Sei sulla pagina 1di 48

As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com) Esse texto divulgado com a permisso do Autor. Thanks, Jess!

Captulo I: Sonhos de Imprio

Capa O ttulo do livro pode ser uma aluso ao filme britnico de 1960 The League of Gentlemen (A Liga de Cavalheiros), baseado em um romance de 1958 de mesmo nome, escrito por John Boland. O enredo do filme sobre um grupo de ex-militares forados a aposentadoria que planejam e realizam um roubo de banco. Um trecho divertido de uma feliz coincidncia (ser?) que dois dos personagens na Liga do filme chamam-se Hyde e Mycroft. Pgina 1, quadrinho 1 Dover o ponto da Inglaterra mais prximo da Frana; famoso por seus penhascos brancos, que podem ser vistos ao fundo. Pgina 1, quadrinho 2 A figura na caixa de cigarro um arlequim. Citado na Reader's Encyclopedia (Enciclopdia do Leitor) de Benet: Na pantomima britnica, um duende sups ser invisvel aos olhos de todos exceto aos de sua fiel Columbina. Sua funo danar pelo mundo e frustrar todos os truques enganosos do Palhao, que suspeito de est apaixonado pela Columbina. Isto pode ser um simbolismo da viso que o dono da caixa de cigarros tem de si, como um tipo de malandro que frustra os truques enganosos de seus inimigos. O Arlequim visto aqui uma ilustrao de Aubrey Beardsley; A fonte do Arlequim de Beardsley visto aqui The Scarlet Pastorale (A Pastorela Escarlate), que foi publicado em 1898 no The London Year Book (O Livro do Ano de Londres). Pgina 1, quadrinho 3 A imagem da carruagem de aluguel est ligada s histrias de Sherlock Holmes de A. Conan Doyle; seu aparecimento aqui provavelmente no coincidncia, por razes que logo ficaro aparentes. Pgina 1, quadrinho 5 John Bull o apelido nacionalista para um ingls, do mesmo modo que Tio Sam um apelido para um americano.

Pgina 1, quadrinho 7 Apresentao de dois personagens que sero centrais nesta srie. O cavalheiro Campion Bond. O nome pode soar familiar qualquer pessoa, mas um nome completamente original. Simplesmente poderia ser, claro, que Moore props um nome que soe familiar, mas que no tem uma base literria. Um recente artigo da Wizard confirmou que no h nenhuma fonte literria anterior para Campion Bond, e que Moore disse que precisou de um personagem para representar aquele papel em particular na histria, mas que no havia nenhum disponvel que preenchesse a lacuna, assim ele colocou um encima. Ele especificamente criou aquele nome para dar uma sensao de familiaridade ao personagem. A senhora Wilhelmina Murray, mas como ns eventualmente saberemos, este no o nome pelo qual muitos de ns a conhecemos. Pgina 2 Esta a nossa primeira indicao de que o que estamos vendo a Inglaterra de uma realidade alternativa. A volumosa estrutura na qual Bond e Murray esto (como pode ser visto na placa) o Passadio do Canal - quer dizer, uma ponte que passa atravs do Canal ingls e que uniria a Inglaterra e a Frana. Embora tal qual uma ponte, como a idia de um tnel que passasse debaixo do Canal, foi proposta por muitos anos (a idia foi proposta pela primeira vez em 1802, por Napoleo), nada assim foi construdo, no s por bvias razes polticas, mas tambm por razes tecnolgicas; o maquinrio necessria para construir uma ponte deste tamanho, como os guindaste vistos aqui, no estava disponvel, certamente no em 1898. Ns poderamos imaginar que a razo para tal diferena neste mundo que personalidades da fico da era vitoriana, como Sherlock Holmes, poderiam ter feito uma diferena no curso de eventos, e assim ps a Inglaterra muito frente dos acontecimentos reais. Assim esta srie poderia ser considerada steampunk para este gnero de fico, incluindo a trilogia Steampunk de Paul Di Filippo, Queen Victoria's Bomb (a Bomba da Rainha Victoria), The Difference Engine (A Mquina da Diferena), de Bruce Sterling & William Gibson nas quais os eventos de fico cientfica acontecem no cenrio do Sculo XIX, normalmente na Londres do final do Sculo XIX. Morlock Night (A Noite de Morlock) e Infernal Machine (Mquina Infernal) de K.W. Jeter antecedem o trabalho de DiFilippo e de Gibson. A nica e meio-armada esttua de mulher na ponte Britannia, a personificao do Imprio britnico. O primeiro exemplo conhecido do uso desta figura para representar a Inglaterra foi uma moeda romana, aproximadamente de 150 DC; a figura foi reavivada em 1665, durante o reinado de Charles II. O leo aparece nos braos de Inglaterra em passant gardant, quer dizer, caminhando e mostrando a face de frente, como faz aqui. Acesso de Albion (do original ingls Albion reach), visto na base abaixo do leo, parece um tipo de trocadilho. Albion um antigo e potico nome para Inglaterra, derivado

provavelmente do latin albus (branco), e dos penhascos brancos de Dover. Assim Albion reach no s faz trocadilhos com alm de todo o alcance - quer dizer, a Inglaterra que est alm do alcance do mundo - mas tambm em reach (alcance, extenso) no significado de England's grasp (O Domnio da Inglaterra) - quer dizer, a Inglaterra, se unindo pela ponte com a Frana, tem a Frana, e talvez o mundo, dentro de seu domnio (grasp, em ingls, significa a ao de agarrar e captar, alcance, usurpao ou compreenso). Note o trocadilho no lado do guindaste. O anncio da demora na data de concluso da Calada uma referncia ao infame atraso de planejamento da construo do Tnel do Canal da Mancha. Pgina 3, Quadrinho 1 O texto a seguir pode estragar a surpresa sobre quem Wilhelmina Murray, assim se voc gosta de surpresas, no o leia, Ok? Wilhelmina Murray de fato Mina Harker, do Drcula de Bram Stoker. Murray, no romance, era o nome de solteira de Mina Harker, e Mina o diminutivo de Wilhelmina. Em Drcula, Mina Harker era a esposa de Jonathan Harker, o suposto protagonista do romance; eles, junto com Dr. van Helsing, entram em conflito com o vampiro, e eventualmente triunfam, embora no antes de Mina ser mordido por Drcula e forada a beber o sangue dele. Ao trmino do romance, porm, ela novamente humana, e com Jonathan e o seu filho, parecem ser uma famlia. Claramente algo aconteceu ento entre 1897 e o tempo atual para fazer com que Mina tenha se divorciado de Jonathan.

As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com)


Captulo I: Sonhos de Imprio

Pgina 3, Quadrinho 3 Pode ser que a palavra arrebatada (do original ingls ravished) na frase arrebatada por um estrangeiro usada por Bond seja uma referncia a Mina ter sido mordida por Drcula, embora sabendo que o trabalho de Moore algo bem mais intrincado. (em ingls, a palavra ravish tanto pode significar arrebatamento como violao, estupro, rapto). Pgina 4, quadrinho 1 As palavras de Campion Bond aqui implicam que ele trabalha para o Servio Secreto britnico. Pode ser que Moore esteja implicando que Campion Bond seja um predecessor familiar de James Bond - um av ou bisav, talvez?

Mycroft Holmes, no mundo de Sherlock Holmes, de A. Conan Doyle, o irmo mais velho, mais gordo, e mais inteligente de Sherlock Holmes; foi estabelecido nas histrias de Holmes que, da mesma maneira que Sherlock teve ocasio para fazer certos servios a Sua Majestade, tambm assim fez Mycroft, mas em uma base mais regular. Em The Adventure of the Bruce-Partington Plans (A Aventura dos Planos de Bruce Partington), Holmes e Watson tm este dilogo: No trs nenhuma recordao minha mente. Mas aquele Mycroft deveria fugir desta moda errtica! Um planeta poderia muito bem deix-lo em sua rbita. A propsito, voc sabe o que Mycroft ? Eu tive uma vaga recordao de uma explicao durante a Aventura do Intrprete Grego. Voc me falou que ele fez um pequeno servio para o governo britnico. Holmes riu. Eu no sabia que voc se lembrava to bem daqueles dias. Algum tem que ser discreto quando outro fala de altos assuntos de estado. Voc est certo em pensar que ele trabalha para o governo britnico. Voc tambm teria razo, de certo modo, se dissesse que ocasionalmente ele o governo britnico. Meu caro Holmes! Eu pensei que eu poderia surpreend-lo. Mycroft ganhou quatrocentos e cinqenta libras em um ano, apenas como um subordinado, no tem nenhuma ambio de qualquer tipo, no receber nem horarias nem ttulos, mas permanecer como o homem mais indispensvel do pas. Mas como? Bem, a posio dele sem igual. Ele fez isto para si. Nunca houve qualquer coisa como isto antes, nem haver novamente. Ele tem o mais limpo e mais ordenado dos crebros, com a maior capacidade por armazenar fatos, do que qualquer homem vivo. Os mesmos grandes poderes que eu tenho usado para descobrir crimes, ele usou para seus negcios particulares. As concluses de todos os departamentos so passadas para ele, e ele o cmbio central, a casa imaculada que determina o equilbrio. Todos os outros homens so especialistas, mas a sua especialidade a oniscincia. Supomos que um ministro necessitasse de informao sobre um ponto que envolve a Marinha, a ndia, o Canad e a questo monetria; ele poderia obter seus conselhos separados de cada um dos vrios departamentos, mas apenas Mycroft pode enfocar todos eles, e dizer de improviso como cada fator afetaria o outro. Eles comearam usando-o como um atalho, uma convenincia; agora ele se fez essencial. Naquele seu grande crebro tudo simples e pode ser entregue num instante. Vrias e vrias vezes a palavra dele decidiu a poltica nacional. Ele vive disto. Ele no pensa em mais nada exceto quando, como um exerccio intelectual, ele relaxa se eu o chamo e lhe peo que me aconselhe em um de meus pequenos problemas.

H tambm o fato de um Bond no Servio Secreto trabalhando para um tal M. A Cronologia e anotaes de James Bond, especificamente creditam Mycroft Holmes como sendo o primeiro M. Houve um certo Christopher Marlowe, de acordo com algumas fontes, que conhecido por ter sido o cabea do servio secreto da Rainha Elizabeth, e a ele se referiam como M, fazendo dele o primeiro M. Pgina 4, quadrinho 3 Estamos vivemos uma poca turbulenta, onde sonhos inquietantes caem sobre o semblante do Imprio. interessante que Bond diga isto, levando em conta o fato que 1897, o ano anterior, foi o Jubileu de Diamante da Rainha Victoria, um grandioso evento de celebrao do ego por parte do Imprio Britnico. Mas a verdade que apesar da jactncia e excesso de confiana do Jubileu de Diamante, o humor geral entre os lderes britnicos e dos formadores de opinio era pessimista. A Frana estava reerguendo como uma potncia mundial e rival europia expansionista, naes recentemente unidas como a Alemanha e a Itlia estavam perturbando a conhecida ordem mundial, exportaes britnicas estavam em declnio, e a supremacia dos produtos manufaturados britnicos e o seu imprio comercial estavam sendo ameaados pela Alemanha e pelos Estados Unidos. Tambm, em 1898 a Inglaterra foi comandada pelo Partido Conservador que estimulou temores como um modo de manter o poder. Estas so algumas das razes de algum como Campion Bond estar preocupado com o futuro, at mesmo em uma Terra alternativa como essa. Pgina 5, quadrinho 2 Ns estamos em um antro de pio; esses instrumentos longos que os homens esto segurando so cachimbos de pio. Segue-se agora uma traduo rabe das seguintes quadrinhos da pgina cinco: Quadrinho 2 Guia: O que est fazendo aqui, Senhorita? Quadrinho 3 Guia: Quem voc veio buscar aqui? Murray: Obrigado por sua grande ajuda. Pgina 6, quadrinho 2 A Sra. Murray est falando com Allan Quatermain, o heri dos livros de Quatermain,

de H. Rider Haggard cujo o mais famoso deles As Minas do Rei Salomo. Quatermain era um dos prottipos dos grandes aventureiros brancos, viajando entre raas nativas em mundos perdidos na Terra. Allan Quatermain teve mais tarde uma enorme influncia no gnero de literatura pulp; desde John Carter de Edgar Rice Burroughs, Tex Thompson de Ken Fitch e Bernard Bailey (para a DC) e Whitney Ellsworth e George Papp (tambm para a DC) at Indiana Jones tm sua linhagem traada at Allan Quatermain. Obviamente o seu destino aqui, como um viciado de pio, uma nova reviravolta na vida do personagem que foi morto ao trmino de Allan Quatermain em 1887. A sua suposta morte referida no Captulo 1 de Allan and the Sundered Veil. Poderia se supor que Moore ao menos indiretamente influenciado ou inspirado em parte pela genealogia Wold Newton, criada por Philip Jos Farmer em Tarzan Alive! (Tarzan Vive!) e Doc Savage: His Apocalyptic Life. (Doc Savage: Sua Vida Apocalptica). A teoria era que um meteoro aterrissou perto de Wold Newton, em Yorkshire no sculo XVIII, e irradiou vrias mulheres grvidas, produzindo assim uma famlia de indivduos extraordinrios, incluindo todo o mundo de Tarzan, Doc Savage, Sherlock Holmes, Harry Flashman e Travis McGee. (Moore se refere diretamente a Tarzan Alive! no seu prefcio edio encadernada americana de The Dark Knight Returns, de Frank Miller). As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com)
Captulo I: Sonhos de Imprio

Pgina 6, quadrinho 11 Mina: Saia! Guia: Venha, mulher! Ns no somos aquele sujeito feio. Isso apenas um copo (de vidro) [1]. Voc no sentir coisa alguma. Pgina 6, quadrinho 12 Sujeito gordo: Entre... seja boa conosco. Pgina 7, quadrinho 1 Sujeito magro: Voc vai gostar disto. Ns somos os bem-amados dela [2]. Pgina 7, quadrinho 3 Sujeito magro: ...sim, assim melhor. Pgina 7, quadrinho 4

Sujeito magro: Eu juro por Deus. Pgina 7, quadrinho 5 Quatermain: basta! Pgina 7, quadrinho 6 Quatermain: ...deixem-na em paz ou eu irei rachar suas cabeas ao meio. Pgina 7, quadrinho 7 Sujeito gordo: ...ele est exagerando ...olhem pra ele. Ele um destruidor [3]. Sujeito magro: Voc vive como um homem morto. Entre mosquitos. Pgina 7, quadrinho 8 Sujeito magro: Eu farei de voc um mosquito. Pgina 7, quadrinho 12 Sujeito gordo: Filho de uma cadela, voc matou meu irmo... Vou arrancar seu corao. Pgina 8, quadrinho 1 Sujeito gordo: Ingls maldito ... sujo... Pgina 8, quadrinho 2 Sujeito gordo: Filho de uma prostituta! Pgina 8, quadrinho 3 Sujeito gordo: Voc no ficar doente. Voc vai... Pgina 8, quadrinho 4 Sujeito gordo: ...morrer? Pgina 8, quadrinho 8 Sujeito gordo: Meus amigos, eles me mataram! ... No os deixem escapar! [1]O que significa o comentrio sobre o copo pode ser um tanto obscuro; aqui, isso significa especificamente um copo de vinho. [2]Favoritos, amantes.

