Sei sulla pagina 1di 4

O ROMANCE NO SCULO XX

Ana Glauce Favacho 08119000501 Dayana Oeiras 08119002601 Joice Monteiro 08119001501 Vitor Luiz Barros 08119001101

Sem dvida que o romance moderno sofreu grandes transformaes na forma de narrar, isto , no foco narrativo. Devido a que ocorreram estas transformaes? Anatol Rosenfeld, na tentativa de explicar tais questes, em Reflexes do Romance Moderno, discursa sobre os mecanismos que compem a temtica e o estilo da obra literria no Sculo XX aps a ruptura brutal com as formas determinadas por um passado clssico. Rosenfeld prope, basicamente, trs hipteses que esto na base dessas rupturas: A primeira, que existe uma espcie de esprito unificador que impregna, de certa forma, os vrios campos das artes e das cincias, na cultura ocidental, o Zeitgeist. A segunda hiptese, a "desrealizao", se refere ao foto de que a pintura no se realiza mais a partir da conceituao mimtica, de reproduo do mundo sensvel e da realidade emprica e pe em dvida a viso de mundo que nasceu no renascimento, a qual se refere ao surgimento da perspectiva, que v a realidade tripartida em trs dimenses, provocando distanciamento entre o indivduo e o mundo. A partir dessas hipteses, o mecanismo que ele usa a comparao direta entre a Literatura e a pintura, afirmando que as mudanas esttica, temtica e tcnica sofridas na pintura seriam tambm as que sofreu a literatura. Esta mudana opera-se em decorrncia de um aprofundamento na subjetividade e na verdade no mais do narrador, no caso da matria romanesca, mas do personagem visto em sua inconscincia, que colocado diante do leitor sem a presena do intermedirio. Ligia Leite se refere didaticamente a esta mudana, em Foco Narrativo, no captulo que dedica tipologia que Norman Friedman classifica as categorias do narrador e dos nveis de conscincia no romance, no momento em que trata de uma categoria chamada oniscincia seletiva mltipla: O quinto tipo, chamado por Friedman de oniscincia seletiva mltipla, ou multisseletiva, o prximo passo, nessa progresso rumo maior objetivao do material da histria. Se da passagem do narrador onisciente para o narrador-testemunha, e para o narrador-protagonista, perdeu-se a

oniscincia, aqui o que se perde o "algum" que narra. No h propriamente narrador. A histria vem diretamente, atravs da mente das personagens, das impresses que fatos e pessoas deixam nelas. H um predomnio quase absoluto da cena. (LEITE, 1994, p. 47). O romance moderno rompe com a ideia de linearidade, to cara s narrativas tradicionais. O espao e a cronologia so eliminados, surgindo a necessidade de uma absoro da realidade mais profunda e real do que o comum. A expresso total disto vem com o romance de conscincia, uma vez que no vivendo mais "no" tempo, o homem agora passa a ser o tempo, tempo este no cronolgico, mas sim uma atualidade que engloba tanto o passado, o presente e o futuro, misturados e quase sem identificao. A conscincia flutua entre estas referncias de maneira completa. A narrativa fica sem fronteiras em seu contexto. Os exemplos cabais desta nova percepo esto nas obras de Proust, Joyce e Faulkner. Se o romance moderno a radicalizao do romance psicolgico, tendo como consequncia disso a inverso total dos valores tradicionais, que dissolve a cronologia, bem como todas as estruras que compe o romance realista (a causalidade, o enredo e a o contorno ntido dos personagens), a experincia psquica dos personagens tambm so alteradas quanto ao nvel de conscincia: Rosenfeld compreende que este fluxo de conscincia caminha para a radicalizao do monlogo interior, caracterstica crucial do romance moderno. A conscincia da personagem se manifesta em sua atualidade. O ser humano, no romance moderno, se fragmenta se individualiza. Beckett seria um dos principais vetores deste estilo, inaugurando o enfoque microscpico. Assim, o que caracteriza essa radicalizao : A tentativa de reproduzir este fluxo de conscincia com sua fuso dos nveis temporais leva radicalizao do monlogo interior. Desaparece ou se omite o intermedirio, isto , o narrador, que nos apresenta a personagem no distanciamento gramatical do pronome ele e da voz do imperfeito. A conscincia da personagem passa a manifestar-se na sua atualidade imediata, em pleno ato presente, como um Eu que ocupa totalmente a tela imaginria do romance. Ao desaparecer o intermedirio,

substitudo pela presena direta do fluxo psquico, desaparece tambm a ordem lgica da orao e a coerncia da estrutura que o narrador clssico imprimia sequncia dos acontecimentos. (ROSENFELD, 1996, p. 83-84). Exemplos dessa tentativa de diminuir a distncia entre o indivduo e mundo, temos Virgnia Woolf e, entre ns, Clarice Lispector so duas mestras no estilo indireto livre e na oniscincia seletiva, com todas aquelas mulheres com quem a narrao se identifica, a quem perscruta nos mnimos detalhes e de onde o mundo perscrutado. Pense-se em Virgnia, de Mrs. Dalloway, ou em Clarice, j no seu primeiro romance, Perto do corao selvagem, em boa parte dominado pela mente da personagem central, Joana. (LEITE, 1994). Assim, esta individualizao facilita a busca dos mesmos padres arquetpicos dos mitos, como em um eterno retorno j que o tempo mitolgico circular e no cronolgico. "Ulisses", de James Joyce faz esta fragmentao. Fragmentao esta que representa a busca da superao da realidade sensvel numa procura incansvel de algo por de trs da aparncia em que vivemos. Outra possibilidade apontada pelo autor o geometrismo, onde um Eu narrador se aproxima do mundo narrado para mostrar um novo mundo sem tempo algum. Proust seria um dos mestres disto. Ao mesmo tempo, este mesmo narrador se ironiza tanto por saber de tudo e busca a sua justificativa nos mecanismos psquicos de todos os seres humanos, uma vez que o narrador tambm um ser humano. a cultura do relativismo, da transformao, em que o mundo no mais um dado objetivo e sim, subjetivo. Outra forma encontrada no romance moderno o Behavorism. Usado por Hemingway e por Camus, este estilo cria um estranhamento total. No existe plano psicolgico. Tudo sem profundidade, sem mergulhos internos, um verdadeiro mundo estranho e indevassvel. Um mundo de seres humanos sem alma, chapados, externos. Kafka, por sua vez, usava a espera como condio primordial. Seu tempo a eterna espera. A perspectiva unilateral, o estilo, seco e impessoal, os personagens tornam-se to estranhos e impenetrveis, assim como o mundo igualmente o : os homens se tornam objetos no meio de objetos.

Anatol Rosenfeld ainda identifica outra ruptura com a tcnica clssica. Trata-se do tempo simultneo, onde grandes espaos e o coletivo so as principais fontes da tcnica. Ali, os indivduos so lanados no fluxo de conscincias e do mundo, num verdadeiro redemoinho urbano e catico. Ao identificar os fatores de ruptura, o texto apresenta um panorama da complexidade esttica levantada pelo romance moderno. O que no deixa de ser um mergulho no esprito de uma poca, onde se exprime uma nova viso do homem e da realidade, na tentativa de se revelar a precariedade da posio do indivduo no mundo moderno, atravs da estrutura e da temtica da arte moderna.

Referncia: ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto I. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 1996. p. 75 - 97. LEITE, Ligia Chiappine. O foco narrativo: a polmica em torno da iluso. 7. ed. So paulo: tica, 1994. p. 25- 70.

Potrebbero piacerti anche