Sei sulla pagina 1di 45

1

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE FACULDADE DE DIREITO, CINCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONMICAS CURSO DE DIREITO

Juliana Pereira Barros

O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO E O PRINCPIO DA VEDAO DO RETROCESSO NO TOCANTE AOS DIREITOS HUMANOS.

Governador Valadares 2011

JULIANA PEREIRA BARROS

O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO E O PRINCPIO DA VEDAO DO RETROCESSO NO TOCANTE AOS DIREITOS HUMANOS.

Monografia submetida ao Curso de Direito da Faculdade de Direito, Cincias Administrativas e Econmicas - FADE da Universidade Vale do Rio Doce, como requisito para obteno do grau de bacharel em Direito. Orientador: Prof. Ianac ndio Brasil

Governador Valadares 2011

JULIANA PEREIRA BARROS

O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO E O PRINCPIO DA VEDAO DO RETROCESSO NO TOCANTE AOS DIREITOS HUMANOS.

Monografia submetida ao Curso de Direito da Faculdade de Direito, Cincias Administrativas e Econmicas - FADE da Universidade Vale do Rio Doce, como requisito para obteno do grau de bacharel em Direito.

Governador Valadares, _____ de ____________ de _____.

Banca Examinadora:

__________________________________________ Prof. Ianac ndio Brasil - Orientador Universidade Vale do Rio Doce

__________________________________________ Professor Convidado 1

_________________________________________ Professor Convidado 2

Dedico a minha famlia este trabalho pelo incentivo a minha formao profissional e acadmica.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus, pela fora nos momentos de fraqueza, por ser meu refgio seguro, rocha da minha salvao em que aliceras os meus projetos, meu remdio, meu consolo e minha paz.

Aos meus pais, Jlio Carlos de Barros e Eliadna dos Santos Pereira Barros, irmo e demais familiares pela base slida que me deu fora para encarar a vida de frente, pela dedicao e preocupao pela minha graduao. Sempre me acompanhando de perto e apoiando em todos os momentos. Esta monografia uma homenagem ao seu trabalho.

Aos meus amigos, o apoio que me proporcionaram jamais sero esquecidos.

Por fim, ao meu orientador Ianac ndio do Brasil pela disposio em sempre me atender, pelo encorajamento, reviso e orientao.

Para realizar grandes conquistas devemos no apenas agir, mas tambm sonhar; no apenas planejar, mas tambm acreditar.

Anatole France

RESUMO

A natureza e fundamento dos direitos humanos geram uma certa polmica. O maior problema que encontrado no o de fundament-los, e sim o de proteg-los. A idia que o Princpio da vedao do retrocesso traz justamente essa de fazer com que o Estado sempre atue no sentido de melhorar progressivamente as condies de vida da populao, protegendo ao extremo a dignidade do homem e a plena eficcia das normas de direitos humanos j inseridas. Se houver alguma medida estatal que tenha por finalidade reduzir garantias essenciais j instauradas para a efetividade dessas normas deve ser vista com desconfiana no podendo prevalecer, ou, s poder ser aprovada se houver outras formas e mecanismos mais eficazes para alcanar o mesmo objetivo, no deixando em desamparo o cidado. O aumento do valor das normas internacionais, atravs de tratados e convenes que tratam de direitos humanos, no decorrer do tempo, tambm acarretou uma melhor valorizao do princpio da vedao de retrocesso no Brasil. Trazendo progresso aos direitos humanos em termos de normatividade, de garantias e mesmo de efetivo exerccio. Palavras-chaves: Direitos humanos. Princpio. Garantias.

ABSTRACT

The nature and foundation of human rights generate some controversy. The biggest problem is not to substantiating them, but to protect them. The idea that the principle of sealing brings setback is just that to make the state always acts in order to gradually improve the living conditions of the population, the extreme protecting human dignity and the full effectiveness of human rights standards already entered . If any state measure that aims to reduce essential safeguards now in place for the effectiveness of these standards should be viewed with suspicion and can not stand or can only be approved if there are other more effective ways and mechanisms to achieve the same goal, leaving no helplessness of the citizen. The increase in the value of international standards, through treaties and conventions dealing with human rights, over time, also led to a better appreciation of the principle of sealing setback in Brazil. Bringing human rights progress in terms of normativity, guarantees and even effective exercise. Key words: Human Rights. Principle. Warranties.

SUMRIO

1 INTRODUO ....................................................................................................... 10 2 O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO .............................................................12 2.1 PODER CONSTITUINTE DERIVADO ...................................................................... 13 2.1.1 Poder constituinte derivado reformador ......................................................13 2.1.2 Poder constituinte derivado decorrente.......................................................14 2.1.3 Poder constituinte derivado revisor .............................................................14 3 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. ......................................................16 4 DIREITOS HUMANOS ...........................................................................................20 4.1 INTERNACIONALIZAO E UNIVERSALIZAO DOS DIREITOS HUMANOS ............................................................................................................................................ 21 4.2 TRATADOS INTERNACIONAIS DE PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS . 23 4.3 A HIERARQUIA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS ......................................................................................................................... 25 4.4 O IMPACTO JURDICO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS NO DIREITO INTERNO BRASILEIRO E O FIM DA PRISO DO DEPOSITRIO INFIEL NO BRASIL ............................................................................... 27 5 O PRINCIPIO DA VEDAO DO RETROCESSO (EFEITO CATRACA) ............. 29 5.1 O PRINCPIO DA VEDAO DE RETROCESSO NO RAMO INTERNACIONAL ............................................................................................................................................ 31 5.2 O PRINCPIO DA VEDAO DE RETROCESSO NO DIREITO NACIONAL ..... 33 5.3 JURISPRUDNCIA PTRIA: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS................................................................................................... 35 6 CONCLUSO ........................................................................................................ 42

10

1 INTRODUO

A escolha do tema para este trabalho esta fundada na observncia do Estado Democrtico de Direito e o que este representa importncia do no desamparo ao cidado. Isso frente s normas de direitos humanos j existentes no ordenamento jurdico e a vedao de sua supresso. Um dos maiores desafios do Estado brasileiro a manuteno dos direitos fundamentais j conquistados, protegendo-os dos refluxos polticos e econmicos. O princpio constitucional da vedao do retrocesso o foco principal, que est implcito na Constituio Federal de 1988, e visa justamente a no violao de tais direitos resguardados pela Carta Magna. As conquistas da sociedade, portanto, tem efeito de catraca no podendo retroceder. Constitui-se em proteo ao ncleo essencial dos direitos j realizados e efetivados atravs de medidas legislativas, vedando quaisquer medidas tendentes a anular, revogar ou aniquilar esse ncleo essencial. Somente aceita essa supresso, se forem criados esquemas alternativos ou compensatrios. A aplicao desse princpio, ainda incipiente, mas vem ganhando um espao maior na jurisprudncia ptria. A luta pelos Direitos Humanos vem crescendo gradativamente, logo aps a Primeira Guerra Mundial, inmeros Tratados e Convenes de Direitos Humanos vem sendo celebrados, e a incorporao deles no nosso ordenamento jurdico de extrema relevncia no que toca aplicao do princpio da vedao do retrocesso. No podendo ser ratificado Tratado ou Conveno Internacional que venha suprimir direitos j estabelecidos no meio. Assim como, aqueles princpios que adentrarem no ramo do direito interno devero ser adequados e aplicados se trouxerem normas mais benficas ao cidado. Quanto aos direitos humanos, o engajamento destes no esto resumido somente na dimenso poltica. Requer-se uma compreenso profunda e uma abordagem integrada, que venha valorizar a relao entre os aspectos polticos, econmicos, sociais e culturais. No plano internacional foi gerada uma opinio pblica mais vigilante que exige dos Estados o cumprimento dos compromissos assumidos e induz vrios Governos a inclurem o respeito aos direitos humanos como um indicador importante para a conduo de suas relaes internacionais.

11

Passaram assim, os direitos humanos, a ser tema de primeira ordem. Alm de ser obrigao primordial dos Estados, tambm preocupao da comunidade internacional. A metodologia utilizada para realizao da monografia foi atravs de conceitos, pesquisas bibliogrficas, doutrinrias e jurisprudenciais. Inicialmente, no primeiro captulo ser feito um estudo do Poder Constituinte, que o poder de instaurar e modificar a Constituio. Ele tem funo relevante, e base para qualquer alterao constitucional. No segundo captulo ser abordado os direitos e garantias fundamentais e a sua no permisso de alterao ou abolio. Podendo apenas sofrer alteraes atravs de Emendas Constituio. Ainda no mesmo capitulo ser tratado o conceito, aplicao, origem e a sua institucionalizao na Constituio brasileira de 1988. Por sua vez, o captulo seguinte trata dos direitos humanos e trar uma anlise mais aprofundada incluindo a internacionalizao e universalizao desses direitos e os tratados internacionais de direitos humanos, bem como, sua hierarquia no plano interno. Ser discutido o fim da priso do depositrio infiel, exemplo forte no direito brasileiro da aplicao do princpio da vedao de retrocesso, que com a insero de uma norma internacional, e sendo ela mais benfica o Estado se viu obrigado a alterar o dispositivo que decretava a priso civil do depositrio infiel. No que diz respeito ao quarto captulo, este tratar especificamente sobre o Princpio da vedao do retrocesso (efeito catraca), e seu desbravamento no ramo internacional e nacional. O final trar um enfoque aplicao do referido princpio na jurisprudncia ptria com decises do Supremo Tribunal Federal e Tribunais Regionais Federais. Enfim, se buscar uma abordagem geral de defesa do princpio da vedao do retrocesso. Mostrando sua relevncia e importncia no ramo do direito interno e internacional. Que fundamento necessrio prevalncia dos direitos inerentes ao homem e a abolio dos entes polticos e federativos na reduo desses direitos.

