Sei sulla pagina 1di 36

Kit Metodolgico

PARA A INOVAO EMPRESARIAL

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL

APRESENTAO
Este documento rene informaes sobre as principais ferramentas de gesto da inovao, com uma dupla finalidade: por um lado, servir de auxlio s micro e pequenas empresas (MPE) na implementao de processos inovativos e, por outro lado, servir de apoio aos Comits Temticos de inovao dos Movimentos Estaduais pela Qualidade, Produtividade e Competitividade (MEQPC), no seu trabalho de divulgao e estmulo inovao junto s MPE. As informaes sobre as ferramentas de auxlio gesto do processo de inovao em Micro e Pequenas Empresas contidas neste documento complementam aquelas informaes sobre fontes de recursos para a inovao contidas no Manual de Inovao Empresarial. As mesmas informaes so tambm objeto de um tratamento didtico no Curso de Gesto da Inovao Empresarial, terceiro produto do O Kit Metodolgico aqui apresentado um documento de carter instrumental e no acadmico, que resume, de maneira simples e numa linguagem acessvel, os principais conceitos e ferramentas relativos gesto dos processos de inovao nas empresas. Est composto de trs partes: uma primeira, referente a conceitos, onde se ampliam alguns dos conceitos bsicos enunciados na primeira parte do Manual de Inovao; uma segunda, referente a ferramentas, onde de descrevem as principais reas e diretrizes metodolgicas de gesto da inovao nas MPE e uma terceira, de glossrio e referncias, onde feita uma descrio dos termos mais utilizados e mencionam-se os endereos dos stios internet mais relevantes sobre o tema.

trabalho contratado pelo Movimento Brasil Competitivo junto Fundao Universa e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade IBQP .

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL

PARTE 1
CONCEITOS BSICOS
1. INOVAO

mtodo organizacional nas prticas de negcios, na organizao do local de trabalho ou nas relaes externas da empresa, que resultem em maior competitividade no mercado. Em termos gerais, a inovao empresarial a explorao de novas idias ou a aplicao original do conhecimento, criando vantagens competitivas para responder com sucesso comercial s demandas do mercado. Ela pode ser realizada pela empresa, individualmente ou em parceria com outras instituies ou, tambm, adaptando idias de outras empresas, sejam elas nacionais e estrangeiras.

Inovao a implementao de um produto (bem ou servio) novo ou significativamente melhorado, ou de um processo de produo, ou de um novo mtodo de marketing, ou de um novo

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL 2. TIPOS DE INOVAO ser aperfeioado atravs do uso de componentes ou matrias-primas de melhor desempenho, enquanto um produto complexo, que consiste na integrao de um certo nmero de subsistemas tcnicos, pode se tornar aperfeioado atravs de mudanas parciais em um dos subsistemas. 2.2 Inovao em Processos:

aprimoramento ou desenvolvimento de novas formas de produo ou de distribuio de bens ou de novos meios de prestao de servios. Essas novas formas podem compreender mudanas nos equipamentos ou na organiza2.1 Inovao em Produtos (bens o da produo, ou uma combinao de ambos, ou podem ser derivados ou servios): desenvolvimento de produtos novos do uso de conhecimento novo. Pode ou melhoramento significativo de produtos j existentes. Produtos novos so aqueles cujas caractersticas tecnolgicas, ou uso pretendido, diferem significativamente dos produtos previamente produzidos. Produtos aperfeioados so aqueles cujo desempenho substancialmente melhorado ou avanado. Um produto simples pode 2.3 Inovao Tecnolgica: quando a inovao em produtos ou tratar-se tambm de novos mtodos introduzidos para distribuir produtos novos, aperfeioados ou j existentes. Tambm pode tratar-se de novas formas de prestao de servios, novos ou j existentes.

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL processos resultado da aplicao de conhecimentos novos, obtidos atravs da pesquisa cientfica aplicada a produtos ou processos de produo, com novas funcionalidades e efetivos ganhos de qualidade ou produtividade, resultando em maior competitividade. Tais inovaes podem envolver tecnologias radicalmente novas, serem baseadas na combinao de tecnologias existentes empregadas em novos usos ou serem derivadas do uso de conhecimento novo. 2.5 Inovao em Marketing ou Modelos de Negcio: adoo ou desenvolvimento de novos mtodos de marketing e comercializao, com mudanas significativas na concepo do produto, no design ou na sua embalagem, no posicionamento do produto no mercado, na sua promoo ou na fixao de preos. Neste caso a inovao consiste, fundamentalmente, num novo modelo de relacionamento com o cliente, onde produtos ou servios, novos ou no, passam a ser comercializados de maneira totalmente diferente daquelas existentes no mercado at esse momento. 2.4 Inovao Organizacional:

trata-se da adoo ou desenvolvimento de novos mtodos de organizao e gesto, seja no local de trabalho, seja nas relaes da empresa com o mercado, com os fornecedores ou distribuidores. Pode envolver a implementao de novas estruturas de poder e liderana, bem como a implementao de novas formas de comunicao e funcionamento entre os funcionrios.

