Sei sulla pagina 1di 11

O Processo de boot do Windows XP e recuperao desastres.

. Neste tpico trataremos de assuntos relacionados com a inicializao do Windows XP (processo de boot) e com tcnicas para recuperao do Windows XP quando por algum motivo (configuraes incorretas, erros de operao, etc) o sistema no consegue inicializar normalmente ou inicializa com problemas que impedem o seu funcionamento correto. Esta, sem dvidas, uma situao onde o profissional de Suporte Tcnico mais esperado. Um computador com o Windows que no inicializa uma angstia para o usurio. Logo o usurio pega o telefone e abre um chamado e espera que o usurio possa resolver o problema, o mais rpido possvel. O Windows XP (a exemplo do Windows 2000 Professional), apresenta muitas ferramentas para recuperar problemas e fazer com que o sistema inicialize normalmente. Dificilmente haver situaes onde o sistema travar de tal maneira que voc tenha que reinstalar tudo novamente, formatando o HD. Os profissionais habituados com o Windows 95/98/Me tem este mau hbito de formatar e reinstalar tudo do zero. No 2000 e no XP isso completamente dispensvel. Tenho casos de estaes de trabalho que esto a mais de quatro anos com o Windows 2000 Professional e nunca foi preciso uma formatao e reinstalao do zero. Com o XP e com o 2000, praticamente voc no precisa tomar esta medida, de formatar e comear tudo do zero. Existem muitas ferramentas para recuperao de problemas, de tal maneira que o sistema funcione normalmente. Neste tpico trataremos dos seguintes assuntos: O Processo de boot do Windows XP. O Registro do sistema Registry. O Modo Seguro de inicializao. Last Know good Configuration. Entendendo e usando o Console de Recuperao do Windows XP.

Vamos iniciar este tpico falando sobre o processo de boot do Windows XP. Veremos que, em grande parte, este processo muito semelhante ao processo de boot do Windows 2000 (e tambm do Windows Server 2003). Ser apresentada a seqncia de passos do processo de boot, bem como detalhes sobre os problemas que podem ocorrer em cada etapa. importante que o profissional de Suporte Tcnico entenda o processo de boot do Windows XP, pois em determinadas situaes muito mais simples corrigir um problema que ocorre na inicializao do que ter que reinstalar o Windows XP novamente (o que, conforme comentado anteriormente, no comum de acontecer, a exemplo do que ocorria com o Windows 95/98/Me). Para o usurio residencial, que tem um nico computador, reinstalar o Windows XP pode no ser problema em termos do tempo necessrio para esta tarefa. Agora imagine a situao de uma rede empresarial, com milhares de computadores conectados em rede. Sempre que possvel, a equipe de suporte deve resolver o problema e no simplesmente reinstalar o Windows XP. Pois alm de economizar tempo, o usurio poder voltar a utilizar a mquina quanto antes, o que significa menor tempo de parada e menos prejuzos para a empresa.

