Sei sulla pagina 1di 4

ESTATUTO DO DIREITO DE OPOSIO Lei n.

24/98 de 26 de Maio Texto integral A Assembleia da Repblica decreta, nos termos dos artigos 114, 161, alnea c), 164, alnea h), 166, n. 3, e do artigo 112, n. 5, da Constituio, para valer como lei geral da Repblica, o seguinte:

Artigo 1 Direito de oposio assegurado s minorias o direito de constituir e exercer uma oposio democrtica ao Governo e aos rgos executivos das regies autnomas e das autarquias locais de natureza representativa, nos termos da Constituio e da lei.

Artigo 2 Contedo 1 - Entende-se por oposio a actividade de acompanhamento, fiscalizao e crtica das orientaes polticas do Governo ou dos rgos executivos das regies autnomas e das autarquias locais de natureza representativa. 2 - O direito de oposio integra os direitos, poderes e prerrogativas previstos na Constituio e na lei. 3 - Os partidos polticos representados na Assembleia da Repblica, nas assembleias legislativas regionais ou em quaisquer outras assembleias designadas por eleio directa relativamente aos correspondentes executivos de que no faam parte, exercem ainda o seu direito de oposio atravs dos direitos, poderes e prerrogativas concedidos pela Constituio, pela lei ou pelo respectivo regimento interno aos seus deputados e representaes.

Artigo 3 Titularidade 1 - So titulares do direito de oposio os partidos polticos representados na Assembleia da Repblica e que no faam parte do Governo, bem como os partidos polticos representados nas assembleias legislativas regionais e nos rgos deliberativos das autarquias locais e que no estejam representados no correspondente rgo executivo. 2 - So tambm titulares do direito de oposio os partidos polticos representados nas cmaras municipais, desde que nenhum dos seus representantes assuma pelouros, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade directa e imediata pelo exerccio de funes executivas.

3 - A titularidade do direito de oposio ainda reconhecida aos grupos de cidados eleitores que como tal estejam representados em qualquer rgo autrquico, nos termos dos nmeros anteriores. 4 - O disposto na presente lei no prejudica o direito geral de oposio democrtica dos partidos polticos ou de outras minorias sem representao em qualquer dos rgos referidos nos nmeros anteriores, nos termos da Constituio. Artigo 4 Direito informao 1 - Os titulares do direito de oposio tm o direito de ser informados regular e directamente pelos correspondentes rgos executivos sobre o andamento dos principais assuntos de interesse pblico relacionados com a sua actividade. 2 - As informaes devem ser prestadas directamente e em prazo razovel, aos rgos ou estruturas representativas dos partidos polticos e demais titulares do direito de oposio.

Artigo 5 Direito de consulta prvia 1 - Os partidos polticos representados na Assembleia da Repblica e que no faam parte do Governo tm o direito de ser previamente consultados por este em relao s seguintes questes: a) Marcao da data das eleies para as autarquias locais; b) Orientao geral da poltica externa; c) Orientao geral das polticas de defesa nacional e de segurana interna; d) Propostas de lei das grandes opes dos planos nacionais e do Oramento do Estado; e) Demais questes previstas na Constituio e na lei. 2 - Os partidos polticos representados nas assembleias legislativas regionais e que no faam parte do correspondente governo regional tm o direito de ser ouvidos sobre as seguintes questes: a) Propostas de plano de desenvolvimento econmico e social e de oramento regional; b) Negociaes de tratados e acordos internacionais que directamente digam respeito regio autnoma, e acompanhamento da respectiva execuo; c) Pronncia, por iniciativa do respectivo governo regional, ou sob consulta dos rgos de soberania , relativamente s questes da competncia destes respeitantes respectiva regio autnoma; d) Outras questes previstas na Constituio, no respectivo estatuto poltico-administrativo e na lei.