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL 2.6 Inovao incremental: ferir-se s inovaes implementadas no mbito de uma empresa, mesmo que as mudanas j existam em outras empresas ou instituies, ou ainda que utilize conhecimentos tcnicos j dominados e difundidos em outros lugares.

conceito relativo ao grau de intensidade da inovao; refere-se ao aperfeioamento de produtos (bens ou servios) ou processos j existentes, mediante o acrscimo de novos materiais, desenhos, embalagens, usos diferenciados ou outro tipo de melhoras evidentes, que os tornam mais prticos e desejados pelos consumidores e, portanto, mais competitivos. 2.7 Inovao radical:

tambm relativo ao grau de intensidade da inovao, este conceito referese idias que resultam em produtos ou processos totalmente novos, que antes no existiam no mercado; quando os produtos ou processos que resultam da inovao radical tornam obsoletas as bases tecnolgicas existentes, criando novos mercados e alterando o comportamento da sociedade, fala-se em inovao revolucionria. 2.8 Inovao para a empresa: 2.9 Inovao para o mercado: tambm relativo ao grau de abrangncia da inovao, o conceito refere-se especificamente inovao em produtos, quando a empresa a primeira a conceito relativo ao grau de abrangncia da inovao, utilizado para re-

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL introduzir o novo produto no mercado, seja esse mercado no mbito regional um pas ou regio do mundo seja no mbito setorial, no setor de atuao da empresa. 2.10 Inovao para o mundo: trata-se do tipo mais abrangente de inovao, quando os resultados das mudanas nos produtos ou processos de produo so introduzidos pela primeira vez em todos os mercados, nacionais e internacionais, no mundo todo; ou seja, quando as mudanas ainda no tinham sido praticadas por outras empresas, no pas ou no exterior. . INOVAO E COMPETITIVIDADE A inovao e o aumento da competitividade esto diretamente associados ao desempenho financeiro e ao sucesso da empresa. A diferenciao de produtos essencial para a sobrevivncia do negcio. Na economia globalizada do sculo XXI, onde a concorrncia mundial, a inovao fator fundamental de competitividade, to importante quanto qualidade dos produtos e o atendimento aos clientes e muito mais importante que a reduo de custos e preos. Na corrida para ser mais competitivas, as empresas devem procurar substituir produtos velhos, diversificar a gama de produtos oferecidos e melhorar constantemente o desempenho dos mesmos. Para isso, devem desenvolver novas tecnologias ou melhorar e adaptar, de maneira criativa, tecnologias existentes s necessidades de produo da empresa.

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL Deve-se inovar tambm nos processos, para ser mais competitivos na reduo de custos, no aumento da qualidade, na melhoria das condies de trabalho, na preservao do meio ambiente natural e na produtividade da empresa como um todo. . AMBIENTES PROPCIOS INOVAO Ambientes propcios inovao so os espaos fsicos e institucionais, tanto internos quanto externos empresa, onde existem condies favorveis para que a criatividade e a inovao possam ser desenvolvidas. No mbito interno da empresa, tratase, por um lado, dos departamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovao e, por outro lado, das instancias de discusso - em todos os nveis criadas para favorecer o surgimento de novas idias. No mbito externo da empresa, os ambientes propcios inovao so os espaos de pr-incubao e incubao de empresas, os parques cientfico tecnolgicos, os plos tecnolgicos, as tecnpolis e os sistemas locais e regionais de inovao. Incubadoras so ambientes que favorecem a criao de empresas e pro-

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL dutos, em especial os inovadores e intensivos em conhecimento, quando se trata de incubadoras de empresas de base tecnolgica. Parques tecnolgicos so empreendimentos imobilirios destinados a receber empresas inovadoras ou intensivas em conhecimento e a promover a sua interao com instituies de ensino e pesquisa vinculadas ao parque. Plos tecnolgicos so aglomeraes de empresas, entidades de pesquisa e rgos de gesto de cincia e tecnologia, com interesses correlatos, que atuam de forma articulada no mbito de um determinado territrio. Vrios plos tecnolgicos podem constituir uma tecnpolis. Tecnpolis, no sentido original do termo, so cidades construdas para promover a gerao do conhecimento cientfico e tecnolgico e a sua transformao em bens e servios. Num sentido amplo, so ambientes regionais ou programas regionais de Sistemas locais e regionais de inovao o conjunto de relaes entre diversos atores, pblicos e privados, que, na rea de um ou mais municpios, realizam aes destinadas a promover a inovao nas empresas, contribuindo dessa forma para o aumento da competitividade das mesmas e para o desenvolvimento da economia regional. Um sistema regional de inovao no uma entidade ou estrutura orgnica, criada por iniciativa de um ou mais atores sociais, e sim a rede de influncias mtuas entre esses atores, no contexto das suas aes de estmulo inovao. desenvolvimento econmico e social baseados em processos de inovao e transferncia de tecnologia.

10

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL . PROFISSIONAIS INOVADORES A inovao sempre resultado da atividade de pessoas criativas, insatisfeitas com a situao existente (produtos, condies de trabalho, comercializao, etc.) e que procuram fazer melhor e diferente. Mas na basta ser criativo para inovar, preciso que a energia da criao tenha um foco bem direcionado, no sentido idias, da possibilidade real de serem transformadas em processos e produtos economicamente viveis e comercialmente bem sucedidos. A inovao tambm no resultado da atividade isolada de indivduos criativos. A inovao resultado da troca de experincias, do aprendizado coletivo e do trabalho em equipe. Da a importncia de ambientes propcios para a inovao, onde as pessoas possam trocar informaes de maneira constante. Da a importncia, tambm, de que na empresa existam condies A inovao, como processo organizacional, com caractersticas prprias e com focos diferenciados (tecnologia, gesto, processos, produtos, negcios), resultado de uma cultura especfica, desenvolvida em ambientes favorveis para tanto e resultado da para que todos possam se manifestar, abrindo espao para as novas idias sobre como fazer mais e melhor.

do resultado econmico das novas atividade de pessoas inovadoras.