Ainda dentro do contexto do processo de boot do Windows XP falaremos sobre a Registry do Windows XP. A Registry um banco de informaes sobre as configuraes do Windows XP e dos diversos aplicativos instalados. A Registry de fundamental importncia para o Windows, a ponto de o Windows XP simplesmente no inicializar se ele no tiver acesso ao banco de informaes da Registry ou se este banco de dados estiver corrompido. Antes do lanamento do Windows 2000 havia rumores de que a Registry seria extinta e todas as informaes de configurao seriam armazenadas no Active Directory. Porm forem apenas Rumores, ou seja, mesmo no Windows XP e no Windows Server 2003 a Registry continua presente e fundamental para o funcionamento do Sistema. As informaes da Registry ficam gravadas em arquivos na seguinte pasta: C:\WINDOWS\system32\config. Supondo que o Windows XP esteja instalado no drive C:, na pasta C:\Windows. Em seguida trataremos de dois tpicos importantes para a resoluo de problemas de inicializao no Windows XP. O Modo seguro uma opo de inicializao, na qual podemos carregar o Windows XP apenas com um nmero mnimo de drivers, necessrios ao seu funcionamento. Podemos utilizar o Modo Seguro para inicializar o Windows XP e desinstalar algum driver com problemas ou alterar configuraes que foram feitas incorretamente e esto impedindo a inicializao do Windows XP no modo normal. A opo Last Know Good Configuration est relacionada com as configuraes da Registry e ser explicada em detalhes neste captulo. Vou encerrar o tpico falando sobre dois importantes recursos: A Restaurao do Sistema e o Console de Recuperao do Windows XP. A Restaurao do Sistema uma ferramenta realmente valiosa, a qual nos permite restaurar o Windows XP ao estado em que ele estava em uma determinada data. Por exemplo, hoje voc instala uma nova verso de um driver e o Windows XP funciona normalmente. Amanh voc inicializa o Windows XP e o driver no funciona mais e voc no consegue desental-lo para voltar a utilizar a verso antiga, a qual funcionava sem problemas. Neste caso podemos utilizar Restaurao do Sistema para restaurar o Windows XP ao estado anterior da instalao da nova verso do driver, ou seja, ao estado em que ele funcionava normalmente. importante salientar que os tpicos apresentados so valiosos, principalmente para quem d suporte a computadores com o Windows XP instalado ou seja, justamente o profissional de Suporte Tcnico, o futuro MCDST. So tpicos que ajudam a restaurar o Windows XP a um estado normal de funcionamento quando surgem problemas. Entendendo o processo de boot do Windows XP Neste tpico veremos como funciona o processo de boot (inicializao) do Windows XP. O processo de boot comea quando voc liga o computador e se encerra com o logon no sistema. Analisaremos as cinco fases do processo de boot: Seqncia de pr-boot Seqncia de boot Carga do kernel Inicializao do kernel logon

Para que cada fase do processo de boot possa acontecer com sucesso, determinados arquivos so necessrios. Na tabela a seguir esto listados os arquivos necessrios a cada fase do processo de boot. Systemroot indica a pasta onde esto os arquivos do Windows 2000 XP esto instalados. Na maioria das vezes a pasta C:\winnt ou C:\Windows, mas pode ser uma pasta diferente, dependendo de onde foi instalado o Windows XP. Tabela: Arquivos utilizados no processo de boot do Windows XP. Arquivo Ntldr Boot.ini Bootsect.dos Ntdetect.com Ntoskrnl.exe Hal.dll System (*.sys) Device drivers Localizao Raiz da partio de sistema C:\ Raiz da partio de sistema C:\ Raiz da partio de sistema C:\ Raiz da partio de sistema C:\ systemroot\System32 systemroot\System32 systemroot\System32\Config systemroot\System32\Drivers Fase Pr-boot e boot boot (*) boot boot Carga do kernel. Carga do kernel Inicializao do kernel Inicializao do kernel

(*) -> Este arquivo somente est presente quando temos outros sistemas operacionais instalados no mesmo computador. Por exemplo, quando temos o Windows 98 e o Windows XP instalados, no mesmo computador, teremos este arquivo. Na seqncia, apresentamos um pequeno resumo de cada uma das fases envolvidas no processo de boot. 1. Seqncia de pr-boot: Aps ligado o computador, uma srie de testes de hardware e deteco de dispositivos Plug and Play processada. O partio ativa localizada e o setor de boot desta partio carregado na memria e executado. O arquivo Ntldr carregado na memria e inicializado. Este arquivo que inicia o processa de carga do Windows XP. 2. Seqncia de boot: Aps ter carregado o arquivo Ntldr na memria, a seqncia de boot detecta informaes sobre o hardware e os respectivos drivers, em preparao para as fases de carregamento do Windows XP. Dentro da fase de seqncia de boot, temos quatro etapas bem distintas, conforme descrito a seguir: Fase inicial de carga do boot: Nesta subfase, o Ntldr altera o processador do modo real de memria para o modo de 32 bit, o qual requerido para a carga das demais funes. Um suporte mnimo de sistema de arquivos carregado, para que o Ntldr possa achar e carregar o Windows 2000 Server, a partir de uma partio FAT ou NTFS. Seleo do Sistema Operacional: Nesta subfase, o Ntldr l o arquivo Boot.ini (que detalharemos no prximo item) e apresenta um menu de opes, de tal forma que o usurio possa escolher qual o sistema operacional que ser carregado, no caso de existir mais de um Sistema operacional instalado. Caso o arquivo Boot.ini tenha sido eliminado por acidente, Ntldr tenta carregar o Windows 2000 XP a partir da primeira partio do primeiro disco rgido.