12

2 O PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO

Para melhor entendimento da aplicabilidade do objeto de estudo faz-se necessrio discorrer a respeito de como elaborada e modificada a Constituio, que feito a partir do Poder Constituinte. Em uma viso conceitual o poder constituinte o poder dado aos legisladores para elaborar e modificar normas constitucionais, que tem como objetivo o estabelecimento de uma nova Constituio de um Estado, ou de modificar uma j vigente, rompendo com a ordem constitucional anterior, dando uma conformao nova ao Estado. A titularidade do Poder Constituinte do povo, exercida por meio de seus representantes, conforme preceitua o art. 1, pargrafo nico da Constituio Federal: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. (Vade Mecum, 2011, p.9). O povo est em constante mudana, por isso essa titularidade do poder constituinte originrio permanente. No se esgota em um ato de seu exerccio. Existem dois tipos de Poder Constituinte, o originrio e o derivado. Segundo Lenza (2010, p.112):
O poder constituinte pode ser conceituado como o poder de elaborar (e neste caso ser originrio) ou atualizar uma Constituio, mediante supresso, modificao ou acrscimo de normas constitucionais (sendo nesta ltima situao derivado do originrio).

O originrio tem como objetivo principal criar um novo estado. inaugural, no sentido que, instaura uma nova ordem jurdica, fazendo com que a anterior seja rompida. PAULO e ALEXANDRINO (2008, p.65) lecionam:
O poder constituinte originrio faz a Constituio e no se prende a limites formais. um poder essencialmente poltico, extrajurdico ou pr-jurdico, pois faz nascer a ordem jurdica, isto , a ordem jurdica comea com ele, e no antes dele. o poder de criar uma Constituio, quando o Estado novo (poder constituinte originrio histrico), ou quando uma Constituio substituda por outra, em um Estado j existente (poder constituinte originrio revolucionrio).

O PCO inicial, autnomo, ilimitado juridicamente, incondicionado, soberano na tomada de suas decises.

13

2.1 PODER CONSTITUINTE DERIVADO

Lenza ao tratar sobre o Poder Constituinte Derivado o denomina tambm como institudo, constitudo, secundrio, de segundo grau. O poder constituinte derivado uma consequncia jurdica do originrio, como o prprio nome sugere. Por isso ele limitado e condicionado aos padres j institudos pelo poder constituinte originrio. Conforme ensina o Constitucionalista Bonavides (2003, p.124):
O Poder de reforma constitucional exercitado pelo poder constituinte derivado por sua natureza jurdica mesma um poder limitado, contido num quadro de limita coes explcitas e implcitas, decorrentes da Constituio, a cujos princpios se sujeita, em seu exerccio, o rgo revisor.

derivado, portanto, do originrio o reformador, o decorrente e o revisor.

2.1.1 Poder constituinte derivado reformador

Este poder tem como funo modificar a Constituio segundo o processo nela previsto. No Brasil exercido pelo Congresso Nacional, quando elabora as Emendas Constituio, seguindo o procedimento estabelecido no art. 60 e seus pargrafos da CF/88. Sempre que for conveniente e necessrio, um meio oriundo do Poder Constituinte Originrio, que reformula os dispositivos constitucionais sempre atravs de emendas constitucionais. preciso haver tambm nessas mudanas a necessidade de adequao social. Suas caractersticas principais ser condicionado, secundrio e limitado. O que importante frisar que, ao contrrio do originrio, que incondicionado, o derivado condicionado pelas regras estabelecidas pelo originrio. Ou seja, o Poder Constituinte originrio o que tudo pode, j o derivado reformador que tem o poder

14

de modificar ou acrescentar as normas j estabelecidas est submetido s regras j criadas.

2.1.2 Poder constituinte derivado decorrente

O Poder constituinte derivado decorrente a competncia que foi conferida aos Estados Federados para elaborar suas Constituies Estaduais, respeitados os princpios da Constituio Federal, nos termos do art. 11 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT c/c o art. 25 da CF. considerado um poder derivado porque no foi concedida ampla liberdade aos Estados, que ficaram condicionados a observar os princpios da Constituio Federal. Lenza (2010, p. 116) explica que:
Sua misso estruturar a Constituio dos Estados-membros. Tal competncia decorre da capacidade de auto-organizao estabelecida pelo poder constituinte originrio. A eles foi atribuda autonomia, manifestada pela capacidade de auto-organizao (art. 25, caput); autogoverno (arts. 27, 28 e 125, que estabelecem regras para a estruturao dos Poderes Legislativo: Assembleia Legislativa; Executivo: Governador do Estado; e Judicirio: Tribunais e juzes) e auto administrao (arts. 18 e 25 a 28 regras de competncia legislativas e no legislativas.

2.1.3 Poder constituinte derivado revisor

Assim como o poder reformador e decorrente, o poder revisor tambm foi estabelecido pelo constituinte originrio, estando todos condicionados s limitaes de alterao da Lei Maior. Lenza adverte que melhor seria a utilizao da nomenclatura competncia de reviso, pois segundo o autor: no se trata, necessariamente, de um poder, uma vez que o processo de reviso est limitado por uma fora maior que o poder constituinte originrio, este sim um verdadeiro poder, inicial e ilimitado, totalmente autnomo. (2010, p.120)

15

A competncia dada seria ento de reviso para atualizao e adequao da sociedade s mudanas sociais. Sendo esta realizada aps cinco anos da instituio do texto constitucional.

16

3 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

Os direitos fundamentais do homem so aqueles provenientes da prpria condio humana, e esto institudos na constituio. So normas estabelecidas, que objetivam estabelecer direitos e limitaes. Direitos esses, que no podem ser alterados ou abolidos. A prpria Constituio em seu artigo 60, 4, inciso IV, probe: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: IV os direitos e garantias individuais. O texto constitucional s pode sofrer alteraes por meio de Emendas Constituio, no sendo possvel qualquer proposta tendente a alterar ou a abolir os direitos individuais, no podendo ser suprimidos. Configurando-se assim a clusula ptrea prevista no artigo supracitado. As garantias constitucionais so mecanismos de proteo e defesa dos direitos, conhecidos como remdios constitucionais processuais. Toda pessoa j nasce com direitos e garantias, os quais no podem ser considerados uma concesso do Estado, pois, alguns destes direitos so criados pelos ordenamentos jurdicos, outros so criados atravs de certa manifestao de vontade, e outros apenas so reconhecidos nas cartas legislativas. Todo cidado deve exigir a plena aplicabilidade destes direitos, respeitando assim a dignidade humana, e garantindo as condies mnimas de vida e desenvolvimento do ser humano. Respeitando o direito vida, liberdade, igualdade e a dignidade. Moraes (1999, p.150) discorrendo sobre a finalidade dos direitos humanos fundamentais registra:
A constitucionalizao dos direitos humanos fundamentais no significou mera enunciao formal de princpios, mas a plena positivao de direitos, a partir dos quais qualquer indivduo poder exigir sua tutela perante o Poder Judicirio para a concretizao da democracia. Ressalte-se que a proteo judicial absolutamente indispensvel para tornar efetiva a aplicabilidade e o respeito aos direitos humanos fundamentais previstos na Constituio Federal e no ordenamento jurdico em geral.

A CF/88 inova ao dispor sobre a aplicabilidade imediata s regras que definem os direitos e garantias fundamentais. Significando uma instantnea

17

execuo derivada da prpria constituio, com presuno de norma perfeita. No art. 5, pargrafo 2, temos que:
Os direitos e garantias expressos nesta constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais de que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. (Vade Mecum, 2011, p.13)

Verifica-se com isso que, existe a possibilidade de outros direitos e garantias inseridos no nosso ordenamento jurdico. Uma forma de isso acontecer atravs dos tratados internacionais, que como veremos adiante, recebe o mesmo tratamento dos direitos fundamentais, e tem tambm aplicabilidade imediata no direito interno. Miozzo (2009, p. 25) refere que os direitos humanos, uma vez positivados em determinado sistema jurdico, passam a ser denominados direitos fundamentais. Os direitos inerentes pessoa humana no foram concretizados e constitudos todos de forma rpida, teve progresso lento e gradual com o passar do tempo. No foram reconhecidos de uma s vez, mas, conforme a prpria experincia da vida humana em sociedade. A origem do conceito de direitos fundamentais se deu na Declarao Universal de Direitos Humanos (1948) e decorreu do movimento liberal, surgido depois do perodo do absolutismo. Teve o reconhecimento internacional a partir da Declarao da Organizao das Naes Unidas de 1948. Sobre o assunto Silva (2000, p.93) diz que:
O reconhecimento dos direitos fundamentais do homem em enunciados explcitos nas declaraes de direitos coisa recente, e est longe de se esgotarem suas possibilidades, j que a cada passo na etapa da evoluo da Humanidade importa na conquista de novos direitos. Mais que conquista, o reconhecimento desses direitos caracteriza-se como reconquista de algo que, em termos primitivos, se perdeu quando a sociedade se dividira em proprietrios e no proprietrios.

Essas garantias e direitos so como inesgotveis, porque com a evoluo da sociedade vo surgindo novos interesses para a comunidade.

3.1 A CONSTITUIO BRASILEIRA DE 1988 E A INSTITUCIONALIZAO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

18

A Carta de 1988 aumentou, no nosso ordenamento jurdico, o campo de direitos e garantias fundamentais. Foi um marco significativo que a colocou entre as Constituies mais avanadas do mundo no que diz respeito matria. A Constituio de 1988 em seu Ttulo II, classifica direitos e garantias fundamentais em grupos, que so: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos polticos e partidos polticos. Construir uma sociedade livre, justa e solidria, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao, constituem os objetivos fundamentais do estado brasileiro, que encontram elencados no art. 3 da Constituio de 1988. No entender de Silva (2000, p. 91):
a primeira vez que uma Constituio assinala, especificamente, objetivos do estado brasileiro, no todos, que seria despropositado, mas os fundamentais, e entre eles, uns que valem como base das prestaes positivas que venham a concretizar a democracia econmica, social e cultural, a fim de efetivar na prtica a dignidade da pessoa humana.