[3]Presume-se que ele que um destruidor uma frase para um viciado de pio. Pgina 10 O submarino visto aqui , claro, o Nautilus, a embarcao do Capito Nemo, das Vinte Mil Ligas Submarinas, de Jlio Verne e sua curta sequncia A Ilha Misteriosa. Jlio Verne creditado comumente como o criador, junto com H.G. Wells, da fico cientfica moderna. O Capito Nemo do filme da Disney, o Nemo interpretado por James Mason, no o Nemo dos romances de Verne. Verne escreveu romances melanclicos, cheio de obscuridade e maravilhosa (para os olhos do final do sculo XIX) cincia, com um misantropo charmoso e romntico em Nemo, algum bem distante do Nemo de Mason. As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com)
Captulo I: Sonhos de Imprio

Pgina 11, quadrinho 3 Este o Capito Nemo. O personagem de Verne , como Moore mostra aqui, um prncipe indiano, um Sikh, levado misantropia pela injustia britnica; ele no algum que se parece com James Mason. O evento especfico que levou Nemo a se tornar um pirata foi a supresso brutal pelos britnico dos indianos durante a insurreio deles em 1857-1858, um evento que deixou uma marca profunda na psique vitoriana, e uma marca at mais profunda no indiano; foi cheia de brutalidade e atrocidades de ambos os lados, e fortaleceu conservantismo britnico no subcontinente. Em A Ilha Misteriosa, a origem de Nemo descrita deste modo: Capito Nemo era um indiano, prncipe Dakkar, o filho de um rajah do ento territrio independente de Bundelkund [1] e um sobrinho do heri indiano Tippu Sahib [2]. O pai dele o enviou para a Europa quando ele tinha dez anos para que ele recebesse uma educao completa com a inteno secreta de que lutaria um dia de braos iguais contra esses a quem ele considerou ser os opressores de seu pas. Em 1857, a Grande Revolta Sepoy [3] estourou. O prncipe Dakkar foi a sua alma. Ele organizou o imenso motim. Ele ps os seus talentos e as suas riquezas ao servio desta causa. Ele se sacrificou. Ele lutou nas linhas dianteiras, ele arriscou a sua vida como o mais humilde dos heris que tinham tornado livre o pas deles; ele foi ferido dez vezes em vinte embates, mas no pde achar a morte quando os ltimos soldados da batalha pela independncia caram sob as balas inglesas. [1] Bundelkund, tambm conhecida como Bundelkhand, est localizada na parte oriental da ndia Central, e agora uma parte de Madhya Pradesh, na parte centro-norte da ndia. No foi repassada ao controle britnico at 1817, o que poderia ter sido feito por Nemo em seus 70 ou 80 anos na poca da Liga se lhe enviassem para longe do territrio independente com a idade de 10 anos.

[2] Tippu-Sahib era, presumivelmente, o Sulto de Tipu (1753-1799), o filho de Haidar Ali. Haidar Ali (1721-1782) assumiu o trono de Mysore em 1761, combateu na Inglaterra e eventualmente os forou a assinar um tratado de ajuda mtua, em 1767. Haidar Ali , com a ajuda francesa, atacou os britnicos na Carnataca em 1780, mas foi morto em 1782. O Sulto de Tipu continuou a batalha na Segunda Guerra AngloMysore, mas parou quando a ajuda francesa foi retirada, em 1784. Em 1790 Tipu atacou a cidade de Travancore e comea a Terceira Guerra Anglo-Mysore, mas foi derrotado em 1792. Em 1799 Tipu, aprofundou as correspondncias e negociaes com os franceses, recusando a cooperar com o Governador-Geral britnico nos seus esforos de suprimir a influncia francesa na ndia. Os britnicos enviaram dois exrcitos para Mysore e conduziram Tippu em Seringapatam, a sua capital, e a tomou por desgaste; Tipu morreu, lutando bravamente numa brecha de seus muros. O Sulto de Tipu, o Tigre de Karnataka, aplaudiu os princpios da Independncia Americana e a Revoluo Francesa e era um Aufklaerer, um homem de esclarecimento. Ele era muulmano, mas tolerou o Hindusmo e at mesmo adorou no Templo da deusa Sri-Ranga ... ele foi supostamente o primeiro homem na histria a usar foguetes na guerra... ...aparentemente possuidor de um magnfico tigre mecnico que usou como um dispositivo de tortura para matar os seus inimigos. Um conto fictcio do seige de Seringapatam, e mais sobre o prprio Sulto de Tipu, pode ser encontrado em Sharpe's Tiger, de Bernard Cornwall. [3] A Grande Sepoy, ou O Grande Motim, foi a culminao do grande descontentamento indiano com as regras britnica. Os sepoys eram os asiticos que se agrupavam nos exrcitos da Companhia da ndia Oriental, que era para todos os intentos e propsitos, o poder militar britnico na ndia (havia relativamente algumas unidades regulares do exrcito britnico presentes na ndia antes disto). Os sepoys nos exrcitos da Companhia eram em maior nmero que os britnicos, em torno de 7 para 1, mas eram (claro) comandados por um corpo de oficiais do exrcito britnico, a maioria deles eram e/ou incompetentes e/ou mercenrios e/ou cruis, e havia muita intranquilidade nos exrcitos. O rifle de cartucho Mini foi introduzido nessa poca; tinha que ser mordido para carregar, e um rumor se espalhou entre elementos desafeioados do exrcito de que a graxa usada no cartucho inclua gordura de vacas e porcos. Este rumor - dos quais recentes investigaes mostraram ter tido um pouco de verdade - era imensamente ofensivo tanto para os hindus, para quem a vaca uma criatura sagrada, como para os muulmanos, para quem o porco um animal sujo. Quando 85 sepoys em Meerut recusaram-se a aceitar os novos cartuchos, eles foram desgraados e foram encarcerados; um regimento indiano os libertou e matou tantos europeus quanto puderam e incitaram massacres e contra-massacres. Aquela concha na frente do turbante de Nemo , claro, um nautilus (uma criatura marinha). Memesahib uma palavra Hindu, usada pelos hindus e muulmanos na ndia colonial quando se dirigiam ou falavam a uma mulher europia de status social ou oficial; sahib a palavra usada quando se dirigiam a um homem.

Essa foi a primeira vez em que Nemo foi descrito como "Indiano" em seus trajes, e que (alm disso) ele se assemelhava ao retrato de Nemo em Fushigi No Umi No Nadia, (Nadia: O Segredo de gua Azul), ao mesmo tempo um adaptao de anim iniciada no mesmo perodo da Liga, sobre uma menina de circo chamada Nadia e baseada um pouco em Vinte Mil Lguas Submarinas. Nemo tinha sessenta anos durante os eventos de A Ilha Misteriosa, o que o faria consideravelmente mais velho durante a poca da Liga. Moore & O'Neill tomaram alguma licena artstica com o aparecimento de Nemo aqui, e Nemo no quase to distintamente um indiano em trajes indianos dos romances de Verne.

Pgina 11, quadrinho 4 Maometanos uma antiga palavra muulmana; foi, entretanto, em voga durante a era vitoriana. Alm disso, como um indiano, Sikh, e hindu, bastante lgico que ela seria um depreciativo de muulmano; os Sikhs e os muulmanos raramente se deram bem, e mais freqentemente tm-se dado a cortar as gargantas uns dos outros. Pgina 11, quadrinho 5 Homem com punhais: No deixe os diabos brancos escaparem ... aquele grandalho maldito ... ele no ... [1] Pgina 11, quadrinho 6 Homem: Voc ir nos dizer... [1] o ele no talvez seja uma referncia figura de um policial, ou para Quatermain ou para Nemo. Pgina 13, quadrinho 5 Nemo a palavra latina para ningum. Nemo no o nome real do Capito do Nautilus, no romance de Verne; quando perguntado sobre sua identidade, ele diz: Eu no sou nada mais para voc do que Capito Nemo; e voc e seus companheiros no so nada mais para mim do que passageiros do Nautilus. Isto , com toda probabilidade, uma referncia de Verne para a ttica de Odysseus para o Ciclope Polyphemus onde ele disse que o seu nome era Homem Nenhum. As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com)
Captulo I: Sonhos de Imprio

Pgina 15, quadrinho 1 As minas de diamante das quais Quatermain se entusiasma so as do Rei Salomo, que Quatermain achou depois de muitas aventuras violentas. Umslopogaas foi o valente e nobre companheiro zulu de Quatermain. O destino dele revelado em Allan and the Sundered Veil. A roda do leme do Nautilus, vista atrs de Nemo e Murray, do deus Shiva danando. Shiva o deus hindu da destruio e da dana, e um dos trs mais importantes da religio hindu. Faz um certo sentido que Nemo que tanto um guerreiro quanto um filsofo culto, pudesse adorar Shiva, que encarna essas (e outras) caractersticas. Mais, como Moore mostrou em uma entrevista, fazendo a roda do leme do Nautilus uma esttua de Shiva danando uma sensao de bons desgnios; esta outra divergncia da descrio do Nautilus nos romances de Verne, mas dentro dos limites da licena artstica. Quadrinho 2. Temos outra sugesto sobre a natureza desta Terra alternativa: As vidas de Nemo, Quatermain, e os outros eram escritas, e as suas aventuras eram consumidas popularmente, assim como a vida de certos pistoleiros do Velho Oeste americano e suas faanhas eram lidas na imprensa popular. Isto tambm aconteceu a Sherlock Holmes, como visto em The Valley of Fear (O Vale de Medo). Quadrinho 4. Um outro indicador da verdadeira identidade de Mina Murray visto aqui; enquanto evita o assunto sobre suas qualificaes ao se envolver com homens to perigosos quanto Nemo & Quatermain, Murray inconscientemente segura sua echarpe, at mesmo apontando para o seu pescoo. A echarpe de Mina vermelha, talvez uma deliberada aluso echarpe vermelha de Walter Sickert em Do Inferno, de Moore. Pgina 16, quadrinho 1 A vista da cidade Parisiense vista aqui parece indicar que esta realmente uma histria Steampunk, com os bales, nuvens de poluio no cu e o estranho veculo na parte inferior direita. Esta uma referncia para a Paris de Jlio Verne do Sculo Vinte. Pgina 16, quadrinho 3 A questo da Ilha Misteriosa uma referncia ao livro do mesmo nome, um tipo de sequencia para As Vinte Mil Lguas Submarinas. Pgina 17, quadrinho 1 Auguste Dupin foi a criao de Edgar Allen Poe; ele era um brilhante detetive amador francs, e apareceu em Murders in the Rue Morgue (Os Assassinatos da Rua Morgue), The Mystery of Marie Roget (O Mistrio de Marie Roget) e The Purloined Letter (A Carta Roubada). Poe, com o personagem Dupin, creditado como tendo estabelecido o mais alto grau no gnero da fico de detetives. Como Sherlock Holmes de Conan Doyle, o Dupin de Poe foi baseado em uma figura real, mas os elementos que fazem das histrias parte do gnero de detetives eram criaes apenas de Poe. A fonte para a

criao de Dupin foi Franois Eugene Vidocq, um ex-criminoso que de um informante da polcia se tornou o cabea da Suret (a fora policial Parisiense). curioso o fato de Dupin estar vivo desde Os Assassinatos na Rua Morgue at a histria da Liga. Os Assassinatos na Rua Morgue foi publicado em 1841, e se Dupin tinha 30 anos no romance, ento ele teria por volta de 80 anos na histria da Liga: bem velho, mas certamente no fora da realidade do possvel. Algumas pessoas apontaram, incluindo Warren Ellis (!) e Pete Meilinger, de como Sherlock Holmes se refere a Dupin em umas de suas primeiras histrias, com Conan Doyle, atravs de Holmes, sendo desdenhoso com relao a Dupin. em A Study In Scarlet (Um Estudo em Vermelho), Watson, em resposta a uma explanao tipicamente Holmesiana, diz: Isso to simples que at eu posso explicar, Eu disse, sorrindo. Voc me lembra o Dupin de Edgar Allan Poe. Eu no tinha idia que tais indivduos existiam fora das histrias. Sherlock Holmes se levanta e acende seu cachimbo. No h dvida que voc est me elogiando ao me comparar Dupin, ele observa... Agora, em minha opinio, Dupin era um camarada mais inferior. Esse seu truque de interromper os pensamentos de seus amigos com um propsito de advertir aps um silncio de quinze minutos realmente muito evidente e superficial. Ele tinha um pouco de gnio analtico, sem dvida; Mas ele no era, de forma nenhuma, o fenmeno que Poe imaginou. Terence Chua completa que Doyle, claro, est sendo irnico, e bem sabido que ele no compartilhava da opinio de Holmes sobre Poe ou Dupin. Pgina 18, quadrinhos 1-2 Dupin est recontando os eventos ocorridos em Os Assassinatos na Rua Morgue. Pgina 18, quadrinho 4 O assassino de Whitechapel Jack, o estripador, que matou violentamente algumas prostitutas no distrito de Whitechapel, em Londres. A verso de Alan Moore dos assassinatos descrita no timo Do Inferno. Pgina 18, quadrinho 5 Anna Coupeau ou Nana, aqui referida, uma personagem criada por Emile Zola em L'Assommoir and Nana; ela uma mulher levada prostituio pelo alcoolismo de seus pais. Pgina 18, quadrinho 6 Demi-mondaine uma designao para prostituta.