11

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL

PARTE 2
FERRAMENTAS DE GESTO DA INOVAO

permanente de todos os funcionrios, em todos os nveis e em todos os momentos. A estratgia empresarial para promover a inovao pode ser de vrios tipos, dependendo dos objetivos da empresa:
Se a empresa quer ser lder do mercado no seu segmento de atuao, deve ter uma estratgia pr-ativa de inovao, procurando criar e lanar constantemente novos produtos no mercado. Se o objetivo da empresa no ser lder no mercado e sim to somente manter-se no mercado com produtos competitivos que no fiquem ultrapassados, ento ser uma estratgia comparativa, procurando acompanhar os produtos e processos lanados pelos concorrentes.

1. PLANEJAMENTO ESTRATGICO E OPERACIONAL A inovao deve formar parte da estratgia da empresa. O empresrio e a gerncia devem estar convencidos da importncia de inovar e a inovao

Tanto no caso de uma estratgia pro ativa quanto de uma estratgia comparativa, a empresa deve definir, de maneira organizada e sistemtica, quais so as aes a serem realizadas, quais os prazos e as metas, quais os resultados esperados, quais os obstculos

deve ser objetivo e responsabilidade e recursos e quais os departamentos

12

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL ou pessoas que sero responsveis pelas mesmas. Em outras palavras, a empresa deve fazer uso do planejamento estratgico e inovao deve tornar-se parte desse planejamento. Para tanto, as empresas devem considerar a prospeco das tendncias tecnolgicas no seu setor de atuao, a identificao e planejamento dos processos inovadores mais adequados s suas caractersticas, as adequaes necessrias na estrutura funcional, os recursos humanos, materiais e financeiros e os parmetros de avaliao do processo de inovao. Como os resultados dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento aparecem, na maioria dos casos, somente no longo prazo, os investimentos para inovao devem ser tambm de longo prazo, sustentados no tempo. Isso significa que o oramento destinado pesquisa e desenvolvimento na empresa no podem estar atrelados s oscilaes peridicas do faturamento, sofrendo, portanto, alteraes a cada ano. O oramento para a inovao deve ter um carter estratgico, que aponta para resultados efetivos de longo prazo. 2. A GESTO DE RECURSOS FINANCEIROS Parte fundamental da estratgia empresarial para inovar decidir quanto a empresa est disposta a investir nas atividades que possam estimular a criatividade, a gerao de novas idias e a sua transformao em produtos ou processos novos. Por isso, a gesto de recursos ferramenta essencial para a gesto da inovao.

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL A procura por fomento e incentivos pblicos e a preparao e apresentao de projetos para alavancar os recursos disponveis, uma ferramenta importante de gesto de recursos financeiros para a inovao, mas no a nica. O planejamento financeiro da empresa que deseja inovar deve destinar parte do faturamento s atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovao, de maneira sistemtica e permanente, criando centros internos de P&D, promovendo a contratao de pesquisadores e sustentando as atividades de troca de conhecimentos, aprendizagem coletiva e estmulo criatividade.

Na deciso de investir em inovao o papel do setor pblico fundamental e, nesse sentido, a empresa deve procurar se informar e utilizar-se, ao mximo, das possibilidades oferecidas pelas diversas fontes existentes. O Manual de Inovao Empresarial preparado pelo Movimento Brasil Competitivo MBC informa sobre as oportunidades e mecanismos de fomento e incentivo inovao oferecidas pelo setor pblico, tanto no mbito federal como no mbito das unidades da federao.

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL . A COOPERAO E AS PARCERIAS EXTERNAS A vinculao das empresas com entidades de pesquisa existentes na regio, sejam estes centros e institutos governamentais ou privados, universitrios ou no, pode levar criao de centros ou sistemas locais ou regionais de inovao, diferentemente dos centros de P&D das prprias empresas. Verdadeiras redes de relacionamento voltadas para a realizao de projetos cooperativos de inovao, esses centros ou sistemas locais ou regionais podem ser a base de processos inovativos permanentes nas PME dos Arranjos Produtivos Locais.

Atravs de convnios e acordos com instituies pblicas e privadas, a coUm dos aspectos mais importantes da operao e a parceria entre empresas estratgia empresarial para a inovao e entidades de pesquisa podem per a realizao de parcerias externas mitir a oferta de suporte tcnico espee a cooperao entre empresas para cializado na identificao dos gargalos melhor atender s demandas do mer- tecnolgicos das PME e no desenvolcado e otimizar o acesso e o uso dos vimento das necessrias inovaes, recursos para o fomento e incentivo seja na produo ou nos processos de gesto e comercializao. inovao.