Em um contexto histrico, foi aps a Segunda Guerra Mundial que o estado de direito viu-se na necessidade de uma reconstruo dos direitos humanos, a emergncia do chamado Direito Internacional dos Direitos Humanos, e, de outro, a nova feio do direito constitucional ocidental, em resposta ao impacto das atrocidades ento cometidas. Houve, portanto, na Constituio de 1988 uma previso indita de princpios fundamentais, entre eles o princpio da dignidade da pessoa humana. Nos dizeres de Piovesan (2009, p.105):
Intenta-se a reaproximao da tica e do direito, e, neste esforo, surge a fora normativa dos princpios, especialmente do princpio da dignidade humana. H um reencontro com o pensamento kantiano, com as ideias de moralidade, dignidade, direito cosmopolita e paz perptua.

Nesse sentido temos a concepo de que, conforme Flvia Piovesan apud Luo (2010, p. 110):
[...] os direitos fundamentais representam uma das decises bsicas do constituinte, atravs da qual os principais valores ticos e polticos de uma comunidade alcanam expresso jurdica. Os direitos fundamentais assinalam um horizonte de metas scio-polticas a alcanar, quando estabelecem a posio jurdica dos cidados em suas relaes com o Estado, ou entre si.

19

Tambm na Carta de 1988, institudo o princpio da aplicabilidade imediata dessas normas, nos termos do art. 5, 1. Ou seja, cabe aos Poderes Pblicos conferir eficcia mxima e imediata a todo e qualquer preceito definidor de direito e garantia fundamental.

20

4 DIREITOS HUMANOS

Os direitos humanos so os direitos do homem, direitos esses que visam resguardar os valores preciosos da pessoa humana, ou seja, direitos que visam resguardar a solidariedade, a igualdade, a fraternidade, a liberdade, a dignidade da pessoa humana. Que tem como responsveis pela efetivao desses direitos so as autoridades pblicas. Vrios pases assinam documentos, como o caso do Brasil, aonde se comprometem a respeitar, garantir e proteger esses direitos. Com isso o povo tem legitimidade para exigir do Estado o efetivo cumprimento dos direitos humanos. Para se classificar os direitos humanos, a forma normalmente que feita por doutrinadores atravs do critrio das geraes. um recurso metodolgico que ajuda na compreenso de certos aspectos, como uma ordem cronolgica em que os diversos direitos foram sendo reconhecidos ao longo da histria moderna. Na medida em que cada gerao foi reconhecida a partir de lutas polticas, a classificao tambm ajuda para que se tenha em mente as influncias ideolgicas que so subjacentes a cada direito. Portanto, dentre as classificaes encontradas iremos tratar neste trabalho a do jurista francs Karel Vasak, que inspirada no lema da Revoluo Francesa liberdade, igualdade e fraternidade. A primeira gerao aquela que aspira liberdade e conhecida em conjunto como direitos civis e polticos. So direitos individuais, mesmo que alguns venham a ser exercidos em conjuntos de indivduos. Nessa gerao est incluso o direito vida, liberdade, segurana, no discriminao racial, propriedade privada, privacidade e sigilo de comunicaes, ao devido processo legal, ao asilo em face de perseguies polticas, bem como a liberdade de culto, crena, conscincia, opinio, expresso, associao e reunio pacficas, locomoo, residncia, participao poltica, diretamente ou por meio de eleies. A segunda gerao a dos direitos econmicos, sociais e culturais que so compostos por liberdades positivas, como sade, educao. Tem como objetivo garantir aos indivduos condies para o pleno gozo e aplicao dos direitos de primeira gerao, uma exigncia ao Estado de intervir na ordem social segundo

21

critrios de justia distributiva. Incluem os direitos a segurana social, ao trabalho e proteo contra o desemprego, ao repouso e ao lazer, a um padro de vida que assegure a sade e o bem-estar individual e da famlia, educao, propriedade intelectual, bem como as liberdades de escolha profissional e de sindicalizao. Os direitos de terceira gerao so os direitos de solidariedade ou fraternidade decorrente dos interesses sociais da diviso anterior, direito ao meio ambiente saudvel, ao desenvolvimento com justia social, crescimento econmico, desenvolvimento sustentvel. A concepo contempornea dos direitos humanos surgiu com a Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e foi reiterada pela Declarao de Direitos Humanos de Viena, de 1993. Adveio de um movimento internacional de rejeio destruio causada pela Segunda Guerra Mundial e pelo nazismo, que gerou uma nova forma de pensar o constitucionalismo. Conforme ser mais bem estudado no prximo tpico.

4.1 INTERNACIONALIZAO E UNIVERSALIZAO DOS DIREITOS HUMANOS

Para fazer uma sntese do sistema internacional de proteo dos direitos humanos, tanto no mbito global como no regional, necessrio desvendar os precedentes histricos que permitiram o surgimento de internacionalizao e universalizao dos direitos humanos, que, por sua vez, implicou a criao da sistemtica normativa internacional de proteo desses direitos. A natureza e fundamentos dos direitos humanos sempre se mostraram polmica. Sem tirar a necessidade de estudo a respeito do fundamento dos direitos humanos, como pondera Norberto Bobbio, o maior problema dos direitos humanos hoje no mais o de fundament-los, e sim o de proteg-los. Nota-se que o Direito Internacional dos Direitos Humanos ergue-se no sentido de resguardar o valor da dignidade humana, concebida como fundamento dos direitos humanos. interessante citar o que entende Comparato (2008, p.60):

22

Se o direito uma criao humana, o seu valor deriva, justamente, daquele que o criou. O que significa que esse fundamento no outro, seno o prprio homem, considerado em sua dignidade substancial de pessoa, diante da qual as especificaes individuais e grupais so sempre secundrias.

Portanto o Direito Internacional dos Direitos Humanos a resguarda do valor da dignidade humana, concebida como fundamento dos direitos humanos. No tocante aos precedentes histricos da moderna sistemtica de proteo internacional desses direitos, o primeiro marcos desse processo foi o Direito Humanitrio, a Liga das Naes e a Organizao Internacional do Trabalho. A primeira fase de internacionalizao dos direitos humanos teve incio na segunda metade do sculo XIX e findou mesmo com a 2 Guerra Mundial. Nas palavras de Burgenthal citado por Flvia Piovesan (2009, p. 112):
O moderno Direito Internacional dos Direitos Humanos um fenmeno do ps-guerra. Seu desenvolvimento pode ser atribudo s monstruosas violaes de direitos humanos da era Hitler e crena de que parte destas violaes poderiam ser prevenidas se um efetivo sistema de proteo internacional de direitos humanos existisse.

Ento vemos que foi aps esse perodo que os direitos humanos comearam a surgir e ganhar fora, no ordenamento interno e externo dos Estados. Momento este de notvel destruio, onde os seres humanos estavam vulnerveis pela destruio e crueldade ao valor da pessoa humana. Houve a necessidade de uma ao internacional mais eficaz para a proteo dos direitos humanos, que levou a criao de uma sistemtica normativa de proteo internacional. Antes mesmo da Segunda Guerra Mundial havia documentos normativos assegurando direitos humanos, o primeiro foi a Conveno de Genebra de 1864, a qual se fundou, em 1880, a Comisso Internacional da Cruz Vermelha. A Conveno foi revista, primeiro em 1907, a fim de se estenderem seus princpios aos conflitos martimos, e a seguir em 1929, para a proteo de prisioneiros de guerra (Conveno de Genebra). A partir deste, at o incio da Segunda Guerra Mundial, a Organizao Internacional do Trabalho OIT, havia aprovado nada menos que 67 convenes internacionais, das quais apenas trs no contaram com nenhuma ratificao, o foco para proteo dos direitos humanos ainda era muito pequeno. Depois da Segunda Guerra que foi criada as Naes Unidas, com suas agncias especializadas, demarcando o surgimento de uma nova ordem

23

internacional, que instaura um novo modelo de conduta nas relaes internacionais, com preocupaes que incluem a manuteno da paz e segurana internacional, o desenvolvimento das relaes amistosas entre os Estados, a adoo da cooperao internacional no plano econmico, social e cultural, a adoo de um padro internacional de sade, a proteo ao meio ambiente, a criao de uma nova ordem econmica internacional e a proteo dos direitos humanos. A Carta das Naes Unidas de 1945 consolida, assim, o movimento de internacionalizao dos direitos humanos, a partir de acordos mtuos entre os Estados que visam proporcionar a promoo desses direitos a propsito e finalidade das Naes Unidas.

4.2 TRATADOS INTERNACIONAIS DE PROTEO DOS DIREITOS HUMANOS

Superado o entendimento de Internacionalizao e Universalizao dos direitos humanos, iremos tratar a respeito dos tratados internacionais de direitos humanos, que so uma forma definidora de direitos e garantias de extrema importncia no mbito jurdico dos Estados pactuantes. A principal fonte de obrigao hoje do direito internacional so os tratados internacionais. O exerccio do poder de celebrar tratados deixado a critrio de cada Estado. Por isso, as exigncias constitucionais relativas ao processo de formao dos tratados variam muito. de competncia do Poder Executivo a formao dos tratados, concluso e a assinatura. A assinatura a aceitao, anuncia com o que dispe aquele tratado. Aps a assinatura pelo Poder Executivo, o segundo passo a apreciao e aprovao pelo Poder Legislativo. Posteriormente, quando aprovado, acontece o ato de ratificao pelo Poder Executivo. A ratificao j a confirmao formal por um Estado que est obrigado ao tratado. No plano jurdico brasileiro temos vrias consequncias jurdicas com a implementao e incorporao do Direito Internacional dos Direitos Humanos, essa aplicao deve ser imediata, conforme assegurado na Constituio de 1988 no art.