Pgina 19, quadrinho 3 Aparentemente, Murray est relutante em remover sua encharpe devido a permanente cicatriz deixada em seu pescoo pela mordida de Drcula. As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com) Esse texto divulgado com a permisso do Autor. Thanks, Jess!
Captulo II: Fantasmas & Milagres

Pgina 29, quadrinho 2 Ludano um extrato de pio; geralmente era feito com uma mistura de pio e vinho. Pgina 31, quadrinho 2 Note os dedos prenseis do p de Hyde; ele claramente um smio em sua forma de Hyde. Pgina 32 O OXO no dirigvel um aviso de basta adicionar gua que ainda hoje encontrado em produtos de supermercados. Talvez o elefante trazido praia seja o famoso Jumbo de P. T. Barnum, que de alguma maneira ainda est vivo. Da mesma forma, pode ser que o trem esquerda seja a Locomotiva nmero 5, o elefante movido a vapor de A Casa A Vapor (1881) de Jlio Verne ou o elefante eltrico de O Maravilhoso Elefante Eltrico (1903) de L.M. Montgomery. Pgina 33, quadrinho 1 Inspetor Donovan Dick Donovan, um dos mais populares heris detetives, predecessor Sherlock Holmes. Donovan era o narrador de muitas histrias curtas escritas por Joyce Emmerson Preston Muddock sob o pseudnimo de Dick Donovan; Muddock foi um escritor extremamente prolfico durante a era vitoriana. As aventuras de Donovan foram publicadas em 15 livros entre 1888 e 1899, o primeiro foi The Man-Hunter: Stories From The Note-Book Of A Detective (algo como O Caador de Homens: Histrias do Dirio de um Detetive). Ele era um detetive da policia, como mostrado aqui, embora algumas das histrias que ele narrou so descritas mais corretamente como de terror.

Pgina 33, quadrinho 2 O assassinato de Hetty Duncan foi resolvido pelo Inspetor Donovan numa histria curta de 1890, intitulada Who Poisoned Hetty Duncan? (Quem envenenou Hetty Duncan?) Pgina 33, quadrinho 3 O Grande Detetive o ttulo comumente dado Sherlock Holmes. Holmes morreu nas mos do Professor Moriarty na histria The Final Problem (O Problema Final) que se passa em 1891, sete anos antes da formao da Liga. Porm, nas histrias de A. Conan Doyle, Holmes voltou a ativa em 1894, na histria The Adventure of the Empty House (A Aventura da Casa Vazia). Aparentemente houve alguma divergncia no mundo da Liga no que diz respeito a continuidade de Conan Doyle. Se as pessoas obtm suas informaes atravs dos jornais, como acontece com Mina em relao a Quatermain, o pblico no saberia que Holmes ainda vive, j que seu retorno no foi publicado antes de 1903. Robur uma criao de Jlio Verne, e apareceu em dois livros: Robur, O Conquistador (1886) e O Mestre do Mundo (1904). Em Robur, o Conquistador, Robur inventou uma mquina voadora muito avanada e, embora retratado como um megalomanaco, ele ainda de certa forma simptico, enquanto representa o progresso de cincia. Em O Mestre do Mundo, porm, ele insano; cita John Clute: Robur se tornou um louco perigoso, blasfemo e incontrolvel, e os seus excessos - como aqueles do Dr. Moreau de Wells Parece representar os excessos de um desenfreado desenvolvimento de cincia. A fortaleza escondida de Robur se encontra em Great Eyry, uma montanha inacessvel nas montanhas Apalaches, nos EUA; a Liga se passa aps os eventos de Robur, quando ele se tornou misantrpico e insano. Plantaganet Palliser um personagem dos romances The Small House at Allington (A Casinha em Allington) de 1864 (a primeira apario dele), Can You Forgive Her? (Voc Pode Perdo-la?) de 1865, Phineas Finn, de 1869, The Eustace Diamonds (Os Diamantes de Eustace) de 1873, Phineas Redux, de 1874, The Prime Minister (O primeiro-ministro) de 1876 e The Duke's Children (As Crianas do Duque) de 1880, todos de Anthony Trollope. Palliser, nos romances, o herdeiro do Duque de Omnium (ele ganha o ducado em Phineas Redux) e eventualmente se torna o primeiro-ministro (Na vida real, o primeiro-ministro britnico em 1898 era o Marqus de Salisbury). Nos livros de Trollope, ele essencialmente o cavalheiro perfeito; a personalidade dele, no mundo da Liga, provvelmente um pouco diferente. Pgina 33, quadrinho 4 O astrnomo Lavell a identidade de Lavelle de Java do romance A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells; no livro um, ele diz ter fixado os fios telegrficos do palpitante intercmbio astronmico com a surpreendente inteligncia de uma enorme

erupo de gs incandescente em Marte, que prev a chegada dos marcianos. A Guerra dos Mundos foi escrita em 1898, o que indicaria as pistas que Moore tem dado em entrevistas: que os marcianos esto chegando, e em breve. O Reverendo Septimus Harding vem do romance The Warden (O Diretor) que Anthony Trollope escreveu em 1855, e que depois aparece nos livros Barsetshire de Trollope. Nos romances de Trollope, ele um velho clrigo que dirige um asilo de pobres. Senhorita Coote foi a estrela de The Yellow Room (O Quarto Amarelo), uma pea ertica da era vitoriana; ela tambm apareceu em uma srie chamada Miss Coote's Confession (A Confisso da Senhorita Coote) a qual foi publicada na revista The Pearl, de julho de 1879 a dezembro de 1880. Coot, por sinal, uma enigmtica palavra que significa, entre outras coisas, copular. Pgina 34, quadrinho 4 A distrao de Mina causada pelo nome parcialmente obscurecido na placa: Whitby. Em Drcula, Whitby foi o local onde ocorreu a maior parte da ao, e foi inclusive o local da chegada de Drcula na Inglaterra, atravs da escuna russa Demeter. O Prospecto de Whitby um bar real, e um dos mais velhos de Londres. Pelas palavras de Campion, podemos supor que ele est bem atento aos eventos ocorridos em Drcula. As Aventuras da Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com) Esse texto divulgado com a permisso do Autor. Thanks, Jess!
Captulo II: Fantasmas & Milagres

Pgina 11, quadrinho 1 Objetos semelhantes a torpedos e minas so carregado para o submarino. provvel que os trabalhadores que vemos carregando o Nautilus sejam apenas estivadores do porto, e no membros da tripulao de Nemo. Ao final de A Ilha Misteriosa, todos os membros da tripulao de Nemo so mortos e Nemo controla o submarino sem o auxlio de nenhum marujo. Pgina 11, quadrinhos 3 e 4 Ao trmino de O Homem Invisvel, de Wells, Hawley Griffin pisoteado at a morte por uma furiosa multido em Hintondean, como Mina menciona aqui. No romance, Griffin quase um albino, com uma face Rose e branca e olhos vermelhos; a razo que porque seus registros universitrios no confirmam isso revelada na pgina 44.

Em O Homem Invisvel a personagem principal era chamada apenas de Doutor Griffin; Moore disse que deu para o homem invisvel o primeiro nome de Hawley como uma referncia ao assassino Dr. Hawley Crippe. Crippen envenenou a sua esposa em 1910 e foi um do mais notrios assassinos da Inglaterra antes da primeira grande guerra mundial. Pgina 11, quadrinho 7 A pintura atrs de Nemo do temido deus hindu Kali. Kali o cnjuge de Siva e a deusa-me na religio hindu; ela maternidade em seu aspecto destrutivo, matando e devorando a vida que produz. Ns sabemos que Nemo um hindu; e pelo leme que vemos no primeiro captulo, ele poderia ser um Saivista - quer dizer, um adorador de Siva - mas pela pintura ou tapearia atrs dele, talvez ele deva ser, ao invs disso, um adorador de Kali, ou ainda de ambos. Pgina 36, quadrinho 1 O Colgio Correcional da Srta. Coote para Moas Mal-Comportadas fez parte das histrias de Rose Coote, publicadas na revista The Pearl. Schadenfreude um palavra alem que significa, ao p da letra, alegria maliciosa que uma pessoa sente em seu corao ao ver a dor de outra. Se voc der uma olhada em um dicionrio de alemo, encontrar como significado a palavra malignidade. Pgina 36, quadrinho 3 O ttulo no txi Barkas & Sons, presumivelmente uma referncia Barkis, do romance David Copperfield, de Charles Dickens. Pgina 36, quadrinho 3 Senhorita Flaybum fez parte das histrias de Rose Coote em The Pearl. Em The Pearl, era o Colgio da Senhorita Flaybum, como Rose Coote insinua neste quadrinho, e Rose Coote foi enviada para o colgio para continuar com sua educao. A senhorita Flaybum surgiu originalmente em um romance do sculo XVIII chamado Sublime of Flagellation, in letters from Lady Termagant Flaybum, of Birch-Grove, to Lady Harriet Tickletail, of Bumfiddle-Hall (algo como Grandeza da Flagelao, em cartas da senhorita Termagant Flaybum, de Birch-Grove, para a senhorita Harriet Tickletail, de Bumfiddle- Hall), no qual introduzido o bonito conto de La coquette chatie, em francs e ingls, e The boarding-school bumbrusher, or The distresses of Laura (O Internato bumbrusher, ou As angstias de Laura). Sublime of Flagellation foi, naturalmente, popular durante o incio da era vitoriana (parte da literatura de flagelao era bastante difundida) e a Senhorita Flaybum apareceu em vrios outros trabalhos, inclusive em The Pearl.

Pgina 36, quadrinho 5 Um punkah-wallah uma combinao de palavras anglo-ndianas. Punkah significa leque, e wallah significa, literalmente, agente, executor. Assim, um punkah-wallah aquele criado que fica abanando um leque de penas (que costumamos ver em filmes ambientados na ndia e no Oriente Mdio, onde aparecem sultes em seus harns, sendo abanados por punkah-wallahs). As palavras ditas aqui por Quatermain so meio que uma piada por parte de Moore, onde Quatermain tem de fingir em prol da Inglaterra; um estereotipado conselho dado por uma me vitoriana sua filha como o melhor modo de suportar os horrores de sexo. Pgina 37, quadrinho 2 Olive Chancellor a teimosa feminista americana (e, de acordo com alguns crticos, lsbica) que aparece em The Bostonians, escrito em 1886 por Henry James. Pgina 37, quadrinho 3 Katy Carr a maliciosa herona cabea dura de What Katy Did (O Que Katy Fez), de 1872, What Katy Did At School (O Que Katy Fez Na Escola) de 1873, e What Katy Did Next (O Que Katy Fez Em Seguida) de 1886, todos escritos por Susan Coolidge. A linha sobre ela ser devota da escola de dor uma referncia de Moore aos eventos ocorridos em What Katy Did, no qual uma Katy presa a uma cadeira-de-rodas aprende a caminhar e, pela escola da dor, aprende a aceitar a disciplina domstica. Pgina 37, quadrinhos 4 e 5 Becky Randall a personagem principal de Rebecca of Sunnybrook Farm, de 1903 (Rebecca da Fazenda Sunnybrook) e sua sequncia More About Rebecca (Mais Sobre Rebecca) de 1907, ambos escritos por Kate Douglas Wiggin. A fazenda Sunnybrook est situada em Riverboro, Maine. Pgina 38, quadrinho 3 Peine forte et dure significa Dor forte e severa.
Captulo II: Fantasmas & Milagres

Pgina 39, quadrinho 1 A esposa de Quatermain foi sua amiga de infncia, Stella Carson. Ele a conheceu novamente anos depois em uma de sua primeiras aventuras na frica (com respeito a sua cronologia, foi a segundo aventura dele registrada). Eles se apaixonaram, se casaram, e ela morreu, ao dar luz a seu filho, Harry. O conto completo contado na

histria do ttulo da coleo Allan's Wife and Other Tales (A Esposa de Allan e Outros Contos), de 1889. Outra histria no mesmo livro, A Tale of Three Lions (Um Conto de Trs Lees), (at onde se sabe) a nica histria que retrata o filho de Quatermain, Harry (que tinha 14 anos nessa histria). A morte de Harry foi mencionada por Quatermain no incio do romance Allan Quatermain (1887). Ele morreu enquanto trabalhava na ala de varola de um hospital logo aps ter se graduado como mdico. Isto aconteceu h apenas dois anos antes dos eventos relacionados no romance, que aconteceu aproximadamente trs anos antes da publicao do romance, estabelecendo assim a morte de Harry por volta de 1882, ou 16 anos antes dos eventos ocorridos na Liga. presumindo que Harry tinha por volta de 20 anos quando morreu, a morte de Stella teria acontecido por volta de 1860, ou cerca de 40 anos antes da Liga. Pgina 39, quadrinho 2 De maneira interessante, este pode ser um desses momentos quando o autor parece falar diretamente com o leitor, como se Moore estivesse nos falando, atravs de Nemo, sobre seus prprios sentimentos a respeito do gnero de super-heris; note tambm a semelhana entre essa imagem de Nemo, e a imagem mais famosa de Moore. Pgina 39, quadrinho 6 Polly Whittier mais conhecida como Pollyanna; ela a herona de Eleanor H. O Pollyanna, de Porter (1913). No romance, ela no era conhecida como Polly; como ela teve duas tias chamadas Polly e Anna, seus pais decidiram batiz-la com os dois nomes. Pgina 40 Moore, talvez se antecipando a objees sobre as cenas de estupro ocorrida aqui e a tentativa de estupro de Mina no Cairo ocorrida no primeiro captulo, falou sobre isso em uma recente entrevista revista Tripwire: Eu penso que, quando voc olhar a cena de sexo com Pollyanna, que acontece no segundo captulo, voc ver que h um elemento de ingenuidade nela. A cena onde os egpcios tentam estuprar Mina, entretanto, srdida mas cmica. Estupro uma coisa sria, a idia de estupro uma coisa horrvel e no h nenhuma inteno de banalizlo. Porm, um dos pilares no mencionados na fico vitoriana era a noo de um destino pior que morte. A sexualidade humana, distorcida como ela , vem em grande parte da fico vitoriana, assim como o racismo. Quando voc v os rabes no primeiro captulo e quando v o chins no terceiro captulo, tenho certeza de que eles sero retratados da mesma maneira. Isto o que ns queramos. Ns no estamos falando sobre rabes reais, chineses reais, ou at mesmo mulheres reais. Suponho que as pessoas poderiam me acusar de projetar esses elementos sob o disfarce do ps-modernismo, e elas provavelmente tm razo. Eu no acho que voc ficar em uma atmosfera desagradvel aps ler as histrias. mais uma maneira de demonstrar

atitudes tipicamente britnicas que esto sendo ridicularizadas do que objetivar essas atitudes. O que faz disso engraado o absurdo da viso vitoriana, esta idia de uma Inglaterra supremacista que governou o mundo inteiro. um desses exemplos que eu tenho mais desfrutado, explorar todas essas atitudes vitorianas. No colgio para moas no segundo captulo, h muitas cenas de castigo simplesmente porque os ingleses vitorianos acreditavam que o castigo corporal era bom para construir o carter. Pgina 43, quadrinho 2 Lord e Lady Pokingham vem de Lady Pokingham, Or They All Do It (Lady Pokingham; Ou Todos Eles Fazem Isso), outra pea ertica da era vitoriana pblicada em The Pearl. Pgina 43, quadrinho 4 Mesmo tendo sido atacada por aquele demnio, estou decidida a me manter otimista. uma sntese perfeito de o que ser uma Poliana. Pgina 44, quadrinho 2 Culto de Ayesha (placa) vem dos livros She: A History of Adventure (1887), Ayesha: The Return of She (1905), She and Allan (1921), and Wisdom's Daughter: The Life and Love Story of She-Who-Must-Be-Obeyed (1923), todos de H. Rider Haggard. Ayesha era uma deusa imortal, cultuada na cidade africana de Kor; ela encontra Quatermain em She and Allan, vindo da a ateno especial dele com relao s relquias neste quadrinho. Pgina 44, quadrinho 4 O crnio dentro do mostrurio um Yahoo, de As Viagens de Gulliver (1726), de Swift. Os Yahoos eram os asquerosos brutamontes que tinham depravadas tendncias e formas humanas; eles eram totalmente governados pelos sbios e benevolentes Houyhnhnms. O crnio gigante que Nemo est olhando provavelmente pertence a um Brobdigngnagianos, um dos gigantes de As Viagens de Gulliver. O mostrurio de minsculas figuras provavelmente contm Lilliputianos vivos ou empalhados, as pequeninas pessoas de As Viagens de Gulliver.