Deteco de hardware: feita pelos arquivos Ntdetect.com e Ntoskrnl.exe. Os dispositivos de hardware detectados pelo arquivo NTDETECT.COM so passados para o arquivo NTLDR, o qual gravar estas informaes na Registry, na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\HARDWARE. O Windows XP detecta, automaticamente, dispositivos tais como: Portas de comunicao, processadores de ponto flutuante, drives de disquete, teclado, mouse, portas paralelas, dispositivos SCSI, adaptadores de vdeo e assim por diante.

Nota: Esta seqncia idntica (para no dizer igual) a seqncia de boot do Windows 2000. Compare o texto deste item com o texto da Lio 7 da Unidade IX, do livro Srie Curso Bsico & Rpido Microsoft Windows 2000 Server, de minha autoria, publicado pela Axcel Books e que pode ser adquirido no formato .PDF em www.juliobattisti.com.br/cursos Seleo de configurao: Aps a deteco do hardware, voc ter a oportunidade de acessar uma lista com diferentes Perfis de Hardware, caso voc tenha criado outros perfis alm do perfil padro. Um Perfil de Hardware uma configurao que pode fazer com que o Windows 2000 XP ignore determinados componentes de hardware e com isso no carregue os drivers para estes componentes, quando da inicializao do sistema.

3. Carga do kernel: Durante esta fase, o arquivo Ntoskrnl.exe carregado, porm ainda no incializado. O arquivo hal.dll carregado na memria. Drivers para dispositivos de hardware de baixo nvel, como por exemplo, discos rgidos, so carregados. Dispositivos de hardware de baixo nvel, so aqueles dispositivos que precisam ser inicializados antes do que os demais, de tal forma que o processo possa prosseguir. Uma srie de retngulos, em seqncia, exibida na tela, a medida que os dispositivos so carregados. Neste momento ainda no foi carregada a interface grfica do Windows XP. Nesta fase a chave da Registry HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM carregada a partir do arquivo Systemroot\System32\Config\System. Conforme comentado na introduo deste captulo, as informaes da Registry esto gravadas em arquivos na pasta Systemroot\System32\Config, onde Systemroot representa a pasta onde o Windows XP foi instalada. Em seguida um control set (conjunto de controle) selecionado e carregado. Um control set representa um conjunto de configuraes que definem quais drivers e servios sero carregados e inicializados automaticamente pelo Windows XP. Conforme veremos no item sobre Last Know Good Configuration, o conceito de control set importante na recuperao do sistema quando usamos a opo Last Know Good Configuration. 4. Inicializao do kernel: Aps ter sido completada a fase da carga do kernel, este inicializado e o Ntldr passa o controle para o kernel do sistema. Nesta etapa exibida uma tela grfica, com uma barra de status indicando o andamento do processo. Nesta etapa os drivers de dispositivos de baixo nvel, carregados na fase anterior, so inicializados. Tambm nesta fase, que os diversos Servios configurados para inicializar automaticamente, so inicializados. Por exemplo o DNS, Inetinfo (Servidor Web Internet Information Server), e qualquer outro servio instalado no Windows XP As seguintes etapas so executadas durante esta etapa:

A chave HKEY_LOCAL_MACHINE\HARDWARE criada usando como base as informaes coletadas na etapa de Deteco de Hardware da fase de Seqncia de boot, descrita anteriormente. Criao de uma cpia do control set utilizado Clone Control set: feita uma cpia do control set utilizado. Esta cpia poder ser utilizada posteriormente, caso alteraes feitas no control set atual, impeam a inicializao do Windows XP. Os drivers de hardware que foram carregados na fase de Carga do Kernel so agora inicializados. Cada driver possui um parmetro de configurao chamado ErrorControl. Este parmetro define a maneira como o Windows XP ir proceder, caso algum erro acontea na inicializao do driver. Os valores possveis para este parmetro so os seguintes: o 0x0: Ignore. Caso ocorra algum erro na inicializao do driver, o Windows XP simplesmente ignora o erro e continua a inicializao dos demais drivers. Nenhuma mensagem de erro ser exibida. o 0x1: Normal. Uma mensagem de erro ser exibida e o processo de Inicializao do Kernel continua. o 0x2: Severe. O processo de boot falha, o computador ser reinicializado e sero utilizadas as configuraes definidas no control set Last Know Good Configuration, ou seja, as configuraes que foram gravadas como sendo as configuraes da ltima inicializao com sucesso sero utilizadas. Se o erro ocorre novamente, quando o computador j est utilizando o control set Last Know Good Configuration, o erro ser ignorado e a inicializao do Kernel continuar com a inicializao dos demais drivers. o 0x3: Critical. O processo de boot falha, o computador ser reinicializado e sero utilizadas as configuraes definidas no control set Last Know Good Configuration, ou seja, as configuraes que foram gravadas como sendo as configuraes da ltima inicializao com sucesso sero utilizadas. Se o erro ocorre novamente, quando o computador j est utilizando o control set Last Know Good Configuration, a seqncia de boot ser interrompida e uma mensagem de erro ser exibida. Este valor utilizado para os dispositivos de hardware que so fundamentais para a inicializao do sistema. Por exemplo, o boot no tem como continuar se o Windows XP no conseguir inicializar os drivers para acesso ao sistema de discos.

Os servios configurados para inicializao automtica so inicializados e carregados na memria do computador. Os servios so inicializados em uma ordem especfica, de acordo com as dependncias existentes entre os respectivos servios. Por exemplo, vrios servios dependem do servio Remote Procedure Call (RPC). O servio RPC deve ser inicializado antes dos servios que dele dependem, caso contrrios a inicializao destes ltimos ir falhar.

5. Logon: Nesta fase o subsistema Win32 automaticamente inicializa o servio Winlogon.exe, o qual inicializa a Autoridade local de segurana LSA Local Security Authority (Lsass.exe), e finalmente a janela de logon exibida. O processo de inicializao do Windows XP, somente considerado OK, quando o usurio efetua o logon. Aps o logon ter sido feito com sucesso o Windows XP copia as configuraes do Clone control set para o Last Know Good Configuration control set, ou seja, o Windows XP considera que as configuraes atuais representam a ltima configurao que permitiu uma inicializao com sucesso. Pode parecer um pouco complexo, porm conhecer o processo de boot do Windows XP de fundamental importncia para o Administrador do sistema e para os tcnicos de suporte, principalmente quando surgem problemas e o computador no consegue inicializar com sucesso. Informaes mais detalhadas sobre o processo de boot podem ser encontradas na Ajuda do Windows 2000 XP. Agora passaremos a analisar alguns tpicos importantes para a inicializao e manuteno do Windows XP em funcionamento. Vamos iniciar por um estudo detalhado do arquivo Boot.ini e depois falaremos um pouco mais sobre a Registry do Windows XP. O arquivo Boot.ini O arquivo Boot.ini criado durante a instalao do Windows XP. Este arquivo gravado na partio ativa, ou seja, na partio que utilizada para inicializar o Windows XP. Normalmente a partio ativa o drive C:\. Durante a fase de inicializao do Windows XP, o arquivo NTLDR l o contedo do arquivo Boot.ini e utiliza este contedo para montar o menu de opes, no qual voc pode selecionar o Sistema Operacional a ser carregado. O arquivo Boot.ini bastante til quando temos mais de um Sistema Operacional instalado no mesmo computador. Neste caso, as informaes do arquivo Boot.ini so utilizadas pelo NTLDR para exibir um menu, no qual selecionamos o Sistema Operacional a ser instalado. Por exemplo, tenho um computador de teste onde esto instaladas verses de avaliao do Windows 98, do Windows 2000 Server em Ingls, do Windows 2000 Server em Portugus, do Windows 2000 Professional e do Windows XP Professional. Ao inicializar este computador exibido um menu como os diferentes Sistemas operacionais instalados, no qual seleciono qual o sistema desejo carregar. Na listagem a seguir coloco uma cpia do arquivo boot.ini do computador citado no pargrafo anterior: Arquivo boot.ini de um computador com cinco versos diferentes do Windows instaladas:
[boot loader] timeout=30 default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO [operating systems] multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Server - Portugues" /fastdetect multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\W2KSRVIN="Microsoft Windows 2000 Server" /fastdetect multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect C:\="Microsoft Windows 98"