24

5, pargrafo 1. Isso traduz consequncias, de um lado permite ao particular a invocao direta dos direitos e liberdades internacionalmente assegurados, e, por outro, probe condutas e atos violadores a esses mesmos direitos, sob pena de invalidao. Sendo assim, quando um tratado internacional passa a vigorar, toda norma preexistente que seja com ele incompatvel perde automaticamente a vigncia. Nesse sentido leciona Flvia Piovesan apud Gordillo (2010, p. 123):
Em matria de direitos humanos em geral temos uma ordem jurdica supranacional, e supraconstitucional a cumprir, operativa, direta e imediatamente aplicvel tambm ao ordenamento interno, por juzes e demais rgos nacionais do Estado. (...) Como consequncia da aplicao direita da Conveno (Americana), toda norma contrria preexistente seja legal ou regulamentadora perde automaticamente a vigncia, a partir da entrada em vigor da Conveno, na medida em que a respectiva clusula pode ser interpretada como operativa.

A Conveno de Viana dispe que: Todo tratado em vigor obrigatrio em relao s partes e deve ser cumprido por elas de boa-f, no art. 27 dessa mesma Conveno diz que uma parte no pode invocar disposies de seu direito interno como justificativa para o no-cumprimento do tratado.

(http://www2.mre.gov.br/dai/dtrat.htm) Entende-se, portanto, que alm do tratado ter que ser cumprido por boa-f, o Estado no pode deixar de cumpri-lo por regras ou disposies de seu ordenamento interno. Percebemos assim, a importncia e a relevncia do tratado no ordenamento interno do pas. Quanto aos sistemas de incorporao de normas de direito internacional na ordem interna, temos a automtica, que o reconhecimento do Estado imediato e a plena vigncia dessa nova norma internacional, que se faz atravs do ato de ratificao, passando a vigorar a regra tanto na ordem jurdica internacional como na interna, sem necessidade de uma norma de direito nacional que a integre ao sistema jurdico. Essa sistemtica da incorporao automtica reflete a concepo monista, que aduz o direito internacional e o direito interno como uma unidade, uma nica ordem jurdica, inexistindo qualquer limite entre a ordem jurdica internacional e a ordem interna. J no sistema de incorporao legislativa, o Estado recusa a vigncia do direito internacional na ordem interna. Por isso, para que uma norma internacional venha ter eficcia e possa vigorar no ordenamento interno, ela precisa ser

25

reproduzida ou transformada por uma fonte interna. Essa sistemtica de incorporao no automtica reflete a concepo dualista, pela qual h duas ordens jurdicas diversas, independentes, que no apresentam contato nem qualquer interferncia. Frente a essas duas sistemticas diversas, conclui-se que o direito brasileiro faz opo por um sistema misto, no qual, aos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos, por fora do art. 5, 1, aplica-se a sistemtica de incorporao automtica, enquanto aos demais tratados internacionais se aplica a sistemtica de incorporao legislativa, porque se exige a intermediao de um ato normativo para tornar o tratado obrigatrio na ordem interna. Esse entendimento de que o Brasil adota a corrente dualista, predominante na doutrina, uma vez que o Texto Constitucional no explica essa questo da relao entre o direito internacional e o interno, esse silncio constitucional gera portanto esse posicionamento e aplicao.

4.3 A HIERARQUIA DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A questo da hierarquia dos tratados de extrema relevncia, uma vez que, o nvel hierrquico do tratado o que ir determinar, em caso de conflito entre lei ordinria e tratado ou entre a Constituio Federal e tratado qual ir prevalecer. Como o nmero de tratados pactuados pelo Brasil grande, a relevncia deles em nosso ordenamento jurdico deve ser analisada na medida em que se faz necessria a sua aplicao, principalmente no que tange aos tratados internacionais de direitos humanos, que objeto principal desse estudo. O Poder Judicirio atravs da EC n 45/2004, acrescentou no art. 5 da Constituio Federal de 1988, o seguinte texto:
Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Vade Mecum, 2011, p.13)

26

A partir da passou-se a ter uma diferena no tratamento pelo direito interno entre tratados e convenes internacionais de direitos humanos e os demais tipos de tratados e convenes internacionais. Os demais tratados internacionais, portanto, tem fora hierrquica

infraconstitucional, os direitos enunciados em tratados internacionais de proteo dos direitos humanos apresentam valor de norma constitucional. Observa Canotilho (2002, p. 475):
A paridade hierrquico-normativa, ou seja, o valor legislativo ordinrio das convenes internacionais deve rejeitar-se pelo menos nos casos de convenes de contedo materialmente constitucional (ex.: Conveno Europia de Direitos do Homem, Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos e Pacto Internacional sobre Direitos Econmicos Sociais e Culturais).

Essa teoria da paridade entre tratado internacional e a legislao federal no se aplica aos tratados internacionais de direitos humanos, porque esses tem privilgio hierrquico, atribuindo-lhes natureza de norma constitucional. Os tratados com matria de direitos humanos tm carter especial, porque objetivam resguardar direitos do ser humano, e no prerrogativas dos Estados. A Corte Interamericana de Direitos Humanos, em sua opinio Consultiva n. 2 de setembro de 1982, esclarece:
Ao aprovar estes tratados sobre direitos humanos, os Estados se submetem a uma ordem legal dentro da qual eles, em prol do bem comum, assumem vrias obrigaes, no em relao a outros Estados, mas em relao aos indivduos que esto sob a sua jurisdio. (http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/interamericano/2 121opiniao.htm)

Conclui-se que o direito brasileiro optou por um sistema misto disciplinador dos tratados, caracterizado por combinar dois regimes jurdicos diferenciados, um aplicado aos tratados de direitos humanos e outro aplicvel aos tratados tradicionais. Enquanto os tratados internacionais de proteo dos direitos humanos, por fora do art. 5, 2, tm hierarquia constitucional, os demais tratados internacionais apresentam hierarquia infraconstitucional.

27

4.4 O IMPACTO JURDICO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS NO DIREITO INTERNO BRASILEIRO E O FIM DA PRISO DO DEPOSITRIO INFIEL NO BRASIL

Na Carta Magna s constam dois tipos de priso civil, dispondo no art. 5, LXVII: No haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao de alimentar e a do depositrio infiel. (Vade Mecum, 2011, p. 12) A regra geral, portanto, a vedao da priso civil no Brasil, salvo em dois casos: o devedor de alimentos e o depositrio infiel. S que, no ano de 1992, atravs do decreto 678, o Brasil incorpora ao ordenamento jurdico interno o Pacto de So Jos da Costa Rica, que previa no art. 7, a vedao da priso civil, porm o texto estava da seguinte maneira: Ningum deve ser detido por dvida. Este princpio no se limita aos mandados de autoridade judiciria competente expedidos em virtude de inadimplemento da obrigao alimentar. Percebe-se ento a contradio entre o Pacto e a Constituio brasileira, nessa permitido priso civil do depositrio infiel, naquele a nica priso civil permitida a do devedor de alimentos. A partir da surgiu no legislativo grande discusso a respeito da aplicabilidade dos tratados no direito interno, e sua aplicabilidade. Como explicado no captulo anterior tese que domina quanto aos tratados internacionais de direitos humanos, que esse se torna norma supralegal, conforme o ministro Gilmar Mendes em seu voto que assim o defende:
Nesse sentido, possvel concluir que, diante da supremacia da Constituio sobre os atos normativos internacionais, a previso constitucional da priso civil do depositrio infiel (art. 5, inciso LXVII) no foi revogada pela ratificao do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (art. 11) e da Conveno Americana sobre Direitos Humanos Pacto de San Jos da Costa Rica (art. 7, 7), mas deixou de ter aplicabilidade diante do efeito paralisante desses tratados em relao legislao infraconstitucional que disciplina a matria, includos o art. 1.287 do Cdigo Civil de 1916 e o Decreto- Lei n 911, de 1 de outubro de 1969. Tendo em vista o carter supralegal desses diplomas normativos internacionais, a legislao infraconstitucional posterior que com eles seja conflitante tambm tem sua eficcia paralisada. o que ocorre, por exemplo, com o art. 652 do Novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/2002), que reproduz disposio idntica ao art. 1.287 do Cdigo Civil de 1916. Enfim, desde a ratificao pelo Brasil, no ano de 1992, do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos (art. 11) e da Conveno

28

Americana sobre Direitos Humanos Pacto de San Jos da Costa Rica (art. 7, 7), no h base legal para aplicao da parte final do art. 5, inciso LXVII, da Constituio, ou seja, para a priso civil do depositrio infiel. De qualquer forma, o legislador constitucional no fica impedido de submeter o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e a Conveno Americana sobre Direitos Humanos Pacto de San Jos da Costa Rica, alm de outros tratados de direitos humanos, ao procedimento especial de aprovao previsto no art. 5, 3, da Constituio, tal como definido pela EC n 45/2004, conferindo-lhes status de emenda constitucional. (Recurso extraordinrio n. 466.343-1, rel. Min. CEZAR PELUSO, disponvel em: http://www.lfg.com.br/material/taques/master_dconst_150807_taques.pdf)

Com a aprovao da Emenda Constitucional n 45/2004, que tramitou durante 13 anos, foi esquematizada a "constitucionalizao" dos tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, desde que aprovados pelo quorum1 qualificado das emendas constitucionais (art. 5, 3). Aps discusses, os tribunais apresentaram as devidas razes para no aplicao da pena de priso civil ao depositrio infiel, modificando assim o at ento vigente. Foi tambm o marco que redesenhou a posio dos tratados e convenes pertinentes a direitos humanos. Independentemente da j discutida hierarquia dessas normas, o Brasil ao assinar, votar e ratificar a Conveno Americana de Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica) firmou o dever de cumpri-la em todos os seus artigos, sob pena de enquadramento nas sanes previstas. Se no Brasil no mais se admite priso civil do depositrio infiel por fora do artigo 7, 7 da Conveno Americana de Direitos Humanos. Tambm no possvel o restabelecimento deste tipo de priso. A smula vinculante n 25 do Supremo Tribunal Federal prev que ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito.. (Vade Mecum, 2011, p. 1583). Ela foi aprovada no dia 16/12/2009, teve como referncia legislativa a Constituio Federal de 1988, art. 5., LXVII e 2, a Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de S. Jos da Costa Rica), art. 7, 7 e o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, art. 11.

