Sei sulla pagina 1di 30

Clique no link abaixo e assista o vdeo que usamos na abertura da apresentao

http://www.youtube.com/watch?v=B3YNGMMPG80& playnext=1&list=PLFA7407B11EAE81F3

Planejamento

um norte para a aprendizagem

UM CONTEDO A ENSINAR

UM DESEJO DE APRENDER

FIO CONDUTOR PARA A REALIZAO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Criana de 9 anos desenvolve aplicativo para iPhone

Projeto Poltico-Pedaggico carta de navegao da escola. define a identidade da escola. indica um rumo a seguir. requer construo coletiva e precisa ser assumido por toda a comunidade escolar. referncia bsica para o plano de ensino do professor.

Planejamento elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ao educacional necessria para isso (...) propor uma srie de aes (...) revisar sempre.
Danilo Gandin

Entendemos que necessrio planejar? O que Planejamento para ns? Qual a finalidade de se planejar o ano escolar, o semestre, o bimestre, a semana e a aula? H algo em nossa prtica que necessita de mudana? O qu? Se no h necessidade de mudana, no se precisa planejar.

Conceito Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, traar, preparar, esquematizar, aprontar. Definio Planejar determinar as aes adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada. Planejamento a pr-determinao de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.
Quem utiliza? Engenheiros Administradores Exrcito Equipes Esporte Orquestra Governo Professores

Projeto Planejamento Estratgico Ttica de Guerra Treinam antecipadamente Ensaia Oramento Plano de Aula

Planejar :

Uma busca constante de aliar o para qu ao como. Uma atividade consciente, de previso das aes docentes, fundamentadas em opes poltico-pedaggicas e tendo como referncia permanente as situaes concretas.

Motivos para planejar:

Organiza; D senso de direo; Ajuda a progredir; Ajuda na seleo do material e atividades; Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem; Motiva os alunos a estabelecerem alvos; Encoraja o professor.

Caractersticas do Planejamento: continuidade organicidade, previso e clareza flexibilidade objetividade e realismo reflexo e avaliao da prtica

Planejamento escolar X Plano de aula Para iniciarmos uma reflexiva elaborao de um plano de aula diferenciado necessitamos: Uma sequncia de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo em sala de aula com detalhes; Objetivos a serem alcanados (conhecimento, competncias e habilidades); Itens do contedo; Metodologias e estratgias que sero utilizadas, Procedimentos que sero adotados e as atividades que sero desenvolvidas; Recursos tcnicos e humanos; Avaliao; Referncias.

Matriz para construo de um Plano de aula


OBJETIVOS:

Capacitar, instrumentalizar os alunos para


METODOLOGIA E ESTRATGIAS DE APRENDIZAGEM :

Procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem. Aulas expositivas; Dinmicas; Debates; Seminrios; Exerccios; Anlises; Situaes-problema; E outros que o professor julgue necessrio

Matriz para construo de um Plano de aula


RECURSOS DIDTICOS:

Designar recursos para indicar a dinmica da aula. - Quadro de giz; - Retroprojetor; - Datashow; - Rdio, vdeo, DVD; - Cartazes, painis; ...e outros que o professor julgue necessrio.

contnuo e diversificado que designa de que forma o professor avaliar os alunos na aula. - Participao; - Anlise de caso; - Atividades prticas; - Situaes-problema; - Apresentao de trabalhos; ... e outros que o professor julgue necessrio. Diagnstico permanente do processo ensinoaprendizagem.Possibilita ao professor e ao aluno um feedback sobre suas prticas de ensinar e aprender, permitindo reorganiz-las em funo das necessidades, falhas e avanos percebidos.

AVALIAO: processo

Planejamento uma atividade essencial e exclusivamente humana. Planejamento e Plano esto estritamente relacionados, mas no so sinnimos. Planejamento representa o processo. Plano o registro do processo, a formalizao dos diferentes momentos do processo de planejamento.

Por que to difcil envolver os docentes nas prticas de planejamento?


De que adianta planejar se nada vai acontecer mesmo?

DESCRENA NO PLANEJAMENTO

NO POSSVEL PLANEJAR.

Do jeito que o planejamento vem sendo feito no funciona.

fora da realidade

muito complicado

intil Processo no acontece

Falta compromisso Limita o trabalho

PRECISO RESSIGNIFICAR A PRTICA DO PLANEJAMENTO


Nosso desafio resgatlo como possvel e necessrio.

Para um educador no-comprometido,no h proposta de plano que seja boa. uma iluso considerar que o fato de preencher um formulrio bem elaborado ser garantia de um bom trabalho. Consequncia Aula reprodutiva; descontextualizada, sem compromisso com a vida do aluno.

Se o educador entende que uma aula

corresponde a um desejo de interveno e de mudana, o planejamento passa a ser um projeto de investigao. O educador ter interesse em acompanhar, em prever os passos, querendo que d certo Se no der certo, vai querer saber o porqu, pois est envolvido, est comprometido com o progresso de seus alunos.

O planejamento s tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva de mudana A inapetncia (fsica e/ou intelectual); a ausncia do desejo sinal de estagnao, e, portanto, de morte (VASCONCELOS, 2005, p. 36). O mximo de 2010 ser o mnimo para 2011.

o sujeito da transformao no est pronto,

construdo. o empenho no ato de planejar depende do quanto se julga aquilo importante.

Vida Planejar desafiador. Projetar para o humano. Encarar desafios para profissionais que tm desejo, que so comprometidos com o que fazem.

Morte Tem a ausncia do desejo de mudana. Acredita que o mundo caminha sempre na mesma direo. Desacredita na profisso porque a v somente como meio de subsistncia.

O aluno aprende: Quando motivado, estimulado, interessado. Quando gosta. Quando necessita. Quando v fazer. Quando faz. Quando h mtodos certos. Quando investiga e pesquisa independentemente. Quando cr, confia. Quando recebe ateno especial.

O que encanta o aluno

Motivao Ateno Contedo Criatividade Empatia Testes desafiadores Esprito empreendedor.

Aprendizagem significativa [...]


As aprendizagens que os alunos realizam na escola sero significativas medida que conseguirem estabelecer relaes substantivas e no-arbitrrias entre os contedos escolares e os conhecimentos previamente construdos por eles, num processo de articulao de novos significados. [...] [...] no a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem.[...]
Fonte: Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental

Potrebbero piacerti anche