O arquivo boot.ini possui duas sees distintas: [boot loader] [operating systems]

Na seo [boot loader] informado qual o Sistema Operacional padro, ou seja, qual o Sistema Operacional ser carregado caso o usurio no selecione uma das opes do menu. Nesta seo tambm definido durante quanto tempo o menu ser exibido. No nosso exemplo, o menu ser exibido durante 30 segundos: timeout=30. Neste exemplo tambm est definido que ser carregado o Sistema Operacional instalado na partio default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO. O sistema definido como padro (default), ser carregado se o usurio no selecionar nenhuma opo do menu. Nota: Logo em seguida falaremos sobre a sintaxe utilizada pelo arquivo Boot.ini para indicar a partio onde esto gravados os arquivos do Sistema Operacional associado a cada opo. No nosso exemplo temos o caminho: default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO. Este caminho tambm conhecido como caminho ARC - Advanced RISC Computing. Na seo [operating systems] exibida a lista de Sistemas Operacionais instalados e disponveis para uso. Cada linha indica um Sistema Operacional instalado e para indicar a pasta onde esto os arquivos do respectivo Sistema Operacional utilizado o caminho ARC, que ser detalhado logo em seguida. Aps o caminho podem ser fornecidas chaves que alteram a maneira como o respectivo Sistema inicializado, como no exemplo a seguir, onde foi utilizada a chave /fastdetect. Estudaremos as chaves disponveis mais adiante. multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect O que vem aps o sinal de igual (=), entre aspas, simplesmente uma descrio. Esta a descrio que exibida no menu de inicializao. Nota: Observe que para o Windows 9x ou Me, fornecido o caminho tradicional, no nosso exemplo C:\="Microsoft Windows 98", informando que o Windows 98 est na partio C:\. O que vem aps o sinal de igual (=), entre aspas, simplesmente uma descrio. Esta a descrio que exibida no menu de inicializao. Agora precisamos detalhar dois pontos importantes: A sintaxe dos caminhos ARC. As chaves que podem ser utilizadas no arquivo Boot.ini.

Importante: Observe que o arquivo Boot.ini nico e diferente para cada computador. Voc no pode, simplesmente, copiar um arquivo Boot.ini de um computador para o outro, a no ser que os dois computadores tenha exatamente as mesmas configuraes de discos e parties. Entendendo a sintaxe dos caminhos ARC Vamos detalhar as diversas partes que compem um caminho ARC. Considere os dois exemplos a seguir: multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO scsi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

multi ou scsi: Na primeira parte do caminho temos duas opes: multi ou scsi. Utilizamos scsi em uma nica situao: quando temos uma controladora SCSI com a BIOS desabilitada, o que uma situao muito rara. Em todas as demais situaes utilizamos multi para a primeira parte do caminho ARC. O nmero entre parnteses indica a ordem em que os adaptadores so carregados. Por exemplo, se voc tiver um computador com dois adaptadores IDE instalados. O caminho dos discos do primeiro adaptador inicia com multi(0) e o caminho dos discos do segundo adaptador inicia com multi(1). disk: Indica a posio (ID) do disco SCSI e somente utilizado quando a primeira parte do caminho comea com scsi. Quando a primeira parte for multi, esta parte ser sempre disk(0). rdisk: Um nmero que identifica o disco dentro da controladora. Para controladores SCSI este nmero ser ignorado. Sempre inicia com o valor zero. Por exemplo, se voc tiver um computador com duas controladores IDE e dois discos em cada controladora, teremos as seguintes combinaes possveis:
multi(0)disk(0)rdisk(0) multi(0)disk(0)rdisk(1) multi(1)disk(0)rdisk(0) multi(1)disk(0)rdisk(1) -> Primeiro disco da primeira controladora. -> Segundo disco da primeira controladora. -> Primeiro disco da segunda controladora. -> Segundo disco da segunda controladora.