Quorum: nmero mnimo para funcionamento de um rgo colegiado.

29

5 O PRINCIPIO DA VEDAO DO RETROCESSO (EFEITO CATRACA)

Tambm conhecido como no-retrocesso, vedao do regresso, efeito ampliativo dos direitos humanos e efeito cliquet; funciona como uma clusula ptrea no plano internacional. O conceito principal de que os direitos humanos no podem ser reduzidos. A origem dessa idia de vedao de retrocesso europia, aonde tem sua aplicao mais desenvolvida em pases como Alemanha, Itlia e Portugal, pases que j alcanaram nveis mais elevados, do que no Brasil, no que se refere s conquistas sociais. importante salientar que a vedao do retrocesso um fruto ainda jovem, do processo de reconhecimento dos direitos humanos, ou seja, essa garantia ainda no encontra reconhecimento expresso e sim implcito, principiolgico. Mas os tribunais vm reconhecendo cada vez mais, a sua importncia e aplicao no meio judicial. Tratando sobre a origem da vedao do retrocesso Barroso (2009, p. 427428), afirma que:
[...] o princpio da proibio de retrocesso decorre justamente do princpio do Estado Democrtico e Social de Direito; do princpio da dignidade da pessoa humana; do princpio da mxima eficcia e efetividade das normas definidoras dos direitos fundamentais; do princpio da proteo da confiana e da prpria noo do mnimo essencial.

Ainda:
Caso se resolva alterar a lei posta pelo estado, tal mudana no pode ser radical para fins de restringir direitos e garantias, por exemplo, mas ter de ser apresentada uma nova lei com carter deveras ampliativo, para fins de manter a paz social e resguardar o direito adquirido do cidado, as garantias e direitos fundamentais previstos na Carta Poltica do pas. [...] o princpio da segurana jurdica no obstante sua profundidade e extenso deve ser sempre estudado com muita cautela, pois, no raras vezes, utilizado pelos detentores do poder, os reacionrios, os conservadores, para fins de manter inclume esse mesmo poder constitudo.

Tal princpio est implcito na Constituio Federal de 1988, e tem ligao direta com o princpio da prevalncia dos direitos humanos, este consagrado no art. 4, II da lei fundamental.

30

Dentro dessa anlise conceitual Leite (2009) ao escrever sobre o effet cliquet assim o define:
A expresso efeito cliquet utilizada pelos alpinistas e define um movimento que s permite ao alpinista ir para cima, ou seja, subir. A origem da nomenclatura, em mbito jurdico, francesa, onde a jurisprudncia do Conselho Constitucional reconhece que o princpio da vedao de retrocesso (chamado de effet cliquet) se aplica inclusive em relao aos direitos de liberdade, no sentido de que no possvel a revogao de uma lei que protege as liberdades fundamentais sem a substituir por outra que oferea garantias com eficcia equivalente.

Ou seja, uma vez tutelado determinado direito fundamental o Estado no deve retroceder, para no deixar em desamparo o cidado. uma forma de evitar que as normas que tratam de direitos fundamentais sofram supresso ou reduo no seu nvel de aplicabilidade e eficcia, por meio de reformas legislativas ou constitucionais. J foi observado que essa vedao tem fora de clusula ptrea, por ser princpio constitucional implcito, considerada no ordenamento jurdico como direito adquirido, coisa julgada, ato jurdico perfeito, limitaes constitucionais aos direitos sociais progressivos, dentre outros. O princpio possui contedos positivo e negativo. O positivo o dever que o legislador tem de manter o propsito de ampliar, progressivamente e de acordo com as condies reais, fticas e jurdicas, o grau de concretizao das garantias dentro de direitos humanos j alcanados pelo Brasil. No se trata de mera manuteno do status quo, mas de imposio da obrigao de avano social. O contedo negativo que tem todo princpio, que neste caso, prevalece sobre o positivo, refere-se imposio ao legislador de, ao elaborar os atos normativos, ter que respeitar a no-supresso ou a no-reduo, pelo menos de modo desproporcional ou irrazovel, do grau de densidade normativa que os direitos humanos j tenham alcanado por meio da legislao supraconstitucional (tratados e convenes de direitos humanos), isto , por meio da legislao concretizadora dos direitos humanos insertos no direito nacional. Afirma-se, com efeito, que o princpio da vedao do retrocesso um princpio constitucional, com carter retrospectivo, na medida em que tem por escopo a preservao de um estado de coisas j conquistado contra a sua restrio ou supresso arbitrria.

31

O renomado autor Sarlet (2003, p. 203) leciona que:


A garantia de intangibilidade desse ncleo ou contedo essencial de matrias (nominadas clusulas ptreas), alm de assegurar a identidade do Estado brasileiro e a prevalncia dos princpios que fundamentam o regime democrtico, especialmente o referido princpio da dignidade da pessoa humana, resguarda tambm a Carta Constitucional dos casusmos da poltica e do absolutismo das maiorias parlamentares.

E acrescenta:
Negar reconhecimento do princpio da proibio de retrocesso significaria, em ltima anlise, admitir que os rgos legislativos (assim como o poder pblico de modo geral), a despeito de estarem inquestionavelmente vinculados aos direitos fundamentais e s normas constitucionais em geral, dispem do poder de tomar livremente suas decises mesmo em flagrante desrespeito vontade expressa do Constituinte.

Nesse sentido os rgos legislativos ou o poder pblico em geral, no pode simplesmente tomar livres decises desvinculada vontade expressa do Constituinte, incluindo tambm as normas gerais que regram os direitos humanos no pas. A vedao do retrocesso consiste, ento, em uma importante conquista da civilizao, por ter um efeito favorvel s estruturas da assistncia social do Estado e que faz aperfeioar a sustentao dos direitos fundamentais. No deixando a populao em desamparo. Tal princpio releva o merecido respeito ao cidado em sua expresso mxima, que faz alcanar os primados da dignidade da pessoa humana, enquanto Estado Democrtico de Direito.

5.1 O PRINCPIO DA VEDAO DE RETROCESSO NO RAMO INTERNACIONAL

Conforme j elucidado anteriormente o princpio da vedao de retrocesso tm maior desenvolvimento na Alemanha, Itlia e Portugal. Pases que tm uma estrutura jurdico-social bem mais avanada. Analisando a aplicao em Portugal, Sarlet (2004, p. 341) diz que:
No mbito da doutrina constitucional portuguesa, que tem exercido significativa influncia sobre o nosso prprio pensamento jurdico, o que se percebe que, de modo geral, os defensores de uma proibio de

32

retrocesso, dentro os quais merece destaque o nome do nosso ilustre homenageado, Professor Gomes Canotilho, sustentam que aps sua concretizao em nvel infraconstitucional, os direitos fundamentais sociais assumem, simultaneamente, a condio de direitos subjetivos a determinadas prestaes estatais e de uma garantia institucional, de tal sorte que no se encontram mais na (plena) esfera de disponibilidade do legislador, no sentido de que os direitos adquiridos no mais podem ser reduzidos ou suprimidos, sob pena de flagrante infrao do princpio da proteo da confiana.

Nesse sentido em Portugal, no ano de 1984, atravs do acrdo 39/84, o Tribunal Constitucional portugus decidiu que:
[...] a partir do momento em que o Estado cumpre (total ou parcialmente) as tarefas constitucionalmente impostas para realizar um direito social, o respeito constitucional deste deixa de consistir (ou deixa de constituir apenas) numa obrigao positiva para se transformar ou passar tambm a ser uma obrigao negativa. O Estado, que estava obrigado a atuar para dar satisfao ao direito social, passa a estar obrigado a abster-se de atentar contra a realizao dada ao direito social. (http://www.cijc.org/conferencias/Lisboa1995/Documents/RELATORIOCON FERENCIALISBOA.pdf)

Esse acrdo declarou a inconstitucionalidade de lei infraconstitucional que revogara uma parte da Lei 56/79 que tratava do Servio Nacional de Sade de Portugal. O relator, Conselheiro Vital Moreira, rejeitou a tese de inconstitucionalidade formal e passou anlise da inconstitucionalidade material do art. 17 do Decreto-lei n 254/82. Entendeu o relator que, ao instituir o Servio Nacional de Sade- SNS, a Lei n 56/79 era um meio de realizao do direito fundamental proteo da sade com consagrao no art. 64 da Constituio e que, mediante o art. 17 do Decretolei n 254/82, o Governo legislara sobre direito sade e extinguira o SNS. Ao proferir seu voto, Vital Moreira tratou dos direitos sociais, especialmente os de proteo sade, como direitos fundamentais. Partindo, assim, dessas

manifestaes, o relator desenvolveu os argumentos reconhecendo a proibio de retrocesso, afirmando a inconstitucionalidade do debatido art. 17 do Decreto-lei n 254/82. A idia que traduz o significado do princpio essa de fazer com que o Estado sempre atue no sentido de melhorar progressivamente as condies de vida da populao e se houver alguma medida estatal que tenha por finalidade suprimir garantias essenciais j implementadas para a realizao da dignidade da pessoa humana deve ser vista com desconfiana, e somente pode ser aprovada se houver outras formas e mecanismos mais eficazes para alcanar o mesmo desiderato.

