paribus. COMENTRIOS: Vamos anlise por alternativas: a) Incorreta. Uma curva tpica de oferta evidencia, coeteris paribus, que as Quantidades ofertadas de um Bem i (Qsi) crescem medida que os Preos desse bem i (Pi) aumentam. b) Correta. c) Incorreta. A forma da curva de oferta normal implica que, coeteris paribus, quanto maior o Preo do bem i (Pi), maior a Quantidade ofertada desse bem i (Qdi). d) Incorreta. A Quantidade ofertada a quantidade mxima de um bem ou servio, que os produtores/vendedores esto dispostos a vender por certo preo, num intervalo fixo de tempo. e) Incorreta. Uma curva tpica de oferta implica que, coeteris paribus, quanto maior o preo do bem i (Pi) maior a Quantidade ofertada desse bem i (Qsi), coeteris paribus. GABARITO: B 03. (FUNIVERSA - ECONOMISTA CEB - 2010) - De acordo com o estudo da Teoria da Demanda e com relao s curvas de demanda, assinale a alternativa correta. (A) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da demanda so: Preo do bem i (Pi); Preo de outros bens (Pn); Preo dos fatores de produo e a Tecnologia (T), em um dado perodo de tempo.

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Prof Heber Carvalho (B) A curva de Demanda (Do) representada graficamente por meio de uma reta ou curva ascendente da esquerda para a direita. (C) A curva de Demanda (Do) desloca-se para a esquerda formando a curva de Demanda (D1), quando ocorrer um aumento da Renda Real do consumidor (coeteris paribus). (D) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da demanda so: Preo do bem i (Pi); Preo dos bens substitutos (Ps); Preo dos bens complementares (Pc): Renda (R) e o Gosto do consumidor (G), em um dado perodo de tempo. (E) A curva de Demanda (Do) desloca-se para a direita formando a curva de Demanda (D1), quando ocorrer uma reduo da Renda Real do consumidor (coeteris paribus). COMENTRIOS: Vamos s alternativas: a) Incorreta. A assertiva citou as variveis mais relevantes teoria da oferta e no da demanda. b) Incorreta. A curva de demanda descendente da esquerda para a direita. Ascendente a curva de oferta. c) Incorreta. Quando a renda real do consumidor aumenta, a curva de demanda se desloca para a direita. d) Correta. e) Incorreta. Quando ocorre reduo da renda real do consumidor, a curva de demanda se desloca para a esquerda. GABARITO: D 04. (FUNIVERSA ECONOMISTA CEB 2010) - Segundo o estudo da Teoria da Oferta e com relao s curvas de Oferta, assinale a alternativa correta. (A) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo de outros bens (Pn); Preo dos fatores de produo ( m) e a Tecnologia (T), em um dado perodo de tempo. (B) A curva de oferta (So) desloca-se para a esquerda formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer uma reduo no preo da matria-prima. (C) As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da oferta so: Preo do bem i (Pi); Preo dos bens substitutos (Ps); Preo dos bens complementares (Pc): Renda (R) e o Gosto do consumidor (G), em um dado perodo de tempo. (D) A curva de oferta (So) representada graficamente por meio de uma reta ou curva descendente da esquerda para a direita. (E) A curva de oferta (So) desloca-se para a direita formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer um aumento no preo da matria-prima. COMENTRIOS: Vamos s alternativas,

3 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Prof Heber Carvalho a) Correta. Apenas ressalto que o preo dos fatores de produo significam os custos de produo, por isso, eles influenciam a curva de oferta. b) Incorreta. A curva de oferta (So) desloca-se para A DIREITA formando a curva de oferta (S1), quando ocorrer uma reduo no preo da matria-prima. c) Incorreta. As variveis consideradas mais relevantes e gerais teoria da DEMANDA so... d) Incorreta. A curva de DEMANDA (So) representada... e) Incorreta. A curva de oferta (So) desloca-se para A ESQUERDA formando a curva de oferta (S1)... GABARITO: A 05. (FUNIVERSA ECONOMISTA PREF. PALMAS/TO 2005) - Aumentos simultneos na quantidade e no preo de seguros-sade nos ltimos anos no podem ser explicados pela teoria econmica. COMENTRIOS: Aumentos simultneos na quantidade e no preo de qualquer bem podem ser plenamente explicados pela teoria econmica. Uma explicao o paradoxo de Giffen, onde temos um bem que nega a lei da demanda (preo aumenta quantidade aumenta). Outra explicao pode ser aplicada a um bem que tem sua curva de demanda deslocada para a direita e para cima (em virtude do aumento de demanda). Neste caso, o deslocamento para cima e para a direita da curva de demanda ir provocar aumento de preo e de quantidade no novo equilbrio. Portanto, como se v, tal situao plenamente explicada pela teoria econmica. GABARITO: ERRADO 06. (FUNIVERSA ECONOMISTA PREF. PALMAS/TO 2005) - Se a demanda por po de um indivduo positivamente inclinada, ento um aumento de renda, com preos constantes, reduz a sua quantidade demandada. COMENTRIOS: As demandas so negativamente inclinadas. Isto significa que as variveis preo e quantidade demandada caminham em sentido inverso. Por exemplo, se o preo sobe, a quantidade demandada cai, e vice-versa. Se tivermos uma demanda positivamente inclinada, isto significa que as variveis preo e quantidade demandada caminham no mesmo sentido. Ou seja, o preo sobe, a quantidade demandada tambm sobe, e vice-versa. Neste caso, o bem de Giffen, pois nega a lei da demanda.

