Sei sulla pagina 1di 3

Portugus

NVEL MDIO Compreenso e estruturao de textos. Coeso e coerncia textual. Semntica: sinnimos, antnimos, polissemia. Vocbulos homnimos e parnimos. Denotao e conotao. Sentido figurado. Sistema ortogrfico em vigor: emprego das letras e acentuao grfica. Formao de palavras: prefixos e sufixos. Flexo nominal de gnero e nmero. Flexo verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego dos modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Emprego das conjunes e das preposies. Sintaxe de colocao. Colocao pronominal. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Nexos semnticos e sintticos entre as oraes, na construo do perodo. Emprego dos sinais de pontuao.

RACIOCNIO MATEMTICO NVEL MDIO Contedo Programtico: Questes envolvendo o entendimento das estruturas lgicas de relaes entre pessoas, lugares, coisas ou eventos; Raciocnio verbal; Raciocnio sequencial (sequncias lgicas); Raciocnio Espacial e Raciocnio Temporal; Diagramas lgicos e leis de formao; Teoria dos conjuntos e diagramas de Venn-Euler; problemas sobre as quatro operaes fundamentais da matemtica e suas operaes inversas; Propores, Regra de Trs e Regra de Sociedade. Princpio Multiplicativo e problemas de contagem; noes de probabilidade; princpio da casa dos pombos.

LEGISLAO E HISTRIA DO MUNICPIO DE SO GONALO NVEL MDIO Lei Orgnica do Municpio de So Gonalo Princpios Fundamentais; Direitos e Garantias Individuais e Coletivos; Autonomia Municipal; Competncia Municipal; Organizao Poltico Administrativa; Poder Legislativo: Composio; Atribuies; Vereadores; Processo Legislativo: Disposio Geral; Emenda Lei Orgnica; Leis; Poder Executivo: Prefeito e Vice-Prefeito; Atribuies do Prefeito; Responsabilidade do Prefeito; Secretrios Municipais; Administrao Municipal: Princpios Fundamentais; Atos Municipais; Servidores Municipais; Poltica Urbana: Diretrizes da Poltica Urbana; Ordem Social: Sade e Assistncia Social; Educao; Cultura; Desporto; Cincia e Tecnologia; Comunicao Social; Meio Ambiente; Famlia, Criana, Adolescente, Idoso e Deficiente; Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Gonalo Disposies gerais. Provimento: disposies gerais; nomeao; posse e exerccio; estabilidade e estgio probatrio; readaptao. Tempo de servio. Vacncia. Direitos e vantagens: remunerao; aposentadoria; gratificaes e adicionais; gratificaes pelo exerccio de cargo em comisso e de funo gratificada; gratificao natalina; gratificao por exerccio de cargo em tempo integral e dedicao exclusiva; adicional por tempo de servio; adicional de frias; adicional de produtividade; salrio famlia; auxlio doena; vale transporte; licenas; frias. Regime Disciplinar: deveres; proibies. Acumulao. Responsabilidades. Penalidades. O Municpio de So Gonalo: histrico municipal, aspectos geogrficos, potencialidades do Municpio, atividades econmicas, patrimnio histrico, arte e cultura, smbolos do municpio. Sugestes Bibliogrficas: Lei municipal n 050/91 Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Gonalo. Lei Orgnica do Municpio de So Gonalo. Site da Prefeitura Municipal de So Gonalo.

AUXILIAR DE CRECHE Fundamentos pedaggicos do trabalho nas creches: o educar, o cuidar e o brincar. Prticas pedaggicas com bebs. Pressupostos legais e as diretrizes curriculares para a educao infantil. Direitos da criana e do adolescente: disposies preliminares; direito vida e sade; direito liberdade, ao respeito e dignidade; direito educao, cultura, ao esporte e ao lazer. Atribuies do Conselho Tutelar. Atribuies dos auxiliares de creche. Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Gonalo: Do Concurso Pblico, Estgio Probatrio, Regime Disciplinar e Frias. Sugestes Bibliogrficas: BRASIL Ministrio da Educao. Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil Volume 1: Introduo. Braslia: MEC/SFE, 2001. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. BRASIL. Ministrio da Educao. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil: Resoluo n 5, de 17 de dezembro de 2009 da Cmara de Educao Bsica do Conselho Nacional de Educao. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0199.pdf. Estatuto da Criana e do Adolescente: Lei 8069 de 13 de julho de 1990. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_01.pdf. FILHO, Altino Jos Martins e outros. Infncia Plural. Porto Alegre: Mediao, 2006. LEI N 326/2011 Dispe sobre a Reestruturao, Criao, Extino e Transformao de Cargos do Quadro Permanente dos Servidores Pblicos Municipais e d Outras Providncias. Item referente s atribuies do Auxiliar de Creche (Anexo: Tabela 3 item 4) http://www.saogoncalo.rj.gov.br/copias_digitais/lei_n_326_2011.pdf. LEI N 050/91 Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Gonalo. http://www.saogoncalo.rj.gov.br/copias_digitais/lei_050_91_estatuto.pdf.

Potrebbero piacerti anche