Captulo II: Fantasmas & Milagres

Pgina 45, quadrinho 4 Estes objetos so referncias Viagem ao Centro da Terra (1864), de Jlio Verne. Neste livro, um professor alemo, Otto Lidenbrock, achou um livro pertencente a um

alquimista islands do sculo XVI, Arne Saknussemm (cujo nome parcialmente visvel na placa abaixo do objeto no topo do quadrinho); Saknussemm declarou ter viajado ao centro da Terra. Intrigado, Lidenbrock seguiu o caminho de Saknussemm, usando as marcas A.S. (como visto no centro do objeto no topo do quadrinho) para gui-lo. Entre as outras coisas que Lidenbrock encontrou, havia um mar subterrneo, o mar de Lidenbrock na placa abaixo do ichthyosauro, alm de vrios animais pr-histricos. Pgina 46, quadrinho 2 Professor Selwyn Cavor uma personagem de Da Terra Lua (1901), de H. G. Wells. Cavor, o inventor de um material anti-gravitacional chamado cavorita, descrito no romance como um homenzinho gorducho, com pernas curtas e um ar desengonado, que achava adequado vestir sua extraordinria mente com um bon de cricket, um sobretudo, um calo de ciclismo folgado preso um pouco abaixo dos joelhos e meias compridas. No romance, Cavor e seu amigo, Sr. Bedford, viajam lua. Pgina 47, quadrinho 1 Moore, tenho certeza, sabe disso, mas a idia de que a Inglaterra poderia estar sujeitada a um bombardeio areo com explosivos no era inconcebvel para os ingleses vitorianos; o caso era completamente inverso: bombardeios areos eram recorrentes na fico cientfica britnica da era vitoriana, bem como na fico cientfica americana da poca. Capito Mors o heri de Der Luftpirat und Sein Lenkbares Luftschiff (literalmente, O Pirata Areo e Seu Aerstato Navegvel) uma srie de livros populares alemes, tambm conhecida como Kapitan Mors der Luftpirat (Capito Mors, O Pirata Areo) como era mais conhecida em sua poca. O nome do criador do Capito Mors desconhecido, mas provvel que os mais famosos escritores de fico cientfica alem dessa poca, como Oskar Hoffman, pudessem estar envolvidos na criao de suas histrias; creditado a Frank Astor a realizao de pelo menos dois romances com a personagem. Mors, o Homem com a Mscara, uma personagem ao estilo do Capito Nemo - evitando o gnero humano com uma tripulao de indianos e envolvido em uma prolongada luta contra o mal, tanto na Terra quanto em Vnus, Marte e o resto do sistema solar. Pgina 47, quadrinho 2 Aparentemente Mina e os demais no so a primeira Liga formada pelo servio secreto britnico; Moore disse em entrevistas que ele planeja fazer futuras sries da Liga usando grupos anteriores, e, presumivelmente, este grupo de personagens um deles. Os membros desta verso anterior da Liga so, de esquerda para direita: Lemuel Gulliver, o viajante e explorador de As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. De acordo com a cronologia de As Viagens..., Gulliver teria 127 anos neste retrato. Observe a presena, aos ps de Lemuel, de um boi (ou vaca) Liliputiano, que ele trouxe de sua primeira viagem.

Sr. & Sra. P. Blakeny, tambm conhecidos como Senhor Percy Blakeney e Senhora Marguerite Blakeney, o heri e sua esposa de The Scarlet Pimpernel (O Pimpernel Escarlate) de 1905 e sua dez sequncias, escritas pela Baronesa Emmuska. O Pimpernel Escarlate era uma espcie de Zorro arrojado dos tempos da Revoluo Francesa e inimigo de Robespierre. Na verdade, eles deveriam ser chamados de Senhor Percival e Senhora Blakeney. Senhora Margeurite Blakeney era conhecida em toda sociedade como A mulher mais inteligente da Europa, fato que poderia ajudar a explicar o seu lugar na Liga, e a faz mais do que simplesmente a esposa do Pimpernel Escarlate. O Pimpernell tornou-se poemas hericos como resultado do Terror de 1792, e que ele se casou com a Senhora Blakeney ou em 1790 ou 1791, que faria da presena deles aqui uma incongruncia. Reverendo Dr. Syn, de Doctor Syn (Doutor Syn) de 1915 e sua seis sequncias, escritas por Russell Thorndike. Syn, o vigrio de Dymchurch por volta do fim do sculo XVIII, tambm foi o notrio pirata e contrabandista Capito Clegg, vulgo O Espantalho. Madame Hill a obscena herona de Fanny Hill, Or Memoirs of a Woman of Pleasure (Fanny Hill, Ou Memrias de uma Mulher de Prazer), de 1749, romance pornogrfica escrito por John Cleland (parece que habito o servio secreto britnico empregar mulheres cadas em desgraa). Essa sua imagem uma mulher muito jovem para quem deveria estar com sessenta anos. N. Bumpo Natty Bumppo, tambm conhecido como Hawkeye (Olhos de Falco), tambm conhecido como Leatherstocking (Meias de Couro), de James Fennimore. Dos livros de Leatherstocking, o mais famoso The Last of the Mohicans (O ltimo do Moicanos), de 1826. Casa Montagu, escrito no final do rtulo, foi uma manso do sculo XVII. Posteriormente, o museu britnico foi construido em seu lugar. Isso parece ser mais uma fotografia do que uma pintura - o que seria uma incongruncia, devido data na placa. Em Giphantia (1760), um dos primeiros trabalhos de fico proto-cientfica, escrito por Charles Franois Tiphaigne de La Roche (1729-1774), o narrador levado por um tufo a uma outra terra que tem, entre outras coisas, um tipo de mquina fotogrfica. Se Giphantia estiver inserida na continuidade do mundo da Liga, poderia explicar essa fotografia. Pgina 47, quadrinhos 3 e 4 O lider militar do Oriente, referido por Bond, o insidioso Dr. Fu Manchu. Fu Manchu foi criado por Sax Rohmer e primeiro apareceu em uma srie de histrias curtas de 1912, que foram reunidas, em 1913, como um romance chamado The Mystery of Dr. Fu Manchu (O Mistrio do Dr. Fu Manchu). Pgina 47, quadrinho 4 Bond diz que Fu Manchu considerado como o prprio Sat; A descrio de Fu

Manchu feita por Nayland Smith no segundo captulo de The Mystery of Dr. Fu Manchu a seguinte: Imagine um indivduo, alto, magro e felino, de ombros largos, com sobrancelhas iguais s de Shakespeare e uma face igual de Satans... Pgina 48 Fu Manchu, em The Mystery of Dr. Fu Manchu, tinha pelo menos uma base em Limehouse. Durante a era vitoriana, Limehouse tinha uma prospera populao de imigrantes chineses. Embora o estilo do bigode visto nesta imagem de Fu Manchu (no cu) seja to relacionado com essa personagem a ponto de ser identificado como bigodes de Manchu Fu, nos romances de Sax Rohmer ele nunca descrito como tendo bigodes. N. do T.: uma informao que no tenho certeza, mas que gostaria que algum pudesse me informar, mas tanto em As Aventuras da Liga Extraordinria quanto nas atuais aventuras do Mestre do Kung Fu da Marvel, o nome Fu Machu (que seria o pai do Mestre do Kung Fu) no pronunciado nem mesmo uma vez, diferentemente das antigas histrias do Mestre do Kung Fu. Ser isso um reflexo de algum impedimento jurdico por parte de um provvel dono do copyright dos romances de Sax Rohmer, ou o qu? Os direitos autorais desses romances j no estariam expirados? Agradecimentos sinceros a todas as pessoas que colaboraram na realizao destas anotaes: Zimrah Ahmed; Pierce Askegren; Sean Barry; Jerry Boyajian; Mark Cannon; Mark Coale, as always; Steven Costa; David Crowe; Chris Davies; Dr. Argent; Duggy Dug; James Enelow; Frederic Ferro; Carl Fink; Steven Flanagan; Joe Gallagher; Sgarre; Stephen Geigen-Miller; Nat Gertler; Gillman; Joe Gottman; Greg; Peter Hardy; Fiona Harvey; David Hollander; Andrew Johnston; Stephen Johnston; Keith Kole; Kathy Li; Myles Lobdell; Dwayne Macduffie(!); Andrew McLean; Marcia/KingMobUK; Emilio Martin; Jon Meltzer; Joe Pacheco; tphile; T.E. Pouncey; Charles Prepolec; Eric R.; Jess Ray; Giles Robinson; SRoweCanoe; Alan Sinder; Geoffrey Tolle; Jason Tondro; Steve Trout; Todd VerBeek; S. Wayment e R. Winninger.
Captulo III: Mistrios do Oriente

Capa O design da capa parece bastante com o estilo das capas dos quadrinhos dos anos cinquenta. O drago chins que confronta a Liga representa o Doutor, citado na ltima edio. Os chineses (geralmente os asiticos orientais) tm uma certa tradio quanto ao uso e representao de drages dentro da arte, em ornamentos e em estruturas. Por exemplo, um drago de trs garras usado por pessoas comuns; o de cinco garras, como o que aparece na capa, exclusivamente reservado para o uso de imperadores e como representaes ou instrumentos de divindades e deuses.

Pgina 1, quadrinho 1 Uma indicao adicional de como Mina Murray se distanciou do ideal de feminilidade adequada ao estilo vitoriano visto aqui: ela est fumando! Simplesmente no se permitia que uma mulher fumasse em pblico dentro da sociedade vitoriana; embora algumas poucas mulheres fumassem, era costume ser feito em segredo, com uma amiga; uma mulher que fumasse era considerada volvel . Da mesma forma, no se fumava ou at mesmo se pedia para fumar na companhia de damas; algum sempre se desculpava na presena delas para desfrutar um charuto ou um cachimbo. Pgina 1, quadrinho 2 As palavras de Griffin uma referncia ao incio do captulo 27 de O Homem Invisvel: O jogo s est comeando. No h nada agora, mas comea o Terror. Isso anuncia o primeiro dia do Terror. Port Burdock no est sob as ordens de sua Rainha, diga a seu coronel da Polcia, e ao resto deles; S obedeo a mim mesmo - o Terror! Este o dia do ano de uma novo poca - a poca do Homem Invisvel. Eu sou Homem Invisvel Primeiro. Pgina 2 Note as tbuas da mesa usada pelos integrantes da Liga. Hispaniola 1760 e a Ilha do Esqueleto so referncias a Treasure Island (A Ilha de Tesouro) de R.L. Stevenson; o Hispaniola foi o nome do navio no qual Jim Hawkins navegou, e A Ilha do Esqueleto foi o destino para o qual o Hispaniola, Jim Hawkins, Long John Silver e todo o resto viajaram. Embora a data exata dos eventos ocorridos em A Ilha de Tesouro no seja determinada, foram aps de 1745, como visto no texto, e 1760 parecem um ano bem provvel para esses eventos. Pgina 3 Griffin, em O Homem Invisvel, entra em uma loja de provises para teatro e adquiri certos materiais com os quais ele usa para transitar entre as pessoas. Presumivelmente ele adquiriu a habilidade de se cobrir com maquiagem nessa ocasio. Pgina 4, quadrinho 4 As erupes em Marte aconteceram no primeiro captulo de War of the Worlds (Guerra dos Mundos) de Well. O famoso astrnomo Ogilvy acreditava que elas poderiam ser de natureza vulcnica - ou os impactos de uma chuva de meteoros em Marte - mas eram o anncio da invaso marciana Terra. Pgina 5, quadrinho 1

O primeiro estandarte se traduz como geografia, academicamente falando. O segundo se traduz como livro. A escrita chinesa usada nessa edio uma escrita simplificada da que usada atualmente. As modernas cidades de Hong Kong e Taiwan, por exemplo, ainda usam a escrita chinesa antiga. S recentemente Beijing tem imposto a escrita simplificada como prtica geral. Como a histria da Liga acontece nos ltimos anos do sculo XVIII, o uso deste tipo de escrita simplificada pode ser considerada como um erro, mas no nada que possa tirar nosso sono, certo? Definitivamente, o idioma mandarim (Hoje chamado Putonghua, dialeto de Beijing, ou Guoyu, em Taiwan), escrito (de maneira anacrnica) com os modernos caracteres simplificados introduzidos pelo PRC em 1954. Faz sentido que o Doutor fale mandarim, j que ele era um Manchu (Fu Manchu), grupo que regeu a China durante a Dinastia Qing (leia-se ching) que durou de 1644 a 1911. Tambm chamada de Dinastia Manchu. Pgina 5, quadrinho 2 Na parede, l-se Doutor. Pgina 5, quadrinho 3 Quong Lee foi uma criao de Thomas Burke para uma srie de histrias curtas que depois apareceram nos livros The Song Book of Quong Lee of Limehouse (O Livro de Melodias de Quong Lee de Limehouse), de 1920, e Pleasantries of Old Quong (Brincadeiras do Velho Quong), de 1931, como parte da srie Limehouse, de Burke; Quong Lee era um sbio ancio chins, semelhante a Charlie Chan. Os ideogramas na placa dizem o mesmo que as palavras em portugus. Pgina 6, quadrinho 1 No estandarte, l-se Ch. Pgina 8 Para informaes sobre Rotherhithe e a ponte Rotherhithe , veja as anotaes da pgina 15, Quadrinho 3. Pgina 8, quadrinho 5 A ponte leva um anncio de Fry's, um fabricante britnico de alimentos. A linha de produtos mais conhecida do Fry's so os doces turcos do Frys. Mas no pude encontrar nada sobre o anncio Pear's, no nibus.