Partition: Indica o nmero da partio dentro do disco. O valor entre parnteses comea com 1, diferente dos valores dos outros parmetros que iniciam sempre com zero. Por exemplo, se voc tiver um computador com duas controladores IDE e dois discos em cada controladora. No primeiro disco da primeira controladora voc tem uma nica partio e nos demais discos duas parties, teremos as seguintes combinaes possveis:

multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> Primeira partio do primeiro disco da primeira controladora. multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> Primeira partio do segundo disco da primeira controladora. multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> Segunda partio do primeiro disco da primeira controladora. multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> Primeira partio do primeiro disco da segunda controladora. multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(2)-> Segunda partio do primeiro disco da segunda controladora. multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> Primeira partio do segundo disco da segunda controladora. multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> Segunda partio do segundo disco da segunda controladora.

O que vem aps o caminho ARC o nome da pasta, dentro da partio especificada pelo caminho ARC, onde esto os arquivos do Sistema Operacional. No exemplo que demos no incio deste tpico temos o seguinte caminho: multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO O que representa esta caminho? Lendo de trs para frente temos a seguinte interpretao: A pasta WXPPRO da segunda partio do segundo disco da primeira controladora -> -> -> -> \WXPPRO partition(2) rdisk(1) * multi(0) *

(*): Lembre que para multi, disk e rdisk os valores iniciam em zero e para partition os valores iniciam em um. As chaves que podem ser utilizadas no arquivo Boot.ini. Conforme descrito anteriormente, existem algumas chaves que podem ser utilizadas no arquivo Boot.ini, para alterar a maneira como cada Sistema Operacional utilizado. A seguir descrevemos as chaves disponveis.

/3GB: Este parmetro utilizado em computadores baseados em processadores do padro x86 (a maioria dos processadores neste padro), para determinar que o sistema operacional aloque, dos 4 GB de memria virtual disponveis, 3 GB para aplicaes e 1 GB para o Kernel do Sistema Operacional e os componentes Executivos do Windows XP. /basevideo: Esta chave faz com que o Sistema Operacional seja inicializado utilizando um driver VGA com configuraes padro mnimas, suportadas pela maioria dos adaptadores de vdeo e monitores. Esta opo pode ser utilizada se voc instalou um novo adaptador de vdeo (ou um novo monitor), os quais no esto funcionando corretamente, a ponto de aps feito o logon, no ser possvel ler as informaes exibidas na tela. Neste caso voc pode fazer a inicializao no Modo seguro, que descreveremos mais adiante, alterar o arquivo boot.ini adicionando a chave /basevideo. Quando o Windows XP for inicializado sero utilizadas configuraes bsicas do driver VGA. Voc poder fazer o logon e corrigir as configuraes que esto impedindo o funcionamento correto do adaptador de vdeo ou do monitor. Feitas as correes voc pode retirar a chave /basevideo para que o Windows XP carregue as configuraes de vdeo normalmente. No exemplo a seguir temos uma ilustrao do uso desta chave: multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO /basevideo

/baudrate= Este parmetro utilizado para determinar a taxa de transmisso de informaes, via modem, para depurao de problemas. Em situaes onde o Windows apresenta problemas srios, possvel fazer uma conexo via modem e acessar determinadas informaes do sistema, informaes estas que podem ser teis para o diagnstico e soluo do problema. Este parmetro usado para definir a taxa de transmisso a ser utilizada pelo modem, nestas situaes.