33

A respeito da vedao do retrocesso na Alemanha, Sarlet informa que sempre chancelaram a proteo (ainda que no ilimitada) tanto no direito adquirido como das prprias expectativas de direitos (em que pese com bem menor intensidade), dimenses que, integram uma compreenso ampla da proibio de retrocesso. Essa garantia de no-retrocesso de conquistas j alcanadas pela sociedade funciona como segurana jurdica. O Tribunal Constitucional da Alemanha tem reiterado, em recente julgado, essa concepo que j entendimento consagrado na Alemanha, de que a segurana jurdica constitui um dos elementos principais do princpio do Estado de Direito, no sentido de que o particular encontra-se protegido contra leis retroativas que afetem os seus direitos adquiridos, evitando que venha a ser frustrada a sua confiana na ordem jurdica, o que significado tambm da segurana jurdica. Adentrando melhor em uma tica internacional, as normas internacionais sobre direitos humanos e suas garantias encontram-se em declaraes, tratados e instrumentos cuja origem est relacionada Carta das Naes Unidas (1945), Declarao Universal (1948) e aos Pactos Internacionais (adotados em 1966 e vigentes a partir de 1976). Apesar de terem trazido inovaes, essas normas tiveram incio e desenvolvimento dentro do sistema jurdico e poltico do imediato psguerra. Com isso inegvel o progresso da valorizao dos direitos humanos em vrias regies do mundo, fato que aconteceu tambm no Brasil, em termos de normatividade, de garantias e mesmo de efetivo exerccio. Ocorreu tambm uma maior consolidao da democracia e maior conscincia dos direitos inerentes pessoa. Fez gerar assim, propostas governamentais que no viessem a violar esses direitos que passaram a ser garantidos e reconhecidos.

5.2 O PRINCPIO DA VEDAO DE RETROCESSO NO DIREITO NACIONAL

No ramo do direito interno, a doutrina bem como a jurisprudncia reconhece a existncia do princpio no sistema jurdico.

34

A Constituio promulgada em 05 de outubro de 1988 segue uma interpretao sempre visando a eficcia mxima, ou seja, seguindo a idia de primazia da Lei Maior o que aponta o Princpio da Fora Normativa da Constituio. Essa eficcia imediata demonstra que as normas contidas na Constituio no sejam apenas um programa com metas a serem cumpridas, e sim uma produo de efeitos prticos, no que toca aos direitos fundamentais. O artigo 5 pargrafo 1, da CRF/88 fala que as normas ali contidas devem ter aplicao imediata, a interpretao desse texto tem que gerar uma expectativa concretizadora do legislador. J que os Direitos Fundamentais dispem de valores mnimos para a garantia de um direito essencial, percebe-se que tal norma constitucional traz consigo uma srie de efeitos na sociedade. Como a revogao dos atos anteriores que forem incompatveis com o texto expresso, a obrigao do legislador de produzir normas de acordo com a consagrao dos valores fundamentais, bem como a proibio ao retrocesso como forma de demonstrao do direito de defesa amparado. Como j visto, o princpio da vedao do retrocesso substancial ao andamento exigvel no direito brasileiro. Com a Emenda Constitucional n 45, e a introduo ao pargrafo terceiro ao artigo 5 da CRF/88, passou-se a impor ao ordenamento interno requisitos antes no existentes para a incorporao de Convenes e Tradados internacionais. Esse princpio ento vem a objetivar a proteo do ncleo essencial dos direitos fundamentais, e sua origem , portanto, no prprio Estado Democrtico de Direito que define a proteo ao extremo da dignidade do homem e a plena eficcia das normas inseridas. Neste sentido, o entendimento priorizado de intelectuais do direito como Flvia Piovesan, e conforme j mencionado em captulos anteriores, de que Tratados e Convenes internacionais, cujo contedo seja de direitos humanos, possui posio hierrquica superior Constituio, uma vez que tais textos legais trazem em seu ncleo Direito Fundamental e, como tal, teria fora de Emenda Constitucional no momento em que fosse aprovado o Decreto pelo Presidente da Repblica. O acrscimo do pargrafo 3 ao artigo 5 da CF/88 trouxe uma questo a ser discutida. Que a possibilidade de passar por cima do princpio da vedao de

35

retrocesso, se a norma de direito internacional entrasse em nosso ordenamento e superior Constituio que antes estabelecia algo contrrio, ou seja, norma que piore direito j conquistado e disposto em norma constitucional. Frente ao argumento acima, o prprio artigo 60, pargrafo 4, IV da CF/88 tambm pode servir de base, j que a emenda constitucional que visa a abolir os direitos e garantias individuais, no ser objeto de deliberao. Sendo assim, no pode constituir emenda constitucional nada que confronte as garantias j implementadas na sociedade, conforme preceitua o art. 60 da CF:
Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: IV os direitos e garantias individuais. (Vade Mecum, 2011, p. 35)

Portanto, proibido no direito interno brasileiro o retrocesso de direito fundamental mnimo j previsto pela ordem constitucional vigente.

5.3 JURISPRUDNCIA PTRIA: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS.

Para obtermos uma melhor viso da atual aplicao do princpio no Brasil, a seguir, colacionam-se decises do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Regionais Federais em que h referncia ao princpio da vedao de retrocesso. As decises do Supremo Tribunal Federal - STF e do Portal da Justia Federal, abrange decises proferidas a partir de 2000 e 2004. Algumas decises do Supremo Tribunal Federal que tratam do tema so a ADI n 1.946/DF, a ADI n 2.065-0/DF (primeira manifestao daquela Corte sobre a matria, datada de 17 de fevereiro de 2000), a ADI n 3.104/DF, a ADI n 3.1058/DF, a ADI n 3.128-7/DF e o MS n 24.875-1/DF. Na ADI n 1.946/DF, o Plenrio, por unanimidade, decidiu:
[...] dar ao art. 14 da Emenda Constitucional n 20, de 15.12.98, interpretao conforme Constituio, excluindo-se sua aplicao ao salrio da licena gestante, a que se refere o art. 7, inciso XVIII, da Constituio Federal. (ADI n. 1946 rel. Min. SYDNEY SANCHES, DJ 16-052003, disponvel em:

36

http://www.ufrnet.br/~tl/jurisprudencia_stf/adi_1946_df_vedacao_retrocesso _hist_dir_fundamentais.htm)

Entendendo-se,

que,

como

no

tendo

sido

revogado

por

norma

constitucional derivada, o art. 7, inciso XVIII, da Constituio Federal no poderia ser tornado insubsistente pela mera aplicao do art. 14 da Emenda Constitucional n 20/98, sob pena de se incorrer em retrocesso histrico. A ADI n 2.065/DF no foi conhecida por deciso da maioria, vencido o Relator, Ministro Seplveda Pertence, que entendeu que merecia aplicao o princpio da vedao de retrocesso social em relao Medida Provisria n 1.9118, que extinguiu rgos de deliberao colegiada, revogando dispositivos das Leis nos 8.212 e 8.213/91, que dispunham sobre o carter democrtico da gesto da Seguridade Social. J a ADI n 3.104/DF, da relatoria da Ministra Crmen Lcia, foi julgada improcedente por deciso da maioria do Plenrio do Supremo Tribunal Federal. Questionava-se a constitucionalidade do art. 2 da Emenda Constitucional n 41/2003, e entendeu aquela Corte que o art. 8 da Emenda Constitucional n 20/98 no criou direito subjetivo aos servidores que no haviam implementado os requisitos para aposentadoria data de sua publicao. Registrou a Relatora, ao manifestar-se sobre as sustentaes orais feitas pelos amici curiae2, que haveria ofensa ao princpio da vedao de retrocesso social caso fosse extinta a possibilidade de aposentadoria, esse sim um direito social, no incidindo o referido princpio em se tratando de adaptao dos critrios de transio para o novo modelo previdencirio que se veio a estabelecer. Prevaleceu, no caso, o entendimento de que no h direito adquirido a regime remuneratrio para os servidores pblicos estatutrios. Na ADI n 3.105-8/DF e na ADI n 3.128-7/DF, foi julgado improcedente, por maioria, o pedido de declarao de inconstitucionalidade do caput do art. 4 da Emenda Constitucional n 41/2003. Reconheceu-se, ento, ser devida a cobrana de contribuio previdenciria dos servidores pblicos federais aposentados. Em voto vencido, em que julgava procedente o pedido, acompanhando a Relatora, Ministra Ellen Gracie, o Ministro Celso de Mello abordou o princpio da vedao de retrocesso social, lembrando o
2

Amici curiae: termo de origem latina que significa amigo da corte, diz respeito a uma pessoa, entidade ou rgo com profundo interesse em uma questo jurdica levada discusso junto ao Poder Judicirio.