Pgina 9, quadrinho 2 Ho Ling um personagem de vrias histrias de Thomas Burke, inclusive The Song of Ho Ling (A Cano de Ho Ling). Ho Ling, no trabalho de Burke, trabalha numa sala de fantan (jogo de apostas chins). Em The Mystery of Fu Manchu (O Mistrio de Fu Manchu), h um antro de pio que conduz Petrie e Sir Nayland Smith a Fu Manchu. No livro, porm, o nome desse antro Cingapura Charlies. Pgina 9, quadrinho 5 Haggard voltou, em 1912, a escrever outro romance, Marie, inserindo uma nova aventura na cronologia de eventos j descrita em Allan's Wife (A Esposa de Allan). Neste livro Allan encontra, corteja e se casa com Marie Marais, que morre tragicamente para o salvar. De Marie, Allan diz: Ela foi minha primeira esposa, mas eu lhe imploro que no fale dela comigo ou com qualquer outro, porque eu no agento ouvir o nome dela . Assim isso faz de Stella, que foi descrita como a primeira esposa de Allan, em sua segunda esposa. Pgina 10, quadrinho 1 O exterior da loja de Shen Yan, como visto aqui, mais ou menos idntico, inclusive a placa Shen Yan, Barbeiro, sua descrio no captulo 6 de O Mistrio de Fu Manchu. As duas palavras chinesas no edifcio ao lado significam assassino. O drago de quatro garras freqentemente usado por nobres, funcionrios e pessoas com grau de pequena nobreza. Assim, o drago usado por Shangai Charlie fora de seu estabelecimento, indicativo de seu considervel nvel social. Pgina 10, quadrinho 2 O interior da loja, Porm, no semelhante descrio de Rohmer em seu livro. Pgina 11 Desta vez, o roteiro em chins, pelo ritmo do dilogo e as palavras escolhidas, est escrito em mandarim, ao invs do Cantonese. O dilogo lido da direita para a esquerda, linha por linha. Pgina 11, quadrinho 2 Homem bravo: O chefe (ou dono) precisa de mais pincis. Estes esto se solidificando. Olhe para isto. intil.

Pgina 11, quadrinho 3 Homem bravo: Eu quero um outro. Pgina 11, quadrinho 3 Homem amedrontado: Certo, serei rpido, o chefe est esperando. Pgina 11, quadrinho 4 Homem amedrontado: Por favor, me perdoe. Eu tenho um pincel novo aqui. Pgina 11, quadrinho 4 Esta estranha imagem um recipiente conhecido como chueh. Foram enterrados muitos de tais recipientes rituais em tumbas reais e em outras tumbas do tempo da dinastia Shang. o chueh era usado para verter libaes de vinho aos espritos (libao um ritual religioso de derrame de bebidas como oferenda a diferentes divindades) - Os punhos da caleira so projetados para serem erguidos por tenazes quando o lquido aquecido em cima de uma chama. Pgina 11, quadrinho 5 Homem bravo (presumivelmente): Apresse-se idiota, o chefe est escrevendo poesia! As palavras no trax do homem, lidas da direita para a esquerda e de cima para baixo, descrevem o seguinte poema: As estrelas so a poesia do destino Um homem que nunca foi ferido um livro no qual nenhuma palavra foi escrita Pgina 11, quadrinho 6 Homem amedrontado: Olhe! Achei um! Pgina 12, quadrinho 1 Homem bravo: D-me aqui! Estou com pressa! Pgina 12, quadrinho 2

Homem bravo: Finalmente! Da prxima vez, seja mais rpido! Pgina 12, quadrinho 2 No h certeza de o que Moore est insinuando aqui com essa imagem do olho de Fu Manchu. Poderia ser, como diz Quatermain (desconhecendo o que cita Nayland Smith no captulo dois de O Mistrio de Fu Manchu), que o olho inumano de Fu Manchu uma indicao de suas origens satnicas. Pode ser ainda que a imagem do olho do Doutor sugira ao leitor um outro tipo de olhar, aquele impelido por um intelecto vasto, frio e antiptico - como o de um marciano. Talvez o insidioso Doutor verdadeiramente no tenha nada de humano. O que se pode afirmar com certeza que o close-up ajuda a confirmar que esse Fu Manchu.
Captulo III: Mistrios do Oriente

Pgina 12, quadrinho 3 Homem bravo: Quem voc? Pgina 12, quadrinho 3 No estandarte atrs de Quatermain, l-se Doutor. Pgina 15, quadrinho 3 A estrada de Rotherhithe corre ao longo do lado sul do Tmisa na rea conhecida, tanto durante a era vitoriana quanto atualmente, como Rotherhithe. Ao atravessar o Tmisa que Rotherhithe se torna Wapping, que uma parte de Shadwell. O tnel que une Rotherhithe e Shadwell realmente existiu no mundo vitoriano; na era vitoriana era conhecido como o Tunel do Tmisa, ao longo do qual corria o East London Rail. Foi o primeiro tnel subaqutico do mundo; ainda existe, sob do nome de Tnel de Rotherhithe. Em nosso mundo, porm, foi completado em 1843; uma tentativa anterior foi abandonada em 1807, quando o Tmisa transbordou, mas uma segunda tentativa, iniciada em 1827, teve xito. Dada a superior tecnologia que o mundo da Liga possui, razovel que eles tenham construdo uma ponte ao invs do tunel, mas a diferena de tempo entre nosso mundo e o mundo da Liga parece um pouco difcil de conciliar. Pgina 16, quadrinho 4 Esta na segunda vez nessa edio que Nemo menciona a idia de um bombardeio areo contra a Inglaterra. H muitos precedentes na fico popular da poca para tal coisa; talvez Moore esteja indicando que Nemo encontrou um aerstato letal? Pgina 18, quadrinho 2

quase certo que a menina de camisola, o sujeito que conversa com ela e os dois sujeitos em primeiro plano signifiquem algo, embora no se tenha certeza do que. Alguns colaboradores dessas anotaes sugeriram o seguinte:

A imagem da menina de camisola simplesmente sugere que ela seja uma referncia a triste condio das crianas de rua da Inglaterra vitoriana, cuja pobreza as levava a prostituio; A menina e o sujeito de cartola podem estar representando Alice Liddell e Lewis Carroll; O sujeito de cartola pode estar representando Dr. Gull, o assassino de Moore em Do Inferno; Os dois indivduos no primeiro plano parecem ser Prncipe Albert Victor (Prncipe Eddy) e um amigo, talvez Walter Sickert. No entanto, o Prncipe Eddy morreu em 1892, seis anos antes das aventuras da Liga; Os dois sujeitos poderiam ser Lord Arthur Savile e Dorian Gray, de O Retrato de Dorian Gray (1891), de Oscar Wilde.

Pgina 18, quadrinho 2 Em nossa realidade, realmente existiram as Trades, aqui no real mundo, e elas eram seculares. Em seu ramo de trabalho, elas eram chamadas de tongues (que em ingls, significa tenazes). De acordo com uma lenda sobre as Trades, suas origens as remetem aos cento e trs monges de Shaolin, dos quais s cinco sobreviveram a destruio de seu templo pelo governo imperial, que acreditava que eles eram uma ameaa devido a sua popularidade junto a populao. O stimo monge foi quem denunciou os planos do templo ao governo imperial, e desde esse dia, sete usado pelas Trades como sinnimo de traidor. Os cinco sobreviventes, depois de escaparem e enfrentarem obstculos que se tornaram legendrios (e que se tornaram parte dos rituais das Trades), fundaram as primeiras Trades, sociedades marginais com seu prprio sistema de smbolos, ritos de iniciao e cdigos. Para os chineses, essas tongues, ou sociedades secretas, agiam como sindicatos de proteo mtua, que protegiam tanto seus membros quanto as pessoas de perseguies e da opresso. Claro que, com o passar do tempo, eles comearam a se transformar em organizaes criminosas cheias de faces, angarindo novos territrios e lutando contra trades rivais. Pgina 18, quadrinho 4 Os Alienistas eram, de fato, psiclogos praticantes. Eles eram especialistas mdicos no estudo e tratamento de doenas mentais e tambm eram chamados ocasionalmente pela polcia para ajuda construir perfis da personalidade de criminosos baseado nas evidncia achadas nas cenas do crime, mas freqentemente trabalhavam em manicmios. Eles no tinham boa reputao para com a maioria dos vitorianos. Para mais informao sobre

eles, leia The Alienist (O Alienista), de Caleb Carr. Mina teve experincia direta com alienistas como o Dr. Seward e o Professor Van Helsing, que eram alienistas praticantes - Seward em um asilo prximo a Carfax, e Van Helsing como professor de Seward. Pgina 19, quadrinho 2 Ao julgar pela lista de nomes na parede atrs de Quatermain, o abrigo estaria cheio de escritores de literatura fantstica. Pgina 20, quadrinho 8 O Est Pronto para Morrer escrito na parede do albergue preciso; os asilos e abrigos vitorianos tinham muitos de tais mensagens escritas em seus tetos, como Moore aponta nas notas do apndice do volume um de Do Inferno. Pgina 24 A cavorita seria usada para dar poder ao veculo visto aqui. completamente possvel at mesmo provvel - que o insidioso Doutor tenha construdo essa embarcao a partir do nada; mas tambm possvel que ele a tenha adquiriu de outra pessoa. Havia vrios personagens na fico popular vitoriana ps-verneana que possuiam submarinos to poderosos quanto o Nautilus; dois deles poderiam muito bem estar aliados a Fu Manchu: Kiang-Ho e Ker Karraje. Kiang-Ho apareceu em Tom Edison Jr's Electric Sea Spider (A Aranha do Mar Eltrica de Tom Edison Jr) de Philip Reade, em 1892; ele foi um gnio pirata chins educado nos EUA, e lutou contra a aranha eltrica de Tom Edison Jr em seu prprio submarino verneano. Ker Karraje apareceu em For the Flag (Pela Bandeira), de Jlio Verne, em 1896; Karraje era um notrio pirata do Pacfico Ocidental que construiu um super-submarino eltrico, cujo poder ele usou para ameaar o mundo. Agradecimentos a Jerry Boyajian; Terence Chua, que fez um grande favor a todos por traduzir os ideogramas chineses; Brenda Clough; Mark Coale, como sempre; Park Cooper; Paul Crowley; Dr. Eric Fennessey; Steve Flanagan; J. Keith Haney; Jeff; Jobriga@aol, Regg Kashi; Jacque Koh; Barb Lien; Dave McKenna; Emilio Martin; John O'Neil; Martin Schroeder; Danny Sichel; Tphile e Marc Singer.
Captulo IV: Deuses da Aniquilao.

Pgina 25, quadrinho 1 Sr. Imediato era a forma habitual de se dirigir ao primeiro oficial de um navio durante a era vitoriana. Pgina 25, quadrinho 2

Chame-me de Ishmael... uma das mais famosas frases de abertura de toda a literatura, e um seguro indicativo da identidade de seu orador: Ishmael, o narrador de Moby Dick, de Herman Melville, de 1851. Ishmael era um jovem durante os eventos de Moby Dick e sobreviveu aos eventos finais do romance, assim facilmente possvel que ele ainda esteja vivo durante os eventos da Liga. O segundo individuo, Jack Seta Larga, foi a estrela de um penny dreadful homnimo de 1866 escrito por E. Harcourt Burrage, um dos mais prolficos autores desse tipo de literatura do sculo XIX, e um homem popularmente conhecido como o Charles Dickens dos jovens. Jack Seta larga na verdade John Ashleigh, um jovem ingls que passou por tempos difceis na Austrlia e que se tornou um notrio Robin Hood chamado Jack Seta larga devido a marca de seta em suas costas - a seta um tradicional smbolo de autoridade britnica. (As ilustraes de Jack Seta Larga em seus livros mostravam-no sem camisa, exibindo a sua marca de seta). O romance acabou com Jack voltando Inglaterra, aps ter viajado por muitos anos, casado, transformado em um aristocrata e morando no Castelo de Rockholme, em algum lugar na Inglaterra. O Brewer's Dictionary of Phrase descreve a seta larga como uma marca tradicionalmente usada pela Comisso Britnica de Munies; era originalmente o smbolo de Henry, Visconde de Sydney, Conde de Romney, mestre-geral de munies. (1693-1702). Pgina 25, quadrinho 5 O objeto quadrado com braos e pernas uma esttua de Nataraja. Nataraja um dos aspectos de Siva; ele filho de Siva, a alma gmea de Siva, Kali Ma, e deus da dana. Pgina 25, quadrinho 6 A esttua que Nemo est segurando de Siva, deus de destruio e energias sexuais masculinas. Pelas flores e pelo incenso, pode-se supor que este poderia ser o templo pessoal de Nemo. Pgina 26 O ttulo desta edio, Deuses da Aniquilao, refere-se pelo menos a Fu Manchu, que se referiu a si mesmo de Deus das Chamas e Avatar da Destruio em mais de uma ocasio. O ttulo tambm pode estar relacionado com Siva, Moriarty e at mesmo Nemo. Pgina 29, quadrinho 3 O idioma falado aqui o mandarim. Parece que o Cantonese s foi usado no captulo III, na loja de Quong Lee.