/bootlog: Habilita o log de informaes detalhadas, sobre o processo de Boot. As informaes so gravadas em um arquivo de texto chamado Ntblog.txt, na pasta onde o Windows XP foi instalado, normalmente em C:\Windows. /burnmemory=nmero: Define um quantitativo de memria, em MB, o qual no poder ser utilizado pelo Windows XP. Este parmetro utilizado para reduzir a quantidade total de memria disponvel para uso do Windows XP. Pode ser utilizado em situaes em que voc desconfia de problemas com um ou mais pentes de memria. Por exemplo, /burnmemory=128, em um computador com 512 MB de RAM, deixa disponvel, somente 384 MB de RAM (512-128), para uso do Windows XP. /crashdebug: Esta opo faz com que uma verso para depurao (debug) do Windows XP seja carregada quando voc inicializa o Windows XP. Esta verso de debug do Kernel, fica inativa at que ocorre uma erro do tipo Stop Error. Ou seja, a verso de debug do Kernel s inicializada quando ocorrer um erro do tipo Stop Error (entra o debug s quando ocorrer um crash = crashdebug). /debug: Carrega e inicializa a verso de debug do Kernel diretamente durante a inicializao do Windows XP, no ficando condicionada a ocorrncia de um Stop Error. /debugport:=[com1 | com2 |1394]: Este parmetro utilizado para especificar a porta de comunicao para o Kernel de depurao. Normalmente so utilizadas uma das seguintes portas: com1, com2 ou 1934. Ao utilizar este parmetro, automaticamente ser carregado o Kernel de depurao, durante a inicializao do Windows XP. /fastdetect= comx ou /fastdetect= comx, y,z ou /fastdetect: Com esta chave a deteco de mouse serial na inicializao ser desabilitada. Comx utilizada para especificar se a deteco deve ser desabilitada em um nica porta com, como por exemplo Com1 ou Com2. possvel desabilitar a deteco em duas ou mais portas, como por exemplo Com1,2. Se no for especificada a porta Com, a deteco ser desabilitada em todas as portas. Por padro a chave /fastdetect, sem a especificao de porta, includa em todas as opes de Sistema Operacional do arquivo boot.ini, com exceo de linhas que correspondem ao Windows 9x ou Me. /maxmem:n: Com esta chave possvel definir a quantidade mxima de memria RAM disponvel para o Windows XP. Por exemplo, em um computador com 256 MB de RAM instalados, se voc quiser utilizar apenas 128, utilize a seguinte chave: /maxmem:128. A nica justificativa para o uso desta chave se voc quiser detectar se um determinado pente de memria est com problemas. /noguiboot: Inicializa o Windows XP sem exibir a tela grfica com informaes sobre o andamento (Status) da inicializao. /nodebug: Desabilita o Kernel de depurao. /numproc=nmero: Permite que em um computador com dois processadores (O Windows XP suporta at dois processadores), voc defina que somente um dos processadores deve ser utilizado. Por exemplo numproc=1, define que somente um processador deve ser utilizado. pcilock: Utilizado em sistemas baseados em x86. Faz que com o Sistema Operacional pare de, dinamicamente, atribuir recursos de entrada e sada e interrupes para os dispositivos PCI. Os recursos de entrada e sada e interrupes, tero que ser configurados diretamente na BIOS do sistema.

/safeboot:opes: Este, sem dvidas, o parmetro com mais opes e um dos que voc deve conhecer, bem, para o exame 70-271. Este parmetro utilizado para forar a inicializao do Windows XP em Modo de Segurana. Diferentes opes podem ser utilizadas juntamente com este parmetro, para modificar a maneira como o Windows XP inicializado. As opes que podem ser utilizadas, em conjunto com o parmetro safeboot, so as seguintes: minimal network safeboot:minimal(alternateshell)

Outros parmetros utilizados no arquivo Boot.ini podem ser combinados com o parmetro safeboot. A seguir mostro alguns exemplos de utilizao do parmetro safeboot: /safeboot:minimal /sos /bootlog /noguiboot Modo de segurana /safeboot:network /sos /bootlog /noguiboot Modo de segurana com rede /safeboot: minimal(alternateshell) /sos /bootlog /noguiboot Modo de Segurana com Prompt de Comando

/sos: A medida que os drivers de dispositivos vo sendo carregados, o nome dos arquivos que esto sendo carregados ser exibido no vdeo. Esta opo til quando o Windows XP no consegue inicializar corretamente e voc quer detectar em que ponto da inicializao est o problema. Por exemplo, se voc utilizar esta chave e a inicializao for interrompida no momento da carga do driver da placa de rede, este um bom indicativo de que o problema pode ser com este driver ou com algum driver relacionado.

Com isso conclumos o nosso estudo sobre o processo de boot (inicializao) do Windows XP.

Potrebbero piacerti anche