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL Cooperao e parceria so palavras de ordem de primeira importncia para as PME. A organizao em arranjos produtivos locais, a articulao de cadeias produtivas, a participao em sistemas locais e regionais de inovao, so mecanismos que permitem ampliar a capacidade de ao dessas empresas no esforo para inovar. Do ponto de vista instrumental, o uso das tcnicas da Inteligncia Competitiva pode ser de grande utilidade para as PME no sentido de estimular a cooperao empresarial, ouvindo os clientes, compreendendo melhor seus nichos de mercado, identificando estruturas de custos e modelos de estabelecimento de preos da concorrncia, mediante a utilizao de informaes disseminadas no meio. . A GESTO DE PESSOAS E DA INTELIGNCIA A inovao deve ser preocupao de todos os colaboradores da empresa, em todos os nveis. Entretanto, fundamental que existam equipes especialmente voltadas para a atividade de pesquisa e desenvolvimento e instncias especialmente voltadas para estimular a criatividade. A empresa deve preocupar-se de contratar e manter uma equipe especialmente treinada e capacitada para pesquisar e desenvolver novos produtos e processos, a partir das novas idias sugeridas nas instncias de estmulo criatividade. Por isso, a contratao de profissionais com treinamento na atividade de pesquisa - mestres e doutores de grande importncia para que a empresa possa inovar. O estmulo criatividade exige que sejam superadas algumas barreiras

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL importantes no comportamento das para criar um ambiente organizacional pessoas, em especial por parte dos voltado para a criao, transferncia e cargos de gerncia. A crtica e a puni- utilizao do conhecimento. o dos erros desestimulam qualquer ambiente criativo. Erros devem ser entendidos como oportunidades de aprendizado e a tentativa deve ser recompensada. Ferramentas fundamentais na gesto de pessoas voltada para a inovao so a Gesto da Informao e a Gesto do Conhecimento. A informao existe em qualquer organizao, o problema a sua falta de estruturao, que facilita a perda de informaes teis e o excesso de informaes inteis, o chamado lixo informacional. Por outro lado, as pessoas so detentoras de conhecimento, o capital intelectual da empresa, que muitas vezes no aproveitado da melhor forma, com os indivduos ocupando cargos e funes que no correspondem ao seu perfil profissional. A gesto do conhecimento um bom instrumento para a conformao de equipes motivadas, para valorizar os talentos internos e

A gesto de pessoas para a inovao supe promover a criatividade. Nesse sentido, existem diversas tcnicas que podem ser usadas para aumentar a criatividade de uma equipe tais como o Brainstorming (tempestade de idias) e a sua verso escrita, o Brainwriting (escrevendo o que pensamos).

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL A gesto de pessoas deve considerar a adequao das lideranas no processo de mudanas promovidas pela criatividade e a inovao. Orientaes bsicas para a mudana so a formao de equipes, a administrao por objetivos, a negociao, a delegao e o planejamento como uma atitude permanente. . A GESTO DE ESPAOS Pode parecer bvio, mas por isso mesmo muitas vezes no levando em conta o fato que profissionais criativos trabalham melhor em ambientes que estimulam a criatividade. Ambientes de qualidade melhoram a produtividade de qualquer atividade. Quando essa atividade pensar em como fazer melhor e diferente, as condies do espao em que ela se da so de vital importncia. Organizar o ambiente de trabalho, criar condies materiais e funcionais que permitam aos indivduos se concentrarem nas suas tarefas fins e no nos meios para realiz-las, constitui uma ferramenta importante de gesto da inovao. O espao que favorece a inovao um espao onde se misturam a qualidade material e um bom ambiente de relaes entre as pessoas. um ambiente institucional de transparncia, aprendizado e reconhecimento

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL dos valores individuais, que funciona num espao fsico agradvel, confortvel e aconchegante. A preocupao com a qualidade, com a higiene, com a funcionalidade, com a segurana e com a beleza do espao de trabalho aponta para a criao de ambientes que estimulam a cultura da inovao. As tcnicas de controle e gesto dos ambientes de trabalho oriundas do modelo japons (sistema toyota de produo) constituem uma importante ferramenta nesse sentido. A cultura da inovao gerada em ambientes que estimulam o questionamento e a criatividade produtiva favorece as relaes horizontais e informais em oposio s relaes hierrquicas e verticais; estimula a troca de experincias e conhecimento, questiona as tradies, aceita e enfrenta os riscos como desafios de superao e no to somente como ameaas ou perigos. . A GESTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Para realmente funcionar como fator de competitividade, as inovaes devem ser protegidas para que assim no possam ser utilizadas pelos concorrentes. Para proteger as inovaes existem diversas formas de registro, tais como os direitos autorais, marcas e patentes.

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL A patente uma concesso cedida pelo governo, que garante ao titular a propriedade de explorar comercialmente sua criao, e assim evita que terceiros copiem ou comercializem determinado produto sem autorizao previa, em condies de vantagem desleal, visto que no arcaram com os custos da inovao e que possam vend-lo a mais baixo preo. A patente tambm permite ao empresrio, atravs da concesso de licenas de uso da inovao patenteada, ter um retorno dos custos investidos no desenvolvimento da inovao, se consolidando em um importante instrumento para o aumento da rentabilidade de um produto. No Brasil, quem se ocupa do registro de direitos, marcas e patentes o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), organismo do Governo Federal, vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Mas em todos os Estados vm sendo criados grupos ou ncleEsta uma ferramenta fundamental de gesto da inovao, mas importante saber que para obter a patente de uma inveno ou de um produto novo, necessrio que o mesmo seja passvel de industrializao e comercializao. No possvel obter patentes s para idias ou para invenes que no podem ser industrializadas. os de orientao, apoio e proteo propriedade intelectual, assim como em universidades e institutos de tecnologia.