3 - Os partidos polticos representados nos rgos deliberativos das autarquias locais e que no faam parte dos correspondentes rgos executivos, ou que neles no assumam pelouros, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade directa e imediata pelo exerccio de funes executivas, tm o direito de ser ouvidos sobre as propostas dos respectivos oramentos e planos de actividade. 4 - Ao dever de consulta prvia aplica-se, com as necessrias adaptaes, o disposto no n. 2 do artigo 4.

Artigo 6 Direito de participao Os partidos polticos da oposio tm o direito de se pronunciar e intervir pelos meios constitucionais e legais sobre quaisquer questes de interesse pblico relevante, bem como o direito de presena e participao em todos os actos e actividades oficiais que, pela sua natureza, o justifiquem.

Artigo 7 Direito de participao legislativa Os partidos polticos representados na Assembleia da Repblica e que no faam parte do Governo tm o direito de se pronunciar no decurso dos trabalhos preparatrios de iniciativas legislativas do Governo relativamente s seguintes matrias: a) Eleies; b) Associaes e partidos polticos. Artigo 8 Direito de depor Os partidos polticos da oposio tm o direito de, atravs de representantes por si livremente designados, depor perante quaisquer comisses constitudas para a realizao de livros brancos, relatrios, inquritos, inspeces, sindicncias ou outras formas de averiguao de factos sobre matrias de relevante interesse nacional, regional ou local. Artigo 9 Garantias de liberdade e independncia dos meios de comunicao social

1 - Os partidos representados na Assembleia da Repblica e que no faam parte do Governo tm o direito de inquirir o Governo, e de obter deste informao adequada e em prazo razovel, sobre as medidas tomadas para efectivar as garantias constitucionais de liberdade e

independncia dos rgos de comunicao social perante o poder poltico e o poder econmico, de imposio dos princpios da especialidade e da no concentrao das empresas titulares de rgos de informao geral, de tratamento no discriminatrio e de divulgao da titularidade e dos meios de financiamento dos mesmos rgos. 2 - Os mesmos partidos tm ainda o direito de inquirir o Governo, e de obter deste informao adequada e em prazo razovel, sobre as medidas tomadas para assegurar uma estrutura e um funcionamento dos meios de comunicao social do sector pblico que salvaguardem a sua independncia perante o Governo, a Administrao Pblica e os demais poderes pblicos, bem como sobre a garantia constitucional da possibilidade de expresso e confronto das diversas correntes de opinio. 3 - De iguais direitos gozam os partidos representados nas assembleias legislativas regionais e que no faam parte dos correspondentes governos regionais relativamente aos rgos de comunicao social da respectiva regio. Artigo 10 Relatrios de avaliao 1 - O Governo e os rgos executivos das regies autnomas e das autarquias locais elaboram, at ao fim de Maro do ano subsequente quele a que se refiram, relatrios de avaliao do grau de observncia do respeito pelos direitos e garantias constantes da presente lei. 2 - Esses relatrios so enviados aos titulares do direito de oposio a fim de que sobre eles se pronunciem. 3 - A pedido de qualquer dos titulares mencionados no nmero anterior, podem os respectivos relatrio e resposta ser objecto de discusso pblica na correspondente assembleia. 4 - A fim de facilitar o sistema de avaliao previsto nos nmeros anteriores, os concessionrios dos servios pblicos de radioteleviso e radiodifuso elaboram e remetem Assembleia da Repblica relatrios peridicos sobre a forma como foram ou deixaram de ser efectivados, no mbito da respectiva actividade, os direitos e as garantias de objectividade, rigor, independncia e pluralismo da informao assegurados pela Constituio e pela lei. 5 - Os relatrios referidos nos nmeros anteriores so publicados no Dirio da Repblica, nos jornais oficiais de ambas as regies autnomas ou no dirio ou boletim municipal respectivo, conforme os casos. Artigo 11 Norma revogatria

revogada a Lei n. 59/77, de 5 de Agosto. Aprovada em 2 de Abril de l998. O Presidente da Assembleia da Repblica, Antnio de Almeida Santos.

Potrebbero piacerti anche