37

carter de fundamentalidade de que se revestem os direitos de natureza previdenciria. Assim se manifestou o Ministro Celso de Mello sobre o princpio em tela:
Refiro-me, neste passo, ao princpio da proibio do retrocesso, que, em tema de direitos fundamentais de carter social, e uma vez alcanado determinado nvel de concretizao de tais prerrogativas (como estas reconhecidas e asseguradas, antes do advento da EC n 41/2003, aos inativos e aos pensionistas), impedem que sejam desconstitudas as conquistas j alcanadas pelo cidado ou pela formao social em que ele vive (GILMAR FERREIRA MENDES, INOCNCIO MRTIRES COELHO e PAULO GUSTAVO GONET BRANCO, Hermenutica Constitucional e Direitos Fundamentais, 1. ed., 2. tir. 2002, Braslia Jurdica, p. 127-128; J. J. GOMES CANOTILHO, Direito Constitucional e Teoria da Constituio, 1998, Almedina, item n. 03, p. 320-322; ANDREAS JOACHIM KRELL, Direitos Sociais e Controle Judicial no Brasil e na Alemanha, 2002, Sergio Antonio Fabris Editor, 2002, p. 40; INGO W. SARLET, Algumas consideraes em torno do contedo, eficcia e efetividade do direito sade na Constituio de 1988, in Revista Interesse Pblico, n. 12, 2001, p. 99). Na realidade, a clusula que probe o retrocesso em matria social traduz no processo de sua concretizao, verdadeira dimenso negativa pertinente aos direitos sociais de natureza prestacional, impedindo, em consequncia, que os nveis de concretizao dessas prerrogativas, uma vez atingidos, venham a ser reduzidos ou suprimidos, exceto nas hipteses de todo inocorrente na espcie em que polticas compensatrias venham a ser implementadas pelas instncias governamentais. (ADI n. 2105-8, rel. Min. CEZAR PELUSO, DJ 18.08.2004, disponvel em: http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011)

No MS n 24.875-1/DF, em que Ministros aposentados do Supremo Tribunal Federal buscavam garantir o direito de continuar recebendo os valores discriminados como adicional por tempo de servio e vantagem artigo 184 III inativo, feito no qual se travou discusso sobre o teto remuneratrio, o Ministro Celso de Mello utilizou-se dos mesmos argumentos adotados nos processos antes referidos, para, no entanto, dizer serem eles inaplicveis ao caso em discusso no mandamus3, em que, por deciso da maioria, foi concedida em parte a segurana:
No obstante reafirmando as premissas subjacentes a tal voto, entendo as inaplicveis ao caso ora em exame, consideradas as razes que fundamentam, de modo consistente, o primoroso voto proferido pelo eminente Relator, que afastou, de forma adequada, as alegadas ofensas aos postulados da isonomia, da razoabilidade e da garantia do direito adquirido, embora reconhecendo, com absoluta correo, a ocorrncia, na espcie, de transgresso garantia da irredutibilidade de vencimentos (ou de proventos), que representa, na verdade, no contexto desta causa, o ncleo essencial pertinente ao exame da presente controvrsia. (APEL no Mandado de Segurana n. 24875, rel. Min. SEPULVEDA PERTENCE, DJ 06-10-2006, disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/760709/mandado-de-segurancams-24875-df-stf)
3

Mandamus: Mandado de Segurana.

38

Quanto s decises proferidas pelos Tribunais Regionais Federais o Tribunal Regional Federal da 1 Regio abordou o princpio da vedao de retrocesso na Apelao em Mandado de Segurana n 2002.38.00.016555-2/MG e no Agravo de Instrumento n 2006.01.00.006423-9/DF. No julgamento da Apelao o em Mandado de Segurana Prudente, n por

2002.38.00.016555-2/MG,

relator

Desembargador

Souza

unanimidade, a 2 Turma negou provimento ao recurso e remessa oficial, em feito no qual se discutia a concesso de aposentadoria com converso de tempo especial em comum, colhendo-se da ementa:
[...] VIII As alteraes introduzidas nos artigos 57 e 58 da Lei n 8.213/91 explicitam que a empresa deve manter laudo tcnico atualizado, mas, ao segurado, cumpre apenas apresentar os formulrios prprios, preenchidos com base em referidos laudos. IX A existncia no direito constitucional brasileiro, pelo menos, da modalidade mais branda de proibio de retrocesso social que veda a ab-rogao da legislao ordinria destinada a concretizar determinado direito social constitucional torna o art. 28 da Lei 9.711/98 parcialmente invlido, na parte em que pretende exterminar para o futuro da converso de tempo especial em normal. X Idntica concluso decorre da estrutura dos direitos sociais, de sua interpretao teleolgica e do princpio segundo o qual o Estado de Direito deve proteo confiana nele depositada por seus cidados. [...] (APEL No Mandado de Segurana n 16555 rel. Des. Federal JIRARIS ARAM MEGUERIAN, DJ 03.11.2004, disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/2250509/apelacao-em-mandadode-seguranca-ams-16555-mg-20023800016555-2-trf1)

No julgamento do Agravo de Instrumento n 2006.01.00.006423-9/DF, tambm Relator o Desembargador Souza Prudente, a 6 Turma, por maioria, decidiu ser devido aos congressistas o pagamento de ajuda de custo em convocao extraordinria do Congresso Nacional:
I Afigura-se devido o pagamento da parcela indenizatria devida aos parlamentares das duas Casas do Congresso Nacional, que participaram da sesso legislativa extraordinria, durante o perodo de 15 de dezembro de 2005 a 14 de fevereiro de 2006, na forma revista no art. 57, 7, da Constituio Federal, vigente poca, no tendo o Decreto Legislativo n Revista de Doutrina da 4 Regio, n. 36, jun. 2010 01/2006 fora normativa bastante para revogar a aludida disposio constitucional e suprimir tal direito. II A vedao do pagamento de indenizao, em razo da convocao extraordinria do Congresso Nacional, somente ocorreu com a edio da Emenda Constitucional n 50/2006, cujos efeitos, em observncia ao princpio da irretroatividade das normas e da proibio do retrocesso, devem ser considerados a partir da data de sua promulgao, ocorrida em 15.02.2006. (SL 106 DF, rel. Min. PRESIDENTE, DJ 27.04.2006, disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/19140996/suspensao-deliminar-sl-106-df-stf)

39

O Tribunal Regional Federal da 2 Regio abordou o princpio da vedao de retrocesso na Apelao Cvel n 2001.51.01.025096-9/RJ e na Arguio de Inconstitucionalidade na Apelao Cvel n 2002.51.01.016646-0. Na Apelao Cvel n 2001.51.01.025096-9/RJ, a 1 Turma, por

unanimidade, negou provimento ao recurso e remessa oficial, nos termos do voto do Desembargador Federal Ricardo Regueira, prolatado em feito no qual se buscava o reconhecimento de imunidade tributria a entidade de ensino sem fins lucrativos. Consta da ementa do voto:
Ainda que a Lei 9732/98 tivesse natureza jurdica de lei complementar, padeceria de vcio de inconstitucionalidade material, j que est restringindo imunidade conferida pelo constituinte originrio. Em razo do princpio da proibio do retrocesso, somente lcito ao legislador regulamentar o art. 195, 7, da Constituio Federal, para estabelecer condies que venham a conferir uma maior efetividade imunidade em questo, e no para esvaziar seu contedo normativo. (AC n. 2001.51.01.025096-9/RJ, rel. Des. Federal RICARDO REGUEIRA DJ 25.04.2001, disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia)

na

Arguio

de

Inconstitucionalidade

na

Apelao

Cvel

2002.51.01.016646-0, da relatoria do Desembargador Federal Reis Friede, o Plenrio, por unanimidade, decidiu que a edio dos dispositivos previstos no art. 17 da Lei n 9.427/96, bem como no art. 94 da Resoluo n 456/2000 da Aneel, ultrapassou as balizas constitucionais permitidas, devendo ser conferida aos referidos dispositivos interpretao conforme a Constituio Federal:
I Arguio de Inconstitucionalidade do art. 17 da Lei n 9.427/96 e do art. 94 da Resoluo n 456/2000, da Aneel, os quais, literalmente, autorizariam a suspenso de fornecimento de energia eltrica ao Poder Pblico inadimplente, at mesmo quando prestador de servio pblico essencial, tais como transporte coletivo (Supervia) e fornecimento de gua (Cedae). (...) IV No entanto, adequada interpretao revela que o art. 22 do Cdigo de Defesa do Consumidor est perfeitamente adequado aos ditames constitucionais, dentre eles o Princpio da Dignidade da Pessoa Humana, o Princpio da Proteo ao Consumidor, o Princpio da Vedao ao Retrocesso Social, o Princpio da Continuidade do Servio Pblico Essencial. (ARG. de Inconstitucionalidade n. 2002.51.01.016646-0, rel. Des. Federal REIS FRIEDE, DJ 19.12.2008, disponvel em: http://br.vlex.com/vid/-56568460)

O Tribunal Regional Federal da 4 Regio abordou o princpio da vedao de retrocesso na Apelao Cvel n 2003.71.00.027032-0/RS e na Apelao Cvel n 2006.72.99.000635-6/SC. No julgamento da Apelao Cvel n 2003.71.00.027032-0/RS, feito no qual a parte autora, servidor pblico federal, pretendia o ressarcimento de despesas com