20

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL . A NORMALIZAO O cumprimento das normas existentes o ponto de partida para que inovaes possam ser reconhecidas e registradas, transformando-se efetivamente em ferramentas de competitividade no mercado. Num cenrio marcado pela globalizao da economia e pela concorrncia internacional, aumenta a importncia de produtos com maior valor agregado e portadores de maior contedo tecnolgico. Nesse contexto, as barreiras tcnicas para a comercializao de bens e servios tendem tambm a aumentar, o que faz necessrio que as empresas se preocupem cada vez mais com a normalizao de seus produtos e processos. Normalizao o cumprimento das normas tcnicas existentes num determinado pas ou setor empresarial. As normas servem para estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho ou de segurana, bem como para estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimenses, tipos, usos, fixar classificaes ou terminologias nos processos produtivos. Da a importncia da certificao, no sentido de que as normas tcnicas esto sendo cumpridas. A certificao realizada por organizaes independentes para atestar e declarar que um produto, servio, pessoa ou sistema est em conformidade com os requisitos tcnicos especificados. Essas organizaes so normalmente deno-

21

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL minadas Organismos de Certificao (OC), ou Organismos de Certificao Credenciados (OCC). No Brasil a atividade de certificao desenvolvida, nos mais variados setores industriais e pode ser de carter voluntrio, ou seja, por deciso da prpria empresa, ou compulsrio, determinada pelo governo para poder comercializar produtos ou servios. A partir das ltimas dcadas do sculo XX, tornou-se crescente a necessidade de apresentar certificao de sistemas de gesto (com base nas normas ISO 000 e ISO 1000, entre outras) e de produtos para viabilizar relaes comerciais entre empresas de diferentes pases.

No Brasil, o rgo responsvel pela elaborao das normas de carter voluntrio a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. J o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO o rgo governamental encarregado da formulao e execuo da poltica nacional nessas reas e responsvel, portanto, pelo credenciamento dos organismos de certificao.

22

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL . A ANLISE PRVIA E A AVALIAO DE RESULTADOS A anlise prvia supe caracterizar a tecnologia proposta, analisar os resultados obtidos em testes e prottipos, estudar a situao do mercado para a nova tecnologia, levando em conta toda a cadeia produtiva e analisar a viabilidade econmica, financeira e comercial (em termos de parcerias e financiamento) dos novos produtos. A avaliao de resultados refere-se ao estudo crtico do comportamento das inovaes no mercado, a sua contribuio para a competitividade da empresa no seu nicho especfico, a sua adequao aos objetivos estratgicos da empresa face aos seus concorrentes e o grau de atendimento s necessidades e demandas de clientes e consumidores. Para avaliar resultados importante ento definir como medir esses resultados, o que implica na adoo de indicadores de produtividade e de qualidade. Os indicadores de produtividade procuram avaliar se a empresa esta produzindo mais com menos recursos

O estudo cuidadoso das novas idias e da sua possvel aplicao em produtos comercialmente bem sucedidos, uma ferramenta bsica de gesto da inovao. Diferentemente da avaliao dos resultados comerciais das inovaes, a anlise prvia tem como objeto os resultados das pesquisas tcnicas e cientficas e a sua transformao em produtos novos ou melhorados.

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL e os indicadores de qualidade referemse ao desempenho dos produtos face s necessidades dos clientes. Anlise prvia e avaliao de resultados devem ser prticas permanentes na gesto da inovao e, dessa forma, devem estar incorporadas ao planejamento estratgico e operacional da empresa, prevendo espaos institucionais e recursos para a sua realizao. . A GESTO POR PROJETOS E DE PROJETOS

Um projeto uma ao a ser realizada, num tempo determinado, com objetivos precisos e com recursos humanos, materiais e financeiros claramente estabelecidos. Gerenciar um projeto - gesto de projetos - o acompanhamento e controle da sua execuo. Gesto por projetos a organizao das atividades da empresa em projetos.

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL Na gesto por projetos, as atividades realizadas correspondem aos diversos projetos planejados, os quais devem se enquadrar nas diretrizes e planos estratgicos da empresa. A gesto por projetos permite organizar as atividades da empresa de acordo com os seus objetivos e permite controlar a sua execuo e avaliar os seus resultados. Os elementos bsicos que compem um projeto so:
o diagnstico da situao (mercado e tecnologia) os objetivos a justificativa os recursos humanos e materiais o oramento (custo dos recursos) a viabilidade o cronograma (tempo de execuo das atividades) o mtodo de execuo (normas, procedimentos e fluxos) e o mtodo de acompanhamento e avaliao de resultados.

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL

PARTE 3
GLOSSRIO E ENDEREOS
1. GLOSSRIO
Auditoria: exame sistemtico e independente para se verificar se as atividades e seus resultados esto em conformidade com requisitos especificados e objetivos planejados. Aglomerado produtivo: empresas que atuam numa mesma atividade econmica normalmente em um mesmo territrio, com nvel elevado de articulao inter-empresarial, trabalhando em redes ou de forma cooperada. Aprendizagem organizacional: processo de aquisio e assimilao coletiva de novas bases de conhecimento para adaptao, gerao e aperfeioamento do processo de produo da empresa. Arranjos Produtivos Locais (APL): arranjos produtivos so aglomeraes de empresas localizadas em um mesmo territrio, que apresentam especializao produtiva e mantm algum vnculo de articulao, interao, cooperao e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associaes empresariais, instituies de crdito, ensino e pesquisa.