4 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Prof Heber Carvalho Ao mesmo tempo, importante ressaltar que todo bem de Giffen tambm um bem inferior. Se ele um bem inferior, ento, o aumento de renda provocar deslocamento da curva de demanda para a esquerda, reduzindo a quantidade demandada do bem. GABARITO: CERTO 07 (FUNIVERSA ECONOMISTA CEB 2010) - Em um dado mercado de concorrncia perfeita, a oferta e a procura de um produto so dadas, respectivamente, pelas seguintes equaes: Qs = 60 + 26p e Qd = 780 14p; onde Qs, Qd e P representam, na ordem, a Quantidade ofertada, a Quantidade demandada e o Preo do produto. Assinale a alternativa que apresenta a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilbrio. (A) 523 unidades. (B) 528 unidades. (C) 531 unidades. (D) 537 unidades. (E) 541 unidades. COMENTRIOS: Questo bastante simples! Para encontrar o equilbrio, basta igualar a demanda e a oferta e achar o preo de equilbrio. Aps isto, basta substituir o valor do preo encontrado na funo de oferta ou demanda para acharmos a quantidade transacionada: Qs=Qd 60 + 26p = 780 14p 40p = 720 p = 18 Substituindo p=18 em Qs: Qs = 60 + 26.18 Qs = 528 Nota: poderamos substituir p=18 em Qs ou Qd, tanto faz, uma vez que no equilbrio as quantidades ofertadas e demandadas so iguais. GABARITO: B 08. (FUNIVERSA Economista - COFECON 2010)

5 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Prof Heber Carvalho

A demanda reflete o comportamento dos consumidores diante das condies de mercado, da renda, das preferncias e das possibilidades de consumo. A oferta, por outro lado, espelha o comportamento ou intenes dos produtores ou das firmas. O cerne do estudo de fenmenos econmicos a anlise das interaes entre vendedores e compradores em uma economia de mercado, conforme representada no diagrama a seguir, representativo do equilbrio no mercado do bem X. A respeito desse assunto, correto afirmar que a) a curva de demanda representa a relao, geralmente inversa, entre o preo de um bem e a quantidade demandada deste, e aumentos nos preos provocam o deslocamento da curva de demanda, refletindo a queda na quantidade demandada. b) um relatrio de mercado revelou que, em determinado perodo, ocorreu aumento no preo do lcool e reduo na oferta de acar, tudo o mais constante. correto concluir que esses bens so complementares na oferta. c) o diagrama representa o equilbrio no mercado do bem X. Tudo o mais constante, uma elevao da renda dos consumidores levaria a um aumento no preo de equilbrio do bem X, caso o bem X fosse inferior. d) no diagrama representativo do mercado de X, um aumento no preo de Y, substituto de X, implicar um aumento no preo de equilbrio do bem X, tudo o mais constante. e) com a suposio de que o governo tenha implantado uma poltica de preo mnimo para o bem X, caso o preo mnimo estipulado fosse maior que o preo de equilbrio de mercado, o resultado da poltica seria um excesso de demanda do bem X. COMENTRIOS: Vamos s alternativas, a) Incorreta. Aumentos nos preos provocam o deslocamento AO LONGO DA curva de demanda. b) Incorreta. A anlise de bens complementares envolve a demanda, e no a oferta. c) Incorreta. Se o bem fosse inferior, haveria reduo no preo de equilbrio (em virtude do deslocamento da curva de demanda para a esquerda e para baixo). d) Correta. O aumento do preo de Y, substituto de X, aumentar a demanda de X (deslocando a curva de demanda de X para a direita). O novo equilbrio mostrar um preo de X maior. e) Incorreta. Se o preo mnimo estipulado for maior que o preo de equilbrio de mercado, haver excesso de oferta (e no de demanda). GABARITO: D Abraos a todos e bons estudos!! Heber Carvalho hebercarvalho@euvoupassar.com.br

6 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Potrebbero piacerti anche