Uma das vestimentas habituais das sociedades das Trades era um uniforme preto com um smbolo vermelho ou amarelo, bem parecido com os usados aqui pelos assassinos do Doutor. Pgina 29, quadrinho 3 Guarda: Quem so vocs? Pgina 29, quadrinho 4 Guarda: O que vocs esto fazendo? Vocs no tem nada o que ver aqui . Pgina 30, quadrinho 1 Guarda: Venham comigo! Eu os levarei at o Mestre! Pgina 30, quadrinho 2 Guarda: Basta! Me entregue a arma e me siga! Pgina 30, quadrinho 3 Guarda: Do que voc est falando? O que ...? Pgina 33, quadrinho 8 Guarda: O que ? Pgina 33, quadrinho 8 Sujeito de culos: Livrem-se desse bastardo. Pgina 33, quadrinho 9 Guarda: Venha conosco. Pgina 35, quadrinho 1 Sujeito de culos: Que os cus nos protejam! Ele um demnio!

Captulo IV: Deuses da Aniquilao.

Pgina 36, quadrinho 1 Pode ser que a famlia no canto esquerdo seja a famlia Cratchit, de A Christmas Carol (Um Conto de Natal), de Dickens; a criana est sofrendo dos mesmos sintomas do pequeno Tim. Pgina 36, quadrinho 4 Vemos aqui que Hyde tem, alm de um olfato bastante apurado, uma viso que se estende alm do espectro detectado pelos seres humanos. Pgina 37, quadrinho 4 Homem gritando: O que aconteceu? Pgina 37, quadrinho 4 Homem apontando: Algumas pessoas esto lutando no andar superior. Pgina 39, quadrinho 3 A admirao de Quatermain quanto a prpria idia de aparelhos voadores reflete o debate, no final da ltima dcada do sculo XIX, sobre qual tipo de vo seria dominante no futuro, o motorizado ou o no-motorizado (ou, como era fraseado na poca, o-maispesado-que-ar contra o-mais-leve-que-o-ar). O vo motorizado prevaleceria, claro, mas isto no era evidente durante a ltima dcada do sculo XIX. O exemplo fictcio mais proeminente deste assunto est em Robur o Conquistador, onde Robur representa o vo do mais-pesado-que-o-ar e os membros do Instituto Weldon representavam os que defendiam o vo no-motorizado. Robur, como desnecessrio dizer, venceu incontestavelmente. Pgina 39, quadrinho 5 A declarao de Mina sobre homens que so to obcecado com mecanismos que causam apenas destruio poderia ser considerada como um comentrio de Moore sobre a obsesso mecnica dos escritores de fico cientfica daquela poca, especialmente os novelistas dos penny dreadfuls, que constumavam mostrar diagramas de suas novas criaes em cada edio ou livro; a obsesso com novas invenes e o uso delas como potenciais para a destruio parecia quase um fetiche. Pgina 46, quadrinho 3

Mobilis in mobili o lema de Nemo em Vinte Mil Lguas Submarinas. Pode ser traduzido mais ou menos como mover-se no mvel ou mover-se por entre o meio. Pgina 47, quadrinho 1 O edifcio mostrado aqui a sede de MI5, uma fantasia com relao ao edifcio do MI6, construido em Vauxhall nos anos 90 do sculo XX. H dois obeliscos mostrados nesse quadrinho. Se um deles a Agulha de Cleopatra (encontrado, em nossa realidade, na margem do Tmisa oposta Vauxhall, mais ao Leste), ento o outro deve ser o obelisco que se encontra, em nosso mundo, na cidade de Nova Iorque. Pgina 47, quadrinhos 4-6 O smbolo nas paredes e sobre a maaneta da porta pertence a ordem dos Maes. Para aqueles que gostam de conspiraes, a idia de que os Maes (que durante muito tempo tm sido suspeitos de estar por trs de tudo, e quem o Moore retratou to desfavoravelmente em Do Inferno) estejam no controle do aparato da inteligncia britnica faz muito sentido. H muitas insinuaes com relao a maonaria, inclusive a saudao de dois dedos do Inspetor Donovan no captulo 2, pgina 33, quadrinho 1. Pgina 47, quadrinho 5 A Inteligncia Militar de Sua Majestade, Diviso 5 , presumivelmente, uma referncia ao servio secreto britnico. Ela foi formada em 1909 como parte da Agncia de Servios Secretos, mas presumivelmente M teve a previso de organizar algo semelhante uma dcada antes (parece que a MI5 toma conta da inteligncia domstica, que teria jurisdio sobre coisas como Fu Manchu, mas no possui autoridade para enviar agentes Frana para agarrar Jekyll, trabalho que cabe MI6). Pgina 48, quadrinho 7 O segredo de M revelado. Ele James Moriarty, tambm conhecido como O Napoleo do Crime, arqui-inimigo de Sherlock Holmes. Presumia-se que ele teria morrido ao cair com Holmes das Reichenbach Falls. No to difcil supor que, se Holmes foi capaz de sobreviver queda, Moriarty tambm o fez. O desenho de Moriarty mostrado aqui uma referncia aos desenhos de Sidney Paget em The Final Problem (O Problema Final), a primeira apario de Moriarty. Em The Final Problem, o irmo de Moriarty se apresenta com o nome James; tanto o Professor quanto o irmo dele usavam o mesmo nome, as razes para isso so dadas em The Other Log of Phileas Fogg (O Outro Dirio de Phileas Fogg), de Phillip Jose Farmer. Em The Empty House (A Casa Vazia), o Professor chamado de James Moriarty. Em Valley of Fear (Vale de Medo), dito que o Professor tem um irmo. A frase Me hame de James, poderia ser uma referncia Yours Truly, Jack the Ripper (Verdadeiramente Seu, Jack o Estripador), onde a frase final Me chama de Jack.

Poderia ser ainda uma referncia ao filme The Ruling Class (A Classe Dominante), em uma das primeiras linhas de Peter O'Toole. Agradecimentos a: Brenda; Mark Brown; Chris; Terence Chua; Mark Coale, como de costume; Ron Dingman; Dino Mike; Dave van Domelen; Eirias; Owen Erasmus; Frederic Ferro; Steven Flanagan; Philip Flores; Alicia Germer; Bryan Hollerbach; karfan; Ken Lemons; Jim Lesher; Steve Lieber (!); Henry A. Lincoln; Jeff Lipton; Bala Menon; Gabriel Neeb; Tphile; Chris Schumacher; Christopher Sequeira; David Serchay; Stu Shiffman; Danny Sichel; Rick Slater; Zack Smith; Henry Spencer; Jason Tondro; Lawrence Watt-Evans (!); Win, de the wonderful Wold Newton page.
Captulo V: Um Poder Oculto e Dominador...

Capa Esta uma capa padronizada dos quadrinhos britnicos do incio do sculo XX. O livro Discovering Comics (Descobrindo Os Quadrinhos), de Denis Gifford, mostra que esta de uma edio de 1901 de Century Big Budget, que usa este exato formato. As quadras rimadas foram usadas na tira Rupert Bear do jornal Daily Express at os anos oitenta. O ttulo deste captulo uma citao de Holmes; ele est descrevendo Moriarty quando diz, em O Problema Final: Como voc est ciente, Watson, no h ningum que conhea to bem o mundo do crime de Londres como eu. Durante anos, estive continuamente consciente de parte do poder por trs dos criminosos, um poder oculto e dominador que sempre permaneceu no caminho da lei, e lana sua proteo por sobre os malfeitores. Pgina 1 Esta , claro, a confrontao entre Professor Moriarty e Sherlock Holmes, descrita em O Problema Final, a histria que A.Conan Doyle pretendeu ser a ltima de Holmes. (Doyle veio a detestar Holmes e ficou radiante ao se livrar dele em O Problema Final) As Quedas de Reichenbach existem, no distrito de Berna, na Sua. 4 de maio de 1891 foi a data estabelecida em O Problema Final para o fim de Holmes. Pgina 2, quadrinho 1 Em O Problema Final, Holmes e Watson esto passeando pelo caminho visto na pgina 1 quando Watson, um mdico, chamado de volta para o hotel por um bilhete que pede a ajuda dele para confortar uma inglesa que est morrendo de tuberculose. O bilhete um ardil, como Holmes percebe aqui. Pgina 2, quadrinho 2

Este estilo de conversao, onde os processos de pensamento de ambos so os mesmos, e eles chegam independentemente s mesmas concluses, visto em O Problema Final. Watson realmente estava casado em 1890. Ele se casou em setembro de 1888. Pgina 2, quadrinho 4 Igualmente, a idia que ...no h nada pessoal nisto vista em O Problema Final. Moore est sendo bastante fiel ao texto original. Pgina 2, quadrinho 6 A alegria de Moriarty em ...a matemtica lgica e dourada de tudo uma referncia a seu passado. Moriarty descrito em O Problema Final como um homem bem nascido e de excelente educao. Dotado por natureza com uma fenomenal aptido matemtica. Aos vinte e um anos ele escreveu um tratado sobre o teorema binomial. Em virtude disto, ele ganhou a ctedra matemtica em uma pequena universidade, e teve, aparentemente, uma carreira pouco brilhante. Pgina 2, quadrinho 7 O bilhete que Holmes est escrevendo o seu adeus para Watson, que pode ser vista por completo em O Problema Final. Pgina 3, quadrinho 2 Note a figura no porta-cigarros nas mos de Holmes. Watson, em O Problema Final, descreve-o como o porta-cigarros prateado que ele levava. Tem a mesma figura, coroada com um ponto de interrogao, que apareceu na capa da primeira edio da srie. Ser essa figura o smbolo de uma Liga Extraordinria anterior? Pgina 4, quadrinho 1 Holmes, em The Adventure of the Empty House (A Aventura da Casa Vazia) a histria na qual ele retorna, diz que Moriarty no sacou nenhuma arma quando ele avanou contra Holmes. Mas pode ser que Holmes no se recorde dos eventos ocorridos em Reichenbach. Os movimentos de Holmes, enquanto lana Moriarty do precipcio, so derivados, em suas prprias palavras, do baritsu, ou o sistema de luta japons. Pgina 5, quadrinho 2 Em The Adventure of the Empty House, Holmes comenta a queda de Moriarty:

Com minha face sob a beira, eu o vi cair por uma longa trajetria. Ento ele bateu em uma pedra, desacelerando a queda, e se esparramou na gua. Pgina 6, quadrinho 2 Ainda em The Adventure of the Empty House, Holmes diz: Eu levantei a cabea e examinei a parede rochosa atrs de mim. Em sua pitoresca considerao sobre o assunto, que depois li com grande interesse h alguns meses, voc afirma que a parede era escarpada. Isso no era literalmente verdade. Havia alguns pequenos apoios para os ps e as mos, e havia a indicao de um peitoril. O precipcio to alto que escalar todo ele era um impossibilidade bvia, e era igualmente impossvel fazer meu retorno pelo caminho molhado sem deixar alguns rastos. Eu podia, verdade, inverter minhas botas, como eu fiz em ocasies semelhantes, mas a viso de trs rastros em uma nica direo certamente sugestionaria uma burla. Ento, era melhor que eu devesse arriscar a subida. Pgina 6, quadrinhos 3-4 Mais de The Adventure of the Empty House, onde Holmes diz: Eu no sou uma pessoa estranha, mas eu lhe dou minha palavra que me pareceu ter ouvido a voz de Moriarty, gritando comigo do abismo.
Captulo V: Um Poder Oculto e Dominador...

Pgina 6, quadrinho 5 O vcio de Holmes por drogas j foi notado antes, tanto em livros [The Man With The Twisted Lip (O Homem Com O Lbio Deformado), entre outros] quanto fora deles. O assunto tem maior ateno em The Seven Per Cent Solution (A Soluo dos Sete por cento), de Nicholas Meyer, na qual Sigmund Freud ajuda a curar o vcio de Holmes por cocana e, depois de prolongadas sesses de psicanlise, revela a raiz da compulso de Holmes em ver a justia sendo feita (envolvia uma infncia infeliz e o pai que assassinou sua me). Porm, a alegao de que Holmes um sodomita jamais foi (por razes bvias) feita em publicaes e raramente foi feita. De certo modo, uma deduo razovel; o desgosto de Holmes pelas mulheres (com a notvel exceo de Irene Adler) famoso, e a amizade ntima dele com Watson um indicativo. Mas no h nenhuma evidncia de que Holmes seja um sodomita. Holmes assexuado; ele uma personagem imparcial que nunca cederia ante sentimentos primitivos como a luxria. Pgina 7, quadrinho 6 Em O Problema Final, Holmes, beira de capturar Moriarty e j tendo sobrevivido a

dois atentados contra sua vida, mostra um receio por rifles de ar. Ele pode ter falado do rifles de ar de Moran, que descrito em The Adventure of the Empty House: Uma arma admirvel e sem igual. Silenciosa e de tremendo poder: Eu conheci Von Herder, o mecnico alemo cego que a construiu por encomenda da falecido Professor Moriarty. Em The Adventure of the Empty House, Holmes escapa de ser soterrado por pedras pelo Coronel Sebastian Moran. Pgina 7, quadrinho 7 Moran membro da inteligncia militar britnica, o MI5. Em The Adventure of the Empty House, sabemos que Moran estava no Afeganisto e no Himalaia durante as dcadas de 1870 e 1880, e desde ento ele deveria ter sido envolvido no Grande Jogo trabalho de inteligncia - contra os russos. Porm, preciso salientar que o MI5 s foi criado em 1909 como uma faco interna da Agncia de Servio Secreto. Em 1891, a filial do governo britnico responsvel pelo trabalho de espionagem era a Diviso de Inteligncia do Ministrio Exterior e Servio Diplomtico. Mas claro que, no mundo da Liga, Moriarty sempre est frente destes assuntos.... Pgina 8, quadrinho 1 Os pontos de interrogao vistos aqui e mais adiante e a imagem do homem com cabea de ponto de interrogao, visto no porta-cigarros de Holmes na pgina 3, quadrinho 2, podem ser um cdigo ou smbolo que indica um agente da inteligncia britnica. Pgina 8, quadrinho 2 Trs nomes so visveis nas folhas de papel sob a escrivaninha de Moriarty. O primeiro, Blake, pode ser o Tenente Edward Blake, o heri de Blake of the Rattlesnake or the Man Who Saved England (Blake, do Cascavel, ou o Homem Que Salvou a Inglaterra), escrito por Fred T. Jane (Jane, a propsito, era o homem responsvel pela srie Jane de manuais de defesa). Blake do Cascavel uma excitante histria de como a Inglaterra derrota a Frana e a Rssia em uma guerra principalmente naval. Mas mais provvel que seja Sexton Blake, criado (provavelmente) por Harry Blyth, cuja primeira apario ocorreu em 1893, na revista Halfpenny Marvel # 6. Blake comeou como um comum, embora inteligente e prspero, detetive, mas aps um ano ou dois que seu editor decidiu fazer dele uma cpia de Sherlock Holmes, ele alcanou seu maior sucesso. Blake foi publicado mais ou menos sem parar desde 1893 e teve mais histrias escritas sobre ele do que sobre qualquer outro personagem. O segundo nome Klimo, referncia ao heri de Guy Boothby em The Duchess of Wiltshire's Diamonds (Os Diamantes da Duquesa de Wiltshire), de 1897. Klimo um detetive brilhante, de certos modos influenciado por Holmes, que est to entediado