Atividades de Cincia e Tecnologia: Qualquer trabalho relacionado com a gerao, o avano, a difuso e aplicao de conhecimento cientfico e tcnico em todos os campos da atividade humana. Constituem atividades de cincia e tecnologia a pesquisa bsica, cientfica, aplicada ou tecnolgica; o desenvolvimento experimental de produto ou processo; a administrao da pesquisa cientfica e tecnolgica; os eventos tcnicos e cientficos; a educao e o treinamento em cincia e tecnologia e os servios de apoio pesquisa. Ativo fixo: bens, direitos e valores que a empresa no pretende vender em curto prazo e que no so facilmente conversveis em dinheiro. Ativo imobilizado: conjunto de bens e direitos necessrios manuteno das atividades da empresa, podendo apresentar-se tanto na forma tangvel (edifcios, mquinas, etc.), como na forma intangvel (marcas, patentes, etc.). Ativos intangveis: so bens no-fsicos. O termo define os ativos de uma empresa que no tm representao fsica. Fazem parte dos ativos intangveis as patentes, franquias, nomes e marcas, etc. Auto-sustentabilidade: capacidade da empresa de manter-se no mercado de modo competitivo.

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


Avaliao de conformidade: qualquer atividade com o objetivo de determinar, direta ou indiretamente, que um produto, processo, pessoa ou servio atende aos requisitos tcnicos especificados pelos rgos competentes. Base tecnolgica: processo ou produto que resulta da pesquisa cientfica e cujo valor agregado advm das reas de tecnologia avanada: informtica, biotecnologia, qumica fina, mecnica de preciso, novos materiais, etc. Benchmarking: um processo contnuo de comparao dos produtos, servios e prticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como lderes. um processo de pesquisa que permite realizar comparaes de processos e prticas empresa-a-empresa para identificar o melhor do melhor e alcanar um nvel de superioridade ou vantagem competitiva. Cadeia de valor: conjunto das diversas etapas de produo, que comea com a matria prima, inclui o fornecimento de equipamentos, o aparato tecnolgico e institucional e se encerra com a distribuio e comercializao do produto final. Cadeias produtivas: referem-se ao conjunto de etapas pelas quais passam e vo sendo transformados e transferidos os diversos insumos, em ciclos de produo, distribuio e comercializao de bens e servios. Capacidade tecnolgica: habilidade que a empresa possui de reter e utilizar informaes para as atividades que favorecem o domnio de tecnologias para a aquisio de novos conhecimentos e a inovao contnua. Capital de risco: investimento temporrio em empresas emergentes com evidente potencial de crescimento por meio de aquisio de aes ou debntures conversveis em aes visando rentabilidade acima das alternativas disponveis no mercado financeiro. Capital intelectual: conjunto de conhecimento e informaes acumulado pelos funcionrios da organizao. Capital social: parcela do patrimnio lquido de uma empresa, o qual abrange no somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas tambm os valores obtidos pela empresa e que, por deciso dos acionistas ou proprietrios, so incorporados no capital social. Centro de inovao ou Centro de tecnologia: organizao que abriga e promove a gerao de empreendimentos inovadores e desenvolve atividades para o desenvolvimento de conhecimento cientfico e tecnolgico e a capacitao tecnolgica, financeira e gerencial das empresas numa regio. Centro de pesquisa e desenvolvimento: or-

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


ganizao que abriga atividades de estudos empricos e laboratrios. Certificao Compulsria: estabelecida pelo governo para comercializao de produtos e servios (exemplos: certificao de preservativos masculinos e certificao de fios e cabos eltricos). Certificaes: procedimento de verificao e produo de atestado formal, efetuado por especialistas, relativo presena de requisitos mnimos estabelecidos quanto s qualificaes de pessoal, processos, procedimentos, ou itens de acordo com necessidades especficas aplicveis a empresa. Certificado de Conformidade: documento emitido, de acordo com as regras de um sistema de certificao, para declarar a conformidade de um produto, processo ou servio s normas tcnicas ou outros documentos normativos. Clnica tecnolgica: constituda por servios de consultorias tecnolgicas, prestados por especialistas a empreendedores e empresrios de micro e pequenas empresas, com o objetivo de fornecer solues sob medida para problemas especficos de produtos e processos. Cluster: plo produtivo consolidado pela interao entre empresas de determinado setor econmico que apresentam possibilidade de crescimento contnuo superior quele das aglomeraes econmicas comuns. O cluster apresenta alto potencial de beneficiamento atravs de maior atrao de capital, reduo do lead time, custos, e riscos; maior qualidade e flexibilidade de mo de obra, aumento do dinamismo empresarial e da qualidade de vida da regio. Conhecimento cientfico: competncia que se adquire atravs da pesquisa ou investigao cientfica, seguindo as etapas da metodologia cientfica e que do origem a teorias explicativas dos fenmenos estudados. Credenciamento: modo pelo qual um organismo autorizado d reconhecimento formal de que uma organizao ou pessoa competente para desenvolver tarefas especficas. Cultura empresarial: compreende um conjunto ou sistema de significados que so compartilhados por uma determinada empresa. Ela inclui valores e crenas, ritos, histrias, formas de relacionamento, tabus, tipos de gesto, de distribuio da autoridade, de exerccio da liderana e uma srie de outros elementos. Cursos in company: atende s necessidades especficas de uma empresa, nas suas demandas de capacitao e aprimoramento. Declarao do Fornecedor: procedimento pelo qual um fornecedor d garantia escrita