40

tratamento de sade havido em decorrncia de alterao de portarias editadas pelo Ministrio da Fazenda, a 3 Turma do TRF da 4 Regio, por maioria, deu provimento ao recurso da parte autora, nos termos do voto divergente do Desembargador Federal Luiz Carlos de Castro Lugon, que afirmou:
A meu sentir, entretanto, em se tratando de direitos sociais dos trabalhadores, impera o princpio do no retrocesso; as conquistas sociais incorporam-se ao patrimnio jurdico dos servidores, passando a constituir direito adquirido, que no pode ser diminudo ou simplesmente eliminado. Vejamos. Embora o princpio do no retrocesso no seja difundido de maneira ampla entre ns e no esteja explcito na Carta Magna Brasileira, est a cada dia ganhando mais corpo e conquistando mais defensores, tendo tido como precursor o insigne doutrinador portugus JJ GOMES CANOTILHO (Direito Constitucional: teoria da constituio, 1998, p. 321 e 2001, p. 81), que definiu em sua obra o princpio da proibio de retrocesso social como: (...) o ncleo essencial dos direitos sociais j realizado e efetivado atravs de medidas legislativas deve considerar-se constitucionalmente garantido, sendo inconstitucionais quaisquer medidas estaduais que, sem a criao de outros esquemas alternativos ou compensatrios, se traduzam na prtica numa 'anulao', 'revogao' ou 'aniquilao' pura e simples desse ncleo essencial. A liberdade do legislador tem como limite o ncleo essencial j realizado. O citado doutrinador assevera, ainda, acerca da matria, que a ideia da proibio de retrocesso social tambm tem sido designada como proibio de contrarrevoluo social ou da evoluo reacionria; com isto quer-se dizer que os direitos sociais econmicos (ex: direitos dos trabalhadores, direito assistncia, direito educao), uma vez obtido um determinado grau de realizao, passam a constituir, simultaneamente, uma garantia institucional e um direito subjetivo. (Direito Constitucional: teoria da constituio. Coimbra, 3. ed., p. 326). Saliente-se, por pertinente, que o direito pblico subjetivo sade representa prerrogativa jurdica indisponvel assegurada generalidade das pessoas pela prpria Constituio da Repblica (art. 196). Traduz bem jurdico constitucionalmente tutelado, por cuja integridade deve velar, de maneira responsvel, o Poder Pblico, a quem incumbe formular e implementar polticas sociais e econmicas idneas que visem a garantir, aos cidados, o acesso universal e igualitrio assistncia farmacutica e mdico-hospitalar. O direito fundamental que assiste a todas as pessoas representa consequncia constitucional indissocivel do direito vida. O Poder Pblico, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuao no plano da organizao federativa brasileira, no pode mostrar-se indiferente ao problema da sade da populao, sob pena de incidir, ainda que por censurvel omisso, em grave comportamento inconstitucional (...). (AC n. 2003.71.00.027032-0/RS, rel. Des. Federal SILVIA MARIA GONALVES GORAIEB, DJ 30.05.2010, disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/8859912/apelacao-civel-ac27032-rs-20037100027032-0-trf4/inteiro-teor-3).

J no julgamento da Apelao Cvel n 2006.72.99.000635-6/SC, entendeu a 6 Turma do TRF da 4 Regio por manter a deciso que concedeu benefcio de penso por morte a menor sob guarda, figura que a Lei n 9.528/97 excluiu da equiparao a filho para fins previdencirios. Invocando o Estatuto da Criana e do Adolescente e indicando a existncia de entendimentos divergentes sobre a matria

41

no Superior Tribunal de Justia, o Juiz Relator, Dr. Eduardo Vandr Oliveira Lema Garcia, assim se manifestou em seu voto:
Na pendncia dessa controvrsia, ainda existente no mbito do Superior Tribunal de Justia, tenho que se deve dar primazia ao entendimento que confere proteo criana e ao adolescente, que tem relevncia constitucional (artigo 227 da CF/88). (AC n. 2006.72.99.000635-6/SC, rel. JUIZ FEDERAL EDUARDO VANDRE OLIVEIRA LEMA GARCIA, DJ 15.08.2006, disponvel em: HTTP://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia8809459/apelacao-civel-ac-635sc-2006729900635-9-trf4/inteiro -teor)

Seria o caso, inclusive, de dar-se efetividade ao princpio da proibio de retrocesso, uma vez que uma norma que faz cumprir o norte constitucional de proteo infncia no pode ser mitigada por norma superveniente, que lhe deixa totalmente ao desabrigo na ausncia do seu guardio. Assim, a nica interpretao possvel, que compatibiliza a Lei n. 9.528, de 1997, com a Constituio da Repblica aquela segundo a qual no houve revogao do Estatuto da Criana e do Adolescente. Veja-se que o manejo desse princpio, a par de estar consagrado em relevante doutrina, tambm no novidade da jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal.

42

6 CONCLUSO

O presente trabalho buscou analisar, portanto, o Princpio da vedao de retrocesso no mbito do direito que refere aos direitos humanos. Pode-se perceber que mesmo sendo um princpio ainda incipiente no Brasil, a sua importncia no pode ser desconsiderada. Ele se faz claro e est presente nos artigos da Constituio Federal e nos tratados e convenes internacionais que o Brasil faz parte, principalmente no tocante aos direitos humanos, direitos esses que so fundamentos de uma sociedade democrtica. A pesquisa foi baseada na aplicao do princpio, tendo como campo de atuao todo o ordenamento jurdico incluindo os tratados e convenes internacionais que possuem funo primordial s modificaes de normas jurdicas. Como foi o caso do fim da aplicao da pena de priso ao depositrio infiel, que redesenhou a posio dos tratados internacionais sobre direitos humanos no direito brasileiro e ao ponderar as normas de direito interno com o direito internacional, deve-se observar e aplicar aquela que estiver respeitando e obedecendo aos princpios que protegem a dignidade da pessoa humana. Com a pesquisa realizada, percebe-se que no Brasil o princpio da vedao de retrocesso vem sendo aplicado cada vez mais, pelo menos desde o ano 2000. Vale lembrar que no princpio absoluto, uma vez que, eventualmente pode ceder quando estiver em coliso com outro princpio. Entretanto legisladores, administradores e julgadores devem lev-lo em considerao na prtica de seus atos, sejam eles comissivos ou omissivos, sob pena de incidirem em inconstitucionalidade. Tornando-se um amparo sociedade, j que os verdadeiros responsveis pela efetivao dos direitos inerentes ao homem so as autoridades pblicas. Como foi bem salientado no trabalho os rgos legislativos ou o poder pblico em geral, no pode simplesmente tomar livres decises desvinculadas vontade expressa do Constituinte, e essa vontade tem que revelar a mesma do povo (j que possuem a titularidade do Poder Constituinte Originrio), incluindo tambm as normas gerais que regram os direitos humanos no pas.

43

A vedao do retrocesso uma importante conquista da civilizao, por ter um efeito favorvel s estruturas da assistncia social do Estado e que faz aperfeioar a sustentao dos direitos fundamentais. Conclui-se que tal princpio releva o respeito que exigvel a cada cidado, que com ele faz alcanar a dignidade da pessoa humana em sua excelncia, formando-se assim o verdadeiro Estado Democrtico de Direito.

44

REFERNCIAS

ALEXANDRINO, Marcelo & PAULO, Vicente, Direito Constitucional Descomplicado, 2 ed., So Paulo: Editora Mtodo, 2008. BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e aplicao da constituio. 7 ed., So Paulo: Editora Saraiva, 2008. BONAVIDES, Paulo, Curso de Direito Constitucional, 13 ed., So Paulo: Editora Malheiros, 2003. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 5 ed. Coimbra: Almedina, 2002. CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito constitucional. 6. ed. rev. Coimbra: Livraria Almedina, 1993. COMPARATO, Fbio Konder. A afirmao histrica dos direitos humanos. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. Conveno Americana de Direitos Humanos (1969) Pacto de San Jos da Costa Rica http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/sanjose.htm . Acesso em: 21/07/2011 Conveno de Viana sobre o direito dos tratados. 26 de maio de 1969, http://www2.mre.gov.br/dai/dtrat.htm. Acesso em: 15/06/2011 GARCIA, Srgio Renato Tejada. O princpio da vedao de retrocesso na jurisprudncia ptria-anlise de precedentes do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Regionais Federais e da Turma Nacional de Uniformizao. Revista de Doutrina da 4 Regio, Porto Alegre, n. 36, jun de 2010. Disponvel em: :http//revista doutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao036/Sergio_tejada.html Acesso em: 10/06/2011 Glossrio Jurdico. Disponvel em: http://www.stf.jus.br/portal/glossario/. Acesso em: 10/062011. GORDILLO, Augustn. Derechos humanos: doctrina, casos y materiales: parte geral. Buenos Aires: Fundacin de Derecho Administrativo, 1990. LEITE, Ravnia Mrcia de Oliveira. Do efeito cliquet ou princpio da vedao de retrocesso. Revista Jus Vigilantibus, 13 de maio de 2009. Disponvel em: http://jusvi.com/artigos/39752. Acesso em: 20/07/2011 LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 14 edio, editora Saraiva, 2010.

45

LUO, Antonio Enrique Prez. Derechos humanos, Estado de derecho y Constitucin, 10 ED. TECNOS , 2010. MELLO, Celso Antonio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 19 ed. Editora Malheiros, 2005. MIOZZO, Pablo Castro. O princpio da proibio do retrocesso social e sua previso constitucional: uma mudana de paradigma no tocante ao dever estatal de concretizao dos direitos fundamentais no Brasil. Porto Alegre, 2005. Disponvel em: http://www.ajuris.org.br/dhumanos/mhonrosa1.doc. Acesso em: 10/06/2011. MORAES, Alexandre. Direito Constitucional. 6 ed., So Paulo, Editora Atlas, 1999. NINO, Carlos Santiago. tica y derechos humanos. Buenos Aires: Astrea, 1989. Norberto Bobbio, A era dos direitos, p.30 Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. PIOVESAN, Flvia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 10 Ed. So Paulo. Saraiva, 2009. SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos fundamentais sociais e proibio de retrocesso: algumas notas sobre o desafio da sobrevivncia dos direitos sociais num contexto de crise. Revista do Instituto de Hermenutica Jurdica, Porto Alegre, n. 2, 2004. SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficcia dos Direitos Fundamentais. 5 ed. Livraria do Advogado, 2003. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988. 3. Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 2004. SILVA, Jose Afonso da. Curso de Direito Constitucional positivo. 18 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. VADE MECUM - 5 Edio atualizada e ampliada. Saraiva, 2011. ISBN 978-85-0210119-7.

Potrebbero piacerti anche