Sei sulla pagina 1di 2

As raparigas do cabo umas das outras

BARBARA KAY
Fonte: http://www.catholiceducation.org/articles/parenting/pa0159.htm

No h dvida nenhuma de que, em matria de bullying social, os rapazes e as raparigas so muito diferentes. Os rapazes esquecem-se rapidamente dos insultos; as raparigas nunca os esquecem.

o me lembro de as minhas colegas se meterem comigo quando era pequena. Mas lembro-me muito bem de no ter feito o que devia quando, num campo de frias, uma rapariga que estava alojada na mesma tenda que eu foi cruelmente humilhada; no ramos propriamente amigas e ela no era uma rapariga atraente do ponto de vista social, mas ainda hoje tenho vergonha do que no fiz.

al como muitas outras raparigas, Shira tinha um dirio. Uma das raparigas do campo descobriu-o e os pormenores ntimos das fantasias sexuais de Shira relativas a um dos encarregados foram lidos em voz alta, num coro de impiedosas gargalhadas. Ainda hoje me lembro com exactido da cena, e da expresso de horror de Shira. E lembro-me igualmente da profunda empatia que senti relativamente a ela, a despeito da qual no tentei pr fim quela cena de brbara crueldade. Os boatos correram pelo campo de frias, e Shira ficou com o Vero estragado. Pensando agora nisso, pergunto a mim prpria at que ponto aquele episdio ter infludo na vida e nas posteriores relaes dela com outras mulheres. Nenhuma rapariga esquece uma traio deste calibre.

elizmente, Shira viveu a sua adolescncia antes da era das redes sociais, de maneira que a mortificao que sofreu foi socialmente limitada e no ficou arquivada. Se fosse hoje, podia ter-lhe acontecido o que aconteceu a Phoebe Prince, uma jovem irlandesa de quinze anos de South Hadley, Mass., que, acabada de chegar cidade e implacavelmente importunada no Facebook e por meio de mensagens pelas colegas (com o leitmotiv de pega), se enforcou no armrio em 2010. Na sequncia deste caso, h uma pergunta que

permanece: as raparigas sero efectivamente mais cruis que os rapazes?

arece que sim, de acordo com as concluses de duas documentaristas, que so amigas e que concluram ambas o curso na Pepperdine University em 2009, depois de terem ambas sobrevivido a campanhas de bullying por parte das colegas durante a adolescncia. Laura Parsekian e Molly Stroud decidiram analisar os aspectos definitrios e o alcance deste problema num documentrio de 2010, intitulado

Finding Kind. O filme, que foi


levado para o Canad pela RBC Children's Mental Health Initiative, em parceria com a Workman Arts, foi exibido entre 9 e 11 de Novembro nas escolas de Toronto, tendo sido publicamente exibido em 11 de Novembro em Bell
Imagem: A melhor amiga de uma rapariga de dez anos diz-lhe que ela tem de fazer uma lipo-suco. Imagem: Um dia ramos as melhores amigas do mundo, no dia seguinte elas comearam a atacar-me, e eu nunca percebi porqu.

Nos dias piores, um banho de sangue, observa um deles. Imagem: A melhor amiga de uma rapariga de dez anos diz-lhe que ela tem de fazer uma lipo-suco. Imagem: Um dia ramos as melhores amigas do mundo, no dia seguinte elas comearam a atacar-me, e eu nunca percebi porqu.

as mulheres; os media sociais que no so controlveis pelos professores e a lista interminvel.

Lightbox. Parsekian e Stroud realizaram um filme muito simples e muito objectivo; acompanhadas apenas pelas mes e por um cmara, percorreram 15.000 quilmetros e atravessaram 28 estados americanos numa carrinha Toyota, conversando com milhares de raparigas e jovens de cidades pequenas, de subrbios e de grandes cidades, raparigas de todos os nveis scio-econmicos e de todas as combinaes tnicas, de todos os paradigmas familiares e de todos os formatos e configuraes magrinhas, gorduchas, bonitas, feiosas: no encontramos uma vtima tipo neste filme , sobre as suas experincias de bullying com base no sexo.

filme alterna narrativas e cenas em escolas com testemunhos de raparigas que recordam ter sido vtimas desta prtica. Todas elas comeam a chorar quando falam do que lhes aconteceu. A que mais me impressionou foi Lori, que tinha 21 anos quando foi entrevistada: era uma mulher robusta, segura, me solteira e rf, mas sem sombra de auto-compaixo; contou com grande vontade que se sentia muito isolada, e de repente, ao dizer Eu s queria uma amiga, desatou a chorar.

feminismo devia ter criado jovens mais auto-confiantes. Paradoxalmente, a ideologia deslocou-as do abrigo de uma cultura sexualmente modesta que dava mais importncia a actividades no sexualizadas e beleza interior, promovendo o materialismo e a sexualizao prematura, que exacerbam relaes negativas entre mulheres.

uma escola, Lauren pede a uma plateia de raparigas: As que se sentem inseguras levantem o brao. Todas levantam. As autoras do filme no se mostram surpreendidas. Observa Lauren que 100% das raparigas so alvo de bullying por parte das colegas, e que muitas delas acabam depois por pratic-lo. Os terapeutas e os investigadores entrevistados no filme confirmam o carcter universal da sndrome, bem como a respectiva violncia.

o h dvida nenhuma de que, em matria de bullying social, os rapazes e as raparigas so muito diferentes. Os rapazes esquecem-se rapidamente dos insultos; as raparigas nunca os esquecem. Os rapazes gostam de formar grupos e tem relaes emocionalmente mais ligeiras; as raparigas tm uma enorme nsia de intimidade e sucumbem de bom grado a uma tirania comportamental a fim de serem aceites.

enho quatro netas, a mais velha das quais faz oito anos em breve. Aparentemente, nesta idade que tudo comea. Finding Kind encheu-me de temor; mas tambm tenho a esperana de que este filme bem como o movimento Kind campaign que Persekian e Stroud fundaram para combater o bullying entre raparigas (Kindcampaign.com) ajudem a encontrar uma soluo para este pernicioso problema social.

ACKNOWLEDGEMENT

Barbara Kay "When girls ruin girls." National Post, (Canada) 16 November, 2011. Reprinted with permission of the author, Barbara Kay, and the National Post. THE AUTHOR Barbara Kay is a Montrealbased writer. She has been a Comment page columnist (Wednesdays) in the National Post since September, 2003. She may be reached here. Copyright 2011 National Post

crescente-se a isto a insegurana inerente s raparigas: os inalcanveis padres contemporneos de beleza e elegncia que assaltam a autoconscincia das jovens em filmes, anncios e revistas de moda; os programas de televiso que promovem a competitividade, a desconfiana e a agressividade entre

Potrebbero piacerti anche