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


que um produto, processo ou servio est em conformidade com os requisitos especificados. Desenvolvimento experimental: trabalho sistemtico delineado a partir de conhecimento preexistente, obtido por meio da pesquisa e/ou da experincia prtica e aplicado na produo de novos materiais, produtos e aparelhagens, no estabelecimento de novos processos, sistemas e servios e, ainda, no aperfeioamento de bens j produzidos ou de processos j estabelecidos. Desenvolvimento sustentvel: desenvolvimento industrial que atende s necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades. Preserva o meio ambiente e os recursos naturais renovveis. Design: esforo criativo atravs do qual se projetam todo tipo de coisas, incluindo utenslios, vestimentas, peas grficas, livros, mquinas, processos, ambientes e tambm interfaces de programas. Diferenciao: a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes, em funo de suas vantagens competitivas. Ela pode se diferenciar a partir da segmentao de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix de Marketing (produto, preo, promoo e ponto-de-venda/distribuio). Difuso tecnolgica: processo de generalizao, adoo, melhoramento e adaptao contnua de inovao tcnica entre usurios potenciais. Direitos autorais: ramo do Direito Privado destinado a regulamentar as relaes jurdicas surgidas da criao e da utilizao de obras literrias, artsticas ou cientficas. Empresas de base tecnolgica: organizao que fundamenta sua atividade produtiva no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseado na aplicao de conhecimentos cientficos e tecnolgicos e na utilizao de tcnicas avanadas ou pioneiras. Engenharia no-rotineira: atividades de engenharia diretamente relacionadas ao processo de inovao, envolvendo o desenvolvimento de produtos e/ou processos. Ergonomia: avaliao de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torn-los compatveis com as necessidades, habilidades e limitaes das pessoas. Fomento: aplicao de recursos oramentrios governamentais destinados a estimular atividades diversas; frequentemente aplicado s atividades relacionadas pesquisa cientfica e tecnolgica. Fundo de investimento: uma entidade

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


financeira, formada pela unio de vrios investidores que se juntam para a realizao de um investimento financeiro, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessrias para o empreendimento. Fundos setoriais: so instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovao no Pas. Seus recursos so alocados no FNDCT e operados pela FINEP Comits gestores definem suas dire. trizes e planos anuais de investimentos. Gesto da inovao: conjunto de atividades da funo gerencial que coordena esforos para apoiar a criatividade dos seus membros e prover contextos de pesquisa e desenvolvimento para que eles gerem novos produtos e processos. Gesto da qualidade: consiste numa estratgia de administrao orientada a criar conscincia de qualidade em todos os processos organizacionais. Seu objetivo a implicao no s da empresa inteira mais tambm a organizao estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negcios Gesto tecnolgica: estratgia de utilizao de tcnicas de administrao com a finalidade de maximizar o potencial tecnolgico da empresa. Licenciamento de tecnologia: acordo contratual pelo qual uma organizao vende a outra empresa os direitos de uso de tecnologia de sua propriedade, sob a forma de patentes, processos e/ou know-how tcnico e pelo qual recebe pagamentos de royalties e/ou outra forma de compensao. Melhoria contnua: as empresas so municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdcios existentes na empresa, sejam em processos produtivos j existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manuteno de mquinas e processos administrativos. Metrologia: cincia da medio que abrange todos os aspectos tericos e prticos relativos s medies, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da cincia ou tecnologia. Metrologia: a cincia das medies que trata de como obter uma informao confivel a partir do uso de um instrumento de medio, que algo imperfeito. Nicho de mercado: segmento de mercado especializado, com caractersticas prprias e que oferecem oportunidades de negcios para empreendimentos especficos. Nicho Tecnolgico: oportunidade de inovao de natureza predominantemente incremental, detectada no paradigma tecnolgico vigente,

0

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


que utiliza competncias essenciais da empresa ou da regio, para possibilitar vantagem competitiva em determinado mercado. Organismo de Inspeo (OI): entidade responsvel por avaliar se determinada caracterstica ou conjunto de caractersticas de um produto ou servio atendem aos requisitos tcnicos especificados. Organizao de Terceira Parte: organizao independente, no envolvida diretamente na produo do produto/ na prestao do servio ou representante de seus interesses (primeira parte), nem com o consumo deste produto ou servio ou quem representa os seus interesses (segunda parte). Paradigma tecnolgico: padro ou modelo para soluo de problemas tecnolgicos ou econmicos que define as necessidades mais relevantes, os princpios cientficos utilizados para a realizao de determinada tarefa e o material tecnolgico a ser utilizado. O paradigma tecnolgico determina as oportunidades tecnolgicas que resultam em inovaes e alguns procedimentos bsicos para a exportao dessas inovaes. Patente: ttulo de propriedade temporria sobre inveno, modelo de utilidade ou desenho industrial, outorgado pelo estado ao inventor, autor, pessoa fsica ou jurdica detentora de direitos sobre a criao. A patente confere ao seu titular uma situao legal, pela qual a inveno patenteada pode ser explorada (fabricada, importada, vendida e usada), com autorizao do particular. Plano de negcios: documento no qual estaro registrados o conceito do negcio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratgias de marketing e o plano financeiro. Produtividade sistmica: abordagem integrada dos diversos fatores que integram os processos produtivos: sociais, tecnolgicos, culturais, econmicos e ambientais. Produtividade: (a) maximizao dos resultados da empresa atravs da otimizao dos recursos utilizados; (b) medida da eficincia de uma empresa ou organizao na utilizao de recursos, calculada atravs da diviso da produo fsica obtida numa unidade de tempo por um dos fatores de produo (trabalho, bens, capital). Programa: conjunto de projetos ou aes permanentes estabelecidas para atingir objetivos, que utilizam recursos de uma mesma fonte. Projeto: atividade ou conjunto coordenado de atividades, com incio e trmino definidos, dirigidas para alcanar objetivos explcitos e justificados, segundo uma metodologia definida e empregando recursos humanos, materiais e financeiros previamente estabelecidos. Propriedade industrial: conjunto de direitos