com a falta de oposio que ele prprio inventa, e leva a cabo, um roubo (dos diamantes do ttulo), simplesmente para lhe dar algo o que fazer. O terceiro nome, parcialmente obscurecido, Nikola, ou Doutor Nikola. Nikola foi criado por Guy Boothby e apareceu em cinco romances, comeando com A Bid for Fortune, or Doctor Nikola's Vendetta (Um Convite Fortuna, ou A Vingana do Doutor Nikola), de 1895. Nikola era um mestre do crime ao estilo de Moriarty que pretendia dominar o mundo; pode ser que ele seja visto por Moriarty como um rival perigoso. Talvez o dispositivo prximo cavorita seja a mochila anti-gravitacional vista em A Tale of Negative Gravity (Um Conto de Gravidade Negativa), de Frank Stockton, ou simplesmente um telefone pneumtico (um interfone vitoriano), ou ...bem, outra coisa qualquer. A idia de que a inteligncia britnica teria recrutado Moriarty enquanto ele ainda estava na faculdade a 30, 40 anos antes dos eventos de Liga, um anacronismo, pelo menos nos fatos histricos de nosso mundo. A inteligncia britnica, nas dcadas de 1850 e 1860, s consistia do Departamento Topogrfico e Estatstico do Ministrio da Guerra, e era amplamente visto - e no sem razo - como sendo inofensivo e bastante intil . Eles eram mais uma operao sem fundos dirigida por amadores, ou uma organizao que realizava recrutamentos. Mas este o mundo da Liga, onde as coisas so muito diferentes... Pgina 9, quadrinho 7 Battersea um subrbio de Londres na margem Sul do Tmisa, do lado oposto a Chelsea. A Feira de Battersea, ocorre no parque de Battersea, palco de vrias feiras e exposies. Pgina 9, quadrinho 8 apropriado que Moriarty, O Napoleo do Crime, tenha um busto de Napoleo, outro pretenso conquistador mundial, em seu escritrio. Note a relevncia disso numa histria de Holmes intitulada Adventure of the Six Napoleons (Aventura dos Seis Napolees).
Captulo V: Um Poder Oculto e Dominador...

Pgina 10 e 11 Talvez este seja, embora no tenha certeza, o policial homicida de The Hands of Mr. Ottermole (As Mos do Sr. Ottermole), de Thomas Burke. Essa uma histria extremamente bem escrita sobre consecutivas matanas em Londres, e o trabalho mais famoso de Burke, filmada pelo menos duas vezes, interpretada em inmeros espetculos de rdio e repetidamente eleita como uma das 50 melhores histrias de mistrio de todos os tempos. Resta apenas verificar se o policial da histria de Burke tem de fato o nmero 813, visto no uniforme deste aqui.

Tambm nesta seqncia, Griffin est fazendo o que ele j tinha feito na edio anterior com o guarda chins, morto com sua prpria espada. Griffin usa qualquer arma que estiver mo, ento a descarta. No romance de Wells, Griffin diz que a invisibilidade tem utilidade limitada, mas particularmente til para matar: Eu posso andar ao redor de um homem, e qualquer que seja a arma que ele tenha, escolho meu ponto e o golpeio com ela. Me esquivo como quero. Escapo como quero. Pgina 13, quadrinho 4 A manchete do jornal usada como uma piada por Moore, utilizando uma curiosidade verdadeira da literatura da Era Vitoriana. Em 1898, Morgan Robertson escreveu o romance Futility (Futilidade), republicado em 1912 como The Wreck of the Titan (A Destruio do Tit), sobre o Tit, um opulento navio de passageiros, o maior construdo at ento, que fazia um cruzeiro no Atlntico Norte em uma noite de abril, tendo como passageiros a elite da sociedade. O Tit bateu em um iceberg e afundou, levando a maioria dos passageiros e tripulao com ele. Quando emergiram as notcias da tragdia, a sociedade ficou enfurecida, pois os fabricantes do navio tinham anunciado que ele era impossvel de afundar e tinham colocado muitos poucos barcos salva-vidas, o suficiente para salvar apenas uma frao dos passageiros. No, esta no uma brincadeira. Robertson predisse o desastre do Titnic com uma preciso assombrosa. Robertson tambm escreveu uma variedade de histrias e romances sobre o mar, inclusive uma interessante srie de estranhas e fantsticas histrias martimas que envolvem sua personagem Angus Scotty Macpherson. Pgina 16, quadrinho 3 Nemo est recorrendo aos eventos de Drcula e seu resultado. Como algum que tinha sido parcialmente transformada em um vampiro, e ento voltou a mortalidade, Mina seria vista pela sociedade vitoriana como algum de reputao manchada, e assim um divrcio seria pedido. No era fcil ser um divorciado na Inglaterra nesta poca; a maioria das pessoas, no lugar de se sujeitarem ao prolongado e cansativo processo legal ingls, iam para a Esccia em busca de um divrcio rpido. Mulheres no eram completamente sem direitos na Inglaterra de 1898; o Ato de Propriedade da Mulher Casada de 1883 garantia s mulheres o direito delas ganharem seu prprio dinheiro, e em 1898 um juiz determinou que um marido nunca teria o direito de bater em sua prpria esposa, assim a liberao das mulheres tinha feito uma invaso na sociedade desta poca. No entanto, o divrcio era visto como escandaloso e fatal para a reputao de uma mulher direita, no importando a causa, e mesmo o fato de ter sido violada por Drcula no aliviaria a situao de Mina de maneira nenhuma. Pgina 17, quadrinho 3

Murray diz, no aceitarei que me mantenham no escuro sobre tudo! Em Drcula, de Bram Stoker, em um certo ponto, Van Helsing e os demais decidiram manter Mina no escuro sobre seus planos em relao Drcula, num esforo de proteg-la. Ter sido isolada deles foi o motivo dela ficar vulnervel ao ataque de Drcula. por isso que Mina que quer ser informada sobre tudo o que ocorre na Liga. Pgina 20, quadrinho 5 O Pequod foi o navio no qual Ishmael, Queegqueeg e o Capito Ahab velejaram em Moby Dick. Como Ishmael fez sua apario na edio anterior; ser que Nemo foi o responsvel pelo salvamento dele aps a destruio do Pequod ao trmino de Moby Dick? Pgina 21, quadrinho 2 O cavalheiro, com a estranha tatuagem, em p sob o navio, Jack Seta Larga, visto na edio anterior. Pgina 22, quadrinho 2 O News Lincoln Herald era o jornal publicado pelos colonos da Lincoln Island, a ilha do ttulo de A Ilha Misteriosa de Jlio Verne, seqncia de 20.000 Lguas Submarinas. O Fogg na mala atrs de Nemo uma referncia a Phileas Fogg de Viagem Ao Redor do Mundo em Oitenta Dias, de Verne. Pgina 22, quadrinho 5 A expedio do Dr. Samuel Ferguson aconteceu em Cinco Semanas Em Um Balo, de Jlio Verne, de 1863, um dos primeiros trabalhos de Verne e que deu o tom para as suas posteriores histrias em Viagens Extraordinrias. O balo do ttulo era o Vitria, e Samuel Ferguson era um medico ingls que, junto com seu amigo escocs Dick Kennedy e seu servo Joe cruzaram a frica dentro do Vitria. No havia nada particularmente fantstico sobre o Vitria, o que to presumvel que Nemo simplesmente o guardou no poro do Nautilus. Agradecimentos : Trevor Barrie; Mark Brown; Michael Brown; Geoffrey Burmester; Ronald Byrd; Loki Carbis; Terence Chua; Steven Costa; Kieran Cowan; David Crowe; CybStalker; John Dorrian; Richard Flanagan; Steve Flanagan; Stephen Geigen-Miller; Steve Higgins; Myles Lobdell; Gabriel Neeb; Andrea L. Peterson; Michael Reese III; Steven Rowe; Christopher Sequeira; Greg Dean Schmitz; Brian Showers, Daniel Smith; Henry Spencer; tphile; Vandaljack; Kurt M. Wilcken; Gregory A. Wilson; Win, do Wold Newton Universe site.
Captulo VI: O Dia do Juzo Final.

Pgina 25, quadrinho 1 Brilha, Bbrilha, Estrelinha um antigo verso infantil. Ainda um verso infantil muito comum, especialmente no Reino Unido. Alguns leitores modernos devem conhecer a pardia, em Alice No Pas das Maravilhas, de Lewis Carroll: Twinkle, twinkle, little bat! How I wonder where you're at! Up above the world you fly, Like a teatray in the sky. Cuja traduo : Brilha, brilha, morceguinho! Como desejo saber onde voc est! Sobre o mundo voc voa, Como uma bandeja de ch no cu. Pgina 25, quadrinho 2 O uniforme do sargento, assim de todos os homens na aeronave de Moriarty, todo enfeitado com smbolos manicos. Os smbolos so as ferramentas de trabalho da Maonaria. O olho [do arteso do universo] que tudo v (o olho sobre a pirmide tambm se encontra nas costas da nota de um dlar norte-americana), o compasso e o esquadro (com os quais o criador circunscreveu os limites do universo). O lao ao redor do pescoo parte da Iniciao ao Primeiro Grau da Maonaria, embora no ritual a corda fique nas costas do iniciado. O ritual completo descrito no apndice 3 do livro The Brotherhood (A Irmandade), de Stephen Knight. Pgina 27, quadrinho 2 O velho ladro Artful Dodger, criado por Charles Dickens em Oliver Twist, e est ocupando a funo de Fagin, seu mentor na arte de furtar. Os meninos com ele parecem ser sua tentativa de imitar Fagin e reunir seu prprio grupo de trombadinhas. Mitchell e Watts, respectivamente conhecidos como Grant Mitchell e Dirty Den Watts, so da novela britnica Eastenders. Dodger, apesar da idade, no perdeu nada de sua inteligncia. Quando confrontado com um conceito novo e horrvel - guerra area - ele imediatamente imaginou a mesma soluo que os londrinos tiveram no ataquerelampago alemo realizado durante a Segunda Guerra Mundial: buscar abrigo abaixo do solo, ou seja, nos esgotos de Londres. Pgina 29, quadrinho 3 Talvez a mulher ajoelhada seja Fah Lo Suee, a filha de Fu Manchu.

Pginas 30 e 31 Esta maravilhosa seqncia parece ser uma possvel referncia The War in the Air (A Guerra no Ar), de H.G. Wells: Se os alemes tiverem trezentos aerstatos em todo o mundo; a contagem de frotas asiticas que voam no leste e no oeste e no sul deve ser milhares de vezes mais numerosa. Alm disso os asiticos tinham uma verdadeira mquina voadora de batalha, o Niais, como a chamavam, uma leve mas eficiente arma, infinitamente superior ao drachenflieger alemo. Era uma mquina de um s homem, mas foi construda com o mais leve ao e bambus e seda, com um motor transversal e ondulantes asas laterais. O aeronauta levava artilharia de balas explosivas carregadas com oxignio, e alm disso, a melhor tradio do Japo, uma espada... As asas destes voadores pareciam com as de um morcego, unidas sua antagnica cmara de gs... Os japoneses e chineses a ocupavam. Era um grande fato. Era o fato supremo. Eles se lanavam sobre nossas pequenas batalhas... O Perigo Amarelo era o maior de todos! Eles tm milhares de aerstatos... E agora a sia est toda sobre ns, e no topo de nossas cabeas... loucura. A China no topo... O aerstato asitico tambm tinha a forma de um peixe, mas no tanto quanto as linhas de um bacalhau ou goby como as de um raiado ou solha... No estava em seus aerstatos, mas, como eu disse, nas suas prprias mquinas voadoras, a fora da posio dos asiticos. Salvo apenas a mquina de Butteridge, estas eram certamente as mquinas voadoras mais pesadas que o ar mais eficientes que j apareceram. Elas eram a inveno de um artista japons, e diferiram extremamente em tipo e qualidade do Drachenflieger alemo. Elas eram curiosamente curvas, asas laterais flexveis, iguais as asas curvadas de borboletas, feitas de uma substncia parecida com celulide e seda pintada, e tinham uma longa cauda de beija-flor. Nas pontas das asas haviam ganchos, parecidos com as garras de um morcego, com os quais a mquina poderia agarrar e rasgar as paredes das cmaras de gs de um dirigvel. Pgina 31, quadrinho 4 A pergunta de Mina, Poder Londres sobreviver a isso? era uma frase freqentemente usada pelos ingleses durante os bombardeios areos de Londres durante a Segunda Guerra Mundial e especulada durante a Primeira Guerra Mundial . Pgina 32, quadrinho 3 O comentrio de Jekyll, Antigamente eu era mais alto que ele, sabia? uma referncia baixa e simiesca estatura original de Hyde em Dr. Jekyll and Mister Hyde. Pgina 36, quadrinho 2-4

Nessa sucesso, encontramos uma evidncia de que Mina pode possui algumas habilidades vampirescas, neste caso, hipnotismo. Mas pelo fato de que ela no exibe hipnotismo ou qualquer outras habilidades referentes a vampiros em outras ocasies nas quais elas seriam teis, talvez isso seja apenas uma suposio. Pgina 38, quadrinho 2 O comentrio de Mina que a arma de arpo automtica de Nemo infernal e desumana reflete parte das tendncias da poca, quando massacres em massa eram realizados pelos britnicos na frica e vistos na Inglaterra como horrorosos e selvagens. (o combate de homem contra homem era considerado muito mais civilizado) A guerra civil americana e a guerra da Crimia, as duas primeiras guerras verdadeiramente modernas, provocaram carnificina como esta vista aqui, mas passaram quase despercebidas no sculo XIX. A revulso individual de Mina, no entanto, parece ser pela arma em si, que um pouco curiosa, como a Maxim Gun, a primeira metralhadora construda por volta de 1884 e adotada pelo exrcito britnico em 1889, tendo seu primeiro uso contra um inimigo em 1893. Em 1898 a Maxim Gun, conhecida pela alcunha de O Pincel do Diabo, foi responsvel em grande parte pela horrorosa matana na Batalha de Omdurman, no Sudo, onde os britnicos mataram 11.000 dervishes e perderam apenas 59 homens. Pode ser que Mina no tenha visto uma Maxim Gun, (ou uma Hotchkiss ou uma Lewis ou qualquer outra dessas pistolas mecanizadas) em ao e assim no estaria familiarizada com a destruio em massa que uma metralhadora pode causar. Aqui vemos que Nemo finalmente revida os ataques realizados contra os indianos na Grande Sepoy. Observe o quo entusiasmado ele est.

Captulo VI: O Dia do Juzo Final.

Pgina 40, quadrinho 3 No h nenhum apoio textual em Drcula para que Mina seja visto como uma lsbica; o fim de sua amizade com Lucy era normal para muitas mulheres vitorianas. Tambm, lsbica no era um termo muito comum em 1898 - certamente no era usado tanto. O Dicionrio Ingls Oxford tem uma citao para lsbica de um dicionrio mdico de 1890. No entanto, Moriarty deve est se referindo a ela como lsbica provavelmente pelo fato dela estar comandando um grupo em sua maioria composto por homens. Pgina 41, quadrinho 5 Se Holmes se referia Quatermain como um fraco, provavelmente era devido ao fato de Quatermain ser viciado em drogas

Pgina 47, quadrinho 1 Graas ao prprio Alan Moore (atravs de um intermedirio, bendito seja!), conseguimos identificar algumas destas personagens. A personagem que se encontra mais direita, com nariz avermelhado e chapu amassado, Ally Sloper, (seu nome vem da prtica de evitar o coletor de impostos fugindo viela abaixo ) foi criado por Charles Ross e Marie Duval, e apareceu nas pginas de Ally Sloper's Half-Holiday (O feriado de meio-dia de Ally Sloper) em Julho de 1867 e depois regularmente de 1884 a 1914. Eis um trecho: Se vendendo ostras podres na praia de Brighton, duelando com Boulanger, iluminando os magistrados em algum ponto da Lei, ou exibindo, na liberdade do indivduo enquanto respira, um insolente com inclinao para a misria, Ally sempre aparecia no topo... a personificao da alegre insolncia e imperturbvel egosmo. Ally Sloper foi o primeiro em uma longa linhagem de velhacos como heris nos quadrinhos... Moore tambm identificou as duas personagens mais esquerda como Weary Willy e Tired Tim. Willy e Tim foram as primeiras personagens regulares a emergirem nos quadrinhos britnicos na dcada de 1890. Eles foram criados em 1896 por Tom Browne e foram baseados em um par de vagabundos que ele conheceu no aterro do Tmisa. Pgina 47, quadrinho 2 A bengala quebrada na parede de Moriarty, de acordo com Alan Moore. Pgina 47, quadrinho 3 O busto de Karl Friedrich Hieronymus, Baro de Mnchhausen (1720-1797). O Baro de Mnchhausen mais conhecido pelos seus contos extraordinariamente exagerados. Uma coleo de seus contos apareceu primeiramente em 1781, sob o ttulo Vademecum fur Lustige Leute (Manual para Pessoas Joviais), mas Mnchhausen foi apresentado na eptome dos contadores de lorotas europeus, Baron Munchhausen's Narrative of His Marvellous Travels and Campaigns in Russia (A Narrativa das Maravilhosas Viagens do Baro de Munchhausen e suas Campanhas na Rssia), de 1785. Interessante que o MI5 tenha um busto de um notrio fanfarro e contador de mentiras em sua sede... O homem de bigode Dick Donovan, visto na primeira edio da Liga. O balo, claro, o Vitria. Moore originalmente quis que o balo fosse o de Viagem ao Redor do Mundo em 80 Dias, mas no romance, Fogg no tem nenhum balo - Esse David Niven, no longa-metragem de Hollywood - e assim os planos foram mudados. O homem gordo, como voc deve ter deduzido, Mycroft Holmes, o irmo mais inteligente de Sherlock Holmes.

A caixa direita, datada de 1657, a caixa na qual Cyrano de Bergerac voou at a lua em sua Histoire comique, par Monsieur de Cyrano Bergerac, contenant les tats et empires de la lune (Uma Divertida Histria, do Senhor Cyrano de Bergerac, Contando Suas Andanas pelos Imprios da Lua) de 1657. Pgina 47, quadrinho 4 A estranha coisa no meio o Enorme Caador, um andride vapor sem conscincia usado para puxar carruagens. Sua estria se deu em The Huge Hunter, or, the Steam Man of the Prairies (O Enorme Caador, ou, O Enorme Homem A Vapor das Pradarias) de Edward S. Ellis (Beadle's American Novel #45). De acordo com Alan Moore, a batisfera direita a de In the Abyss (No Abismo), escrita por H. G. Wells em 1896. Pgina 47, quadrinho 5 A mulher alada na garrafa uma das faeries de Cottingley. A. Conan Doyle, no fim de sua vida, refugiou-se em vrias e excntricas convices espirituais, inclusive fotografia de espritos. Em 1917, duas jovens de Yorkshire, em Cottingley, encenaram uma comdia e fingiram ter fotografado cinco faeries. Doyle, de corao partido devido a morte de seu filho dele na Primeira Guerra Mundial, e disposto a acreditar em quase qualquer coisa, acabou acreditando na travessura, bem como muitas outras pessoas. Pgina 48 Entram os marcianos... O cavalheiro que massageia seus ps usa a tradicional vestimenta de John Bull, smbolo de Inglaterra. A cena parece familiar, como se fosse de uma pintura, mas no consigo identificar qual. Os cogumelos roxos so uma referncia a uma curta histria de H. G. Wells, intitulada The Purple Pinaeum (O Pinaeum roxo), sobre um psicodlico episdio. E aqui acabam as anotaes desta que , sem dvida, uma das melhores HQs que aportaram na bancas brasileiras neste novo sculo. Atravs delas, vemos quo rica e borbulhante de informaes e cultura uma HQ pode ser. Isso se deve, claro, ao talento e respeito que o genial Alan Moore e outros (infelizmente poucos) mestres tratam a nona arte. E saibam que esta apenas a ponta do iceberg. Toda, repito, TODA a linha ABC fantstica, anos-luz frente da maioria dos quadrinhos que estamos acostumados a ver mensalmente nas bancas tupiniquins - tanto em termos de roteiros quanto de ilustraes. um material indiscutivelmente OBRIGATRIO em qualquer coleo de quadrinhos. Mais do que os melhores quadrinhos da Amrica, estes so alguns dos melhores quadrinhos do mundo dos quadrinhos.

E como de costume, aqui vo os agradecimentos para aqueles que colaboraram na sntese destas anotaes: Adrian Brown; Jonathan Carter; Terence Chua; Steven Costa; Kieran Cowan; Simeon Davies; M. Davis; Owen Erasmus; Carl Fink; Steven Flanagan; Rev. Terry Fleming; David Goldfarb; Heath Graham; Steve Green; Dale Hicks; karfan; tphile; Lea Hernandez; Dale Hicks; Stephen Johnston; Alan Moore (!!!!); Grard Morvan; Gabriel Neeb; Andrew Ness; Michael Norwitz Mike Schiffer; Scott@StompTokyo.Com; Geoffrey Tolle; Victor; Ian Wildman; Paul Wilson; Giles Woodrow. A Edio encadernada de A Liga Extraordinria Por Jess Nevins (jjnevins@ix.netcom.com) Esse texto divulgado com a permisso do Autor. Thanks, Jess! As seguintes anotaes referem-se exclusivamente ao material indito da edio encadernada, servindo assim como um complemento s anotaes j existentes no site. Capa: (N. do T.: A ilustrao da capa da edio brasileira da Devir parece ter sido reduzida para a colocao exagerada de legendas. Entre elas, H uma que associa a minissrie ao filme e outra que divulga o conto indito. Este, junto com o fato de a capa no apresentar orelhas como a maioria dos encadernados da Devir talvez sejam os nicos pontos negativos. A mesma capa apareceu na segunda edio encadernada da srie lanada pela Pandora Books que, dessa vez, no era oriunda dos encalhes da minissrie em trs edies, mas uma nova impresso. A edio da Pandora Books apresenta apenas a compilao das seis edies da minissrie original.) A ilustrao da capa apresenta os membros da Liga reunidos em uma das dependncias do museu que serve de sede para eles. Atrs deles, na forma de quadros e esculturas, h vrios momentos da literatura vitoriana. Da esquerda para a direita e de cima para baixo, temos: Quadro The Steel Giant O elefante mecnico provavelmente a Steam House (casa a vapor), apresentada pela primeira vez em 1881 no livro The Steam House, de Jlio Verne. Ela era um veculo a vapor na forma de um elefante que Banks, o engenheiro, construiu para que seu amigo, o coronel Edward Munro, pudesse viajar atravs da India com segurana e conforto. Quadro Sapathwa " Sapathwa" melhor conhecido como o vilo de penny dreadful Blue Dwarf (O Ano Azul). Esse personagem surgiu pela primeira vez em 1861 e foi o colega-de-armas (e crimes) de Dick Turpin, o arquetpico anti-heri e bandoleiro dos penny dreadfuls. Blue Dwarf foi um nobre disfarado cuja descrio variam desde uma m influncia para Dick at a de seu leal amigo. Quadro Jack Harkaway, 1871 Jack Harkaway foi uma criao bastante popular de Bracebridge Hemyng e apareceu

pela primeira vez em Jack Harkaway's Schooldays, de 1871 (no coincidentemente, a mesma data mostrada no quadro). Harkaway possivelmente o arqutipo do herico estudante britnico; decidido, de pensamento rpido, dado a se aventurar a redor do mundo e sempre lutando pela verdade, justia e pelo imprio britnico. Suas aventuras foram lanadas por mais de 30 anos. Quadro sem ttulo de um homem segurando uma bengala A imagem pintada nesse quadro a do Sr. Phileas Fogg, de A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Jlio Verne. Ela se assemelha a uma verso de Around the World in Eighty Days da coleo Great Illustrated Classics, de 1956, publicada por Dodd, Mead and Company, Inc. A traduo foi feita por Geo M. Trowle e a introduo escrita por Anthony Boucher. Nesse trabalho, h uma srie de fotografias e ilustraes do autor, seus personagens e certas cenas de notas da histria. A primeira destas descreve o prprio Sr. Phileas Fogg. Quadro Sir Francis Varney Sir Francis Varney o personagem de Varney the Vampyre; or, The Feast of Blood, de James Malcolm Rymer. Foi publicado pela primeira vez na metade dos anos quarenta do sculo XIX. Alm de ser o primeiro romance de vampiros escrito em ingls, foi tambm o mais famoso romance de vampiros pr-Drcula. O livro, de difcil leitura, narra a histria de Sir Francis Varney, que originalmente era um protetor da coroa durante a era de Cromwell, mas que, aps matar seu filho num momento de ira, recebe (literalmente) uma retribuio dos cus e transforma-se em um vampiro. Quadro sem ttulo de um homem O cabelo, a cabea e as feies do homem dessa ilustrao so ao estilo vitoriano, mas no h muitas pistas de quem seja. possivel que seja de Jlio Verne ou de H. Rider Haggard, mas s uma suposio. Quadro de uma silueta masculina Essa silueta, muito provavelmente, a de Karl Friedrich Hieronymus, O Baro von Mnchhausen (1720-1797). O Baro de Mnchhausen mais conhecido por suas extraordinrias lorotas. Uma coleo dessas lorotas aparecem entre 1781-1783, sob o ttulo Vademecum fur Lustige Leute (Manual para Pessoas Alegres), mas Mnchhausen fez a epitome dos contadores de lorotas Europeus Com Baron Munchhausen's Narrative of His Marvellous Travels and Campaigns in Russia, de 1785. O Quadro do "homem com cabea de ponto de interrogao" Essa imagem aparece vrias vezes ao longo da srie. Ela pode ser tanto o smbolo da Liga Extraordinria como o do servio secreto britnico. O Quadro Nautilus - Basil Hallward, 1870 Essa pintura do Nautilus foi assinada pelo artista Basil Hallward. O Quadro do rosto de um homem desfigurado Esse o auto-retrato de Basil Hallward, o pintor que criou o quadro de Dorian Grey. O Quadro Dorian Grey Dorian Grey o jovem dndi de O Retrato de Dorian Grey, de Oscar Wilde, cujas decadncia e depravao eram refletidas na pintura de Hallward ao invs de no corpo de Grey.

O Corpo mumificado unt Allamistakeo Ount Allamistakeo , na verdade, o corpo mumificado do Conde Allamistakeo, da histria Some Words With A Mummy (1845), de Edgar Allan Poe. O Conde Allamistakeo revivido atravs de eletricidade (ele estava apenas em coma) e mostrava uma excepcional vitalidade, sofisticao e eloquencia. A Esttua Ayesha Ayesha, a esttua sem cabea e sem braos, representa Aquela-Que-Deve-Ser Obedecida, a deusa imortal dos livros She, de H. Rider Haggard. O Crnio gigante O crnio gigante pertenceu a um Yahoo, de As Viagens de Gulliver. O Espelho A imagem de uma garotinha no espelho que reflete o rosto de Edward Hide provavelmente pertence a Alice, de Alice's Adventures in Wonderland (1865) e Through the Looking-Glass (1871), ambos escritos por Lewis Carroll. Nesse ltimo romance, Alice entra no Pas da Maravilhas atravs de um espelho. O Cavalo Minsculo O pequenino cavalo, que aparece aos ps de Mina, veio de Lilliput, tambm de As Viagens de Gulliver. O Gato O gato negro que tambm aparece aos ps de Mina possivelmente refere-se histria The Black Cat, de 1843, escrito por Edgar Allan Poe.

Potrebbero piacerti anche