1

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


que compreende as patentes de inveno, os modelos de utilidade, os desenhos ou modelos industriais, as marcas de fbrica ou de comrcio, as marcas de servio, o nome comercial e as indicaes de provenincia ou denominaes de origem, bem como a represso da concorrncia desleal. Propriedade intelectual: conjunto de direitos que competem a um indivduo (escritor, artista ou inventor) como autor de uma obra imaginada, elaborada ou inventada. O ttulo de propriedade intelectual pode ser concedido nas categorias: artstica,, tcnica e cientfica. Prottipo: modelo original bsico representativo de inveno ou criao nova, feito em escala, e que apresenta todas as caractersticas essenciais do produto final desejado. O prottipo utilizado em testes fsicos. Qualidade: caractersticas de valor de um produto ou servio que atende s especificaes ou padres de excelncia referentes a esse produto ou servio. Qualificao do Fornecedor: atividade realizada pelo produtor ou comprador do bem ou servio, para avaliar se seu fornecedor atende aos requisitos especificados. Requisitos Tcnicos Especificados: itens ou critrios definidos em uma norma tcnica, regulamento tcnico ou outro documento de referncia. Responsabilidade social: a forma tica e responsvel que a empresa desenvolve todas as suas aes, suas polticas, suas prticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Royalties: trata-se de uma retribuio financeira paga mensalmente pelo franqueado ao franqueador pelo uso contnuo da marca e pelo apoio permanente que o franqueado recebe (treinamentos, suporte mercadolgico, suporte administrativo, etc.). Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (SINMETRO): criado em 1, tem como finalidade o desenvolvimento e implementao da poltica nacional de metrologia, normalizao e avaliao da qualidade industrial. Qualquer entidade pblica ou privada que exera atividade relacionada aos assuntos pode integrar-se ao SINMETRO. Possui como rgo normativo o CONMETRO e como rgo executivo o INMETRO. Sistema Brasileiro de Certificao (SBC): conjunto de organizaes, atividades, regras e procedimento reconhecido pelo governo brasileiro para garantir a transparncia e credibilidade da atividade de certificao e atividades correlatas. O rgo executivo do SBC o INMETRO.

2

Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL


Spin-off: empresa impulsionada por outra j estabelecida no mercado, para atuar na mesma rea de negcio, mas com produto ou servio diferente daquele que a empresa original comercializa. Tecnologia da informao: aquela que se aplica s reas da informtica, telecomunicaes, comunicaes, cincia da computao, engenharia de sistemas e de software. Tecnologia industrial bsica: tecnologia aplicada ao processo de manufatura de uma indstria. Tecnologia limpa: tecnologias capazes de produzir com pouco ou nenhum resduo e/ ou impacto ambiental. Do mesmo modo, ao produto formado por esta tecnologia exigido que seja ambientalmente correto ou seja, no apresente risco para qualquer usurio durante todo seu ciclo de vida e que o descarte seja possvel e eficiente nos requisitos de consumo de energia. Tecnologia: refere-se a tcnicas, mtodos, procedimentos, ferramentas, equipamentos e instalaes que contribuem para a realizao e obteno de um ou vrios produtos. Em geral, divide-se a tecnologia em duas categorias: tecnologia de produto e tecnologia de processo. As tecnologias de produto caracterizam-se por resultarem em componentes tangveis e facilmente identificveis, as de processo incluem tcnicas, mtodos e procedimentos utilizados para obter determinados produtos. Transferncia de tecnologia: intercmbio de conhecimento e habilidades tecnolgicas entre instituies acadmicas de pesquisa e empresas. feita na forma de contratos de pesquisa e desenvolvimento, servios de consultoria, formao profissional, inicial e continuada, venda de patentes, marcas e processos industriais, publicao na mdia cientfica, apresentao em congressos, migrao de especialistas, programas de assistncia tcnica, espionagem industrial e atuao de empresas multinacionais. Valor agregado: procedimento atravs do qual uma empresa desenvolve e melhora produtos ou servios antes de oferec-los a seus clientes. Vantagem competitiva: conjunto de fatores fundamentais que influem na diferenciao de produtos e processos num ambiente de concorrncia econmica. Vantagem tecnolgica: capacidade da empresa de se manter na fronteira do conhecimento para o favorecimento do processo de inovao.



Kit Metodolgico PARA A INOVAO EMPRESARIAL 2. ENDEREOS NA INTERNET


http://www.inovacaotecnologica.com.br http://www.infotec.org.br http://www.inovar.org.br http://www.institutoinovacao.com.br http://www.mbc.org.br http://www.mct.gov.br http://www.desenvolvimento.gov.br http://www.bndes.gov.br http://www.finep.gov.br http://www.abdi.com.br http://www.sebrae.com.br http://www.senai.br



Esta publicao contou com o apoio MCT/FINEP atravs do projeto Mobilizar para Inovar

MBC SBN Quadra 1 Bloco B Sala 404 Edifcio CNC CEP: 70041.902 Braslia/DF Fone/Fax: (55) (61) 3329.2101 mbc@mbc.org.br

Potrebbero piacerti anche